quarta-feira, 3 de março de 2021

Petrolândia: Aulas de reforço é na Escola MENTES BRILHANTES com a Profª Alexandrina (Tia Ném)


 Divulgação/ Mentes Brilhantes

Av. Auspício Valgueiro de Barros, de frente para o Atacadão SanFrancisco de Armando Rodrigues

Prefeitura de Petrolândia anuncia mais um médico especialista na Saúde do município; Dr. Ebenone (Ortopedista)


Mais um MÉDICO ESPECIALISTA na Saúde de Petrolândia.
Dr. Ebenone Silva, Médico Ortopedista, agora disponível para atender toda a população de Petrolândia.

A saúde avança, agora tem Ortopedista para atender o nosso povo.

Divulgação/Prefeitura d

Floresta: Prefeita Rorró Maniçoba adere a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19


A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), assinou na manhã desta quarta-feira (3) o protocolo de intenções manifestando interesse em incluir o município no consórcio público nacional para a compra de vacina contra a Covid-19.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “Esse é um gesto de compromisso com a saúde do povo florestano”, afirmou a prefeita.

Blog de Assis Ramalho
Por Assessoria da Prefeitura de Floresta-PE


Avião com doses de vacina contra covid bate em jumentos ao pousar na Bahia


Uma aeronave da Casa Militar do Governo da Bahia, que transportava vacinas Coronavac contra a covid-19 para a região oeste do estado, bateu contra dois jumentos na manhã de hoje, logo após aterrizar no aeródromo de Ibotirama, cidade localizada a 683 km de Salvador. Nenhum tripulante ficou ferido.

A Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia) informou, por meio de nota enviada ao UOL, que as caixas com as vacinas não foram danificadas e, por conta disso, não houve interrupção na entrega das vacinas.

De acordo com a PM (Polícia Militar), a hélice esquerda da aeronave ficou danificada após a colisão e o avião foi projetado para fora da pista. 

Segundo a Sesab, as vacinas transportadas irão abastecer as cidades de Ibotirama, Santa Maria, Barreiras e Guanambi. A secretária informou ainda que outra aeronave foi deslocada para o local para dar os suportes necessários.

A Sesab e a Polícia Militar não informaram se os jumentos foram socorridos ou se morreram no acidente.

Novo lote de vacinas 

A Sesab anunciou que 165.600 doses de vacinas contra a covid-19 chegaram à Bahia na madrugada de hoje, produzidas pelo Instituto Butantan. Segundo a Sesab, o estado totaliza agora 1.111.200 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar é responsável pela distribuição das vacinas para as centrais regionais no interior da Bahia. A nova remessa será adotada para a primeira fase do plano de vacinação, que inclui idosos e trabalhadores de saúde.

 Ainda segundo a Sesab, a Bahia registra 470.783 vacinados contra a covid-19, sendo que, até as 15h de ontem, 124.470 também haviam recebido a segunda dose do imunizante.

Por UOL

Boletim desta quarta-feira (03/03/2021): Pernambuco registra 1.613 novos casos e 38 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (3), 1.613 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados, 77 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.536 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 303.047 casos confirmados da doença, sendo 32.640 graves e 270.407 leves.

Também foram confirmados 38 óbitos, ocorridos entre 17 de dezembro e essa terça-feira (2). Com isso, o estado totaliza 11.068 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha de Pernambuco

Petrolândia: Homem morre após ataque de abelhas no Projeto Apolônio Sales

Edésio e sua filha Francisca/reprodução Whatsapp

A população petrolandense e Barreirense perdeu, na tarde de ontem (terça-feira), um dos ser humanos mais honrados, queridos e corretos da nossa sociedade; o sr. Edésio. 

Ele foi vítima de ataque de abelhas, fato ocorrido no no projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia. A cidade lamenta a perda de um cidadão de grandes amizades, bom caráter e que deixa a família e umaa legião de amigos.

Os nossos sentimentos a família e amigos do sr. Edézio e familiares.

Blog de Assis Ramalho, com Blog Petrolândia em Foco

Petrolândia adere a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19



Frente Nacional de Prefeitos (FNP) deu prazo até a próxima sexta-feira para que os municípios façam a adesão

A Prefeitura de Petrolândia, através do gestor Fabiano Jaques Marques, aderiu ao consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19 . O consórcio é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que deu prazo até a próxima sexta-feira para que os municípios façam a adesão.

As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.

Blog de Assis Ramalho, com Jornal Folha e Pernambuco

Petrolândia: Posto R3, é mais um empreendimento do Grupo Rical

 


Inaugurado recentemente em Petrolândia, onde antes funcionava o Posto DR (de seu Amadeu), o Posto R3 é o mais um empreendimento do Grupo Rical - Organizado pelo casal Geraldo e Cida, e o filho André.

O Posto R3 fica localizado na avenida Djalma Wanderley em frente a Marcos Pneus e a loja Pisebem funcionando 24 horas para maior conforto e comodidade dos clientes com um atendimento e qualidade garantida pelo Rical.


Blog de Assis Ramalho

Tem vaga para vendedor - Energia Solar - em Petrolândia e cidades circunvizinhas


Thais, franqueada Insole energia solar, avisa que está disponibilizando uma vaga pra vendedor em Petrolândia e cidades circunvizinhas

Envie seu currículo pelo e-mail citado acima

Blog de Assis Ramalho
Informação: Thais

Com voto de Humberto, Senado aprova medida que facilita compra de vacinas contra Covid

Senador Humberto Costa (PT-PE) - Foto/arquibo Blog de Assis Ramalho

Numa ação para facilitar a compra de vacinas contra a Covid-19 , o Senado aprovou, na noite desta terça-feira (2), a Medida provisória nº 1.026/21, que dispensa licitação e estabelece regras mais flexíveis para a aquisição de insumos e serviços necessários à imunização contra a doença. Para o ex-ministro da Saúde e senador Humberto Costa (PT-PE), a ideia é que, especialmente, estados e municípios consigam ter mais velocidade para fazer face aos desafios, diante do caos imposto pelo governo Bolsonaro.
 
A aplicação de vacinas deve seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Pelo texto, estados e municípios estão autorizados a comprar e aplicar imunizantes caso a União não adquira doses suficientes para os grupos prioritários previstos.

"Atingimos, nesta terça, o maior número de mortos desde o início da pandemia. Enquanto isso, há uma completa bagunça, falta de vacinas, falta de plano, UTIs lotadas, gente morrendo sem leitos e Bolsonaro fomentando aglomerações, criticando máscaras e atacando governadores. Teremos, provavelmente, o pior março da nossa história, e o presidente da República é o grande responsável", analisou Humberto.

A medida provisória, já aprovada pela Câmara e que vai à sanção presidencial, acompanha entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que já decidiu por permitir a estados e municípios a compra e a distribuição de vacinas caso o governo federal não cumpra o PNI.

De acordo com o texto aprovado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá emitir autorização excepcional e temporária para importação, distribuição e uso de vacinas mesmo que os estudos clínicos de fase 3 (teste em larga escala) não estejam concluídos e que haja apenas resultados provisórios.
O senador petista criticou, ainda, a decisão de Bolsonaro de vetar, em outra medida provisória, trecho incluído pelo Congresso Nacional que previa prazo de cinco dias para a Anvisa autorizar vacinas. "É mais um tremendo absurdo desse governo, que joga no time do vírus e não do povo", denunciou Humberto.

Petrolândia: Petroclínica realiza mamografia digital nos dias 11 e 12 de março; Agende já a sua consulta



A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que nos próximos dias 11 e 12 de março/2021 realizará exames de mamografia digital.

Previna-se contra o câncer de mama. Agende seu exame pelos Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774 (WhatsApp).

Atenção cliente amigo: informamos o uso obrigatório de máscaras no nosso estabelecimento e o agendamento prévio de exames e consultas, para que não hajam aglomerações trazer acompanhante somente em casos de extrema necessidade. Contamos com a colaboração de todos.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!



SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA



A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

* Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Tamires Greicelli ( Nutricionista )
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dra Raylla França ( clínica Médica)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)

* Realizamos mamografia Digital
* A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Da Redação do Blog de Assis Ramalho



Nota de utilidade pública da prefeitura de Petrolândia; o que pode e o que não pode funcionar durante o período das novas restrições para conter avanço da Covid-19


Nota de utilidade pública

O governo municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem informar a toda a população a determinação do decreto municipal 1.143/2021, seguindo determinação do Estado de Pernambuco - decreto 50.346/2021, o qual trata sobre manutenção das medidas restritivas para fins de enfrentar a COVID-19, Proibindo o horário de funcionamento dos serviços não essenciais, das 20h às 5h da manhã, de segunda-feira a sexta-feira, e nos finais de semana só funcionarão os serviços essenciais, conforme anexo 1 dos decretos.

Todos os protocolos sanitários deverão continuar a ser seguidos: Uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool 70º.







Veja também

Novas medidas de restrição para conter covid-19 em Pernambuco começam a valer nesta quarta-feira; Saiba quais serviços poderão funcionar durante o período 

Rua Clodoaldo Bezerra - Petrolândia, foto: Assis Ramalho/BlogAR

Decreto do governador Paulo Câmara - que começam a valer nesta quarta-feira (03) - estabelece as atividades essenciais que podem funcionar em Pernambuco depois de anunciadas as medidas restritivas para o combate do novo coronavírus em todo o Estado. Serviços considerados não essenciais estão restritos entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e durante todo o fim de semana até, pelo menos, 17 de março.

Notícia relacionada
> Prefeitura de Petrolândia pede que população respeite as regras do decreto do governo de PE; a partir desta quarta está proibido tividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos

A lista conta em anexo do Decreto Estadual nº 50.346, publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Estado.

Veja o que é considerado essencial e saiba quais serviços poderão funcionar durante o período

I - serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os outorgados ou delegados, nos âmbitos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas;
II - farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
III - postos de gasolina;
IV - serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário Estadual de Saúde;
V - serviços de abastecimento de água, gás e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
VI - clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;
VII - serviços funerários;
VIII - hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes e afi ns, localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes;
IX - serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
X - serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição, para assegurar a regular atividade dos estabelecimentos cujo funcionamento não esteja suspenso;
XI - estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos;
XII - oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais previstas neste Decreto, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
XIII - restaurantes, lanchonetes e similares, por meio de entrega a domicílio, em ponto de coleta, na modalidade drive thru e para atendimento presencial exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração;
XIV - serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com defi ciência e/ou difi culdade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim;
XV - serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares;
XVI - imprensa;
XVII - serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
XVIII - transporte coletivo de passageiros, incluindo taxis e serviços de aplicativos de transporte, devendo observar normas complementares editadas pela autoridade que regulamenta o setor;
XIX - supermercados, padarias, mercados e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;
XX - atividades de construção civil;
XXI - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
XXII - serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto;
XXIII - atividades de preparação, gravação e transmissão de missas, cultos e demais celebrações religiosas pela internet ou por outros meios de comunicação, realizadas em igrejas, templos ou outros locais apropriados;
XXIV - serviços de suporte portuário, como operadores portuários, agentes de navegação, praticagem e despachantes aduaneiros.

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia (COVID-19): Com 15 casos ativos, 30 suspeitos e 21 óbitos, Secretaria de Saúde divulga novo boletim; veja o quadro completo


O boletim informativo de terça-feira (02/03) informa que o município de Petrolândia tem 15 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, e 30 com a suspeita do vírus.

Dos 15 pacientes contaminados 3 estão internados e 12 em isolamento domiciliar.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830.

Confira abaixo o quadro completo e locais com casos ativos



Confira abaixo locais com os casos ativos
 


Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado na segunda-feira, 1º de março de 2021




Blog de Assis Ramalho
Informação:/Prefeitura de Petrolândia



Petrolândia: Com promoções, Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, anuncia novo horário de funcionamento durante as regras do decreto do governo de PE ; Confira!

Blog de Assis Ramalho
Informação:/Maria Fumaça

Novas medidas de restrição para conter covid-19 em Pernambuco começam a valer nesta quarta-feira; Saiba quais serviços poderão funcionar durante o período

Rua Clodoaldo Bezerra - Petrolândia, foto: Assis Ramalho/BlogAR

Decreto do governador Paulo Câmara - que  começam a valer nesta quarta-feira (03) - estabelece as atividades essenciais que podem funcionar em Pernambuco depois de anunciadas as medidas restritivas para o combate do novo coronavírus em todo o Estado. Serviços considerados não essenciais estão restritos entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e durante todo o fim de semana até, pelo menos, 17 de março.

Notícia relacionada
Prefeitura de Petrolândia pede que população respeite as regras do decreto do governo de PE; a partir desta quarta está proibido tividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos

A lista conta em anexo do Decreto Estadual nº 50.346, publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Estado.

Veja o que é considerado essencial e saiba quais serviços poderão funcionar durante o período

I - serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os outorgados ou delegados, nos âmbitos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas;
II - farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
III - postos de gasolina;
IV - serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário Estadual de Saúde;
V - serviços de abastecimento de água, gás e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
VI - clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;
VII - serviços funerários;
VIII - hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes e afi ns, localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes;
IX - serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
X - serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição, para assegurar a regular atividade dos estabelecimentos cujo funcionamento não esteja suspenso;
XI - estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos;
XII - oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais previstas neste Decreto, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
XIII - restaurantes, lanchonetes e similares, por meio de entrega a domicílio, em ponto de coleta, na modalidade drive thru e para atendimento presencial exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração;
XIV - serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com defi ciência e/ou difi culdade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim;
XV - serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares;
XVI - imprensa;
XVII - serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
XVIII - transporte coletivo de passageiros, incluindo taxis e serviços de aplicativos de transporte, devendo observar normas complementares editadas pela autoridade que regulamenta o setor;
XIX - supermercados, padarias, mercados e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;
XX - atividades de construção civil;
XXI - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
XXII - serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto;
XXIII - atividades de preparação, gravação e transmissão de missas, cultos e demais celebrações religiosas pela internet ou por outros meios de comunicação, realizadas em igrejas, templos ou outros locais apropriados;
XXIV - serviços de suporte portuário, como operadores portuários, agentes de navegação, praticagem e despachantes aduaneiros.

Blog de Assis Ramalho

Membros do conselho deixam cargos na Petrobras após troca no comando da estatal


Quatro dos 11 membros do conselho de administração da Petrobras informaram a companhia que não aceitarão a recondução ao cargo na próxima assembleia geral extraordinária da estatal.

A decisão vem após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidir trocar Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna no comando da petroleira por críticas à política de preços da empresa.

Bolsonaro tem o direito de indicar o presidente da Petrobras porque a União é a maior acionista da companhia. A nomeação, porém, depende de aval do conselho. O mandato de Castello Branco se encerra em 20 de março.

A recondução deles havia sido proposta pela União, conforme ofício do Ministério de Minas e Energia recebido pela companhia em 19 de fevereiro. Além desses quatro, a Petrobras tem outros três conselheiros indicados pelo governo federal.

"Em virtude dos recentes acontecimentos relacionados as alterações na alta administração da Petrobras, e os posicionamentos externados pelo representante maior do acionista controlador da mesma, não me sinto na posição de aceitar a recondução de meu nome como conselheiro desta renomada empresa, na qual tive o privilégio de servir nos últimos sete meses", afirmou o conselheiro Omar Carneiro da Cunha, segundo a Petrobras.

Ele elogiou a direção atual, que segundo ele seguiu "os mais altos níveis de governança e de conformidade com os estatutos da empresa, e aos mais altos padrões de gestão empresarial".

"A mudança proposta pelo acionista majoritário [a União], embora amparado nos preceitos societários, não se coaduna com as melhores práticas de gestão, nas quais procuro guiar minha trajetória empresarial. Sendo assim, acredito que minha contribuição ao Conselho de Administração e à empresa seria fortemente afetada, e minha efetividade reduzida", disse.

Também anunciaram a saída João Cox Neto, Nivio Zivian e Paulo Cesar de Souza.

Souza e Silva também elogiou a atual direção -"excelente trabalho desenvolvido". Cox Neto e Ziviani informaram que não poderão aceitar a recondução por razões pessoais.

'EFEITO RUIM'
O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta terça-feira (2) que a ação de Bolsonaro na Petrobras gerou efeito econômico ruim. Para ele, no entanto, é preciso respeitar a decisão do presidente, que tem a palavra final.

"É compreensível politicamente a atitude. Do ponto de vista econômico o efeito foi ruim, essa foi a nossa conversa interna", disse o ministro, em entrevista à rádio Jovem Pan.

"A minha visão sobre estatais é conhecida. Agora, eu tenho que respeitar o presidente da República, ele diz 'é isso aqui que eu quero agora', ele tem o direito", afirmou.

Para o ministro, o domínio da Petrobras cria um problema político sério. Isso porque, como o setor está nas mãos da estatal, o governo acaba levando a culpa sempre que há elevação de preços dos combustíveis.

"O ônus e o bônus estão caindo na própria presidência. Já que a estatal continua estatal, o povo vai sempre cobrar do governo uma atitude em relação ao preço de um produto que você tem a presença do Estado na exploração, no refino e na distribuição, mesmo que ela repita práticas internacionais", disse.

A mudança na Petrobras fez as ações da petroleira caírem, e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) detectou movimentação atípica em operações na Bolsa de Valores sugestivas de que investidores detinham informação privilegiada de mudança no comando da estatal antes de ter sido anunciada por Bolsonaro.

A área técnica da CVM, junto com a B3, faz uma análise prévia para avaliar a necessidade de instauração de processo. Apesar das chances de abertura de investigação, a reportagem apurou que ainda não há decisão nesse sentido.

Por Folhapress

Pandemia sem controle faz Brasil bater recorde de mortes e esgotar leitos; 1.726 óbitos foram registrados no país em 24 horas, recorde histórico neste primeiro ano de pandemia



Nesta terça-feira (02), o Imperial College de Londres divulgou um estudo mostrando que a pandemia de covid-19 está sem controle no Brasil. Os números da doença vêm numa escalada incontestável: 1.726 mortes foram registradas no país em 24 horas, recorde histórico neste primeiro ano de pandemia. O recorde anterior, em 25 de fevereiro, era de 1.582 óbitos. O descontrole é sentido também na espera por vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Pelo menos 20 pessoas morreram em Santa Catarina aguardando leitos.

Além disso, nove estados têm 90% dos leitos de UTI para covid ocupados. Entre as capitais, esse número vai a dez. No início de fevereiro, eram oito capitais nessa condição.

Hospitais privados sem vaga em SP

 Os hospitais particulares da cidade de São Paulo já registram 100% de ocupação nesse tipo de leito: Einstein, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa e São Camilo anunciaram nos últimos dias que não têm vagas.

São Paulo também registrou número altíssimo de mortes. Mas o secretário de Saúde se manteve contra o lockdown enquanto não houver a aprovação de um novo auxílio emergencial. ''Sou contra lockdown como é feito em outros países, enquanto nós não tivermos esse auxílio. As pessoas vão morrer de fome''. diz Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde de São Paulo.

Aulas sim ou não 

Na mesma entrevista, o secretário defendeu a suspensão das aulas presenciais, embora a reabertura das escolas tenha sido muito defendida por João Doria. Escolhendo as palavras, ele afirmou que as aulas devem ser suspensas não por haver mais risco de contágio na escola, mas porque com as escolas abertas mais gente circula pelas cidades: professores, funcionários, pais e alunos..

Os secretários de Educação prometem resistir à ideia de seus colegas da Saúde. O Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação) divulgou nota em que diz ver com preocupação pedidos para suspensão das aulas presenciais.

O debate sobre o vaivém das medidas de restrição ganhou a adesão de Dimas Covas. O diretor do Instituto Butantan em entrevista à Band defendeu que todo o estado de São Paulo deveria entrar na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo..

Variante pouco estudada e guerra da vacina

 Enquanto ainda não se sabe se a variante brasileira do vírus teria o poder de diminuir a eficácia das vacinas, políticos buscam amenizar a lentidão da imunização do país, que chegou a 3,36% da população, ou 7,1 milhões de pessoas.

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram, respectivamente, medidas que autorizam a iniciativa privada a comprar vacinas (desde que as doem ao Plano Nacional de Imunização) e o projeto que estabelece prazo de sete dias para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dar autorização emergencial para vacinas.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ingressou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o estado possa importar e distribuir vacinas. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) atacou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que ele está "desprezando sua gente" e "está matando".

Do lado do governo federal, Bolsonaro mandará comitiva de dez pessoas a Israel, liderada pelo ministro Ernesto Araújo, para avaliar o uso experimental de um spray nasal sem comprovação científica..

Por UOL

Vacinação contra Covid-19 em Pernambuco é reforçada com mais 102 mil doses




A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco foi reforçada com mais 102 mil doses da vacina da Sinovac/Butantan. Os novos imunizantes que chegaram nesta quarta-feira (03.03), ao Aeroporto Internacional dos Guararapes às 02h, possibilitarão avançar na proteção dos trabalhadores de saúde e da população de idosos entre 80 e 84 anos. Com isso, sobe para 743.560 o quantitativo de doses já repassadas pelo Ministério da Saúde (MS) para Pernambuco.

”Com a chegada desse novo lote e a distribuição rápida das vacinas para todas as regiões do Estado, continuamos consolidando a vacinação dos grupos prioritários. Pernambuco tem dado o exemplo, com um sistema que permite que as doses cheguem com agilidade aos municípios, para o atendimento à população”, destacou o governador Paulo Câmara.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, frisou a importância dos gestores municipais criarem estratégias diversas para que as doses cheguem até a população garantindo proteção para os públicos com maior risco. “Reforço que a distribuição é feita de forma igualitária entre as cidades, levando em consideração a população de cada grupo prioritário que já está sendo beneficiado com a campanha”, afirmou Longo.

As doses foram levadas para a central de armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), recebidas pela superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo. “Já estamos iniciando o processo de análise e separação, para que os imunizantes sejam encaminhados já no início da manhã para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres)", destacou Ana Catarina.

BALANÇO - Com essa nova remessa, Pernambuco totaliza 577.560 vacinas da Sinovac/Butantan, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira - o Ministério da Saúde informou que enviará a segunda dose, que deve ser feita três meses após a primeira, em tempo oportuno

Por Assessoria do Governo de Pernambuco