terça-feira, 18 de julho de 2017

Petrolândia: Projeto Novos Passos realiza Dia do Movimento para idosos nesta quarta (19)


Nesta quarta-feira (19), a partir das 8h00 da manhã, no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na Orla de Petrolândia, a equipe do Projeto Novos Passos promoverá atividades do Dia do Movimento. A ação é realizada em prol da saúde da pessoa idosa, como estímulo para a busca da boa qualidade de vida.

No Dia do Movimento serão desenvolvidas atividades físicas diversificadas, jogos e esportes adaptados, dinâmicas e muita dança.

Projeto vai contar com a presença de uma equipe da Secretaria de Saúde.

O Projeto Novos Passos é realizado pela Educadora Física Catiane Xavier, a Instrutora de Dança Roberta, a Psicóloga Lívia, o Educador Social Fernando e a Assistente Social Zilmar.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Projeto Novos Passos


Resolução da ANA reduz ainda mais a vazão do São Francisco

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

A vazão do rio São Francisco será reduzida imediatamente na região do Baixo, até o dia 30 de novembro. A decisão, tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA), está publicada na edição desta terça-feira (18 de julho) do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o texto oficial, deverá ser aplicada uma vazão média diária de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) e instantânea, de até 523 m³/s. A medida determina que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela regulação dos reservatórios de Sobradinho, na Bahia e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, deverá apresentar relatório com descrição dos resultados observados, num prazo máximo de dez dias.

A ANA argumenta que a medida foi tomada devido às condições hidrológicas desfavoráveis, registradas na bacia do São Francisco. A cada semana, a agência federal realiza reunião para analisar os efeitos da estiagem que atinge a bacia desde 2013. Ontem, durante a reunião, a informação era a de que a autorização para reduzir a defluência estava pendente de autorização por parte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Petrolândia: Drª Joane Barboza é a entrevistada do 'Acordando com as Notícias' desta quarta (19) na Web Rádio Petrolândia


A enfermeira Joane Barboza, da Petroclínica - consultórios de especialidades em Petrolândia - será entrevistada pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã desta quarta-feira (19), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 06:20, Joane Barboza deverá falar sobre prevenção ao câncer de mama, causas e diagnostico. Câncer de colo uterino, causas e diagnóstico e mamografia digital.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30. Aos sábados, o programa termina às 9h00. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'. O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 99955-1186.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.


CPRH recebe 53 aves resgatadas do tráfico em São Paulo

Aves chegaram na tarde desta terça (18) ao Recife e já estão no Cetas Tangara, onde passarão um período em observação, antes de serem devolvidas à natureza (Foto: Divulgação/CPRH)

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), acolheu, no final da tarde desta terça-feira (18), 53 aves típicas do Nordeste que foram resgatadas do tráfico, em operações da Polícia Militar no Sudeste. Após passarem por um período de tratamento e reabilitação em São Paulo, elas foram repatriadas para Pernambuco e terão novo período de reabilitação no Cetas, antes de devem devolvidas à natureza, em áreas de solturas do Estado.

São 25 galos de campina, 13 coleirinhos baianos (papa-capim), oito corrupiões, 5 golinhos (patativas), um papagaio-verdadeiro e um periquito da caatinga. O grupo deixou a capital paulista pela manhã e chegou no início da tarde no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, em voo da Gol. Vieram em sete caixotes apropriados para este tipo de viagem, divididos em comportamentos individuais, e com alimentação.


Criança é baleada na cabeça com disparo acidental em Belém do São Francisco, no Sertão de PE


Uma criança com idade entre nove e dez anos de idade foi baleada acidentalmente na cabeça, na tarde desta terça-feira (18), em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, o tiro foi disparado por outras crianças que manuseavam a arma.

O tipo da arma e a quem ela pertence ainda não foram informados. A criança foi encaminhada para um hospital em Salgueiro e seu estado de saúde ainda não foi divulgado.

Por G1 Petrolina


IFPE divulga listão dos aprovados no vestibular para o 2º semestre de 2017

Listão do IFPE foi divulgado nesta terça-feira (18) (Foto: IFPE/Divulgação)

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta terça-feira (18), o listão dos aprovados no vestibular 2017.2 da instituição. Ao todo, 10 mil candidatos concorreram às 2.147 vagas ofertadas em 14 campi.

Confira o listão aqui.

O primeiro lugar geral foi conquistado por Danilo Matheus da Silva, que obteve 92.35 na prova para o curso técnico em Eletrônica, no campus Recife. Lázaro da Silva Torres, do mesmo curso, obteve 83.62, pontuação que garantiu o primeiro lugar entre os cotistas.


Jatobá: Feira do Brás diretamente de São Paulo será realizada neste fim de semana no CRI, em Itaparica


A cidade de Jatobá receberá nos dias 21 a 23 de Julho a famosa “FEIRA DO BRÁS” diretamente da Cidade de São Paulo.

O evento será realizado no Clube CRI em Itaparica das 09hs da manhã às 21hs. Está é uma grande oportunidade para os comerciantes locais e regionais renovarem seus estoques e aproveitar para adquirir produtos de qualidade com excelentes preços.

Estarão à disposição de todos os visitantes diversos produtos Masculinos, Femininos, Calçados, Bijuterias, Eletrônicos e muitos mais. As compras poderão ser feitas à vista ou nos cartões de crédito e débito. Não percam! Somente neste fim de semana.

Com informações do Portal Jatobá


Petrolândia: Lions Clube de Petrolândia promove Campanha do Agasalho 2017





O Lions Clube de Petrolandia realizou nos dias 09 e 16 do corrente mês a Campanha do Agasalho/2017 nas seguintes comunidades: Vila Francisco Simões, na Quadra 05. Vila Sagrado Coração de Jesus, no Projeto Apolônio Sales; e neste domingo (17), no Bairro Nova Esperança.

Foram distribuídas nas três comunidades um total de 120 mantas do artesanato de Caraibeiras/Tacaratu.

Esse foi o primeiro evento do Lions Club de Petrolândia sob a direção do seu novo presidente Nilson da Silva Guedes, empossado no último dia 03 deste mês. (Reveja aqui a cerimônia da posse )

Ver fotos >Lions Clube realiza Campanha do Agasalho 2017

Veja abaixo a relação da nova diretoria do Lions Clube de Petrolândia para a gestão 2017/2018.

Presidente: Nilson da Silva Guedes
1º Vice-Presidente: Diogo Leite Carvalho
2º Vice-Presidente: Maria Nazareth Valgueiro Carvalho
3º Vice-Presidente: Francisco Cezar Cavalcante Rodolfo
Secretário: Sizenando Alves de Carvalho Neto
Tesoureiro: Romeu Novaes de Sá
Diretor Social: Cícero Batista da Silva
Diretor Animador: Gustavo André Cruz Cantarelli
Diretores Vogais: Amanda Gomes Viana, Armando Rodrigues de Almeida, Itaissé de Carvalho Brito, e Lourival Joaquim de Lima (Louro do Vidro).

Informação e fotos: Cizenando Alves


Enfermeira é encontrada morta por colegas de trabalho no apartamento em que morava


A enfermeira Vanessa Teodoro dos Santos, de 25 anos, foi encontrada morta, nesta terça-feira (18), no apartamento em que morava em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Segundo a Polícia Civil, ela estava com um corte no pescoço.

Servidora municipal, Vanessa trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade desde março. Segundo a delegada Sabrina Leles, responsável por investigar o caso, a jovem entrou em contato com colegas de trabalho às 19h30 do último domingo (15) e, desde então, não atendia mais às ligações.

De acordo com a delegada, a enfermeira estava escalada para o plantão desta terça-feira, mas não foi trabalhar. Assim, por volta das 8h, colegas de trabalho e a diretora da UPA decidiram ir até o apartamento da jovem.


Alheio a rumores, Neymar curte Ibiza com campeão da NBA e batalhão de amigos



Enquanto uma possível saída de Neymar do Barcelona para defender o Paris Saint-Germain é discutida na imprensa mundial, o craque brasileiro não parece tão preocupado com seu futuro. De folga na véspera da viagem de pré-temporada com o Barça para os Estados Unidos, onde disputa o International Champions Cup (ICC), o atacante curtiu Ibiza com Draymond Green, bicampeão da NBA pelo Golden State Warriors, seu pai e mais um batalhão de amigos, incluindo o lateral-direito Douglas.


Ex-Flamengo e Corinthians, Liedson sofre acidente de carro na Bahia; uma mulher morreu

Ex-jogador Liedson caminha fora da estrada após acidente de carro perto de Valença. Foto/via WhatsApp

Uma mulher morreu e três pessoas ficaram feridas após uma batida entre dois carros na BA-887, que liga a sede do município de Valença à praia do Guaibim, no Baixo Sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a batida foi entre um carro do ex-jogador Liedson, uma BMW, e outro veículo de passeio, modelo Ford Ka, que seguia com duas pessoas, na direção contrária.

Segundo a PRE, Liedson teve ferimentos leves. As vítimas foram levadas para a Santa de Misericórdia de Valença, mas uma delas, uma mulher que não teve a identidade divulgada, não resistiu aos ferimentos.


Petrolândia: Comunidade do Perpétuo Socorro da Quadra 13 convida para novena; confira programação


A comunidade do Perpétuo Socorro da Quadra 13, convida a toda comunidade católica de Petrolândia para virem participar da Novena, iniciando  dia 20 Julho com procissão e terá  9 noites de festa e louvação a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Dia 30 será o encerramento com missa e procissão. Venha você é convidado especial à casa do Pai louvar a Nossa Mãe.

Blog de Assis Ramalho
Informação:Kaline


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde para quarta, quinta e sexta-feira 19, 20 e 21 de julho


Quarta-feira (19): Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais,
Quinta-feira (20): Clínico Geral, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma, e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (21): Cirurgião Geral, Raio X, Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior


Nova decisão reforça condenação arbitrária de Lula


1 - A defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorrerá da decisão que foi proferida hoje (18/07) pelo juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba no julgamento dos embargos de declaração apresentados em 14/07 nos autos da Ação Penal n. 504651294.2016.4.04.7000/PR, da qual ainda aguarda ser intimada.

2- Sem prejuízo disso, com base nas informações já disponíveis, a defesa esclarece que:

2.1 – Fica claro que o juízo de Curitiba forçou sua atuação no caso, como sempre foi dito pela defesa, pois o processo, além de veicular acusação absurda, jamais teve qualquer relação efetiva com a Petrobras. O seguinte trecho da decisão não permite qualquer dúvida: “Este juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela Construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram usados para pagamento da vantagem indevida para o ex-Presidente”. A decisão proferida hoje, portanto, confirma que o processo jamais deveria ter tramitado perante o juízo da 13a. Vara Federal Criminal de Curitiba, que não tem qualquer relação com a narrativa apresentada pela acusação.


Petrolândia: Casa de Carne J&R Carne & Cia tem os melhores preços e os melhores cortes e anuncia a chegada da famosa Linguiça de Charque


A J&R Carnes & Cia tem a organização de Ronaldo e Joatan


A Casa de Carne J&R Carne & Cia tem todos os tipos de carnes por preços especiais e os melhores cortes. Além disso, anuncia que já chegou no estabelecimento a famosa Linguiça de Charque. Também tem;  gelo, água mineral, carvão, gás, frutas, verduras, condimentos e outros produtos de excelente qualidade. Nos finais de semana, oferece também frango assado na máquina.

A J&R Carnes & Cia, organização de Joatan e Ronaldo, é localizada na rua engenheiro Brandão Cavalcante, n° 204-A, na Quadra 01, próximo à Nutrimix, panificadora de Tadeu.

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia realiza sua entrega em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.

Ver fotos > J&R Carne e Cia

Blog de Assis Ramalho
Informação: Frigorífico J&R.


Paulo Câmara: “A Fenearte é um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas”

Durante o último dia da feira, neste domingo, o governador entregou certificados de participação aos 63 artesãos da Alameda dos Mestres.
''A Fenearte é um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas e, este ano, eu posso dizer que todas as expectativas foram superadas. Houve mais público, mais negócios, e os artesãos estão satisfeitos por esses onze dias de feira", disse o governador em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Exemplo de política pública em favor do artesanato, a 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) chegou ao fim, no domingo (16). Ao lado da primeira dama, Ana Luiza Câmara, o governador Paulo Câmara visitou a feira, cumprimentou visitantes e entregou certificados de participação aos 63 artesãos da Alameda dos Mestres. Após 11 dias de evento, Paulo destacou que a Fenearte, realizada no Centro de Convenções, em Olinda, se consolida, cada vez mais, como a maior feira de artesanato da América Latina, mostrando que a população continua acreditando e valorizando a cultura e os artistas.

"[A Fenearte] É um orgulho para todos nós, pernambucanos. É uma feira bonita, que a gente planeja o ano todo, e nos dá a certeza de que estamos fazendo as coisas certo, porque fazendo isso estamos prestigiando a cultura pernambucana, os artesãos pernambucanos e de todo o Brasil, que para aqui vêm. É um evento que é marcado por muita criatividade e pelo fortalecimento da nossa cultura e das nossas raízes, a Fenearte é um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas e, este ano, eu posso dizer que todas as expectativas foram superadas. Houve mais público, mais negócios, e os artesãos estão satisfeitos por esses onze dias de feira", avaliou o gtovernador em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia.


Médica denuncia superlotação e infecção hospitalar na neonatologia do Hospital das Clínicas da UFPE


Profissionais de saúde do setor de neonatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) denunciam caos no atendimento a mães e recém-nascidos. "Estamos vivendo aquela situação caótica de superlotação e infecção hospitalar consequente. A lotação está muito acima da capacidade. Temos sete recém-nascidos em precaução de contato (isolamento) porque estão colonizados com bactérias hospitalares. Não temos pessoal suficiente pra prestar a assistência adequada, o espaço entre os leitos não está sendo respeitado, o estresse entre as equipes e das mães e familiares piorando tudo...", detalhou uma médica, que prefere não se identificar.

Segundo ela, nesta segunda-feira a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do HC tem nove pacientes, quando a capacidade é para oito bebês. Já a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) tem 25 pacientes, quando só poderia atender 10. O centro obstétrico, que não deveria abrigar recém-nascidos, conta com 11 bebês aguardando vaga para alojamento conjunto que, por sua vez, tem 18 internados, quando deveria receber até 15 pacientes. Por meio de fotos, a profissional mostra ainda a situação das mães com seus bebês em macas, no corredor do bloco obstétrico do HC.


Projeto de agricultura urbana é levado ao conjunto residencial Brasil pela Prefeitura de Petrolina

Em parceria com o Instituto Pólis, ação integra o Trabalho Técnico Social com beneficiários do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ (Foto ilustrativa: Fundação Banco do Brasil/Divulgação)

Entre os próximos dias 19 e 21, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), em parceria com o Instituo Pólis, irá promover um projeto de agricultura urbana no residencial Brasil, zona Oeste da cidade. A iniciativa visa o plantio de hortaliças, legumes e frutas, a fim de se constituir uma horta comunitária orgânica na localidade, ou seja, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes e que será voltada para o consumo das famílias beneficiadas pelo programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do Governo Federal.

Com a ação, é possível incentivar a segurança alimentar, a melhoria dos hábitos alimentares e a economia do orçamento familiar a partir da produção de alimentos na própria comunidade. Após o plantio da horta, a empresa PROATEC, responsável pelo desenvolvimento do Trabalho Técnico Social junto aos moradores do residencial Brasil, irá acompanhar a manutenção do empreendimento.


Em Camaragibe, Armando destaca trabalho desenvolvido pela gestão de Meira

Foto: Victor Soares/Divulgação

Em visita ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) destacou o empenho da gestão do prefeito Demóstenes Meira (PTB) em realizar ações. O petebista cravou que, no Senado, continuará atuando para destravar projetos em benefício da população e da cidade. Ao lado de Meira, Armando vistoriou a pavimentação da Estrada dos Macacos, em Aldeia, obra custeada com recursos do cofre municipal, e a operação Tapa Buraco.

“O prefeito Meira vem, em poucos meses, imprimindo a marca da administração de um novo tempo em Camaragibe e eu quero ser parceiro desse trabalho”, afirmou o senador. Armando e Meira foram a Estrada dos Macacos. Ao todo, a prefeitura está pavimentando e fazendo a drenagem de 830 metros de via. Serão investidos R$ 450 mil e, quando concluída, a estrada será uma alternativa para desafogar o trânsito da região. O endereço servirá de via de escoamento para a BR-101.


Novos contribuintes pernambucanos estarão obrigados a emitir Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica a partir de 1º de agosto

A longo prazo, a NFC-e tem como objetivo substituir tanto o Cupom Fiscal quanto a NFVC. Atualmente, a regra geral é que os estabelecimentos comerciais que vendam para o consumidor final, como é o caso de bares e restaurantes, emitam cupom fiscal.

Os contribuintes que se inscreverem no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco (Cacepe), a partir de 1º de agosto, estarão obrigados a emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A obrigatoriedade foi estabelecida através do Decreto nº 44.691/2017, de 10 de julho de 2017. Esses contribuintes não serão autorizados a utilizarem o Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECP), sendo vedada a eles a emissão de cupom fiscal e da Nota Fiscal de Venda ao Consumidor (NFVC).

O decreto também estabelece que os antigos contribuintes, inscritos no Cacepe antes de 1º de agosto de 2017, terão que adotar a NFC-e de forma definitiva a partir de 2018. Será publicada uma portaria pela Secretaria da Fazendo do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) estabelecendo o calendário para a adoção obrigatória da NFC-e por esses contribuintes, tendo como base a atividade econômica específica de cada um deles.


'Petrolândia dá Sorte': Confira resultado da 51ª edição (16/07/2017) e prêmios do próximo domingo (23)

As cartelas do Petrolândia dá Sorte têm dupla chance de premiação: são dois jogos em cada uma, por apenas R$ 5,00. Cartelas estão à venda de segunda a sábado. (Foto: Divulgação/Petrolândia dá Sorte)

O Grupo Fefêu e a Associação Café com Arte informam os resultados da 51ª edição do "Petrolândia dá Sorte", realizada na manhã do último domingo (16), em sua sede, situada na rua São Francisco, no centro de Petrolândia, e os prêmios da próxima edição, a ser realizada no dia 23 de julho de 2017.

Premiação da 52ª edição - 23/07/2017
1º prêmio - R$ 2.000,00
2º prêmio - R$ 2.000,00
3º prêmio - R$ 3.000,00
4º prêmio - 01 moto Honda Fan 125 0km

Confira abaixo a relação de contemplados no dia 17/06/2017:

1º prêmio (rateado entre duas ganhadoras)
R$ 1.000,00
Maria do Carmo S. Paiva - Centro - Abaré-BA 02608-10
Adelma Maria de Freitas Santos - Quadra 17 - Petrolândia-PE 05451-48

2º prêmio
01 TV 32''
João Cícero - Centro - Jatobá-PE 03396-70


UNIVERSO promove aulão gratuito para a primeira fase da OAB-PE em Recife


Os bacharéis em Direito, que farão a prova da primeira fase da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), terão a oportunidade de assistir a um aulão gratuito. O evento será na esplanada da Universidade Salgado de Oliveira, no próximo dia 22 de julho, das 8h às 18h. Os interessados devem levar apenas 2 kg de alimentos não-perecíveis e entregar no Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição. Mas, quem optar pelo certificado de carga horária, de 10 horas, deve pagar o valor de R$ 10.

De acordo com o diretor geral da Universo, Ubirajara Tavares, a nova gestão tem a preocupação de acompanhar os alunos que deixaram o campus e tentaram passar na OAB e não conseguiram. “Este aulão foi pensado para qualificar esses ex-alunos dando a eles um apoio para passar no Exame de Ordem e também para os alunos que estão hoje na universidade e irão se submeter a prova”, comenta, acrescentando que o evento está aberto a todo os alunos e bacharéis que tiverem interesse.


TCE-PE faz sessão especial para analisar contas do governador de 2015

Relator do processo é o conselheiro Ranilson Ramos (Foto: TCE-PE)

Está marcada para esta quarta-feira (19), às 9h, a sessão especial do pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) para analisar a prestação de contas do governador Paulo Câmara do exercício financeiro de 2015. O relator do processo é o conselheiro Ranilson Ramos.

Nesta sessão especial, o TCE emitirá um parecer pela aprovação ou rejeição das contas, que serão julgadas pela Assembleia Legislativa, conforme determina a Constituição. Nesta análise, o Tribunal verifica apenas se o governador cumpriu os limites constitucionais em relação à saúde e à educação, se respeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal no tocante ao endividamento do Estado e à despesa com pessoal, etc. Isso independente da prestação de contas que são feitas obrigatoriamente ao TCE por todas as unidades gestoras da administração direta e indireta, as quais são julgadas individualmente.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)


Governo de Pernambuco libera R$ 1,1 milhão do FEM para o Sertão do São Francisco


O Governo de Pernambuco liberou em julho mais R$ 1,1 milhão em parcelas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para municípios do Sertão do São Francisco. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) gerencia o FEM e é a responsável pelos repasses que, desta vez, beneficiam seis das sete cidades que compõem a região: Afrânio (R$ 181,1 mil), Cabrobó (R$ 140,9 mil), Dormentes (R$ 181,1 mil), Lagoa Grande (R$ 135,2 mil), Orocó (R$ 300,3 mil) e Santa Maria da Boa Vista (R$ 184,5 mil).

Os recursos repassados por cada edição do FEM são divididos em quatro parcelas, liberadas de acordo com o andamento das obras. Os valores pagos neste mês correspondem às obras de 11 planos de trabalhos, em diferentes estágios de execução. A pavimentação de ruas é o tipo de obra que mais se repete, sendo assim em Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Cabrobó e Orocó.


Governador da Bahia anuncia lançamento de concurso para professor até o final deste mês


A Rede Estadual de Ensino deverá ser reforçada com novos professores em breve. O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento de um concurso público para até o final deste mês de julho.

A informação foi divulgada durante viagem à cidade de Santaluz, marcando sua viagem de número 300 na gestão. “Devo publicar até o final do mês um edital do concurso público”, reforçou, dizendo que está em diálogo com as secretarias da Fazenda, da Administração e da Educação para fechar a questão.


Ampliado prazo de inscrições para vagas de trainees do Sebrae em Petrolina, Recife, Garanhuns e Goiana


O Sebrae/PE amplia prazo de inscrições para selecionar 14 trainees. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto, pelo site www.concepcaoconsultoria.com.br.

Os benefícios oferecidos são: assistência médica (com coparticipação) e odontológica, plano de previdência privada (facultativa), seguro de vida, vale-transporte, vale-alimentação, auxílio atividade física e auxílio-creche para filhos com até 10 anos e 11 meses.

As 14 vagas para trainees são voltadas para candidatos que tenham concluído o ensino superior entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016, sendo oito vagas para Recife, duas para Petrolina, duas para Garanhuns, e duas vagas adicionadas ao quantitativo inicial, para Goiana. As oportunidades são para recém-formados nos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Zootecnia e Veterinária. Confira edital no site da empresa organizadora: www.concepcaoconsultoria.com.br.


“Recesso é um equívoco”, afirma Danilo Cabral

Foto: Chico Ferreira

Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), o recesso do Congresso Nacional, que tem início nesta terça-feira (18), é intempestivo. Segundo ele, os parlamentares deveriam estar de prontidão no Senado e na Câmara Federal para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos políticos do País. “É um equívoco paralisar as atividades do Parlamento enquanto o Brasil vive uma crise profunda”, afirma. Deputados e senadores voltam a Brasília em 1º de agosto.

Na primeira sessão da Câmara, em agosto, deve ser lido o relatório aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer. O procedimento é uma das etapas exigidas para que o parecer seja incluído na pauta de votação do Plenário. A previsão é de que isso aconteça no dia 2 de agosto.


IPA investe R$ 18 milhões para fortalecer assistência a Agricultura Familiar


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, definiu Plano de Trabalho para a execução das ações voltadas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), previstas no projeto D. Helder Câmara. Com recursos de R$ 18 milhões, oriundos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a iniciativa começa a ser executada em agosto e deverá ser concluída em 2020. Em Pernambuco, serão beneficiados 5.460 agricultores de base familiar, de 58 municípios do Semiárido.

“Nesse novo momento, a proposta é de integração de políticas públicas, principalmente no Semiárido, que sofre com a estiagem prolongada, a fim de transformar alcançar mais famílias de agricultores”, destaca o presidente do IPA, Gabriel Maciel.

Além disso, a Anater destinará R$ 12 milhões para que as Organizações Não Governamentais (ONG’s) atendam cerca de 3.640 famílias, em outros 52 municípios do Semiárido pernambucano. “Ou seja, das 9100 famílias a serem atendidas pelo programa, 60% ficará com o IPA e 40% com as ONGs”, explica o gerente do Departamento e Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT), Maviael Fonseca.


Moro diz que não há omissões ou contradições ao responder defesa de Lula


O juiz federal Sérgio Moro publicou na manhã de hoje (18) o despacho com as respostas a embargos de declaração no processo da Operação Lava Jato em que ele condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão. Após a sentença publicada na semana passada, o processo recebeu embargos da defesa do petista, da Petrobras e do Ministério Público Federal (MPF).

A maior parte do texto trata de responder às argumentações dos advogados de Lula. Logo no início, Moro ressaltou que os embargos de declaração servem para obter esclarecimentos quanto a eventuais omissões, contradições ou obscuridades, e não para impugnar a sentença. “Para tanto, a defesa tem o caminho da apelação. Necessária esta observação pois as questões trazidas pela defesa não são próprias de embargos de declaração”, disse o juiz.


Neymar aceita proposta do PSG e pode ser anunciado em breve

FC Barcelona v Villarreal CF - La Liga

O Paris Saint-Germain está prestes a anunciar a contratação de Neymar. ​S​egundo o repórter do Esporte Interativo, Marcelo Bechler, o clube francês está bastante disposto a pagar a multa rescisória de 222 milhões de euros (R$ 809 milhões) e pretende fazer o anúncio oficial em duas semanas.

Nesta segunda-feira (17) já haviam surgido rumores sobre a transferência. A imprensa espanhola havia divulgado que o atacante estava infeliz no Barcelona e que o clube parisiense se mostrava disposto a pagar a rescisão.


Polícia prende homem acusado de aliciar jovens para jogar Baleia Azul


Policiais civis prenderam hoje (18) um homem de 23 anos, acusado de aliciar crianças e adolescentes para o desafio da Baleia Azul. Ele foi preso em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e, segundo a Polícia Civil, confessou ter cooptado cerca de 30 vítimas para o jogo, que incita ao suicídio.

Além do mandado de prisão contra o homem, policiais cumprem 24 mandados de busca e apreensão em nove estados. Segundo a Polícia Civil, o homem abordava as vítimas nas redes sociais e apresentava 50 desafios, incluindo automutilação e, por fim, o suicídio.