sexta-feira, 13 de abril de 2018

Ex-vereador é preso por abuso sexual de criança no Sertão de PE


Um ex-vereador foi preso na cidade de Santa Terezinha, no sertão pernambucano, suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 11 anos com histórico de problemas mentais. De acordo com a Polícia Civil, José Adone Batista de Brito é conhecido como 'Quitinga' e atualmente trabalha como protético. A polícia chegou até ele após uma denúncia do conselho tutelar.

Durante a investigação, a equipe da Delegacia de Santa Terezinha também ouviu a vítima com o apoio de uma psicóloga e descobriu que o abuso foi praticado dentro do consultório do ex-vereador. José Adone foi encaminhado à Cadeia Pública de São José do Egito, também no sertão.

JC Online


Petrolândia: Vereador Sílvio Rogério pede à prefeitura instalação de placas de sinalização em cruzamentos perigosos da cidade

Vereador Sílvio Rogério (Foto: Câmara Municipal de Petrolândia)

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na última quarta-feira (11), o vereador Sílvio Rogério (SD) apresentou indicação à Mesa Diretora para a solicitação de instalação de placas indicativas em cruzamentos perigosos da cidade. Veja o documento abaixo, na íntegra.

Indicação nº 04 /2018

O Vereador Silvio Rogério da Silva, abaixo subscrito, Indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, D. Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, a Sinalização com Placas Indicativas, junto ao Cruzamento de algumas Avenidas desta Cidade, em conformidade as especificações em epígrafe.

Justificativa

O pleito em tela, traduz as reincidentes solicitações dos munícipes, especificamente dos motoristas, face ao grande número de acidentes que vem ocorrendo, pela ausência de placas de sinalização, no âmbito das seguintes localidades:

- Cruzamento da Avenida D. Pedro II, com a Avenida José Gomes de Avelar;
- Cruzamento com a Rua da Matriz e Avenida Barreiras ( Esquina com a parte frontal da Escola Jatobá);
- Cruzamento com a Avenida Barreiras e Avenida José Gomes de Avelar (esquina com a lateral da Escola de Jatobá);
- Cruzamento com a Avenida Djalma Wanderley, especificamente junto à Lateral do Posto RICAL.

Do exposto, considerando a solicitação de plena significância, esperamos seja dada atenção especial, razão pela qual, submetemos à apreciação e inconteste aprovação dos Nobres Pares.

Sala das Sessões, em 11 de Abril de 2018.

Silvio Rogério da Silva
Vereador SD

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


Defesa entra com novo recurso no STF para que ex-presidente Lula deixe a prisão


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou, nesta sexta-feira (13), com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. No recurso, os advogados pedem que Lula aguarde em liberdade o fim dos recursos da condenação na ação penal do tríplex do Guarujá (SP).

Lula está preso desde o último sábado (7), na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ele cumpre penade 12 anos e um mês de prisão, a que foi condenado pelo Tribunal Federal de Recursos da 4ª Regão (TRF4), por corrupção e lavagem de dinheiro. Este é o segundo recurso que a defesa do ex-presidente apresenta à Corte desde que Lula teve a prisão decretada, no dia 5 de abril.

No recurso, o advogado Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, sustenta que a decisão do TRF4 que autorizou o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão de Lula é ilegal. Para Pertence, o tribunal extrapolou o que foi decidido na Corte quando do julgamento das ações que permitiram a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.


Petrolândia: Comunidade São Marcos convida para Festa em Louvor do Padroeiro


C O N V I T E 

A Comunidade São Marcos convida Vossa Senhoria e Família a participarem da Festa em honra ao nosso Padroeiro São Marcos Evangelista, que será realizada de 21 a 25 de abril, às 19h30m, tendo seu encerramento no dia 25 com a Santa Missa, presidida por Pe. Luiz e Pe. Giovanni.

P R O G R A M A Ç Ã O

21/04/18 – (SÁBADO) 
ABERTURA: 18h30m. Procissão saindo da Praça da Quadra 06 até a Igreja de São Marcos (Av. Lídia Aragão - Quadra 05).
Preside: Comunidade São Marcos

1ª Noite 22/04/18 (Domingo) – 19h30m. Celebração e Animação: Comunidade São Pedro (Agrovila 01 BL 01)
- Comprometidos pela Fé - JS. 24, 14-24 – SL – 84
- Em seguida, bingo de um bode

2ª Noite 23/04/18 (Segunda) – 19h30m. – Celebração e Animação: Comunidade Apolônio Sales.
- Comprometidos com a Comunidade – At. 16. 11 – SL 133.

3ª Noite 24/04/18 – (Terça) – 19h30m. Celebração e Animação: Terço dos Homens da Matriz.
- Comprometidos com a Família; At 18.1-4; 18-28 – SL 128

25/04/18 (Quarta) – 19h30m. Missa de Encerramento, Presidida por Pe Luiz e Pe. Giovanni.
Animação: Comunidade São Marcos

Todos os dias teremos às 19h00m o terço presidido pelo Movimento Terço dos Homens / Todas as noites teremos Quermesse.

Comunidade São Marcos


Petrolândia: Luciano Voz & Violão, Edy Ferreira e Bruninho Voz & Violão são atrações deste final de semana no Maria Fumaça, cada vez melhor!


No seu fim de semana venha curtir uma boa música acompanhada dos melhores petiscos da Cidade!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, fica localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Divulgação/ Bar e Restaurante Maria Fumaça


"Lula pode ser solto?" é tema do Ponto a Ponto deste sábado



O professor de Direito Penal da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) Davi Tangerino é o entrevistado do Ponto a Ponto deste sábado (14). A entrevista vai ao ar à meia-noite, na BandNewsTV. A conversa, que é conduzida pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, traz assuntos ligados à prisão do ex-presidente Lula, como o foro privilegiado, a confiança nas instituições, a Lava Jato e a mídia.

De acordo com pesquisa do Datafolha (realizada em abril de 2017, com 2.781 respondentes), 70% dos entrevistados dizem que o foro especial por prerrogativa de função, conhecido coloquialmente por foro privilegiado, deveria deixar de existir no País. Já 24% concordam que o mecanismo jurídico usado para julgar pessoas de cargos superiores das esferas municipal, estadual e federal deve continuar em prática no Brasil e 6% não souberam responder.


Enchente atinge cidade de Bodocó, no Sertão de Pernambuco

Dezenas de famílias estão desabrigadas pela enchente que atingiu a cidade, localizada a 640 quilômetros do Recife. Foto: Reprodução/Whatsapp

Moradores da cidade de Bodocó, no Sertão do Araripe, amanheceram a sexta-feira com a cidade inundada. Centenas de famílias estão desabrigadas pela enchente que atingiu a cidade, localizada a 640 quilômetros do Recife. Desde terça-feira que chove no município, provocando o acúmulo de água em açudes, transbordando riachos, ligados a bacia do Brígida.

A força da água derrubou parte da Ponte sobre o Riacho do Pequi que passa sobre a rodovia PE-545. Ela corta o município e leva até a cidade de Ouricuri, também no Sertão. A pista está interditada. O Riacho do Amparo e a Cacimba do Ôco passam próximo a Zona Urbana. Segundo a Agência Pernambucana de de Águas e Climas (Apac) a previsão é de que as chuvas isoladas continuem de forma moderada a forte durante toda esta sexta-feira e ainda no sábado pela manhã.

Moradora de Ipubi, município próximo a Ouricuri, a jornalista Ana Abrantes informa que não consegue contato com nenhum amigo que reside em Bodocó. "Arrecadei roupas, alimentos, água. Eles estão sem telefone, provavelmente sem energia. A principal ponte de acesso caiu, infelizmente. Os mantimentos iremos levar pegando uma estrada por outro acesso". A outra passagem pelo município de Exu, BR 122.


Campus Floresta do IF Sertão-PE disponibiliza 30 vagas para curso gratuito de LIBRAS


O campus Floresta do IF Sertão-PE publicou o edital nº 05/2018 que abre processo seletivo para 30 vagas do curso de Formação Continuada (FIC) de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 160h. O curso tem por objetivo capacitar em Libras os alunos, a fim de favorecer a inclusão dos surdos no convívio social, e divulgar a segunda língua oficial do Brasil.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 17 a 19 de abril de 2018. Os interessados deverão comparecer ao laboratório de Biologia do campus Floresta do IF Sertão-PE, das 8 às 17h, portando Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II do edital nº05/2018); Fotocópia e original da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; Fotocópia e original do CPF; Fotocópia de comprovante de residência atualizado; Fotocópia e original do Histórico Escolar ou Diploma de Ensino Fundamental, Médio ou Superior, ou ainda comprovante que ateste conclusão do ensino fundamental II. O edital pode ser visualizado no link: https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/campus/floresta/604-editais-flo/6340-editais-2018


Petrolândia: Torneio Interescolar de Futsal tem inscrições abertas

Divulgação/Campanha em prol dos Bailarinos rumo a Nova Iorque



Rivaldo é homenageado no Espaço Pernambuco Imortal da Arena de Pernambuco



O jogador de futebol Rivaldo se tornou o mais novo atleta eternizado no Espaço Pernambuco Imortal, na Arena de Pernambuco. O craque estava no estádio para a coletiva de imprensa e o treino do Barcelona Legends, que joga neste sábado (14) contra a Seleção de Pernambuco.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Seturel-PE


Mulher reage a tentativa de assalto e mata suspeito em Fortaleza

Suspeito de tentar assalto foi baleado e ficou caído no chão de avenida em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Uma mulher reagiu a uma tentativa de assalto e disparou três tiros contra o suspeito na noite desta quinta-feira (12) em Fortaleza. Ele morreu no local do crime. Segundo a Polícia Militar, o suspeito abordou a mulher na Avenida Pontes Vieira, no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a vítima é policial militar e sofreu a tentativa de assalto após realizar um saque bancário. O homem ainda conseguiu pegar alguns pertences da soldado e ameaçou matá-la ao reconhecer o fardamento interno.

No mesmo momento, a policial sacou a arma que levava e atirou contra o assaltante, que morreu no mesmo local.


Pedido de investigação contra Aécio é arquivado no STF

O dinheiro teria vindo de um fundo montado por Machado, Aécio e o então senador e presidente do PSDB Teotônio Vilela, para financiar bancada tucana na Câmara e no Senado

O ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar uma das frentes de investigação surgidas a partir da delação de Sérgio Machado — ex-presidente da Transpetro, uma empresa subsidiária da Petrobras — e que envolvia o atual presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). O motivo: já se passou tanto tempo desde os supostos delitos, ocorridos em 1998, que houve prescrição. O pedido de arquivamento foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O depoimento de Machado foi prestado em 6 de maio de 2016. O pedido de investigação foi protocolado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 4 de outubro de 2016, no Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo dia foi devolvido à Procuradoria Geral da República (PGR), que se manifestou outra vez apenas em 2 de março deste ano, pedindo seu arquivamento. Janot disse que o crime de corrupção passiva para fatos ocorridos entre 1998 e 2000 só poderia ser punido até 2016. Fachin concordou.


Deputados Júlio e Zeca tem agenda em Arcoverde, Custódia e Carnaíba


Neste final de semana, os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), ambos do PTB, tem mais uma agenda de entrega de máquinas (tratores) nas cidades de Arcoverde e Carnaíba, além de participarem em entrevistas de emissoras de rádio da região.

Nesta sexta-feira (13), as 09h30, o deputado federal Zeca Cavalcanti vai estar na cidade de Custódia aonde participa de uma edição especial do Programa Ponto de Impacto, na Rádio Custódia FM, com o apresentador Ronaldo Elesbão. Serão duas horas de entrevista abordando temas nacionais, estaduais e da região. O deputado Júlio Cavalcanti tem agenda na cidade de Arcoverde.

Já na tarde da sexta-feira, às 15h30, os parlamentares trabalhistas, ao lado da vereadora Zirleide Monteiro (PTB) e do vereador Heriberto do Sacolão (Podemos) entregam aos produtores rurais da Associação de Agricultores Familiares de Serra das Varas um trator de arado. A promessa foi feita pelos deputados Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti durante a posse da primeira diretoria da associação no ano passado. A entidade foi criada com total apoio da vereadora Zirleide Monteiro. Segundo Zeca Cavalcanti, outras máquinas serão entregues nas próximas semanas em Arcoverde.


PM de PE manda economizar combustível em viaturas e orienta corte de ar-condicionado após 17h; Confira toda as medidas recomendadas


Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) determinou a implantação de ações para reduzir os gastos com gasolina e diesel nas viaturas. Uma das medidas previstas é só permitir o uso do ar-condicionado entre 7h e 17h. Os carros em serviços operacionais devem ser desligados em ocorrências com tempo superior a dois minutos, a não ser que a segurança fique comprometida.

A corporação justifica que as medidas devem ser tomadas para cumprir normas do governo para reduzir despesas e atingir cotas de combustíveis em veículos operacionais e administrativos. Segundo a PM, o consumo nas viaturas de serviço estava aumentando.

Segundo o novo ‘manual do combustível’ da PM, os motoristas devem passar a deixar os carros estacionados por mais tempo. Isso seria possível com a ampliação do número de pontos de parada.

As recomendações foram feitas pelo Comando-Geral aos comandantes de batalhões e aos ocupantes de cargos de chefia da administração. Ao todo, o comando-geral da PM de Pernambuco listou 16 medidas que devem ser tomadas.

A relação, publicada no boletim da corporação de quinta-feira (12), informa que essas orientações devem ser repassadas a motoristas e patrulheiros.

Confira as medidas recomendadas pela PM

Confira as medidas recomendadas pela PM


Assaltantes de banco mortos durante confronto em Ibimirim tinham histórico de crimes, diz PM


Policiais militares detalharam operação ocorrida em Ibimirim, durante coletiva realizada no Recife, nesta sexta-feira (13) (Foto: PMPE/Divulgação)

Caminhonete usada por integrantes de quadrilha de assaltos a banco foi encontrada em Ibimirim, em Pernambuco (Foto: PMPE/Divulgação)


Um dos quatro assaltantes de banco que morreram em um confronto com a Polícia Militar, em Ibimirim, no Sertão pernambucano, na quinta-feira (12), tinha seis mandados de prisão expedidos em Pernambuco, Bahia e Ceará. Segundo a PM, Risomar da Conceição, de 38 anos, era especialista em explosões de agências e integrou quadrilhas que atuaram em vários estados do Nordeste.

Além de Risomar, morreram no confronto João Paulo de Souza e Silva, de 34 anos, José Cláudio Félix de Araújo, de 46 anos, e Bruno Allan Soares, de 22 anos.

Segundo a PM, todos tinham passagem pela polícia por furto qualificado, roubo, explosão e formação de quadrilha. Eles atuavam em seis estados do Nordeste: Pernambuco, Alagoas, Piauí, Sergipe, Bahia e Ceará.

A PM trabalha com a possibilidade de parte da quadrilha ter conseguido fugir. Um carro Fox preto, segundo denúncias, estava na cidade e os ocupantes participariam da explosão do banco. Seriam quatro ou cinco homens, que escaparam quando começou o tiroteio.


São Paulo espera fechar contratação de Everton, do Flamengo, até segunda; confira jogos de abertura do Brasileirão 2018

Everton pode deixar o Flamengo em breve para reforçar o São Paulo; Dos R$ 15 milhões, 50% seriam para o Flamengo e os outros 50% para o representante do atleta, Carlos Leite. Quanto ao investimento destinado ao empresário, há possibilidade de parcelamento em três anos.

A negociação avançada do São Paulo para contratar Everton, do Flamengo, pode ter um desfecho em breve. Ao menos é o que espera o clube do Morumbi. O Tricolor acredita que pode resolver o acordo até segunda-feira.

Nos bastidores, o São Paulo cita uma troca de documentos por um contrato de três anos. Tanto que a presença de Everton é incerta na estreia do Flamengo no Brasileirão, neste sábado, diante do Vitória, em Salvador.

É possível que outro jogador seja envolvido no negócio. Um atleta do São Paulo iria para o Flamengo para abater o valor total da compra.

>>Jogos da Série C também é no Geração 2 em Petrolândia

Blog de Assis Ramalho
Informação: Rede Brasil de Notícias - RBN


Petrolândia: Palmeiras de Caraibeiras goleia o Vitória de Floresta e encaminha vaga à próxima fase da IV Copa dos Campeões 2018


Na noite desta quinta-feira (12), no Estádio Municipal Manoel Anísio da Mota "O Galegão", em Petrolândia, O palmeiras de Caraibeiras goleou o Vitória de Floresta pelo placar de 6 x 1 e deu um grande passo para classificação ao mata-mata da IV Copa dos Campeões 2018.

Os gols que decretaram a vitória do time de Caraibeiras foram marcados por Ânderson (2). Júnior Barrocão (2) Cadinho e Ghigio. Fábio descontou para o time florestano.

Com 100% de aproveitamento no campeonato, o Palmeiras lidera o Grupo A com 6 pontos. Já o Vitória ficou em situação delicada, pois sofreu sua segunda derrota na competição. 

O verdão de Caraibeiras volta a campo no próximo dia 22 contra o Adimec as 16h:00, enquanto o Vitória joga contra o Vila Nova no dia 19 as 20h00.

O campeonato tem sequência neste domingo com dois duelos; 
16h00  - Vila Nova (Petrolândia) X Adimec (Agrovila)
18h00  - Reta (Agrovila) X Canarinho (Caraibeiras)

Veja abaixo os demais jogos da primeira fase

19/04 20h00 Quinta - Vila Nova (Petrolândia X Vitória (Floresta)
22/04 16h00 Domingo - Adimec (Agrovila) X Palmeiras (Caraibeiras)
22/04 18h00 Domingo - C.D (Canidé) X Fluminense (Petrolândia)
26/04 20h00 Quinta - Fluminense (Petrolândia) X Reta (Agrovila)
28/04 20h00 Sábado - C.D (Canidé) X Canarinho (Caraibeiras)

A 4ª Copa dos Campeões/2018 tem a organização do IEC (Instituto Escolinha de Cristo), e o apoio da Prefeitura de Petrolândia, Departamento de Esportes de Petrolândia, Comercial Rocha, Rocha Moto Peças, Vereador Louro do Vidro, Vereador Delano, Vereador Dedé de França, Vereador Evaldo, Vereador Joilton, Professor MV Futsal, Mercado Expresso (Zé Roberto) e Said Souza.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Rosinaldo Santana (Naldinho Cancão)
Fotos: Jair Souza


Petrolândia: Casa de Carne J&R Carne & Cia anuncia preços especiais para este final de semana; confira





A Casa de Carne J&R Carne & Cia, agora com mais espaçoanuncia preços especiais para este final de semana. Também avisa que estará comercializando frango assado no sábado. No domingo, além de frango assado, o cliente tem como opção a carne assada na brasa.

Confira preços

Coxão mole 19.99
Coxão duro 18.99
Paleta 16.99
Fraldinha 13.99
Alcatra 20.90
Patinho 18.99
Lombo 16.99
Costela bovina 12.99
Bisteca suína 11.90
Bisteca bovina 13.99
Maminha 19.99
Picanha 20.50
Bode/carneiro 14.99
Fígado bovino 7.99
Frango 6.99

E muito mais....

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia realiza sua entrega em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Frigorífico J&R.


Comissão da venda da Eletrobras aprova pedidos de Audiências Públicas para a próxima semana

Deputado Danilo Cabral reforçou seu posicionamento contra a privatização, juntamente com a oposição

A comissão do Projeto de Lei 9463/18, que trata da Privatização da Eletrobrás e suas subsidiárias, aprovou, dois requerimentos de Audiências Públicas na reunião que aconteceu no fim da noite de ontem (quarta-feira,11).

O primeiro requerimento aprovado foi feito a pedido do relator da Comissão, José Carlos Aleluia (DEM/BA) e convoca o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, para Audiência Pública a ser realizada na próxima terça-feira (17), às 14h30. Já o segundo, foi solicitado pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE) e outros parlamentares da oposição. A Audiência Pública, que será realizada na quarta-feira (18), às 14h30, pede a convocação do ex-presidente da Aneel e representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Nelson Hubner; João Bosco, ex-presidente da Chesf; Gustavo Teixeira, representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos; Dorival Gonçalves Junior; Gilberto Berchiovici; José Alberto Rocha e Joel Kruger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.


Casal é encontrado morto dentro de carro em Gravatá, PE


A polícia investiga o assassinato de um casal encontrado morto dentro de um carro próximo a PE-78, na Rua Amaro Lins de Andrade, no bairro de Nossa Senhora das Graças, no município de Gravatá, no Agreste. As vítimas são o motorista de aplicativo Kárcio Felipe Neves de Lima, 27 anos, e a sua mulher, Leonilda Moura Vasconcelos, 32, que moravam em Caruaru. 

Peritos do Instituto de Criminalística acreditam que o casal foi assassinado por alguém que estivesse no banco de trás do veículo, uma vez que a direção dos disparos encontrados na lateria do carro, partiram de dentro para fora. Segundo a Polícia, o crime ocorreu por volta do meio-dia da última quinta-feira.

As vítimas morreram no local. A motivação e a autoria do crime são desconhecidas até o momento. Mas a polícia já informou que o motorista de aplicativo já possuía antecedentes criminais pela Lei Maria da Penha e posse de drogas.


Resultado provisório do teste físico do concurso dos bombeiros de AL é divulgado; confira


A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou na manhã desta sexta-feira (13) o resultado provisório do teste de aptidão física dos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM).

Os cargos são para oficial e soldado combatente . O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Clique aqui para ter acesso ao arquivo com a lista provisória dos nomes aprovados – página 55 à 57

Os candidatos podem entrar com recurso contra o resultado provisório das 9 h do dia 16 de abril de 2018 às 18 h do dia 20 de abril no site da Cespe por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.



Chuva muda o cenário no Interior de Pernambuco

O reservatório do Inardo, em Iguaraci, no Sertão, não recebia água de chuva havia 14 anosFoto: José Antonio Silva / Divulgação

Até a água, bem natural comum do planeta e consenso em toda humanidade devido a sua necessidade, tem lá suas controvérsias. Em Pernambuco, enquanto a população da Região Metropolitana sofre com os efeitos da chuva deste mês (no ano passado as principais regiões afetadas foram a Zona da Mata Sul e o Agreste), no Interior os habitantes comemoram o aumento no nível de água acumulada nos reservatórios. Esse fenômeno, como explica a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), abranda a crítica situação de estiagem que castigou o Nordeste nos últimos seis anos. A mudança, favorável, no mapa da seca na região é bastante animadora, embora o acúmulo de água ainda esteja bastante aquém do mínimo ideal.

Morador do município de Iguaraci (a 355 quilômetros do Recife), o funcionário público federal José Antonio Silva, 63 anos, é um dos moradores que comemoram essa mudança na paisagem no Sertão do Pajeú. Ele enviou para a Folha de Pernambuco imagens do reservatório do Inardo, localizado no sítio Poção, no distrito de Jabitacá, em Iguaraci. Segundo José Antonio, há 14 anos o reservatório não recebia águas de chuva, há seis anos estava completamente seco e agora está a cerca de 1,5 metro para sangrar. Em 2017, a Folha mostrou o local sem uma gota d’água. “A maioria dos rios da região - Poção, do Agreste, do Poço Comprido e do Morcego - estão com água”, constatou o servidor. Na cidade de Afogados da Ingazeira, a maior barragem, de Brotas, está sangrando. Já no estado da Paraíba, perto da cidade de Monteiro, oito açudes estão sangrando. Todos os reservatórios que ficam na cabeceira do rio do Poção estão sangrando, contou.


Gonzaga Patriota recebe título de cidadão de Tuparetama


O deputado federal Gonzaga Patriota recebeu, nessa quarta-feira (11), por indicação do vereador Diógenes Patriota, o título de cidadão de Tuparetama, município o qual destinou, em emendas parlamentares, R$ 1.730.000,00 para a construção de ciclovia, academia de saúde, aquisição de 3 tratores equipados, construção da quadra de esportes da escola Ernesto de Souza Leite, entre outras ações. "Recebo este título com imensa honra e alegria. Continuarei lutando por Tuparetama com empenho e dedicação", disse o parlamentar. "Agradeço a todos os vereadores pela unanimidade em favor do título recebido", acrescentou

Com mais essa honraria, Gonzaga agora soma 72 títulos de cidadão, recebidos no estado de Pernambuco, além de outros 35 na Bahia, sendo 30 na área do futuro estado do Rio São Francisco, cujo projeto é de sua autoria e está pronto para ser aprovado. O socialista também possui títulos em Minas Gerais, Goiás e Ceará. em Minas Gerais, Goiás e Ceará.

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Assessoria de imprensa


Avós levam neto para entregar uma tartaruga muçuã à CPRH

O pequeno réptil – uma tartaruga de água doce – foi encaminhado ao Cetas Tangara e em breve retorna à natureza (Foto: Divulgação/CPRH)

Uma tartaruga da espécie muçuã, também chamada de jurará (Kinosternon scorpioides), foi entregue à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) no fim da tarde da quarta-feira (11) pelo garoto Ayrton Lucas, 7 anos, e seus avós Silvana Martins e José Brasil. O réptil, com aproximadamente 13 centímetros de casco, recebeu os cuidados do menino e da sua família desde o domingo (8), no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife.

O animal foi dado como presente para o garoto por uma senhora no domingo. Imediatamente após mostrá-lo aos avós, o bichinho recebeu cuidados. A tartaruga foi alimentada com coentro, tomate e pão molhado, também sendo colocada em um recipiente com água. Mas, também de imediato, o avô José Brasil disse que pesquisou na internet órgãos que cuidassem de animais silvestres para que ele tivesse o destino correto. Assim, decidiu levar o muçuã – pequena tartaruga de água doce – à CPRH.


Morre universitária baleada na cabeça a caminho do trabalho em Fortaleza

Cecília foi baleada na cabeça em Fortaleza (Foto: Reprodução)

Morreu no início da noite desta quinta-feira (12) a estudante universitária Cecília Rachel Gonçalves Moura, de 23 anos, baleada na cabeça na manhã quando ia à à 3ª Promotoria de Justiça, do MInistério Público Estadual, onde a estudante trabalhava como estagiária. Cecília sofreu uma parada cardiorrespiratória. A morte da garota foi confirmada às 18h50 desta quinta-feira.

O crime ocorreu por volta das 8h30 desta quinta. Após o tiro, a garota perdeu o controle do veículo e colidiu com um muro na Rua Onofre Sampaio Cavalcante.

Dois homens foram presos, e um adolescente foi apreendido na tarde desta quinta suspeitos de envolvimento no crime. O veículo utilizado pelos suspeitos também foi apreendido.

Eles foram detidos na Rua Capitão Gutemberg, no Bairro Cidade dos Funcionários, após buscas dos policiais.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social não divulgou a motivação do crime. Uma fonte da Polícia Militar informou ao G1 que trabalha com duas hipótese: homicídio ou latrocínio, que é quando o criminoso rouba e mata a vítima.


Presidente de Câmara é preso no RJ com R$ 155 mil na banheira

Dinheiro estava escondido na banheira da casa do presidente da Câmara de Petrópolis
Vereador Paulo Igor foi preso dentro de casa, em petrópolis, no RJ 

O presidente da Câmara de Petrópolis, Paulo Igor Carelli (MDB), foi preso na operação contra crimes de fraude em licitação e peculato na manhã desta quinta-feira (12). O vereador Luiz Eduardo Francisco da Silva, o Dudu (PEN), também é alvo de mandado de prisão, mas não foi encontrado.

A Operação Caminho do Ouro é realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Delegacia Fazendária (DELFAZ). Na casa do presidente da Câmara foram apreendidos R$ 155 mil e 10.300 dólares. O dinheiro estava escondido na bomba da banheira de hidromassagem, em uma gaveta da mesa de cabeceira e dentro de um carro.

Os valores estavam separados e com bilhetes com nomes e iniciais. A polícia vai investigar quem são as pessoas e se elas estariam envolvidas no esquema.

Paulo Igor foi preso em casa e levado para a Polinter, no Rio de Janeiro. Ele vai passar por exame de corpo de delito antes de ser encaminhado ao presídio. A equipe também esteve na casa do vereador Dudu, mas não havia ninguém no imóvel. A operação, encerrada por volta das 11h, cumpriu ainda cinco mandados de busca e apreensão na Câmara, nas residências do presidente da Câmara, na casa de um empresário, onde apreendeu R$ 238 mil, e na empresa Elfe Soluções em Serviços LTDA.


Conta de água mais cara a partir de maio em Pernambuco


A conta de água e esgoto vai ficar mais cara em Pernambuco. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Pernambuco (Arpe) homologou o reajuste de 2,78% nas tarifas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Os novos valores entram em vigor no dia 12 de maio.

Com o aumento autorizado, uma conta de R$ 100 vai subir para R$ 102,78. A autorização da cobrança dos novos valores pelos serviços de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco nesta quinta-feira (12).

A Arpe informa que este será um aumento provisório, uma prática pouco comum em Pernambuco. Isso ocorreu por causa de uma solicitação da Compesa, que pretende reavaliar todo o sistema para pedir um reajuste definitivo ainda este ano.


Com viagens de Temer, Maia e Eunício ao exterior, Cármen Lúcia assume Presidência nesta sexta-feira

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte nesta quinta-feira (12) (Foto: Carlos Moura/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assume a Presidência da República nesta sexta-feira (13). Segundo o STF, Cármen Lúcia deverá despachar do Palácio do Planalto, sede da Presidência.

A ministra tem previsão de ficar no exercício da Presidência entre a tarde desta sexta e o sábado, já que o presidente Michel Temer vai ao Peru para participar da Cúpula das Américas.

Como o Brasil não tem vice-presidente no momento, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, são os seguintes na linha sucessória. Contudo, eles também realizam viagens ao exterior.

Rodrigo Maia embarcou nesta quinta (12) para o Panamá. Lá, ele participa de reunião do Parlatino, o parlamento latino-americano. A previsão é de retorno também no sábado.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 13 de abril de 2018

 
 
 
 
Nesta sexta-feira 13 de abril de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país.

A Tarde
TJ-BA convoca 41 aprovados em concurso de 2014

Correio da Bahia
9,9 mil baianos terão que fazer perícia para não perder benefícios do INSS
Tribuna da Bahia
Jaques Wagner defende Lula, mas não descarta outro nome
O Globo
STF adia julgamento de habeas corpus de Maluf para próxima quarta. Palocci continua preso
O Dia
Diretor de cadeia é preso por facilitar transferência em troca de sexo
Extra
Salário mínimo deve chegar a R$ 1.002 em 2019, segundo proposta do Governo Federal
Folha de São Paulo
Não tiramos Alckmin da Lava Jato, ele não estava nela, diz vice-procurador-geral
O Estado de São Paulo
Ex-ministros querem tirar investigação da Lava Jato e miram Justiça Eleitoral
Correio Braziliense
STF reconhece cotas raciais para concursos públicos das Forças Armadas
Valor Econômico
Governo prevê déficit fiscal de R$ 139 bi em 2019
Estado de Minas
Ciro Gomes pede autorização à Justiça para visitar Lula
Jornal do Commercio
Polícia do PR identifica de onde vieram tiros contra caravana de Lula
Diário do Nordeste
Morre universitária baleada na cabeça em parque de Fortaleza
Zero Hora
STF mantém julgamento de denúncia contra Aécio para terça-feira
Brasil Econômico
Projeto que libera FGTS a quem pede demissão é aprovado, mas governo quer barrar


Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.


Humberto vai ao Interior defender a liberdade de Lula


O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), viaja nesta sexta feira (13) para o Interior do Estado, onde tem encontros com lideranças políticas locais para organizar uma série de ações em apoio a Lula. A ideia do senador é ampliar as ações em apoio ao ex-presidente em todos os municípios de Pernambuco.

“Vamos percorrer o Estado defendendo o presidente que mais fez pelo nosso Estado e que hoje é vítima de uma das maiores injustiças políticas da história do nosso País. É um preso político, um condenado sem provas. Mas, se os adversários acham que a gente vai se calar diante das adversidades, eles estão muito enganados. É na dificuldade que reunimos mais forças, que ampliamos o grito e denunciamos os absurdos que estão acontecendo nesse País. Como disse o próprio presidente, não podem aprisionar uma ideia”, afirmou o senador.