domingo, 7 de março de 2021

Petrolândia está sorrindo! já está funcionando na cidade a ODONTO PRIMUS uma das maiores clínicas do Brasil

 






Odonto Primus, nova parceria de anúncio do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio AO LADO DE VAVÁ DO OURO - AGENDA PARA CONSULTAS 87 - 9.9968-3998. 

Já está funcionando na cidade de Petrolândia  uma das maiores redes de clínicas odontológicas do Brasil a Odonto Primus . A Odonto está em 9 estados do Brasil oferecendo o que tem de melhor na odontologia nos serviços de restauração , tratamento de canal , estética , implantes , limpeza , extração dentaria , lentes de contato , harmonização facial , clareamento dentário.

A Odonto Primus está ocalizada na rua São Francisco ,07 - próximo a loja de Vavá do Ouro

Contato (87)9.9968.3998





Redação do Blog de Assis Ramalho

Armando Monteiro filia-se nesta segunda-feira (08) ao PSDB

Armando Monteiro em entrevista a Assis Ramalho (Fotos/arquivo: Lúcia Xavier)

Com uma trajetória reconhecida na vida pública –ministro do Desenvolvimento, deputado federal e senador por Pernambuco-, Armando Monteiro Neto filia-se nesta segunda-feira (08) ao PSDB. O ato também marca a posse da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, como presidente estadual do partido.

Em virtude da pandemia da Covid-19 o encontro, que contará com a presença do presidente nacional Bruno Araújo, será reservado respeitando todos os protocolos de segurança que o momento exige. Participam de forma remota da reunião filiados do PSDB e lideranças do grupo político de Armando Monteiro. Assim que possível, será promovido ato político mais amplo, com participação de lideranças locais e nacionais.

Além da atividade político-partidária, Armando Monteiro também já foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e também presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sempre defendendo o setor produtivo brasileiro, os pequenos e micro empresários e a geração de emprego e renda.

Assessoria de Comunicação de Armando Monteiro

Petrolândia: Confira os novos horários de funcionamento da Loja Franckeletro

 

Prezados Clientes Franckeletro, devido ao decreto estadual informamos nosso horário de funcionamento para melhor atendermos. Certo de sua escolha pela loja que tem como o lema Simplicidade do lar, estamos trabalhando para que a comodidade esteja sendo procedida da melhor forma nessa época de restrição. Desde já agradecemos seu apoio e confirmamos nosso compromisso com você.

Loja Franckeletro

Com 16% da população vacinada, média móvel de casos de Covid-19 nos EUA cai 75% em relação a janeiro


Nos Estados Unidos, a média móvel de novos casos de Covid-19 diminuiu 74,9% no início de março, em comparação ao maior pico registrado no mês de janeiro deste ano.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o índice de 249.360 contaminações (11 de janeiro) caiu para 62.555 (3 de março).

O órgão de saúde americano afirma também que a média semanal de internações de pacientes com coronavírus teve queda de 67%: de 16.540 (9 de janeiro) para 5.490 (2 de março).

Vacinas para todos até maio, diz Biden

O programa da vacinação americano começou em 14 de dezembro de 2020. Desde então, foram 82,6 milhões de doses aplicadas. O país tem conseguido imunizar, por dia, cerca de 2 milhões de pessoas.

De acordo com o presidente americano, Joe Biden, o país terá vacinas para todos os adultos até maio — dois meses antes do previsto.

Por G1

Pfizer confirma que governo brasileiro rejeitou oferta de 70 milhões de doses de vacinas




A farmacêutica Pfizer confirma que o governo brasileiro rejeitou a oferta de 70 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 já em agosto de 2020, de um total de três propostas.

Em nota divulgada em 7 de janeiro, o laboratório diz que a proposta inicial encaminhada em 15 de agosto previa a entrega de doses já em dezembro de 2020 e que, com base em acordo de confidencialidade firmado em julho de 2020 com o Ministério da Saúde, não poderia
comentar detalhes da negociação em curso.

Reportagem publicada neste domingo (7) na Folha de S.Paulo detalha as três ofertas. Do total de doses prometidas, 3 milhões estavam previstas até fevereiro, ou o equivalente a cerca de 20% das doses já distribuídas no país até agora.

Embora tenha feito reuniões anteriores com representantes do governo, a farmacêutica fez a primeira oferta em 14 de agosto de 2020, segundo informações obtidas pela Folha. A proposta previa 500 mil doses ainda em dezembro de 2020, totalizando 70 milhões até junho deste ano.

A Pfizer aumentou a oferta inicial quatro dias depois, elevando para 1,5 milhão o número de doses ainda em 2020, com possibilidade de mais 1,5 milhão até fevereiro de 2021 e o restante nos meses seguintes.

Sem aprovação do governo, uma nova proposta foi apresentada em 11 de novembro. Com o passar do tempo, governos de outros países foram tomando o lugar do Brasil, e as primeiras doses ficariam para janeiro e fevereiro –2 milhões de unidades.

Nesta semana, diante do agravamento da crise e do aumento da pressão de governadores, o Ministério da Saúde Saúde anunciou que prepara contratos com Pfizer, Janssen e Moderna para obter 151 milhões de doses entre maio e dezembro de 2021.

O contrato com a Pfizer deve ser assinado nos próximos dias, depois que o presidente Jair Bolsonaro sancionar projeto de lei aprovado pelo Congresso que cria um ambiente jurídico mais favorável para que as cláusulas exigidas pela farmacêutica sejam atendidas, como a que isenta a empresa de responsabilidade por eventuais eventos adversos.

Por Folhapress

Governo de Pernambuco convoca 146 concursados por meio da Secretaria Estadual de Saúde


O Governo de Pernambuco anunciou neste sábado (6) a convocação de 146 concursados por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), para reforçar os serviços ligados à rede estadual de saúde, com foco no reforço da assistência hospitalar, além das áreas administrativas e ações da Agência Pernambucana de Vigilância em Saúde (Apevisa), além de hospitais estaduais.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial (DOE) deste sábado, totalizando 3.182 concursados chamados desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Dos 146 trabalhadores convocados, 7 são médicos, 80 de outras profissões de nível superior (analistas em saúde), 40 de nível médio (assistente em saúde) e 19 fiscais de vigilância em saúde para atuação na Apevisa.

Neste chamamento, a SES-PE ampliará o quadro de pessoal de áreas administrativas da sua sede e das Geres. A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (Esppe) e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) também foram contemplados com vagas.

“O governador Paulo Câmara tem atendido constantemente nossos pedidos por nomeação de profissionais concursados para a rede ligada à SES. Para se ter uma ideia, juntando todas as convocações, já são 1.152 médicos nomeados, representando 36% de todos os convocados. Neste chamamento, além da rede hospitalar, ainda temos um olhar para as áreas técnicas da nossa Secretaria e Geres, de cargos indispensáveis para a produção e análise de dados, além de monitoramento da rede. A Apevisa também foi contemplada para reforçarmos as ações de fiscalização e vigilância”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Na nomeação, há vagas para os hospitais da Restauração (HR), Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV), Correia Picanço (HCP), Geral de Areias (HGA) e Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP), no Recife; Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Mirueira, em Paulista; Fernandes Salsa, em Limoeiro; Regional do Agreste (HRA) e Jesus Nazareno, em Caruaru; Dom Moura, em Garanhuns; Inácio de Sá, em Salgueiro; Professor Agamenon Magalhães, (Hospam) em Serra Talhada; e Belarmino Correia, em Goiana.

Estão sendo chamados médicos das especialidades de clínica geral, neurologia e tocoginecologia. Entre os analistas em saúde, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, sanitaristas, contadores e analistas em educação em saúde. Já entre os assistentes, técnicos de administração e de necropsia. Os fiscais de vigilância em saúde são formados em enfermagem, farmácia e nutrição.

Além dos 3.182 aprovados em concurso público, a SES-PE também convocou 5.348 profissionais aprovados em seleções simplificadas, totalizando mais de 8,3 mil profissionais. Entre as seleções, atualmente, estão sendo chamados 828 trabalhadores de saúde para iniciar suas atividades. Eles foram contactados por e-mail e têm até a próxima terça-feira (9) para fazer o envio da documentação.

Por Folha de Pernambuco

Mortes por Covid-19 crescem 22% e Brasil vive pior semana da pandemia

200 mil mortes Covid-19 ONG Rio de PazA ONG Rio de Paz protesta a respeito das mortes pela Covid-19 no BrasilFoto: ONG Rio de Paz

Epidemias são gerenciadas a partir do que se convencionou chamar de semanas epidemiológicas. A partir do período de sete dias, os especialistas são capazes de mensurar a evolução da doença causadora e estudar as medidas que devem ser adotadas.

Pelos números do Ministério da Saúde, a nona semana epidemiológica de 2021, que começou no domingo (28) e terminou neste sábado (6), foi a mais fatal desde a chegada da Covid-19 ao Brasil. Nos sete dias, morreram 10.104 pessoas, enquanto outras 421.604 foram infectadas pelo novo coronavírus.

O número de mortes representa uma alta de 22,56% em relação à semana anterior, que ocupava o posto de mais letal até então, com 8.244 mortes. Já a oscilação dos novos casos foi positiva em 11,51%, superando a então pior semana, que havia sido a primeira de 2021.

Em entrevista à CNN neste sábado, a cardiologista Ludhmilla Hajjar afirmou que uma das possíveis causas do agravamento do panorama da pandemia são as novas variantes do novo coronavírus, que aparentam possuir uma característica mais transmissível.

“O que nós temos percebido é que, possivelmente, isso deva ser resultado dessa nova variante. É uma forma mais transmissível e, aparentemente, nós estamos tratando de uma doença que tem uma carga viral maior. Isso pode refletir em uma forma mais grave", diz Hajjar.

Outros pontos de alerta para as novas variantes, sobretudo a P1, originada em Manaus, é a possibilidade de infectar mais pessoas mais jovens, que não foram consideradas em um ano de pandemia como sendo grupos prioritários para o tratamento da Covid-19.

A P1 tem a mesma mutação que a variante originada no Reino Unido, onde houve um aumento de casos graves da doença em crianças. Fenômeno semelhante já está sendo visto em São Paulo, com mais internações infantis por Covid-19 em hospitais públicos e privados.
Vacinas

Neste sábado (6), o Ministério da Saúde projetou a disponibilização de 30 milhões de doses de imunizantes contra a doença do novo coronavírus neste mês de março. O aumento em cinco vezes em relação a fevereiro se deve à ampliação da produção nacional de vacinas.

A perspectiva do governo é que o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encaminhem quantidades expressivas de doses das fórmulas de vacinas das quais são parceiras. O planejamento prevê que o Butatan entregue 23,3 milhões de doses da Coronavac, enquanto a Fiocruz disponibilizaria 3,8 milhões de doses da vacina de Oxford.

Ainda em março, é aguardado um carregamento de 2,9 milhões de doses da vacina de Oxford, enviados ao Brasil pelo Covax Facility, o consórcio para a aquisição e distribuição de vacinas associado à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, o primeiro lote de 8 milhões de doses da vacina Coxavin, formulada pelo laboratório indiano Bharat Biotech, não foi listado pelo Ministério da Saúde no planejamento para o mês de março, diferentemente do que havia sido apontado anteriormente pela pasta.

Por CNN Brasil

 

Em vídeo, Fabiano Oliveira faz homenagem emocionante à transição da velha para a nova Petrolândia



Em vídeo, Fabiano Oliveira faz homenagem emocionante à transição da velha para a nova Petrolândia.

Assista acima



CONHEÇA A HISTÓRIA DE PETROLÂNDIA

Petrolândia é um município brasileiro do estado de Pernambuco, localizado às margens do Rio São Francisco, à distância aproximada de 430 km da capital Recife. Segundo dados do IBGE (2017), Petrolândia possui o 21° maior PIB do Estado de Pernambuco com um valor de R$ 1.078.384,71 e seu PIB PER CAPITA é o 7° maior, com um valor de R$ 29.865,53.

Petrolândia é Capital Pernambucana da Coconicultura (ou Cocoicultura), título conferido pela Lei Nº 14.591, de 21 de março de 2012.

Colonização

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1859, em busca de apoio político para sustentar-se no poder, o Imperador D. Pedro II visitou o Norte, mais especialmente a região hoje conhecida por Sertão do Submédio São Francisco, com longa excursão por cidades ribeirinhas entre as atuais margens de Alagoas, Sergipe e Bahia. Da margem onde atualmente está situada Delmiro Gouveia, o Imperador conheceu a cachoeira de Paulo Afonso.

Após a visita, o Dom Pedro II distribuiu títulos nobiliárquicos na região e, tempos depois, autorizou a construção de uma ferrovia na região, que seria denominada Paulo Afonso, para ligar economicamente o Alto e o Baixo São Francisco, separados por obstáculos naturais, como cachoeiras e corredeiras, que impediam o transporte fluvial.

Em Petrolândia foram construídos um cais e uma estação da ferrovia. Esta linha era uma ferrovia isolada das outras e foi construída no início dos anos 1880 - mais exatamente, foi inaugurada em 1883 - para ligar os dois pontos do rio São Francisco onde, entre eles, não era possível a navegação.

A estação local recebeu o nome de Jatobá, nome do povoado onde foi construída. O porto fluvial para receber e embarcar cargas que vinham pelo rio e que seguiam de ou para Piranhas, cerca de 115 km rio abaixo, ponto final da ferrovia, em Alagoas, onde ficava a maior parte da ferrovia, que não cruzava o rio São Francisco, percorrendo sempre sua margem esquerda.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu foi transferida para o povoado de Jatobá, pela primeira vez, devido ao crescimento e desenvolvimento do povoado, causado pela ferrovia. No entanto, as lutas políticas entre grupos da região e mais a construção de outras ferrovias, em Juazeiro e Pirapora, também nas margens do rio, cidades que passaram a ser ligadas por vapores fluviais, o comércio em Jatobá decaiu bastante. Para piorar, em 1906 e em 1919 o rio transbordou e destruiu diversas casas em Jatobá. Como resultado, a sede do município voltou novamente para Tacaratu, em 1928.

Em 1935, Jatobá passou a se chamar Itaparica, nome de uma das cachoeiras próximas. A estação ferroviária mudou de nome também e, em 1943, Itaparica voltou a ser a sede do município. No final desse mesmo ano, mudou outra vez de nome. Passou a ser Petrolândia, em homenagem a Dom Pedro II.

Em 1964, a ferrovia encerrou suas atividades, sob alegação de ser altamente deficitária. Os rumores desse fechamento vinham desde 1942 e somente por pressões políticas a ferrovia continuou funcionando por mais 20 anos.

No dia 6 de março de 1988, a sede administrativa de Petrolândia foi oficialmente transferida para uma a nova cidade, construída às margens da BR-316. O centro da antiga cidade e vários povoados situados em áreas próximas ao rio foram alagados para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, posteriormente renomeada Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A população foi reassentada em bairros da Nova Petrolândia, em agrovilas e projetos de irrigação.

A partir do enchimento do Lago de Itaparica, além das atividades pecuárias e agricultura de sequeiro tradicionais, novas atividades foram implantadas ou cresceram em importância no município, como a piscicultura em tanques redes e a fruticultura irrigada.

Transporte coletivo intermunicipal será suspenso em Paulo Afonso a partir de segunda-feira (8); medida vale até o dia 15 de março


De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (6), estão suspensas a circulação e a saída, a partir da primeira hora de segunda-feira (8), de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, no município de Paulo Afonso.

A chegada desses transportes na cidade estará suspensa a partir das 9h da segunda-feira. A medida vale até o dia 15 de março.

Neste período, será permitida a circulação de transportes rodoviários e hidroviários para deslocamento de trabalhadores, desde que conduzidos para o exercício de atividade profissional.

A medida tem como objetivo conter a disseminação do novo corononavírus no município baiano que contabiliza mais de 600 casos ativos.

Por PA4


Petrolândia/Agrovila 01 do bloco 04: Família comunica o falecimento de Maria Geralcina; sepultamento será hoje às 16h no cemitério do Projeto Icó-Mandantes


Maria Geralcina de Sá, faleceu por volta das 15h e 30m do dia 06/03, no Hospital Regional de Arcoverde. O corpo será velado na sua residência, na Agrovila 01 do bloco 04 e o sepultamento está previsto para às 16h deste domingo (07), no cemitério do Projeto Icó-Mandantes.

 Maria Helena lamenta morte de Maria Geralcina, e exalta o exemplo de mulher que foi
"Maria Geralcina do Icó foi nosso exemplo de mulher guerreira!" afirma
 
Blog de Assis Ramalho
Informação:  Maria Helena