terça-feira, 5 de setembro de 2017

Petrolândia: Bope Security, nova parceria do Blog e Web Rádio Petrolândia, oferece monitoramento via internet e outros serviços de segurança patrimonial



Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a Bope Security oferece soluções para segurança patrimonial de residências, condomínios e empresas, com monitoramento via internet. O empreendimento é organização de Jailson Machado e Eduardo Souza. 

A Bope Security realiza instalação de câmeras, alarmes, cercas elétricas, telefonia, internet e controle de acesso. 

É a prevenção que faz a sua segurança! Entre em contato com a Bope Security e faça o orçamento para instalar o sistema de segurança adequado para o seu patrimônio. 

BOPE SECURITY
Contato (celular/whatsapp): 87 99656-3480 99656-4844


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Bope Security
Fotos: Assis Ramalho


Janot denuncia Lula, Dilma e ex-ministros ao Supremo por suspeita de organização criminosa no PT


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta terça-feira (05) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci pelo crime de organização criminosa.

Também foram denunciados a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da parlamentar, e os ex-tesoureiros do PT João Vaccari e Edinho Silva.

Na denúncia, Janot sustenta que os acusados formaram uma organização criminosa no Partido dos Trabalhadores para receber propina desviada da Petrobras durante as investigações da Operação Lava Jato.

"Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016 , os denunciados, integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma Rousseff sucessivamente titularizaram a Presidência da República para cometimento de uma miríade [grande número] de delitos, em especial contra a administração pública em geral", sustenta Janot.

Defesa


Petrolândia: Chácara e Balneário N. Sra. da Conceição, de Maria de Biu, abre nesta quinta, feriado de 7 de setembro



Com sol, nublado ou sob chuva, a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como Balneário Maria de Biu, situada às margens do Lago de Itaparica, oferece algumas das mais belas paisagens de Petrolândia, por isso é um dos lugares mais procurados nos finais de semana por quem deseja passar horas agradáveis, na contemplação das águas do rio São Francisco, em um local com serviço de bar e restaurante, parquinho para as crianças e amplo estacionamento.

Neste feriado de 7 de setembro, quinta-feira, o balneário estará aberto para oferecer aos seus frequentadores deliciosas opções em almoços e tira-gostos. Leve a sua família e aproveite o feriado!

Sinalizada com placa na margem da rodovia, a entrada para a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, é localizada na BR-110, entre Petrolândia e Jatobá. Ver no Google Maps.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Balneário Maria de Biu


Petrolândia: Aluno Louhran Santos da EREM Maria Cavalcanti embarca nesta quarta-feira para o Canadá

Louhran Ezecquiel Santos, filho de Cleidinha Santos - coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia - embarca nesta quarta às 14h do Aeroporto Internacional dos Guararapes do Recife, com destino ao Canadá.

O aluno Louhran Ezecquiel Santos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes, localizada em Petrolândia, viaja nesta quarta-feira (6) com destino ao Canadá, através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação.

Ao todo sete estudantes da escola foram classificados, sendo que os demais já embarcaram. Foram eles: Pedro Lucas Santos Ramalho, Alisson Guilherme Ribeiro do Nascimento, Maria Eduarda Matias Monteiro, Samara Emilly, Adrienny da Silva Machado e Ellen Silva Menezes.

Este ano, pelo menos mil estudantes de todo o estado foram selecionados para participar do intercâmbio do PGM, sendo 715 para língua inglesa e 285 para língua espanhola. Criado em 2012, o PGM oferece bolsas de estudo no exterior. Além do curso, alunos recebem seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família com todas as refeições e bolsa mensal de R$ 719.

Notícias relacionadas
>>Petrolândia: Prefeita Janielma Souza recebe alunos da EREM Maria Cavalcanti selecionados no Ganhe o Mundo que vão embarcar para o Canadá
>>Petrolândia: Duas estudantes da EREM Maria Cavalcanti embarcam neste sábado (02) para o Canadá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Cleidinha Santos - coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia


Petrolândia: Festa em louvor do padroeiro São Francisco de Assis celebra os 50 anos da Paróquia


Camisetas da Festa do Padroeiro 2017

Setembro chegou... Para a Igreja no Brasil é o mês que dedicamos à Bíblia. Claro que a Bíblia não se limita a um tempo determinado. Naturalmente é o ano todo...

A Igreja de Petrolândia também se prepara para celebrar o Mistério Pascal de Cristo na vida de São Francisco de Assis, nosso padroeiro. Este ano, nossa Diocese de Floresta trabalha a temática "Ser cristãos em missão" e por isto, em comunhão, também nós iremos trabalhar a mesma temática. Além disto, temos uma razão ainda maior para celebrar, pois são 50 anos de paróquia. Participe conosco! Do dia 24 de setembro a 04 de outubro. A programação já está disponível na Secretaria Paroquial.

Arte: Herbert Claus
Divulgação: Equipe de Liturgia e Comunicação da Festa de São Francisco 2017


Petrolândia: FETAPE debate Projeto Político do Movimento Sindical Rural para 2018 nesta quarta no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir das 15h

O presidente da Federação, Doriel Barros (foto), juntamente com diretores mais diretamente ligados aos Polos Sindicais, dará continuidade ao giro que vem realizando pelo estado. A iniciativa visa ao fortalecimento do diálogo com as lideranças sindicais, na perspectiva da implementação do Projeto Político do Movimento Sindical Rural para 2018. Neste quarta (06), ele estará em Floresta, e em Petrolândia, à tarde.

Num ano em que a conjuntura coloca xeque os direitos dos trabalhadores, especialmente os rurais, a FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) tem realizado um trabalho constante de conscientização de sua base. Audiências públicas, participação em atividades-chave dos municípios e mobilizações de rua são algumas das ações colocadas em prática. Essas estratégias serão reforçadas neste mês, em que acontece o Grito dos Excluídos, em vários cantos do estado, reafirmando a temática: “A vida em primeiro lugar - Por direitos e democracia, a luta é todo o dia”.

Com esse gancho, o presidente da Federação, Doriel Barros, juntamente com diretores mais diretamente ligados aos Polos Sindicais, dará continuidade, a partir desta quarta-feira, ao giro que vem realizando pelo estado. A iniciativa visa ao fortalecimento do diálogo com as lideranças sindicais, na perspectiva da implementação do Projeto Político do Movimento Sindical Rural para 2018. Neste dia 06, ele estará em Floresta, a partir da 8h, onde participará do Grito dos Excluídos, que ocorre na cidade, e em Petrolândia, à tarde.



Assembleia Legislativa de Pernambuco instala Frente Parlamentar em Defesa da Chesf

Foto: João Bita/Alepe

Com a presença de 11 deputados estaduais, foi instalada, nesta terça (5), a Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O deputado Lucas Ramos (PSB) foi eleito presidente do grupo, sendo os deputados Odacy Amorim (PT) e Isaltino Nascimento (PSB) designados, respectivamente, vice-presidente e relator.

A possível privatização da Chesf, que foi tema de audiência pública realizada nessa segunda (4), motivou a criação do colegiado, que tem como objetivo principal discutir os efeitos da medida para Pernambuco. “Criamos uma frente composta por parlamentares de diversos partidos, com a ideia de promover debates, alertar sobre os potenciais problemas e ouvir todos os lados da questão”, resumiu Ramos.


Campanha Sou pela Vida, de Serra Talhada, oferece apoio para prevenção ao suicídio


A sede é em Serra Talhada, mas é oferecido apoio a pessoas de outras cidades também.

Grupo Espírita Cícero
Serra Talhada-PE


Fernando Bezerra Coelho pede desfiliação do PSB e vai para o PMDB


Desconfortável no PSB pela posição do partido em relação ao Governo do presidente Michel Temer, o senador Fernando Bezerra Coelho anunciou na tarde desta terça-feira (5) a sua desfiliação do partido, onde militava havia 12 anos. O senador anunciou, também, o seu ingresso no PMDB, partido que controlará no Estado.

O pedido formal foi entregue ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a quem – e também aos filiados da legenda – Fernando Bezerra agradeceu “pelo apoio recebido em mais de 12 anos de convivência, salientando a importância deste período para a minha trajetória política e pessoal”.

A filiação de Fernando Bezerra Coelho ao PMDB está marcada para as 11h desta quarta-feira (6), na presidência nacional do partido, em Brasília: edifício principal da Câmara dos Deputados, Ala B, Sala 6.

SAÍDA


No último dia da caravana, Lula admite erros e diz que crise começou com Dilma

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao Maranhão

No último dia de sua caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, nesta terça (5), que houve um "erro de dosagem" na política econômica do PT e que a atual crise econômica começou no governo de sua sucessora, Dilma Rousseff. Em auditório no porto público de Itaqui, em São Luís (MA), Lula declarou que foram os excessos da política de subsídios e gastos estatais no governo Dilma que levaram à atual situação da economia.

Paradoxalmente, como solução para sair dessa mesma crise, defendeu que o país gaste agora parte de suas reservas internacionais em dólar e que ofereça mais crédito ao consumo, mesmo que isso faça a dívida pública subir acima do equivalente a 80% do PIB (Produto Interno Bruto).

Lula disse que programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e as desonerações a empresários impulsionaram a economia até 2014 e ajudaram a levar a taxa de desemprego a "um padrão chique, tipo Noruega e Dinamarca". O índice foi de 4,8% na média daquele ano.


Petrolândia: Psicólogo Wellington Andrade atende na MedClinic nesta quarta a partir das 9h00


Dr. Wellington Andrade (psicólogo) atenderá nesta quarta-feira dia 06/09/2017 a partir das 9h00. Agendamentos pelos telefones: (87) 996302907 (87) 996383333 (87) 38511879.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia/Garanhuns: 4ª CIPM enlutada pela morte do Capitão da PM Heitor de Paula

Heitor de Paula (Foto: Assis Ramalho)

Morreu na manhã desta terça-feira (05), no Hospital Monte Sinai, em Heliópolis, bairro de Garanhuns, o capitão reformado da Polícia Militar de Pernambuco, Heitor de Paula.

Heitor estava internado na unidade de saúde e perdeu a batalha para uma hepatite, segundo informações apuradas pela nossa reportagem.

Heitor de Paula prestou serviços por vários anos na 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM) de Petrolândia, onde atuou ainda na patente de tenente.

Pessoa de bom caráter, simpático, e de muitos amigos, Heitor tinha como principal hobby tocar violão. Era um grande apreciador da musica popular brasileira.

À família, parentes, amigos e companheiros de farda de Heitor de Paula, nossos sinceros pêsames. 

Heitor de Paula, em festa com amigos no espaço do bar de César da Feijoada, em setembro de 2012 (Fotos: Assis Ramalho)

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Prefeita Janielma reúne-se com governador Paulo Câmara em encontro intermediado por Alberto Feitosa



O deputado estadual Alberto Feitosa (PR) e a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), reuniram-se nessa segunda-feira (04) com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife. Na ocasião, foram apresentados pleitos de interesse do município, no Sertão de Itaparica.

O encontro, intermediado pelo deputado, foi a primeira reunião entre a prefeita de Petrolândia e o governador, após ela assumir a gestão municipal, devido à renúncia do ex-prefeito Ricardo Rodolfo (PR). 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Assessoria de Alberto Feitosa


Vereador de São Carlos do Ivaí tem perna quebrada durante briga em sessão (vídeo)


O vereador Joaquim Marcos Filgueira dos Santos (SDD), de São Carlos do Ivaí, no noroeste do Paraná teve uma das pernas quebradas durante uma briga na sessão de segunda-feira (4) à noite. Imagens da Câmara Municipal mostram o momento em que o vereador Antônio Marcos Garcia (PSD) joga o microfone em direção a Santos e tenta agredi-lo, dando início ao empurra-empurra.

No vídeo é possível ver ainda que Santos acaba caindo durante a briga. Segundo o presidente da Câmara, Marcos Rodrigues (DEM), neste momento ele tem a perna direita quebrada. Veja as imagens da briga entre vereadores durante a sessão.



Rodrigues explicou também que a briga foi motivada por questões pessoais entre os opositores e que os dois têm desentendimentos antigos e já haviam sido alertados.


Ibimirim recebe Operação Força no Foco


Também com o apoio dos policiais militares, o Corpo de Bombeiros colocará em prática a Operação Bar Seguro (Foto: Grande Rio FM)

Desde o início da manhã desta terça-feira (05/09), o município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, está recebendo as ações da Operação Força no Foco, trabalho integrado desenvolvido pelas Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. Durante a ação, a cidade receberá reforço do efetivo das forças policiais com o intuito de combater os homicídios e tráficos de drogas, além dos demais crimes ligados a essas ocorrências.

Nos dias da ação, a Polícia Civil atuará com equipes táticas empenhadas na instrução de inquéritos policiais de homicídios ocorridos, neste ano, buscando a elucidação da autoria e adoção das demais providências necessárias em relação a essas ocorrências, como a solicitação de novas perícias ou oitivas, caso seja necessário.

Já nas ruas, além de apoiar as ações de cumprimento de mandados junto com a Polícia Civil, os policiais militares intensificarão as rondas e abordagens, assim como bloqueios em pontos quentes das cidades, ou seja, locais conhecidos pelo maior número de ocorrências criminosas. O objetivo é ampliar as abordagens a transeuntes, automóveis e motos nessas áreas, assim como os veículos utilizados para transporte de passageiros.


Câmara aprova mudanças na Lei de Registros Públicos; medida segue para sanção presidencial

Se a lei for sancionada sem vetos, cartórios poderão prestar, mediante convênio, outros serviços à população, como a emissão de carteiras de identidade ou de trabalho.

O plenário da Câmara aprovou hoje (5) a Medida Provisória (MP) 776/2017, que estabelece mudanças nas certidões de nascimento e casamento. Por 156 votos a 106 e uma abstenção, os deputados votaram favoravelmente às alterações na Lei de Registros Públicos.

Entre as alterações, a medida prevê que a naturalidade da criança pode ser o município de nascimento ou a cidade de residência da mãe, desde que seja em território nacional. A opção deve ser declarada no ato do registro do nascimento. Nos casos de adoção ocorrida antes do registro, poderá ser declarada naturalidade no município de residência do adotante.

O texto aprovado em plenário também autoriza os cartórios a prestar, mediante convênio, outros serviços remunerados à população em credenciamento ou em matrícula com órgãos públicos e entidades interessadas, como a emissão de carteiras de identidade ou de trabalho. O convênio deve ser firmado com entidades situadas na mesma região do cartório.


Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Honda Pop 100 2015; interessados devem procurar Euclides Modas

 

VENDE-SE uma uma moto Honda Pop 100, ano  2015 (foto acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Euclides Modas


Plano de Energia do Governo Federal prevê instalação de Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco


A visita do presidente Michel Temer a China, pode estar escondendo uma "tragédia." Trata-se do plano do Governo Federal de instalar uma Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco. Proposta que está na contramão do resto do mundo, que repensa os programas nucleares. Segundo a redação do blog apurou existe o interesse de Investimento chinês que deverá ser de US$ 20 bilhões e ficará sediado em algum estado nordestino por causa do potencial que a região possui. Uma fonte garantiu que a cidade mais bem cotada para sediar a instalação da Usina Nuclear é Itacuruba, localizada em Pernambuco, nas margens do rio São Francisco.

Segundo especialistas, o municipio de Itacuruba reúne as melhores condições porque conta com solo estável, oferta de água em abundância (usada para resfriar os sistemas de geração) e localiza-se nas proximidades das linhas de transmissão da Chesf. O Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco-CHBSF ainda não recebeu nenhuma notificação oficial sobre o assunto.


Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta quarta (06) a partir das 07h00



Dr Paulo Elisio ( Dermatologista), atenderá nessa quarta-feira dia 06/09/2017 a partir das 9:00 dá manhã, ligue já e garanta sua consulta.
(87) 996273816 whatsapp
(87) 996302907
(87) 996383333 whatsapp
(87) 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic


Botijão de gás de cozinha ficará mais caro 12,2% a partir de amanhã


A Petrobras anunciou hoje (5), no Rio de Janeiro, reajuste de 12,2% para o gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, o chamado gás de cozinha, vendido em botijões de até 13 quilos. O aumento foi decidido pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da empresa e começa a vigorar amanhã (6).

Segundo a Petrobras, o Gemp considerou para efeito de ajustes nos preços do gás para uso residencial o cenário externo de estoques baixos, além dos reflexos de eventos climáticos, como o furacão Harvey, na maior região exportadora mundial do produto, que é a cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos, cujos terminais permanecem fora de operação, o que afeta o mercado internacional. Com a menor disponibilidade de gás, os mercados consumidores, inclusive o brasileiro, sofreram aumento de preço.

A estatal afirmou, entretanto, que o reajuste aplicado “não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional”. O Gemp fará nova avaliação do comportamento do mercado no próximo dia 21.


Prefeituras são reconhecidas por boas práticas de gestão da educação

Ação promovida pela Plataforma Conviva Educação aceita inscrições até 17/9

A Plataforma Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br) está com inscrições abertas para sua 3ª Ação de Reconhecimento, que homenageia iniciativas que promovam melhorias na gestão da educação pública municipal. Para participar, as secretarias de educação deverão inscrever, até 17 de setembro, um projeto ou uma prática de sucesso desenvolvida com base no uso do Conviva, plataforma digital de uso gratuito idealizado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e voltada ao gestor da educação municipal e equipes técnicas das secretarias municipais de educação.

Representantes dos 10 municípios finalistas participarão de um encontro formativo, em São Paulo, e concorrerão a uma viagem internacional para conhecer experiências educacionais. O anúncio dos vencedores será em novembro.

As orientações para as inscrições estão disponíveis na página oficial da 3ª Ação de Reconhecimento do Conviva (www.convivaeducacao.org.br/reconhecimento). É imprescindível que o município esteja cadastrado na plataforma e tenha sua conta ativa.


Bacia do São Francisco deve continuar com níveis críticos até final de setembro e ONS quer aumentar vazão de Sobradinho

Além da elevação em Sobradinho (BA) para 670 m³/s, a fim de garantir o armazenamento em torno de 15% do volume útil no Lago de Itaparica, localizada entre Bahia e Pernambuco, e a vazão de 580 m³/s em Xingó, entre Alagoas e Sergipe.

O nível de criticidade hídrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco permanece, pelo menos até o final de setembro. A informação foi transmitida na manhã desta segunda-feira (4 de setembro), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados inseridos na bacia do chamado rio da integração nacional.

De acordo com apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão para os próximos sete dias é de pequena quantidade de chuva apenas na região do Baixo São Francisco. De acordo com a apresentação, a bacia hidrográfica do Velho Chico continua com o pior período hídrico da sua história, devido à forte estiagem registrada desde 2013.

Diante desse cenário, a equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou, como premissas para o quadro atual, a aplicação da defluência em 285 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Três Marias (MG), durante o mês de setembro, além da elevação em Sobradinho (BA) para 670 m³/s, a fim de garantir o armazenamento em torno de 15% do volume útil em Itaparica, localizada entre Bahia e Pernambuco e a vazão de 580m³/s em Xingó, entre Alagoas e Sergipe.


Aprovados em concurso da Petrobras serão chamados imediatamente


Os concursos voltarão a ser rotina na Petrobras, com possibilidade de ocorrer todos os anos, anunciou no mês passado o diretor executivo de Assuntos Corporativos da companhia, Hugo Repsold Júnior. Na segunda-feira (4), a estatal encerrou as inscrições do processo seletivo para 954 vagas (159 imediatas e 795 para formação de cadastro de reserva).

Em entrevista ao G1, o gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, José Luiz Marcusso, disse que as admissões dos aprovados no concurso deverão ser feitas imediatamente. Além disso, segundo ele, a empresa não descarta chamar mais aprovados, caso haja necessidade de convocações além do número de vagas.

As convocações extra só podem ocorrer dentro do prazo de validade do processo seletivo. A validade das seleções da Petrobras é de 1 ano, prorrogável por igual período.


Suicídio: tabu na mídia tradicional bomba na internet

Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre a importância de abordar a questão do suicídio. Dossiê inédito da agência nova/sb traça panorama de como o tema vem sendo tratado nas redes sociais. 

Os números são angustiantes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. Mas o problema é bem maior, por conta do silêncio da sociedade em torno do tema. Se em alguns dos países com maior incidência de suicídio a taxa está estável, no Brasil ela tem crescido.

Esta foi uma das razões que fez a nova/sb, por meio do Comunica Que Muda (CQM), ir a fundo no assunto a partir do que se fala nas redes sociais. Foram capturadas 1.230.197 menções sobre suicídio entre os meses de abril e maio de 2017 nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Durante o período, os destaques foram os expressivos números de comentários sobre o crime virtual da Baleia Azul e a série 13 Reasons Why (Netflix), o que fez o tema alcançar seu ápice de buscas no Google dos últimos cinco anos.

Confira a íntegra do dossiê no: http://dossie.comunicaquemuda.com.br/suicidio

No geral, o jogo Baleia Azul estava na maior parte das menções, com 59,9%. A série 13 Reasons Why, ficou com 26,6%. As menções sobre depressão somaram 7,7%, enquanto os comentários intolerantes em relação ao suicídio ficaram com 4,1%. Outros assuntos somaram 1,7%.


Caminhonete de luxo clonada é recuperada na BR-232, em Serra Talhada

Veículo havia sido roubado em 2015 e portava placas de veículo regularizado  (Foto: Divulgação/PRF-PE)

Uma caminhonete com placas clonadas foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nessa segunda-feira (4), na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Durante uma operação conjunta da Lei Seca, entre a PRF e a Polícia Militar (PM), foi dada ordem de parada a um veículo de luxo e após verificação minuciosa nos caracteres identificadores, a equipe constatou que se tratava de um clone, que portava placas idênticas a de outro veículo regularizado. 

O veículo havia sido roubado em março de 2015, na cidade de Bezerros, no Agreste do estado. O motorista  foi encaminhado junto com o veículo à delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, que irá investigar o caso.

Polícia Rodoviária Federal


Polícia Federal encontra dinheiro em apartamento na Bahia que seria utilizado por Geddel

Dinheiro foi encontrado em apartamento pela Polícia Federal em Salvador (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal encontrou, nesta terça-feira (5), dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) em Salvador. O ex-ministro cumpre prisão domiciliar na Bahia.

Conforme a PF, a Operação Tesouro Perdido deflagrada nesta terça tinha objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão emitido pela 10ª Vara Federal de Brasília. Após investigações decorrentes de dados coletados nas últimas fases da Operação Cui Bono, a PF chegou a um endereço em Salvador, que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como “bunker” para armazenagem de dinheiro em espécie.

Durante as buscas, foi encontrada grande quantia de dinheiro em espécie. Segundo a polícia, os valores apreendidos serão transportados a um banco onde será contabilizado e depositado em conta judicial.

Réu



Codevasf promove parcerias para operação e manutenção em perímetros irrigados no Baixo São Francisco sergipano

Ações incluem recuperação e manutenção de estradas vicinais, limpeza de drenos e execução de pequenas obras e serviços para melhorar o trabalho dos irrigantes (Foto: Frederico Celente/Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ampliou o número de parcerias para a execução de ações de operação e manutenção nos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Em agosto, foram publicados no Diário Oficial da União acordos de cooperação técnica com as prefeituras de Propriá e Telha para realizar ações a fim de melhorar a infraestrutura de uso comum de perímetros irrigados. Em Sergipe, a Codevasf também atua em parceria com as prefeituras de Neópolis e Ilha das Flores.

Os acordos de cooperação firmados com os municípios de Propriá e Telha, com vigência inicial até abril de 2019, visam à realização de ações conjuntas para recuperação e manutenção de estradas vicinais, limpeza de drenos e execução de pequenas obras e serviços com o objetivo de melhorar as condições de vida dos irrigantes. Para a execução das ações, a Codevasf disponibiliza equipamentos de patrulha mecanizada, como caminhão basculante, escavadeira hidráulica e retroescavadeira.


Programa Ganhe o Mundo divulga lista de estudantes classificados para o curso de línguas

Matrículas devem ser confirmadas nesta terça (05) e quarta-feira (06)

A Secretaria de Educação do Estado (SEE), por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), divulgou nesta terça-feira (05) a lista de estudantes classificados para os cursos de idiomas que fazem parte do programa de intercâmbio. São 25 mil estudantes aprovados, sendo 19 mil para língua inglesa e seis mil para língua espanhola.

Os estudantes admitidos para os cursos de idiomas devem confirmar a matrícula nesta terça (05) e quarta-feira (06). Para isso, os aprovados precisam comparecer a unidade de ensino mencionada na listagem divulgada, estando em posse da cópia da listagem com o nome do estudante aprovado, além do número da matrícula.

Uma nova listagem com os nomes dos estudantes remanejados será divulgada no próximo dia 30, portanto os estudantes que estão na situação de reserva precisam ficar de olho nas desistências dos classificados em sua escola e avisar ao gestor, solicitando seu remanejamento!

Confira a lista de classificados no link http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/13924/Planilha%20Geral%20Ranking%20PGM%202017.2%2004-09-17%20-%20PUBLICA%C3%87%C3%83O.pdf

Legenda da listagem
* CLASSIFICADOS (confirmar matrícula hoje e amanhã)
* RESERVA (aguardando desistência para ser classificado)
* NF (não formou turma = Nº insuficiente de alunos inscritos)


Isaltino Nascimento lamenta avanço de proposta que muda política de atenção básica

“Mais um ataque às conquistas do povo brasileiro”, assevera parlamentar. Foto: Roberto Soares/Alepe

A aprovação das mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) por uma comissão tripartite formada pelo Ministério da Saúde e pelos conselhos das secretarias estaduais e municipais da área foi criticada pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB) no Grande Expediente desta segunda (4). O líder do Governo na Casa reiterou as críticas feitas anteriormente à proposta e pediu mobilização para barrar a alteração.

“As notícias do Ministério da Saúde e entidades que apoiam a mudança falam em ampliação de recursos e serviços. Mas faltam informações sobre como deverá ocorrer o financiamento”, apontou Nascimento, ao ler um documento sobre o tema feito pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). “O que pode ocorrer é que esses novos serviços sejam feitos com recursos destinados ao Programa Saúde da Família, fragilizando essa ação e prejudicando a grande maioria dos brasileiros que não tem plano de saúde”, complementou.


TCE e MPPE avaliam transparência nas contratações artísticas da Fundarpe

Os servidores Roberta Branco, José Carneiro de Albuquerque, Valquíria Souza Leão e Mirella Guerra, da Divisão de Contas de Autarquias e Fundações (DIAF), representaram o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) em uma audiência promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a finalidade de debater a melhoria da transparência nas contratações de shows artísticos promovidos pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O encontro, que ocorreu no último dia 22 de agosto na sede da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, é parte de um conjunto de audiências, realizadas pelo MPPE, para tratar sobre o tema.

Na ocasião, foram avaliados a necessidade de aperfeiçoamento da carta de exclusividade que fundamenta as contratações de artistas, os modelos de contrato adotados pelo órgão, os valores estabelecidos para contratação e os procedimentos a serem implementados de modo a melhorar a fiscalização dos eventos.


Araripina comemora 89 anos de emancipação política com programação esportiva, cultural, educativa e inauguração de obras

Entre os dias 05 e 11 de setembro, a cidade de Araripina terá diversas ações alusivas às comemorações da emancipação política do município que completa 89 anos. 

A programação terá projetos educativos, torneio esportivo, gincana cultural, apresentações artísticas, além do tradicional desfile cívico no dia 11 – data do aniversário da cidade. A Prefeitura de Araripina e as secretarias e autarquias municipais planejaram atividades para movimentar a cidade durante esses dias e também envolver a população nas celebrações. Confira os detalhes da programação da Semana do Município:

Dia 05 (terça-feira)

8h na quadra da AEDA – Torneio de Futsal Mirim com 12 equipes das escolas municipais públicas e particulares.

19h, na sala de vídeoconferência da AEDA – Solenidade de premiação do concurso municipal de fotografia para os 12 alunos vencedores.

Dia 06 (quarta-feira)


Petrolândia: Compesa avisa falta de água nesta terça-feira (5)


A Compesa comunica aos seus clientes em Petrolândia que, nesta terça-feira (05) será suspenso o fornecimento de água devido a vazamento na rede. O retorno está previsto para as 17h, ou  tão logo terminar o serviço.

Desde já, a direção da Compesa em Petrolândia agradece a compreensão de todos.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Compesa Petrolândia


Sobre a privatização da Chesf, Danilo Cabral diz que é preciso romper letargia da sociedade


Para evitar a desestatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), segundo o deputado federal Danilo Cabral (PSB), é preciso romper a letargia da sociedade e ampliar a discussão sobre a matéria. “Só a mobilização de todos os setores sociais, desde os funcionários da empresa à classe artística, fará com que o governo federal reverta a decisão de vender a Chesf”, afirmou o parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, durante audiência pública para debater os efeitos da privatização da Companhia, promovida pela Assembleia Legislativa na manhã dessa segunda-feira (4).

“Através da Frente Parlamentar e com a incorporação de vários atores, vamos encorpar essa luta que é de todos os nordestinos. Precisamos preservar nosso patrimônio, que está sendo dilapidado para sustentar o sistema financeiro internacional”, criticou Danilo Cabral. Ele destacou que a audiência pública foi o primeiro ato de mobilização em defesa da Chesf no Estado. Na próxima semana, será lançada oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf em Brasília.