segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Petrolândia: Maria Fumaça divulga programação NATAL VIP - Confira, por que vai ser bom de mais


Aproveite a programação do NATAL VIP no cada vez melhor Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Petrolândia: Mensagens de Natal e Ano Novo da Rede SAF


Agora que o ano está se despedindo, vamos esquecer o que não deu certo, perdoar a nós mesmos o que ficou por fazer e dizer, e todas as promessas que não foram cumpridas. Vamos dizer adeus ano velho, feliz ano novo!

Nosso desejo é que todos possam entrar no ano novo com alegria e esperança no coração, sem arrependimentos, sem qualquer sentimento negativo. Um novo ano vai começar, e é tempo de renovar, recomeçar, de tentar novamente.

O que ficou por fazer, pode agora ser feito. O que ficou por sonhar, deve agora ser sonhado. Vamos fazer deste ano o melhor das nossas vidas, pois apenas depende de nós e a vida é o conjunto das nossas escolhas.

Feliz Natal!
Feliz Ano Novo!

Em Petrolândia, a unidade da Rede SAF está localizada na avenida Manoel Borba, nº 189, próximo ao Bradesco, em instalações climatizada, acolhedoras e com acessibilidade. Mais informações por telefone na unidade da Rede SAF em Petrolândia pelo número (87 3851-1601) ou na Matriz, em Salgueiro (87 3871-1183). Saiba mais em www.redesaf.com.br

Petrolândia: Mercado público não funcionará nesta quarta-feira, 25 de dezembro


O gestor do Centro Comercial Abel Henrique de Souza (Mercado  Público) de Petrolândia,  vem por meio deste blog informar que dia 25 de dezembro (NATAL)  o Mercado Público não será aberto.

Sandro Ramos
Gestor

Petrolândia e cidades vizinhas - Carnaval 2020: Organizadores de eventos têm que solicitar policiamento até dia 31 de janeiro

Slicitação deverá ser feita com antecedência mínima de 15 dias da data do evento e o prazo limite para preenchimento do formulário é 31 de janeiro de 2020 - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar informa a todos os organizadores de blocos e eventos de Carnaval 2020 nas cidades de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá, que a solicitação de policiamento de PRÉ-CARNAVAL (04/01 a 20/02), CARNAVAL (21 a 26/02) e PÓS-CARNAVAL (27/02 a 08/03) deverá ser realizada pelos responsáveis e organizadores através do preenchimento do formulário online disponível no site da Secretaria de Defesa Social no link https://www.operacaocarnaval.sds.pe.gov.br/

Destacamos que tal solicitação deverá ser feita com antecedência mínima de 15 dias da data do evento e o prazo limite para preenchimento do formulário é 31JAN2020.

Outrossim, é importante ressaltar que os organizadores deverão observar e atender as exigências contidas na Portaria SDS 5926/19, que define diretrizes para o emprego dos Órgãos Operativos da SDS e estabelece procedimentos para solicitação de reforço na segurança pública para eventos vinculados ao Carnaval 2020.

Por 4ª Companhia Independente de Polícia Militar 

Transposição do Rio São Francisco deixa impactos socioculturais em comunidades rurais e indígenas do Sertão pernambucano

Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco  localizada em Floresta (PE) - Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

A transposição das águas do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura do Brasil, mas depois de 12 anos de trabalho, sendo sete de atraso, a esperança de abastecimento deixou cicatrizes na caatinga e em comunidades rurais e territórios indígenas. Ao todo, 848 famílias foram reassentadas e realocadas em 18 novas comunidades. Para muitos, a readaptação não foi concluída. O G1 abordou os impactos na região de influência do São Francisco, que ao todo tem uma extensão de 2.800 km e abrange diferentes ecossistemas e comunidades. A obra é projeto do Governo Lula e foi lançada por Ciro Gomes – então ministro da Integração Nacional. Quando concluída deve abastecer 11,6 milhões de pessoas (4, 5 milhões vão ser atendidas pelo Eixo Leste e 7,1 milhões pelo Eixo Norte).

Em Sertânia (PE), Sertão Central, lavradoras como Rosilene Pinheiro de Sousa e Edilma Pinheiro dos Santos contam que a perda da ligação com a terra onde nasceram apagou a esperança de ver de perto os benefícios da transposição. Já os relatos do povo indígena Pipipã em Floresta (PE), Sertão de Itaparica, são de lamento pelo corte de árvores e ocupação dos territórios para os quais eles não tinham conseguido obter a demarcação.

Nas reclamações dos afetados e na constatação de pesquisadores aparecem reclamações diversas sobre os efeitos sociais e culturais da transposição. Os principais são rompimento com a identidade sertaneja, escassez de água para a agricultura e animais, perda da terra, impacto psicológico e depressão, desmatamento de árvores sagradas para indígenas e até o abandono de filhos por trabalhadores das obras.

Sertânia e o impacto na vida rural

Atualmente, a água do São Francisco até passa perto de onde a família de Rosilene Pinheiro de Sousa vive em Sertânia, mas está atrás do canal de concreto e não há acesso, como teria em um rio natural, com margens.

“Passaram aqui dizendo que a obra iria chegar, que seria muito bom. Foi uma coisa de muita alegria, mas que passou a ser de tristeza. Teve desmatamento, a área devastada é muito grande. Tivemos que nos mudar. Tínhamos um açude, era a praia do sertão da gente, mas a água secou” – Rosilene Pinheiro de Sousa, moradora de Sertânia.

A vizinha Edilma Pinheiro dos Santos sofre com o mesmo dilema, agravado pelo relato da fuga de animais e do impacto das mudanças na história do pai. “Tinha um terreno comprido, onde o canal passou ao meio. A água do canal passa dentro da nossa terra, mas não temos acesso. Usamos a água do poço, e para beber, a gente compra” – Edilma Pinheiro dos Santos , moradora de Sertânia.

Segundo ela, os trabalhadores da obra da transposição abriram a cerca, e não fecharam, o que levou à fuga dos animais. Ela diz que espera uma indenização há mais de 8 anos. “A criação que a gente tinha, desapareceu toda. De 210 animais, 15 foram recuperados”. O pai de Edilma morreu há quase um ano. Para ela, a morte foi acelerada pela obra da transposição. “A gente acaba de uma certa forma acreditando que teve a ver com a obra. Ele nasceu e cresceu aqui, no terreno dele, o terreninho dele era tudo. Quando foi dada esta determinação de passar ali de todo jeito, para ele foi como se tivesse expulsado ele da terra”, afirma.

“Ele teve um aperreio muito grande quando viu que não recuperava mais a criação, ficou triste quando viu que não teria o acerto [indenização], e foi ficando no canto dele. Só quem viu antes e vê agora para entender como ficou, como foi danificado o terreno da gente, no qual ele criou seis filhos, tudo com renda própria”, conta

O pesquisador André Monteiro também afirma que a chegada dos trabalhadores à obra de transposição trouxe questões como o estímulo à prostituição infantil. Por outro lado, alguns relacionamentos consentidos também ocorreram nesta época. Há mulheres que relatam terem ficado grávidas destas relações e, depois, foram abandonadas pelos pais das crianças quando a obra foi concluída no trecho em que moravam.

Indígenas e espaço sagrados

O povo indígena Pipipã ocupa um território no município de Floresta, cidade onde começa o canal de transposição do eixo leste do Rio São Francisco. A terra está identificada, mas o processo de demarcação ainda não foi concluído. Para os Pipipã, a maior perda se deu no desmatamento de árvores consideradas sagradas. Em depoimento a André Monteiro Costa, o caboclo Pipipã da aldeia Caraíbas, no município de Floresta (PE), conta que foram derrubadas árvores como imburana, baraúna, pau-ferro, caatinga branca, mororó. Mesmo que as árvores cresçam em outros locais, a perda de cada uma delas é sentida.

De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), a cosmologia do povo Pipipã está ligada aos “espaços sagrados” ocupados por essas árvores. “Para o povo indígena e as comunidades quilombolas – são 5 no eixo norte –, essa dimensão do simbólico é talvez a mais forte, porque tem a cosmologia das crenças, dos encantados [espíritos sagrados], que estão em outra dimensão, e o canal veio, cortou e desmatou”, explica Monteiro.

Segundo o pesquisador, as máquinas da transposição entraram nos territórios indígenas sem que todos fossem avisados. “Eles ouviam só o barulho das máquinas e das árvores caindo, muitos relatam cenário de apocalipse, como se fosse uma invasão de outro mundo”, afirma. (Fonte: G1)

Governo federal veda concurso público a 68 profissões em universidades


Além de extinguir 27,5 mil cargos públicos, o governo federal vedou também concursos para 68 profissões em universidades e instituições federais de ensino. O decreto veta também o provimento de vagas além do previsto em editais de seleções já em andamento para postos que incluem instrumentador cirúrgico, auxiliar de enfermagem, operador de câmera de cinema e TV, revisor de textos braile, técnico em música, em anatomia e em audiovisual, coreógrafo, diretor de artes cênicas, jornalista, publicitário, músico terapeuta e sanitarista, entre outros. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Alguns cargos foram considerados obsoletos, como por exemplo datilógrafo, telefonista e linotipista, mas, outros atuais também sofreram cortes, como enfermeiros, auxiliar de enfermagem, técnico em saneamento – além de motoristas de órgãos específicos, como o Ibama.

Em nota, o Ministério da Economia disse ter analisado cerca de 500 mil cargos para identificar os que “não são mais condizentes com a realidade da atual força de trabalho federal”. “O objetivo é evitar contratações desnecessárias e o desperdício de recursos, pois estes são cargos obsoletos e em funções que não devem mais ser repostas”, disse o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart na nota.
Cargos extintos

Do total de cargos que serão extintos, 14.227 já estão desocupados e serão suprimidos imediatamente. Outros 13.384 cargos estão ocupados e a extinção ocorrerá quando o servidor se aposentar. Ainda de acordo com Lenhart, é importante deixar claro que o servidor que ocupa um cargo ‘em extinção’ não é afetado, nada muda para a pessoa.

Segundo a pasta, a maior parte das atribuições dos postos que estão sendo extintos pode ser exercida por contratação terceirizada e descentralização para outros entes da federação.

O número maior de redução será no Ministério da Saúde, onde 22 476 cargos serão eliminados. Serão extintos 10.661 cargos de agente de saúde pública. Além disso, foram extintos 5.212 cargos de guardas de endemia.

A Economia alega que isso não terá impacto porque tratam-se de cargos e natureza operacional no combate e controle de endemias e de cargos vagos de unidades hospitalares, que hoje já são de competência de outros entes federativos.

Com informações da Agência Estado.

Funcionários da Globo estariam organizando protesto contra a emissora


O jornalista Ricardo Feltrin, em sua coluna no UOL, informou nesta segunda-feira (23) que trabalhadores da TV Globo estariam planejando um protesto contra a emissora no dia 10 de janeiro. As convocatórias do protesto, que chegaram até o jornalista, estariam sendo feitas através de grupos de mensagens e redes sociais.

“Os funcionários da TV Globo vão fazer história! No dia 10/01/2020 faremos uma paralisação geral. Fecharemos as duas entradas da TV Globo São Paulo para reivindicar nossos direitos”, diz uma das mensagens que estão circulando.

O protesto dos funcionários seria contra mudanças no plano de saúde, além dos cortes e demissões que vêm sendo encampados pela emissora dos Marinho. A maior parte dos trabalhadores insatisfeitos, segundo o colunista do UOL, são jornalistas.

Em nota oficial, a Central Globo de Comunicação (CGCom) informou que as mudanças nos planos de saúde não prejudicarão os trabalhadores.

“Não haverá interrupção de tratamentos. O que acontece é que a Globo, como parte dos processos de busca de eficiência e evolução constante, dedicou os últimos 12 meses a estudar os pacotes de benefícios oferecidos pelas grandes empresas. E, em linha com as melhores práticas do mercado, fez alguns ajustes no seu plano de saúde para continuar oferecendo uma das mais abrangentes coberturas. A Globo está segura de ter chegado num modelo que resguarda o cuidado que historicamente tem com seus funcionários e familiares”, diz a nota.

Por Redação Forum

Decreto do presidente Jair Bolsonaro extingue 27 mil cargos; Saúde é a pasta mais afetada


Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado em edição extra do Diário Oficial da União da última sexta-feira (20) extingue 14.277 cargos efetivos que estão vagos na administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com isso, o governo não irá repor os cargos atualmente não preenchidos.

>> Veja no Diário Oficial a lista de cargos que serão extintos

Além da extinção dos cargos já vagos, o decreto também determina que serão extintos outros 13.384 cargos quando vierem a vagar. A extinção dos cargos vagos começa a valer a partir de 26 de fevereiro de 2020. Ao todo, o decreto prevê a extinção de 27.611 cargos efetivos, contando os já vagos e os que venham a vagar.

Segundo o ministério da Economia, entre os cargos que deixarão de existir estão o mateiro, discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro. Segundo a pasta, essas funções não são mais condizentes com a realidade atual. Durante o processo que levou à essa extinção, a pasta teria analisado cerca de 500 mil cargos.

O Ministério da Saúde será o órgão mais impactado com a medida. Na pasta estão cerca de 81% dos 27 mil cargos que serão extintos (22.476). Desse total, 10.661 são de agente de saúde pública – entre eles, 4.591 postos estão atualmente vagos e deixarão de ser repostos. Outros 6.070 estão ocupados, e serão extintos quando ficarem vagos.

“Isso não terá repercussão no âmbito do Ministério da Saúde e se deve, em grande parte, à extinção de cargos de natureza operacional no combate e controle de endemias, e de cargos vagos de unidades hospitalares, que hoje já são de competência de outros entes federativos”, afirmou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart.

Proibição de concursos

No mesmo decreto, o governo também proíbe, desde já, a realização de concursos públicos e o provimento de vagas adicionais em número superior ao estabelecido nos editais de abertura para 68 cargos constantes em uma lista publicada no DO – todos eles do plano de carreiras dos cargos técnico-administrativos em educação.

Segundo o Ministério da Economia, a proibição impacta cerca de 20 mil cargos do Ministério da Educação e de suas instituições federais de ensino. São cargos como técnico em eletromecânica, técnico em ótica, técnico em química, entre outros.

O decreto não prevê extinção desses cargos, mas veda novos concursos ou a convocação de aprovados em número superior ao das vagas previstas nos editais vigentes.

Cargos extintos

Entre os órgãos que terão vagas extintas, estão Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Fazenda. Também serão extintos cargos em áreas como Educação, Previdência, Saúde, Trabalho, Cultura, Meio Ambiente, Seguro Social.

Entre os cargos, serão atingidos, entre outros, cargos de auxiliar de laboratório, cartógrafo, técnico agrícola, técnico em educação física, auxiliar de creche, guarda florestal, auxiliar de enfermagem, auxiliar de manutenção, agente de vigilância e analista de sistemas, entre outros.

A lista completa dos cargos vagos e a vagar a serem extintos, além daqueles para os quais foram vedados concursos públicos, pode ser vista no Diário Oficial.

Por Laura Naime e Lais Lis, G1 — São Paulo e Brasília

Reforma da Previdência já foi aprovada em Pernambuco e mais 8 estados


A proposta da emenda constitucional que permite estados, Distrito Federal e municípios adotarem regimes próprios de previdência social, com as mesmas regras da União, só começará a ser apreciada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados após o recesso parlamentar. A chamada PEC Paralela (PEC nº 133) foi aprovada em novembro no Senado Federal.

Na última quarta-feira (18), o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), designou a si mesmo como relator para avaliar a constitucionalidade da medida. A expectativa de analistas ouvidos pela Agência Brasil é de que a PEC seja aprovada em fevereiro na CCJ, siga para análise e aprovação em comissão especial em março e abril, e finalmente vá para votação (em 1º turno) no Plenário em maio.

O provável cronograma quase se sobrepõe ao prazo previsto na Portaria nº 1.348 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que estabeleceu 31 de julho do próximo ano como prazo final para estados e municípios fazerem adequações aos seus sistemas previdenciários, em linha com a reforma da Previdência que o Congresso Nacional promulgou.
Mudanças nos estados

Enquanto correm os dois prazos, alguns estados já iniciaram mudanças nos regimes previdenciários dos seus servidores públicos. Levantamento feito pela Agência Brasil indica que proposições que alteram a legislação previdenciária foram aprovadas em nove estados Acre, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.

No Paraná, um projeto apresentado pelo Executivo já virou lei e o segundo aguarda votação final. Em Goiás e no Pará, as propostas foram aprovadas em primeiro turno. No Ceará, no Mato Grosso e em Sergipe, os respectivos projetos foram aprovados nas comissões de Constituição e Justiça.

Nos estados da Bahia, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo projetos de lei ou emendas constitucionais estão em discussão em diferentes comissões das assembleias legislativas. Em Minas Gerais, no Rio Grande do Norte e em Rondônia, as propostas de alteração da previdência dos servidores estão em elaboração no Executivo.

A reportagem não localizou informação sobre tramitação de propostas nos legislativos do Amapá, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Tocantins.
Situação fiscal

A situação de tramitação das reformas da Previdência não guarda relação com a situação fiscal e previdenciária dos estados, essa o principal fator de déficit orçamentário. De acordo com o estudo “Indicadores de Situação das Previdências Estaduais”, elaborado pela Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal.

Conforme ranking geral do IFI, os estados em melhor situação estão nas regiões Norte e Centro-Oeste. Já os estados do Nordeste, Sul e Sudeste estão nas piores posições. Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão nas quatro últimas posições do ranking. A Secretaria do Tesouro Nacional atribuiu letra “D” às finanças públicas fluminense e gaúcha na última edição do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais.

O estudo assinala a dificuldade dos estados de lidarem com elevado nível de endividamento e com comprometimento relativamente elevado com gasto de pessoal ativo e inativo. Para Josué Pellegrini, analista da IFI e consultor legislativo do Senado, “a reforma da Previdência nos estados é questão central. Não dá para os governadores ficarem apostando em uma tramitação que está em Brasília e pode não acontecer”.

Com as eleições municipais previstas para 4 de outubro, os parlamentares federais podem adiar a votação das pautas mais polêmicas, alerta Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (Diap). “Eles terão cautela maior ainda que tiveram no momento que decidiram excluir os servidores para expor os vereadores e os deputados estaduais”.

O comportamento dos parlamentares, tanto no Legislativo Federal quanto nos legislativos estaduais, é influenciado pelo posicionamento do Executivo estadual lembra o economista José Márcio Camargo. “Uma parte dos governadores tem atitude um tanto populista em relação a esses problemas. Na reforma da Previdência federal, alguns governadores adotaram uma postura de que alguns estados não precisavam da reforma e que eram contra. E os deputados reagiram e tiraram os estados da reforma.”

A pesquisadora Mônica Mora, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reconhece que a tomada de decisão sobre Previdência Social é extremamente difícil, mas pondera que as alterações trazem consequências imediatas no atendimento à população nos estados.

“Quando a gente fala em reforma da Previdência, a gente está falando por exemplo sobre até quando um policial militar pode ficar nas ruas, até quando uma professora primária pode ficar em sala de aula. Estamos nos referindo a setores que desempenham papeis específicos na prestação de serviços”, lembra.

Por Agência Brasil

Petrolândia (PE) /Juiz de Fora (MG): Hoje é aniversário do meu amigo compadre, Carlos Canabrava


Hoje, 23 de dezembro de 2019, é aniversário do meu amigo, compadre e cunhado Carlos Canabrava.
Muitas felicidades para o amigo e família em Juiz de Fora(MG).

Sei que tem muitos motivos para se sentir realizado e feliz, mas espero que a vida continue a lhe dar novas razões para ser feliz todos os dias. Por isso aproveite cada dia ao máximo, e lute sempre por aquilo que deseja.

Tenha um feliz aniversário, cheio de surpresas boas, muito carinho e homenagens! Você merece tudo que há de melhor, pois é uma pessoa muito especial. Parabéns, muita saúde, paz, amor, sucesso na vida! Continue sendo este pai comprometido e afetuoso e um marido carinhoso. Felicidades!


Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Bancos abrem em horário especial amanhã

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia-PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Os bancos vão abrir em horário especial de atendimento amanhã (24). Hoje, os bancos funcionam normalmente.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos estados com horário igual ao de Brasília, o horário de funcionamento na véspera do Natal será das 9h às 11h. Nos estados com estados com diferença de uma hora em relação à Brasília, o horário local será de 8h às 10h (9h às 11h no horário de Brasília). Nos estados com diferença de duas horas em relação à Brasília, o atendimento será de 8h às 10h (10h às 12h, no horário de Brasília).

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. Já no dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e da Confraternização Universal (01/01).

A federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Por Agência Brasil

Três carros se envolvem em engavetamento na cidade de Cachoeirinha, PE

Engavetamento deixou apenas uma pessoa levemente ferida em Cachoeirinha — Foto: Divulgação / PRF

Um engavetamento com três carros deixou uma pessoa levemente ferida na tarde deste sábado (21) em Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu na BR-423.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos da frente frearam perto de uma lombada. O terceiro motorista não percebeu a redução de velocidade e acabou batendo no segundo carro, que também bateu no primeiro.

Uma pessoa ficou ferida no nariz e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Por G1 Caruaru

Jovem é preso suspeito de estuprar a própria mãe em Caruaru


Um jovem de 20 anos foi preso neste domingo (22) suspeito de ter estuprado a própria mãe em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo Batalhão Especializado Integrado de Policiamento (Biesp).

Segundo a polícia, durante uma ronda na Vila Andorinha, moradores do local procuraram os policiais e denunciaram o caso. Eles foram até a casa da mulher, onde ela disse que teria sido abusada pelo filho.

O Biesp iniciou a busca pelo homem. Ele foi encontrado dentro de uma caixa d'água na casa de um vizinho. O suspeito tentou fugir, mas foi preso pelos policiais. O homem está prestando depoimento na Delegacia da Mulher e pode ser autuado em flagrante.

Por G1 Caruaru

Petrolândia: Alunos da EREFAF- João Rodrigues de Almeida conquistam medalha de bronze em Olimpíada de Matemática

· Pedro Henrique Epifânio de Souza -7º ano - Bronze
· Lucas Rafael M. de Melo Jesus -7º ano - Bronze

Foi divulgada no Portal da OBMEP a lista de premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Escola Municipal de Referência em ensino Fundamental Anos Finais – João Rodrigues de Almeida, de Petrolândia, Gerida pela Professora Ana Lúcia Dantas da Silva, é uma das escolas premiadas desta edição. A instituição de ensino teve 5 alunos premiados e a Professora de Matemática Luana Maria da Silva, também está entre as premiadas.

Foram premiados na edição 2019, os alunos:

· Lucas Rafael M. de Melo Jesus -7º ano - Bronze

· Pedro Henrique Epifânio de Souza -7º ano - Bronze

· Artur Gabriel Pereira Vilela- 6º ano – Menção honrosa

· Gisele da Costa Souza -7º ano - Menção honrosa

· Samai Rebeca Fonseca de Souza Silva -7º ano - Menção honrosa

Na edição anterior, em 2018, a Escola também obteve alunos premiados:

· Luiz Artur Queroz Silva (6 º ano)- Bronze

· Adrian Gominho Novaes ( 9º ano) – Menção honrosa

A OBMEP tem uma edição anual, dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além de escolas privadas, dividida em duas fases. A primeira deste ano ocorreu em 21 de maio, e contou com 18,2 milhões de alunos. A segunda fase, em 28 de setembro, contou com 949.240. Os alunos com melhores desempenhos da 2ª fase foram os premiados. No total, serão distribuídas 598 medalhas de ouro; 1.746 de prata; 5.183 de bronze; e 48.133 menções honrosas.

Vale ressaltar que na distribuição de medalhas por UF, Pernambuco contou com 30 medalhas de bronze, e duas delas vêm para Petrolândia. Parabéns aos educandos, educadores, gestores e a Secretaria de Educação pelo empenho em buscar sempre o melhor para o Município.

As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data e local a ser definidos. Todos os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção ao desenvolvimento acadêmico, e quem continuar inscrito na rede pública em 2020, receberá uma bolsa de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais.

Mais informações no site: http://www.obmep.org.br/

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Ana Lúcia Dantas da Silva
*Diretora da Escola Municipal de Referência em ensino Fundamental Anos Finais – João Rodrigues de Almeida - Petrolândia-PE

Petrolândia: Vicente do Banco declara apoio a pré-candidatura de Dr João para 2020


Dr João esteve reunido com o amigo Vicente do banco que, na ocasião, após uma conversa agradável sobre o futuro de Petrolândia, declarou o seu apoio a pré candidatura do médico à prefeito do município.

É com grande satisfação que Dr João e todo o grupo da #mudança2020 recebe mais este apoio de uma pessoa tão querida na cidade e que pensa em uma Petrolândia melhor para todos.

#DrJoão #Mudança #MaisSaúde #Petrolândia

Por Assessoria do Grupo de Dr João

Petrolândia: Em nova reviravolta, Cesar de Creuza retorna ao grupo político de Fabiano e canta ''Eu voltei agora pra ficar porque aqui, aqui é meu lugar''


Diz um certo ditado que na política tudo é possível. Essa frase, com certeza, também cabe no cenário político de Petrolândia.  Após aderir ao grupo político de Dr. João Lopes - há exatos dois meses ( Relembre aqui) - o pré-candidato a vereador César de Creuza, anunciou a volta ao grupo de Fabiano Marques. Vale lembrar que César apoiou o médico na última eleição, em 2016.

O surpreendente anúncio aconteceu durante reunião na chácara do presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Joilton Pereira (PTB), na tarde deste domingo (22/12), oportunidade em que foi oficializado a pré-candidatura do grupo de oposição liderado pelo PTB e PSD em Petrolândia, no Sertão em Pernambuco.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, César de Creuza falou dos motivos de sua reviravolta, e cantou o refrão da música de Roberto Carlos. 

''Eu voltei agora pra ficar, porque aqui, aqui é meu lugar''

Antes da conversa com a nossa reportagem, Cesar já tinha cantado o refrão da música, -  momento em que chagava para a reunião. O pré-candidato a vereador foi bastante aplaudido por todos presentes ao encontro.

Veja ao vídeo abaixo



A chapa de 2020 terá novamente os ex-vereadores Fabiano Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD), numa reedição da eleição de 2016, quando o grupo ficou em segundo lugar, com apenas 50 votos de diferença dos eleitos, prefeito Ricardo Rodolfo (PR) e vice-prefeita Jane (PSB).

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Futebol e aniversário do sócio Darley neste domingo (22/12) na AVEPE



Neste domingo, 22 de dezembro/2019, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de 
Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''.

Logo após o futebol, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE, na Orla da cidade, foi cantado os parabéns para o aniversariante do dia, o sócio Darley.

Parabéns ao aniversariante!




a Redação do Blog de Assis Ramalho

Bolsonaro avalia Moro como vice na chapa em 2022


O presidente Jair Bolsonaro avaliou abertamente neste sábado (21) a possibilidade de uma chapa com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, como seu vice nas eleições de 2022. Ele disse que é cedo para se apostar na composição com o ex-juiz da Operação Lava Jato. Mas afirmou que Moro, apesar de ainda não ter virado político, "está em adaptação".

A menção a Moro acontece na semana em que seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), foi alvo de busca e apreensão em investigação sobre suposto desvio de verbas na Assembleia Legislativa do Rio.

Segundo o presidente,"todo mundo fala" que o ministro, caso concorra à eleição presidencial de 2022, “tem muita chance”. “Agora, tem de perguntar pro Moro se ele quer, ele agora sabe o que é política.”

Ao mesmo tempo, Bolsonaro admitiu que, se for preciso, pode substituir o general Hamilton Mourão como candidato a vice. “Se eu estiver bem, posso ser candidato à reeleição. Questão do vice é peça fundamental na campanha. Mourão está indo bem. Agora, vamos supor que eu esteja razoavelmente bem e tenha que trocar essa peça: já falei com Mourão sobre isso aí.”

O presidente reconheceu que teve uma relação “tumultuada” com Mourão no começo do governo. Agora, segundo ele, isso está superado. Bolsonaro disse que Mourão “está indo muito bem”, mas que, se preciso, poderá escolher outro candidato a vice em 2022. “É uma pessoa bastante equilibrada e sensata. Até ele, se quiser vamos supor que outro cara queira ser candidato a presidente e ele queira ser vice. Direito dele”, declarou.

A ideia de ter Moro como vice foi sugerida no começo do mês pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo e amigo de Bolsonaro, Luiz Eduardo Ramos. Ao Estado, ele afirmou que a chapa seria imbatível. Bolsonaro afastou, então, a solução. Disse que estava casado com Mourão. “Sou sem amante.”

Convite
O nome de Moro volta ainda a ser mencionado depois que pesquisa Ibope mostrou que a avaliação negativa do governo cresceu de 34% para 38%, e sua aprovação oscilou de 31% para 29%. Pesquisas mostraram ainda que a aprovação de Moro é maior do que a do presidente. Neste sábado, Bolsonaro convidou jornalistas para uma visita ao Palácio da Alvorada, um dia depois de ofender repórteres na porta do local.

Na sexta-feira, Bolsonaro se exaltara ao ser questionado sobre a operação de busca que teve Flávio como alvo. Neste sábado, evitou elevar o tom de voz. Chegou a dizer que questionamentos sobre o processo não teriam réplica, mas acabou respondendo às perguntas. Na conversa, em tom informal, Bolsonaro usava uma camiseta do Flamengo e afastava moscas com tapas no ar. Ele disse que a condução da investigação contra Flávio pelo Ministério Público do Rio “está sendo um abuso” e que, se teve um “estardalhaço enorme”, pode ter sido por “falta de materialidade”.

“O processo tá em segredo de Justiça. Tá, né. Quem é que julga, o MP ou o juiz? Os caras vazam e julgam. Paciência, pô, qual a intenção, um estardalhaço enorme, será porque falta materialidade para ele? E que vale o desgaste agora? Quem está feliz com essa exposição absurda na mídia? Alguém está feliz com isso. Agora, se eu não tiver a cabeça no lugar, eu alopro”, afirmou.

E defendeu a necessidade de controle do Ministério Público. “É assim que deve se comportar o Ministério Público? Vou até fazer uma questão sobre o abuso de autoridade, vetos derrubados. Se chega a esse ponto. Todo poder deve ter um controle. Não é só o Executivo. Quando começa buscar pelo em ovo, eu sou réu no Supremo. Já sofri muito.”

Bolsonaro disse que se controla ao falar com jornalistas e que a mídia o “provoca” para conseguir manchete. E que reflete sobre algumas declarações e se arrepende. Comparou a relação com a imprensa ao futebol: “Ali na frente, de vez em quando, você manda seu colega para a ponta da praia (base da Marinha que teria sido usada como local de tortura na ditadura). Depois vai tomar uma tubaína com ele”. Após ter dito a um jornalista que ele tinha “uma cara de homossexual terrível”, o presidente reconheceu o erro: “Não devia ter falado”.

Bolsonaro fez um balanço do primeiro ano de governo. “É uma vida sacrificante. Geralmente, é uma monotonia”, disse. E completou: “Tá difícil dia para ser feliz, cara. É só problema. A felicidade é que não tem aparecido nada sobre corrupção. Pode aparecer, nunca se sabe, né? Mas não apareceu nada.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Corpo de jovem é encontrado queimado dentro do cemitério de Serra Talhada, neste domingo (22)


Quem compareceu ao sepultamento do ‘Nego Dom’, na manhã deste domingo (22), no cemitério público de Serra Talhada, se deparou com uma intensa movimentação de policiais civis e militares no local. É que por volta das 9h30, foi localizado um corpo de um jovem carbonizado em cima de uma sepultura.

A reportagem do Farol apurou que a vítima além de estar com parte do corpo queimado, também estava com marcas de pancadas na cabeça, e um fio de telefone enrolado ao pescoço. Além disso, encontraram marcas de cal espalhada no local.

Até o fechamento desta edição a vítima ainda não tinha sido conduzida para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru, mas a polícia confirmou o homicídio. Este foi o 28º homicídio de 2019 em Serra Talhada.

Por Farol de Notícias

Petrolândia: Pré-candidaturas de Fabiano e Rogério Novaes são oficializadas em clima de confraternização






Em clima de confraternização, lideranças políticas de Petrolândia e apoiadores do grupo de Oposição encabeçado pelo PTB e pelo PSD no município reuniram-se na tarde desse domingo (22/12) para o anúncio oficial das pré-candidaturas de Fabiano Marques e Rogério Novaes para a chapa majoritária nas eleições de 2020.

O encontro foi realizado na chácara do presidente da Câmara Municipal, Joilton Pereira (PTB), que chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito, assim como Rogério Novaes também foi cogitado para a cabeça de chapa. Porém, durante vários meses, todos os nomes cogitados dentro do grupo deixavam claro que a escolha da chapa seria feita por consenso da maioria. Joilton desistiu e Rogério Novaes vai compor com Fabiano a reedição da chapa que em 2016 perdeu a eleição por apenas 50 votos de diferença.

O anúncio foi feito após a chegada do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), apoiador do grupo de oposição em Petrolândia. Em seu discurso, além de explanar sobre seu trabalho à frente da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo exaltou o grupo a lutar pela eleição do próximo ano e destacou o desempenho ruim da prefeita Janielma Souza (PSB) em pesquisas de intenções de votos divulgadas no município.

A reunião de adesão agrego, oficialmente, duas dissidências do grupo de Dr. João Lopes, também pré-candidato Dr. João Lopes, apontado como primeiro colocado em intenções de votos em pesquisa divulgada recentemente. O vereador Louro do Vidro e o popular César de Creuza.


Os pronunciamentos estão disponíveis nos vídeos abaixo. Confira.


Redação do Blog de Assis Ramalho