segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Petrolândia: Irmão gêmeo de Alok, DJ Bhaskar faz live e clipe nas ruínas submersas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e desperta polêmicas nas redes sociais

Foto: Cézar Cavalcante
Foto: Kathayne Xavier

No final da tarde desse domingo (20/09), o DJ Bhaskar Petrillo, irmão gêmeo do também DJ Alok, realizou um show de música e luzes no Lago de Itaparica, mais precisamente nas ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia. A apresentação foi transmitida em live e, nas redes sociais, elogios à iniciativa do DJ, um dos mais renomados do Brasil, se misturaram a críticas de pessoas insatisfeitas com o uso do antigo santuário como cenário para um show de música e a montagem da aparelhagem de iluminação em redor das ruínas.

O DJ goiano se apresentou com sua mesa de mixagem em um minicatamarã, com decoração típica de nossa região, como palhas de coqueiro. O barco foi colocado na entrada das ruínas, cuja imagem é o principal cartão postal de Petrolândia. Em frente ao palco improvisado nas águas do rio, um outro minicatamarã conduziu a equipe de controle do som e convidados. Os efeitos do jogo de luzes coloridas nas ruínas da igreja e os fogos de artifício soltados ao final da apresentação, algo inédito, chamaram muita atenção. 

Não demorou e as imagens correram as redes sociais, com elogios à iniciativa do DJ em escolher Petrolândia como imagem para seu clipe e à oportunidade de a cidade retomar seu potencial turístico, interrompido pela pandemia de Covid-19. Mas, claro, também choveram críticas. 

Os que não gostaram apontam que as ruínas sofreram risco pela intervenção para montagem do espetáculo, o som alto da música e o estourar dos fogos. Outros foram mais longe em sua desaprovação, com apelos ao fato de as ruínas ainda serem, supostamente, um local sagrado, profanado pela apresentação musical. 

Quem esteve no local e quem participou da montagem da estrutura, afirma que o volume do som estava baixo para os padrões de shows da região.

As imponentes ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus são situadas em águas da União. O Município de Petrolândia, antigo proprietário do território coberto pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica (UHE Luiz Gonzaga), tem o local como patrimônio histórico, ainda sem tombamento oficial do IPHAN. Na ausência da União, a Prefeitura assumiu os cuidados com o ponto turístico mais famoso da região. 

O clipe não foi gravado de forma clandestina ou irresponsável, segundo fontes escutadas pelo Blog de Assis Ramalho. Um demorado processo foi realizado, antes de ser autorizado o uso das ruínas, para que as gravações transcorressem de forma segura para o DJ Bhaskar - e seu valioso equipamento-,  para os profissionais que trabalharam para a realização do evento e para a minimização dos impactos na estrutura do prédio. 

As ruínas de Petrolândia, como ponto turístico, são um cenário, utilizado para diversos fins. Ensaios fotográficos, visitação, filmagens, mergulhos profissionais e amadores. Poderia ser um belo cenário para casamentos, mas deixou de ser templo religioso. 

Uma rave nas ruínas é impensável, obviamente, porque os riscos superariam os benefícios. A diferença entre o uso feito pelo DJ Bhaskar e outros, como a escalada e saltos das ruínas, é o fato de a intervenção do músico ter sido profissional, com prévia avaliação e cálculo dos riscos, cercada de aparato profissional, com envolvimento de órgãos que autorizaram o evento (não somente a Prefeitura, porque águas da União são território federal), tudo isso e mais o trabalho de equipes profissionais e alguns profissionais petrolandenses, que têm mais um importante item para citar no currículo. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Retomada das aulas presenciais do Ensino Médio público e privado é destacado por Paulo Câmara em rede social


Anunciamos, nesta segunda-feira, o cronograma de retomada das aulas presenciais para estudantes do Ensino Médio. A partir do dia 06 de outubro, retornam às atividades os alunos do 3° ano. No dia 13, as escolas poderão retomar as aulas dos estudantes do 2º ano e, no dia 20, poderão ser reiniciadas as dos alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos. O retorno é opcional. Os estudantes poderão optar por continuar com o ensino remoto. O nosso Plano de Convivência com a Covid-19 tem seguido com muita responsabilidade, e é dessa forma que vamos encarar essa nova realidade, seguindo os protocolos necessários para a segurança de todos.

Paulo Câmara - Governador de Pernambuco


Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia divulga nota de repúdio ao uso das ruínas da Igreja Submersa para gravação de clipe musical



NOTA DE REPÚDIO 

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, vem à público manifestar repúdio pelo uso das Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus na realização de clipes de música e outros fins inadequados.

ÚNICO patrimônio arquitetônico histórico e cultural remanescente da antiga cidade de Petrolândia, a igreja semi submersa é o principal elemento da paisagem cultural do município. Em meio ao lago, representa um elo de ligação entre ao história passada e presente de um povo, assim, suas ruínas são um ponto comum identitário raro.

Além disso, seu valor histórico e a sua presença a embelezar a paisagem atraem turistas do mundo todo, daí sua importância também para a economia local.

O uso de som em volume exagerado, acesso de embarcações ao interior do prédio, explosões de fogos de artifícios e instalação de iluminação, podem colocar em risco a estrutura e acelerar o processo de destruição do que resta da Igreja.

Assim sendo, o IGH de Petrolândia não pode se calar ante a falta de respeito e cuidado com nossa história e nosso patrimônio.

À Câmara cobramos fiscalização, ao poder Executivo o cumprimento da Lei Orgânica do Município. Que se legalize urgentemente o tombamento desse patrimônio.

Ao povo de Petrolândia, conclamamos a zelar e vigiar.

IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia 

Paula Francinete Rubens de Menezes 
Presidente





Sobradinho tem vazão divulgada por SMS


A população já tem a oportunidade de ser informada, por meio de mensagem de SMS, no celular, sobre as alterações na programação da vazão do Rio São Francisco a partir do Reservatório de Sobradinho (BA). Para isso, é preciso enviar SMS com a palavra Sobradinho para o número 27569.

Essa iniciativa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que atua na operação e manutenção da Hidrelétrica de Sobradinho, tem o objetivo de abranger a população ribeirinha , garantindo mais uma forma ágil e prática para que a informação seja repassada aos interessados.

O maior reservatório do Nordeste exerce uma importante função de regularização do Velho Chico, reduzindo os efeitos da estiagem e de grandes cheias.

A campanha de rádio para informar a população sobre o cadastramento do celular, enviando a palavra Sobradinho para o número já citado, iniciou hoje (21/09) nas rádios próximas ao Reservatório. Imprensa e outros interessados também podem se cadastrar.

Para informações sobre volume útil e vazão que está sendo praticada pelos reservatórios da Chesf, basta acessar a página principal do site www.chesf.gov.br e clicar no botão “Gestão de Recursos Hídricos”, sob o título “Situação hidrológica”, logo abaixo do espaço de “Notícias”. Os pontos de monitoramento das bacias hidrográficas do Rio São Francisco, Rio Parnaíba e Rio Contas, onde a Chesf tem hidrelétricas, também estão disponíveis.

Conheça o texto do spot de rádio ou acesse o link abaixo para ouvir.

Você quer ficar informado sobre alterações na programação da vazão da barragem de Sobradinho pelo celular? Então envie SMS com a palavra SOBRADINHO para o número 27569. Isso mesmo. Mande SMS com a palavra SOBRADINHO para 27569 e fique por dentro. A vazão praticada pela Chesf no Rio São Francisco, obedece às regras, diretrizes e restrições estabelecidas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores. Saiba mais em chesf.gov.br. Chesf. Governo Federal.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Jatobá, 25 anos de Emancipação Política: "Vamos ao 7º Pleito Eleitoral"; Em artigo, Profª Regina Borges conta história das eleições no município

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Em comemoração aos 25 anos de Emancipação Política de Jatobá, município desmembrado de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a Profª Regina Borges elaborou um histórico com informações sobre as seis eleições municipais já realizadas na cidade.

Confira o artigo, na íntegra-> Jatobá, 25 anos de Emancipação Política

Redação do Blog de Assis Ramalho

Pernambuco terá retorno de aulas presenciais no dia 6 de outubro para o ensino médio

Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes -  Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

Desde o dia 18 de março que as aulas presenciais estão suspensas em Pernambuco. Após seis meses de suspensão, devido à pandemia da Covid-19, o Estado anunciou, na coletiva de imprensa desta segunda-feira (21), a retomada de aulas presenciais. Na primeira etapa, apenas os estudantes do último ano do ensino médio retornarão ao ensino presencial, no dia 6 de outubro. A orientação é tanto para escolas da rede estadual quanto para escolas da rede privada.

No mês de outubro, a previsão é de que todas as turmas do ensino médio possam voltar às aulas presenciais. A partir do dia 6, os estudantes do terceiro ano do ensino médio; a partir do dia 13, estudantes do segundo ano do ensino médio; e, a partir do dia 20, estudantes do primeiro ano do ensino médio.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, a volta das aulas presenciais só poderia acontecer em uma etapa avançada da convivência com o vírus. "Só avançaríamos para o início do processo de aulas presenciais em nossas escolas quando a gente pudesse avançar para a etapa 8 do plano de convivência no nosso Estado", explicou. O secretário ainda informou que a discussão sobre a retomada de aulas presenciais já é tema das discussões do comitê de enfrentamento à Covid-19 no Estado desde o mês de maio.

O protocolo de retomada das aulas, já divulgado pelo Governo do Estado no mês de julho, vai ser atualizado e divulgado ainda esta semana, de acordo com o secretário.

Escalonamento de horários, distanciamento entre os estudantes, medição de temperatura, monitoramento de casos suspeitos e testagem dos contactantes destes casos são algumas das medidas necessárias para a retomada de aulas presenciais em todas as escolas do Estado.

A decisão pelo retorno do estudante será feita pelos seus pais ou responsáveis, sendo de caráter opcional. O ensino remoto ainda será ofertado para os estudantes. A orientação também é para que estudantes, professores e trabalhadores da educação que façam parte de grupos de risco não voltem às atividades presenciais.

De acordo com o protocolo de retomada, cada escola deverá realizar seu planejamento pedagógico. "As datas são uma autorização para o processo de retomada, mas as instituições irão decidir sobre seus protocolos de retomada", explicou Fred Amâncio.

Nas escolas da rede estadual já foram entregues escudos faciais, termômetros e máscaras de proteção. Além disso, todas as escolas da rede estadual que retomarão o ensino também receberam totens de álcool em gel.

Por Folha de Pernambuco

TST determina fim da greve dos Correios


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de amanhã (22). O tribunal julgou nesta tarde o dissídio de greve dos trabalhadores da estatal, que estão parados desde 17 de agosto, diante das discussões do novo acordo coletivo. 

Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido. 

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte, auxílio-creche, entre outros benefícios. 

Durante a audiência, os advogados dos sindicatos afirmaram que a empresa não está passando por dificuldades financeiras e que a estatal atua para retirar direitos conquistados pela categoria, inclusive os sociais, que não têm impacto financeiro. 

Os representantes dos Correios no julgamento afirmaram que a manutenção das cláusulas do acordo anterior podem ter impacto negativo de R$ 294 milhões nas contas da empresa. Dessa forma, a estatal não tem como suportar essas despesas porque teve seu caixa afetado pela pandemia. 

A empresa também sustentou que não pode cumprir cláusulas de acordos que expiraram, sob forma de “conquista histórica” da categoria.

Não vamos desistir, diz Luiza Trajano após ataques a programa de trainee para negros na Magalu

"As pessoas ainda não têm profundo conhecimento do tamanho do racismo estrutural que vivemos", afirma a empresária. Ela acrescenta que "dos mais de 2.000 trainees que selecionamos até hoje, só 10 foram negros" 

O anúncio da Magazine Luiza, na sexta-feira (18), de que fará um trainee exclusivo para negros foi alvo de ataques no fim de semana, sob argumento de que a iniciativa seria ilegal e racista.

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, diz que eles já esperavam pelas críticas, mas afirma que o programa tem respaldo legal.

"Acreditamos que as pessoas vão entrar juridicamente, mas a gente vai lutar e não vamos desistir tão fácil", disse.

No sábado (19), a juíza do Trabalho Ana Luiza Fischer Teixeira de Souza Mendonça afirmou no Twitter que o programa era inadmissível. Os deputados federais bolsonaristas Carlos Jordy (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ) disseram que a iniciativa não teria respaldo legal.

"Discriminação na contratação em razão da cor da pele: inadmissível", escreveu Mendonça, que é juíza no TRT-3 (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais) e integrou a comissão de redação da reforma trabalhista do governo Michel Temer (MDB).

Atualmente, o Magazine Luiza tem em seu quadro de funcionários 53% de pretos e pardos. Mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança.

Segundo a empresa, o programa de trainees lançado nesta sexta-feira é o primeiro exclusivo para negros do Brasil.

Petrolândia: Hoje é dia de saborear uma boa pizza em família: Faça seu pedido sem sair de casa a Pizzaria Delivery C&J [Delivery Gratis]

 


Hoje é segunda-feira e é  dia de saborear uma boa Pizza em família!

Fique em casa e faça seu pedido pelo telefone (87) 9 9802-3309 (Zap) - preço R$ 10,00, Delivery Gratis!

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça (22/09) na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada em Petrolândia na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 22 de setembro de 2020: Confira

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira, 22/09/2020.


Atendem nesta terça (22/09) na Mais Saúde de Petrolândia


Atende nesta terça (22/09) na Mais Saúde de Petrolândia


Atende nesta terça (22/09) na Mais Saúde de Petrolândia



Atende nesta terça (22/09) na Mais Saúde de Petrolândia



Atende nesta terça (22/09) na Mais Saúde de Petrolândia



Atende nesta terça (22/09) na Mais Saúde de Petrolândia

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).






Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!




Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde













A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).






Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!





Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde

Campus Floresta do IF Sertão-PE tem projeto aprovado pelo MEC para implantação de laboratório IF Maker



O projeto Laboratório de Inovação do Sertão de Itaparica – LISI, do campus Floresta do IF Sertão-PE, foi um dos projetos selecionados pelo Ministério da Educação na Chamada Pública Setec/MEC (edital nº 35/2020) para apoio à criação de laboratórios IF Maker no âmbito das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Desta forma a implementação do projeto, prevista para ocorrer até o final de 2020, inclui a aquisição de equipamentos no valor de até R$ 123.900 para a montagem do LISI no Campus Floresta, sendo esperados equipamentos como Impressoras 3d, Canetas 3d, Notebooks, smart tv, kits de ferramentas, kits de Arduíno/robótica, kits robótica Lego, Scanner 3D, Máquina Laser, dentre outros.

De acordo com o professor Herton Freire Vilarim, Coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e da equipe responsável pela confecção e submissão do projeto do LISI, o desejo de submeter o projeto partiu da oportunidade de aquisição de uma estrutura de primeiro mundo para a unidade de ensino, e do pensamento da capacidade de inovação da região do Sertão de Itaparica contando com a atuação da comunidade acadêmica qualificada que trabalha e estuda no IF Sertão-PE.

“Nossa região é muito rica não só de recursos naturais, mas também de conhecimento e sabedoria. Com este laboratório poderíamos unir tudo isso que temos de melhor, além de proporcionar um enorme crescimento e amadurecimento da cultura Maker em nosso Instituto e na região, trazendo para o centro a questão do fazer, aliando a prática com a teoria”, afirmou o coordenador do projeto.

A Cultura Maker incentiva a aprendizagem através do fazer, prática popularmente conhecida como "faça você mesmo". No ensino que utiliza a didática das metodologias ativas, a Cultura Maker estimula a práticas de projetos colaborativos e o aprendizado participativo, propiciando a disseminação da inovação. Assim, os projetos a serem desenvolvidos ao longo da execução da proposta do LISI devem proporcionar aos alunos do Campus Floresta, além da disseminação da cultura Maker, a realização de atividades multidisciplinares tendo como suporte as áreas de robótica, design, programação, dentre outros. Além da área de informática estão envolvidos no projeto do LISI docentes das áreas de agropecuária, matemática, química, sociologia e administração, além de alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática e Agropecuária, Administração-PROEJA, e dos cursos superiores em Química e Gestão da Tecnologia da Informação.

O espaço da Academia Hacktown foi o escolhido para abrigar a estrutura do LISI, que será adquirida por meio de financiamento a ser disponibilizado pelo Ministério da Educação via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

De acordo com o projeto aprovado, a implementação e execução do LISI está baseada em cinco pilares: transmissão do conhecimento; utilização de situações-problema; multidisciplinaridade; trabalho colaborativo e cooperativo; além dos princípios do learning by doing. Ainda segundo o projeto esses pilares concederão ao LISI um perfil inovador e criativo, com o objetivo de atender as demandas locais e regionais, fortalecendo os arranjos produtivos sociais e culturais do Sertão de Itaparica. “Queremos criar um ambiente e uma cultura do aprender fazendo e como consequência disso, planejamos inovar em vários segmentos, produzindo protótipos e produtos de alto valor e impacto para nossa região”, disse Vilarim.

Para a chamada pública do Ministério da Educação cada um dos Institutos Federais do Brasil poderia inscrever três propostas, destas 113 foram escolhidas, sendo as três submetidas pelo IF Sertão-PE contempladas para os campi Floresta, Salgueiro e Petrolina. Para o professor Herton Vilarim o sentimento de ter um projeto tecnológico aprovado para o campus Floresta em meio a submissões de Institutos Federais de todo o país não é fácil de descrever “ termos uma estrutura e a possibilidade de realizar coisas de primeiro mundo aqui no sertão será um orgulho que não cabe no peito”, afirmou. Dentre os projetos já descritos na proposta que devem ser desenvolvidos no LISI estão a criação de peças de baixo custo para irrigação; estudo do empreendedorismo e marketing do produto para as criações realizadas no LISI, além da construção de Sites para divulgação dos produtos e softwares a serem desenvolvidos no LISI.

Contato para entrevista: Herton Vilarim (87)99912-1622

Atenciosamente,

Elidiane Poquiviqui
Tecnóloga em Comunicação Institucional
Jornalista e Radialista
IF Sertão-PE Campus Floresta

Lei Aldir Blanc: Confira a lista dos municípios pernambucanos que já receberam recursos e os respectivos valores

Gilberto Freyre Neto, secretário de cultura do Governo de Pernambuco (Foto: Hélia Scheppa/Governo do Estado)

De acordo com dados do site da Secretaria Nacional de Cultura, ligado ao Ministério do Turismo, 26 municípios pernambucanos entraram na previsão de pagamento ou já receberam recursos da Lei Aldir Blanc. Ao todo, esses municípios somam o montante de R$ 15.936.716,76, equivalente a 23% do valor total destinado a todos os municípios do Estado, que é de aproximadamente R$ 69 milhões.

Segundo o inciso II da Lei Aldir Blanc, as prefeituras ficarão responsáveis pelo subsídio mensal entre R$ 3 mil e R$ 10 mil para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social.

Confira a lista dos municípios pernambucanos que já receberam recursos e os respectivos valores:

Alagoinha - R$ 128.562,31
Caruaru - R$ 2.330.000,00
Jataúba - R$ 151.915,67
Vertentes - R$ 172.360,78
Chã Grande - R$ 177.881,70
Cupira - R$ 201.000,00
Ouricuri - R$ 504.559,74
Palmares - R$ 469.116,41
Itapissuma - R$ 215.160,12
Paudalho - R$ 421.612,58
Triunfo - R$ 132.090,67
Olinda - R$ 2.509.000,00
Serra Talhada - R$ 619.002,13
Belém de São Francisco - R$ 172.320,00
Lagoa dos Gatos - R$ 138.005,54
Calumbi - R$ 59.828,50
Flores - R$ 183.168,54
Jaboatão dos Guararapes - R$ 4.278.472,72
Jaqueira - R$ 102.548,39
Limoeiro - R$ 420.150,99
Pedra - R$ 183.128,57
Abreu e Lima - R$ 705.877,48
Água Preta - R$ 281.938,64
Canhotinho - R$ 204.612,88
Garanhuns - R$ 960.097,69
Itaíba - R$ 213.435,90

Por Diário de Pernambuco

Vítimas de acidente com 12 mortes são veladas em Minas Gerais



Estão sendo velados e sepultados nesta segunda-feira (21) os corpos das vítimas de um acidente que matou 12 pessoas na BR-365 neste domingo (20). Entre os mortos, apenas uma das vítimas não era de origem do Norte de Minas Gerais.

Veja quem são vítimas do acidente

As vítimas norte-mineiras estavam em uma van que seguia para Patrocínio, no Triângulo. Muitas delas iriam trabalhar na colheita de café.

Januária

A avó Elizabete e neto Victor, de 55 e 9 anos, estavam retornando para casa onde moravam, em Patrocínio. Os dois haviam passado alguns dias visitando familiares no Norte de Minas, incluindo a mãe do menino.

Em Januária, a 592 km da capital mineira, parentes e amigos se despedem de quatro das vítimas.

Os moradores da cidade também se despedem de João Pedro Martins, de 14 anos. O garoto estava a caminho de Patrocínio para rever os pais, que estavam trabalhando na colheita de café.

Segundo familiares, o pai de João Pedro estava no Triângulo Mineiro há alguns meses, e a mãe também foi trabalhar na colheita há cerca de 20 dias. Com saudade, o garoto estava na van para passar duas semanas com eles.

São João da Ponte

Já em São João da Ponte, a 559 km da capital mineira, corpos de cinco vítimas chegaram às 5 h da manhã e foram encaminhados para as comunidades onde elas viviam.

Familiares ficaram consternados com a morte dos irmãos Rubens e Leandro Pereira da Silva, de 30 e 35 anos, e do primo deles, Magno Pereira Oliveira, de 36 anos, que viajavam para trabalhar na colheita do café.

"São da mesma família, sempre muito unidos, acredito que por onde passaram deixaram lembranças boas e boas amizades. O que resta agora é muita saudade. Peço que todos rezem pelos familiares, porque é um momento de muita dor e muita tristeza", disse Marleide de Souza Fagundes, prima dos três vítimas.

Adilson Souza, que também é primo das vítimas, conta que a viagem estava sendo planejada por eles há alguns dias, mas que imprevistos acabaram por adiar a ida algumas vezes. Ele revela ainda que, antes de entrarem na van, alguns parentes pediram que eles não viajassem.

Os três já haviam trabalhado na colheita várias vezes, e os irmãos Rubens e Leandro construíram as próprias casas com o dinheiro recebido nessas ocasiões. O primo Magno pretendia usar o pagamento da colheita para terminar de construir a casa dele.

Rubens deixa uma esposa e um filho de 4 anos, já Leandro deixa esposa e três filhos.

"São pessoas de bem, jovens trabalhadores, que sempre saíram para outras cidades para trabalhar, ter uma renda a mais, assim poder dar um conforto melhor para suas famílias. Infelizmente, dessa vez ocorreu isso", fala Marleide de Souza Fagundes.

O acidente

A batida frontal entre o caminhão e a van foi registrada na madrugada deste domingo, no km 373 da BR-365, próximo ao local conhecido como "Curva dos Moreiras", em Patos de Minas.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é que o motorista da van tentou desviar de uma árvore que caiu na pista por conta de uma queimada e atingiu o caminhão que estava no sentido contrário.

"A árvore na estrada pode ter sido o resultado de uma queimada às margens da rodovia. A base da árvore estava queimada, danificada pelo fogo. Ela caiu e bloqueou metade da pista de rolamento", explicou o PRF João Alvarenga.


Por Zana Ferreira, G1 Grande Minas

Petrolândia: Descubra os motivos da loja Franckeletro ter sucesso nas redes sociais e alerta a seus clientes que em breve realizará grande promoção. Confira!


A Campanha simplicidade do lar iniciou sua nova forma demonstrando relacionamento para com seus clientes mostrando os valores que a empresa fundamenta como base principal, entre elas: Valores e princípios familiares, amizade, sonhos otimismo e, sobretudo, conquistas. Com isso, pretende atender todas as pessoas que almejam dar um presente de uma forma envolvente como carinho afeto e respeito.

A Franckeletro desde que lançou a campanha está com imensa satisfação em atender os clientes que vêm demonstrando interação de forma positiva constantemente através das postagens no instagram da loja. Por isso, aproveitando a oportunidade do crescimento na página, a loja pretende fazer várias promoções que vão de encontro as necessidades que os clientes apresentam. As enquetes são as queridinhas que os internautas reagem com muita praticidade, e com isso, atendemos com o melhor que a empresa faz: aceitar a sugestão e vender como o cliente quer.

Loja Franckeletro

Petrolândia tem Clean Lavanderia; venha conferir nossos planos!

 


Divulgação: Patrícia Larissa, Ricardo e André 

Petrolândia: Confira programação religiosa da Festa 2020 em louvor do Padroeiro São Francisco de Assis






Blog de Assis Ramalho
Informação: Paróquia São Francisco de Assis - Petrolândia

Soldado da PM/SE, natural de Santana do Ipanema-AL é assassinado por sargento em Monte Alegre/Sergipe

Imagem PM/SE

O soldado da Polícia Militar de Sergipe, Cristyano Rondynelli Gomes Melo, 34 anos, natural do município de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas,  foi morto a tiros na noite deste sábado, 19, no município de Monte Alegre, sertão de Sergipe.

Conforme informações, Cristyano Rondynelli Gomes Melo, foi morto por um colega de farda, identificado como sargento Matias. Eles estavam de folga em Monte Alegre, quando inciaram uma discussão em um veículo e logo depois, o sargento Matias atirou contra o soldado.

Ainda segundo informações, logo após o crime, o sargento Matias foi preso em flagrante por outros policiais militares e levado para à Corregedoria da Polícia Militar, onde foi ouvido e encaminhado ao Presídio Militar.

O corpo de Cristyano Rondynelli Gomes Melo será sepultado às 9h desta segunda-feira, 21, no cemitério municipal de Santana do Ipanema.

Devido ao ocorrido, a Polícia Militar do Estado de Sergipe emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do soldado alagoano, confira a nota

A Polícia Militar do Estado de Sergipe manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do soldado Cristyano Rondynelli Gomes Melo, 34 anos. Ele faleceu na noite desse sábado, 19, vítima de disparo de arma de fogo.

O soldado Rondynelli ingressou na Corporação em 2015 e durante cinco anos cumpriu o seu dever como policial militar e defensor da sociedade. Atualmente ele estava lotado no 7º Batalhão. O combatente era natural de Santana do Ipanema (AL) e deixa esposa e dois filhos.

O sepultamento está previsto para ocorrer às 9h desta segunda-feira, 21, no cemitério municipal de Santana do Ipanema.

Neste momento de dor e de perda, a PMSE se solidariza com familiares e amigos do soldado e se coloca à disposição.

Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias

Boletim desta segunda-feira (21/09): Com mais 260 casos e nove óbitos, PE totaliza 8.025 mortes por Covid-19


Foram registrados, nesta segunda-feira (21), 260 novos casos e nove óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 141.777 confirmações e 8.025 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus. Os números são contabilizados desde 12 de março.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 17 dos 260 casos registrados nesta segunda são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 243 pacientes tiveram quadro considerado leve, ou seja, não precisaram ser internados. Dessa forma, os 141.777 casos são divididos entre 26.071 pacientes graves e 115.706 leves.

Em relação às mortes, somente uma das nove confirmações feitas nesta segunda ocorreu no mês de setembro, no dia 19. Os outros oito registros aconteceram entre os dias 21 de maio e 21 de agosto.

Outros dados epidemiológicos devem ser informados ainda nesta segunda (21) pelo governo do estado.

Por G1