quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Concurso público: MPPE consegue na Justiça que Cupira se abstenha de renovar ou efetuar novas contratações temporárias


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conseguiu na Justiça liminar determinando ao município de Cupira que se abstenha de efetuar renovações ou novas contratações de temporários por excepcional interesse público a partir 1° de outubro de 2017. O prazo foi dado para que o município se adéque e realize concurso público, caso queira efetuar admissão de pessoal, sem prejudicar a continuidade dos serviços por eventual ausência de servidores, se a rescisão dos contratos temporários for de forma imediata.

De acordo com o promotor de Justiça Leôncio Tavares, que ingressou com a ação civil pública, o município de Cupira realizou o último concurso em 2009 e, desde então, vem efetuando a contratação temporária por excepcional interesse público de centenas de servidores, anualmente, para o desempenho de funções públicas gerais e permanentes próprias de cargos públicos, em detrimento da realização de concurso público. Só no ano de 2015 foram contratados 566 professores, sem a observância do princípio do concurso público e a Lei Municipal n°02/2000.


Prefeito de Belém do São Francisco decreta Estado de Emergência Financeira por 90 dias

Prefeito recém-empossado de Belém do São Francisco, professor Licínio (Foto: Gazzeta do Sertão)

Na manhã desta quarta-feira (04), a Imprensa local esteve no gabinete do prefeito de Belém do São Francisco onde foi entregue uma cópia do primeiro decreto assinado pelo gestor.

O prefeito Licínio assinou o decreto 001/2017 que decreta o Estado de Emergência financeira por 90 dias e dar outras providências, a exemplo de nos próximos dias o inicio do recadastramento dos funcionários efetivos do município, sustar pagamentos de cheques emitidos pela administração passada, suspender temporariamente quaisquer obras em andamento etc.


Mais de 80% dos focos de Aedes aegypti estão nas residências, diz secretário


O novo secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo de Mattos, fez hoje (4) um alerta sobre o aumento da incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti nos meses de verão e pediu que a população participe de combate ao mosquito, principalmente porque a maioria dos criadouros está dentro das casas.

“Temos que fazer essas campanhas de conscientização, porque 82% dos focos do Aedes estão dentro dos domicílios e 18% nas comunidades [ruas], no lixo acumulado, nas garrafas abandonadas. Então é importante conscientizar a população para cuidar desses focos”, destacou.

O Aedes aegypti é o transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Segundo Mattos, apesar de as três doenças preocuparem as autoridades, a chikungunya merece mais atenção porque tem sintomas que podem durar meses e porque poucas pessoas estão imunes ao vírus.


Petrolândia: CFEPP Cursos abre inscrições para Preparatório ENEM 2017


O ENEM certamente é uma chave que abre várias portas hoje em dia, para quem deseja ingressar nos estudos, após o ensino médio concluído. Sendo o mesmo utilizado por muitos anos apenas para avaliar o desempenho dos estudantes no final do ensino regular básico, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo, hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários. 

Hoje, infelizmente vivenciamos uma crise política e financeira em nosso país. Muito se fala sobre a diminuição das bolsas e dos investimentos ofertados pelo governo para essa área especifica da educação. Uma realidade dura e que exige ainda mais esforço e determinação dos estudantes que almejam um futuro melhor através do ensino superior. Existe uma frase que resume bem, “VOCÊ ESTÁ FAZENDO O TEU POSSÍVEL OU O TEU MELHOR para conseguir o que quer???" 


CPRH recebe nesta quinta 56 aves resgatadas do tráfico em São Paulo

Após desembarque no Aeroporto Internacional dos Guararapes, aves repatriadas por agência paulista serão levadas ao Cetas Tangara (Foto: Depave/Prefeitura de São Paulo)

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), receberá, nesta quinta-feira (5), 56 aves resgatadas em ações de combate ao tráfico de animais em São Paulo. As aves serão repatriadas pela Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (Depave), da Prefeitura de São Paulo, e virão em três caixas de madeira apropriadas, em voo da Gol Linhas Aéreas. Após período no Cetas, serão soltas no Sertão do Estado.

Típicas do bioma caatinga, as aves foram apreendidas pela polícia de São Paulo e chegarão ao Recife após período de avaliação, tratamento, recuperação e reabilitação no Centro de Triagem da Divisão de Fauna da capital paulista. São 19 galos de campina, 19 papa-capim baianos, oito patativas, cinco cravinas, três sofrês (concrizes) e dois cancões. Elas virão no voo 1554 da Gol (Congonhas/Recife), com embarque às 10h30 (horário de Brasília) e desembarque previsto para 12h29 (horário Recife).


Petrolina: Miguel Coelho convida imprensa para visitar prédio da prefeitura e comprovar dificuldades de funcionamento


A Prefeitura de Petrolina informa que alguns serviços da administração municipal estão suspensos devido à falta de pagamento ou manutenção, que deveriam ser realizados pela gestão anterior. No prédio da prefeitura e em todas as secretarias, por exemplo, os telefones estão cortados e a estrutura encontra-se deteriorada, impossibilitando alguns setores de desempenharem suas atividades com excelência.

A Controladoria Geral e a Secretaria da Fazenda, por exemplo, determinaram que o expediente será apenas interno até o dia 12 deste mês, sem atendimento ao público em geral, com exceção do setor para pagamentos de tributos, que funciona normalmente. A decisão foi tomada considerando que a gestão administrativa anterior deixou de repassar documentos pertinentes à área de pessoal, de patrimônio, e ainda da área financeira que seriam de vital importância para esta gestão diagnosticar os problemas de cada setor e assim estabilizar o atendimento à sociedade. Diante disso, é importante proceder uma auditoria nas contas da Prefeitura Municipal de Petrolina, a fim de identificar a real situação das contas para garantir o normal funcionamento dos setores.


TCE promove seminário para orientar prefeitos eleitos em Pernambuco


Os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, eleitos e reeleitos em outubro passado, têm um encontro marcado com o Tribunal de Contas do Estado na próxima terça-feira, 10 de janeiro. Eles vão participar de um seminário promovido pelo TCE com o objetivo de prestar orientação e esclarecer dúvidas sobre aspectos relevantes da administração pública municipal.

Na ocasião, serão tratados temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas, gastos com saúde e educação, gestão previdenciária, a importância das Procuradorias Municipais, responsabilização dos agentes públicos, índice de transparência dos municípios e índice de convergência contábil. A ideia é fornecer informações e prestar esclarecimentos aos novos prefeitos sobre administração pública, de forma que eles possam realizar uma gestão eficiente, voltada para os interesses da população. As inscrições devem ser feitas no site do Tribunal de Contas clicando aqui . As vagas são restritas ao prefeito e apenas mais um outro participante devidamente autorizado.


Governo do Amazonas sabia de plano de fuga em massa antes de massacre, diz ministro

Carmen Lúcia, ministra do STF, em reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (Foto José Cruz/Agência Brasil)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) possuía informações sobre a possível fuga em massa de presos em penitenciárias do estado entre o Natal e o Ano-Novo, antes do massacre que deixou 56 pessoas mortas em uma penitenciária amazonense. A informação foi confirmada hoje (4) pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

“Nós tivemos informação, governo federal, desses informes de inteligência. Não é obrigação de passar informe de inteligência para o governo federal. O governo estadual disse que tomou todas as providências para evitar a fuga”, disse Moraes após se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmén Lúcia.

Moraes negou que o governo federal tivesse conhecimento do planejamento de fuga antes da rebelião que durou cerca de 17 horas no Complexo Penitenciário Anísio Teixeira (Compaj), em Manaus, entre os dias 1º e 2 de janeiro.


Petrolândia: Nova União de Thiago Ebbers é destaque em nova matéria da PetroWebTV

Thiago Ebbers (Reprodução Facebook)

O professor de jiu jitsu, Thiago Ebbers, da Academia Nova União de Petrolândia, é entrevistado na reportagem publicada esta semana pela PetroWebTV. Confira no vídeo abaixo!


PetroWebTV


Petrolândia: Coral Fonte de Luz dá brilho especial à celebração de Ano Novo na Igreja do Sétimo Dia



Os pequeninos do Coral Fonte de Luz abrilhantaram a celebração da Igreja do Sétimo Dia, em Petrolândia, no último domingo, 1º de janeiro.

Acompanhados por Sharlene e Sabrina, as crianças são destaques especiais nas celebrações.

O Coral Fonte de Luz tem página no Facebook: https://www.facebook.com/Coral-Fonte-De-Luz-1843908659232067/

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Milly Souza


CPRH publica edital de Educação Ambiental para Unidades de Conservação


A Agência Estadual de Meio Ambiente está com o edital de chamamento público aberto para seleção de projetos com foco em Educação Ambiental para Unidades de Conservação de Pernambuco . O edital propõe duas linhas temáticas: a Formação em Educação Ambiental, como oficinas e cursos de capacitação, e a Produção de Materiais Educativos e de Sensibilização, como publicação educativa, elaboração de material educativo contextualizado e exposição fotográfica Itinerante, que serão instrumentos a serem utilizados nas ações de educação ambiental associadas à gestão das Unidades de Conservação.


Prefeito de Inajá assume gabinete sem móveis e recebe população em pé

Prefeito encontrou gabinete sem móveis em Inajá, Sertão de PE (Foto: Robson Cordeiro/Assessoria da Prefeitura de Inajá)

O gabinete do prefeito de Inajá, no Sertão de Pernambuco, estava sem cadeiras para o novo gestor sentar. Ao chegar para o primeiro dia de expediente, na terça-feira (3), o prefeito Adilson Timóteo (PR) encontrou o prédio com poucos móveis e o gabinete sem nenhuma cadeira, conforme a assessoria.

A assessoria informou que "o prefeito está recebendo a população de pé e que os móveis da sede municipal foram retirados após a última gestão perder a eleição". Ainda segundo a assessoria, a gestão anterior disse que "os móveis eram dele e por isso foram retirados".

A prefeitura disse que o novo gestor terá que reorganizar as contas do município para comprar móveis novos.

Do G1 Caruaru


Com prefeito preso, vice não assume mandato e deixa cidade alagoana sem prefeito

Edson Mateus, durante comício na campanha eleitoral de outubro, está detido e não pode assumir o comando do município de Santa Luzia do Norte (Foto: divulgação)

Mesmo sendo empossado, o prefeito eleito de Santa Luzia do Norte (AL), Edson Mateus (PRB) não pode assumir o seu mandato porque cumpre prisão preventida por suspeita de estrupo de vulnerável.

Por lei, quem deveria estar no comando da cidade seria o vice-prefeito Nego da Saúde (PTC), mas ele se negou. E para que a cidade não fique sem gestor, o Ministério Público Estadual recomendou que o presidente da Câmara de Vereadores daquele município assuma interinamente o comando da prefeitura da cidade.

De acordo com o promotor de Justiça de Santa Luzia do Norte, Vinicius Ferreira, a recomendação foi expedida para evitar a instabilidade administrativa do município e também para dar continuidade aos serviços públicos.


Tacaratu: Matrículas na rede municipal de ensino vão até o dia 13


A prefeitura municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria de Educação, comunica aos pais, responsáveis e toda a sociedade que as matrícolas para o ano letivo de 2017 na rede municipal de ensino ocorrerão de 02 a 13 de janeiro.

Outras informações, na Secretaria de Educação ou nos estabelecimentos de ensino.

Por: Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Ganhador de R$ 36,8 milhões da Mega da Virada do CE ainda não retirou prêmio

Aposta de R$ 3,50 saiu de lotérica em Fortaleza na Avenida Godofredo Maciel, na Maraponga (Foto: Vagner de Sousa)

O ganhador de R$ 36,8 milhões da Mega da Virada, em Fortaleza, ainda não retirou o dinheiro, segundo a Caixa Econômica Federal. De acordo com a instituição, a aposta foi realizada na capital cearense, mas o apostador pode se apresentar para receber o prêmio em qualquer agência da Caixa no País.

O bilhete vencedor continha uma aposta simples de R$ 3,50 feita em uma lotérica na Avenida Godofredo Maciel, no Bairro Maraponga. Ao todo, o prêmio de R$ 220.984.549,30 foi dividido entre seis apostadores.


Familiares dizem que pagavam até R$ 1 mil por entrada de armas

Presos chegaram a postar foto com armas antes da rebelião (Foto: Reprodução/Jornal Nacional)

Familiares de presos denunciaram que entrada de armas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, foi possível por meio de subornos feitos a agentes penitenciários. Mulheres de diferentes famílias afirmam já terem feito pagamentos de até R$ 1 mil para agentes liberarem a entrada de visitantes com armas, drogas e celulares. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a responsabilidade pelas revistas na unidade é da empresa Umanizzare. A terceirizada não quis se pronunciar sobre o caso.

Uma das mulheres que conversou com o G1 disse que estava dentro da cadeia quando os tiros começaram a ser escutados no domingo (1º). "Eu estava na fila para sair quando começaram a atirar, aí mandaram a gente sair e bloquearam nossa passagem. O meu marido foi um dos que foram decapitados. Eu reconheci em um vídeo que estavam chutando a cabeça dele. Desde lá, não consigo mais dormir", contou a autônoma, que não quis ser identificada.


Petrolândia: Supermercado Sanfrancisco divulga nomes das ganhadoras das motos CG 160

Ganhadora da moto da loja do Centro (Fotos: Divulgação)
Ganhadora do sorteio da loja da Quadra 12

O Sanfrancisco Supermercado realizou sorteios em suas lojas em Petrolândia, no dia 31 de dezembro de 2016. Cada loja sorteou uma moto CG Fan. Confira os nomes das ganhadoras.

Loja da rua Clodoaldo Bezerra - centro de Petrolândia
Ganhadora: Erismênia Alves Lins

Loja da Av. Auspício Valgueiro Barros - Quadra 12 de Petrolândia
Ganhadora: Lucelma Maria dos Santos

Agradecemos a todos os clientes amigos pela confiança e credibilidade depositada no Sanfrancisco Supermercado.

Marketing/Sanfrancisco Supermercado


10 mil empresas poderão ter seus registros ​cancelados na Jucepe em 30 de janeiro


Cerca de 10,3 mil empresas, que estão há 10 anos ou mais sem realizar nenhum registro ou alterações em seus cadastros na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), terão suas inscrições canceladas no próximo dia 30 de janeiro caso não façam uma comunicação de funcionamento. Com o cancelamento, a empresa perde o direito ao seu nome empresarial.

“Para evitar isso, as empresas necessitam comunicar que desejam manter-se em funcionamento, paralisar temporariamente suas atividades, ou ainda, arquivar alteração contratual, em caso de modificação dos dados da empresa”, afirma o vice-presidente da Jucepe, Flávio Sotero. A comunicação deve ser feita por meio do portal da Jucepe (www.jucepe.pe.gov.br).


Projeto São Francisco leva informações sobre a obra a mais de 36 mil pessoas

Somente em 2016, cinco mil moradores de áreas urbanas e rurais participaram das atividades de comunicação itinerante (Foto: Divulgação/MI)

A equipe de Comunicação Social do Projeto de Integração do Rio São Francisco já levou informações sobre a obra a mais de 36 mil pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. A população que mora nas proximidades das estruturas do Projeto pôde conhecer de perto os avanços e as inciativas ambientais do maior empreendimento hídrico do Brasil, que entrou em sua reta final com 94,3% de execução física. Somente em 2016, cinco mil moradores de áreas urbanas e rurais participaram das atividades. Nesta quinta-feira (5), em Cabrobó (PE), a ação será realizada para famílias da comunidade Barro Vermelho.

A tarefa de levar informações sobre as obras e outras iniciativas do Projeto se dá por meio de atividades itinerantes e do atendimento nos Centros de Referência, além do serviço de dúvidas e sugestões também disponível à população. As últimas agendas de 2016 aconteceram na comunidade Várzea do Ramo, localizada na zona rural de Salgueiro (PE), e na Vila Produtiva Rural (VPR) Descanso, em Mauriti (CE). Ao todo, 91 moradores tiveram acesso às informações.


PF indicia ex-gerente da Refinaria de Abreu e Lima por corrupção

O engenheiro Glauco Legatti foi gerente da Refinaria de Abreu e Lima (RNEST)

A Polícia Federal (PF) indiciou o engenheiro Glauco Legatti, ex-gerente da Refinaria de Abreu e Lima (RNEST), empreendimento bilionário da Petrobras em Pernambuco, por corrupção passiva e organização criminosa. O despacho de indiciamento também atribui os crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa ao lobista Shinko Nakandakari, apontado pela Operação Lava-Jato como operador de propinas, e ao executivo Erton Medeiros Fonseca, ligado à Galvão Engenharia.

A refinaria foi o primeiro alvo da Operação Lava-Jato no âmbito da Petrobras. A investigação apontou um superfaturamento bilionário. No início de novembro, Legatti procurou a força-tarefa da Lava Jato para prestar "esclarecimentos de forma espontânea", após ter sua tentativa de delação premiada frustrada. O ex-gerente da refinaria confessou ter recebido propina da Odebrecht e de Shinko Nakandakari e entregou documentos que comprovariam suas declarações.


Rebelião na Penitenciária de Patos (PB) deixa dois mortos e feridos


Rebelião no presídio de Patos na manhã desta quarta-feira (4) (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)

Dois presos foram mortos e dois ficaram feridos em uma rebelião na manhã desta quarta-feira (4), na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão da Paraíba. A informação foi confirmada pela Polícia Mitar à reportagem da TV Paraíba.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia (BOPE) também já chegou ao presídio para tentar controlar os detentos. A rebelião teria começado nesta manhã e não tinha sido controlada até as 11h30 (horário local).

A quarta-feira é dia das visitas íntimas e, no momento do tumulto, as mulheres de alguns detentos estavam no presídio. Segundo a PM, elas foram orientadas pelos próprios detentos a deixar o local. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) estão na parte externa da penitenciária para levar os feridos para unidades de saúde.

G1 PB


Petrolândia devolve à União recursos para construção/reforma de Unidades Básicas de Saúde


No Diário Oficial da União desta quarta-feira (04) o Ministério da Saúde publica a Portaria Nº 21, datada de 3 de janeiro de 2017, contendo a lista de propostas dos componentes Ampliação, Construção e Reforma de Unidades Básicas de Saúde desabilitadas no âmbito do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde. 

O Município de Petrolândia está na lista com registro de duas emendas, no valor de R$ 408.000,00 cada uma, com "devolução de recursos solicitada pelo Gestor", manifestação formal de desistência de execução do objeto habilitado no Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde.

Os valores liberados, no montante de R$ 81.600,00 em cada processo, "estarão sujeitos à devolução dos recursos financeiros transferidos e não executados, parcial ou totalmente, ao Fundo Nacional de Saúde, acrescidos da correção monetária prevista em lei, observado o regular processo administrativo", conforme a citada Portaria.

Nº Portaria de Habilitação 1160
Data Portaria de Habilitação 27/05/2014 
Nº da Proposta 10410787000114003
Tipo Recurso: Emenda
Valor: R$ 408.000,00
Valor pago: R$ 81.600,00

Nº Portaria de Habilitação 1160
Data Portaria de Habilitação 27/05/2014 
Nº da Proposta 10410787000114005
Tipo Recurso: Emenda
Valor: R$ 408.000,00
Valor pago: R$ 81.600,00

Redação do Blog de Assis Ramalho


Estudante de 16 anos é sequestrada por três homens no Sertão de PE

Ilustrativa

Uma estudante, de 16 anos, foi sequestrada nesta terça-feira (3), no Sítio Flamengo, Zona Rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco. Três homens, suspeitos de praticar o crime, estão foragidos. A adolescente foi liberada horas depois. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Segundo informações da Polícia Militar, a jovem estava em casa, com a mãe e a avó, quando três homens encapuzados e armados entraram na residência e perguntaram se havia algum homem no local. Quando a mãe da vítima disse que apenas as três mulheres estavam na casa, os criminosos levaram a adolescente.


Carro-pipa desgovernado deixa um morto em Triunfo, no Sertão de PE

Vítima: Joelmir

Na manhã desta quarta-feira (04), na cidade de Trinfo, no Sertão do Pajeú, aconteceu uma tragédia no centro da cidade. Um caminhão pipa, desgovernado bateu em vários veículos e fez algumas vítimas, uma delas fatal.

A tragédia aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Segundo as primeiras informações, o carro-pipa estava parado e, provavelmente, sem freios, desceu uma ladeira e atingiu uma grande velocidade, vindo a colidir com um vários veículos. Uma das vítimas, identificada apenas como “Joelmir”, filho de “Zé Mazile”, foi atropelada e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

Outras vítimas foram socorridas para a Unidade Mista local.

Por: Nayn Neto


Lucas Ramos viabiliza sistema de abastecimento de água em Petrolina

Foto: Roberto Soares/Alepe

O abastecimento de água no Loteamento Park Mandacaru, em Petrolina, será melhorado. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) lançou o edital para implantação da rede de distribuição que atenderá à comunidade. Cerca de 200 famílias serão diretamente beneficiadas. O serviço é fruto do empenho do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), que destinou recursos via emenda parlamentar para viabilizar a execução da obra.

“Nosso trabalho na Assembleia Legislativa tem como objetivo melhorar a vida das pessoas, dotando as cidades pernambucanas de infraestrutura”, salientou Lucas Ramos. “Levar água para famílias sertanejas é uma das prioridades do nosso mandato porque sabemos do impacto positivo que uma obra desse porte tem na vida das pessoas”, destacou o parlamentar.


Margarina Amorela ensina como fazer Batatas Noisette para o almoço ou jantar

Informe publicitário

Em formato de bolinha, as Batatas Noisette além de serem saborosas, ficam com uma casquinha crocante por fora e com um recheio cremoso por dentro. Podem ser feitas no forno como também fritinhas!

Fáceis de fazer e versáteis na hora de servir para a família, são perfeitas como acompanhamento da refeição.

Veja a receita completa abaixo.

Como fazer Batatas Noisette


Homem é preso pela PRF com arma de uso restrito em Gravatá

Pistola estava municiada e com a numeração raspada (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, na tarde da última terça-feira (03), na BR 232, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A pistola calibre. 40 possuía o número de série raspado e estava carregada com oito munições intactas.

Agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF realizavam uma fiscalização no quilômetro 86 da rodovia, quando deram ordem de parada a um veículo com placas de Olinda. Ao verificar o interior do automóvel, a equipe encontrou a arma enrolada em uma camisa, ao lado da alavanca de freio de estacionamento, além de um facão.


Bandidos rendem vigilante e explodem caixas em prefeitura de PE


Bandidos invadiram a Prefeitura de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 60 quilômetros do Recife. Na madrugada desta quarta-feira (4), eles renderam o vigilante e explodiram dois caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) localizados na sede do Executivo municipal. Foi a primeira ocorrência registrada no interior do estado, em 2017.

De acordo com a Polícia Militar, a ação criminosa ocorreu por volta das 2h50. Seis homens, que estavam em três motos, entraram no prédio da prefeitura e usaram explosivos para abrir os terminais de autoatendimento. Os ladrões conseguiram levar o dinheiro de um dos caixas. O outro foi danificado.


Pernambucano começa nesta quarta com quatro partidas; veja confrontos


Começa nesta quarta-feira a disputa pela primeira fase da Série A do Pernambucano 2017. Os confrontos de estreia são: Flamengo de Arcoverde x Belo Jardim, Vitória-PE x América-PE, Salgueiro x Serra Talhada, e Atlético-PE x Afogados. O Central folga na primeira rodada. Os jogos do campeonato serão sempre nas quartas-feiras e nos domingos.

REGULAMENTO
A Federação Pernambucana de Futebol apresentou diferenças no arbitral do campeonato deste ano, que terá nove participantes no primeiro turno. A primeira fase conta com três grupos. Outra novidade, é que as equipes do mesmo grupo não se enfrentam, se classificando os três times que mais pontuarem na fase.


Petrolândia: Moradores reclamam de vazamento em tubulação na rua Dantas Barreto


Assis Ramalho! Acorde a Compesa. Quero denunciar o descaso da Compesa com um vazamento na Rua Dantas Barreto, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia que já dura mais de uma semana.

Todos os moradores da rua estão reclamando o descaso com o desperdício de água, de um rio que está secando.
                     
Jose Mauricio



Prefeito de Belém do São Francisco poderá decretar hoje 'estado de calamidade pública''

Prefeito recém-empossado de Belém do São Francisco, professor Licínio (Foto: Gazzeta do Sertão)

O prefeito de Belém do São Francisco, professor Licínio, deverá convocar na manhã de hoje (04) a imprensa local e regional com a finalidade de informar a assinatura de decreto de situação de Calamidade Pública do município. A medida é tomada depois de o gestor tomar conhecimento, em suas primeiras horas de governo, da situação em que se encontra o município.

Notícia relacionada
>Interior do prédio da prefeitura e situação da frota de veículos e máquinas sucateadas surpreendem novo prefeito de Belém do São Francisco

Gazzeta do Sertão


Caixa Econômica quer demitir 10 mil funcionários em 2017


Da mesma forma que o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal também estuda colocar em prática medidas para melhorar a eficiência do banco. De acordo com o presidente da instituição, Gilberto Occhi, estão em análise um plano de demissão ou de aposentadoria incentivada que deve ser oferecido a 10 mil funcionários. Além disso, como antecipou o Estado em maio, antes mesmo de Occhi assumir definitivamente, o banco já monitorava o desempenho de cem agências deficitárias.

“Se for necessário, vamos adotar medidas como redução de jornadas, transferências de endereços e, em último caso, fechar as portas”, afirmou Occhi, após participar de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

Para Occhi, o principal desafio de 2017 é melhorar a eficiência, reduzindo despesas e aumentando a geração de receitas. No último ano, a Caixa cortou o número de funcionários de 100,3 mil para 97 mil. No acumulado dos nove primeiros meses de 2016, o banco gastou R$ 15,6 bilhões com pessoal, ante R$ 14,3 bilhões do mesmo período de 2015, crescimento de 9,2%. O impacto maior no gasto foi com o aumento do salário dos funcionários, decidido em convenção coletiva.


Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Honda Titan 2014. Interessados devem procurar Euclides Modas

 
Honda Titan 2014

VENDE-SE uma moto Honda Titan 2014 (foto acima). Preço a combinar. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.


Serra Talhada registra primeiro homicídio de 2017


Serra Talhada registra o primeiro homicídio de 2017, dois dias após o Réveillon. Por volta das 21h20 desta terça-feira (3), um jovem identificado como Bruno Madson Guimarães, 23 anos, foi assassinado quando se encontrava na calçada da sua residência, na Vila Militar, no bairro da Cohab, conversando com sua irmã.

Segundo a Polícia Civil, em conversa com o FAROL, homens em uma motocicleta modelo Bross dispararam quatro tiros de pistola 380 contra a vítima que morreu no local. A Polícia ainda localizou ao redor do corpo 13 estojos de munição 380. De acordo com a irmã da vítima, Bruno Madson tinha acabado de cumprir três meses de prisão na cadeia pública de São José do Belmonte por suposto roubo. No ano passado Serra Talhada registrou 40 homicídios, cravando um aumento de 66% com relação a 2015.

Farol de Notícias


Petrolândia: Bombeiros fazem balanço do trabalho do Posto Avançado e chamam atenção para número elevado de trotes


Os bombeiros militares enfatizaram que acidentes envolvendo motos são a maioria dos chamados atendidos no trânsito e que o trote telefônico prejudica o atendimento à população (Foto: Lúcia Xavier)

A exemplo da Policia Militar e Polícia Civil, o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Petrolândia desenvolve um importante trabalho através da competência de seus profissionais na prestação de serviços à comunidade de Petrolândia e outras cidades do Sertão de Itaparica.

Na manhã da última sexta-feira (30), os sargentos CBM Fontes e Marcos, lotados no Posto Avançado de Bombeiros de Petrolândia, foram entrevistados pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

A unidade dos bombeiros foi instalada em Petrolândia há dois anos e nove meses e desde então atua de forma preventiva junto à comunidade e ativamente na prestação em atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros.

De acordo os esclarecimentos dos bombeiros, acidentes envolvendo motos são a principal causa de ocorrências de trânsito em Petrolândia. O Corpo de Bombeiros chama a atenção de toda a população, principalmente dos motoristas, com relação aos acidentes envolvendo motocicletas.

É importante estar alerta para estas dicas, por exemplo, fazer uso de equipamentos de proteção obrigatórios, como capacete com viseira.

Outro desafio enfrentado pelos militares é o trote. Apesar de todas as orientações sobre as consequências de uma ligação falsa, ainda há quem insista com essas brincadeiras de mau gosto.

“Temos feito um mapeamento e sabemos que a maioria dos trotes é feita por crianças e adolescentes, geralmente nos horários de saída de aula. Mas, infelizmente, há adultos que também passam trotes, inclusive há casos entregues ao Ministério Público. Enquanto o trote mobiliza viaturas e militares para o atendimento a uma falsa ocorrência, outras pessoas em situação de perigo, ou até mesmo com risco de morte, podem deixar de ser atendidas. Trote é crime”, ressalta  Sgto. Pontes.

Posto de Bombeiros de Petrolândia - Telefone: 3851-1215 - 3851 - 0752
Cel. (87) 9.9656-5402 (Tim)  -  (87) 9.8877-2494 (OI)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Fundo da ONU financia participação de indígenas em reuniões; prazo é dia 13 de janeiro


O Fundo Voluntário da ONU para os Povos Indígenas convida representantes de organizações indígenas a enviar solicitações de apoio para a participação na 35a sessão do Conselho de Direitos Humanos e sessões de tratados que ocorrerão em Genebra entre abril e junho de 2017.

O prazo para envio de propostas é dia 13 de janeiro. As regras para envio de propostas estão disponíveis em espanhol (http://bit.ly/2iFkRtX), inglês (http://bit.ly/2iFfECw) e francês (http://bit.ly/2iFglvw).

Outros detalhes, clique aqui.

Nações Unidas no Brasil


Policiais e bombeiros de PE sem férias até março

PMs foram convocados para garantir o policiamento ostensivo nas ruas. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco suspendeu as férias de todos os policiais militares e civis, e também dos bombeiros que atuam no estado neste mês de janeiro. Os PMs tiveram o benefício suspenso desde o período de 15 a 31 de dezembro do ano passado. Como no mês de fevereiro os policiais não saem de férias por causa do carnaval, só será possível retomá-las a partir de 2 de março.

A intenção é garantir o policiamento ostensivo durante a operação padrão deflagrada pelos policiais militares e bombeiros desde o dia 6 de dezembro, além de assegurar que as investigações para elucidar os crimes sejam cumpridas. Apesar disso, a população tem sentido na pele os efeitos da insegurança no estado. Nem mesmo a presença do Exército nas ruas tem feito os criminosos deixarem de agir. Pelo contrário, os relatos de assaltos têm aumentado a cada dia.


Hospital de Serra Talhada recebe ambulância para agilizar transferência de pacientes


O Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, recebeu, nesta terça-feira (03.01), mais uma ambulância para reforçar o serviço de remoção de pacientes. Com a chegada do veículo, adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado Rogério Leão (PR), a unidade passa a contar com três ambulâncias – duas de suporte básico e uma UTI móvel.

“Essa nova ambulância vai nos ajudar a desafogar o serviço, facilitando o atendimento e trazendo mais segurança ao paciente”, avalia o diretor do Hospam, João Antônio Magalhães. Além de Rogério Leão, os secretários estaduais de Turismo, Felipe Carreras, e de Transportes, Sebastião Oliveira, também compareceram à cerimônia de entrega.

Secretaria de Saúde de Pernambuco


Homem é baleado na cidade de Floresta, no Sertão de PE


No início da noite desta terça-feira dia (03), por volta das 18:50, um homem de 25 anos, foi baleado na Rua Teofanes Torres, na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano.

Segundo informações, dois elementos não identificados em uma motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima que foi atingida por um tiro na perna. Ele foi socorrido para o hospital local onde foi medicado e posteriormente liberado. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: O Povo com a Notícia