20 novembro 2025

Petrolândia: Família celebra 103 anos da matriarca Expedita Ramalho

 

Aniversariante e filhas; Carminha, Naninha, Cida e Eliêda






Nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, Expedita Jacobino Ramalho, avó deste blogueiro e radialista, recebeu os parabéns de filhos, netos, bisnetos, trinetos, e demais parentes, na comemoração de seu aniversário de 103 anos.

As homenagens aconteceram na casa da residência da família, situada na quadra 05 de Petrolândia..

Expedita Jacobino Ramalho nasceu em 19 de novembro de 1922, no Sítio Cajazeiras, município de Ibiara, no sertão da Paraíba. Filha de Isaías Jacobino de Souza e Ana Ramalho de Souza, ficou órfã de mãe aos 20 anos de idade.

Com o esposo Antônio Nunes, constituíram família e tiveram 11 filhos: Maria Elita Ramalho, Maria José, Eliêda, Socorro, Carminha, Aparecida, Naninha (Donana), Manoel (falecido), Pedro, Antônio (Toinho) e Isaías.

VEJA NO FINAL DESTA MATÉRIA A HISTÓRIA COMPLETA DE EXPEDITA RAMALHO

VEJA ABAIXO VÍDEOS  DA ANIVERSÁRIANTE DE 103 ANOS

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

© Adalberto Marques.

Biometria passa a ser 100% obrigatória em janeiro de 2028

Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

Os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de maio. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (19) o cronograma para a adoção gradual do cadastro biométrico obrigatório em benefícios da Seguridade Social.

As regras serão formalizadas em portaria a ser publicada na sexta-feira (21) e fazem parte da estratégia de modernização e de prevenção a fraudes nos programas sociais. A exigência de biometria consta do pacote de corte de gastos, aprovado pelo Congresso em dezembro do ano passado. O tema foi regulamentado por decreto em julho deste ano.

Segundo o ministério, cerca de 84% dos 68 milhões de beneficiários já têm biometria registrada em alguma base oficial, como a Carteira de Identidade Nacional, o cadastro da Justiça Eleitoral ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pessoas sem impressão digital poderão usar a biometria facial.

De acordo com o governo, a transição será gradual e não haverá bloqueio automático de benefícios nem necessidade de deslocamento imediato às unidades de atendimento. O procedimento será incorporado aos ciclos regulares de manutenção cadastral de cada programa.

Em entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck explicou que a comunicação com os usuários será individualizada, para evitar filas e deslocamentos desnecessários. “O objetivo é combater fraudes e proteger recursos públicos, sem impedir o acesso de quem tem direito”, afirmou.
Calendário

O cronograma prevê quatro etapas principais:

Sertão de Pernambuco deve enfrentar chuvas no feriado da Consciência Negra


Chuva (Rafael Vieira/DP Foto)

No feriado da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, 20 de novembro, o tempo deve mudar no Sertão de Pernambuco. Após uma sequência de dias com ar seco e temperaturas elevadas, a região terá pancadas de chuva ao longo do dia, ainda que de forma isolada e com volumes moderados. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica um alívio momentâneo para o calor intenso que predominou no início da semana.

Segundo o boletim meteorológico, essas precipitações no interior pernambucano se somam a um cenário de instabilidade que também alcançará áreas do Piauí. Em ambos os estados, a chuva deve aparecer principalmente no período da tarde e da noite, típica de pancadas rápidas associadas ao aumento da umidade e ao aquecimento diurno.

Antes da chegada da chuva, a semana começou com baixos índices de umidade relativa do ar no interior e no oeste do Nordeste. Áreas onde Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia se encontram registraram valores abaixo de 20%, com pontos chegando a menos de 15%, níveis considerados de risco para a saúde, especialmente para grupos sensíveis.

A tendência, no entanto, é de elevação gradual desses índices conforme as precipitações avançam sobre o interior baiano e se espalham pelos estados vizinhos, atingindo valores próximos ou superiores a 50%.

Diario de Pernambuco