sábado, 21 de outubro de 2017

'Não julgue nosso filho e nossa família', pede mãe de vítima de atirador

A vida e suas reticências... não vou reclamar meu Papai do Céu... Apenas aceitarei seus propósitos. Não entendo, nunca vou entender. Não quero buscar explicações. O Senhor apenas me emprestou o João Pedro pelos melhores 13 anos da minha vida. Não julgue o nosso filho, a nossa família pelas notícias que vc tem lido. Nós é a escola sabemos que não foi assim. Somos pais presentes, disponíveis, empenhados na educação dos nossos 3 filhos. Respeitem nosso luto, somos humanos, falhos, gente que tenta acertar todos dias. Meu príncipe foi morar num lugar onde não há choro, tristeza ou dor. Nosso filho querido, amado, responsável por natureza.... Amamos vc eternamente! Estou despedaçada, mas o Senhor, no tempo dEle, me restaurará.

A mãe do adolescente João Pedro Calembo, de 13 anos, morto pelo atirador no Colégio Goyazes, em Goiânia, nesta sexta-feira, fez uma homenagem ao filho nas redes sociais. Em um texto emocionado, Barbara Melo pediu que a família e o menino não fossem julgados pelas notícias que foram veiculadas sobre a tragédia.

"A vida e suas reticências. Não vou reclamar meu Papai do Céu. Apenas aceitarei seus propósitos. Não entendo, nunca vou entender. Não quero buscar explicações. O Senhor apenas me emprestou o João Pedro pelos melhores 13 anos da minha vida. Não julgue o nosso filho, a nossa família pelas notícias que você tem lido. Nós e a escola sabemos que não foi assim. Somos pais presentes, disponíveis, empenhados na educação dos nossos 3 filhos. Respeitem nosso luto, somos humanos, falhos, gente que tenta acertar todos dias. Meu príncipe foi morar num lugar onde não há choro, tristeza ou dor. Nosso filho querido, amado, responsável por natureza...amamos vc eternamente! Estou despedaçada, mas o Senhor, no tempo dEle, me restaurará", escreveu.


Percepção de pouco risco de doenças faz jovens não se protegerem durante o sexo


A ampla divulgação de que a aids é uma doença que tem tratamento eficaz dá às pessoas, principalmente aos jovens, a falsa sensação de proteção e faz com que elas não se protejam corretamente contra essa e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A afirmação é da infectologista do Comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Tânia Vergara.

A especialista alerta que essa percepção de “pouco risco de morte” por aids é equivocada e não pode ser confundida com uma segurança de exposição indiscriminada ao vírus. “A cura da aids não é uma realidade ainda. E se não se trata corretamente essa doença, que tem um potencial alto de mortalidade, ela vai ocorrer. O desenvolvimento natural da doença sem controle é para a morte”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2007 a junho de 2016 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 136.945 casos de infecção pelo HIV no Brasil. A maioria (52,3%) dos casos ocorre em pessoas na faixa etária de 20 a 34 anos. Nos últimos cinco anos, o Brasil tem registrado uma média anual de 41,1 mil casos de aids.


Prefeitura de Petrolina intensifica ações contra trabalho infantil nas feiras livres



Com o intuito de combater o trabalho infantil nas feiras livres da cidade, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, adotou o Termo de Compromisso para erradicar essa prática. O termo, que será firmado com os feirantes prevê medidas que proíbem que os pais ou acompanhantes utilizem-se do trabalho infantil, sob pena de multa e perda da concessão do espaço para comercialização nas feiras.

A iniciativa visa conscientizar os comerciantes e a comunidade em geral de que a prestação de serviços (carregador, vendedor, entre outros), viola o direito da criança e do adolescente e não contribui para o desenvolvimento da família.


Não existe possibilidade de intervenção militar, afirma ministro da Defesa

No Rio, Jungmann participou da solenidade que marcou o fim das operações do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) (Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil)

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que não existe qualquer possibilidade de intervenção militar no Brasil, por conta da crise política, conforme pregam alguns setores da sociedade e até militares da ativa. Segundo o ministro, as Forças Armadas estão em paz dentro dos quartéis.

Raul Jungmann participou neste sábado (21) da solenidade que marcou o fim das operações do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), depois de 13 anos de atuação.

Após o evento, ele conversou com os jornalistas e garantiu que não há espaço para qualquer participação militar no país fora do que é determinado pela Constituição. As afirmações do ministro contrariam correntes políticas que pedem a volta do regime militar, caso a sociedade civil não resolva os impasses políticos e jurídicos.


Juíza afirma que portaria do governo Temer libera trabalho escravo no Brasil

Durante evento de confederações trabalhistas nesta sexta-feira (20), em Porto Alegre (RS), a magistrada alegou que as novas formas de divulgação da Lista do Trabalho Escravo no Brasil deixam trabalhadores vulneráveis e protegem empresas que se utilizam dessa prática.

O Movimento Resistência, criado pelo Fórum Sindical de Trabalhadores (FST), começou uma campanha nacional de mobilização e conscientização de possíveis perdas de direitos ocasionadas pela entrada em vigor, a partir do mês que vem, da Reforma Trabalhista, além de fazer criticas às novas regras de divulgação da Lista do Trabalho Escravo no Brasil. Nesta sexta-feira (20), representantes das 27 confederações ligadas ao movimento realizaram uma assembleia em Porto Alegre (RS) e caminharam pelas rua do centro da cidade como uma forma de protesto, entregando para a população cartilhas alertando para o fato. Representantes de classe e magistrados se uniram ao fórum, na capital gaúcha, para denunciar as medidas do governo -- entre eles, a juíza Valdete Severo, da 4ª Vara do Trabalho.
 
"Queremos mostrar para a população como as reformas propostas pelo governo Temer são absurdas e usam o mentiroso argumento de geração de empregos para retirar a proteção da classe trabalhadora", explica Moacyr Roberto Auersvald, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), uma das entidades organizadoras do movimento. O sindicalista também critica a portaria do Ministério do Trabalho que revê a divulgação da Lista do Trabalho Escravo no Brasil. "Revogaram ontem a Lei Áurea, autorizando uma portaria que protege o empresário que comente esse tipo de ato criminoso com seus trabalhadores. Coincidência ou não, a decisão agradou a Bancada Ruralista do Congresso às vésperas de mais uma votação de pedido de investigação do presidente Temer. Parece um jogo de cartas marcadas às custas da vida da classe trabalhadora", alerta Moacyr.


Corpo de Bombeiros Militar de PE homenageia o deputado Zé Maurício


O deputado estadual Zé Maurício recebeu, nesta sexta (20), a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar – mais alta condecoração do Corpo de Bombeiros Militar de PE – pelas mãos do Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Desembargador Leopoldo de Arruda Raposo – durante a Solenidade em homenagem aos 130 anos desta Corporação. O evento aconteceu no Teatro Tabocas no Centro de Convenções de Pernambuco.

Criada pelo Decreto Estadual n° 19.377/1996, do então Governador Miguel Arraes, a Medalha reconhece os trabalhos relevantes de Bombeiros Militares, personalidades, autoridades e instituições, prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado, em prol da causa pública. Entre outras autoridades presentes, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de PE, Cel BM Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho, e o Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Assessoria deputado estadual Zé Maurício


Contra a Lava Jato: avança o grande acordo da vergonha

Senado revoga suspensão de Aécio, deputados absolvem Temer e Supremo se prepara para facilitar a vida dos condenados em segunda instância.

Foi um protesto silencioso, anônimo e certeiro. Na segunda-feira, 16, uma placa em frente ao prédio do Congresso Nacional amanheceu coberta por um adesivo em que se lia: “Formação de quadrilha — Corrupção ativa — O grande acordo nacional”.

Era uma referência a dois dos crimes apurados pela Lava Jato e, claro, à estratégia desenhada pelos poderosos investigados para barrar a operação.

O adesivo, tão logo descoberto, foi removido. Já o acordão da vergonha que ele denunciava avançou mais uma casa, sem dificuldade alguma, nos dias seguintes.

Na terça-feira, 17, o plenário do Senado derrubou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastara o senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG) de seu mandato.


Presidente do Senado, peemedebista Eunício Oliveira declara que Lula é seu candidato a presidente e disputa por vaga no Senado cria racha do PT no Ceará

O PT deverá reivindicar a vaga no Senado, enquanto a possível aproximação do senador Eunício Oliveira com o PT poderá impedir a manutenção do espaço, já que a chapa deverá ser preenchida por Eunício (foto) e Cid Gomes.

A declaração do presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) de que o ex-presidente Lula é seu candidato a presidente jogou combustível nas tensões internas do PT no Ceará. A fala foi dada com exclusividade ao O POVO.

As divisões na legenda podem, inclusive, inviabilizar aliança com o peemedebista. O partido, que ocupa hoje uma das vagas do Estado no Senado, com José Pimentel, pretende continuar com ela, o que frustraria planos de Eunício.

"Temos construção no PT da eleição do Lula e reeleição de Camilo, mas vamos reivindicar uma vaga ao Senado", afirma o deputado estadual Elmano de Freitas (PT), um dos interlocutores do grupo liderado pela deputada e ex-prefeita Luizianne Lins.

Elmano condiciona possível aliança com Eunício a um conjunto de programas, como a reversão da reforma trabalhista aprovada pelo governo de Michel Temer (PMDB).



Petrolândia: Em nota, Associação Quilombolas Borda do Lago agradece à Secretaria de Saúde e Fundação Altino Ventura atendimento da “Van Interior”




Após solicitação dos vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca à Fundação Altino Ventura (FAV), sediada em Recife, a Prefeitura Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu ao longo desta semana, dos dias 16 a 20, o projeto “Van Interior”, ação itinerante da FAV para atendimento gratuito ao público carente que necessita de consultas oftalmológicas. A Fundação Altino Ventura deslocou a unidade móvel para a sede da Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Petrolândia, onde foram realizadas triagens para cirurgias de catarata. O último dia de atendimento aconteceu nesta sexta-feira (20).

Durante os cinco dias da semana foram priorizadas as consultas para pessoas a partir dos 50 anos, devido ao crescente número de solicitações desse público por atendimento médico especializado em oftalmologia.

Em nota enviada ao Blog de Assis Ramalho, o Presidente da Associação Quilombolas Borda do Lago/Negros de Betinho - Agrovila 04 da Reta, João Paulo, elogiou o trabalho e agradeceu o atendimento da Secretaria de Saúde de Petrolândia e da equipe da Fundação Altino Ventura.

Nota de Agradecimento

Eu, João Paulo, quilombola liderança e vice-presidente da Associação Quilombola Borda do Lago, venho por meio deste blog agradecer ao secretário de saúde, o senhor Dr. Pedro, a Tatiane e a todos que fazem parte da Secretaria de Saúde de Petrolândia, pelo ótimo atendimento que tivemos na van do Altino Ventura. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Agradecemos também ao quadro de pessoal do Altino Ventura e ao Dr. Adriano Vasconcelos que fez um belíssimo atendimento.

Parabéns à Prefeitura de Petrolândia e aos vereadores que solicitaram a presença do Altino Ventura na cidade.

Ao Dr. Pedro, secretário de saúde, nosso muito obrigado pela sua atenção ao povo quilombola.

João Paulo - Presidente da Associação Quilombolas Borda do Lago/Negros de Betinho - Agrovila 04 da Reta

Notícia relacionada

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/Blog AR


Empreendedores de Afogados da Ingazeira recebem linhas de crédito da Agefepe durante feira de empreendedorismo


Comerciante Joyce Maria com o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e o diretor de Negócios da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), representando o Governo de Pernambuco, Alberto Galvão (Foto: Cláudio Gomes/Afogados da Ingazeira)


A 3ª edição da Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira bateu recorde de público na última quinta-feira (19), na Praça Alfredo de Arruda Câmara. Depois da abertura inicial, o prefeito do município, José Patriota, o diretor de Negócios da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), Alberto Galvão, e a superintendente de Micro e Pequena Empresa, Annaflora Simões, realizaram a assinatura da concessão de seis linhas de crédito para empreendedores da região.

Entre os beneficiados, estão empreendedores de diversas áreas como avicultura, comércio, prestação de serviços, beleza e construção civil. Em depoimento de uma das beneficiadas de um crédito de R$ 3 mil, Joyce Maria Barbosa afirmou que com esse dinheiro pretende investir em um negócio de venda de roupa íntima feminina e também de bijuterias e maquiagem. "Farei a venda porta a porta e vou expor na loja de almofadas da minha mãe. Esse dinheiro vai ajudar toda a minha família. Futuramente, pretendo ter o meu próprio local", garante.


Petrolândia: Com grande participação de público, Marília Arraes participa de ato de posse e filiação do PT no Centro Cultural

Fotos: Assis Ramalho/Blog AR


Durante seu giro pelo Sertão, a vereadora do Recife e pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (PT), esteve na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite da última quinta-feira (19), onde participou de ato de posse e filiação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Em seu discurso em Petrolândia, no auditório lotado do Centro Cultural Hildebrando Menezes, a petista relatou os problemas conjunturais do Estado de Pernambuco e da cidade, além do âmbito político e econômico nacional.

Prima do ex-governador e ex-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, e neta do ex-governador Miguel Arraes, Marília trocou o PSB - atual legenda de seu marido, também vereador do Recife, Felipe Francismar - pelo Partido dos Trabalhadores, no início de 2016, sob muito alarde, em oportunidade dada pela janela partidária para se mudar de partido sem sofrer punição. Na oportunidade, a vereadora celebrou a sua entrada no PT. "Este é o maior partido das Américas. Meu rompimento com o PSB se deu devido à guinada do partido à direita e a minha entrada no PT é a prova disso", disse ela.

Em Petrolândia, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, Marília, que conta com a simpatia declarada do ex-presidente Lula, acusou o PSB de ser um partido "perseguidor".

''O PSB é perseguidor, ele não respeita as divergências, não respeita os políticos que divergem do projeto dele. Mas, o povo deu a resposta, a gente teve uma boa votação na cidade do Recife, aliás, a maior entre todas as três votações, e estou muito tranquila de que, agora, o povo está vendo o porquê eu tive esse posicionamento'' disse.

Clique>Marília Arraes confirma pré-candidatura e diz que Pernambuco está sem governo, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia

Vídeo abaixo


Ver fotos>Marília Arraes em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Vídeo: Blog do Robério Sá


Prefeitura de Araripina realiza cerimônia de entrega de certificados de curso para associações rurais

Foto: Bruno Rostand/Secom Araripina

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), no auditório do Sebrae, a entrega dos certificados de conclusão do curso de associativismo para as diretorias das associações rurais de Araripina. O curso, que teve início no dia 12 de setembro, foi promovido pela Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Executiva de Associativismo e Empreendedorismo Rural em parceria com o Sebrae.

Cerca de 92 associações e mais de 1.300 pessoas entre presidentes, vice-presidentes, secretários, tesoureiros e jovens de associações rurais participaram do curso e assistiram palestras sobre diversos assuntos voltados ao associativismo, além de curso jurídico e contábil.


Vítimas de atirador de Goiânia são enterradas neste sábado

"João Pedro, Jesus te ama", disse, em voz alta e chorando o avô Ronaldo. "Meu rapazinho", falou baixinho a mãe, na única frase que dela se pode ouvir. Ela erguia a mão esquerda ao céu demoradamente. 


Na frente do cortejo fúnebre, o pai de João Pedro Calembo, de 13 anos, Leonardo Calembo, era acompanhado por um dos dois irmãos do menino, morto por um colega de classe dentro de uma sala de aula do Colégio Goyases, na manhã de sexta-feira, 20. Atrás do homem e do garoto, vinham pelo menos duzentas pessoas, entre familiares, amigos e colegas de escola para o enterro, realizado na manhã deste sábado, 21, no Parque Memorial, em Goiânia.

Por estar muito abalada, Bárbara, a mãe do adolescente caminhou mais devagar, chegando um pouco depois dos demais familiares no local do sepultamento. Parentes do garoto, de família evangélica cantaram uma música em homenagem ao filho. Em seguida, eles aplaudiram e fizeram um minuto de silêncio.

"João Pedro, Jesus te ama", disse, em voz alta e chorando o avô Ronaldo. Um dos dois irmãos de João Pedro não se desgrudava do avô e derramava lágrimas. "Meu rapazinho", falou baixinho a mãe, na única frase que dela se pode ouvir. Ela erguia a mão esquerda ao céu demoradamente. Em determinado momento, a mão do marido a alcançou.


Secretário de Agricultura prestigia formatura de novos profissionais em agroecologia do Serta

Foto: Edilson Júnior/SARA

Em visita à Zona da Mata do Estado, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, prestigiou a cerimônia de formatura de nomeação de agroecólogos do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, no campus Glória do Goitá. Momento marcado pela emoção dos 116 formandos, que agora estão capacitados para o desenvolvimento sustentável do campo, com foco na produção da agricultura familiar.

“Estou muito feliz em participar deste evento. A experiência do Serta é uma semente de esperança que nos faz acreditar que algo bom está acontecendo e que as dificuldades serão superadas. Contem com nossa secretaria e com o Governador Paulo Câmara para continuarmos esse belo trabalho”, comentou o secretário Welington Batista.


Aluno que atirou contra colegas foi motivado por bullying


O adolescente que abriu fogo contra colegas, na manhã desta sexta-feira (20), matando dois alunos e deixando quatro feridos, em uma escola particular de Goiânia, era vitima de bullying. A informação foi confirmada pelo delegado Luiz Gonzaga Júnior, titular da Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai).

De acordo com o delegado, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta, uma das vítimas fatais era o principal autor das chacotas que motivaram o adolescente a cometer o crime. “Ele resolveu executar e matar pessoas. Primeiro esse colega, desafeto dele, e em seguida, ficou com vontade de matar mais. Isso no momento da execução. Ele inclusive se prontificou e falou para todo mundo ‘vocês vão todos morrer’”, relatou o delegado.


Lucas Ramos: "Privatizar a Chesf é colocar o Rio São Francisco na prateleira de venda"

 Audiência pública em Floresta e visita ao Eixo Leste da Transposição (Fotos: Divulgação)


O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da audiência pública realizada nesta sexta-feira (20) em Floresta, no Sertão do Itaparica, que debateu o processo de privatização do Sistema Eletrobras, do qual faz parte a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. No debate, foram apresentadas opiniões contrárias à venda da estatal e reforçada a importância de manutenção da subsidiária nordestina como empresa pública.

Durante a reunião, ocorrida na Câmara de Vereadores do município, Lucas apresentou os riscos que uma possível desestatização da Chesf pode representar para as políticas públicas de uso múltiplo das águas do Velho Chico. “Entendemos que a privatização coloca na prateleira de venda o Rio São Francisco e seus recursos, que garantem o abastecimento humano, desenvolvem a agricultura irrigada, a pesca artesanal e oferecem a energia elétrica que impulsiona a região Nordeste”, afirmou.

Lucas também demonstrou preocupação com a situação das comunidades e povos indígenas afetados pela construção de barragens da Companhia. “A Barragem de Itaparica implantada pela Chesf, por exemplo, forçou o deslocamento de mais de dez mil famílias para três cidades e um povoado. Hoje, elas ainda tratam das questões de reassentamento diretamente com a estatal. Com a privatização, essa luta se enfraquece”, apontou o socialista.


Afogados da Ingazeira sedia etapa regional Sertão dos Jogos Abertos de Pernambuco 2017


Afogados da Ingazeira sediará, neste final de semana, a etapa regional Sertão dos Jogos Abertos de Pernambuco 2017. A iniciativa é uma parceria do Governo de Pernambuco com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

No último final de semana foram disputadas partidas na modalidade Basquete. Este final de semana será a vez do handebol, masculino e feminino. Disputam equipes das cidades de Afogados, Sertânia, Floresta, Serra Talhada, Arcoverde, Tuparetama, Jatobá e Petrolândia, no masculino. No feminino, disputam os municípios de Afogados, Serra Talhada, Solidão, Sertânia, Arcoverde, S.J.Egito, Petrolândia e Floresta.

Este ano, Afogados da Ingazeira será representada pela equipe Mais Pajeú. Em 2014, representando Afogados, a equipe feminina do Clube Português sagrou-se pentacampeã brasileira, jogando no ginásio desportivo municipal.


CPRH realiza curso de defesa pessoal para servidores da fiscalização ambiental


Nos dias 23 e 24 deste mês será realizado na CPRH, no período da tarde, o curso intitulado “Técnicas de Aikido como instrumento de defesa pessoal”. Haverá participação de fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, IBAMA e Companhia de policiamento do meio ambiente - CIPOMA.
Durante as ações de combate aos crimes ambientais os servidores se deparam com reações hostis por parte dos infratores, havendo a necessidade de preparo específico voltado para a defesa pessoal e, dependendo do caso, a contenção do infrator.

O Aikido é uma arte marcial japonesa, que combina os movimentos de ataque, redirecionando a força do adversário, ao invés de combatê-la diretamente, reduzindo a necessidade de utilização de força física. O praticante conduz o movimento do ataque do agressor e o transforma em técnicas de projeções, torções imobilizações.


Compesa inicia testes da Adutora do Agreste para abastecer a cidade de Toritama

Foto: Compesa/Divulgação

As primeiras tubulações da Adutora do Agreste, a maior obra hídrica em execução no país, ganham funcionalidade. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a fase de testes do Lote 4 do empreendimento, que vai permitir levar água de Caruaru para abastecer Toritama, no Agreste Setentrional, uma das regiões mais castigadas com a seca prolongada em Pernambuco. A antecipação do uso das tubulações já assentadas da Adutora do Agreste para socorrer a cidade de Toritama, importante polo têxtil e de desenvolvimento da região, foi uma determinação do governador Paulo Câmara. Nos próximos 15 dias, será realizado o enchimento das tubulações com água do Sistema Prata/Pirangi para se fazer os ajustes e correções necessários nesse trecho da adutora, com 13 quilômetros de extensão, ao longo da BR-104.

A expectativa é que os testes sejam concluídos até o início do mês de novembro deste ano. “Durante o período de testes, podemos identificar possíveis problemas operacionais e providenciar os reparos necessários, antes que o sistema passe a funcionar de forma definitiva, beneficiando a população tão sacrificada com os efeitos da estiagem prolongada", explicou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, pontuando que o início da operação do sistema vai beneficiar 50 mil toritamenses.


Vítima de ataque em Goiânia segue em estado grave com pulmões perfurados

Foto: Sílvio Túlio/G1

Uma das vítimas do ataque a tiros em uma escola em Goiânia, uma adolescente de 13 anos, segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências da cidade. A menina, que foi ferida na mão, no pescoço e no tórax, teve os dois pulmões perfurados. Segundo informações do hospital, ela passou por uma cirurgia e está sedada e entubada para drenagem torácica bilateral.

Duas outras vítimas também tiveram boletim médico divulgado pelo hospital esta manhã. Uma menina que estava na enfermaria com um pulmão perfurado foi transferida para a UTI. Segundo o boletim, ela segue estável, mas era preciso “melhor observação da drenagem torácica e de possíveis sangramentos, o que não aconteceu até o momento”. Um garoto, também de 13 anos, está na enfermaria, consciente e estável, com respiração espontânea.



Grave acidente deixa dois mortos na BR-316 em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco


Um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta deixou duas pessoas mortas na noite desta sexta-feira (20) na BR-316 em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, o caminhão teria estourado dois pneus e acabou se chocando contra a carreta. Os dois ocupantes do caminhão pipa morreram na hora. As vítimas da carreta foram socorridas para hospitais locais e passam bem.

Uma das vítimas se chama Willian Souza e dirigia o caminhão pipa. O caminhão estava a serviço do Exército Brasileiro ajudando na “Operação Pipa” no município de Belém do São Francisco.
O nome da segunda vítima, um menor de idade, ainda não foi divulgado.

Confira abaixo as fotos do acidente:


Via Blog do Elvis/NE10


Petrolina perde espaço e Serra Talhada vai ganhar base do Grupamento Tático Aéreo


Petrolina estava entre as cidades que poderiam ganhar uma base do Grupamento Tático Aéreo (GTA). No entanto, a cidade perdeu espaço para Serra Talhada, a principal do Sertão do Pajeú. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os estudos para implantação da base na ‘Terra do Xaxado’ já foram iniciados e a previsão de instalação é em 2018. A SDS firmará um convênio com a prefeitura para construção do hangar.

Conforme a SDS, a chegada do efetivo a Serra Talhada faz parte do plano de segurança do Governo do Estado, que prevê a interiorização da unidade. Para o secretário Antônio de Pádua, que esteve no município na última quarta-feira (18), a base do GTA na cidade fortalecerá, prioritariamente, o combate às quadrilhas que atuam em investidas contra bancos e carros-fortes na região.



Vereador e policial são presos por assalto a banco em Missão Velha, no Ceará

Na época do assalto, polícia recuperou parte do dinheiro levado pelo bando (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

O vereador da cidade de Jardim, no Ceará, Francisco Renato Pereira Júnior foi preso nesta sexta-feira (20) por uma explosão a bancos na cidade de Missão Velha, no interior do Ceará. A prisão ocorreu em uma residência do suspeito no município de Barbalha, também no interior cearense.

Junto com o vereador foi preso um policial civil da Paraíba, também apontado como membro da quadrilha que explodiu uma agência bancária, de acordo com a Polícia Militar.


Feira Internacional de Artesanato e Decoração traz a cultura de 11 países e 12 estados brasileiros para Petrolina, PE



Mais de 180 expositores de 11 países, 12 estados brasileiros e a produção diversificada do artesanato do Vale do São Francisco. Já está sendo preparada a 6ª edição da Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que vai movimentar o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, de 3 a 12 de novembro próximo.

Realizada pela Mathias Feiras e Eventos com apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura Turismo, e o Sebrae, a Feincartes 2017 vem com muitas novidades e surpresas. Entre as atrações, já foram confirmadas as participações inéditas de países, a exemplo da Gutemala e Indonésia, além do estado de Minas Gerais, que esse ano estará muito bem representado com 11 estandes.

Segundo a coordenadora do evento, Maria Mathias, o público já pode ir se preparando para realizar uma verdadeira viagem pela história e a cultura de inúmeros povos do planeta. “Teremos dois estandes da Turquia, acessórios e produtos de decoração da Africa do Sul, Egito, Equador e Paquistão, além de peças étnicas, esculturas, pinturas e artigos de moda de lugares como Peru, Quênia, Nigéria e Senegal”.


“O mestre do pop brasileiro”, Guilherme Arantes faz show no Recife

Guilherme Arantes (Foto: Vânia Toledo)

Guilherme Arantes comemora 41 anos de carreira e traz o show “Flores & Cores”, dia 27 de outubro, às 21h, ao Teatro Guararapes, em Olinda. O cantor, compositor e tecladista paulistano, famoso pela arte de compor hitmaker, faixas que alcançam destaque nos principais rankings musicais em pouco tempo, chega à cidade trazendo as novidades de sua carreira.

O músico foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos 100 maiores artistas da música brasileira e o seu primeiro sucesso "Meu Mundo e Nada Mais" considerado como uma das 100 maiores músicas brasileiras em todos os tempos, classificando Guilherme Arantes como "o mestre do pop brasileiro". É tanto que na década de 1980, chegou a bater recorde de arrecadação de direitos autorais, superando Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, além de ter colocado 12 músicas em primeiro lugar nas paradas do sucesso. Já teve 27 músicas incluídas em novelas brasileiras e em 2013, seu álbum “Condição Humana” recebeu o Prêmio Multishow de melhor álbum daquele ano.


Governo promove aulões do ENEM para jovens da rede estadual neste sábado e no domingo

Foto ilustrativa

No próximo sábado (21) e domingo (22), cerca de dois mil alunos do ensino médio da rede estadual terão a oportunidade de assistir a aulões do projeto “Prepara Jovem”, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, das 8h às 12h30.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco, tem como principal objetivo dar suporte aos jovens alunos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2017.

O projeto contará com a participação do Professor de Geografia, João Correia; do Professor de História, Paulo Chaves; do Professor de Biologia, Baraúna e do Professor de Física, Wendel Santos. A grade é complementada com aulas de Química, lecionada pelo Professor Kramer, e Matemática, pelo Professor Tiago Guimarães.


Bullying: Atirador era excluído por colegas e alvo constante de ofensas

Em uma ocasião, os estudantes chegaram a jogar desodorante no adolescente, como uma "brincadeira".

O estudante de 14 anos que matou dois adolescentes e deixou dois feridos em uma escola particular de Goiânia, na tarde desta sexta-feira, 20, era alvo de bullying no colégio. Quem confirmou as informações à reportagem foi a tia de uma das colegas de classe do menor, a psicóloga Juliana Matos Gomes, 33 anos. 

A sobrinha de Juliana detalhou que o suspeito sentava na última cadeira da sala, era excluído pelos outros jovens e sempre foi alvo de ofensas por causa de seu cheiro. Em uma ocasião, os estudantes chegaram a jogar desodorante no adolescente, como uma "brincadeira".

"Os colegas de sala implicavam com ele por causa do cheiro. (...) Minha sobrinha disse que [o atirador] chegou a mirar na cabeça de um dos meninos que cometia bullying contra ele, mas não sabe se chegou a acertá-lo. Graças a Deus ele não teve o controle de mirar certo", disse.