terça-feira, 15 de novembro de 2016

Um terço das pessoas com diabetes desenvolve dano ocular, diz pesquisa


Cerca de um terço das pessoas com diabetes desenvolve dano ocular, segundo a Fundação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). E, apesar de a cegueira ser o principal medo dos paulistanos entre as complicações possíveis da doença, alguns males nos olhos são desconhecidos da população, que nem sempre faz exames preventivos.

Os dados são da pesquisa da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), em parceria com a Bayer. O resultado foi divulgado na semana passada. Neste ano, o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, tem como tema Os Olhos no Diabetes.

Entrevistas foram colhidas em oito capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro, Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo, Brasília e Salvador (BA), com 4 mil pessoas. O estudo apontou que 45% dos entrevistados de São Paulo temem, sobretudo, a cegueira como complicação de diabetes.


Há 5 anos: Destaques da primeira quinzena de novembro de 2011 no Blog de Assis Ramalho


Ao completar seu quinto ano de atividade, no dia 31 de outubro de 2016, o Blog de Assis Ramalho iniciou a publicação do "Há 5 anos". 

Na postagem deste 15 de novembro, relembramos fatos em destaque na primeira quinzena de 2011. 

Assis Ramalho e o palhaço Gargalhada (Foto: Lúcia Xavier)

Em 04/11/2011, foi publicada entrevista de Assis Ramalho com o palhaço Gargalhada, alagoano de Arapiraca que se apresentava em circo, instalado na ocasião na Orla Fluvial de Petrolândia.

Aparecida Ferraz (Foto: Assis Ramalho)

Em 11/11/2011, dia do Diretor de Escola, foi publicada entrevista com Aparecida Ferraz, diretora da EREM Mª Cavalcanti Nunes, em Petrolândia. 

Prefeito Lourival Simões (Foto: Divulgação)

Ainda no dia 11/11, foi repercutida a mensagem do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, publicada no Blog do Magno, em que o gestor comemora o resultado do índice Firjan e apela à presidente Dilma e ao ministro da Integração pelo reinício das obras da Transposição.

Sede da AVEPE recebeu benfeitorias em 2011 (Foto: Assis Ramalho)

No dia 13/11/2011, foi divulgada obra de melhoria na sede da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), então presidida por Valmir, com a conclusão dos 300m² de piso cimentado no pátio externo. 

Evangélicos de Nazaré da Mata ficaram encantados com a beleza da Orla de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

No dia 14/11/2011, a última postagem da primeira quinzena divulgou a visita de turistas oriundos de Nazaré da Mata-PE, que vieram a Jatobá em trabalho de evangelização e não resistiram a conhecer a bela Orla Fluvial de Petrolândia. Alguns deles deram depoimentos elogiosos ao cartão postal da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Papa Francisco pede rapidez para proteger natureza


O papa Francisco pediu hoje (15) para que as nações ajam "sem demora" para defender a natureza. O pedido está em uma mensagem enviada à 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP22), que está sendo feita em Marrakeche, no Marrocos. As informações são da Agência Ansa.

"Agir sem demora, de maneira mais livre possível das pressões políticas e econômicas, superando os interesses e os comportamentos particulares", apelou o Papa.


Velocidade da internet 4G sobe no Brasil, mas país perde posições em ranking mundial

A velocidade média do 4G no Brasil cresceu, mas, ainda assim, o país caiu do 24º lugar para o 51º no ranking dos países com banda larga móvel mais velozes, informa um relatório realizado pela OpenSignal.

Em levantamento divulgado na quinta-feira (10), a consultoria apontou que a velocidade da internet móvel de quarta geração brasileira é de 19,68 Megabit por segundo (Mbps) entre julho e setembro deste ano. A taxa de transferência do Brasil avançou, já que, em 2015, era de 16 Mbps –na ocasião, os dados foram coletados entre junho e agosto.


Comissão da Câmara dos Deputados aprova ampliação do seguro-desemprego para pescador artesanal


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 7312/14, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que amplia a concessão do benefício de seguro-desemprego para o pescador artesanal nos casos de paralisação da atividade por fenômenos naturais ou acidentais.

Atualmente, de acordo com a Lei 10.779/03, esses profissionais já recebem o benefício do seguro, no valor de um salário mínimo mensal, durante o período de defeso, época de crescimento ou desova dos animais, fixada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O projeto modifica o conceito de período de defeso para incluir os casos de fenômenos naturais ou acidentes.

O parecer da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), foi pela aprovação da proposta, com emendas para deixar mais claro o texto. “Há várias outras situações, além da preservação da espécie (por motivação de reprodução) que impedem o pescador profissional artesanal de exercer sua atividade, como os fenômenos naturais e os acidentes”, disse.


Petrolândia: Restaurante Donna Júlia anuncia rodizio de Pizza nesta terça por apenas R$ 16,90


O Restaurante Donna Júlia, parceiro do Blog de Assis Ramalho, anuncia que haverá rodízio de pizza nesta terça-feira (15) - a partir das 19h30 -  por apenas R$ 16,90.

Restaurante Donna Júlia
Tempero diferente para seu dia a dia
Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás)
Petrolândia (PE)
Horário de funcionamento: Diariamente das 6h30 às 21h30, exceto domingos à noite.

Telefone: 87-3851-2121
Blog de Assis Ramalho
Informações: Direção do Restaurante Donna Júlia


Ex-secretário executivo do Ministério da Cultura diz que PEC 55 vai cortar até 90% dos investimentos da pasta

Senador Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT)

Em estudo recente, o ex-secretário executivo do Ministério da Cultura, João Brant, afirmou que, com a aprovação da PEC 55, a pasta da Cultura pode perder até 90% dos investimentos voltados às despesas finalísticas do Minc. “A aprovação da PEC poderá afetar profundamente o orçamento da cultura. Mantidas as condições atuais, em cinco anos, a pasta pode perder 33% do seu orçamento nominal, o que significaria a perda de cerca de 90% de seu orçamento voltado para ações finalísticas, que inclui todos os editais, obras (inclusive do PAC Cidades Históricas) Fundo Nacional de Cultura, convênios com estados e municípios, entre outros”, afirmou o ex-secretário executivo do ministério.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, lamentou as conclusões do estudo divulgado por João Brant. “A PEC da Maldade afetará fortemente a Cultura, deixando as ações da pasta praticamente paralisadas. Avançamos tanto nos últimos anos no setor que é muito pesaroso projetar que teremos um verdadeiro apagão cultural nos próximos anos, com consequências gravíssimas para a sociedade. Todos sabem que as ações culturais retiram milhares de crianças e jovens das ruas, e agora poderemos ter essas mesmas pessoas à mercê da criminalidade e das drogas”, disse o senador.


Policial militar e noiva são encontrados mortos a tiros em apartamento

Jovens ficaram noivos em março deste ano e registraram o momento em várias fotos (foto: Reprodução/Facebook)

A polícia apura as circunstâncias da morte da maquiadora Helena Campos Pacheco, de 23 anos, e do noivo dela, o soldado da Polícia Militar Gabriel Oliveira de Andrade, de 24. Os corpos foram encontrados na tarde desta segunda-feira, no apartamento em que o casal morava, na Rua Nicarágua, Bairro Santa Rosa, em Divinópolis, Centro-Oeste de Minas. Há uma versão inicial de que a jovem foi morta pelo noivo, que depois se matou.

A Polícia Militar, porém, diz que somente depois da perícia técnica será possível afirmar se o soldado foi o autor da morte de sua noiva. Amigas da maquiadora, que também era estudante de direito de uma universidade em Divinópolis, lamentaram sua morte na rede social. Algumas com mensagens como a do jornalista e escritor Pedro Bial: “Depois que uma mulher descobre que é capaz de sobreviver, mesmo quando está morrendo de amor, ela aprende a não ter mais medo de dizer adeus para quem não merece ficar.”


Após bater Messi, Neymar encara o Peru para igualar Pelé e seleção do tri

Neymar comemora o gol sobre a Argentina: quinta vitória seguida da seleção

Após muitos questionamentos no primeiro semestre e críticas no período pré-Olimpíadas, Neymar reencontrou a boa fase na seleção brasileira. Além dos gols, o craque ainda levou a melhor no duelo contra o Messi na última quinta-feira (10) e ratificou o momento favorável com a camisa amarela. Nesta terça (15), nova chance de fazer história: o atacante lidera a equipe no duelo contra o Peru, no Estádio Nacional de Lima, de olho na marca de seis vitórias consecutivas pelas Eliminatórias.

A única vez que a seleção conseguiu tal sequência foi em agosto de 1969, no caminho rumo à Copa do México. O time que acabou sendo tri campeão mundial e era liderado por Pelé Colômbia, Venezuela e Paraguai (duas vezes cada), sob o comando do técnico João Saldanha.


Projeto sobre combate ao infanticídio em áreas indígenas gera polêmica no Senado

Foto: Pedro França/Agência Senado

Projeto de lei que define medidas para combater “práticas tradicionais nocivas” em sociedades indígenas, em especial o infanticídio, gerou divergências na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, nessa segunda-feira (14). Para os defensores da proposta vinda da Câmara dos Deputados (PLC 119/2015), os direitos humanos não podem ser relativizados diante de atos contrários à vida e à dignidade pessoal. Os críticos reagiram afirmando que as práticas que se quer combater ocorrem na sociedade em geral e, ainda, que o país já conta com leis adequadas para prevenir e punir tais condutas.

A antropóloga Marianna Assunção Holanda foi uma das que questionaram a validade do projeto, a seu ver iniciativa que estigmatiza e discrimina um grupo populacional. Ela observou que os povos indígenas já estão submetidos à legislação nacional, podendo ser julgados e punidos como qualquer outro cidadão diante de casos de infanticídio, maus tratos de crianças e qualquer outra forma de violação de direitos.



CBB é suspensa de torneios mundiais pela Federação Internacional de Basquete

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por razões financeiras, estruturais e pelas ausências em competições internacionais, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspendeu a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nessa segunda-feira (14). A decisão ocorreu após "múltiplas ocasiões" em que, de acordo com a Fiba, foram promovidos apoio e flexibilidade à CBB antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorridos em agosto.

De acordo com anúncio da federação, a CBB ainda precisa de "reestruturação" e não está cumprindo completamente suas obrigações como uma federação nacional da Fiba. No dia 27 de janeiro, o órgão vai reavaliar a situação da confederação brasileira. Por meio de nota, a CBB se disse surpresa com a punição e disse que buscará os meios "formais e legais" para "preservar o basquetebol brasileiro".



Mãe e filho são presos após tentativa de fuga na BR 232

Motorista era foragido da justiça e mulher foi detida por receptação (Foto: PRF-PE/Divulgação)

Um foragido da justiça e a mãe dele foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda-feira (14), em Bonança, na Região Metropolitana do Recife. O homem era procurado pelo crime de homicídio qualificado e cumpria prisão domiciliar por roubo, enquanto a mãe transportava 15 aparelhos celulares sem documentação fiscal.

Os agentes realizavam uma fiscalização no quilômetro 27 da BR 232, quando deram ordem de parada ao motorista de um veículo sedan de luxo, que não obedeceu e seguiu em alta velocidade pela rodovia. Após oito quilômetros de acompanhamento, a equipe conseguiu abordar o carro e constatou que havia um mandado de prisão em aberto pelo crime previsto no artigo 121 do Código Penal, emitido em setembro deste ano. Além disso, foi descoberto que ele deveria cumprir a prisão domiciliar em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.


Petrolândia/Juiz de Fora: Felicitações a Willder Canabrava pela passagem de seu aniversário


Este blogueiro/radialista felicita seu sobrinho Willder Canabrava, filho de meu compadre Carlos Canabrava e de minha mana Lucinete Ramalho Leal, pela passagem do seus aniversário no dia de hoje, 15 de novembro de 2016.

Que Deus ilumine cada degrau e cada passo de sua vida.

Votos de Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Petrolândia: Confira o cardápio de César da Feijoada no feriado desta terça (15)

Resultado de imagem para assis ramalho + césar da feijoada cardápio
César da Feijoada na Quadra 03 de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa que no feriado desta terça-feira (15) tem feijoada, feijão tropeiro, picanha na brasa, frango assado, bode guisado e outras deliciosas opções em seu cardápio.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: César da Feijoada


Prefeitura de Delmiro Gouveia nomeia aprovados em concurso público


A prefeitura de Delmiro Gouveia nomeou 215 aprovados no concurso público de 2015 para a ocupação de cargos efetivos do município do Sertão Alagoano. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (14).

Clique aqui para ver a lista dos nomeados da página 385 a 387.

De acordo com a publicação, os cargos ofertados são para analista de controle interno, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, professor de arte, educação física, ciências, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, psicólogo, agente de trânsito, assistente administrativo educacional, assistente bibliotecário, eletricista, professor de atividade, secretário escolar, técnico de enfermagem, técnico de informática, auxiliar da guarda escolar, cozinheiro, motorista e operador de máquina.


Temer afirma que eventual prisão de Lula poderá causar instabilidade

O presidente Michel Temer dá entrevista ao “Roda Viva”, no Palácio da Alvorada - Divulgação TV Cultura

O impacto da Operação Lava-Jato sobre o governo foi um dos principais temas da entrevista concedida pelo presidente Michel Temer ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, e exibida na noite desta segunda-feira. Temer disse que uma eventual prisão do ex-presidente Lula poderá causar um clima de instabilidade no país, e pediu “naturalidade” na condução do processo contra o petista.

Ao responder sobre o pacote de projetos em discussão no Congresso e criticados por integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, como a lei sobre o abuso de autoridade, Temer assegurou que essas propostas não irão paralisar as investigações. O presidente negou que tenha cometido irregularidades ao receber R$ 11 milhões de duas empreiteiras, na campanha de 2014, e disse que ninguém deve ser “morto politicamente” só por ser investigado, numa referência a ministros e apoiadores de seu governo que tiveram os nomes citados por delatores.


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 15 de novembro de 2016

A Tarde: Falso médico boliviano é preso em clínica de Cachoeira
Correio da Bahia: UFRB prorroga inscrições de concurso com 15 vagas; salários ultrapassam R$ 9 mil
Tribuna da Bahia: Teste baiano para zika atrai interesse internacional
O Globo; Temer afirma que eventual prisão de Lula poderá causar instabilidade
O Dia: STF aprova tramitação de texto sobre nova taxa para aposentados
Extra: MPF pede à PGR que ingresse com pedido de intervenção no Rio
Folha de São Paulo: Relator recua e retira proposta de endurecer lei a juízes e procuradores
O Estado de São Paulo: Supremo libera projeto que aumenta contribuição previdenciária no Rio
Correio BrazilienseMoro se irrita e manda PF excluir nome de Toffoli de relatório 
Valor Econômico; Dólar volta a subir em meio a tensão com EUA e ronda R$ 3,45
Estado de Minas: Sobrinha-neta de Sarney é encontrada morta no Maranhão
Diário do Nordeste: Policiais civis encerram greve no Ceará
Zero HoraDefesa de Lula convoca imprensa em Genebra para falar de petição à ONU
Brasil Econômico; Governo do Rio recorre a bancos de SP para buscar recursos

Por Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho
Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)