Web Radio Petrolândia

domingo, 18 de agosto de 2013

Prêmio de artes digitais e aplicativos educacionais inscreve até o dia 30


As inscrições para a segunda edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais (Prêmio Hipertexto2013) terminam no próximo dia 30 de agosto. A iniciativa tem por objetivo incentivar a produção de aplicativos educacionais e estimular a exposição de obras de arte digital com fins educativos. A ação é organizada pelo Simpósio Hipertexto e pelo Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, eventos simultâneos que acontecem em novembro, em Pernambuco.

O prêmio é dividido em duas categorias: arte digital e aplicativos educacionais. Podem concorrer desde projetos nas áreas literária, plástica, musical, fotográfica e cinematográfica até aplicativos digitais voltados para a educação, todos mediados por dispositivos computacionais como desktops, laptops, tablets ou smartphones.


Confira resultados dos jogos da 15a rodada do Brasileirão deste final de semana, classificação e jogos da próxima rodada

Bolívar marcou o primeiro gol do líder Botafogo 
na vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa, no Canindé.


http://4.bp.blogspot.com/-9sI-T2Ffy24/UNIZWArcQQI/AAAAAAABQw0/JaccYV8GnTo/s1600/SandesSport.gifJogos realizados sábado(17):
Náutico 0x1 Fluminense Arena Pernambuco Recife
Cruzeiro 5x1 Vitória Mineirão Belo Horizonte
Vasco 2x3 Grêmio São Januário Rio de Janeiro

Jogos realizados domingo(18):
Flamengo 0x0 São Paulo Mané Garrincha Brasília
Corinthians 1x0 Coritiba Pacaembu São Paulo
Ponte Preta 0x1 Goiás Moisés Lucarelli Campinas
Portuguesa 1x3 Botafogo Canindé São Paulo
Bahia 0x0 Santos Arena Fonte Nova Salvador
Internacional 0x0 Atlético-MG Centenário Caxias do Sul
Atlético-PR 2x1 Criciúma Vila Capanema Curitiba


Petrolândia: Cia. dos Bolos oferece diversas opções de bolos, inclusive o tradicional bolo de rolo

Fabiana Souza (Fotos: Lúcia Xavier)

A Cia dos Bolos, de Fabiana Souza, tem o legítimo bolo de rolo, genuíno representante da gastronomia pernambucana. O bolo de rolo da Cia. dos Bolos tem recheios nas opções goiabada, doce de leite e chocolate, com opções de coberturas. Os produtos são fabricados artesanalmente, com ingredientes de excelente qualidade.

Agora atendendo em sua residência, Fabiana Souza produz bolos de trigo, leite e outros bolos do gosto local. 

Bolo de rolo (Foto ilustrativa)
Os bolos da Cia. dos Bolos são perfeitos para incrementar seu café da manhã, para sua reunião com amigos ou com a família, para coffee break ou chá da tarde. Embalados com capricho pela Cia. dos Bolos, o bolo de rolo é uma gostosa opção para presentear uma pessoa querida.

Para maior comodidade, a Cia. dos Bolos entrega sua encomenda em domicílio, através do Disk Bolos (87) 9610-8083

CIA. DOS BOLOS
Org. Fabiana Souza
Rua Auta Maria da Silva, 122 - próximo à Praça da Quadra 05
Petrolândia (PE)
Contato: (87) 9610-8083
E-mail ciabolospetrolandia@hotmail.com.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Defasagem na correção da tabela do IR pode chegar a 62% até o fim do ano, estima o Sindifisco


A defasagem entre a tabela do Imposto de Renda (IR) e a inflação pode chegar a 62% até o final de ano, segundo estimativas do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional). A avaliação é que a diferença, neste momento, está em torno de 60%, mas a inflação, que ficou próximo a zero em julho, deverá voltar a subir, como já admitiu o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O Sindifisco Nacional apoia uma campanha para mobilizar e informar a população sobre a necessidade de correção da tabela. A campanha Imposto Justo foi lançada em maio e pretende convencer os congressistas a reduzir as injustiças fiscais provocadas pela não correção. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site do Sindifisco Nacional, no endereço http://www.sindifisconacional.org.br/impostojusto.

"A Telexfree é de Deus" afirma sócio da empresa

"Aguardem e continuem confiando, primeiro em DEUS", apela Telexfree

“Deus está na frente da Telexfree”, enfatiza o diretor e sócio da empresa, Carlos Costa. Com voz grave e um discurso articulado e emotivo, ele usa o que psicólogos e especialistas em discurso chamam de “sacralização”: o uso repetitivo e frequente de temas religiosos entrelaçados a argumentos. Em uma videoconferência online para milhares de investidores da empresa, que após atrair 1 milhão de pessoas foi paralisada pela Justiça, acusada de ser uma pirâmide financeira, Costa cita 25 vezes os nomes de Deus e Jesus em 15 minutos. A estratégia dá resultado. “Essa empresa é de Deus” virou um mantra dos milhares de investidores.

Ser religioso ou não é opção de cada um, claro. Mas o apelo a temas sagrados, misturado a uma fantasia de realização pessoal, é uma estratégia conhecida há anos como uma “via expressa” para ganhar plateias, explica Rita Fucci-Amato, pós-doutora em Gestão pela Universidade Católica de São Paulo (USP) e autora dos livros “A voz do líder: arte e comunicação nos palcos da gestão” e “Do gesto à gestão: um diálogo sobre maestros e liderança”.


Ministro Fernando Bezerra Coelho participa de inauguração em Barreiros, Mata Sul de Pernambuco


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participa, às 8h30 desta segunda feira (dia 19), da inauguração da Ponte Baeté, em Barreiro, município da Mata Sul de Pernambuco. A inauguração será feita pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A Ponte Baeté foi uma das construções atingidas pela enchente do Rio Una ocorrida, em 2010, na Mata Sul de Pernambuco. A ponte a ser inaugurada tem 135 metros de extensão e beneficia diretamente 9 mil.

Esta é a segunda passagem de Fernando Bezerra Coelho pela Mata Sul, neste mês. No dia 10, o ministro da Integração Nacional foi visitar as obras da Barragem de Serro Azul, em Palmares. A barragem é a maior de um conjunto de cinco barragens, que são construídas ao longo da bacia do Rio Una. O investimento conjunto do governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional é de R$ 334 milhões e está dentro da política de prevenção da secretaria nacional de Defesa Civil, vinculada ao ministério.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

PEC prevê cobrança de IPVA sobre aviões e lanchas para aplicação em transporte público

Moto aquática (Jet Ski) está na lista da PEC do IPVA
Uma proposta de emenda constitucional (PEC), atualmente tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, pretende estender a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos aéreos e aquáticos, com o objetivo de destinar mais recursos para o transporte público urbano, uma das reivindicações dos manifestantes que têm saído às ruas do país desde junho.

A PEC 140/2012, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Pedro Delarue, tem parecer favorável do relator, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). A iniciativa prevê a incidência de IPVA sobre helicópteros, jatinhos, lanchas, iates e até jet skis de particulares.

Petrolândia: Colisão entre carro oficial do TRE e moto deixa dois gravemente feridos na entrada da Agrovila 01-Bloco 01

Frente e para-brisa do carro oficial danificados.
Fotos: Assis Ramalho



Na tarde deste domingo (18) foi registrado uma colisão entre um automóvel a serviço do TRE-PE e uma moto, na BR-316, à altura da entrada da Agrovila 01- Bloco 01 (Projeto Barreiras), na zona rural de Petrolândia.

Por volta das 15h00, um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Palio Weekend preto, placa PGC-1269-PE, colidiu com uma moto Honda vermelha, placa KJP-1555-PE.

O automóvel era conduzido por Carlos Antonio Roque, 50 anos, funcionário de empresa terceirizada do TRE-PE, que deixava Petrolândia com destino ao Recife, após visita em viagem de serviço, no processo de recadastramento biométrico em andamento no município. Na moto, viajavam Antonio Basílio de Oliveira, 57 anos, e seu filho Anderson, conhecido como Ampró, de 28 anos.

O motorista do veículo nada sofreu. Os ocupantes da moto tiveram fraturas nos pés e foram socorridos ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e, em seguida, constatada a gravidade dos ferimentos, encaminhados ao Recife.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve no local, onde se encontrava a ROCAM (4a. CIPM-Petrolândia) e o condutor do veículo oficial, aguardando a chegada de guarnição da Polícia Rodoviária Federal. Segundo informações do sr. Carlos Roque, condutor do Palio Weekend, ele seguia no sentido Petrolândia-Jatobá e a moto fazia o mesmo percurso, quando, na entrada da Agrovila, a moto fez manobra sem sinalização para entrar na comunidade, e ele não pôde impedir a colisão.

Para ver todas as fotos, clique aqui>Colisão carro TRE-PE e moto em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Mais oito estados brasileiros são reconhecidos como áreas livres da febre aftosa


O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assinou hoje (18) em Paragominas (PA) instrução normativa reconhecendo o norte do Pará como zona livre de aftosa, integrando totalmente o estado à área de segurança sanitária contra a doença, porque o centro-sul já estava certificado. Andrade também anunciou que mais sete estados brasileiros receberão o mesmo reconhecimento por meio de instruções normativas que serão assinadas nos próximos dias. São eles Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Com a inclusão das áreas, 99% do rebanho de bovinos e búfalos e 78% do território nacional passam a ser livres da doença. Anteriormente, 89% do rebanho eram imunes e 60% do território eram livres da febre.

Após o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, o próximo passo é enviar pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando o aval internacional para as novas áreas. A solicitação será feita em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014. O objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015.

Tatuagem: Produção pernambucana é grande vencedora do Festival de Gramado 2013

"Tatuagem", Melhor Filme no Festival de Gramado
A produção pernambucana Tatuagem foi a grande vencedora do 41º Festival de Cinema de Gramado na Mostra de Longas-metragens Brasileiros. O filme dirigido por Hilton Lacerda ganhou três Kikitos e o Troféu Cidade de Gramado como Melhor Filme pelo Júri da Crítica. Tatuagem ganhou os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Ator (Irandhir Santos) e Melhor Trilha Sonora (DJ Dolores). Como nem o ator nem o músico estavam presentes, Hilton subiu ao palco do Palácio dos Festivais quatro vezes. Na última, quando o ator Othon Bastos revelou o nome do melhor filme do festival, o restante da equipe, entre eles o produtor João Jr. e o ator Rodrigo Garcia, subiram o palco para fazer a festa do cinema pernambucano em Gramado.

Na mostra estrangeira, Cazando Luciérnagas, produção colombiana, arrebatou o júri e levou quatro dos seis prêmios: melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor fotografia. Entre os curtas-metragens, Acalanto, filme de Arturo Sabóia foi o grande vencedor. Foram cinco Kikitos na bagagem: melhor filme, melhor diretor, melhor atiz, melhor trilha musical e melhor direção de arte.

Jornal do Commercio

Desaposentação deve considerar salários pagos após primeira aposentadoria, decide STJ


O cálculo para novos benefícios previdenciários, após processo de desaposentação, deve levar em conta os salários de contribuição que se seguiram à primeira aposentadoria. A decisão é da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento de recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A desaposentação ocorre quando o beneficiário renuncia à aposentadoria para requerer uma nova, mais vantajosa, conquistada depois de continuar trabalhando e contribuindo com a Previdência. Em maio, o STJ definiu que a desaposentação era possível, mas alguns pontos da decisão suscitaram dúvidas.

Blog de Assis Ramalho dna semana que passou, de 11 a 17 de agosto


Neste domingo, 18 de agosto, o Blog de Assis Ramalho divulga as notícias da região em destaque na semana anterior. Abaixo, as notícias da região no período de 11 a 17 de agosto de 2013. Para ler, clique na manchete.

Segunda (12): 

Terça (13):

Quarta (14):

Quinta (15):

Sexta (16):

Sábado (17):

Redação do Blog de Assis Ramalho

Manari, no sertão de Pernambuco, luta para frear evasão escolar

Há dez anos, Manari, 360 km a sudoeste do Recife, ficou em último lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil. A cidade de 18 mil habitantes subiu 18 posições no ranking de 5.565 municípios brasileiros. Seu índice cresceu 65%, de 0,295, em 2000, para 0,487, em 2010. Mas ainda é a única com desenvolvimento "muito baixo" (até 0,499) em Pernambuco.

A taxa de matrícula nas escolas aumentou de forma muito expressiva, em todas as idades, mas o índice não foi melhor porque, a partir dos 15 anos, ainda houve forte evasão na década passada. Entre 2000 e 2010, a fatia de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental saltou de 13,7% para 71,8%; já a de adolescentes de 15 a 17 anos com o fundamental completo subiu de 3,6% para 23,7%.


Morte de papagaio sob guarda do Ibama é polêmica em Recife

Procurador contesta laudo do IBAMA

Dona Gedália,dona do papagaio Meu Lourinho
O papagaio Meu Lourinho, que morreu no dia 10 de julho quando estava sob poder do Ibama, não estava doente quando foi apreendido, no dia 14 de março deste ano. No laudo veterinário elaborado pelo próprio órgão, que acompanhou o pedido de guarda do animal feito pelo sua ex-dona, a vendedora Gedália Valentim Ferreira, 53 anos, constava que a ave era alimentada com comida caseira, e não a apropriada para animais, e que tinha uma pata lesionada. Nenhuma infecção ou outra doença mais grave havia sido diagnosticada. As informações sobre o conteúdo do laudo médico foram repassadas, neste sábado, ao Diario, pelo procurador federal da 5ª Região em exercício no Ibama, Edvaldo de Souza Oliveira Neto. Foi ele quem deu o parecer jurídico negando a guarda da ave a Gedália.


Eternit é processada em R$ 1 bilhão por contaminação com amianto



O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública na 9ª Vara do Trabalho, em São Paulo, contra a Eternit, pedindo R$ 1 bilhão por dano moral coletivo. É o maior valor pedido pelo MPT numa ação por danos morais. Os procuradores acusam a empresa de ser a responsável pela contaminação de centenas de empregados da unidade de Osasco (SP) que ficaram expostos ao amianto e de não dar assistência médica devida a eles. A fábrica funcionou por 50 anos e fechou suas atividades em 1993.

A reportagem é de Evandro Éboli e publicada pelo portal do jornal O Globo, 17-08-2013.

O amianto é usado na fabricação de telhas e caixas d’água. É um produto cancerígeno e que causa graves problemas respiratórios. A asbestose, doença causada pela inalação do amianto, é também conhecida como geradora do “pulmão de pedra”.


1 em cada 4 padres deixa batina para casar


A cada quatro padres brasileiros, um larga a batina para se casar. O dado é do Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, que estima serem mais de 7 mil os religiosos que solicitaram no País a dispensa do sacramento da ordem em troca do matrimônio. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil não divulga números sobre a questão.

A reportagem é de Edison Veiga e José Maria Mayrink e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 18-08-2013.

São quase 900 anos (desde 1139, no Concílio de Latrão) de história em que padres não podem se casar. O tema é tabu. Nas últimas duas semanas, o Estado entrou em contato com 12 ex-sacerdotes, todos casados. A maior parte deles não quis falar. Outros contribuíram com informações, mas preferiram o anonimato, "para preservar a mulher e os filhos".

Petrolândia: Gracinha e Pedro Alexandre, mãe e filho aniversariantes do dia, recebem homenagem da família

Gracinha e seu filho, Pedro Alexandre
Neste domingo, 18 de agosto, Gracinha, filha caçula de dona Dêta, completa mais um ano de vida, nesta data especial em que, há 17 anos, ganhou um maravilhoso presente, com o nascimento de seu filho Pedro Alexandre

Mãe e filho recebem da família e dos amigos os desejos de felicidades, paz, amor, saúde e sucesso na vida dos dois.

Carinhosamente,

De sua Mãe, irmãs e irmãos e sua filha/irmã Glória Maria

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Liduína Silva

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 6 milhões na quarta-feira; veja dezenas sorteadas, e confira as demais Loterias da CEF


Acumulou o prêmio de R$ 2,5 milhões do concurso 1.522 da Mega-Sena, cujos seis números foram sorteados neste sábado (17), em Cícero Dantas (BA).
Na próxima quarta-feira (21) haverá novo sorteio e o prêmio inicial é de R$ 6 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 05 - 08 - 23 - 32 - 33 - 56.


A Caixa Econômica Federal divulgou o rateio: 93 pessoas acertaram a quina e vão receber R$ 16.446,20 cada uma. A quadra foi feita por 6.765 apostadores, que vão receber R$ 322,98 cada um.

Mais Loterias, confira abaixo;