domingo, 20 de outubro de 2013

Petrolândia: Matrículas abertas para os cursos técnicos em Enfermagem, Veterinária e Segurança do Trabalho da FUNESO


Magda Barros, encarregada dos cursos da FUNESO em Petrolândia, informa que as matrículas para os Cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Veterinária estão abertas até o dia 08 de novembro, sexta-feira. 

Os interessados devem estar concluindo o 1º ano do Ensino Médio. Os cursos têm duração de 2 anos e o valor da matrícula é R$ 189,00. 

As matrículas podem ser realizadas na Secretaria de Educação de Petrolândia, no período da manhã, com Magda. 

Mais informações: (87) 9996-7683 - Magda Barros.

Redação do Blog de Assis Ramalho

O Semiárido ergue as mãos para o alto, artigo de Washington Novaes


São boas notícias. Em reunião na Namíbia, há poucos dias, a Convenção da ONU para combate à Desertificação, que debatia o uso de tecnologias para uso sustentável da terra, decidiu adotar práticas do Departamento de Combate à Desertificação do nosso Ministério do Meio Ambiente, que põem ênfase na convivência sustentável com ambientes naturalmente áridos – e não tentativas de “combate à seca”, como fizeram durante décadas nossas políticas governamentais. A ponto de o escritor Ariano Suassuna haver dito ao autor destas linhas, há alguns anos, que “tentar combater a seca no Nordeste brasileiro é o mesmo que tentar combater a neve na Sibéria”. Fez lembrar o competente ministro Celso Furtado, que demonstrava haver sido praticamente toda a área fértil mais próxima do mar na região ocupada pela cana-de-açúcar, o que obrigou famílias pobres a migrar para as áreas secas; e ali foram realizadas as tentativas de transplantar culturas inadequadas para o solo e clima da região – agravando a escassez.

Também no recente encontro de ministros da Agricultura das Américas na Argentina o tema da desertificação ocupou parte das discussões sobre “uso sustentável da água”. E ali o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) apresentou alguns dos trabalhos que vem executando em áreas como a de Gilbués, no Piauí, uma das mais problemáticas. Ali, em 55 mil quilômetros quadrados, está um dos cenários mais dramáticos da seca e da desertificação no Brasil, que atingem 1,3 milhão de quilômetros quadrados em 1.488 municípios do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Embora não lhes destine os recursos necessários, o Ministério do Meio Ambiente de fato tem órgãos e profissionais competentes que se empenham há anos na implantação de políticas e programas de convivência com o clima e o ambiente. Além de sistema de alerta precoce para a seca e a desertificação, esses profissionais trabalham com os programas de sustentabilidade da matriz energética – e aí merece destaque o “fogão ecológico”, que permite reduzir em 30% o consumo de lenha predominante em grande parte da região. Outro programa é o do manejo florestal integrado para uso múltiplo comunitário da lenha em áreas plantadas – e que permite reduzir o consumo de vegetação natural em locais como o “polo gesseiro” de Pernambuco, onde não se encontrou alternativa mais barata. Um terceiro caminho é o da instalação de “barragens subterrâneas” (que acumulam água da chuva no subsolo e possibilitam o uso posterior para plantio). Todos no caminho da “convivência”.

Codevasf resgata dois mil peixes em áreas de seca no Rio São Francisco

Os peixes são surubim, curimatã, mandi, bufão, piramboia, sarapó, cari, pacu, sardinha e mamador

Cerca de dois mil peixes de espécies nativas do rio São Francisco estão com sua sobrevivência assegurada em Xique-Xique, semiárido da Bahia, município afetado pelos efeitos da estiagem. As atividades de resgate foram empreendidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da sua 2ª Superintendência Regional, baseada em Bom Jesus da Lapa, e do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique, em parceria com o governo estadual, por meio da Bahia Pesca.

Os peixes resgatados são de 10 espécies – surubim, curimatã, mandi, bufão, piramboia, sarapó, cari, pacu, sardinha e mamador – e foram transferidos de lagoas localizadas nos povoados de Boa Vista e Marreca Velha para a Lagoa da Ipueira, que fica próxima e reúne condições mais propícias para o desenvolvimento das espécies. O objetivo das entidades agora é ampliar essas ações para outras lagoas do município.

Artesãos já podem fazer pré-inscrição para a Fenearte 2014


Artesãos interessados em participar da XV Fenearte, em 2014, podem realizar sua pré-inscrição nas categorias Pernambuco, estados, internacional, alimentação e Sebrae até o próximo dia 18 de novembro. Candidatos devem fazer o procedimento online, pelo site da Fenearte, ou presencialmente, no Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no Bairro do Recife, centro da capital.

Para se inscrever, é preciso estar em dia com o pagamento de anos anteriores e apresentar três fotos individuais da peça que melhor representa suas produções, em ângulos diferentes. Também são solicitadas até cinco fotografias onde tal peça esteja junto a outras, de produção própria, conforme conjunto da obra do possível expositor.

TJPE: Adoção e supressão de sobrenomes é tema de artigo do desembargador Jones Figuêiredo Alves


No dia 12 de outubro, casaram-se em cerimônia reservada, na residência onde já moravam, em Salvador-BA, a cantora Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa. Formalizada a união, uma adotou o sobrenome da outra, passando a se chamarem Daniela Mercury de Almeida Verçosa e Malu Verçosa de Sá Mercury; implicando, em bom rigor, nos acréscimos, os sobrenomes permutados.

O direito de uso de sobrenome em registro civil por opção de quem o acrescenta, tem sido ampliado, em suas variáveis, pela doutrina e por julgados mais recentes. A lei indica que qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro (art. 1.565, parágrafo 1º, Código Civil/2012).

Nesse caso, a norma estende ao marido o direito de, por vontade manifesta, assumir o sobrenome da esposa e a mulher tem a faculdade de adotar ou não o sobrenome do seu cônjuge. Na primeira hipótese, a alternativa é preferida por 25% dos homens que se casaram em São Paulo (2012), percentual de apenas 9% em 2002 (Arpen-SP). Antes, apenas era conferido por lei à esposa acrescer ao seu os apelidos do marido (art. 240, parágrafo único, Código Civil/1916) e ao marido essa opção dependia de autorização judicial.

Lago de Sobradinho está contaminado por agrotóxicos, metais pesados e outras substâncias


O que apenas era uma especulação, se confirmou: a água do Rio São Francisco que banha quatro municípios baianos (Sobradinho, Sento Sé, Remanso e Casa Nova) apresenta indícios de contaminação por resíduos químicos e biológicos. Em vários pontos do Lago, metais pesados, coliformes fecais e substâncias químicas já se misturam à água em proporções acima da permitida pela legislação brasileira.

De acordo com as pesquisadoras, as análises das amostras identificaram teores totais de metais pesados – Ferro (Fe) e Cádmio (Cd) – superiores aos que são permitidos por lei. E o aumento da concentração desses elementos na época de cheia do rio pode estar relacionada entre muitos outros fatores.

Para os pesquisadores da Embrapa, a presença de metais pesados na água, que conhecidamente estão presentes em alguns fertilizantes e agrotóxicos normalmente utilizados na atividade agrícola da região, são indicativos da influência desta atividade na qualidade da água do Lago de Sobradinho.

Petrolândia: Evanda e Gilmar festejam 1º aniversário da filha Maria Helena

Gilmar e Evanda com a filhinha Maria Helena na hora dos parabéns 
Orlando Parahyn, Amélia, Evanda e Gilmar
O casal Talita e Davi com o filhinho, ao lado de Luciano Cavalcante
Evanda e a filhinha Maria Helena

Na noite deste sábado, dia 19, Evanda, gerente da Lar & Cia, e Gilmar receberam familiares e amigos em sua residência, na Quadra 02, para a comemoração do 1º aniversário de sua filhinha, Maria Helena.

Presenças anotadas do empresário Luciano Cavalcante e esposa, Davi, gerente da Eletroléo e Talita, Amélia e Orlando Parahym, do TRE-PE.

Para ver mais fotos, clique aqui>Festinha 1 ano de Maria Helena


Redação do Blog de Assis Ramalho 
Informações e fotos: Amélia Parahym

Futsal feminino de Petrolândia é ouro nos JOCIPE 2013 na cidade de Manari




O Dirigente e Diretor de Esportes de Petrolândia, José Epifânio Barros, o Epifânio Rollistone, sagrou-se campeão do JOCIPE-Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco 2013, na cidade de Manari, com o Futsal Feminino. O Diretor Epifânio Rollistone parabeniza as grandiosas guerreiras de Petrolândia, que batalharam e conseguiram na raça este grandioso titulo. 

Epifânio parabeniza também toda equipe da Secretaria de Esportes de Pernambuco em especial o grandioso amigo Garcia, e todas as cidades participantes do evento, em especial a cidade de Manari que nos recebeu de braços abertos com toda a sua equipe.  

A equipe de Petrolândia, campeã do JOCIPE-2013, agradece de coração ao Prefeito Lourival Simões pelo apoio total à nossa equipe, bem como agradece à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e demais funcionários da Prefeitura Municipal de Petrolândia.


Prefeitura Municipal de Petrolândia
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Diretoria de Esportes
Fotos: George Digital/Prefeitura Municipal de Manari

Petrolândia: Inauguração do Estádio "O Galegão", em 1989, teve participação de ex-craques do nosso futebol


Mexendo no fundo do baú, neste domingo (20) destacamos, "no cantinho da saudade", uma foto de ex-craques do futebol de Petrolândia, tirada na inauguração do Estádio Manoel Anísio da Mota "O Galegão".

O ano é 1989 e na foto podemos ver jogadores que já estão morando no céu, a exemplo de Itamar Leite, Cassiano, Paulo "Bico Doce", Pedro Bacardi e Agobar, além de Seu Biá.

Sequência da foto: Em pé: Seu Biá, Altino Viana, Carlinhos de Veloso, Itamar Leite, Polimar, Cláudio de Maria José, Adelmo Lulu, Zé Sandes, Cassiano, Tuí, Zé Galego (Galegão) e seu Amarinho.

Agachados: Afonso da Cruz, Mané Careca, Paulo "'Bico Doce", Pedro Bacardi, Agobar, Carlinhos (hoje, vereador), Louxa e Eron.

Se você tem uma foto inédita retratando o passado da Nova Petrolândia, envie para o nosso endereço: assis.ramalholeal@gmail.com.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto gentilmente cedida por Carlos Alberto (Carlinhos vereador)

Petrolândia: Morre Marizete Dias Batista, incentivadora de festas populares da cidade

Marizete Dias Batista

Nota de Falecimento

Faleceu ontem, 18 de outubro, em Recife, a senhora Marizete Dias Batista.

Seu corpo está sendo velado em sua residência, por trás do Bar de Bel, e o sepultamento será realizado neste domingo, às 10h00. 

Enlutados, familiares e amigos convidam todos para a última despedida a Marizete, que dedicou sua vida a animar as festas de Petrolândia, com pastoril, carnaval e enfeitando a cidade com suas árvores de Natal. 

Deixa-nos saudades.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Solange Araújo