Web Radio Petrolândia

terça-feira, 23 de julho de 2019

Petrolândia: Compesa avisa falta de água no próximo domingo, para lavagem de reservatórios


Próximo domingo dia 28 estaremos suspendendo o fornecimento de água de Petrolândia das 09:00h as 22:00h para lavagem das unidades de tratamento e reservatórios.

Assim que concluir a limpeza o abastecimento voltará ao normal.

Agradecemos a compreensão de todos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação; Escritório da Compesa-Petrolândia


Petrolândia: Homem é assassinado a tiros na Rua Germano da Silva, na Quadra 17


Um assassinato foi registrado no início da noite desta terça-feira (23/07/2019), na Rua Germano Silva, na Quadra 17 de Petrolândia. José Gevenildo da Silva, de 26 anos, foi executado a tiros. Em seguida o atirador fugiu, sem ser identificado até este momento pela polícia.

O atirador disparou contra a vítima, que caiu no local mortalmente ferido.

O local, ponto comercial da rua citada, foi preservado para o trabalho da Polícia Militar, e até o fechamento desta reportagem o corpo ainda se encontrava no local do crime.

A vítima deverá ser encaminhada para o Instituto de Medicina Legal de Petrolina, e o caso vai ser investigado pela Delegacia de Polícia de Petrolândia.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Dra Socorro Carvalho, ultrassonografia, atende na Petroclínica nesta quarta (24); Agende sua consulta


A Petroclínica, situada na avenida Auspício Valgueiro Barros, 436, na Quadra 09 de Petrolândia, informa que Dra Socorro Carvalho (ultrassonografia) atenderá nesta quarta-feira, 24 de julho de 2019.

Mais informações e agendamentos pelos números 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

A Petroclínica também realiza Mamografia Digital


Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Prefeito de Tacaratu, José Gerson, participa de lançamento do Projeto Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto



Com o intuito de lançar um olhar aprofundado para o interior do Estado de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur anunciou o projeto Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto. A iniciativa foi apresentada, nesta terça-feira (23/07/2019), durante um café da manhã, na Sala Pernambuco, no Centro de Convenções, ao trade turístico e secretários municipais.

O evento contou com vários gestores do estado, entre eles o prefeito de Tacaratu, José Gerson (PSB).

O Sertão de Moxotó será a primeira das 12 regiões em potencial desenvolvimento a receber o seminário do Bora Pernambucar. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira, 25 de julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Esportes e Educação de Arcoverde, município que é a porta para o Sertão do Estado. O evento está marcado para começar às 8h, indo até as 13h. Participam da reunião de estreia do Bora Pernambucar representantes do trade turístico e de gestores dos municípios de Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia e da anfitriã, Arcoverde.

“Os seminários Bora Pernambucar dialogam diretamente com a nossa atual campanha de promoção, que busca revelar as belezas de Pernambuco, convidando toda a população a viajar pelo Estado. Criamos um mote forte, utilizando o próprio nome do Estado, e temos sentido uma aderência muito grande dos pernambucanos. Agora será a hora da parte mais institucional, de colocar a mão na massa para pensar, em conjunto com os gestores das cidades, em como trabalhar cada lugar da melhor forma, buscando atrair os visitantes. Vamos percorrer todo o Estado, ouvir as necessidades, e também levar conhecimento”, explica o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Durante os quatro próximos meses de trabalho, a Secretaria de Turismo e Lazer, por meio do Departamento de Estruturação e Destinos Turísticos da Empetur (DET) da Empetur, percorrerá as regiões que compõem o mapa do desenvolvimento – Sertão de Araripe; Sertão do São Francisco; Sertão do Itaparica; Sertão Central; Sertão do Pajeú; Sertão do Moxotó; Agreste Central; Agreste Meridional; Agreste Setentrional; Mata Norte e Sul; Litoral Norte e Sul; e Metropolitana. A ideia é mapear as principais necessidades e potencialidades de cada destino, levantando dados que vão orientar as ações futuras do Turismo no Estado.

Em cada uma das visitas, serão abordados temas como capacitação, estruturação turística, a importância do marketing digital para o sucesso de um destino, e levantadas as principais carências de cada município com relação ao turismo. Os gestores municipais (diretores ou secretários de Turismo) serão os responsáveis por apresentar os atrativos turísticos naturais e culturais dos municípios.

O próximo passo do trabalho será explorar os roteiros e circuitos regionais e os equipamentos mais representativos de cada cidade, fortalecendo a interiorização, aquecendo a economia nas regiões por meio de novos negócios e da geração de empregos no setor do turismo.








Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Morre em São Paulo o jornalista Juarez Soares


Morreu nesta terça-feira, em São Paulo, o jornalista esportivo Juarez Soares, de 78 anos. Ele lutava contra um câncer. "China", como era conhecido, passou recentemente pela RedeTV! e também trabalhou na Globo, no SBT, na Bandeirantes e na Record.

Na TV Globo, Juarez Soares trabalhou como repórter e comentarista esportivo, entre 1974 e 1982. Ele também atuou na Rádio Globo e em outras emissoras de rádio do país.

Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Faculdade Oswaldo Cruz, de São Paulo, e foi casado por mais de 30 anos com a jornalista Helena de Grammont.

Em 1958, com 17 anos, começou a trabalhar na Rádio Cultura de Lorena, interior de São Paulo, transmitindo os jogos do campeonato da Segunda Divisão. Em 1961, transferiu-se para a capital, onde foi aprovado em testes nas Emissoras Associadas, passando a trabalhar como repórter esportivo. Até o ano de 1969, quando foi para a Rádio Globo a convite de Pedro Luís Paoliello, o então diretor de Esportes, Juarez Soares já havia passado também pelas rádios Tupi e Gazeta.

Coberturas esportivas

Em 1974, participou da cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, pela Rádio Globo, transferindo-se a seguir para a TV Globo, onde atuou como repórter e comentarista esportivo até 1982.

Na Globo, em São Paulo, Juarez Soares trabalhou ao lado de locutores que marcaram época na televisão, como Ciro José e Luciano do Valle. Além disso, teve reportagens esportivas vinculadas nos principais telejornais da emissora e fez parte da equipe dos programas Globo Esporte e Esporte Espetacular.

Como repórter da Globo, cobriu a Olimpíada de Montreal, no Canadá, em 1976, a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, e a Copa do Mundo da Espanha, em 1982. Na Copa da Espanha, que a Globo transmitiu com exclusividade, Juarez Soares acompanhou a Seleção Brasileira ao lado do cinegrafista Daniel Andrade.

Comentarista

Ainda na Globo, participou da estreia do telejornal Bom Dia São Paulo, em 1977, onde permaneceu por quase três anos como comentarista esportivo ao lado dos apresentadores Carlos Monforte e Dácio Arruda. Até sair da emissora, após a Copa do Mundo de 1982, conciliaria seu trabalho na televisão com a atuação nas rádios Globo e Excelsior. Na Rádio Excelsior, fez o programa Balancê ao lado de Osmar Santos, no início da década de 1980.

Anos 1990

Em seguida, Juarez teve uma breve passagem pela Rádio Record e depois se transferiu para a TV Bandeirantes, onde trabalhou por 11 anos ao lado de Luciano do Valle, principalmente no programa Show do Esporte. Na TV Bandeirantes, Juarez chegaria a ser o diretor de Esportes, participando ainda da cobertura de três Copas do Mundo – 1986, no México, 1990, na Itália, e 1994, nos Estados Unidos – como comentarista e como responsável pela cobertura jornalística da Seleção Brasileira.

Em 1994, Juarez Soares passou a trabalhar no SBT, onde ficou até o ano de 2000. Na televisão, teve passagens ainda pela TV Record, no programa Debate Bola, e pela TV Cultura, no programa Cartão Verde.

Apesar de ter trabalhado ao longo de sua carreira principalmente no rádio e na televisão, Juarez Soares também atuou como jornalista em outros veículos de mídia, como nos jornais Folha da Manhã e Mundo Esportivo e no site de esportes do portal Terra.

Vida política

Juarez Soares também teve uma participação política destacada em São Paulo. Além de ter sido segundo-secretário do Sindicato dos Jornalistas durante a presidência de Gabriel Romeiro, também foi secretário de Esportes de São Paulo durante a gestão da prefeita Luiza Erundina e vereador de São Paulo. Em 2004, chegou a ser candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Paulo Pereira da Silva.

Em 2001, foi convidado por Milton Neves para participar do programa Debate Bola da TV Record. Em seguida, virou comentarista e chefe de equipe da Rádio Record, ocupando as duas funções até 2011. Desde então, trabalhou como comentarista da Rádio Transamérica, participando dos programas Debate Bola e Papo de Craque, além do programa Estação Futebol, no canal de TV Net Cidade, junto com Dalmo Pessoa e Edmilson Moreira.

Por GloboEsporte.com — São Paulo


São Paulo/Petrolândia: Faleceu na manhã desta terça-feira (23) em São Paulo Dilma Xavier Sandes


Faleceu manhã desta terça-feira (23) em São Paulo, por diversas complicações de saúde, Dilma Xavier Sandes. 

Dilma era irmã de Deusdete Xavier Sandes (Detinho do Acordeon), Luzinete Xavier Sandes, (Lulu) e tia de Kinho dos Teclados, todos residentes em Petrolândia-PE.

Sepultamento será amanhã às 10 horas em São Paulo, lugar onde morava há alguns anos.

As informações são do Blog Petrolândia em Foco (TonyXavier)

Pernambuco convoca 511 agentes para Polícia Civil aprovados em concurso

A Polícia Civil de Pernambuco terá 511 novos agentes. Foto: Reprodução

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (23), a convocação de 511 aprovados no concurso público de agentes da Polícia Civil do Estado. De acordo com a SDS, o ato de formalização do processo será realizado nesta quarta-feira (24), às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, localizado na Praça da República, bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

O início do curso de formação dos agentes está previsto para 12 de agosto. As provas do certame foram realizadas em junho de 2016 e a seleção promoveu vagas para os cargos de agente, delegado e escrivão. De acordo com o edital oficial, disponível na página virtual da banca organizadora do processo seletivo, foram destinadas 500 oportunidades para a função de agente de polícia.

Os candidatos aprovados passarão por um curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Durante a qualificação, os futuros agentes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 600. Mais detalhes sobre a convocação dos aprovados será dada durante a cerimônia.


Por LeiaJa

Caixa divulga novo calendário de pagamento do abono salarial; saiba se você tem direito

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima quinta-feira (25) o pagamento do abono salarial (PIS – Programa de Integração Social) do calendário 2019/2020. Os beneficiários nascidos em julho são os primeiros a receber o benefício. Os pagamentos são de forma escalonada conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Os titulares de conta individual na Caixa com cadastro atualizado e movimentação na conta recebem o crédito automático antecipado. Confira o calendário:

O valor total disponível para esse calendário de pagamentos é de R$ 16,4 bilhões para 21,6 milhões de beneficiários.

O valor do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão pelo 0800 726 0207.

Quem tem direito a sacar?

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018.

Continua depois da publicidade

Quem tem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento. Caso não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta Caixa, o valor pode ser retirado em qualquer agência, apresentando o documento de identificação oficial. O trabalhador com vínculo a empresa pública possui inscrição Pasep, e recebe o pagamento pelo Banco do Brasil.

Por Vera Batista
Jornal Estado de Minas

PF destrói mais de 10 toneladas de drogas em Pernambuco

Polícia Federal destriuiu mais de 10 tonelas de drogas em PernambucoFoto: Divulgação / PF

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco incinerou mais de 10 toneladas de drogas na terceira semana de julho. Os entorpecentes foram apreendidos em mais de 20 operações realizadas pela PF entre janeiro de 2018 e junho de 2019. Entre as drogas destruídas, estavam oito toneladas e 200 quilos de maconha e 808 quilos de cocaína.

De acordo com o chefe de Comunicação Social da PF-PE, Giovani Santoro, a iniciativa é parte de uma série de operações realizadas pela Polícia ao longo do ano: “Durante o ano, são realizadas várias operações de erradicação de maconha, fazendo com que a oferta da droga possa diminuir tanto na capital pernambucana como no Agreste, Sertão e em estados vizinhos”.

“Cada ponto de venda de droga corresponde um núcleo de violência em virtude de que mortes, assaltos, brigas, problemas familiares, formação de gangues estão diretamente ligados ao tráfico de drogas”, disse Santoro.

Em 2019, a PF apreendeu 9 toneladas e 200 quilos de maconha. Segundo a PF, houve um aumento de 600% no número de apreensões de maconha pronta para consumo no Estado. Entre as drogas apreendidas neste ano, cerca de 86,3 quilos foram encontrados no Aeroporto do Recife.

Por: Portal Folha PE

Petrolândia: Últimos dias da Quinzena do Descontão Pisebem; Aproveite e faça economia!


A Pisebem Revestimentos vai zerar os estoques. Chegou a hora de você comprar o melhor em pisos e revestimentos com o menor preço da região. De 15 a 31 de julho, a loja toda estará com 20% de desconto à vista, e nas compras no cartão de crédito são 10% de desconto.

Aproveite! É agora que você vai renovar sua casa! Mas corra porque não vai sobrar nada!

Pisebem Revestimentos sempre presente na realização dos seus sonhos! Fone: 87 99642-4177.

A Pisebem Revestimentos de Petrolândia está localizada na Avenida Manoel Borba, ao lado do Banco Bradesco.

TCE-PE julga legais nomeações de professores feitas pelo Estado


A Primeira Câmara do TCE julgou legais, nesta terça-feira, 280 nomeações de professores feitas em 2017 pela Secretaria de Educação de Pernambuco, referente ao concurso público realizado em 2016, sob responsabilidade do governador Paulo Câmara. O relator dos processos (TC n° 18227351 e n° 18227363) foi o conselheiro substituto Adriano Cisneiros.

Ainda na mesma sessão, o conselheiro substituto Ricardo Ruy Harten julgou legais quatro nomeações feitas pela Câmara Municipal de Brejão (processo n° 18223965) no exercício financeiro de 2018, referente ao concurso público realizado no mesmo ano.

Todos os votos foram aprovados por unanimidade. Representou o Ministério Público de Contas a procuradora Maria Nilda.

Por TCE-PE

Após se sentir mal, cantor Almir Rouche é internado e passa por cirurgia no Recife


Após passar mal, o cantor Almir Rouche foi internado no Hospital Santa Joana, na Zona Norte do Recife, na madrugada desta terça-feira (23). O artista, que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passa por cirurgia após a equipe médica detectar um aneurisma cerebral, segundo o empresário dele, Carlos Ferraz.

Almir Rouche estava com a esposa em um encontro de casais em uma igreja no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, quando passou mal, por volta das 22h da segunda-feira (22). "Ele teve uma convulsão e em seguida desmaiou", afirma o empresário do cantor.

O artista foi levado por amigos para o Hospital Santa Joana, onde ele foi sedado e passa por um cateterismo com o objetivo de estancar o sangramento. Antes da cirurgia, ele estava consciente, segundo a assessoria de Almir Rouche.

Um boletim sobre o estado de saúde do cantor está previsto para ser divulgado pelo hospital após o procedimento cirúrgico, que foi iniciado às 10h.

Homenageado no carnaval

Em 2017, Almir Rouche foi homenageado do carnaval do Recife, ao lado da agremiação Caboclinhos Carijós do Recife. O cantor já esteve à frente das bandas Pinguim e Banda Humm entre os anos 1988 e 2000 e segue há mais de 10 anos em carreira solo.

Entre suas canções mais conhecidas, estão 'A vida inteira te amar', 'Deusa de Itamaracá' e 'Galo, eu te amo'.

Por G1 PE

Governador da Bahia veta PM em inauguração de aeroporto com Bolsonaro


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vetou a participação da Polícia Militar da Bahia na segurança do evento de inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista (518 km de Salvador), nesta terça-feira (23), com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A medida foi criticada por Bolsonaro em uma rede social: "Lamentável a decisão do governador da Bahia que não autorizou a presença da Polícia Militar para a nossa segurança. Pior ainda, passou a responsabilidade de tal negativa ao seu Comandante Geral", disse.

Em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia, o governador afirmou que, como o evento de inauguração passou a ser um ato exclusivamente federal, cabe à Polícia Federal garantir a segurança. "Eu não posso colocar a Polícia Militar para espancar o povo baiano que quer conhecer o novo aeroporto. Quem é popular e tem medo de ir às ruas, fica em seu gabinete. Se o evento é exclusivamente federal, as forças federais que cuidem da segurança do presidente", afirmou.

O governador ainda disse que "quem é governante tem que enfrentar aplausos, beijos, selfies, mas também tem que ter o ônus de às vezes sofrer protestos". "Isso faz parte da democracia." A inauguração do novo aeroporto acontece em meio a uma disputa de bastidor entre governador e o presidente pela paternidade da obra.

A obra do novo aeroporto, que terá capacidade para atender até 500 mil passageiros por ano, foi executada pelo Governo da Bahia. Foram investidos R$ 106 milhões, sendo R$ 75 milhões do governo federal e R$ 31 milhões do governo do Estado.

Os recursos federais, oriundos de emendas da bancada baiana no Congresso Nacional, foram repassados ao governo baiano durante as gestões Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). O último repasse do contrato foi realizado em novembro de 2018, ainda sob Temer.

Descontente com o formato da festa de inauguração, restrito a 600 convidados, sendo 500 deles escolhidos pela Presidência da República, o governador da Bahia informou nesta segunda-feira (22) que não participaria do ato. "A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso", afirmou Costa, que também criticou as declarações do presidente sobre os governadores nordestinos.

"Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia", disse. Os petistas ainda criticaram o cercamento do novo aeroporto com tapumes e a retirada de placas de outdoor do governo da Bahia que divulgavam o aeroporto como uma obra do governo do Estado.

A retirada das placas foi ordenada pelo prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), que é adversário do governador. Em nota, ele afirmou que as placas estavam irregulares.

Por: Folhapress

Ministro de Minas e Energia quer trocar diesel por gás nos caminhões


O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pretende utilizar o programa Novo Mercado do Gás, que será lançado nesta terça-feira (23), como forma de estímulo para que a frota brasileira de caminhões passe a utilizar o gás natural veicular como principal combustível, diminuindo o consumo de diesel e o custo do frete do país.

Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, a frota a gás do país representa apenas 2,2% do total em circulação atualmente. Apenas 10,6% do gás que é comercializado no Brasil é utilizado para abastecer veículos. A maior concentração do produto está nas grandes indústrias e na geração de energia elétrica.

Os planos do governo incluem a substituição de todas as usinas térmicas movidas a diesel a medida que os contratos de fornecimento forem vencendo, realizando assim a substituição por gás. A ideia é baseada na retirada da Petrobras do mercado de transporte e distribuição de gás, atualmente a empresa possui 70% do mercado.

A tendência é que a participação da estatal continue sendo reduzida, já que a venda de sua participação no gás e no refino foi acertada com o Cade entre junho e julho, como uma troca para evitar a punição em dois processos por práticas anticompetitivas.

O acordo firmado prevê a venda de 8 das 13 refinarias da Petrobras, o que significa cerca de metade do mercado de derivados de petróleo. A empresa também precisará vender sua participação em 19 distribuidoras estaduais de gás, além do controle do gasoduto Brasil-Bolícia e os dutos de transporte que ligam as estações de tratamento no continente às plataformas. As vendas precisarão ser concluídas até o fim de 2021.

A ideia do governo é de que quando o Novo Mercado de Gás estiver consolidado, a conversão dos caminhões de carga seja estimulada a fim de atrair investidores na construção de infraestrutura de transporte e distribuição, fechando contratos de fornecimento com a Petrobras, que ficará restrita à produção de gás. O preço deverá cair pela metade.

“Não dá para dizer que haverá subvenção ao caminhoneiro. Não tem isso no momento, mas o preço vai cair tanto com essa expansão, que ficará atrativo fazer a conversão.”

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado estima que a troca faz sentido para os caminhoneiros que rodam mais de 250 km por dia, 22 dias por mês. Nesses casos, o investimento é pago com a redução do gasto com combustível, a economia podendo chegar a 50% sobre o litro de diesel e 65% sobre a gasolina.

Informação: Folha de S. paulo

'Eu amo o Nordeste', diz Bolsonaro em visita à Bahia após polêmica sobre governadores da região

"Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisão entre nós: [divisão por] sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo com um só objetivo: colocar esse grande país em um lugar de destaque que merece."
Bolsonaro desembarca em Vitória da Conquista, na Bahia, para inauguração de aeroporto — Foto: Reprodução/GloboNews

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (23) em evento em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, que ama o Nordeste (veja vídeo acima). A declaração foi dada durante a cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha.

A viagem do presidente é a segunda ao Nordeste desde que ele tomou posse e a primeira após a polêmica causada por declaração sobre governadores da região. Em conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni na última sexta-feira (19), o presidente afirmou que "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão".

"Eu amo o Nordeste, afinal de contas, a minha filha, tem em suas veias, sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado aqui, mais pra cima, o nosso Ceará. Quem é nordestino aqui levanta o braço. Quem concorda com o presidente Jair Bolsonaro levanta o braço. Estamos juntos ou não estamos?", declarou.
"Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisão entre nós: [divisão por] sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo com um só objetivo: colocar esse grande país em um lugar de destaque que merece."

Durante o discurso, Bolsonaro defendeu o respeito às religiões e voltou dizer que, embora o estado seja laico, ele é cristão. A afirmação já havia sido feita por Bolsonaro no início de julho, em evento no Senado, quando disse que indicaria um ministro evangélico para o Supremo Tribunal Federal.

Governador não participou de inauguração

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se recusou a participar do evento de inauguração do terminal aéreo nesta terça por considerá-lo restrito a poucos convidados, “como se fosse uma convenção político-partidária”. Desde o início da manhã, o terminal aéreo estava cercado por tapumes.

Durante o discurso, Bolsonaro disse lamentar que Costa não estivesse no evento e que não tem preconceitos em relação a partidos, mas que não aceitava quem quiser "impor a nós o socialismo ou o comunismo".

Assim como o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), também informou que não participaria da cerimônia em solidariedade à decisão de Costa. Além deles, a filha do cineasta baiano que dá nome ao terminal, Paloma Rocha, se recusou a ir ao evento.

Prefeitos de Salvador e Vitória da Conquista

Os prefeitos de Salvador, ACM Neto (DEM), e de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão (MDB), participaram da cerimônia. Bolsonaro cumprimentou os dois durante seu discurso e deu um recado a ACM Neto.

"Chamo de garoto porque você é muito mais novo que eu. Mais na frente, se Deus quiser, você ocupará a honrosa cadeia que ocupo", declarou.

Bolsonaro reclama da ausência da PM

Nesta terça, antes de embarcar rumo à Bahia, Bolsonaro postou em sua conta no Twitter que o governador Rui Costa não autorizou a presença da Polícia Militar para fazer a segurança na cerimônia. Em resposta, o governador disse que, como o evento é exclusivamente federal, as forças federais devem fazer a segurança do presidente — a PM é uma força estadual.

Nesta manhã, quando Bolsonaro desembarcou no município baiano, pouco antes das 11h, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Exército, além de seguranças particulares, participavam do esquema de segurança da inauguração do aeroporto, que amanheceu cercado por tapumes.

Centenas de pessoas — entre elas apoiadores e críticos de Bolsonaro — se reuniam do lado de fora do aeroporto por volta das 10h30. O clima era pacífico, e um telão foi montado para transmitir a cerimônia.

Por G1

Petrolândia: Loja Sandes Modas promove lançamento da marca Coca Cola; original!


As roupas femininas, de uns anos para cá, deixaram aquele ar mais sério e sofisticado de lado, dando espaço para peças mais coloridas e divertidas, conseguindo ampliar ainda mais os horizontes, criando peças fundamentais para o conforto das mulheres em seu dia a dia.

Na loja Sandes Modas, você vai encontrar roupas de todos os tamanhos e estilos para homens e mulheres. A Loja promoveu no último sábado (20/07/2019) o lançamento da marca CocaCola Jeans.

Marca original! aproveite!

Visite a Sandes Modas e conheça uma loja moderna, com ambiente amplo e confortável, que oferece as mais novas coleções, com as mais atualizadas tendências, com os melhores preços da cidade.

A loja Sandes Modas está localizada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 23, no centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: (087) 3851-1107.

Veja abaixo, fotos do lançamento por meio da beleza das modelos petrolandenses

Petrolândia: Grupo MAAP agradece aos participantes e colaboradores do II Encontro de Conscientização do autismo

  
O grupo MAAP (Mães e amigos de autistas de Petrolândia) agradece a todos que se fizeram presentes direto ou indiretamente do II Encontro de Conscientização do autismo, realizado no Centro Cultural, na última quinta feira (18).
 
Agradecemos também as convidadas Andreza Carvalho e Poliana Simões que se disponibilizaram em dividir seus conhecimentos e experiências conosco, a Secretária Municipal de Educação que nos disponibilizou o espaço do Centro Cultural para que este evento acontecesse.

Grupo MAAP - Mães e amigos de autistas de Petrolândia.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Grupo MAAP

Ações contra o INSS só serão aceitas na Justiça Federal


Uma alteração aprovada no primeiro turno da reforma da Previdência na Câmara pode dificultar o acesso do cidadão para entrar com ações contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Caso o texto seja aprovado no segundo turno pelos deputados e também no Senado da forma como está, abre-se caminho para retirar a possibilidade de processos contra o INSS serem analisados pela Justiça Estadual - que é mais pulverizada e próxima das cidades do interior -, restringindo a competência à Justiça Federal.

Os últimos dados consolidados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que, em relação à primeira instância, enquanto quase a metade dos municípios brasileiros (48,4%) conta com a Justiça Estadual, a Federal está presente em apenas 5% das cidades.

Defensores da mudança, porém, argumentam que não é necessário ir a uma vara da Justiça Federal para abrir um processo, que isso pode ser feito pela internet (leia mais abaixo). Um relatório do TCU indica que, em 2016, enquanto a Justiça Federal recebeu 85% de processos novos previdenciários, a Justiça Estadual foi responsável por receber apenas 15%.

Compensação

A alteração foi proposta no texto da reforma enviado pelo governo ao Congresso. No entanto, esse ponto foi retirado do texto durante a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa da tramitação da reforma na Câmara. A reforma foi aprovada na CCJ no dia 24 de abril e seguiu para análise dos deputados na Comissão Especial, onde também foi aprovada.

No plenário, a brecha para vedar que a Justiça estadual julgue causas previdenciárias voltou ao texto, como compensação à queda da economia prevista com a mudança que o governo negociou na regra de cálculo do benefício das mulheres. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, chegou a falar em economia de R$ 26 bilhões com a mudança. Caso a PEC seja promulgada assim, uma nova lei precisa regulamentar o tema.

Um estudo do Tribunal de Contas da União (TCU), com dados de 2016, aponta que o custo médio da perícia na Justiça estadual é mais elevado, de R$ 395,37, aproximadamente 50% maior que o custo médio na Justiça Federal, de R$ 263,98.

Procurador-geral de Justiça no Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, disse ao Estado que, se virar realidade, a modificação vai criar "uma enorme dificuldade de acesso" ao cidadão. "Vai ficar mais caro para ele entrar na Justiça (em função da distância maior), mais difícil para ir a audiências, para fazer a produção de provas", afirmou. Enquanto existem 324 fóruns de Justiça Estadual no Estado de São Paulo, são 44 da Justiça Federal, de acordo com o Ministério Público de SP.

Segundo Smanio, foi feito um trabalho do órgão para que o trecho caísse. Apesar da votação no plenário, o esforço valeu em parte. Da forma como foi aprovada na Câmara, a reforma não permite que se altere a competência da Justiça Estadual para julgar causas previdenciárias "acidentárias", ou seja, quando o benefício buscado é decorrente de acidente de trabalho.

O procurador destaca que o processamento das causas previdenciárias na Justiça Estadual já é algo tradicional. Ela foi inicialmente prevista em uma lei da década de 60, segundo a qual, nas comarcas do interior onde não funciona vara federal, os juízes estaduais são competentes para julgar o tema. O objetivo era justamente não prejudicar o cidadão, já que, àquela época, a Justiça Federal era praticamente restrita às capitais. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 23 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 23 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Rayra Mendes, Clara Vanessa, Veralice Nunes ,  Lurde Silvia, Sandro Roberto, Ozana Dantas , Jucielly Manoel e  Elisangela Ferreira 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Anvisa deve votar nesta terça novo marco regulatório para classificação de agrotóxicos

Consultas anteriores pediam maior clareza nas obrigações e a aproximação dos critérios de avaliação com os do Sistema GHS — Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve votar nesta terça-feira (23) um novo marco regulatório para avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos. O tema está na pauta de uma reunião com a diretoria da Anvisa que começa às 10h, em Brasília.

O documento da proposta que será colocada em votação não foi divulgado pela agência, mas, entre 2011 e 2018, quatro consultas públicas já foram realizadas sobre o tema. Nessas discussões, segundo o site da Anvisa, houve pedidos para que haja maior clareza nas obrigações da agência a respeito dos agrotóxicos, assim como já é feito com outras substâncias químicas, e para que o Brasil altere sua regulação para se aproximar do que acontece hoje em outros países.

Por TV Globo e G1

MPPE faz operação contra suspeitos de desviar R$ 2,5 milhões do Instituto de Previdência de Orobó

Ex-presidente de Instituto de Previdência de Orobó e mais cinco são presos por desvios

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) desencadeou, nesta terça-feira (23), a Operação Greed, para prender suspeitos de envolvimento em um esquema que teria desviado, a princípio, R$ 2,5 milhões em recursos do Instituto de Previdência Municipal de Orobó (Ipreo), no Agreste do estado. Foram emitidos cinco mandados de prisão e 12 de busca e apreensão.

A operação tem relação com a realizada em novembro de 2018, quando o ex-presidente do instituto, a esposa dele e amigos foram presostemporariamente suspeitos de envolvimento no esquema de concessão de aposentadorias fraudulentas ou inexistentes.

A ação desta terça é comandada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPE) com apoio da Polícia Militar. Além de mandados em Orobó, foram emitidos outros para serem cumpridos no Recife, Abreu e Lima, Paulista e Vitória de Santo Antão.

Também há mandados para João Pessoa, na Paraíba, com apoio do Gaeco do Ministério Público da Paraíba, e em Santa Catarina, com apoio da unidade do MP catarinense em Chapecó. Não foi informado se os mandados para essas localidades são de busca ou de prisão, nem o nome dos alvos.

O balanço da operação, com outros detalhes e informações sobre os alvos, só deve ocorrer na quarta-feira (24).

Investigação anterior

O esquema criminoso alvo da operação desta terça é acompanhado pelo MPPE desde 2015. Segundo os investigadores, o esquema consiste na concessão de aposentadorias fraudadas ou inexistentes em benefício do ex-presidente do Instituto de Previdência, Gustavo José da Silva, da esposa dele, Mirian Gizele de Abreu, e de três amigos íntimos do casal.


Os cinco tiveram mandados de prisão temporária emitidos em novembro de 2018. Segundo os investigadores, o presidente do Ipreo desviava verba das aposentadorias dos servidores da cidade para a esposa e amigos.

A investigação teve início quando funcionários públicos informaram ao Ministério Público sobre a falta de resposta de pedidos de aposentadoria e também que estavam sendo incluídas pessoas jovens, que não são funcionárias públicas e sequer tinham idade para se aposentar.

O MPPE aponta que a organização criminosa utilizava de contatos com empresas para realizar a lavagem de dinheiro, escondendo a origem dos recursos.

Por G1 PE

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 23 de julho de 2019












Nesta terça-feira 23 de julho de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo