quarta-feira, 15 de março de 2017

Subtenente da PM matou filho, mulher e se matou na Bahia, diz polícia

Subtenente da PM, Cláudio Guimarães Müller, junto
com a mulher (Foto: Reprodução/Facebook)
Casal junto com o filho, que também foi encontrado morto em apartamento na Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)

O subtenente da Polícia Militar Cláudio Guimarães Müller de Azevedo, 43 anos, matou a esposa, de 36 anos, e o filho, de 11, antes de se matar, segundo informações da Polícia Civil nesta quarta-feira (15). A constatação foi da perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica de Salvador (DPT) no apartamento onde a família morava, localizado em um prédio no Loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, na capital.

Conforme o perito criminal Ríbio Januário, que fez a análise no local do crime, a arma do policial, uma pistola ponto 40, foi encontrada junto ao corpo dele. Ele revelou que os corpos da criança e do pai estavam no quarto do casal. O da mulher do militar foi achado dentro do quarto do filho.

Os corpos do casal e da criança foram levados para o DPT por volta das 17h15. Não há detalhes sobre o sepultamento dos três.

De acordo com informações apuradas no local pela equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação do caso, o subtenente chegou ao prédio onde morava por volta das 1h30 da madrugada e os disparos foram ouvidos cerca de meia hora depois.


Jornalista Francisco José é homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco

Trajetória do repórter, que completou 40 anos de profissão, foi enaltecida em Plenário (Fotos: Henrique Genecy/Alepe)
No livro 40 Anos no Ar, que acabou de lançar, Francisco José narra a saga de uma intensa vida em sua atividade jornalística na televisão, marcada por visitas a vários países e mergulhos nos sete mares. A trajetória de quatro décadas de atuação do profissional foi lembrada, nesta quarta (15), em Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A iniciativa da homenagem foi do deputado Aluísio Lessa (PSB).

Cearense da cidade do Crato, Francisco José de Brito veio para o Recife aos 11 anos. No jornalismo, Chico começou como repórter esportivo do antigo Diário da Noite. Nesse período, iniciou suas viagens pelo mundo, fazendo matérias nos cinco continentes, cobrindo, inclusive, edições dos Jogos Olímpicos.

No livro 40 Anos no Ar, o profissional reúne diversas histórias sobre sua trajetória. Nas reportagens especiais para vários programas da Rede Globo, o jornalista mostrou o Nordeste em rede nacional. Francisco José já recusou convites da emissora para morar e trabalhar no Rio de Janeiro, preferindo permanecer no Recife.

Atualmente, Chico figura entre os mais conceituados jornalistas brasileiros e, ao lado da esposa, a também jornalista Beatriz Castro, apresenta o programa Nordeste Viver e Preservar.


Guilherme Coelho destaca contribuição de Marco Maciel na história da política nacional


O deputado Guilherme Coelho (PE) representou a bancada tucana na sessão solene em homenagem ao político, advogado e professor Marco Maciel, realizada na manhã desta quarta-feira (15). Ao longo da vida política, Coelho teve inúmeros encontros e conversas com Maciel em Petrolina (PE), na companhia de seu pai, Osvaldo Coelho.

Maciel foi vice-presidente da República nos governos de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003. Foi governador de Pernambuco e, sempre representando o estado, atuou como deputado federal e senador. Foi presidente da Câmara, ministro da Educação e da Casa Civil. O político se recolheu definitivamente da cena pública em 2012, em decorrência do Mal de Alzheimer.

Guilherme Coelho lembra que, em Petrolina, Maciel foi indicado para se candidatar como deputado estadual. “A partir dali consolidaram-se seus vínculos com a cidade, que perduraram enquanto durou sua vida pública”, disse. Marco Maciel passou por todos os campos da vida pública, e por onde esteve deixou contribuições significativas de importância local, regional e nacional, declarou o tucano.


Projeto de Escola sem Partido é alvo de crítica de Danilo Cabral


Na data em que em que se comemora o Dia da Escola, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) criticou, nesta quarta-feira (15), a criação da chamada Escola sem Partido. Para o socialista, o projeto traz graves consequências para a formação crítica e cidadã dos estudantes brasileiros, impactando diretamente na “construção de uma Nação livre e democrática”. A proposição, analisada por uma comissão especial na Câmara dos Deputados, estabelece que a educação atenderá aos princípios da neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado, que o professor será proibido de expressar qualquer opinião política ou ideológica passível de fiscalização e até punição.

“Chamo esse projeto de ‘Lei da Mordaça’, a ideia de calar qualquer tipo de opinião em sala de aula, de impedir que se discutam assuntos políticos ou a participação social esvazia completamente a perspectiva de formação para a cidadania”, discursou Danilo Cabral no Plenário da Casa. O deputado destacou que a dimensão da cidadania está profundamente associada ao pleno gozo da liberdade de pensamento, da expressão política e da participação social. “Todo o conhecimento carrega uma ideologia, expõe um ponto de vista, uma forma de enxergar o mundo. Não existe conhecimento neutro”, afirmou.


Licenciamento ganha mais transparência e agilidade com a utilização do SIG Caburé

Instrução Normativa da CPRH alia o Sistema de Informações Geoambientais ao processo de licenciamento. Norma beneficia empreendedor (Foto: CPRH/Divulgação) 

Já integrado ao Sistema de Licenciamento Ambiental (Silia) desde janeiro, o Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco (SIG Caburé) passa a ser obrigatório, a partir de 11 de setembro, nos procedimentos de licenciamento do Estado. O uso obrigatório da ferramenta, disponibilizada na internet pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), vem com a publicação, nesta quarta (15), no Diário Oficial, da Instrução Normativa 002/2017, da CPRH. O processo ganha, assim, mais eficiência, segurança e transparência.

O SIG Caburé reúne todas as informações geoambientais de Pernambuco. Além de garantir maior transparência e democratização no acesso às informações ambientais pela sociedade de uma forma geral, a ferramenta dá agilidade e segurança aos empreendedores no processo de licenciamento.


Apenas 239 municípios têm cobertura adequada contra o HPV


Apenas 239 cidades, o equivante a 4% dos 5.570 municípios brasileiros, têm 80% ou mais das meninas de 9 a 14 anos com esquema vacinal do HPV completo, ou seja, que tomaram as duas doses necessárias para que fiquem imunes ao vírus. Os dados foram divulgados hoje (15) em entrevista coletiva conjunta dos ministérios da Saúde e Educação. Em números absolutos, isso significa que 5,5 milhões de meninas não estão completamente protegidas.
Segundo o Minisério da Saúde, 92,4% das meninas tomaram a primeira dose e 55% a segunda, garantindo a imunização. Quando considerados os municípios, apenas 1% têm cobertura vacinal considerada adequada; 2.403 (43%) têm cobertura baixa, com 50% a 80% das meninas com o esquema completo; e 2.906 (52%) cobertura muito baixa, até 50% de meninas que tomaram as duas doses.

"São 16 mil mulheres que têm câncer provocado por HPV, 5 mil mortes por ano por esses cânceres provocados por HPV. Portanto, a vacinação do HPV é fundamental para diminuir o impacto na saúde dos brasileiros", enfatizou o minsitro da Saúde, Ricardo Barros. De 2014 a 2016, 5,8 milhões de meninas de 9 a 14 anos foram imunizadas com as duas doses, o que equivale a 55% do total dessa faixa etária. A meta da pasta é chegar a 80%.


Pedreiro é assassinado enquanto trabalhava no centro de Serra Talhada, no Sertão de PE

Fotos: Farol de Notícias/Manu Silva

Um pedreiro conhecido como Aluízio Pereira, de idade não revelada, foi assassinado a tiros em plena Rua Enock Ignácio de Oliveira, no centro de Serra Talhada, por volta das 16h20 desta quarta-feira (15).

De acordo com testemunhas, ele estava trabalhando na reforma de um estabelecimento comercial quando dois homens numa motocicleta chegaram de repente e o carona desceu atirando contra a vítima, que ainda correu para o interior da loja provocando pânico e correria no cruzamento.

Ainda segundo testemunhas, pelo menos seis disparos foram feitos contra o pedreiro. “Eu só vi quando ele (Aluízio) entrou cambaleando e caiu no chão. Não vi mais nada”, disse Janailson Souza, que trabalhava no local. O Hospam confirmou que o pedreiro chegou sem vida ao hospital.

Farol de Notícias


Polícia diz que já sabe quem matou a menina Beatriz em Petrolina


Um ano e três meses após o brutal assassinato da pequena Beatriz Mota, de sete anos, que morreu ao ser atingida por 42 golpes de faca durante uma festa de formatura na escola em que estudava em Petrolina, no Sertão, a Polícia Civil conseguiu imagens que revelam a face do autor do crime. Para os investigadores, não há dúvidas de que o homem que aparece nas filmagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde ela estudava, é o assassino. O Disque-Denúncia vai oferecer R$ 10 mil de recompensa para quem tiver informações sobre a localização do homem.

De acordo com a delegada Gleide Ângelo, responsável pelo inquérito, nesta etapa da investigação a ajuda da população será crucial para elucidar o caso. "A partir daquela imagem inicial que conseguimos em setembro, a gente aprofundou todos os locais em que ele passou. Nossas imagens não estavam com qualidade boa e a gente conseguiu melhorar com auxílio da tecnologia. Agora temos toda a dinâmica do crime, vimos quando ele pega a faca, coloca na perna e segue em direção à escola. Precisamos que a imagem dele seja divulgada para que consigamos achá-lo", detalhou a delegada.


Petrolândia: Lideranças quilombolas e mães de alunos da Escola Quixabeira realizam manifestação contra Reforma da Previdência


Nesta quarta-feira (15), lideranças quilombola e mães de alunos da Escola Quixabeira, localizada na comunidade Quilombolas "Negros de Betinho", situado na Agrovila 04 da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia, realizaram ocupação ao prédio da instituição de ensino em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência Social propostas pelo governo federal.

O presidente da associação quilombola, Cícero Abraão, alerta que caso a proposta do presidente Michel Temer seja aprovada, será um desastre para a classe trabalhadora.

O governo pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

Os chamados segurados especiais, que inclui agricultores familiares, passariam a seguir a mesma regra de idade mínima dos segurados urbanos (65 anos). Os professores, que antes poderiam se aposentar com tempo reduzido ao contabilizar o tempo em sala de aula, seguirão as mesmas regras estabelecidas para os demais trabalhadores.

Haverá uma regra de transição para quem está perto da aposentadoria. Homens com 50 anos de idade ou mais e mulheres com 45 anos de idade ou mais poderão aposentar-se com regras diferenciadas. A regra de transição só vale para o tempo de aposentadoria, já para o cálculo do benefício valerá a nova regra proposta.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Associação da comunidade quilombola Negros de Betinho


Inscrições abertas para os Prêmios Ayrton de Almeida Carvalho e Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia


Três prêmios voltados à preservação e ao fortalecimento da cultura pernambucana seguem com inscrições abertas. Por meio da Secult-PE e da Fundarpe, o Governo do Estado promove as segundas edições do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho e do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia.

Em sua segunda edição, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia vai destinar recursos na ordem de R$ 151 mil para incentivar a produção dramatúrgica de Pernambuco, por meio da publicação de textos inéditos, e estimular ainda a preservação das nossas expressões culturais mais populares. O edital recebe inscrições até o próximo dia 31 de março e o resultado será anunciado em 16 de junho, data em que o mestre Ariano Suassuna completaria 90 anos.


Petrolina: Música e capoeira serão ofertadas aos alunos do Nova Semente


Sons e ritmos serão os mais novos aliados na educação de Petrolina. Os estudantes do programa de primeira infância da Prefeitura terão mais novidades em sua rotina de estudos: aulas de capoeira e música.

Nesta semana, os professores tiveram uma reunião com a coordenação do programa Nova Semente para ajustar o plano de trabalho. Outra novidade, anunciada pela gestora geral, Letícia Leda, é a inclusão dessas aulas nas unidades do interior. “Garantimos transporte para os professores atenderem todos os alunos da rede vinculado os novo Nova Semente, tanto na sede quanto no interior. A grande diferença agora é que essas aulas fazem parte da nossa proposta pedagógica e não só como 'diferencial'”, explicou.


Codevasf realiza peixamento com 10 mil alevinos em municípios mineiros nesta quinta (16)

O evento acontecerá nos municípios de Pompeú e Martinho Campus; serão usados alevinos da espécie curimatã pacu (Foto: Divulgação/Codevasf)

Na quinta-feira (16), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza mais um peixamento na porção mineira da Bacia do São Francisco, trecho dos municípios de Pompeú e Martinho Campus. No total, serão soltos cerca de dez mil alevinos da espécie curimatã pacu. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1ª/CIT), unidade técnico-científica da Companhia. Trata-se de mais uma ação de repovoamento no âmbito da revitalização do Velho Chico, e faz parte das ações que serão promovidas pela Codevasf em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

Em Pompeú o peixamento começa às 10h, no pontal do rio Pará, que integra a bacia hidrográfica do São Francisco no estado, sendo um dos principais contribuintes do reservatório de Três Marias. Para o lançamento dos cinco mil alevinos nas águas do rio está prevista a participação de alunos da rede municipal de ensino.


Petrolândia: Trabalhadores e estudantes participam de manifestação contra Reforma da Previdência


Fotos: Assis Ramalho



Trabalhadores de várias categorias paralisaram as atividades nesta quarta-feira (15) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo governo federal. O movimento foi iniciado por volta das 9h da manhã, com concentração na Praça da Matriz, de onde partiu uma passeata que percorreu as principais vias do centro da cidade.

Palavras como “Golpista” e frases como “Fora Temer”, "Diga Não à PEC 287/16" e "Golpe e Regresso" estamparam os cartazes dos participantes da manifestação, à qual também compareceram estudantes.

Participaram do evento integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia (SINDSEMP) e do Sindicato dos Professores do estado de Pernambuco (Sinpro).

Os vereadores Jorge Viana e José Luiz (Zé Pezão) também acompanharam a manifestação. 

O evento chegou ao final por volta do meio dia, em frente ao Mercado Público, onde as principais lideranças fizeram discursos contra a Reforma da Previdência.

Um dos oradores do evento, o professor Daniel filho, do Sinpro, também lembrou que os Professores de Pernambuco decretaram greve por tempo indeterminado, após assembleia realizada nesta quarta-feira (15), no Recife.

A proposta de Reforma da Previdência prevê, entre outras coisas, idade mínima de 65 anos para a aposentadoria. O governo também tem projeto para alterar as relações trabalhistas com proposta para permitir que as negociações coletivas entre patrões e empregados se sobreponham às leis do Trabalho.

Ver fotos>Trabalhadores e estudantes protestam contra a Reforma da Previdência em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Comercial Econômico, sua opção de economia na Quadra 02

 

Localizado na Quadra 02, na Rua engº Cavalcante nº 261 (Av. da Escola 1º de Julho), próximo a Casa de Carne J&R Carne & Cia, o Comercial Econômico é a mais nova opção de compras de Petrolandia, sempre aumentando seu mix de variedades a cada semana e com ótimos preços pra você! passe lá e aproveite essa oportunidade.

Parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o estabelecimento é aberto de segunda a sábado, das 06;h30 as 19;h30. Aos domingos e feriados, das 08:h00 as 14:h00.

Comercial Econômico, a sua opção de economia da Quadra 02, tem a organização de Pedro Araújo e família. Cel. (87) 9.9939.5653

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Tintas MC lança primeira loja exclusiva da Coral

Maior rede varejista de tintas do Brasil investe em lojas próprias, franquias e lojas do futuro com o conceito Select. A expectativa é sextuplicar de tamanho até 2023.

A Tintas MC, maior rede varejista de tintas do Brasil, inaugura hoje, quarta-feira (15), na Rua Jesuíno Maciel, nº 1.032, no bairro Campo Belo, em São Paulo, uma loja exclusiva da Coral, marca de tintas decorativas pertencente ao grupo holandês AkzoNobel. A rede alia tecnologia e inovação em um único espaço ao trazer para os consumidores em geral, arquitetos e decoradores o conceito Select, sem as usuais latas de tinta. “Trabalhamos as sensações de diferentes cores e texturas, com a proposta de levar ao potencial consumidor uma visualização exata daquilo que ele procura em seu projeto”, revela Renato Sá, diretor de Marketing e Estratégia da Tintas MC.

A meta de Sá é ambiciosa. O diretor planeja tornar a rede varejista marca nacional até 2018. “Nosso objetivo é atingir todo o Estado de São Paulo para, depois, partir para outras regiões brasileiras. O plano é chegar a 300 lojas até o fim de 2023. Estamos estudando o mercado e pensando em um crescimento de dentro para fora”, diz Sá, que possui a expectativa de faturar R$ 220 milhões até o fim de 2018.


Em Afrânio, CDL e comerciantes estão unidos pela reabertura da agência do Banco do Brasil


Desde que foi alvo de criminosos em janeiro de 2017, a agência do Banco do Brasil de Afrânio, sertão de Pernambuco, ainda não foi reaberta, o que vêm provocando grandes transtornos à população. Para realizar os serviços bancários, os moradores precisam se deslocar para as cidades de Petrolina (PE) ou Paulistana (PI), e isso já afeta o comércio local, que sente a diminuição das vendas.

Tentando reverter a situação, os dirigentes da Associação Comercial de Afrânio convocaram a TV Grande Rio para uma entrevista e cobrar uma posição do Banco do Brasil. Os dirigentes receberam apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina - CDL (Núcleo Afrânio), comerciantes e moradores, que realizaram um ato em favor da abertura da agência do BB.

“Um bando invadiu a cidade e explodiu as agências do Banco do Brasil e dos Correios, e a agência não reabriu. A população tem agora que ser virar entre Casa Lotérica ou se deslocar para outras cidades para conseguir sacar dinheiro e efetuar alguns serviços. Já estamos acumulando prejuízos, pois o dinheiro que seria investido em Afrânio é investido fora. Estamos realizando esse ato aguardando uma posição do Banco e a reabertura da agência”, declarou, Esperidião Rodrigues, presidente da Associação Comercial.


Petrolândia: Sessão de hoje da Câmara de Vereadores não será transmitida ao vivo

Câmara de Vereadores de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Há pouco, a Redação do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia recebeu ligação da assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia com informações de que, em virtude de não haverem indicações ou moções a serem apresentadas na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), a reunião dos vereadores será realizada internamente, na Sala de Reuniões e não no Plenário da Casa Legislativa.

Assim sendo, agradecemos a compreensão dos nossos leitores e ouvintes e informamos que não haverá transmissão ao vivo da sessão de hoje da Câmara.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Agência+ Design e Marketing está em novo endereço


A Agência+ Design e Marketing mudou de endereço. Com serviços de designer gráfico, identidade visual, cartões de visita, cartazes, mídia digital, fotografia (inclusive 3x4) e vídeo, a empresa está localizada na rua Padre Cícero, nº 138, na Quadra 13 de Petrolândia.

Contato: 87 99914-4740. E-mail contato@agenciamais.com

Conheça os trabalhos da Agência+ no Instagram @Agência.Mais


Temer, Maia, Gilmar e Eunício defendem reforma político-eleitoral


Após reunião, hoje (15), no Palácio do Planalto, os presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Eunício Oliveira, da Câmara, Rodrigo Maia, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, divulgaram nota afirmando que há um amplo consenso sobre a necessidade e a urgência de uma reforma do sistema político-eleitoral brasileiro que leve a uma melhora na representação política nacional.

No documento, eles enumeram quatro pontos que devem ser os objetivos dos esforços conjuntos entre os poderes da República e a sociedade civil em relação à reforma. São eles: buscar a racionalização do sistema político; redução dos custos das campanhas políticas; fortalecimento institucional das legendas; e maior transparência e simplificação das regras eleitorais.

Em declaração à imprensa após a reunião de hoje, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse que há algum tempo existe na Justiça Eleitoral a preocupação com o “mau desenvolvimento do sistema político-eleitoral” e tem se discutido a necessidade de reformas.


Júlio Cavalcanti relata doação de terreno do IPA para prefeitura


O deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) é o relator na Comissão de Administração Pública, aonde é membro titular, do Projeto de Lei Ordinária nº 1238/2017 enviado pelo Governo do Estado e que autoriza a doação de um terreno do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA ao município de Arcoverde.

O terreno em questão é o do Parque de Exposições de Animais, mas no projeto apresentado pelo governo não há clareza na finalidade da doação da área, segundo o parlamentar. O Governo diz em um dos artigos que a doação terá como encargo a “implantação de projetos que fomentem o desenvolvimento do Município de Arcoverde”, mas não especifica a finalidade final ou que projetos seriam estes a serem implantados.


Ministério do Meio Ambiente reforça apoio à Campanha da Fraternidade


O Ministério do Meio Ambiente reforçou o apoio à Campanha da Fraternidade 2017, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida. O ministro Sarney Filho disse que a iniciativa fortalece a conservação e conscientiza para a preservação.

“Eu acredito que a campanha veio na hora certa. Como estamos vendo, os nossos biomas estão sob ameaça de desmatamento. Na Amazônia, o desmatamento que vinha em queda nos últimos 10 anos, aumentou nos dois últimos anos. E quando você afeta os biomas, afeta o reabastecimento dos rios. Por isso, a importância dessa parceria com a CNBB”, acrescentou o ministro.

Para o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o tema é um alerta sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. “Escolhemos esse tema olhando para a realidade dos nossos biomas, que estão sendo agredidos, mas têm grande beleza. Esses biomas precisam ser cuidados – se não cuidarmos da nossa casa comum [o meio ambiente], não teremos futuro como humanidade.”