segunda-feira, 23 de março de 2015

Petrolândia: TLN Pesquisas e Eventos concede Prêmio Excelência 2015 a empresas e profissionais em destaque. Confira relação.


Na noite de quinta-feira, 19 de março, aconteceu na Câmara Municipal de Petrolândia a cerimônia de entrega do Prêmio Excelência 2015, concedido pela TLN Pesquisas e Eventos aos profissionais, personalidades e empreendimentos que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada nesta cidade.

Na edição deste ano, Assis Ramalho e Blog de Assis Ramalho receberam, pelo quarto ano consecutivo, o certificado nas categorias Blogueiro e Site de Notícias, respectivamente.

Tide Lucena, diretor da TLN Pesquisas e Eventos, felicita todos que obtiveram o reconhecimento de seu trabalho perante a sociedade petrolandense.

Ver mais fotos>Entrega Prêmio Excelência 2015 Petrolândia

Confira abaixo a relação de destaques do Prêmio Excelência 2015 em Petrolândia:

4ª CIPM Cia. Independente de Polícia Militar - Segurança Pública
Academia Enforma Fitness - Danças Aeróbicas
Anselmo Gomes dos Santos - Farmacista
Antonio Alberto dos Santos "Tonho do Ouro" - Relojoeiro
Antonio Moura - Fotógrafo Profissional
Arkellan Jóias - Joalheria
Armando Rodrigues de Almeida - Empresário do Ano
Assis Ramalho - Blogueiro
assisramalho.com.br - Site Informativo
Auto Elétrica São Jorge - Auto Elétrica
Auto Escola São Luiz - Auto Escola
Baby Chic - Confecção Infantil
Badalado "O Quiosque do DJ" - Bar
Bolsa Sport - Loja de Bolsas e Acessórios
Capotaria Messias - Reforma e Confecções de Estofados
Casa Bella - Artigos de Cama, Mesa e Banho
CFEPP Cursos - Cursos de Idiomas
CFEPP Cursos - Curso Pré-Vestibular
CFEPP Cursos - Cursos Profissionalizantes
Charla Cabeleireira - Cabeleireira Profissional
Churrascaria Come-se Bem - Churrascaria
Comercial Rocha - Distribuidor de Água Mineral
Corpo Vestido - Boutique
Difátima - Correspondente Bancário
Difusora Vanguarda - Publicidade em Alto-Falante
Dorgival Batista dos Santos - Cinegrafista
Dr. Alexandre Candeia - Endocrinologia
Dr. Cleobenysson Cruz - Cardiologia
Dr. Érico Herbert Almeida Couto de Lima - Ortopedia e Traumatologia
Dr. Eudes Fonseca - Cirurgião Dentista
Dr. Eudes Fonseca - Político Destaque
Dr. Fabiano Oliveira - Advocacia
Dr. Gerôncio Calaça Filho - Biomédico
Dr. João Lopes Gonçalves - Médico Cirurgião, Clínico e Médico do Ano
Easycomp - Curso de Informática
Elegance Modas - Moda Masculina
Equipadora Denes Películas - Equipadora de Som e Revestimento de Filme Fumê
Erbert Crhistian de S. Dantas "Beto Designer" - Designer Gráfico
EREM Maria Cavalcanti Nunes - Estabelecimento de Ensino Público
Espaço Verde - Produtos Naturais
Evânio e Banda "Os Barbosas" - Grupo Musical
Fabiano Jaques Marques - Político Mais Atuante
Farmácia Dois Irmãos - Farmácia
Finna - Bijuterias e Acessórios

Tacaratu: Agrovilas do Bloco 02 pedem socorro; bomba de poço que abastece comunidades está queimada e pipas não chegam

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício Filho, informa que os moradores das agrovilas do Bloco 02, em Tacaratu, estão sem água.

De acordo com ele, a bomba do poço que abastece as agrovilas do Bloco 02 está queimada. A CHESF pediu um prazo de 30 dias para reposição da bomba, período em que a prefeitura de Tacaratu faria o abastecimento com carro pipa. Mas, segundo o sindicalista, já faz duas semanas e nem sinal de carro pipa. 

"Isso é uma falta de respeito com os reassentados. CHESF e Prefeitura de Tacaratu têm que respeitar o povo. Aqui fica a nossa indignação, não podemos aceitar esse tipo de comportamento!", finaliza José Mauricio.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de José Maurício Filho/STR Petrolândia

Petrolândia: Petroclínica anuncia especialidades e horários de atendimento de sua equipe médica


A Petroclínica, novo endereço da saúde em Petrolândia - parceria do Blog - situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Atacado Sanfrancisco, informa as especialidades e horários de atendimento de sua equipe de profissionais. Confira. 

Profissional/Especialidade/Atendimento
Rommel Alencar (Fisioterapia): segunda a sexta-feira, a partir das 14h00
Joane Barboza (preventivo e pré natal): quarta-feira, a partir das 18h00
Lariça Bulhões (Pediatria e Dermatologia Clínica): segunda e sexta-feira, a partir das 14h00
Michelle Freire (Clínica Médica): sexta-feira, a partir das 8h00
Lourdes Barbosa (Psiquiatra): quarta-feira, às 15:30
Núbia Lopes (Ginecologia, Colposcopia e Ultrassonografia): terça-feira (tarde), quinta-feira (manhã e tarde) e sexta-feira (manhã)
Emanuel Barros (Endocrinologista): quinta-feira (02 de abril), a partir das 08h00 (atendimento quinzenal)
Sebastião Inácio (Clínico Geral): segunda-feira (30 de março), a partir das 08h00 (atendimento quinzenal)

Agende sua consulta pessoalmente ou pelo celular Tim (87) 9805-0774


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Claudijane Souza/Petroclínica

Ex-Goiás é novo treinador do Fluminense



Segunda-feira agitada nas Laranjeiras. Logo depois de anunciar a saída do técnico Cristóvão Borges, a diretoria do Fluminense fechou com o novo treinador. Ricardo Drubscky, que iniciou a temporada no Vitória, já tem tudo acertado com o Tricolor carioca, conforme apurou a produção do SporTV. A data da apresentação e tempo de contrato ainda serão divulgados.

Depois de manter o Goiás na Série A do Campeonato Brasileiro, Drubskcy acertou a transferência para o Vitória em dezembro. Mas permaneceu no Rubro-Negro baiano por menos de três meses. Foi demitido no último dia 9, após o empate com o Juazeirense, pelo Campeonato Baiano. Em 12 partidas pelo Vitória, o treinador de 55 anos obteve sete triunfos, quatro empates e duas derrotas.

Android para carros deve chegar ao Brasil no segundo semestre, diz Google


O Android Auto, versão do sistema operacional de celulares para carros, deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2015, disse à reportagem Daniel Holle, responsável pelo desenvolvimento do produto nos EUA.

A definição de uma data exata de lançamento, porém, ainda "depende do calendário de cada uma das montadoras", que precisam integrar o sistema em seus veículos, disse o executivo do Google.

Assim como o CarPlay, sistema equivalente da Apple, o Android Auto permite que o celular se conecte ao carro por uma porta USB e "projete" sua tela no equipamento multimídia dos veículos. Os apps do smartphone são dispostos em uma interface com botões maiores e controlada principalmente por voz.

"Motoristas hoje tentam acessar aplicativos pelo celular enquanto estão dirigindo, de maneiras que não são sempre fluidas ou seguras", disse Holle em entrevista por e-mail. "Com o Android Auto, a tela do celular fica bloqueada e algumas funções, como a exibição de vídeos do YouTube, não funcionam quando o carro está em movimento".

BNDES descarta realização de concurso público este ano



Em nota divulgada hoje (23), a direção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) descartou a realização de concurso público este ano.

“Considerando a crescente veiculação de notícias sobre possível lançamento de Edital para Processo de Seleção Pública de Pessoal no segundo semestre deste ano, e com o objetivo de informar adequadamente a todo o público interessado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunica que não realizará concurso público em 2015”, diz a nota.

De acordo com a direção do BNDES, o cadastro de reserva em vigor, referente à seleção pública de 2012, expira no dia 12 de junho e não há possibilidade de prorrogação.

“Até que realize nova seleção, o BNDES continuará executando suas atividades com o atual quadro de pessoal.” O banco comunicou, ainda, que não há previsão para lançamento de novo edital para ampliar o número de funcionários.

Agência Brasil

O matrimônio no protestantismo, uma abordagem teológica



No protestantismo, o matrimônio não é considerado um sacramento. Por quê? Nas suas obras latinas, Lutero escreve: “As Sagradas Escrituras conhecem um só sacramento, é o Cristo, o próprio Senhor”. Em 1520, in “A cativez babilônica na Igreja”, ainda fala deste “único sacramento (isto é, Cristo)” e de três sinais sacramentais. O sinal sacramental necessita de uma palavra de promessa ligada – por instituição de Cristo – com um sinal. Neste sentido, se pode reter que o sejam somente o Batismo e a Ceia. Prevalece compreensão cristocêntrica do sacramento. Somente Cristo é o “instrumento da salvação”.

A reportagem é de Jean-Claude Hutchen, publicada por Baptisés, 17-03-2015. A tradução é de Benno Dischinger.

No que se refere ao matrimônio como sacramento, Lutero esclarece: “Já que o matrimônio existia desde o início do mundo e continua existindo, também entre os não-crentes, até hoje, não existe motivo de pensar que o matrimônio possa ser chamado sacramento somente da nova aliança e da Igreja. Porque os matrimônios dos nossos pais não eram menos santos do que os nossos, e os matrimônios dos não-crentes não são menos verdadeiros do que aqueles dos crentes – e no entanto eles [a Igreja católica] não os consideram um sacramento. Além disso, entre os crentes há cônjuges incrédulos que são muito mais incrédulos do que os próprios pagãos. Por que, então, chamar aqui de sacramento o matrimônio, mas não para os pagãos?

A posição de Calvino é próxima daquela de Lutero, embora com acentos diversos. É a partir da convicção de que somente Cristo (presente pela pregação) oferece a salvação. Dizer que o matrimônio não é um sacramento não reduz, todavia, a importância que lhe é dada nas igrejas protestantes, que preferem falar de “bênção do matrimônio”.

Frases do dia 23/03/2015: Coletânea IHU Online


Lula critica Rossetto e... Dilma

“Lula não poupou ninguém na reunião que fez com membros do governo outro dia.
Disse em alto e bom som que o discurso de Miguel Rossetto, ministro de Dilma, só não foi pior do que o da própria presidente no domingo anterior” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 20-03-2015.

Faz-me rir

"Marta Suplicy ironiza o esforço de Haddad para se diferenciar dos políticos. "No meu tempo eu não tinha tempo de dar aula de pós-graduação. Trabalhava de manhã, à tarde e à noite", diz a senadora e provável adversária do petista em 2016" - Vera Magalhães, jornalista - Folha de S. Paulo, 23-03-2015.

Cristóvão não resiste à má campanha no Carioca e é demitido do Fluminense


Cristóvão Borges não é mais técnico do Fluminense. Ele não resistiu aos recentes maus resultados no Campeonato Carioca – o Tricolorempatou em 1 a1 com o Tigres no último sábado, no Maracanã, após ter perdido por 1 a 0 para o Macaé na rodada anterior.

Com o time fora do G-4 e sob risco de não se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca – está em quinto lugar, com 22 pontos, quatro a menos que o Vasco, quarto colocado –, a diretoria tricolor optou pela saída do treinador após reunião na manhã desta segunda-feira. O próximo compromisso do Flu é na quinta-feira, contra a Cabofriense, às 19h30, no Maracanã. O substituto de Cristóvão ainda é desconhecido.

Depois do tropeço no fim de semana, a diretoria preferiu não se pronunciar. Suspenso, o vice de futebol Mário Bittencourt assistiu ao jogo da arquibancada, no meio dos torcedores, e sentiu de perto a revolta dos torcedores, além de ouvir o coro de "burro". Em sua entrevista coletiva depois da partida, Cristóvão dissera que, no seu entender, continuaria no cargo. Mas a sua situação no cargo era delicada.

Cinco dicas para que o WhatsApp funcione como você quer


Se você é um usuário regular do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, mas que não presta atenção a outra coisa que não seja ler e responder mensagens, isso lhe interessa.

Saiba que você pode liberar espaço na memória do celular, fazer cópias de segurança das suas conversas e adequar ao seu gosto certos aspectos relacionados à privacidade com passos fáceis.

Se você quer aproveitar melhor as ferramentas que o WhatsApp oferece, há algumas modificações que você pode fazer na seção de configurações do aplicativo.

Os passos para mudar as configurações variam um pouco dependendo do telefone e do sistema operativo utilizado (Android, iOS ou BlackBerry OS, por exemplo), mas o conceito no programa é o mesmo.

Homem que prestou depoimento sobre morte de vereador de Serra Talhada é morto a tiros


Um homem de idade não divulgada foi morto a tiros neste domingo (22) em São José do Belmonte, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido quando estava em um posto de gasolina localizado às margens da BR-232, no Distrito de Bom Nome.

Segundo o relato de uma testemunha à PM, o homem estava em um caminhão que parou no estabelecimento comercial. Ele e outro ocupante foram rendidos por um grupo que efetuou os disparos. Este morreu no local. Os autores do crime fugiram em uma caminhonete.

Ainda segundo a polícia, a vítima havia se apresentado na delegacia de Serra Talhada na semana passada e negado participação na morte do vereador Cícero Fernandes.

Fonte: G1 Caruaru

Dr. Cleobenysson Cruz alerta para uso de monitores domiciliares de pressão arterial

O Cardiologista Cleobenysson Cruz, da Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia, alerta para uso dos aparelhos de medida da pressão arterial por pacientes.

Cada vez mais a utilização de monitores domiciliares de pressão arterial tem sido estimulada, principalmente pela publicidade. No entanto, sabemos que para a adequada utilização e aproveitamento médico os monitores devem ser validados. Essa validação é feita por comparação com um padrão ideal, chamado de 'padrão ouro', que correlaciona as medidas obtidas pelo aparelho com as aferidas por métodos tradicionais, como os usados nos consultórios médicos. 

Nesse sentido e com o objetivo de fornecer à população orientação sobre quais monitores, entre os comercializados no Brasil, têm sua medida validada, a Sociedade Brasileira de Hipertensão divulga em seu site, os monitores disponíveis no país aprovados pela Anvisa. 

No momento, está sendo divulgada uma lista atualizada e em breve mais monitores serão colocados à disposição para avaliação, assim os pacientes poderão fazer uso de um aparelho adequado, cujas medidas permitirão ao médico avaliar como anda o controle da sua pressão em casa e otimizar o tratamento, caso seja necessário.

Abaixo, segue o texto publicado no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão e o link para conferência dos aparelhos aprovados pela ANVISA.

Mais informações: dableducational.org

Dr. Cleobenysson Cruz/SBH

Em clássico tenso, Flamengo vence Vasco com Maracanã alagado e quatro expulsões


Em jogo que chegou a ficar paralisado por 50 minutos devido à chuva forte que caiu na cidade do Rio de Janeiro, o Flamengo venceu o Vasco por 2 a 1 na noite deste domingo (22), no Maracanã, pela 11ª rodada do Estadual do Rio.

Segundo a concessionária Maracanã, que administra a arena, a chuva atingiu 21,8 milímetros em 15 minutos, mas o sistema de drenagem do campo “funcionou perfeitamente e foi fundamental para o escoamento da água”.

O clássico carioca também foi marcado pela tensão entre os jogadores durante a partida. No final, quatro jogadores foram expulsos após o meia Bernardo, do Vasco, não gostar de falta cometida por Paulinho e partir para cima do flamenguista.

Também do Flamengo, Anderson Pico reagiu e deu empurrão no mesmo jogador vascaíno, o que criou uma briga generalizada em campo. O árbitro esperou os ânimos se acalmarem e expulsou dois jogadores de cada lado: Bernardo, Guiñazu, Paulinho e Anderson Pico.

Petrolândia: Prefeitura cumpre recomendação do Ministério Público para desobstrução imediata de vias públicas, praças e calçadas


Através do Ofício nº 90/2015, datado de 19/03/2015, expedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Promotoria de Justiça de Petrolândia, sob titularidade da Dra. Sarah Lemos Silva, é encaminhada ao prefeito Lourival Antônio Simões Neto a Recomendação 003/2011, "para que seja feita uma efetiva fiscalização, visto que alguns comerciantes passaram a usar as calçadas para exibirem e venderem seus produtos, ocasionando transtornos aos transeuntes". A Prefeitura de Petrolândia tem prazo de 10 (dez) dias para resposta ao MPPE sobre as providências tomadas.

A Recomendação 003/2011, assinada pelo então Promotor do Município, Dr. Eduardo Henrique Gil Messias de Melo, em 29/09/2011, entre outras determinações, orienta a Prefeitura de Petrolândia a providenciar:

a) Desobstrução, no prazo de trinta dias, de todas as ruas e avenidas públicas, retirando todos os obstáculos, principalmente mesas, cadeiras, barracas e outros das calçadas utilizadas por donos de bares e restaurantes, visando garantir o direito de ir e vir a qualquer cidadão;

b) Adotar as mesmas providências, no prazo de 90 dias, com relação às ruas, calçadas e canteiros desta cidade utilizados por vendedores ambulantes e feirantes, que as ocupam irregularmente, impedindo a acessibilidade, embaraçando o trânsito e colocando em risco a segurança de todos os cidadãos, em face de diversas irregularidades manifestamente visíveis.  

Para cumprimento da Recomendação do MPPE, a Prefeitura Municipal de Petrolândia está enviando notificações aos estabelecimentos com irregularidades, concedendo prazo de 48 (quarenta e oito) horas para regularização.

Leia a Recomendação 003/2011 na íntegra>Documento MPPE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Prefeitura Municipal de Petrolândia/MPPE

Petrolândia: Igreja Universal recebe grande público no Congresso para o Sucesso


Uma multidão compareceu na segunda-feira passada, 16 de março, para assistir ao Congresso para o Sucesso, realizado pela Igreja Universal em Petrolândia, com a participação especial do Bispo João Santos.

O Congresso para o Sucesso acontece todas as segundas-feiras, com início às 19h00, na Igreja Universal de Petrolândia, ministrado pelo Pr. Luinaldo Carvalho. O congresso tem como finalidade orientar, instruir as pessoas de todas as classes sociais, de todas as religiões, seja empregado, patrão, funcionário ou empresário, enfim todos que desejam uma direção para crescimento na vida financeira.

"O Congresso para o Sucesso tem entrada gratuita e está aberto a todos que desejam de força e direção para vencer e prosperar", afirma o Pr. Luinaldo Carvalho.

A Igreja Universal em Petrolândia fica localizada na Av. Dom Pedro II, nº 99, no centro da cidade, por trás da CELPE.

Escute o programa Ponto de Fé, do Pr. Luinaldo Carvalho, de segunda a sexta, de 12 às 13 horas, na Web Rádio Petrolândia. Aos sábados e domingos, das 14 às 16 horas.

Pr. Luinaldo Carvalho/IURD-Petrolândia

Petrolândia: Dia da Infância é comemorado hoje no Hospital Municipal. Leve suas crianças de zero a 12 anos


A Secretaria de Saúde de Petrolândia e o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima convidam as crianças para a comemoração do Dia da Infância, a ser realizada nesta segunda-feira (23), no Bloco B do Hospital.

Em dois horários (8 às 11 e de 13 às 16 horas), o Dia da Infância vai promover triagem fonoaudiológica, teste da orelhinha, atendimento nutricional com aferição de peso e medida, vacinação e atualização de cartões de vacinação.

Serão atendidas as crianças de zero a 12 anos de idade.

A alegria das crianças vai ser garantida com mesa de guloseimas e animação da Casa das Juventudes de Petrolândia.

Participe desta ação de saúde e lazer para o público infantil levando sua(s) criança(s).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde/Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e GT HumanizAção

AMUPE orienta municípios a esclarecer à população motivos de não assumirem acervo de iluminação pública da Celpe


Em mensagem assinada por José Patriota, presidente da entidade, a AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) orienta os prefeitos que comuniquem à população, por meio de rádios e blogs dos municípios, os motivos pelos quais os gestores municipais não podem o acervo de iluminação pública da Celpe, sob o risco de serem acusados de omissão e/ou negligência.
A Amupe, em nome dos municípíos pernambucanos, está:
  • Promovendo ação na justiça contra a concessionária Celpe, em defesa do erário público;
  • Articulando com Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco uma audiência pública que acontecerá no dia 25 de março, às 10:00, no Centro de Convenções de Olinda, por ocasião do 2º Congresso Pernambucano de Municípios.
A população deve saber também que:
  • A Celpe não está cumprindo as regras para a transferência de ativos de iluminação pública, vários pontos de IP estão com seus equipamentos danificados e com índice de falha acima dos aceitáveis;
  • A Federação dos Engenheiros, em 05 de janeiro, formalizou denúncia junto a Aneel, informando que, “os municípios têm se deparado com o abandono do serviço pelas distribuidoras de energia elétrica o que deixa o parque de iluminação pública completamente sucateada”;
  • O impasse em relação a transferência da iluminação pública não está restrita aos municípios pernambucanos, cerca de 1.809 cidades dos estados de SP, CE, MG e PE ainda não assumiram o serviço.
Assessoria da AMUPE

Governador Paulo Câmara recebe camisa oficial do Afogados da Ingazeira Futebol Clube


O Presidente do Afogados da Ingazeira Futebol Clube, Ênio Amorim, entregou ao Governador Paulo Câmara uma camisa oficial do clube. A entrega aconteceu na manhã da Sexta (20), algumas horas antes do início do Seminário "Todos por Pernambuco", em Afogados. Assim que recebeu a camisa, o Governador fez um pedido: "O Pedro (um dos filhos pequenos do ex-Governador Eduardo Campos) coleciona camisas de futebol. Gostaria muito de levar uma dessas pra ele."

De pronto, a diretoria do clube providenciou a encomenda. A camisa de Pedro foi entregue ao Governador já no local do seminário, pelo Diretor de Futebol do clube, Márcio Gustavo. Se depender de camisa, o Afogados passa a contar com dois torcedores ilustres.

Pausa para a Cultura - em outro momento do encontro, o Secretário de Cultura de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, entregou ao Governador Paulo Câmara duas cestas contendo produtos típicos da região. A entrega foi acompanhada por outros Secretários de Cultura do Pajeú, integrantes do Fórum de Secretários da pasta. Eles vem reunindo-se regularmente e debatido em conjunto políticas públicas de cultura no âmbito dos municípios.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Hora de um pacto pela água, artigo de Miguel Coelho



Hoje (22), Dia Mundial da Água, é uma data importante para mais uma vez refletir sobre um desafio que preocupa o mundo e, particularmente, nós pernambucanos: os recursos hídricos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) quase 800 milhões de pessoas vivem atualmente sem água potável. Além disso, a ONU divulgou um estudo prevendo que daqui a apenas dez anos, 48 países não terão água suficiente para as suas populações.

O Brasil neste panorama seria um país privilegiado por ter a maior fonte de água doce do mundo. Entretanto, isso nos deixa muito longe de uma situação confortável. Pelo contrário, a estiagem que castiga nordestinos há tantos anos, agora se torna um tema de dimensão nacional devido aos efeitos causados a alguns estados como São Paulo. As palavras racionamento e volume morto nunca foram tão citadas no noticiário como nos últimos meses.

Nosso estado, em particular, é o mais afetado pela estiagem no Nordeste de acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Além disso, já existem 126 munícipios pernambucanos com algum tipo de racionamento de água e essa dura realidade não parece dar sinais de melhora em curto prazo, conforme apontam as agências de meteorologia.

Mas essa estiagem não deixa somente torneiras vazias. Traz também graves desdobramentos econômicos. A produção agrícola caiu e os pastos ressecados estão provocando a morte de milhares de animais. Para se ter ideia, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) afirma que Pernambuco perdeu, nos últimos três anos, 600 mil cabeças de gado. A economia ainda é afetada na produção industrial devido à queda brusca na capacidade de geração de energia nas hidrelétricas.

Maior reservatório de água do Nordeste está secando

Lago de Sobradinho é 14 vezes maior que a Baía de Guanabara (RJ) e está com apenas 17% do volume. Cidade inundada voltou a aparecer em ruínas.

O dia 22 de março é o ‘Dia Mundial da Água’. E para mostrar a importância desse recurso tão precioso, o Fantástico percorreu uma região do Brasil que vive em estado de emergência. Justamente pela falta d’água. São quase mil cidades nesta situação.

Exércitos de caminhões-pipas tentam amenizar o problema, poços são perfurados em busca de água e até uma cidade que foi inundada nos anos 70 para a criação de uma hidrelétrica reapareceu por causa da seca.

O maior de todos os reservatórios de água do Nordeste está secando. O Lago de Sobradinho tem 380 quilômetros de extensão e capacidade para armazenar 34 bilhões de metros cúbicos de água. Quatorze vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. É o mar do sertão.

Mas o volume atual do Lago de Sobradinho é de apenas 17%. A régua com os números na parede da barragem comprovam que o nível está baixando cada vez mais.

A barragem foi construída no Rio São Francisco, para gerar energia elétrica e abastecer o Nordeste. No enchimento do lago, em 1974, cinco cidades baianas foram alagadas. A população foi transferida para novas cidades, com os mesmos nomes: Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Sobradinho.

Confira resultados de domingo dos campeonatos estaduais pelo Brasil


Flamengo vence clássico diante do Vasco pelo Carioca, Cruzeiro bate América pelo Mineiro, Atlético-PR dá goleada, Sport vence o Náutico e semifinais de Baianão e Cearense são definidas

Campeonato Paulista 2015 (Primeira fase - 11ª rodada)
Capivariano 2 x 3 Corinthians
São Paulo 3 x 0 Marília
São Bernardo 0 x 1 Palmeiras
Campeonato Carioca 2015 (Taça Guanabara - 11ª rodada)
Cabofriense 0 x 1 Botafogo
Bonsucesso 4 x 0 Boavista
Flamengo 2 x 1 Vasco
Campeonato Pernambucano 2015 (Hexagonal do título - 9ª rodada)
Náutico 0 x 2 Sport
Central 2 x 1 Salgueiro

Campeonato Baiano 2015 (Quartas de final - jogos de volta)
Bahia* 4 x 0 Galícia (ida: 5 x 0)
Vitória da Conquista* 2 x 2 Bahia de Feira (ida: 0 x 0)
Jacuipense 1 x 3 Juazeirense* (ida: 1 x 1)
*Bahia, Vitória da Conquista e Juazeirense estão classificados para a semifinal.
(Disputa contra o rebaixamento - jogo de volta)
Serrano-BA 1 x 3 Jacobina* (ida: 1 x 1)
*Jacobina garante permanência na elite. Serrano é rebaixado.
Campeonato Mineiro 2015 (Primeira fase - 9ª rodada)
Tombense 0 x 3 Atlético-MG
URT 0 x 1 Caldense
Villa Nova 1 x 1 Democrata GV
Boa Esporte 1 x 1 Guarani-MG
América-MG 0 x 2 Cruzeiro

Campeonato Gaúcho 2015 (Primeira fase - 12ª rodada)
Veranópolis 0 x 1 Internacional
Cruzeiro-RS 1 x 1 Caxias
São Paulo-RS 1 x 1 Ypiranga-RS
Aimoré 2 x 2 Passo Fundo
Grêmio 2 x 0 Lajeadense