domingo, agosto 06, 2023

Auxílio Gás será pago, apesar de bloqueio no orçamento, diz governo



O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) confirmou neste sábado (5) o bloqueio de verbas previamente orçadas para bancar o pagamento do Auxílio Gás, um dos programas sociais do governo. A pasta, contudo, negou a interrupção no pagamento do benefício.

O bloqueio de verbas do Auxílio Gás foi informado ao Congresso Nacional por meio de um decreto, em 28 de julho, e revelado nesta semana pelo jornal O Estado de S. Paulo, com base em levantamento da Associação Contas Abertas, dedicada a acompanhar os gastos públicos.

O governo foi obrigado a contingenciar recursos em razão do limite estabelecido pelo teto de gastos de 2023, ainda em vigor. O valor total bloqueado é de R$ 1,5 bilhão. O corte temporário atinge dez pastas, e Saúde e Educação correspondem a metade dos valores retidos.

No caso do MDS, foram contingenciados R$ 144 milhões. A pasta informou ter remanejado o orçamento de modo a não afetar os pagamentos de programas sociais. No caso do Auxílio Gás, o ministério afirmou que a despesa bloqueada “só será executada no mês de dezembro”, e que até lá a expectativa é que todos os valores sejam liberados.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; memórias eternizadas – Recordar é viver!



Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra algumas fatos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!

Confira imagens abaixo

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas deste domingo (06/08/2023)


Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Após o triunfo sobre o Olímpia-PAR pela Libertadores, o Flamengo volta suas atenções para o Brasileirão e segue na caça ao líder Botafogo, que tem doze pontos de vantagem sobre o rubro-negro. Neste domingo, a equipe carioca mede forças com o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 20h, pela 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno.

O técnico Jorge Sampaoli não poderá contar com Gabigol e Arrascaeta, que estão suspensos. Para substituir o atacante, o argentino terá Pedro, que deve voltar a ser titular depois da agressão que sofreu do preparador físico Pablo Fernández na vitória, de virada, sobre o Atlético-MG.

Na quinta, o camisa 9 cumpriu suspensão por indisciplina e agora terá a chance de estar entre os onze, algo que não acontece desde o duelo contra o Palmeiras pela 14ª rodada. Além do centroavante, a lista de relacionados terá a presença do meia-atacante Lorran, de apenas 17 anos.


CONFIRA OS DEMAIS JOGOS DESTE DOMINGO (06/08) 

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A
 
16h | Vasco x Grêmio | Globo e Premiere
16h | São Paulo x Atlético-MG | Globo e Premiere
18h30 | Cruzeiro x Botafogo | SporTV e Premiere
18h30 | Coritiba x Bragantino | Premiere
18h30 | Bahia x América-MG | Premiere
20h | Cuiabá x Flamengo | Premiere


CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
 
15h30 | Ponte Preta x Chapecoense | Band e Premiere
18h | Ceará x ABC | Band e Premiere


CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C

11h | Figueirense x América-RN | DAZN e Nosso Futebol
16h | Altos x Paysandu | DAZN e Nosso Futebol
16h | Náutico x CSA | DAZN e Nosso Futebol
16h | Operário-PR x São Bernardo-SP | Nosso Futebol


Blog de Assis Ramalho, com, Diário do Nordeste e Globoesporte(ge)

Investigação da PF deve apontar atuação parcial de militares nos atos golpistas

Linha da apuração contraria desfecho do Exército sobre responsabilidade de militares nos atos - Foto: Joedson Alves | Agência Brasil

As investigações da Polícia Federal (PF) devem apontar a atuação parcial de militares nos atos antidemocráticos nas sedes dos Três Poderes. Com isso, será possível contrapor o resultado da apuração realizada pelo próprio Exército que livrava da responsabilidade as tropas na investigação da atuação dos militares no Palácio do Planalto.

O inquérito policial militar teria livrado as tropas e apontado "indícios de responsabilidade" da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

As investigações da PF, entretanto teriam mostrado a atuação de integrantes das Forças Armadas não só nos acontecimentos do dia 8 de janeiro em si, mas também na omissão em relação ao acampamento montado em frente ao quartel-general do Exército após as eleições.

Foram colhidos depoimentos de mais de 80 militares das Forças Armadas —incluindo ao menos quatro generais. Para a Folha, integrantes da PF dizem que a investigação leva em conta o contexto de 2022, como a manutenção dos acampamentos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente a quartéis e ao QG do Exército, em Brasília. Além disso, apontam as descobertas nos materiais apreendidos no celular do coronel Cid.

As mensagens encontradas no aparelho mostram diálogos em que interlocutores, oficiais do Exército e reservistas debatiam o uso das Forças Armadas contra o resultado das eleições vencidas por Lula (PT).

JULIA CHAIB E THAÍSA OLIVEIRA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Petrolândia: Domingo é dia de saborear a melhor feijoada da região: Bar e Restaurante César da Feijoada divulga cardápio para hoje (06/07); confira e faça já o seu pedido

 Resultado de imagem para assis ramalho + césar da feijoada cardápio 

Hoje os pedidos podem ser feitos através do site. Façam seus pedidos.

↪️ LINK PARA PEDIDOS https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa que cardápio para este domingo 06 de agosto de 2023.

Confira abaixo o cardápio completo e faça o seu pedido!

CÉSAR DA FEIJOADA

(87) 999956667 (WHATSAPP)
Chave PIX - 48733253404 (CPF)
↪️ LINK PARA PEDIDOS https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

Prefeito Fabiano Marques define projetos para Petrolândia com Paulo Câmara no BNB


A busca de investimentos e novos projetos de fomento para o desenvolvimento de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, tem levado o prefeito Fabiano Marques (Republicanos), a bater nas mais diversas portas que possam garantir investimentos para o município. Ele esteve essa semana no Banco do Nordeste do Brasil – BNB, presidido pelo ex-governador Paulo Câmara.

“Participei de uma reunião muito produtiva com o ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e o superintendente estadual Pedro Ermírio. Firmamos uma nova parceria que trará bons frutos para Petrolândia e a região de Itaparica, fomentando nosso desenvolvimento”, afirmou Fabiano.

Segundo ele, no encontro foram tratados vários temas e inclusive sobre linhas de crédito ou microcréditos para os produtores da região. O Banco do Nordeste tem em sua linha de atuação linhas de crédito para microempreendedores urbanos e rurais através do Crediamigo e do Agroamigo.


Fabiano Marques também esteve no Interpe, participando de uma reunião com o presidente do órgão Henrique Queiroz, levando as demandas dos assentamentos Miguel Arraes e Januário Moreira, em Petrolândia.

“Tratamos de questões importantes envolvendo esses assentamentos em nosso município e recebemos do presidente do Iterpe a garantia de que técnicos do órgão estarão fazendo visitas técnicas necessárias para buscar atender as demandas dos moradores daquelas localidades. Unindo forças, vamos resolvendo cada questão que nos aparece, sempre com o olhar voltado para o povo de Petrolândia”, afirmou Fabiano.

Por: Folha das Cidades

Banco do Nordeste anuncia redução de taxa de juros em todos os produtos de crédito comercial


O Banco do Nordeste (BNB) reduz, a partir desta sexta-feira, 04, as taxas de juros em seus produtos de crédito comercial favorecendo pessoas físicas e empresas de todos os portes e segmentos de negócios. A iniciativa acompanha o movimento de recuo da Taxa Básica de Juros, Selic, comunicada na quarta-feira, 02.

Dentre os produtos que tiveram maior redução de taxa, destaca-se o Giro Flash, modalidade de empréstimo para capital de giro, com operacionalização automatizada e prazo de reembolso de até 48 meses. As taxas de juros do produto recuaram em até 11%, na comparação com os patamares anteriores.

As novas taxas estarão disponíveis aos clientes nos pontos de atendimento do Banco do Nordeste em toda sua área de atuação, que contempla os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Atualmente, o Banco atende 4,3 milhões de clientes em 2.074 municípios. Sua rede de agências conta com 292 unidades, além de canais eletrônicos.

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, a queda na Selic e a eficiência operacional do Banco permitiram a redução. “Taxas de juros menores incentivam novos investimentos e alavancam o crescimento do país com a geração de novos postos de trabalho e oportunidades”, afirma.

Crediamigo

O Banco do Nordeste já havia reduzido em 21% suas taxas de juros para operações de microcrédito urbano orientado do programa Crediamigo. Desde 1º de agosto, o BNB passou a aplicar o percentual de 2,53% ao mês em substituição ao valor anterior de 3,2% ao mês.

A medida anunciada dias antes da revisão da Selic visou facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores e impulsionar a geração de ocupação e renda.

Imprensa: Banco do Nordeste

Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Severino Rodrigues Filho, o popular Sibiu da caçamba

 

Cemitério São Francisco/Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Sibiu da caçamba (foto: Assis Ramalho

Severino Rodrigues Filho (Sibiu)

O último adeus a Severino Rodrigues filho, popularmente conhecido popularmente como Sibiu da caçamba. foi marcado por comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na manhã deste sábado, 05 de agosto de 2023.

Após o velório realizado na residência da família, na rua Vicente José da Silva, na Quadra 07 de Petrolândia, amigos e familiares acompanharam o cortejo no último adeus a Sibiu que deixou um legado de boas amizades em Petrolândia e região.

Sibiu faleceu na manhã deste sábado (05/07) em sua residência após sofrer um mal súbito, enquanto preparava-se para sair para o trabalho.

Nossas condolências à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Confira vídeos e fotos

Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 06 de agosto de 2023

  Confira manchetes de jornais do país neste domingo, 06 de agosto de 2023

























Dois Brasis: Governador de Minas Gerais defende frente Sul-Sudeste contra o Nordeste

Petrolândia: Calendário de Marcação de Exames/Consultas de 07 a 11/08/2023 na Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Confira o calendário semanal de marcações de consultas e exames na Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia. A programação pode ser alterada sem aviso prévio.

Horário de atendimento: 07h30 às 13h30

Segunda (07/08): EEG-letroencefalograma em sono
Terça (08/08): Cirurgião-Dentista (Dr. Pedro, com encaminhamento do PSF) / Espirometria
Quarta (09/08): Ultrassonografia: Mama / Próstata / Bolsa Escrotal
Quinta (10/08): Dermatologista
Sexta (11/08): Audiometria

Atenção - DIARIAMENTE:
MARCAÇÃO de exames laboratoriais, raio X e obstetra

DAS 07h30 às 11h00: CADASTRO DE ENCAMINHAMENTO PARA ESPECIALIDADES MÉDICAS E PROCEDIMENTOS

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Petrolândia: Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende na Climagem às segundas e quintas-feiras a partir das14h; agende já a sua consulta

  

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende às segunda e quintas-feiras a partir das14 horas.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Dois Brasis: Governador de Minas Gerais defende frente Sul-Sudeste contra o Nordeste

Romeu Zema defende ações de consórcio formado por estados do Sul e Sudeste(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste do Brasil para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.

O governador, que é opositor do presidente Lula (PT), relatou que o bloco se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

A promessa é que os estados atuem em conjunto para frear prejuízos às unidades federativas no Congresso.

"Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso", afirmou Zema.

O exemplo de atuação e o foco das atividades será a reforma tributária, que vai ser analisada no Senado, ainda segundo Zema. Para ele, os estados do sudeste sempre vão estar em desvantagem.

"Temos feito o mesmo trabalho com o senadores de nossos Estados e o que nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos - que é necessário, mas tem um limite - de só julgar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada", disse o governador de Minas.

"Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade...Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década."

Aprovada em julho pela Câmara, a reforma chegou ao Senado Federal, onde começará a tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O número de brasileiros que vivem na pobreza ou na extrema pobreza teve crescimento recorde em 2021, conforme relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A situação é grave nas regiões Norte e Nordeste: "com exceção de Rondônia e Tocantins, a incidência da pobreza nessas regiões atingiu mais de 40% de suas populações em 2021", escreveu o IBGE.

Por Jornal Estado de Minas

Parabéns aos professores que fizeram e fazem a educação de Petrolândia; no Dia Nacional dos Profissionais de Educação, homenagem do Blog de Assis Ramalho aos nossos profissionais

Falecido em agosto de 2021, o mestre professor Gilberto de Menezes foi comerciante, professor de História e contador das principais empresas comerciais da velha cidade. Já na nova Petrolândia, em 2014, o também historiador e escritor lançou o livro 'De Jatobá a Petrolândia Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo'.   

Professores que fizeram a Educação da antiga Petrolândia, hoje submersa as águas do rio São Francisco

  

Professores que fizeram e fazem a educação de Petrolândia - Foto/Assis Ramalho

Arquivo de educadores da Escola Erem Jatobá - Foto: Assis Ramalho

06 de agosto – Dia Nacional dos Profissionais de Educação. Nesta data especial, o Blog de Assis Ramalho reserva este espaço a serviço da Educação, e parabeniza todos os profissionais da área nas redes municipal e estadual de Petrolândia, pela data que lhes é dedicada (Veja abaixo fotos de professores que fizeram e fazem a educação de Petrolândia).

O dia 6 de agosto marca uma data de valorização e reconhecimento para os funcionários de escola. O ano de 2022 marca a 8ª comemoração desde que foi sancionada a lei 13.054/2014, que institui o Dia Nacional dos Profissionais de Educação.

A lei nº 13.054/14 é um resgate histórico necessário para reconhecer o valor de todos que formam a comunidade escolar, principalmente aqueles que ficavam à margem, sofrendo preconceito, apesar do seu importante papel dentro da escola.

A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Segundo o autor do projeto, deputado Vicentinho (PT-SP), a proposta é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações.

A mudança da Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da educação escolar básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como profissionais de educação em todos os municípios brasileiros.

Por isso, os parabéns do Blog de Assis Ramalho a todos os profissionais de Petrolândia que comprometidos com a formação de pessoas, ajudaram e ajudam a construir com dedicação a educação de nossa cidade e de nosso país!

Veja abaixo fotos de alguns dos professores que fizeram e fazem a educação de Petrolândia

Fluminense vence o Palmeiras e entra no G4 do Brasileirão; confira resultados dos jogos deste sábado (05), Série A, B, C D e classificação




Arias abriu o placar para o Fluminense contra o Palmeiras (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF Thiago Ribeiro/AGIF)

O Fluminense venceu o Palmeiras por 2 a 1 neste sábado (5), no Maracanã, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida se iniciou pegada, com o Alviverde sendo superior, fazendo marcação alta e pressionando o Tricolor em seu campo defensivo. Apesar de um primeiro tempo melhor do time paulista, o Flu foi quem abriu o placar, com John Arias.

Na segunda etapa, o protagonismo se inverteu. O Fluminense conseguiu ser racional, trabalhou bem a posse de bola, quebrou as linhas do Palmeiras e pressionou o adversário. Boas chances de gol foram criadas, e o Tricolor ampliou o placar com John Kennedy. Nos acréscimos, Gustavo Gómez marcou para o Alviverde, mas não foi o suficiente. Com o resultado, o Flu volta ao G4, enquanto o Palmeiras cai para a terceira posição.


Confira resultados deste sábado, 05/08/2023

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas da semana (de 07 a 11/08/2023) ; Confira e agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão na próxima semana, de 07 a 11 de agosto de 2023.

VEJA NO QUADRO DISPONIBILIZADO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

Ninguém acerta as 6 dezenas da Mega-Sena, e prêmio vai a R$ 75 milhões; veja os números e os demais sorteios deste sábado (05/08/2023) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena 2618 com prêmio de R$ 59.396.034 milhões foi divulgado este sábado (5) em São Paulo, e ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulado vai a R$ 75 milhões no próximo sorteio que será realizado no quarta-feira (9).

Os números sorteados hoje foram: 06 -17 - 29 - 35 - 45 - 48

121 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 49.036,67. Os 9.213 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 920,04 cada..


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.