quinta-feira, fevereiro 10, 2022

Caixa e Sicoob anunciam financiamento para despesas rurais


A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (10) a antecipação da oferta de recursos para financiar as atividades agrícolas do segundo semestre da safra 2021/2022, a chamada safra verão, que se estende de fevereiro a junho. A iniciativa foi divulgada pelo presidente do banco estatal, Pedro Guimarães.

Também hoje, o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) anunciou que disponibilizará mais R$ 4 bilhões aos cerca de 6 milhões de produtores rurais cooperados. Com isto, a entidade espera atingir o total de R$ 25 bilhões em crédito rural concedido durante toda a safra 21/22, que começou em julho do ano passado. O dinheiro poderá ser usado para a compra de insumos produtivos, beneficiando principalmente ao plantio de soja, café, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

Já a Caixa não informou o valor total que colocará à disposição dos produtores rurais até o fim deste semestre, mas garantiu que haverá dinheiro suficiente para ajudar a custear as lavouras e o agronegócio, possibilitando aos produtores comprar os insumos necessários ao plantio.

As operações da Caixa incluem três diferentes linhas de crédito rural: uma destinada a pequenos produtores rurais enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com taxas de juros a partir de 3% ao ano; outra voltada ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronampe), com taxa de 4,5%, e 6,5% para outros contratos.

Petrolândia: Movimento contra a obrigatoriedade da vacina covid-19 emite nota pública sobre fato ocorrido na Câmara de Vereradores, na quarta-feira (09)


Movimento contra a obrigatoriedade da vacina covid-19 

Nós do movimento CONTRA A OBRIGATORIEDADE da vacina COVID-19 viemos por meio desta nota lamentarmos a total covardia por parte dos representantes desta casa legislativa, (exceto vereador Said Souza) que deveria ser a casa do povo. A principal função do Poder Legislativo Municipal, que é formado pelos vereadores, é legislar, isto é, fazer as leis do município. Mas, existem muitas outras funções, também importantes. O Vereador, como agente político, acaba tomando a forma de um guardião da sociedade. Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele deve estar disponível para ver e ouvir permanentemente a sociedade e conhecer bem todos seus problemas na busca de soluções viáveis.

 Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

 Uma reunião que estava agendada desde semana passada juntamente com o próprio presidente da mesma, que já tinha sido alterada pelo menos umas quatro vezes, mesmo assim foi confirmada na segunda feira dia 07/02/2022 que seria realizada dia 09/02/2022 às 10 horas manhã, e ficando liberado para uma pessoa representar no plenário os anseios dos mesmos que estariam ali presentes. Sendo que, como praticamente tudo funciona em “HARMONIA” o prefeito lançou um decreto no dia 07/02/2022 com varias restrições, sendo assim os “NOBRES” vereadores criaram uma portaria justamente barrando a população de se manifestar de forma ordeira.

Conforme o blog do Assis Ramalho divulgou, a portaria não foi publicada no site da Câmara no dia 08/02. O Blog também divulgou que o manifesto foi comunicado com antecedência à Casa Aureliano de Menezes, onde representantes do movimento solicitaram a palavra durante a sessão e tiveram o pedido rejeitado. Todos, inclusive a imprensa, foram surpreendidos ao chegar no local devido à afixação de um cartaz no vidro da porta da Câmara, aviso sobre a obrigatoriedade do comprovante de vacinação para adentrar no espaço público (Blog de Assis Ramalho).
 
Não somos contra a vacina covid-19, quem quiser tomar que seja livre para fazer, apenas não queremos que seja obrigado, nem para adultos e nem para crianças, até porque muitas pessoas que tomaram estão contraindo o vírus, então que cada pessoa seja livre para decidir, porque exigir obrigatoriedade neste caso fere vários artigos constitucionais, como: 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; 

II - Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; “DECRETO NÃO É LEI.”

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

(O artigo 15 do Código Civil Brasileiro dispõe que ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica)

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Tem pessoas deixando de ter atendimento médico ou sem poder pegar remédios no hospital por conta do passaporte.

SOBRE AS CRIANÇAS 

Art. 21 "ECA" ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil. A obrigatoriedade da vacina apenas quando a mesma se encontra no PNI (PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO), DO COVID-19 NÃO ESTÁ

3 - Art. 53 ECA - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:

 I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

 II - Direito de ser respeitado por seus educadores;

Conforme o decreto 1201/2022 do prefeito, ele cita a ADI 6341 (Ação direta de Inconstitucionalidade) que reafirma a competência dos municípios. Justamente onde a constituição federal diz no artigo 30 que: Compete aos Municípios: 
I - Legislar sobre assuntos de interesse local.

EXPERIMENTAÇÃO HUMANA (CÓDIGO DE NUREMBERG – 1947)
1. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial.

2. Isso significa que as pessoas que serão submetidas ao experimento devem ser legalmente capazes de dar consentimento; essas pessoas devem exercer o livre direito de escolha sem qualquer intervenção de elementos de força, fraude, mentira, coação, astúcia ou outra forma de restrição posterior; devem ter conhecimento suficiente do assunto em estudo para tomar uma decisão. Esse último aspecto exige que sejam explicados às pessoas a natureza, a duração e o propósito do experimento; os métodos segundo os quais será conduzido; as inconveniências e os riscos esperados; os efeitos sobre a saúde ou sobre a pessoa do participante que eventualmente possam ocorrer devido à participação no experimento.

3. O dever e a responsabilidade de garantir a qualidade do consentimento repousam sobre o pesquisador que inicia ou dirige um experimento ou se compromete nele. São deveres e responsabilidades pessoais que não podem ser delegados a outrem impunemente. 

4. O experimento deve ser tal que produza resultados vantajosos para a sociedade, que não possam ser buscados por outros métodos de estudo, mas não podem ser feitos de maneira casuística ou desnecessariamente.

5. O experimento deve ser baseado em resultados de experimentação com animais e noconhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo; dessa maneira, os resultados já conhecidos justificam a condição do experimento.

6. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo sofrimento e danos desnecessários, quer físicos, quer mentais. 

7. Não deve ser conduzido nenhum experimento quando existirem razões para acreditar que possa ocorrer morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, quando o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento.

8. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância do problema que o pesquisador se propõe resolver. 

9. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade de dano, invalidez ou morte, mesmo que remota. 

10. O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas.

11. O participante do experimento deve ter a liberdade de se retirar no decorrer do experimento. 

12. O pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos experimentais em qualquer estágio, se ele tiver motivos razoáveis para acreditar que a continuação do experimento provavelmente causará dano, invalidez ou morte para os participantes. 

Sendo assim finalizamos essa nota com grande consternação pela falta de respeito com os cidadãos presentes, pois estamos reivindicando o que já existe estabelecido pela constituição federal. NÃO AO PASSAPORTE VACINAL. Em nome de: Sgt Tadeu Manoel sua esposa Lu Braga, Pr Ricardo Rodolfo, Gerson Júnior, Débora e Mailton, Sub-Ten Vital e todos os participantes.

Blog de Assis Ramalho
Texto e foto: Movimento contra a obrigatoriedade da vacina covid-19 


Petrolândia: Vacinação das crianças na Escola Municipal José Araújo foi um sucesso


A vacinação das crianças na Escola Municipal José Araújo foi um sucesso!

Com muita alegria e esperança, os pais levaram as crianças para vacinação contra Covid-19, assegurando a saúde das nossas crianças.

A vacinação segue disponível nos PSFs da cidade, queremos que o retorno presencial das aulas seja o mais seguro possível para todos.

Boletim desta quinta-feira [10/02/2022]: Pernambuco confirma mais 5.630 casos e 18 mortes por Covid-19


Pernambuco confirmou nesta quinta-feira (10) mais 5.630 casos de Covid-19 e 18 mortes de pessoas com a doença. Ao todo, com os novos registros, o estado passou a totalizar 748.039 infecções, registradas desde o início da pandemia, e 20.789 óbitos.

Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Do total de novos casos, 78 (1,4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 5.552 (98,6%) são leves. No total, Pernambuco totaliza 56.815 casos graves da doença e 691.224 leves.

As mortes registradas nesta quinta-feira ocorreram entre o dia 26 de janeiro deste ano e a quarta-feira (9).

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", disse o governo, por meio de nota.


Por G1 PE

Mais veneno na mesa dos brasileiros: Câmara aprova projeto que facilita liberação de agrotóxicos


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9), com 301 votos a favor e 150 contra, o projeto de lei que facilita a liberação de agrotóxicos e flexibiliza o controle dos pesticidas no Brasil. Ainda nesta quarta, os parlamentares haviam aprovado a urgência da matéria, o que dá mais celeridade à tramitação do texto.

Não havia previsão de votar o mérito da matéria nesta quarta-feira. Entretanto, após aprovar a urgência, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou o projeto em seguida para discussão e votação, mesmo com protestos da oposição e de parlamentares da bancada ambientalista.

Após aprovado, o projeto vai para o Senado. A matéria está no Congresso desde 2002 e, de lá para cá, recebeu emendas para afrouxar ainda mais as regras relativas aos agrotóxicos. Apelidado por ambientalistas e parlamentares contrários de "pacote do veneno", o projeto facilita o registro de substâncias cancerígenas e reduz o poder de fiscalização de órgãos de controle.

Atualmente, o registro de um agrotóxico passa pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com o texto proposto, um agrotóxico não precisará passar pela Anvisa e pelo Ibama para ser liberado, e o registro caberá apenas ao ministério. Na prática, a matéria dá mais poder à pasta, enquanto aos outros dois órgãos (Ibama e Anvisa) caberá apenas a análise dos pedidos.

Petrolândia têm MaxLimp, o máximo em limpeza, desinfetantes com venda no atacado e varejo; Faça o seu pedido


Em tempo de crise, investir em produtos mais econômicos e ao mesmo tempo eficientes na limpeza da casa é um desafio para o orçamento familiar. Para ajudar você a manter sua casa ou sua empresa com cheirinho de limpeza, Petrolândia e região tem MaxLimp, o máximo em limpeza, tem a solução.

MaxLimp tem mais de 10 fragrâncias para limpar e perfumar seu ambiente. Experimente!

Os produtos MaxLimp estão disponíveis para venda no atacado e no varejo. Faça o seu pedido e confira as condições de pagamento pelo número 87 9.9918-2361 (WhatsApp). Você pede e a MaxLimp chega até você!

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (11/02/2022) a partir das 08h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira 11 de fevereiro de 2022, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

Desde já, Dr Érico Herbert deseja um Feliz 2022 aos pacientes e amigos!

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas.

Câmara aprova MP que cria programa habitacional para policiais



A Câmara dos Deputados concluiu hoje (10) a votação da Medida Provisória (MP) 1070/21 que permite o uso de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para subsidiar casa própria a profissionais da área com remuneração bruta de até R$ 7 mil. O texto-base da MP foi aprovado na noite de ontem. Nesta quinta-feira, os deputados votaram os destaques com mudanças no texto, mas nenhum foi aprovado. A proposta agora segue para análise do Senado e tem que ser votada até o dia 21 de fevereiro ou perderá a validade.

A MP cria o Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública (Habite Seguro) que concede uma subvenção financeira aos profissionais de segurança que não possuem imóvel ou financiamento em seu nome. O limite do imóvel a ser financiado será de R$ 300 mil e o subsídio varia conforme a faixa de renda.

Confira manchetes dos principais jornais do país desta quinta-feira 10 de fevereiro de 2022

 

Casos de covid tem grande número de recuperados em Petrolândia/PE: Cai de 307 para 199 o número de positivados, e de 8 para 7 a quantidade de internados; confira o novo boletim divulgado pela prefeitura

Praça da Matriz, centro de Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR








PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO COM OS DADOS ATUAIS, CONFIRA ABAIXO OS NÚMEROS DO PENÚLTIMO BOLETIM DIVULGADO NO DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2022

Petrolândia: Família comunica o falecimento de Jorge Luiz da Silva (Jorge do Gelo); sepultamento está previsto para às 16h desta quinta (10)


Comunicamos o falecimento do senhor Jorge Luiz da Silva, mais conhecido por "Jorge do Gelo", pai de Dodinho do 'carro de som', Zé Luiz (Zé Cordel), Deó, Jário (Dáia), Jório, Leleu, Marlene e Maria.

O velório está sendo realizado em sua residência, na Avenida Manoel Borba, em frente a Sertamol, centro de Petrolândia - PE

O sepultamento está previsto para às 16h desta quinta-feira (10.02), saindo de sua residência para o cemitério municipal São Francisco de Assis.

A família entristecida, convida a todos para estarem presentes a este momento de solidariedade humana.

Informações/foto: Jáiro (Dáia)
Redação do Blog SNP


Casos de covid começam a perder força em Jatobá/PE: Número de contaminados pela doença cai de 155 para 110; confira o novo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde


A Secretaria Saúde de Jatobá/PE informa:

Boletim da Covid-19 desta quarta-feira (09/02).
 
24 pacientes testaram positivo para a Covid-19.
Teve também 69 pacientes recuperados.

O total de positivos ativos agora é de 110 pessoas.

A Secretaria de Saúde de Jatobá informa que ainda não foi decretado pela OMS o fim da pandemia. É importante manter a utilização da máscara, higienizar as mãos e evitar aglomeração.



PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO COM OS DADOS ATUAIS, CONFIRA ABAIXO OS NÚMEROS DO PENÚLTIMO BOLETIM DIVULGADO NO DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2022

Projeto “Raízes da História" relembra os acontecimentos do Cangaço no Sertão do Pajeú






O município de Serra Talhada, terra natal do cangaceiro Lampião, vai ser palco das histórias do Cangaço, por meio do “Raízes da História”, no Museu do Cangaço, a partir da próxima segunda-feira (14 de fevereiro). O projeto é direcionado aos professores e adolescentes das escolas públicas de Serra Talhada, que além de entrarem em contato com a história do seu povo, vão poder conhecer os lugares por onde Lampião e o seu bando passaram e deixaram marcas.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar a comunidade escolar a conhecer os bens culturais de Serra Talhada, demonstrando a importância da história do sertão pernambucano. “Todo o percurso será feito com o acompanhamento de condutores turísticos que detêm amplo conhecimento dos fatos”, afirma Cleonice.

Na cidade, a visita começa na Praça Agamenon Magalhães, que deu origem ao município e que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Depois, o grupo segue para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelas pessoas escravizadas no século XVII, e a Casa da Cultura de Serra, onde os jovens terão contato com o acervo cultural da localidade.