quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Petrolândia: Prefeitura realiza mudanças nos pontos de parada de lotações

Os guardas municipais Rubesmar e Marcelo, 
mantendo ordem na rua Clodoaldo Bezerra
Transportes de Tacaratu, Caraibeiras e Inajá
 em novo ponto de parada
Genecy, dono de quiosque diz que aprova a mudança.
''Daqui do meu ponto de comercio eu já vi muitos acidentes por causa deste trânsito desorganizado''.
Leônidas, residente de Tacaratu. 35 anos fazendo a linha Tacaratu/Petrolândia em trasporte coletivo diz que apesar das reclamações dos seus passageiros, entende que era preciso fazer mudanças.
Mototaxistas aliviados com o trânsito livre ao redor

A partir desta terça-feira (05), a Guarda Municipal de Petrolândia, seguindo ordem da Prefeitura, deu início à proibição do estacionamento de veículos coletivos (lotações) em frente aos supermercados da rua Clodoaldo Bezerra, no centro da cidade.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ítalo Leite, por enquanto, a medida está valendo somente para os transportes coletivos das linhas Tacaratu, Caraibeiras e Inajá. "Todos os transportes coletivos da linha Tacaratu, Caraibeiras e Inajá, a partir de agora terão paradas em frente ao estabelecimento comercial de Manoel Ouricuri, na rua São Francisco, próximo ao posto de combustíveis Sanfrancisco'', disse Ítalo Leite à reportagem do Blog de Assis Ramalho.

Ainda segundo informações do secretário, os demais transportes coletivos, como por exemplo aqueles que fazem linha para as agrovilas da Reta, em breve também serão proibidos de estacionar em frente aos pontos comerciais da rua Clodoaldo Bezerra.

Perguntado pela nossa reportagem qual seriam os futuros pontos de paradas para os motoristas que fazem a linha das Agrovilas da reta, o secretário respondeu:

" Primeiramente eu gostaria de dizer que essa lei que determina essas mudanças é do ano de 2004, ainda na gestão do ex-prefeito Marquinhos. E é claro que, com o crescimento da cidade, a gente tem que botar a lei em prática para melhorar aquele trânsito em frente aos estabelecimentos comerciais da rua Clodoaldo Bezerra, que estava ficando caótico. Sobre os futuros pontos de paradas destes transportes coletivos que são de grande importância para o comércio da cidade, eu lembro que já há algum tempo o ponto de parada para os condutores de transportes que fazem linha para Floresta é em frente ao Posto Rical, na BR 316, e todos obedecem. Quanto aos condutores que fazem a linha para as agrovilas da Reta, possivelmente o ponto de parada será próximo ao posto de combustíveis de seu Amadeu", disse.


A nossa reportagem conversou com Leônidas Torres, residente na cidade de Tacaratu. Ele é proprietário de um veículo, e faz a linha Tacaratu-Petrolândia há quase 35 anos. Disse ele: "Em relação a essas mudanças, as maiores reclamações são dos nossos passageiros, que estão reclamando pelo motivo do transporte ter ficado estacionado um pouco distante. Mas, pelo outro lado, nós que somos proprietário de transporte coletivo temos que entender que alguma coisa teria que ser feita, por que do jeito que estava não podia continuar. O trânsito aqui em frente aos supermercados estava muito bagunçado". 

Reginaldo, mototaxista que faz ponto junto com outros companheiros próximo ao local, diz que a medida tomada pela prefeitura vai evitar que acidentes mais sérios venham acontecer no futuro. "Do jeito que estava a qualquer momento poderia acontecer um acidente de maior proporção", disse o mototaxista com o apoio dos colegas.

O comerciante Genecy, que é dono de um quiosque, diz que do seu ponto comercial, já presenciou vários acidentes. "Daqui eu vejo, quase que diariamente, pequenos acidentes. Eu asseguro que se não forem tomadas as devidas providências, poderemos ter acontecimentos piores. Todos correm perigo de atropelamento, porque o trânsito de motos e carros é muito grande", disse Genecy, que apoia a mudança feita pela prefeitura.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Sessão da câmara de vereadores é adiada para o próximo dia 15


A secretaria da câmara Municipal de Petrolândia, Saúde Delgado, informa a nossa reportagem e a toda a população de Petrolândia, que a segunda sessão da câmara dos vereadores que estava marcado para esta quarta-feira(06), por motivos superiores, foi adiada para o próximo dia 15 deste mês.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Saúde Delgado

Campus Petrolândia do CESVASF oferece pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura

Cesvasf-Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, Campus Petrolândia, oferecerá o curso de pós-graduação em Língua portuguesa e Literatura. O primeiro módulo terá início em março.

A primeira turma de graduados em Letras, no Campus Petrolândia, colou grau em dezembro de 2012.  Em Petrolândia, o Cesvasf funciona nas instalações da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Raiane Nunes

Eduardo Campos vai ter reunião com todos os prefeitos pernambucanos

Eduardo Campos em entrevista a Assis Ramalho -foto, Fátima Belém

Nos próximos dias 22 e 23, o governador Eduardo Campos pretende reunir no Recife todos os prefeitos de Pernambuco. Será o primeiro encontro dele com os prefeitos depois das eleições municipais. Ainda não se sabe exatamente qual será a pauta da reunião. Mas tudo leva a crer que alguma coisa de concreto será anunciada por ele para os municípios, que passam no momento por um grande sufoco devido à queda do FPM e o reajuste do salário mínimo e do piso dos professores.

É improvável que o governador fosse reunir a “prefeitada” apenas para tirar fotografia e jogar conversa fora, como fez a presidente Dilma na semana passada. Ela chamou todos os prefeitos a Brasília e cerca de quatro mil atenderam ao seu convite na expectativa de voltarem para casa com três boas notícias, segundo o vice-prefeito de São Lourenço, Gino Albanez: o encontro de contas com o INSS, a reposição das perdas do FPM e o fim da burocracia na CEF para liberar recursos federais.
Nenhuma dessas notícias se concretizou e os prefeitos retornaram às suas cidades totalmente frustrados. Por isso, é difícil acreditar que o governador convidaria todos os prefeitos do seu Estado para uma reunião se não tivesse alguma coisa de concreto para anunciar. Provavelmente os secretários de Governo (Milton Coelho) e da Casa Civil (Tadeu Alencar) já saibam o que será anunciado. Mas deixarão que o próprio governador faça o anúncio para não tirar o suspense da reunião.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Inaldo Sampaio