quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Anvisa cria norma para volta da venda dos emagrecedores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar nos próximos dias resolução determinando que, para voltarem a ser comercializados, os emagrecedores contendo mazindol, femproporex e anfepramona deverão ser registrados novamente pelos fabricantes na agência reguladora.

Com essa exigência, a Anvisa fará nova avaliação dos remédios, levando em conta a comprovação de eficácia e segurança dos produtos. Segundo a nova norma, aprovada ontem (23) pela diretoria colegiada da Anvisa, as farmácias só poderão manipular os referidos medicamentos depois de registrados na agência.

A Anvisa determina também que o fármaco sibutramina continuará sendo vendido com controle. O médico terá que assinar termo de responsabilidade na prescrição, o paciente assinará termo de consentimento de uso e a receita será retida na farmácia. Se registrados, os outros três emagrecedores terão as mesmas restrições de venda da sibutramina.

Palanque em Bom Jardim une adversários para eleger Paulo Câmara

Mais de seis mil pessoas lotam as ruas em evento da Frente Popular (Foto: Wagner Ramos)

Os dois candidatos que disputaram a Prefeitura de Bom Jardim em 2012 puseram de lado as divergências e dividiram o mesmo palanque, ao lado do candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado). Juntos, eles promoveram, nesta quarta-feira (24), um dos maiores eventos da história política do município, com uma caminhada que parou as ruas da cidade e um comício para mais de seis mil pessoas.

Paulo agradeceu a acolhida calorosa dos moradores, organizada pelo prefeito Miguel Barbosa (PP) e pelo seu adversário na eleição municipal, Sebastião Rufino (PSB). "Unir como vocês fizeram não é fácil. Requer um entendimento de que Pernambuco precisa permanecer no rumo certo, avançando ainda mais. O ex-governador Eduardo Campos tinha um sonho de unir Pernambuco, para poder mudar o Brasil. Bom Jardim atendeu a este desejo e deu um exemplo a todo o Estado", avaliou o candidato.

Dilma diz que Brasil não foi consultado sobre compromisso de desmatamento


A presidenta Dilma Rousseff manifestou-se sobre o fato de o Brasil não ter assinado a Declaração de Nova York, em que 150 países comprometem-se a zerar totalmente o desmatamento até 2030. Ela confirmou a posição declarada ontem pelo Itamaraty de que o governo brasileiro não foi convidado a participar da elaboração do documento e disse que a carta fere a legislação brasileira.

Segundo Dilma, “além de não terem nos consultado”, a não assinatura se deu “também pelo fato de que se contrapõe à nossa legislação”, disse. “A lei brasileira permite que façamos manejo florestal, muitas pessoas vivem do manejo florestal, que é o desmatamento legal sem danos ao meio ambiente. Nas beiras, principalmente pelas populações tradicionais, você pode ter o manejo florestal”, justificou a presidenta, em entrevista a jornalistas em Nova York, depois de discursar na 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Dilma voltou a se manifestar contrario às ações militares dos Estados Unidos na Síria e a qualquer solução que não seja diplomática para a resolução de conflitos. Ela também considerou "fundamental" a reforma do Conselho de Segurança do órgão. Nesta manhã, ao abrir os debates da assembleia, a presidenta disse que as intervenções militares mundo afora não têm sido capazes de eliminar conflitos na Síria, entre Israel e Palestina, e no Iraque. Na entrevista, foi mais enfática.

Consulta popular por reforma política tem mais de 7 milhões de votos


Participaram do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político 7,75 milhões de pessoas, segundo o resultado divulgado hoje (24). Desse total, 6,95 milhões votaram em urnas físicas e 1,74 milhão pela internet. As manifestações favoráveis à convocação de uma assembleia exclusiva para reforma política somaram 97,05% do total, as contrárias, 2,57% e 0,38% foram votos brancos e nulos.

A votação feita entre os dias 1º e 7 de setembro faz parte de uma campanha organizada por movimentos sociais para a convocação de uma assembleia constituinte para fazer alterações nas leis referentes ao sistema político. A votação, que na prática é apenas uma consulta, é uma forma de pressionar o Congresso Nacional para a convocação de um plebiscito com valor legal sobre o tema.

“A estrutura do poder político no Brasil e suas 'regras de funcionamento' não permitem que se avance para mudanças profundas. Apesar de termos conquistado o voto direto nas eleições, existe uma complexa teia de elementos que são usados nas campanhas eleitorais que 'ajudam' a garantir a vitória de determinados candidatos”, diz o texto que explica a proposta na página do plebiscito popular.

No Agreste Setentrional, Paulo destaca simbolismo da Frente Popular

Candidato repete passos de Eduardo Campos em Glória do Goitá e Feira Nova (Foto: Wagner Ramos)

Ao iniciar um giro pelo Agreste Setentrional, nesta quarta-feira (24), o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB) passou por duas cidades que fazem parte da história da Frente Popular, e foi recebido por lideranças que sempre estiveram ao lado das forças progressistas do Estado. O ex-prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes, e o prefeito de Feira Nova, Doutor Nicodemos (ambos do PSB), estiveram entre os primeiros a apoiar Eduardo Campos, na eleição de 2006. Com eles, Paulo repetiu caminhadas e comícios por locais que marcaram o início da jornada do ex-governador.

"São eventos que carregam o simbolismo da Frente Popular, remetem à forma como Miguel Arraes e Eduardo Campos faziam campanha, e que representam um legado que eu e outros políticos desta nova geração queremos honrar", explicou o candidato ao Governo.

Em Feira Nova, Paulo ouviu do prefeito sua confiança de que, como governador, continuará dando a atenção ao município, da mesma forma que fez Eduardo. O candidato garantiu que a parceria de sucesso vai continuar. "Doutor Nicodemos, a quantidade de pessoas que você reuniu aqui, em uma quarta-feira à tarde, mostra a liderança que você tem e a gratidão que a população lhe devota. Você, que tanto fez por Feira Nova e que tanto mais fará, com a minha ajuda, a partir de 2015", elogiou o socialista.

Observatório do PNE disponibiliza dados de municípios brasileiros


Para facilitar o acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), o site Observatório do PNE, que reúne informações sobre cada meta e estratégia do plano, disponibilizou hoje (24) números dos municípios brasileiros. Eles somam-se aos dados já disponíveis do país, dos estados e das regiões. É possível, por exemplo, conhecer, por cidade, dados dos ensinos fundamental, médio e superior, de educação profissional, entre outras questões abordadas no plano.

De iniciativa de 20 organizações ligadas à educação, o portal é coordenado pelo movimento Todos pela Educação. Com a atualização, é possível fazer, por localidade, o download de dossiês completos de um ou mais indicadores. Também foi criada uma página sobre a Lei do PNE, com uma linha do tempo mostrando eventos importantes desde o início de sua tramitação, incluindo os principais acontecimentos de sua vigência.

Sancionado este ano, o PNE estabelece 20 metas que terão de ser cumpridas até 2024. Entre as diretrizes, a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. Os municípios e estados terão de se adequar às metas e estratégias do plano nacional e indicar ações para o cumprimento de cada uma delas.

Material da Frente Popular é furtado em Camaragibe

Jurídico da campanha acionará a Polícia Federal e o MPE para a apuração do caso (Foto: Aluísio Moreira)

Seis homens foram presos em flagrante, na madrugada desta quarta-feira (24), em Camaragibe, pelo furto de cerca de 200 bases de concreto que sustentavam bandeiras da Frente Popular no município da Região Metropolitana do Recife (RMR). O material estava sendo transportado em caminhão de placa KIM-4416, que recebeu adesivos da campanha de Paulo Câmara (PSB) para que o crime passasse despercebido.

A coordenação jurídica da Frente Popular acionará a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral (MPE) para a apuração do caso, que possui clara caracterização eleitoral. "É preciso esclarecer quem foi o responsável por esse crime; um delito eleitoral que precisa ser observado com cuidado por quem realmente tem a competência para o caso", ressaltou o coordenador Jurídico, Carlos Neves Filho.

Sem os suportes de bandeira, a Frente Popular ficou impedida de realizar a divulgação da campanha em Camaragibe. Um ataque ao direito democrático estabelecido pela Legislação Eleitoral. "Não podemos deixar que fatos como esses se repitam", destacou Carlos.

Os meliantes foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL) e responderão pelo crime de furto qualificado, podendo cumprir, sem direito a fiança, pena de um ano e quatro meses de prisão. O inquérito será conduzido pela delegada da Polícia Civil, Euricélia Batista.

Assessoria de Imprensa do PSB

Agricultoras e agricultores trocam experiências e discutem Agroecologia no Dia da Árvore em Serra Talhada



Aconteceu no domingo passado (21) mais uma ação de educação ambiental no Sertão do Pajeú. Das 06h às 15h, agricultoras, agricultores e consumidoras e consumidores da Feira Agroecológica de Serra Talhada (Fast), além de agricultores e agricultoras do Sítio Riacho do Gado, município de Quixaba, participaram do Encontro de Formação Ambiental e Agroecológica, realizado no Sítio Icós, a 10km de Serra Talhada/PE.

O evento, que foi promovido pela coordenação da Fast com apoio do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Adesseu Baixa Verde e Centro Sabiá, marcou as comemorações pelo Dia da Árvore, associando práticas agroecológicas, através de visitas às áreas produtivas do casal de agricultores Lucineide Maria de Jesus e José Edson de Moura, que receberam os/as participantes do intercâmbio e do agricultor Francisco Cícero de Melo, “Seu Chico”, exibição do documentário “O Veneno Tá na Mesa II”, troca de sementes/mudas e debate acerca da preservação ambiental e dos males dos agrotóxicos.

Para a coordenadora pedagógica do Cecor, Kelle Souza, “a proposta do processo de formação é importante porque favorece a troca de experiências entre agricultoras e agricultores, valoriza as famílias que recebem os/as participantes e fomenta conhecimentos acerca da Agroecologia na região”, afirmou.

Candidato à Presidência da República, Levy Fidelix, é entrevistado pela Agência Brasil

Levy Fidelix propõe plano de saúde nacional e menos impostos

Candidato à Presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, concorre ao cargo pela terceira vez. Em outras eleições, chegou a disputar outras vagas como a de deputado pelo estado de São Paulo, quando ainda era integrante do PL. Nos anos 90, saiu candidato a deputado federal pelo PTR.

Fidelix apresentou suas propostas em diferentes áreas como economia, saúde, educação e transporte. Entre elas, a desoneração de impostos para itens da cesta básica e uso de outros mecanismos para controlar a inflação no país além das taxas de juros.

Confira algumas das propostas do candidato, que respondeu às perguntas da Agência Brasil por telefone>aqui

Fonte: Agência Brasil

Mulheres do sertão do São Francisco aprimoram produção de artesanato e alimentos


A criação de um diagnóstico sobre grupos de mulheres artesãs de Pernambuco vem despertando, nas artesãs e agricultoras do Sertão do São Francisco, a necessidade de melhorar a estrutura de produção de alimentos orgânicos, bem como do artesanato local.

A iniciativa, da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), partiu de reuniões realizadas com grupos de mulheres de comunidades rurais dos municípios de Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. Foram realizados levantamentos que diagnosticaram as necessidades e condições existentes em cada grupo. Para a partir daí ampliar, de forma planejada e ordenada, os meios de comercialização do artesanato e dos alimentos orgânicos.

A SecMulher-PE conta com o apoio da Comissão de Mulher do Sindicato de Trabalhadoras (es) Rurais de Santa Maria da Boa Vista, Comissão Estadual da Mulher de Lagoa Grande, gestoras de políticas para a mulher de Dormentes e de Cabrobó, além da coordenadora regional de gênero do MST.

TCM-BA denuncia prefeito de Sítio do Quinto por irregularidades em licitações


O Tribunal de Contas dos Municípios julgou, na sessão desta quarta-feira (24/09), duas denúncias formuladas contra o prefeito de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, pela pratica de irregularidades em processos licitatórios no exercício de 2013. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, determinou a representação contra o gestor junto ao Ministério Público Estadual e aplicou multa no valor total de R$20 mil.

As duas denúncias foram formuladas pelo vereador Carleon Oliveira Souza. A primeira apontou o cometimento de irregularidades em três processos licitatórios, tendo como beneficiária a empresa Maria Clara Ltda., para a aquisição de gêneros alimentícios que jamais chegaram ao município. A segunda tratou de irregularidades em 29 processos licitatórios, na modalidade carta convite, tendo como credor o Posto Nilo Derivados de Petróleo Ltda., que, de acordo com o denunciante, vem ganhando licitação, também de forma fraudulenta, já que são sempre as mesmas empresas que recebem o convite.

Apesar de devidamente notificado, o gestor assumiu a posição de revel, não apresentando justificativas, presumindo-se verdadeiras as irregularidades apontadas nos relatórios.

Cabe recurso da decisão.

Assessoria de Comunicação/TCM-BA

TCU aponta superfaturamento de R$ 243 milhões em refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco

Refinaria Abreu e Lima (Foto: Petrobrás/Divulgação)
Refinaria Abreu e Lima (Foto: Petrobrás/Divulgação)

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou superfaturamento de R$ 243 milhões nas obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, da Petrobras, provocado por supostas irregularidades em reajustes de contratos com empresas que realizam os trabalhos.

Por conta dessa descoberta, o plenário do tribunal aprovou nesta quarta-feira (24) medida cautelar para reter parte dos pagamentos futuros que a Petrobras fará por essas obras, no valor de R$ 125 milhões. Determinou ainda que a estatal, e as suas contratadas, sejam ouvidas sobre as suspeitas.

De acordo com o relator do processo, ministro José Jorge, a auditoria analisou 52 contratos de obras em cinco refinarias da estatal. Em quatro contratos foram encontradas irregularidades, todos eles referentes a Abreu e Lima.

As irregularidades, diz o TCU, estão nos pesos considerados pela Petrobras para os itens mão-de-obra, materiais e equipamentos, nos reajustes dos valores desses quatro contratos. Para os técnicos do tribunal, os pesos eram maiores do que os registrados em outros contratos da estatal e não captavam a variação real do custo de produção.

Jorge apontou “fortes indícios de desequilíbrio econômico e financeiro em desfavor da Petrobras” e “indícios de pagamentos indevidos” às empresas que realizam essas obras. A estimativa é que as irregularidades tenham provocado prejuízo de R$ 243 milhões até abril de 2014.

Brasil perde oportunidade para mostrar engajamento real com futuras ações climáticas


Na Cúpula do Clima, a presidente Dilma Rousseff reafirmou o que o país fez e o que está fazendo, mas não falou nada sobre o futuro da luta contra as mudanças climáticas no Brasil

O Observatório do Clima lamenta que a presidente da República, Dilma Rousseff, tenha ido à Cúpula do Clima, em Nova York, para se omitir sobre os esforços futuros do Brasil para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) a partir de 2020. Em seu discurso, a presidente não demonstrou que o Brasil vai se comprometer com metas ambiciosas de redução no futuro.

A realização desse evento de alto nível, num momento tão importante no processo de negociação do novo acordo climático, nos dava a esperança de que os anúncios feitos pelos líderes globais demonstrassem o nível de compromisso desses países com o futuro da luta contra as mudanças do clima. Infelizmente, a presidente Dilma repetiu discursos antigos, dizendo o que o Brasil já fez – importante redução de emissões de desmatamento na Amazônia ao longo de 10 anos – e o que está fazendo atualmente, perdendo uma excelente oportunidade para o Brasil desempenhar efetivamente um papel de liderança nas negociações internacionais em clima.

Infelizmente, o cenário brasileiro não é tão otimista quanto a fala de Dilma. Depois de uma década de queda consistente no desmatamento da Amazônia – o que resultou numa diminuição considerável das emissões nacionais neste período -, a devastação da floresta cresceu 29% entre 2012 e 2013, e a tendência é que esse crescimento persista entre 2013 e 2014. Além disso, as emissões em setores estratégicos, como energia, transportes, processos industriais, agropecuária e resíduos sólidos, estão crescendo consistentemente nos últimos anos, o que comprometerá esforços futuros de redução das emissões no Brasil.

Petrolândia: Dois homens são detidos pela ROCAM por posse de entorpecente


Na madrugada desta quarta-feira (24), por volta das 01h30, na cidade de Petrolândia, a ROCAM abordou dois elementos que transitavam em uma motocicleta XLX 125, em frente ao Bar de Cariri.
Com um deles foi encontrada uma pequena quantidade, aproximadamente 10g, da erva cannabis sativa (maconha), pronta para consumo, e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos de praxe.

Nesta ação da ROCAM da 4ª CIPM atuaram SGT Miranda, SD Mércia e SD Marcos Antônio.

Informações: 4ª CIPM

Posto é condenado ao pagamento de R$ 300 mil por comercializar combustível adulterado


O juiz da 8ª Vara Cível da Capital, Rafael de Menezes, condenou posto de combustível localizado em Recife ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais causados à coletividade por vender combustível adulterado a partir de uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público de Pernambuco. O valor será revertido ao Fundo de Defesa do Consumidor de Pernambuco. Localizado no bairro de Areias, o posto também foi condenado a reparar os danos materiais individuais sofridos pelos seus clientes, que serão apurados em liquidação de sentença por artigos. A determinação judicial significa que todo cliente que se sentiu lesado poderá se habilitar na execução dessa sentença, provando que comprou o produto adulterado. Da decisão cabe recurso.

Segundo os autos do processo, a comercialização do combustível adulterado foi detectada a partir de uma inspeção da Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizada em 2002. O réu contesta a análise, afirmando que não tinha conhecimento de ter comercializado combustível irregular ou fora de especificação, pois o produto recebido para a venda é testado e examinado no momento do descarregamento na empresa. Afirma ainda que caso tenha comercializado o produto, já teria recebido o combustível adulterado e que não tem condições de fazer análises mais complexas que envolvam o ponto final de ebulição da gasolina.

Armando vai regionalizar os editais do Funcultura e profissionalizar a Fundarpe

Foto: Leo Caldas

Em entrevista à rádio JC News, na manhã desta quarta-feira (24), o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) apresentou uma série de políticas públicas que pretende implantar assim que assumir o governo estadual. Em quase uma hora de entrevista, o petebista destacou ações na cultura, habitação, mobilidade urbana, entre outras áreas. Armando também reforçou a necessidade de Pernambuco eleger um governante que tenha voz nacional e lastro político para enfrentar os desafios que se impõem no Estado pelos próximos quatro anos.

Uma das ações de Armando Monteiro na cultura é regionalizar os editais do Funcultura, de modo a estimular a atividade cultural e ampliar a participação de eventos no interior. “Hoje os editais não são regionalizados”, observou o petebista. O candidato do PTB também vai profissionalizar a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). “A Fundarpe não tem estrutura e sequer um corpo técnico permanente”, avaliou.

Armando vai mapear os equipamentos culturais existentes em Pernambuco e estimular a ampliação de teatros e bibliotecas. O petebista também vai valorizar os artistas locais, sobretudo no pagamento dos cachês. “É preciso tratar essa questão de forma mais séria, valorizando os artistas locais”, sublinhou.

TCE-PE e Secretaria de Defesa Social vão assinar convênio para troca de informações


O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, vai celebrar com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, um convênio de cooperação técnica cujo objeto é o compartilhamento de dados eletrônicos das duas instituições.

A troca de informações tem por finalidade otimizar processos e decisões no Tribunal de Contas, bem como proporcionar recursos que possibilitem a realização de estudos sobre a criminalidade em âmbito estadual. A minuta do convênio já está pronta e foi aprovada nesta quarta-feira, 23, por unanimidade, na sessão do pleno do TCE.

De acordo com o texto do documento, caberá à Secretaria de Defesa Social credenciar os técnicos indicados pelo Tribunal de Contas para ter acesso aos seus sistemas informatizados, que são o INFOSEG, INFOCEL, Consulta WEB ao Cadastro Civil e Busca “on line” de Antecedentes Criminais.

Fernando reúne mais de 500 militantes em Paulista

Foto: Rafael Medeiros

Candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou no início da tarde desta quarta-feira (24) de uma plenária com mais de 500 militantes em Paulista, na região metropolitana. O encontro teve a presença do prefeito da cidade, Júnior Matuto (PSB), que defendeu o nome de Fernando para o Senado federal.

“Nosso candidato ao Senado é Fernando. Foi ele que nos ajudou com obras importantes, como a recuperação da orla. Os adversários nunca trouxeram nada para cá, nunca bateram um prego por Paulista. Por isso, aqui é de chocalho tampado, é Fernando sim!”, disse Júnior Matuto.

Fernando agradeceu e pediu que a militância continuasse nas ruas, sem aceitar as provocações dos adversários, mas trabalhando pela vitória completa da Frente Popular. “Quero ser o Senador para ajudar Paulo Câmara a fazer um grande governo, como Eduardo Campos sonhou. Chegou a hora de manter o legado que Eduardo nos deixou. Vamos de casa em casa, levando a mensagem da Frente Popular”, afirmou.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: Entidades assinam TAC com MPPE para realização da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis



Dra. Sarah Lemos, Promotora de Justiça.
Fotos: Assis Ramalho



Na semana passada foi noticiado pelo Blog de Assis Ramalho, cientificado pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, que o polo de animação da Festa do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis, programada e divulgada para acontecer na Pátio de Eventos, em frente à Igreja Matriz, seria transferido para a Orla Fluvial, por orientação do MPPE. Ontem (23), chegou a informação de que a festa seria realizada no Pátio de Eventos, como ocorre tradicionalmente há anos.

Para celebrar o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) elaborado pelo MPPE na Comarca de Petrolândia, na manhã desta quarta-feira (24), reuniram-se com a Promotora de Justiça, Dra. Sarah Lemos, representante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, Cap PM Washington Luiz Pereira de Melo, o comandante do Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros em Petrolândia, Ten BPM Carlos Roberto de Souza Júnior, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ítalo César Patriota Leite, o pároco de Petrolândia, padre Fernando Nivaldo Batista, o Secretário Executivo Municipal de Segurança Cidadã, Fábio Herbet de Souza, a presidente do Conselho Tutelar de Petrolândia, Delani Batista Cavalcanti de Menezes, o representante da CDL (Câmara de Diretores Lojistas) Alessandro Gonçalves Leal, a representante dos quiosques da Praça de Alimentação, Maria Alexandrina de Almeida e a representante dos barraqueiros, Janete Capistrano Freire.

Entre os diversos compromissos assumidos pelas partes que assinaram o TAC, estão a proibição do uso e circulação de copos e vasilhames de vidro, proibição do uso de mesas e cadeiras de metal, quantidade máxima de 12 (doze) mesas em cada barraca, desligamento de todo e qualquer aparelho que emita som às 03h00 entre os dias 1° e 03 de outubro e às 02h00 nos demais dias, no palco principal e em outros locais festivos, o fechamento das barracas após o término dos shows, disponibilidade de banheiros públicos móveis, ordenamento da atividade de ambulantes e vendedores em locais previamente fixados, realização de limpeza dos banheiros, cestos de lixo e logradouros do evento,

A programação religiosa da Festa do Padroeiro tem início hoje, com procissão e Missa Solene no início desta noite e será encerrada no dia 04 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis. Confira programação aqui>Festa do Padroeiro de Petrolândia 2014

As atrações musicais se apresentam de sexta-feira (24) ao dia 04 de outubro.
Confira programação aqui>Shows da Festa do Padroeiro de Petrolândia 2014

Para ler o documento na íntegra (arquivo PDF): TAC 008/2014 MPJ Petrolândia

Fotos >Entidades assinam TAC com MPPE


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns anuncia programação

De 9 a 12 de outubro, crianças e adultos vão participar de diversas atividades - rodas de leituras, palestras, debates, oficinas, apresentações culturais, entre outras

São esperadas cerca de 6 mil pessoas para os quatro dias de evento. Durante as manhãs, oficinas e bate-papos com os convidados acontecem no Sesc Garanhuns. No período da tarde, o Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) recebe rodas de leitura, performances de ilustradores, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre. À noite, acontecerão as palestras voltadas tanto para os profissionais e alunos de escolas municipais quanto para o público em geral. Quem abre a programação de palestras, no dia 9, é a escritora colombiana Irene Vasco. As inscrições para os bate-papos com autores e oficinas abertas poderão ser feitas no site do Festival (www.filigfestival.com.br). Já as palestras serão abertas. O número de vagas será de acordo com a capacidade do auditório.

Além disso, outras atividades acontecem no Filig. Será aberta uma exposição com ilustrações e textos inéditos dos fundadores da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), que completa 15 anos em 2014. Escolas e bibliotecas municipais receberão 58 Kits de Leitura formados por um acervo de livros infantis. Também atrelada à programação do Filig, acontecem, desde agosto, oficinas de Formação de Mediadores de Leitura e de Gestores de Bibliotecas, que capacitará, até dezembro, um total de 28 profissionais, que atuarão como agentes multiplicadores.

Confira AQUI mais informações sobre a programação completa do I Filig.

Portal Cultura PE

Emissão de segunda via do título de eleitor pode ser feita até amanhã (25)


Os eleitores que perderam o título de eleitor e precisam pedir a segunda via devem procurar o cartório eleitoral mais próximo nesta quinta-feira (25), último dia para a emissão do documento antes das eleições gerais do próximo dia 5 de outubro.

De acordo com o Código Eleitoral (artigo 52), a Justiça Eleitoral só pode emitir a segunda via do título de eleitor até dez dias antes do pleito. Nas eleições deste ano, mais de 142 milhões de eleitores brasileiros vão escolher os novos presidente e vice da República e também os novos governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou deputados distritais.

Em 2009, a Lei 12.034 passou a exigir o título de eleitor e o documento com foto na hora de se identificar para votar. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa regra e o eleitor que souber a sua seção eleitoral, mas não tiver o título de eleitor, poderá votar apresentando apenas o documento com foto.

Petrolândia: CRAS apresenta projeto em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


O evento foi encerrado em corrente de oração

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (comemorado no último dia 21), o CRAS-Centro de Referência da Assistência Social de Petrolândia oportunizou aos alunos e pais de alunos portadores de deficiência física, na tarde desta terça-feira (23) na sede do Clube da AABB de Petrolândia, uma palestra ministrada pela psicóloga Silvana Sá, com o tema: Inclusão! Eu Também Faço Parte. Viva a Diferença..

O evento, que também contou com a parceria de oito Escolas Municipais, junto com o  Centro Beethoven de Educação Especial, teve como objetivo conscientizar os pais, de como contribuir para a acessibilidade da pessoa com deficiência.

''O objetivo do evento é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão plena dos deficientes na sociedade''. Disse a psicóloga Silvana, que ainda afirmou que o maior preconceito está na própria família. '' O deficiente não é diferente. Diferente somos todos nós, por que ninguém é igual a outra pessoa. Infelizmente o maior preconceito ainda está na própria familia, que as vezes esconde o filho para que ninguém perceba que ele é deficiênte'' disse.

O evento foi abrilhantado com à apresentação de alunos da AABB Comunidade, que sobre a coordenadoria de Maiara, apresentaram o tema '' Ser Diferente é Normal''. O grupo Capoeira e Cidadania, também fez bonita apresentação arrancando calorosos aplauso da platéia. Encerrando as apresentações, servidores do Creas Regional do Sertão de Itaparica apresentaram uma bonita peça sobre inclusão social.

No final do evento todos deram as mãos, e em clima de emoção foi rezado o Pai Nosso.  Em seguida, foi servido o lanche para todos presentes.

Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à atividade exercida pela biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que vivencie uma deficiência continuamente. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.

Para ver todas as fotos do evento, clique > Projeto Inclusão! Eu Também Faço Parte

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Saúde de família deixa classe médica em pé de guerra com govermo


Em um ponto, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina (CFM) concordam: a atenção básica - atendimento primário e de prevenção, vista como alternativa à superlotação das emergências e hospitais - é o eixo mais importante do sistema público de saúde. Mas a concordância termina aí.

A reportagem é de Ricardo Senra, publicada por BBC Brasil, 24-09-2014.

Especialmente após o lançamento do programa Mais Médicos, que trouxe estrangeiros para trabalhar na atenção básica, a principal entidade de representação da classe médica vive em pé de guerra com o governo que, no entanto, minimizou a polêmica em declarações à BBC Brasil.

Em meio ao fogo cruzado, os cerca de 4 mil brasileiros especialistas em medicina de família, que atendem pacientes nas periferias e nos rincões mais distantes do país e são os personagens principais neste enredo, afirmam enxergar prós e contras no discurso de ambos os lados.

Conselho e Ministério os representam - mas nenhum deles parece falar sua língua.

Entre os principais fatores de discordância entre o governo e a entidade médica estão o volume de investimentos em infraestrutura de postos de saúde, as políticas de remuneração e formação de profissionais e a vinda de médicos estrangeiros - especialmente os cubanos.

Petrolândia: Prefeitura e IF Sertão entregam certificados de cursos do Pronatec FIC nesta quinta-feira (25)



Em Paulista, Armando lista ações para o desenvolvimento do Litoral Norte

 Fotos: Leo Caldas


Dono do quarto maior colégio eleitoral de Pernambuco, com mais de 205 mil eleitores, o município do Paulista, na Região Metropolitana, recebeu uma grande caminhada na manhã desta terça-feira (23). Em sua passagem pelo município, o petebista listou algumas propostas de seu plano de governo para a cidade e para o Litoral Norte. Uma das ações será articular o governo e o trade para promover pacotes turísticos para a região. Mais cedo, Armando e o candidato a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), caminharam com a militância pelo bairro de Beberibe, no Recife.

Entre as ações em benefício do Litoral Norte, Armando garantiu que vai cuidar da infraestrutura da região. Para tanto, o candidato a governador ressaltou que é preciso combinar ações de saneamento e do sistema viário como solução para atacar os problemas de buracos nas vias e a falta de esgotamento sanitário.

Por outro lado, Armando cravou ser necessário profissionalizar a área de promoção turística e valorizar a cultura, que deve estar no centro da promoção turística de Pernambuco. Reivindicação antiga dos moradores da Ilha de Itamaracá para retomar o turismo na região, o candidato Armando Monteiro também prometeu dar uma solução à questão do presídio Agroindustrial São João. O petebista informou que vai estudar uma forma para retirar o complexo prisional, ao mesmo tempo em que garante investimentos na área.

Petrolândia: Site institucional do Grupo Sanfrancisco tem banco de talentos. Envie seu currículo.


O site institucional do Grupo Sanfrancisco, capitaneado pelo empresário petrolandense Armando Rodrigues (a força da região), além de informações sobre os produtos da empresa e notícias, oferece à comunidade o serviço de Banco de Talentos.

Quer se candidatar a um emprego? Cadastre o seu currículo em http://www.gruposanfrancisco.com.br/

Assessoria Grupo Sanfrancisco

Prefeitura de Tacaratu convoca comunidade para Audiência Pública para revisão do Plano Plurianual e elaboração de Lei Orçamentária 2015



EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA 02/2014


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria de Governo, Administração, Finanças e Controle Interno, torna público que será realizada AUDIÊNCIA PÚBLICA, no dia 29 de setembro de 2014, às 10h00, na Câmara Municipal de Tacaratu, com o objetivo de promover a participação da sociedade civil e organizada na revisão do Plano Plurianual (PPA) 2015-2017, e na elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual, para o Exercício de 2015, atendendo o Artigo 48 da Lei 101, de 04 de maio de 2000 ( LRF )

Tacaratu, 19 de setembro de 2014.

José Gerson da Silva - Prefeito

Alberto Feitosa recebe amigos em coquetel no Boteco Porto Ferreiro, em Recife

Fotos: Letícia Jaques

A noite desta terça-feira (23) foi de muita descontração para Alberto Feitosa. Nesta reta final da campanha eleitoral, depois de muitas caminhadas e visitas aos municípios pernambucanos, o deputado recebeu amigos em um coquetel organizado no Boteco Porto Ferreiro, localizado no bairro das Graças.

Durante o evento, Alberto Feitosa agradeceu a presença de seus familiares e amigos e pediu que, além de lhe apoiarem, os presentes também atuem como cabos eleitorais, multiplicando suas ações em prol do estado e dos pernambucanos. “Estamos chegando na reta final e, depois de muitas andanças pelo estado, decidi que precisávamos nos reunir com nossos amigos mais próximos, de quem acabamos nos afastando neste período eleitoral. Este evento é uma reunião de pessoas queridas, mas também serve para ressaltarmos nosso trabalho, nossas ações para o bem-estar dos pernambucanos”, afirmou.


Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Alberto Feitosa
Fotos: Letícia Jaques

População de Itu, no Interior de SP, pede a prefeito para decretar estado de calamidade por falta de água


Depois de uma manifestação na tarde da última segunda-feira (22), por conta da falta de água que a cidade enfrenta há quase um ano, moradores de Itu, a 102 Km da capital de São Paulo, esperam uma resposta da prefeitura, que já recebeu determinação do Ministério Público para decretar estado de calamidade pública. O protesto, em frente à Câmara Municipal, terminou em tumulto, com alguns participantes arremessando ovos, tomates e pedras contra o prédio. A polícia respondeu com bombas de efeito moral.

Em nota, a Prefeitura informou que avalia positivamente os manifestos pacíficos, enquanto exercícios da cidadania e de expressão de opinião, característicos de um regime democrático. Entretanto, lamenta atitudes de depredação e de vandalismo. Salientou que, mesmo antes da manifestação, a administração municipal já havia tomando medidas possíveis para enfrentar a situação da falta de água na cidade.

Entre as ações, está a exigência à empresa concessionária da obra da adutora Mombaça, que terá vazão de aproximadamente 280 litros de água por segundo. Conforme previsões da concessionária, a obra ficará pronta no início de 2015.

A prefeitura explicou que, para solucionar o problema, aguarda recursos dos governos estadual e federal. Em Itu, o sistema de abastecimento de água é feito por meio de concessão, ou seja, por uma empresa particular de capital próprio. A empresa Águas de Itu adiantou que não se pronunciará sobre o assunto.

Programa de governo é a primeira promessa não cumprida dos candidatos


A primeira promessa dos candidatos à presidência nessas eleições deveria ser cumprida antes mesmo do dia do pleito. Enquanto o tucano Aécio Neves já repetiu algumas vezes que escreverá seu programa de governo “à caneta” e não “à lápis” [para que possa ser apagado depois], Dilma Rousseff, segundo a Folha de S. Paulo publicou nesta terça-feira (23), deve usar a mesma metáfora em seu programa eleitoral.

A reportagem é de Marina Rossi, publicada pelo jornal El País, 23-09-2014.

A crítica é à candidata do PSB Marina Silva, que após entregar seu programa de governo, no final de agosto, voltou atrás quanto às questões relacionadas aos direitos dos homossexuais, tendo que fazer uma nova versão do programa apenas 24 horas após seu lançamento. Há poucos dias, uma nova alteração foi sinalizada, desta vez para agradar o setor do agronegócio. Ocorre que, a menos de duas semanas para as eleições, Aécio e Dilma ainda não entregaram seus programas de governo.

Mais uma Unidade de Saúde é inaugurada em Afogados da Ingazeira


O Prefeito de Afogados da Ingazeira inaugurou no último final de semana mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município. Com investimentos de R$ 66.420,00, foram inauguradas as obras de reforma e ampliação da Unidade de Dois Riachos.

Esta é a 8ª unidade reformada e ampliada pela Prefeitura de Afogados. As outras foram as UBS de Queimada Grande, Varzinha, Sobreira, São Francisco, Monte Alegre e Mandacaru 1 e 2. No São Braz, a Prefeitura está construindo uma nova e moderna unidade de saúde.

A nova unidade de Dois Riachos irá beneficiar 730 famílias em mais de 20 comunidades rurais. Moradores de Dois Riachos, Jatobá, Nazaré, Serrinha, Tamboril, Várzea Comprida, Nova Brasília, Alça de Peia, Curvelo, Oitis, Escada, Poço de Pedra, Curralinho, Jati, Carnaibinha, Surubim, Santo Antônio I, Santo Antônio II, Poço do Veado, Marcela, Minador, Cachoeira do Cancão e Laje do Gato não precisarão mais se deslocar ao Centro de Afogados para receber os cuidados da atenção básica de saúde.

Frases do dia 24/09/2014: Coletânea IHU Online


Das ruas à urna

“Pesquisa inédita com jovens das classes A, B e C revela que 40% deles não se identificam com nenhum candidato e 36% afirmam que políticos são todos iguais. O levantamento da Box1824, agência de tendências especialista em comportamento jovem, ouviu 1.200 brasileiros com idade entre 18 e 32 anos para investigar o legado das manifestações de junho de 2013. Intitulado Sonho Brasileiro da Política, o estudo será divulgado hoje” – Mônica Bergamo, jornalista –Folha de S. Paulo, 24-09-2014.

Movimento dos suplentes de vereadores promove evento de apoio a Fernando

Foto: Rafael Medeiros

Movimento Avança Recife (MAR), que representa um grupo de 70 suplentes de vereadores do Recife, realizou, na noite desta terça-feira (23/09), um grande ato em apoio à Frente Popular, representada, em clube no bairro da Bomba do Hemetério, pelo candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho, acompanhado pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Além dos suplentes, compareceram líderes comunitárias dos mais diversos bairros da capital.

“Fernando é o mais preparado, deu certo em tudo o que fez, seja como prefeito, ministro, secretário. Ele vai representar Pernambuco muito bem no Senado”, disse o coordenador do MAR, Hélio da Guabiraba. Os integrantes do movimento obtiveram, no total, 130 mil votos na eleição municipal de 2012.

Em seu discurso, Fernando demonstrou confiança na vitória, considerando seu avanço nas pesquisas, e convocou sua tropa a reforçar os trabalhos. “Não há eleição que se ganhe de véspera, só com muito trabalho até o fim. Mais de 40% das pessoas do Recife ainda não sabem que sou candidato escolhido por Eduardo Campos. Mas saberão, e isso fará a diferença, porque ele teve governos muito bem avaliados. E continuaremos estes próximos 12 dias (até a eleição) mostrando nossas propostas, mostrando o que fizemos pelo Estado”, afirmou o candidato ao Senado.

Em Afogados da Ingazeira, população ajuda a debater e definir orçamento do município


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, buscando fortalecer a participação popular, convida a população para contribuir com a elaboração da proposta orçamentária para o ano fiscal 2015.

A reunião ocorre nesta quarta-feira, 24 de Setembro, às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de  Vereadores e é aberta a todo e qualquer cidadão ou cidadã de Afogados da Ingazeira. Além da
elaboração da proposta orçamentária, a população também vai poder contribuir com a revisão
do Plano Plurianual para o exercício 2015-2017.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social