sábado, novembro 10, 2012

Petrolândia: Domingão de Sol no Bar do Nego, neste domingo (11)

 
O Bar do Nego, na roça de Samyr, traz como atração deste domingo (11) o grupo Seduzyr, a partir do meio dia.

Além de apresentar atrações musicais, a roça de Samyr tem um excelente ponto para o banho de rio. Cerveja, peixe e outros tira-gostos de primeira qualidade.

A roça de Samyr está localizada na estrada da Serrota, do lado esquerdo, às margens do São Francisco.

Bar do Nego no Facebook:
http://www.facebook.com/bardonegorocasamyr.rocadesamyr

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho 

Petrolândia: Ilga Carvalho é destaque em noticiário da TV Asa Branca

A artesã petrolandense Ilga Carvalho foi entrevistada pela reportagem do ABTV 1ª edição, em matéria exibida na quinta-feira (08) na TV Asa Branca (Globo Nordeste). 

Na reportagem Ilga ensina a fazer sabonetes artesanais com aromas e formatos de frutas tropicais.

A matéria foi realizada pela jornalista petrolandense Jailma Barbosa.

Para assistir ao vídeo, no portal maisab.com.br, clique no atalho abaixo:




Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Reprodução +AB

Paulo Afonso: queda na arrecadação chega a R$ 3,2 milhões/mês. Vai haver demissão!


Município precisa cortar despesas para se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal

Um kit completo de combinação explosiva. Diminuição da arrecadação e repasses de recursos federais e estaduais, motivados pela redução de alíquotas de impostos como o IPI (automóveis e eletrodomésticos), divisão de royalties com outros municípios, e agora com a nova Medida Provisória (MP 579/2012) da energia elétrica, que pretende reduzir tarifação de energia elétrica residencial e industrial.

O Governo do Estado estima perder, no próximo ano, R$ 270 milhões só com a queda do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) na energia elétrica, revelou o governador Jaques Wagner. Isoladamente ou somados, estes fatores estão causando o maior rebuliço junto às prefeituras do País, mais especificamente no Nordeste da Bahia. Houve uma queda bruta na receita dos municípios obrigando muitos prefeitos a cortar despesas e reduzir o ritmo de obras.

Em Paulo Afonso, o prefeito Anilton tem buscado medidas alternativas para evitar corte de pessoal, pois é totalmente contrário a esta medida e considera a última alternativa. Mas, com a queda acentuada das receitas, em breve poderá se encontrar diante desta inevitável decisão, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal limita as despesas com pessoal em 51,30%, o chamado limite prudencial. Com a atual queda de receitas, as despesas com pessoal podem ultrapassar o limite máximo de 54%, o que levaria a Administração Municipal a promover demissões sem justa causa. Ou seja, não é uma decisão pessoal ou política, é Lei, e a queda de receita está pegando os municípios de surpresa.

Os primeiros sintomas do impacto provocado pela queda de receitas já foram sentidos no Município de Teixeira de Freitas, onde a prefeita Moema Gramacho exonerou 1.649 servidores de todas as áreas que tinham contratos temporários. Em Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), decretou estado de emergência financeira no Município e incluiu uma redução de 30% na remuneração de todos os cargos de confiança. No país, centenas de cidades estão passando por esta dificuldade, que é provocada pela redução dos recursos repassados para os municípios e não para contas de campanha como insinuam alguns sites e programas de rádio maliciosos. A medida de contenção de gastos é provisória e visa à adequação ao limite de gastos permitidos por lei e ao atual orçamento do Município, que tem sofrido bastante desde o início deste ano com a queda de receitas e a redução dos royalties. Somente neste mês a queda do repasse desta fatia pode chegar a 1,2 milhões de reais, somadas às perdas com o repasse do FUNDEB, verba para educação, oriunda do Governo Federal, a qual também preocupa muito, com um prejuízo de 1,3 milhões apenas neste mês, além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Considerando que esta queda pode se estender por um período maior que o esperado, ou voltar a acontecer em outros momentos, o prefeito Anilton já busca alternativas para a atração de novas receitas (novas indústrias, turismo, comércio e serviços) e otimização da arrecadação das receitas atuais, além de medidas de redução de despesas sem comprometimento no quadro de servidores.

A pressão das cidades afetadas pela seca e pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); royalties e ICMS ganha corpo às vésperas de um movimento que os prefeitos pretendem imprimir junto ao governador Jaques Wagner para que ele cobre do Governo Federal uma solução capaz de promover algum alento frente à atual situação. O protesto da capital da republica está previsto para acontecer entre os dias 12 e 16 deste mês. "Temos que tomar uma posição e sensibilizar o Governo Federal", pontuou o prefeito Anilton.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da ASCOM/PMPA

Petrolândia: ONG ARBio realiza Assembleia Geral neste sábado (10)

A ARBio – Associação de Reciclagem Biológica convida para reunião de Assembleia Geral de formação da nova coordenação e sobre o tema de Meio Ambiente. 

A reunião contará com representantes da sociedade civil e tem como objetivo obter informações e propostas para subsidiar a atuação da ARBio na área de Meio Ambiente.

Data: 10/11/2012
Horário: 15h00
Local: Auditório 6 de julho no Centro Cultural
Endereço: Praça dos Três Poderes - Petrolândia - PE
Ao lado do INSS

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: George Novaes (ARBio)

PR fecha com PMDB e Inocêncio sai da disputa pela presidência da Câmara Federal

Foto: Assis Ramalho
Aconteceu mais rápido do que muitos imaginavam. O Partido da República (PR) foi o segundo partido a fechar apoio ao deputado Henrique Eduardo Alves ( PMDB) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O PT já tinha selado o apoio, em função do “pacto” existente entre as duas legendas. No último dia 19 de outubro, o deputado Inocêncio Oliveira chegou a lançar seu nome na disputa. O deputado encontra-se há oito anos consecutivos como membro da mesa diretora da Câmara. 

O Partido da República possui uma bancada de 36 deputados. Por conta disso, tem direito a um assento na mesa do legislativo federal. Na prática, para alguns analistas políticos, quando o deputado pernambucano ousou lançar seu nome à presidência, o foco do republicano era manter-se como está: 3º Secretário da Mesa Diretora. As eleições acontecem em fevereiro de 2013, e o deputado Henrique Eduardo Alves vai bater chapa com o socialista Júlio Delgado (PSB).

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Farol de notícias

A extinção do rio São Francisco: eu sonhei com esse pesadelo

Foto: Lúcia Xavier
Desde sua criação, o Blog de Assis Ramalho tem,  como uma de suas principais bandeiras, a preocupação com  a discussão de temas relacionados à preservação do meio ambiente. Preocupamo-nos em discutir tudo aquilo que afeta, positiva ou negativamente, o rio São Francisco, fonte de vida e desenvolvimento do Nordeste e de nossa cidade, Petrolândia. Um dos motivos é este:

“Uma noite, muito antes do ano 2000, eu tive um sonho. Não foi um sonho qualquer. Sonhei que o rio São Francisco secara e não tínhamos mais rio nem água. O leito do rio era apenas uma linha branca, salina e seca. 

"No meu sonho, o leito do rio São Francisco era uma fronteira e, pior que isso, uma trincheira. 

"No meu sonho, todos aqueles que ousavam ultrapassar a fronteira Norte-Sul, estendida ao longo do leito seco do rio São Francisco, eram fuzilados para impedir a invasão das terras férteis situadas abaixo do Nordeste.

"Confesso que, no meu sonho, houve alguma contribuição da música “Nordeste Independente”. Vi a bandeira esfarrapada de renda cearense e vi Elba Ramalho, lutando nossa luta desigual e injusta. Mas foi só isso. Talvez eu me sentisse ela, a heroína Elba, talvez eu fosse ela ou ela fosse eu, velando por todos aqueles que não pensam nem sabem para onde vão. 

"Infelizmente, após mais de 10 anos do sonho sonhado, a única coisa que eu sei e vejo cada vez mais claro é que, cada vez mais, as pessoas ao meu redor sabem para onde vão, porque não sabem para onde querem ir. Ai de mim!

Ai de mim! Não tenho mais terra. 
Ai de mim! Amanhã, sem rio. 
Ai de mim! Mais querem me ludibriar:
Uma bolsa a mais qualquer 
e mais qualquer coisa
Coisas de valor menor pra mim.
Ai de mim que penso. 
Ai de mim que ainda sei pensar. 

Texto e poema de Lúcia Xavier (09/11/12)

Para ouvir a música Nordeste Independente, com Elba Ramalho, clique no atalho abaixo:
Para ver fotos da Caminhada ao Mirante da Serrota em 04/10/12, clique abaixo:
Degradação ambiental: caminhada ao Mirante da Serrota de Petrolândia
Para ler ler matéria sobre a possível Extinção do rio São Francisco, clique abaixo:
Extinção do rio São Francisco é prevista em livro escrito por 100 especialistas 

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Foto: Lúcia Xavier