segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sobradinho tem 'pior cenário em 85 anos', aponta Chesf

 
Esperança é de que a partir de novembro volte a
chover na Bacia do São Francisco, aponta Chesf.
(Foto: Reprodução / TV São Francisco)

A quantidade de chuva que caiu nos nove primeiros meses de 2016 representa o pior cenário registrado em 85 anos na bacia do Rio São Francisco, que abastece o Reservatório do Sobradinho, principal do Nordeste, e que está localizado na região norte da Bahia. A afirmação é do diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin.

"Essa é a grande caixa d'água que tem no Nordeste", assim resume a importância do reservatório, que tem previsão de chegar a zero o volume útil até o final de 2016. Atualmente, este índice está em torno de 12%.

Ainda assim, Franklin afirma que não há risco de desabastecimento de energia elétrica, já que os estados do Nordeste dispõem de outras fontes de energia: eólica, térmica, além das linhas de transmissão, que "carregam" a energia produzida em outras regiões.

Apesar da destacada importância de Sobradinho, sua capacidade de geração de energia elétrica está em aproximadamente um sexto da capacidade total. Isso porque no reservatório existem seis unidades geradoras, cada uma com capacidade de 175 megawats, o que totaliza 1.050. No entanto, 170 megawats é o que está sendo gerado de energia no Sobradinho atualmente, aponta o diretor de operações.


Petrolândia: Discursos de Dr. João Lopes e Antonio Bila, candidatos a prefeito e vice pela Coligação Muda Petrolândia


Antonio Bila e Dr. João Lopes (Foto: Assis Ramalho)

Na noite desse domingo (18), os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Petrolândia pela Coligação Muda Petrolândia, Dr. João Lopes e Antonio Bila, respectivamente, participaram de grande carreata e realizaram comício em frente ao comitê, na avenida Prefeito José Gomes de Avelar.

Em seus discursos, os candidatos usaram duras palavras contra os adversários. Confira nos áudios dos discursos abaixo, reproduzidos na íntegra.



Notícia relacionada:
>Petrolândia: Multidão prestigia carreata e comício de Dr João

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Aluga-se imóvel na Djalma Wanderley, por trás do antigo Posto Fiscal


Aluga-se imóvel situado na avenida Djalma Wanderley, nº 150, por trás do antigo Posto Fiscal. Preco a combinar com o proprietário.

O imóvel é composto por dois quartos, cozinha, 01 banheiro social, sala e área de serviço.

Interessados, por favor, entrar em contato com Bergue Doce Popular pelo número 87 9 9998-0294.          

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do proprietário        


Danilo Cabral diz que faltam gestos objetivos do Governo para o Nordeste

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Em discurso realizado nesta segunda-feira (19), o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) demonstrou preocupação em relação à exclusão de Pernambuco do pacote de concessões do Governo Federal e dos estados do Norte e Nordeste do conjunto de compensações pelas perdas recentes do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “Eu quero crer que isso não sinaliza a reedição de uma política discriminatória, preconceituosa com a Região. Nós já vimos esse filme antes e Pernambuco não vai aceitar esse tipo de conduta, de discriminação”, declarou. Para o parlamentar, faltam gestos objetivos do novo Governo para o Nordeste.

Danilo Cabral também lembrou que, na última reunião dos governadores dos estados do Norte e Nordeste com representantes da equipe econômica do Governo Federal, realizada em foi negada a possibilidade de compensação das perdas do FPE. Esta é uma das principais demandas dos governos estaduais das duas regiões que foram pouco beneficiadas no projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União. Apenas 4,5% do valor total da dívida eram relativos aos estados do Norte e Nordeste.


Petrolândia: Calendário de atendimento semanal da Petroclínica; Agende sua consulta/exame


A Petroclínica, situada na avenida Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 09 de Petrolândia, informa o calendário de atendimento semanal em seus consultórios.

- Dra Lariça Bulhões - segunda e sexta (Pediatra)
- Dra Núbia Lopes - segunda e terça (Ginecologista e Ultrassonografia)
- Dr. Ígaro Cordeiro (Cirurgião Dentista) - quarta, quinta e sexta
- Dra. Ariane Lacerda (Nutricionista) - quarta
- Dra. Joane Barboza (Preventivo com câmera e Pré-natal) - quarta
- Jarvilânia Soares (Esteticista) - terça e quarta
- Dra. Marina Ferreira (Psicóloga) - quarta
- Dr. Rommel Alencar (Fisioterapeuta) - segunda a sexta
Mais informações e agendamentos pelos fones 87 99805-0775 ou 87 3851-2333.

Resultado de imagem para assis ramalho + petroclinica

Informações: Petroclínica


Petrolândia; Candidato a vereador Louro do Vidro fortalece campanha na zona rural e urbana



O candidato a vereador por Petrolândia Louro do Vidro (PCdoB)
teve o domingo (18) marcado por compromissos de sua agenda política.

Junto com militantes, o empresário fez visita aos moradores do Assentamento Antônio Conselheiro I, durtante o dia. A noite, participou de carreata da coligação Muda Petrolândia, em apoio a Dr. João, candidato a prefeito e Antônio Bila, candidato a vice-prefeito.

Louro do Vidro busca pela primeira vez uma vaga no legislativo do município.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assessoria do candidato


Petrolândia: Ricardo e Jane visitam Bloco 03 e realizam comício na Agrovila 10









A Agenda 22 da coligação A Esperança se Renova, com os candidatos Ricardo para prefeito e Jane para vice-prefeita de Petrolândia, concentrou suas atividades e militância no Bloco 03 do Limão, na área rural do município.

No sábado (17) de manhã, os candidatos fizeram visitas na Agrovila 03 e Agrovila 01.

No dia seguinte, foram visitadas as Agrovilas 02 e 04, de manhã e à tarde. À noite, o Azulão realizou grande comício Agrovila 10.

Ver todas as fotos>Ricardo e Jane cumprem Agenda 22 na área rural

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Coligação A Esperança se Renova


Petrolândia: Documentos perdidos de Luciano Leandro de Sá; tem gratificação


Luciano Leandro de Sá perdeu uma carteira contendo todos seus documentos pessoais (Identidade, CPF, Título de Reservista, Cartão do SUS, Cartão do Banco Bradesco e Banco do Brasil).

Pede-se a quem encontrou, por favor, entrar em contato com o número (87) 9.9603-0818. Será bem gratificado. O proprietário do documento mora na Quadra 02 (vizinho a Barrocão), em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Alzenir Xavier participa do ''Por que quero ser vereador/prefeito da minha cidade''


Sou Alzenir Xavier, petrolandense, tenho 24 anos e sou filha do vaqueiro Denilson Xavier (Deninho). Desde à minha adolescência sou engajada nas causas sociais. Filiei-me ao Partido dos Trabalhadores (PT) quando comecei a participar das atividades promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia e com isso me identifiquei com as políticas sociais da esquerda e mais especificamente do Partido dos Trabalhadores que foram e são importantes nos avanços para a classe trabalhadora em nosso país, principalmente no nosso Nordeste.

Sou feminista e fico feliz em defender à candidatura de Adriana Professora para Prefeita e Vilma Costureira vice. Duas mulheres guerreiras que me representam por defenderem uma política inclusiva, com justiça social e democracia. Temos como destaque à importância da mulher na política e em todo cenário mundial, deixando claro que: lugar de mulher é onde ela quiser!

Almejo uma vaga na câmara de vereadores com o desejo de representar todos os petrolandenses, principalmente as mulheres, promovendo a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as todas sem exceção.


Motorista de carro roubado é detido pela PRF em Petrolina

Veículo havia saído da pista e condutor era inabilitado e estava sob efeito de álcool (Foto: Reprodução PRF 191 PE)

Um homem de 35 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (18), após se envolver em um acidente na BR 428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O motorista não possuía a Carteira Nacional de Habitação (CNH) e havia ingerido bebia alcoólica.

Agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma ação de policiamento no quilômetro 181 da rodovia, quando avistaram um veículo que havia saído da pista e era ocupado por dois homens. Em consulta ao veículo, foi constatado que se tratava de um carro com registro de furto/roubo.


Domingo (25) termina prazo para usuário do WhatsApp recusar compartilhamento de dados com Facebook


Os usuários do serviço de mensagem instantânea WhatsApp que não quiserem o compartilhamento de seus dados com o Facebook têm até 25 de setembro para rejeitar os novos termos de privacidade. Os novos usuários, contudo, não terão essa opção.

Ao anunciar que mudaria a forma como lida com os dados de seus usuários, em 25 de agosto, o serviço de mensagens informou que as pessoas teriam "até 30 dias para decidir se gostariam de concordar e continuar utilizando o WhatsApp".

O WhatsApp esclareceu que não será mais possível rejeitar o compartilhamento depois dos 30 dias. Essa é a primeira vez que os termos de uso de dados do WhatsApp são mudados em quatro anos. A mudança está ligada com a venda do serviço para o Facebook.

A aquisição foi finalizada em 2014, com o preço final saltando de US$ 3 bilhões para cerca de US$ 22 bilhões.

Depois da compra, o serviço, antes pago, ficou completamente gratuito. O Facebook esclareceu que a ideia era facilitar o uso do WhatsApp para os negócios da rede social.

No mês passado, o WhatsApp informou que passaria a compartilhar mais dados com o Facebook para "melhorar suas experiências com anúncios e produtos" da rede social.


Petrolândia: Compre do Pequeno Negócio promove atividades em Festival de Negócios; Confira programação

No movimento do Sebrae para incentivar fortalecimento dos pequenos negócios no Sertão, Petrolândia vai receber palestra do mágico Marco Zanqueta (Reprodução Internet)

Incentivar o cliente a fazer compras perto de casa, fortalecer a economia do seu bairro e estimular o crescimento de pequenos negócios em sua região. Esses são alguns dos objetivos do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae. A ação, que tem como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, acontecerá em 14 municípios pernambucanos e contará com palestras e capacitações que visam à preparação dos empresários para esta data. Os encontros já acontecem a partir do dia 15 de setembro.

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas no estado e geram 48% dos empregos formais. Em um ano, 22.486 novas empresas – pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente – foram formalizadas em Pernambuco. A intenção do Sebrae é transformar o simbólico dia da pequena empresa em um movimento de cidadania com o engajamento da sociedade, ao conscientizar o consumidor de que o ato de comprar do pequeno negócio fortalece o comércio local e resulta em ganhos para toda comunidade.


Simone e Simaria são processadas por casal de fãs pernambucanos


'As Coleguinhas' em festa do padroeiro de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

O que parecia ser a realização de um sonho transformou-se em uma dor de cabeça para dois pernambucanos fãs da dupla Simone e Simaria. Convidados para conhecê-las nos bastidores de um show no interior do estado, o casal não conseguiu entrar e precisou voltar à cidade sem ver as artistas. Agora, brigam na justiça por indenização.

Pedro, de 26 anos, e Renato, de 29, se conheceram em 2014, durante um show delas em Caruaru. Suas músicas embalaram o relacionamento dos dois, que culminou em casamento no ano passado. A cerimônia, inclusive, foi tematizada com canções da dupla. Em março deste ano, o casal publicou nas suas redes sociais uma homenagem a Simone e Simaria. Produtores das sertanejas viram a declaração e entraram o contato com o casal, oferecendo entradas para uma apresentação em Gravatá e acesso aos camarins.

"Queria deixar registrada aqui minha alegria de ver o tamanho do seu amor pela nossa história e pela nossa música. Eu amei ver que o seu casamento foi todo voltado para nossa canção", escreveu a cantora Simone Mendes Rocha. "Que vocês sejam imensamente felizes se amando, se respeitando e cuidando um do outro", desejou ela. Após combinar os detalhes do "presente" com assessores por meio da internet, os dois começaram os preparativos para a viagem.


Petrolândia: Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus é cenário de ensaio fotográfico pré-casamento


Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em ensaio fotográfico de casamento (Fotos: Priscila Fontinele)


As ruínas da Igreja do Sagrado Coração em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, foi escolhida como cenário do ensaio pré-casamento de Nayara Sobral, de 22 anos, e Gustavo José de Melo, de 23. O prédio ficou quase totalmente submerso por 26 anos, quando a "velha Petrolândia" foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a redução das vazões do rio São Francisco, o nível do lago de Itaparica caiu e as ruínas da Igreja tomaram maior dimensão nas águas do "Velho Chico".

"Queríamos um lugar diferente e Priscila [a fotógrafa] nos mostrou a imagem da igreja. Quando vimos, ficamos encantados e topamos ir. Amamos o resultado, as fotos ficaram lindas! Valeu muito a pena ao ver o resultado final. Apesar da correria, de ser um lugar novo, acabou dando tudo certo e adoramos todo ensaio", disse Nayara.

A fotógrafa responsável pelo ensaio foi Priscila Fontinele, de 22 anos. Ao G1, ela revelou que a ideia de fotografar na igreja de Petrolândia era algo planejado. "Eu já tinha em mente há muito tempo. Um casal já havia combinado esse ensaio comigo. Então, eu meio que me preparei com eles, esperei alguns meses, até que chegasse perto o dia de fazermos. Mas, faltando uma semana, não deu certo. Eu fiquei muito triste e desmotivada, mas aquele desejo permaneceu", explicou.


Resolução que altera o Simples Nacional é publicada no Diário Oficial


Resolução publicada hoje (19) no Diário Oficial da União faz alterações no Simples Nacional. O novo texto consolida e organiza dispositivos relativos à composição e ao momento do reconhecimento da receita bruta para fins de tributação no Simples Nacional, informou a Receita Federal.

Pela norma, compõem a receita bruta, dentre outros fatos geradores, osroyalties, aluguéis e demais receitas decorrentes de cessão de direito de uso ou gozo, bem como as verbas de patrocínio. Por outro lado, destaca a Receita Federal, não são componentes da receita bruta a remessa de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde (desde que seja incondicional e não haja contraprestação por parte do destinatário), a remessa de amostra grátis e os valores recebidos a título de multa ou indenização por rescisão contratual (desde que não corresponda à parte executada do contrato).


Petrolândia: Quadra 08 recebe Ricardo e Jane nesta segunda (19); Amanhã é a vez da Quadra 12



Após dois adiamentos da visita da Agenda 22, por motivos superiores, a Quadra 08 receberá, na noite desta segunda-feira (19), os candidatos a prefeito e vice-prefeita pela Coligação A Esperança se Renova, Ricardo e Jane, respectivamente.

A caminhada e visitação porta a porta será acompanhada pelos candidatos a vereadores e pela militância do 22.

Nesta terça (20), é a vez de a Quadra 12 ser visitada pelo Azulão.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto da Coligação A Esperança se renova


Acidente envolvendo três veículos deixa uma pessoa morta em Salgueiro, no Sertão de PE


Um homem de 61 anos morreu em um acidente envolvendo três veículos, no domingo (18), na BR-232, próximo ao município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu durante uma ultrapassagem forçada. De acordo com a PRF, um veículo tentou ultrapassar uma carreta quando colidiu de frente com uma motocicleta. O motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro a vítima.

O condutor da moto foi socorrido com vida para o Hospital Regional de Salgueiro, onde recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado na Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e em seguida encaminhando para a Delegacia de Polícia Civil.

G1 Petrolina


Nutricionista Cíntia Campos atende em Petrolândia, Jatobá e Delmiro Gouveia


Com atendimentos em Petrolândia e Jatobá, em Pernambuco, e na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, a nutricionista Cíntia Campos firma-se em sua área de atuação. Com amplo conhecimento da Nutrição, a médica está preparada para desenvolver trabalhos gratificantes para a saúde de seus clientes, com relacionamento profissional baseado na confiança e competência.

Carismática, Dra. Cíntia participa de equipes multidisciplinares de saúde, atua na nutrição escolar e atualiza constantemente seus conhecimentos em congressos, o que lhe vale o reconhecimento e credibilidade como profissional habilitada e admirada pelos clientes. 

Alguns dos serviços oferecidos pela nutricionista são:

- Acompanhamento nutricional de gestantes;
- Atendimento nutricional personalizado;
- Consulta em consultório e em domicílio;
- Nutrição aplicada à estética;
- Nutrição em todas as fases da vida;
- Nutrição na prevenção e tratamento de doenças (obesidade, hipertensão, diabetes);
- Orientação nas escolhas alimentares fora de casa, restaurantes, festas e eventos;
- Reeducação alimentar;
- Sugestão de alimentação saudável, light, diet e vegetarianas.

Acompanhe as dicas de nutrição da Dra. Cíntia Campos em sua fanpage disponível em https://www.facebook.com/cintiacamposnutri

Cíntia Letícia Campos Gomes 
Nutricionista - CRN6 8528
Contatos: (81) 9530-1494 e (87) 9639-6898
e-mail: cintialcampos@hotmail.com


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da assessoria da nutricionista Cíntia Campos


UPAE Garanhuns comemora marca de 7.253 atendimentos ambulatoriais


O gestor da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, fez uma surpresa aos funcionários da unidade, no início deste mês. Um bolo que tinha na cobertura o número 7.253 foi encomendado para o final da tarde do último dia 06, quando foi desfeito o mistério. Amorim reuniu enfermeiros, técnicos, maqueiros, médicos, porteiros, seguranças, atendentes, pessoal do administrativo, terceirizados, coordenadores e demais funcionários, para anunciar que a UPAE Garanhuns bateu seu recorde histórico de consultas em um mês, alcançando a marca expressa no bolo: 7.253 atendimentos ambulatoriais médicos. Segundo o coordenador, o recorde anterior vinha desde julho de 2014, com 7.228 consultas médicas. Em agosto de 2016, chegou às 7.253.

Em breves palavras, o Coordenador Médico, Franco Junqueira, dedicou aquele momento a cada um que participa do atendimento ao paciente. "O usuário chega através dos Postos de Saúde, que nos faz o encaminhamento, e aqui na unidade, desde o porteiro ao médico, todos participam do atendimento, desta excelência aprovada pela população". Ao final, Gustavo Amorim, resumiu: "Só temos que agradecer, agradecer e agradecer!"


Queijos: benefícios nutricionais e importância do consumo para a terceira idade

Informe publicitário
Os queijos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, protegem os dentes e ossos e, nas opções com baixo teor de gordura, diminuem o risco de hipertensão

O queijo é um alimento saboroso, versátil e muito apreciado por indivíduos de todas as idades. Incluí-lo na dieta traz diversos benefícios, principalmente para os idosos que buscam praticidade e nutrição – atributos considerados essenciais na hora da compra para a terceira idade, segundo informações de um estudo conduzido pela consultoria britânica Mintel.

A pesquisa mostra que 76% dos consumidores com mais de 55 anos tendem a comprar alimentos com efeitos nutricionais adicionais. Além disso, revela que o desenvolvimento de novos produtos focados nas necessidades deste público, vem se tornando cada vez mais relevante, uma vez que a população mundial está envelhecendo (o número de pessoas com 60 anos chegará a 1,2 bilhão em 2025).


Petrolândia: Fabiano e Rogério Novaes visitam as Quadras 10 e 11 nesta segunda (19)

Com grande número de vereadores, amigos e militantes, a coligação Petrolândia Pode Mais realizou mais uma visita na zona rural nesse fim de semana. Com a demonstração de carinho e confiança recebidos pela população dessas comunidades, que solicitam mais atenção dos governantes, Fabiano e Rogério seguem nessa reta final com uma intensa agenda e visita a toda população do município. Hoje a noite ficará mais verde nas quadras 10 e 11.

Nesse final de semana foram visitadas as comunidades das Agrovilas 09 e 10 do Limão Bravo, no sábado (17), e a Vila dos Pescadores e Agrovilas 03 e 04 dos Mandantes, ontem (18).

Venha você fazer parte dessa mudança.

Informações e fotos da Assessoria da Coligação Petrolândia Pode Mais


Petrolândia: Comitê Jovem do 22 promove Oficina de Customização de Camisetas nesta terça (20)

Reprodução Brubzes Tumblr

Nesta terça-feira (20), a partir das 9h00, será realizada no Comitê Jovem da Coligação 'A Esperança se Renova', Oficina de Customização de Camisetas. Os voluntários do 22 são convidados a levar suas camisetas brancas ou azuis para renovação.

O Comitê Jovem está localizado na avenida Prefeito José Gomes de Avelar, no centro de Petrolândia, no espaço em que funcionava a Casa da Pizza, próximo ao Ket's Buffet e Restaurante.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Coligação A Esperança se Renova


Para Humberto, flexibilização das leis trabalhistas pode aumentar desemprego

"Querem eliminar direitos históricos, conquistados à custa de muita luta, destruindo a CLT. Não vamos permitir", diz Humberto (Foto: Tássio Alves)

Uma das principais medidas defendidas pelo governo de Michel Temer (PMDB) para implementar sua criticada agenda político-econômica no país, a flexibilização das leis trabalhistas tem contribuído para o aprofundamento do desemprego no mundo. A avaliação é do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). O parlamentar citou levantamento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que afirma que os países que adotaram uma legislação trabalhista que favorece a contratação de temporários com baixo nível de direitos, tiveram, na verdade, um aumento do índice de desempregados.

Segundo dados da OCDE, países como a Espanha e a Irlanda tiveram aumento considerável do número de desempregados após reformas trabalhistas. Na Espanha, o desemprego alcançou 19,4% em 2009, valor 5,4 pontos percentuais acima do registrado um ano antes, quando o país ainda não havia aprovado a mudança. Na Irlanda, o desemprego praticamente dobrou após as reformas, passando de 7,7% para 12,9% no ano seguinte à flexibilização.


"Ele me salvou", diz Camila Pitanga sobre Domingos Montagner


Três dias após a morte trágica do ator Domingos Montagner, a atriz Camila Pitanga, que estava com o artista na hora do incidente, concedeu uma entrevista ao Fantástico, da Rede Globo. Ela narrou os momentos que antecederam o afogamento de Montagner nas águas do Rio São Francisco. "Vi o último olhar dele. Ele me salvou e me deu uma nova chance para viver".

Ela contou que ao chegar na prainha, o motorista estranhou o lugar vazio, mas que decidiram nadar mesmo assim. Eles mergulharam em um trecho profundo do rio, de acordo com a atriz, e estavam nadando a favor da correnteza, mas que ao perceber a força da água resolveram voltar. Foi quando ela disse ter se desesperado, porque não podiam vencer o curso do rio. Neste momento, Camila nadou em direção às pedras, para tentar se segurar. A atriz conseguiu subir e ficar segura, mas percebeu que Domingos não nadava.