sexta-feira, 1 de maio de 2020

Petrolândia: Sesurb anuncia que coleta de lixo domiciliar retorna ao antigo horário a partir de segunda-feira (04)


A coleta retorna ao horário diurno na maioria das ruas e avenidas da cidade. 

Blog de Assis Ramalho/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Contas de 2015 do ex-prefeito Lourival Simões são votadas na Câmara Municipal


Na última quarta-feira (29/04), em "sessão extraordinária", em "caráter virtual" convocada por edital, a Câmara Municipal de Petrolândia votou a Prestação de Contas de 2015 do ex-prefeito Lourival Simões (PSB).

Os votos da Casa Legislativa seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco-TCE, que recomendou a aprovação com ressalvas da Prestação de Contas do Executivo Municipal.

O único ausente à votação foi o vereador José Luiz (Zé Pezão), do PTB.

Redação do Blog de Assis Ramalho

'Profissionais no mundo são aplaudidos, e no Brasil a gente apanha', diz enfermeira agredida em ato no DF

Nota de repúdio do Sindenfermeiro-DF atribui as agressões a "apoiadores do Presidente da República". Segundo o Cofen, 7 mil enfermeiros foram afastados do trabalho devido ao novo coronavírus (Fotos: Arquivo pessoal)

Após ser agredida durante um ato em favor do isolamento social, em frente ao Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (1º), a enfermeira Ana Catarine Carneiro, de 31 anos, disse ao G1 que voltou para casa "triste e com o sentimento de desvalorização".

"Os profissionais de saúde no mundo estão sendo aplaudidos, e no Brasil a gente apanha."

A confusão ocorreu pela manhã, em Brasília, no Dia do Trabalhador, quando profissionais de saúde faziam um protesto silencioso na Praça dos Três Poderes. O grupo segurava cruzes, em referência aos mortos por Covid-19 no país.

Durante o ato, um homem vestido nas cores verde e amarelo começou a filmar os profissionais. Na camisa, ele estampava os dizeres "meu partido é o Brasil". Além das agressões verbais, o vídeo feito por representantes do Sindicato de Enfermeiros (Sindenfermeiro-DF) mostra que o manifestante chegou a agredir a mulher fisicamente.

"Ele falava muitos palavrões, me empurrou e bateu na minha cabeça", afirmou a profissional que trabalha em um hospital público da capital. O G1 não conseguiu localizar o homem que aparece na gravação.

Depois do ato, o Sindicato dos Enfermeiros divulgou uma nota de repúdio às agressões físicas e verbais sofrida pelos profissionais nesta sexta (veja integra da nota abaixo). O comunicado atribui as agressões a "apoiadores do Presidente da República".

"As atitudes tomadas pelos apoiadores do governo vão ao encontro de ideologias fascistas e antidemocráticas. Infelizmente, são embasadas pelas atitudes do Presidente da República que diversas vezes debocha das consequências da pandemia, desconsidera todas as recomendações e diretrizes sobre a importância do isolamento social ao combate do novo coronavírus."

O G1 pediu um posicionamento do Planalto e aguardava retorno até a publicação desta reportagem.

Já a Polícia Civil do DF, ao ser questionada sobre a ocorrência, afirmou que "até o momento não localizou registro". A Polícia Militar, que esteve no local, informou que "houve um bate-boca entre dois grupos de manifestantes". Segundo a corporação, militares conversaram com os grupos, "os ânimos se acalmaram e a situação resolvida no local".

Usando jaleco e máscaras, os profissionais de saúde se posicionaram em frente ao Palácio do Planalto. Além das cruzes, eles usavam uma faixa preta no braço, em referência ao luto.

De acordo com a enfermeira Marcela Vilarim, que participou da homenagem, profissionais de saúde estão virando pacientes por conta do coronavírus.

"A gente precisa de mais do que palmas, nós precisamos de valorização, de respeito, e isso passa pela manutenção do isolamento social."

Ao G1, os organizadores afirmaram que a manifestação também foi "em defesa do SUS e dos profissionais de enfermagem".

7 mil afastamentos de enfermeiros

Segundo um levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a pandemia do novo coronavírus já provocou mais de 7 mil afastamentos do trabalho.

Só nos serviços de enfermagem, 53 pessoas morreram por causa da doença. No Distrito Federal foram duas pessoas.

Entre as queixas dos profissionais, está a falta de estrutura. Mas o medo, as longas jornadas de trabalho e a grande pressão também atingem em cheio quem está na linha de frente do combate à Covid-19.

Ao todo, já são mais de 4,8 mil denúncias por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O que diz o Sindicato dos Enfermeiros do DF

Após o ato, nesta sexta-feira (1º), o Sindicato dos Enfermeiros divulgou nota de repúdio às agressões físicas e verbais contra os profissionais que participaram da manifestação. Leia íntegra abaixo:

"O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal vem por meio dessa nota repudiar agressões físicas e verbais que apoiadores do Presidente da República cometeram contra enfermeiras na manhã desta sexta-feira, dia 1º de maio, que participavam de um ato na Praça dos Três Poderes.

O ato tinha como objetivo chamar a atenção para a enfermagem nacional. O protesto tinha três objetivos centrais: defender o isolamento social com base científica, homenagear os trabalhadores da enfermagem de todo o Brasil que morreram lutando contra a Covid-19 e mostrar a importância da categoria.

O Ato foi uma iniciativa da categoria, apoiada pelo Sindenfermeiro, uma vez que os diretores da entidade são enfermeiros e também estão na linha de frente. A organização se deu a partir dos próprios trabalhadores da enfermagem que estão na linha de frente contra o novo coronavírus.

As atitudes tomadas pelos apoiadores do governo vão ao encontro de ideologias fascistas e antidemocráticas. Infelizmente, são embasadas pelas atitudes do Presidente da República que diversas vezes debocha das consequências da pandemia, desconsidera todas as recomendações e diretrizes sobre a importância do isolamento social ao combate do novo coronavírus.

Hoje, no Brasil, são mais de 2,3 milhões de profissionais de Enfermagem, que estão na luta contra a Covid-19. Por isso, em respeito à vida da maioria da população e pensando na segurança dos milhares trabalhadores da saúde que superam o medo para salvar vidas, o SindEnfermeiro repudia, veementemente, as atitudes fascistas e antidemocráticas do grupo pró-governo, e ressalta a importância de a população seguir as recomendações da comunidade científica mundial de isolamento social.

O sindicato se orgulha das enfermeiras que resistiram às provocações do grupo bolsonarista. A enfermagem é feita de luta. O SindEnfermeiro reitera seu compromisso pela defesa das enfermeiras e enfermeiros, do Sistema Único de Saúde público e universal e da democracia acima de tudo e de todos.

E por fim, relembra #LuteComoUmaEnfermeira !"

G1

Ex-prefeito de Petrolândia e ex-deputado Lourival Simões lamenta falecimento de Dr. Ênio Cantarelli



O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões divulgou nota de pesar pelo falecimento do médico Dr. Ênio Lustosa Cantarelli, ocorrido hoje (1º/05), no Recife. "(Era] Meu amigo... Me ajudou nas minhas eleições de deputado [estadual], e depois, como prefeito", afirmou Lourival Simões à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. 

"[O Procape] sempre foi o sonho dele. Conseguiu realizar", lembra o ex-prefeito sobre o idealizador do PROCAPE - Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco, localizado na Universidade de Pernambuco-UPE, no Recife. 

Confira abaixo a nota, na íntegra.

Nota de pesar


Hoje, Pernambuco perde um filho ilustre, Dr Ênio Cantarelli. Professor e referência na cardiologia de Pernambuco, além de marido e pai dedicado. Sempre defendeu que a saúde era para todos, acompanhei seus esforços nas longas batalhas que travou! Belém do São Francisco perde um de seus filhos mais ilustres, que deixou boas lembranças e bons exemplos a serem seguidos! Descanse em paz, bom amigo.

Deixo aqui o meu abraço à família e a todos aqueles que admiravam o seu amor e paixão, que era salvar vidas.

Lourival Simões & Família

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/COVID-19: "Ficando em casa, a população ajuda nesta luta por vidas", afirma equipe do Hospital Municipal





A equipe do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima continua discutindo estratégias de atuação em meio ao momento de enfrentamento ao coronavírus, e várias ações são planejadas e realizadas todos os dias visando sempre a prevenção e o cuidado.

Nesta quinta-feira (30/04), por exemplo, fluxo de notificação de casos, coleta de material, monitoramento e tratamento de casos COVID-19 estiveram na pauta da discussão da Secretaria Municipal de Saúde, direção administrativa do HMFSL, direção clínica do HMFSL, coordenação de epidemiologia, coordenação do Laboratório Municipal e médico evolucionista.

Tacaratu/Caraibeiras: Marizete Maria, aniversariante desta sexta (1º), recebe mensagem especial do esposo Célio do Gás


Nesta sexta-feira, 1º de maio de 2020, Marizete Maria, esposa do microempresário Célio do Gás, comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, o marido  felicita a esposa.

Os parabéns de hoje aí para mulher que me completa a mãe dos meus filhos minha companheira eternamente parabéns meu amor feliz aniversário que essa data se repita por muitos e muitos anos, humildade e simplicidade sempre.

Célio - Caraibeiras (Tacaratu)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

IFPE abre inscrições para cursos gratuitos de formação a distância

Urgente: Petrolândia tem 2 casos confirmados de Covid-19, afirma Prefeitura em boletim extra


Atualização de dados do Boletim Informativo desta sexta-feira (01).

Na noite desta sexta-feira, 01 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia foi informada por uma instituição do setor privado de saúde sobre a realização de testes rápidos em dois pacientes que apresentaram positivo para o coronavírus.

Com a informação, a secretaria vai acompanhar os casos e tomar todas as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus, aplicando todos os protocolos instituídos no combate a pandemia.

É importante lembrar que os pacientes têm o sigilo assegurado, sendo vedada a divulgação de suas identidades pelos órgãos de saúde sem a devida autorização.

O município registra nesse momento 02 casos confirmados, 02 suspeitos e 04 descartados.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Nota de pesar do deputado Lucas Ramos pelo falecimento do Dr. Ênio Cantarelli



É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Ênio Cantarelli, aos 74 anos.

Sertanejo, nascido em Belém de São Francisco, o médico cardiologista Dr. Ênio Cantarelli se destacou por grandes trabalhos na área de saúde, como o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), e foi o fundador do Unicordis.

Dr. Ênio dirigiu o Hospital Oswaldo Cruz, conselheiro do Cremepe e presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia, sua especialidade. Foi eleito, ainda, membro da Academia Pernambucana de Medicina em 2013, uma honra digna de toda sua trajetória e legado.

É uma perda imensa para a população pernambucana de um profissional que teve como missão de vida trabalhar pela vida das pessoas.

À família, seus filhos, amigos e colegas de trabalho, nossos sentimentos.

Deputado estadual Lucas Ramos

Foto: Reprodução Facebook Dr. Ênio Lustosa Cantarelli (36º Congresso Brasileiro de Cardiologia - Recife-PE, julho/1980)

Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial sai na próxima semana, afirma presidente da Caixa

Segunda parcela será paga em dias diferentes do pagamento do Bolsa Família (Foto: Assis Ramalho)

O calendário para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 sai na próxima semana. A informação foi dada hoje (1º) pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante videoconferência para apresentar balanço do pagamento da primeira parcela.

A previsão inicial era de que a segunda leva de pagamentos começasse a ser paga na última segunda-feira (27) para os inscritos no Cadastro Único e os cadastrados por meio do aplicativo e do site do programa. Mas o Ministério da Cidadania soltou uma nota afirmando que a divulgação do calendário deve ocorrer agora em maio.

Em novo boletim, Petrolândia tem dois casos suspeitos do novo coronavírus e nenhum confirmado


A Secretaria de Saúde de Petrolândia divulgou nesta sexta-feira (1º/05) boletim com dados do monitoramento do novo coronavírus no município, localizado no Sertão de Pernambuco. A cidade tem mais um caso suspeito e agora são dois. Quatro casos foram descartados, após exames, e nenhum foi confirmado.

Na última semana, a Prefeitura publicou novo decreto para prorrogar até 15 de maio as medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Se puder, fique em casa.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Rodrigo Novaes homenageia sogro Ênio Cantarelli, falecido nesta sexta (1º/05)


Deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, o florestano Rodrigo Novaes publicou, na noite desta sexta-feira (1º/05), um texto em homenagem ao seu sogro, Dr. Ênio Lustosa Cantarelli, falecido hoje. Confira abaixo.

O que eu vou falar desse homem?
Um ser humano extraordinário. Um verdadeiro pai. Fez de todos os sertanejos seus primos. Esteve nesse mundo para fazer o bem, fazer amigos, servir ao povo. Um homem de princípios, valores muito firmes.

Resistente, forte, sua caminhada foi sempre ao lado de Deus, todo tempo! Dr. Enio mereceu reconhecimento por sua capacidade de realizar e de juntar. Presidente duas vezes da sociedade brasileira de cardiologia, diretor do hospital Oswaldo Cruz, fundador do Procape.

Mas os títulos dizem pouco sobre ele. Gestos nobres, figura simples. Certa vez disse em discurso que se sentia um assistente social; falava do orgulho que tinha em poder ajudar, e descumpria ordens médicas para continuar trabalhando, ajudando.

Não tinha tempo, nem hora. Vi Dr. Enio com AVC, internado no hospital, tendendo telefone e ajudando pessoa que precisava de atenção médica.

Ele era incrível. Homem público vocacionado.

Tanta coisa pra dizer. Sou um privilegiado de ter convivido com ele. Quando Vitalzinho e Lara crescerem, que entenderem um pouco mais dessa vida, terão muito orgulho do avô carinhoso, desse homem de luz.

Formou uma família linda, e uma legião de amigos. Peço a Deus que o receba no lugar que merece, rodeado de amigos, recebendo o carinho de Dra. Eliane, Dr. Edson, Dona Maria do Carmo, e de seu irmão, Délio.

Minha gratidão eterna.

Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Rodrigo Novaes

Dr. Amiltom Viana lamenta morte do cardiologista belemita Dr. Ênio Cantarelli



Dr. Amiltom Viana (Policlínica de Petrolândia), Cardiologista e Médico do Trabalho, divulgou na noite desta sexta-feira (1º/05), em rede social, uma nota de pesar pelo falecimento do médico belemita Dr. Ênio Lustosa Cantarelli, ocorrido hoje, na Capital.

"A Cardiologia brasileira está de luto. Perdemos hoje nosso mestre, pessoa íntegra, grande professor e cardiologista, Dr. Ênio Cantarelli", disse Dr. Amiltom. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Amiltom Viana

Governador Paulo Câmara divulga nota de pesar pelo falecimento do médico Ênio Lustosa Cantarelli


NOTA DE PESAR

Pernambuco perde um grande nome da medicina com o falecimento do professor Ênio Cantarelli. Sertanejo de Belém do São Francisco, era, acima de tudo, um humanista. Imortalizado pela Academia Pernambucana de Medicina, doutor Ênio deixa um amplo legado de serviços prestados ao Estado, como fundador do antigo Hospital Unicordis, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ex-diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e como fundador e diretor por oito anos do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco - PROCAPE, um dos mais modernos hospitais do coração do País e referência em cardiologia de Pernambuco. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de profundo pesar.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco


Fotos: Reprodução Facebook Dr. Ênio Lustosa Cantarelli

Jatobá/Itaparica: Morre no Recife o Chesfiano Samuel (Samuca)


Na madrugada desta sexta-feira (1º/05), faleceu na cidade do Recife, Samuel, conhecido por todos em Jatobá/Itaparica como “Samuca”. Ele estava internado em uma unidade hospitalar, onde se tratava de  problema de garganta.

Samuel era funcionário da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e desfrutava de grande amizade nas regiões de Itaparica/Jatobá/Paulo Afonso. Também era amigo deste blogueiro/radialista. Amate do esporte, era sócio da Associação Pó de Serra de Itaparica - onde todos os domingos batia pelada com os seus amigos.

De acordo com informações enviadas à nossa reportagem, o sepultamento será neste sábado (02) às 10 horas da manhã em Caruaru, sua terra natal.

Nossas condolências à família enlutada.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho






Petrolândia: Lotérica Nogueira informa que não vai abrir neste sábado (02/05)



A gerência da Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, próximo à agência do INSS em Petrolândia, comunica que, excepcionalmente, não haverá atendimento ao público neste sábado, dia 2 de maio.

A Lotérica Nogueira agradece a compreensão dos clientes e informa que volta a funcionar normalmente na segunda-feira (04/05) e lembra que, por força de decreto municipal, só podem ser atendidos os clientes que estejam usando máscaras de proteção contra a Covid-19. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Assinatura e entrega dos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida acontece dias 5 e 6 no Residencial Dr. Francisco Simões de Lima



A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia lembra aos beneficiários que a assinatura e entrega dos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida serão realizadas nos dias 5 e 6 de maio, próximas terça e quarta-feiras. Os beneficiários vão ser atendidos no Residencial Dr. Francisco Simões de Lima.

Os beneficiários têm data e horário de comparecimento marcados nas listas divulgadas pela Prefeitura de Petrolândia. A duração prevista para cada atendimento é de 10 minutos. O beneficiário só será atendido no seu horário, devidamente marcado de acordo com a lista.

É solicitado que os beneficiários compareçam somente no seu horário e não levem acompanhantes, a não ser que o cônjuge tenha que assinar o contrato junto ao proprietário. Essas medidas visam evitar a aglomeração devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, em observância aos decretos estaduais e municipais.

Confira abaixo as listas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, com os horários e datas em que os beneficiários devem comparecer.

RESIDENCIAL 1

RESIDENCIAL 2

RESIDENCIAL 3

RESIDENCIAL 4

Prefeitura de Petrolândia

'Lugar errado, na hora errada', diz mãe de ex-The Voice Kids assassinado em Pernambuco


"Chegaram dando tiro e ele foi atingido. Estava no lugar errado, na hora errada”, disse Matilde Azevedo, nesta sexta-feira (1º), sobre o filho Tuca Almeida, de 15 anos, assassinado em Pernambuco. O adolescente, nascido em Belo Horizonte, participou do The Voice Kids em 2018.

A Polícia Militar (PM) informou ao G1 PE que cerca de 15 tiros foram disparados e 4 deles atingiram a vítima. Em nota, a Polícia Civil disse que o homicídio aconteceu por volta das 17h desta quinta-feira (30), quando homens encapuzados entraram atirando em um estabelecimento comercial, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

"Procuravam, supostamente, pelo cunhado da vítima, que estava no local acompanhando o jovem e conseguiu fugir. Esse cunhado, pelas investigações iniciais, é um presidiário posto em liberdade como medida de prevenção à disseminação da Covid-19 no sistema penitenciário", disse a Polícia Civil no texto.


Matilde relatou que estava viajando e que ainda não sabe o que aconteceu. Ela informou que o filho será velado às 15h e deve ser sepultado às 17h, no Grande Recife. Ainda segundo a mãe, eles se mudaram para PE há cerca de nove anos.

Tuca Almeida participou da 3ª temporada do programa, quando cantou a música "Price Tag", da cantora Jessie J. Nesta sexta-feira, famosos como o youtuber Felipe Neto repercutiram a morte do garoto.

“Era um menino muito bom”, lamentou a mãe.

Por G1

Eleitores devem ficar atentos aos prazos do calendário eleitoral 2020


Sob medidas de distanciamento social para combater a pandemia, eleitores de todo país devem ficar atentos aos serviços disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), via internet. Requerer a primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada são alguns dos serviços que podem ser realizados pelo site do tribunal (http://www.tre-pe.jus.br/);

De acordo com o membro da comissão nacional de Direito Eleitoral da OAB e advogado eleitoral, Emílio Duarte (foto), o calendário eleitoral de 2020 não sofreu alterações até o momento, portanto, é preciso ficar ligado nos prazos. “Já estamos no período de pré-campanha pelas redes sociais e os eleitores devem ficar atentos não só aos prazos dos serviços, mas, também, às propostas dos pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereadores de suas respectivas cidades”, alerta.

Para os eleitores, o próximo dia 6 de maio é uma data muito importante: é o último dia para que regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral para poderem votar em outubro. Assim, pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo a fim de resolver suas pendências.

Por Patrícia França

Futuro presidente do TSE vê 'risco real' de adiamento das eleições deste ano

Primeiro turno das eleições municipais, para escolha de prefeitos e vereadores, está marcado para 4 de outubro. Ministro Roberto Barroso se diz contrário à hipótese de prorrogação de mandatos.

O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.

Homem é assassinado em Serra Talhada-PE


Um homem foi morto com disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira (30) na Rua José Pereira de Souza, no bairro AABB, em Serra Talhada. Segundo informações preliminares, o homem, identificado como José Lindomar Ribeiro Batinga, 45 anos, foi morto em frente a sua residência, nas imediações da antiga Escola Pequeno Príncipe, quando estava sentado na calçada.

Tanto a Polícia Civil e Militar não souberam dar maiores detalhes sobre o homicídio, e ficaram no local até a chegada do veículo do Instituto Médico Legal (IML). Familiares estavam chocados e evitaram conversar com a imprensa.

Este é o 10º homicídio registrado no município este ano. O crime de número nove ocorreu em 7 de abril e ainda está sob investigação.

Por Farol de Notícias

Cartilha Conviver na Era Digital traz alertas sobre uso da internet por crianças e adolescentes e de crimes a que estão expostos


O uso sem orientação da internet por crianças e adolescentes ainda é um problema contemporâneo e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), preocupado com os riscos a que esse público está exposto, preparou a cartilha Conviver na Era Digital, que se trata de um guia com orientações a pais, familiares, professores e qualquer pessoa que deseje acompanhar o desempenho seguro de crianças e adolescentes na web.

O material foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Infância e Juventude (Caop Infância e Juventude) e produzido pela Assessoria Ministerial de Comunicação Social do MPPE.

A cartilha faz um panorama geral, desde as idades permitidas para filiação de cada plataforma às consequências pelo uso indevido delas. Nesse período de pandemia tem crescido muito as notícias de violações, algumas sendo divulgadas nas redes sociais, o que traz danos de toda ordem, notadamente psicológica.

Paulo Afonso (BA): Mensagem aos trabalhadores do técnico em enfermagem Daniel Sinésio


Daniel Sinésio - Técnico em enfermagem no Hospital Nair Alves Souza

Reflexão: Neste Dia do Trabalho, não temos o que comemorar - Por Dr. Neto

Mas sempre teremos motivos para manter a esperança viva (Foto: Dr. Neto/Divulgação)

A força do trabalho é o que move o mundo, o trabalho prospera, realiza e transforma o futuro. Com o desemprego na casa dos 12 milhões., o Dia Mundial do Trabalho adquire uma retórica diferente, o desemprego, potencializado pela parada dos serviços não essenciais, trouxe incerteza à vida dos trabalhadores.

Diante deste cenário, a população tem se desdobrado como pode para conquistar o próximo salário. Nos últimos anos passamos pela flexibilização do trabalho, e pelo enfraquecimento dos sindicatos e ainda pela proliferação dos subempregos.

O trabalho está mudando e, com a crise política e econômica que estamos passando, a tendência para este cenário não é positiva. O trabalhador tem mais pontos para repensar do que para comemorar.

Coronavírus: Brasil registra 6.329 mortes; veja números de cada estado


O Brasil chegou hoje (1º) a 91.589 pessoas infectadas por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Em 24h, foram registrados no país 6.209 casos, um aumento de 7% em relação ao total de notificações de ontem (30), quando 85.380 pessoas testaram positivo para o vírus. O número de recuperados é de 38.039, o que corresponde a 41,5% do total de infectados.

De acordo com a atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (1°), o total de mortes subiu para 6.329. De ontem para hoje, foram registrados 428 novos óbitos, um aumento de 7% em relação à quinta-feira (30), quando foram contabilizados 5.901 falecimentos.

São Paulo se mantém como o epicentro da pandemia no país, com 30.374 casos. O estado também concentra o maior número de falecimentos (2.511). Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 10.166 casos e 921 óbitos.

Petrolândia; Mensagem do Presidente da Associação do Bairro Nova Esperança aos trabalhadores do município


Jucélio Vital Lisboa (Jucélio Mangueira)
Presidente da Associação do Bairro Nova Esperança (ABNE) - Petrolândia

Petrolândia: Mensagem aos trabalhadores da Farmácia Dois Irmãos


Divulgação: Anselmo/Farmácia Dois Irmãos

Boletim desta sexta [1º/05]: Pernambuco tem mais 458 casos e 38 mortes por Covid-19; estado chega a 7.334 pacientes e 603 óbitos por causa do novo coronavírus


Mais 458 casos do novo coronavírus e 38 novas mortes de pacientes com a Covid-19 foram confirmados, nesta sexta-feira (1º), em Pernambuco. Com isso, o estado contabiliza, ao todo, 7.334 ocorrências da doença e 608 mortes, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Do total de novos casos registrados em Pernambuco, 314 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), em que há internação e ocorrências mais graves da doença.

Além disso, houve 144 casos leves, de diagnósticos de profissionais de saúde e segurança, que tiveram sintomas gripais, ou de pessoas que fizeram o teste por meio de laboratórios privados.

O estado divulgou, ainda, que foram confirmadas mais 21 curas clínicas da doença, totalizando 1.095 pacientes recuperados da Covid-19. Os detalhes do boletim epidemiológico desta sexta-feira devem ser repassados ainda nesta sexta.

Por G1 PE
Imagem: JC

Governo lança a campanha de trânsito Maio Amarelo digital


A campanha Maio Amarelo deste ano será voltada para os profissionais que prestam serviços essenciais ao país. Em razão da pandemia de coronavírus, em 2020 a campanha será totalmente digital com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. A iniciativa segue a orientação das autoridades para respeitar o distanciamento social.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a campanha Maio Amarelo vai disponibilizar informações e orientações que auxiliem na proteção de “profissionais que precisam estar diariamente nas ruas para garantir a saúde e segurança da população e o abastecimento do país durante o enfrentamento ao coronavírus”

Com isso, as ações terão como foco caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativo, motociclistas e ciclistas entregadores e também de profissionais de saúde como médicos e enfermeiros.

Redes sociais


A campanha será realizada por meio das redes sociais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras. O ministério informou ainda que as ações presenciais serão realizadas somente em setembro.

Além disso, durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios e diversos órgãos públicos estarão iluminados na cor amarela, representando a atenção na sinalização de advertência no trânsito.

Maio Amarelo Kids

Também foi lançado um aplicativo chamado de Maio Amarelo Kids, que visa auxiliar crianças na educação de trânsito. O jogo está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos.

Doação de sangue

Outra ação promovida pelo Maio Amarelo é a Campanha de Doação de Sangue, que será realizada com o objetivo de contribuir com o aumento do estoque de sangue no país, sendo que as doações serão feitas de forma controlada parar evitar aglomerações.

Foco da campanha

Em sua 7ª edição, a campanha do Maio Amarelo é focada na conscientização para redução de acidentes de trânsito e visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos.

De 11 de março a 26 de abril, a PRF registrou uma redução de 26% no número de acidentes em todo o Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. Os registros caíram de 8.251 para 6.070. Os acidentes graves caíram de 2.084 no ano passado para 1.659 nesse período de pandemia, uma redução de 20%.O órgão registrou também uma queda de 29% no número de feridos, que passou de 9.435 para 6.708. Isso significa dizer que são 2.727 pessoas feridas a menos, que poderiam necessitar de atendimento hospital, e 2.727 leitos a mais para quem precisa ser tratado da COVID-19.

Apesar da redução nas estatísticas, a Polícia Rodoviária Federal reforça a importância da obediência às leis de trânsito já que de 11 de março a 26 de abril, foram registrados 552 óbitos nas estradas federais brasileiras. O número pe apenas 3% a menos do que o registrado em 2019.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Mensagem da prefeita Jane aos trabalhadores


Muito nos orgulhamos do nosso povo e de tudo que já foi feito pela força do trabalho das mulheres e dos homens que constroem a cada dia o nosso município. São pelas mãos de todos nós trabalhadores que a cidade avança e que são plantadas as sementes para colhermos um futuro ainda mais promissor para nós e para todas as pessoas que amamos.

Todos sabemos das grandes dificuldades que o mundo está vivendo e o quanto isso tem afetado as nossas vidas. Nós, que desde cedo derramamos o suor e com o nosso trabalho fazemos parte dessa engrenagem que movimenta toda a sociedade, estamos, neste momento, rogando a Deus para que tudo isso passe logo e para que possamos voltar à normalidade, com ainda mais empenho e ratificando a nossa responsabilidade diante do meio em que estamos inseridos.

Neste dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, quero falar para você que está superando todas as dificuldades por não poder exercer nesse momento o seu ofício que tanto gosta e precisa, mas que para ajudar a salvar vidas e proteger a sua saúde e a de tantas outras pessoas, necessita ficar em casa. Também falo, de forma muito especial, a todos que precisam assumir seus postos de trabalho e com fé e coragem estão na linha de frente dessa luta que está desafiando a todos nós.

Indistintamente rendo as minhas homenagens a todos os trabalhadores, ao mesmo tempo que coloco nas minhas preces o mais sincero pedido de proteção para todos nós e para que superemos esse momento tão difícil.

Um abençoado Dia do Trabalhador a você que não desiste e que é, antes de tudo, um vencedor. Com fé em Deus e com a nossa coragem, vamos sacudir a poeira e vencer mais uma vez!

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento da próxima semana, de 04 a 08 de maio/2020; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento da próxima semana, de segunda a sexta-feira [de 04 a 08/05/2020]; confira acima!

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Petrolândia: Pré-candidato a prefeito, João Batista [Jota] presta homenagem aos trabalhadores; assista ao vídeo


O ex-administrador do Centro Comercial Abel Henrique de Souza, o Mercado Público de Petrolândia, João Batista, também conhecido como "Jota", pré-candidato à prefeitura do município nas eleições de 2020, gravou vídeo em homenagem os trabalhadores de Petrolândia.

No vídeo, Jota também cita a importância de trabalhadores anônimos heróis que estão à frente do combate a Pandemia do Coronavírus.

Confira abaixo


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Madrugada de terror em Sertânia (PE); Bandidos explodem Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal


Duas agências bancárias foram atacadas na madrugada desta sexta-feira (01/05/2020), em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. A ação criminosa aconteceu por volta das 3h. Os alvos foram o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A população ficou assustada com muitos tiros e explosões. Capsulas de balas de grosso calibre ficaram espalhadas nas proximidades das agências bancárias. Ainda não há informação se os bandidos conseguiram levar dinheiro.

O ataque a Caixa será investigado pela Polícia Federal. Já o caso do Banco do Brasil, a Polícia Civil quem investigará.

Os dois bancos já foram alvo dos criminosos. O Banco do Brasil foi atacado em novembro de 2016 e a Caixa em agosto de 2017.

Por Liberdade FM 94,7

Petrolândia: ''Toda profissão é essencial quando exercida com dedicação e compromisso'' mensagem do PSB-Pernambuco


Lourival Simões

Petrolândia: Vereadores Evaldo Nascimento e Louro do Vidro repudiam prefeitura por falta de zelo com prédio da antiga Escola Agrícola onde seria implantado o IF Sertão PE










Os vereadores Evaldo José do Nascimento Araújo e Lourival Joaquim de Lima, abaixo subscrito, vem a público, REPUDIAR PREFEITURA MUNICIPAL, pela falta de zelo com o prédio da antiga Escola Agrícola José de Carvalho Alcântara e onde seria implantado o Centro De Referência De Petrolândia - IF Sertão PE, situada na BR- 316, Zona Rural, neste município, onde se encontra totalmente sucateada, conforme fotos em anexo.

JUSTIFICATIVA

Vergonhosa a situação que hoje se encontra o prédio público onde funcionava a antiga Escola Agrícola José de Carvalho Alcântara e onde seria implantado o Centro De Referência De Petrolândia - IF Sertão PE, situada na BR- 316, Zona Rural, neste município.

Ainda é mais vergonhoso e imoral a prefeitura se calar e não colocar sequer guardas municipais para protegerem o bem público. Importante mencionar que o referido prédio hoje poderia dar suporte a qualquer outro programa municipal e evitar assim ônus com aluguel, gerando uma economia nos cofres públicos.

Esta MOÇÃO DE REPÚDIO tem por finalidade chamar a atenção para que os responsáveis pela guarda e manutenção dos prédios públicos se atentem para que essa situação seja resolvida o quanto antes.

Desta forma, com base nos motivos acima elencados, os vereadores Evaldo José do Nascimento Araújo e Lourival Joaquim de Lima, vem REPUDIAR esse tipo de atitude da PREFEITURA MUNICIPAL, para com os prédios públicos e consequentemente, para com os munícipes.

C/C: Prefeitura de Municipal de Petrolândia – PE; Ministério Público da Comarca de Petrolândia.

Sala das Sessões, em 28 de abril de 2020.
___________
Evaldo José do N. Araújo
Vereador PSD
___________
Lourival Joaquim de Lima
Vereador PC do B

Governo de Pernambuco afirma que UTIs de hospitais particulares estão lotadas



O colapso do sistema de saúde causado pela pandemia de Covid-19 chegou às emergências privadas de Pernambuco. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, algumas UTI da rede privada estão com 100% da capacidade de ocupação. “O sistema privado já está extremamente sobrecarregado. Temos informações de que algumas unidades hospitalares privadas já atingiram 100% de sua capacidade e estão ampliando como o Estado está fazendo”, afirmou durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (30).

Longo disse que o sistema privado de saúde passa por problemas por conta do novo coronavírus. “A situação também se acentua fortemente no sistema privado, então é preciso que as pessoas que acham que vão ter uma disponibilidade de leitos sempre que precisarem, não é verdade. Mesmo as que têm plano de saúde estão sob risco. É preciso que todos ajudem nesse processo porque é possível que em algum momento todos tenham que esperar mais do que deveriam para ter acesso a um leito mais qualificado de terapia intensiva, por exemplo”, alertou.