sexta-feira, agosto 30, 2013

Tacaratu: Prédio da Biblioteca Pública precisa de reforma urgente para proteger acervo do município

Biblioteca Pública Municipal D. João de Souza Lima
Fotos: Lúcia Xavier
Mezanino
Em meados deste mês de agosto, visitamos a cidade de Tacaratu, registrando nosso tour pela princesa das serras de Itaparica. Um dos locais visitados por nossa reportagem foi a Biblioteca Pública Municipal Dom João de Souza Lima.

Inaugurada em instalação própria em 2004, o prédio amplo com mezanino, guarda um acervo de cerca de 12 mil obras está à disposição da comunidade. Há também computadores para acesso à Internet, usados pelos alunos em pesquisas. A Biblioteca Pública de Tacaratu é referência para a região.

Mas, além do vasto e bem organizado acervo, chama a atenção o estado em que se encontra o prédio, com infiltrações no teto e paredes, bem como ameaçadoras rachaduras. Há mofo e reboco em estado precário, algo que pode ser visto em outros prédios da cidade, como a Casa de Cultura. A umidade do solo definitivamente não contribui para a conservação das construções da cidade. A Biblioteca Pública precisa de reforma urgente.

Todo o acervo à disposição do público está no espaço térreo, devido à interdição do mezanino, a área elevada. O mezanino foi desativada após o desabamento de parte do gesso do teto, que cedeu às infiltrações, ainda existentes, bem à vista, no telhado. Várias prateleiras, ainda sem uso, recebidas na gestão anterior, aguardam a recuperação do telhado para que o acervo, atualmente guardado até na cozinha, seja distribuído de forma funcional e o mezanino volte a ser usado como local de estudo. Por enquanto, é apenas um depósito de material e problemas.

Outro lugar que nos despertou a curiosidade na Biblioteca foi a área totalmente descoberta, no interior do prédio, separando a área de estudo de banheiros e cozinha. O local que, claramente, deveria ser um corredor protegido de sol e chuva, foi entregue pela construtora, em 2004, como um pátio a céu aberto. Assim, nos dias de chuva, o desafio dos servidores é atravessar o pátio sem se molhar, a fim de evitar danos aos livros manuseados durante o expediente.

Na cozinha, que parece estar desmoronando, encontramos rachaduras na paredes e marcas da água que lava as paredes nos dias de chuva. No local, por falta de espaço nos demais cômodos, estão guardadas obras que, apesar de desatualizadas, não podem ser descartadas por serem tombadas.

Esperamos que o prédio da Biblioteca Pública possa entrar na lista de prioridades da atual administração de Tacaratu, um lugar onde a cultura de nossa região possui importantes raízes.

Para ver as fotos, clique aqui>Biblioteca Pública de Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário