quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

MP recomenda à prefeitura de Arcoverde demissão de 480 contratados

Os aprovados no concurso realizado em 2014 deverão ser nomeados até 30 de dezembro


O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeitura deArcoverde, no Sertão, a demissão de 480 contratados temporários e a exoneração da sobrinha da prefeita e do filho do presidente da Câmara de Vereadores. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi divulgado em 1º de dezembro no Diário Oficial do Estado. Em caso de descumprimento, a administração municipal terá que pagar multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

Em nota enviada ao G1, a prefeitura de Arcoverde informa que está cumprindo as recomendações, não só advindas do Ministério Público. "Quanto à lista de contratados temporários, o documento está sendo examinado – dentro do prazo estabelecido – para que seja definido o número real de prestadores que ainda fazem parte da administração", diz a nota.

Os aprovados no concurso realizado em 2014 deverão ser nomeados até 30 de dezembro. O Termo não traz a quantidade de pessoas que deverão ser convocadas, diz apenas que os aprovados devem ser chamados de acordo com a necessidade do município. Os servidores com contratos temporários deverão ser afastados até 31 de dezembro.

Caso Fifa: Del Nero e Ricardo Teixeira são denunciados por Justiça dos EUA

Marco Polo será investigado pela Justiça dos EUA por corrupção na Fifa (Foto: Reuters/Sergio Moraes)

Em pronunciamento realizado nesta quinta-feira, a procuradora-geral da Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch, anunciou que Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira estão entre os nomes denunciados por corrupção na Fifa. Ao todo, 16 dirigentes foram acusados na nova fase do processo, que teve início em maio, com a prisão, entre outros, do ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Além de Del Nero e Teixeira, foram denunciados: Alfredo Hawit, Ariel Alvarado, Rafael Callejas, Brayan Jiménez, Rafael Salguero, Héctor Trujillo, Reynaldo Vazquez, Juan Ángel Napout, Manuel Burga, Carlos Chávez, Luís Chiriboga, Eduardo Deluca, José Luis Meiszner e Romer Osuna.

- O futebol está indo para o lado errado. Futebol significa união, cultura e valores fundamentais para este momento do planeta. Não há espaço para corrupção. Por isso, o Departamento de Justiça dos EUA não pode se ausentar. Agradeço a todos que estão nos ajudando - disse Lynch

Em relação à situação de Del Nero, que está no Brasil, cuja constituição proíbe a extradição de seus cidadãos, a não ser em casos de tráfico de drogas ou crimes cometidos antes da aquisição de cidadania brasileira, Lynch afirmou que está trabalhando para que os nomes indiciados sejam extraditados para os EUA.

'Me sinto indignado com o que estão fazendo com o país', diz Lula no Rio

O ex-presidente Lula deu uma entrevista coletiva ao lado do governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (Foto: Káthia Mello/ G1)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde desta quinta-feira (1º), com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara, em Larajeiras, na Zona Sul do Rio. Ao final do encontro a portas fechadas, Lula e Pezão conversaram com a imprensa e o ex-presidente comentou a decisão do presidente da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha, nesta quarta-feira (2), de autorizar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff:

"Me sinto indignado com que estao fazendo com o país. Cunha só está pensando nele. Não pensa no país, na economia. O Brasil nao merece isso. É uma insanidade", disse o ex-presidente.

"Não se pode permitir que essa loucura que o Eduardo Cunha fez demore muito. Tem que resolver logo", acrescentou.

Lula disse ainda que espera que Pezão ajude a evitar o impeachment, se reunindo com outros governadores. Perguntado sobre novas reuniões com governadores o ex-presidente Lula disse "vamos ver".

G1

O meu muito obrigado ao Grupo Rical pela surpresa de aniversário


Na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro de 2015, esse amigo blogueiro/radialista, foi surpreendido pelo empresário Geraldo, proprietário do grupo Rical (Posto Rical (Petrolândia-PE) e Ricall Combustíveis - Paulo Afonso -BA). Ele, junto com a esposa Cida, e o filho André prepararam um bolo surpresa em homenagem ao meu aniversário.

O corte do bolo e os parabéns a você! aconteceu no Posto Rical de Petrolândia durante a visita da Van de Prêmios do Desafio Petrobras. O Posto Rical foi premiado, mais uma vez, pelo bom desempenho no cumprimento de metas em 2015 (Publicaremos matéria sobre a premiação em outra postagem).

O meu muito obrigado aos empresários Geraldo, Cida e André. Que Deus continue iluminando o caminho de vocês.

Petrolândia: Compesa comunica falta de água neste sábado (5)


A Compesa comunica aos seus clientes em Petrolândia que, neste sábado (05/12/2015) será suspenso o fornecimento de água das 5 as 17 horas para conserto de registro na Quadra CS, nas proximidades da Rua Artur Vieira Lima.

Desde já agradece a compreensão de todos.

Maria Aparecida B. de Lucena
Compesa Petrolândia

Petrolândia: Loja Baby Chic anuncia mega liquidação para este final de ano

 
Débora Daniele, empresária da Baby Chic

A loja Baby Chic, de Petrolândia, oferece a você e a seu bebê uma mega liquidação neste mês de dezembro. Nas compras a vista, ou no cartão, acima de R$ 100,00, o cliente recebe 30% de desconto. A promoção vale somente até o dia 15 do mês corrente.

Na Baby Chic você encontra kit de bolsas de bebê, kit de berço, confecções adulto e infanto-juvenil, de 0 a 16 anos.

A empresária Débora Daniele, proprietária da loja, dá o recado: "Não fique de fora. Venha conferir e aproveitar esta mega liquidação, com preços especiais para você!"

BABY CHIC
Moda feminina, masculina, infantil e infanto-juvenil
Rua Manoel Rodrigues de Almeida, 81 - Centro - Petrolândia (PE)
Contato: 87-9636-2130
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Rogério Ceni participa de treino, mas ainda é dúvida para último jogo da carreira


Rogério Ceni participou pelo segundo dia seguido de parte do treino do São Paulo, na manhã desta quinta-feira. Às vésperas daquele que seria o último jogo de sua carreira, o goleiro de 42 anos não demonstrou evolução nas atividades, mas também evidenciou que o quadro de dor não se agravou. O capitão se recupera de uma ruptura no ligamento tíbio-fibular do tornozelo direito e ainda é dúvida para o jogo de domingo, contra o Goiás, pelo Brasileirão.

Mais uma vez, Rogério Ceni fez apenas exercícios separado, sob supervisão do preparador de goleiros Haroldo Lamounier. O goleiro fez exercícios técnicos, de defesa de chutes, e pequenas corridas.

Rogério Ceni tem mais dois dias de treinou para conseguir se recuperar. O São Paulo treina nas manhãs de sexta-feira e sábado antes de viajar para Goiânia, e Ceni tem feito trabalhos de fisioterapia em dois turnos. Independentemente de jogar ou não, Ceni deverá viajar com o time para a última rodada do Brasileirão.

Nesta quinta-feira o meia Paulo Henrique Ganso não participou do treino, mas não deverá desfalcar o time. O atacante Rogério voltou a treinar e está recuperado para pegar o Goiás.

UOL Esportes

Petrolândia; Inauguração do Bar & Restaurante Donna Júlia aconteçe nesta sábado (5); você é o convidado


Casos de bebês com manchas e bolhas não têm correlação com microcefalia

"É um quadro clínico que nada tem a ver com microcefalia", afirmou a chefe do Setor de Infectologia Pediátrica do Huoc, Ângela Rocha
Ashlley Melo/ JC Imagem

Pediatras do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) têm atendido, nas últimas três semanas, bebês de até 2 meses de vida com um quadro clínico que mescla febre em graus variados, manchas vermelhas na pele e irritabilidade. Entre dois e três dias após o início desses sintomas, os bebês apresentam vesículas e bolhas na pele – manifestações que fogem do padrão das viroses mais observadas pelos médicos entre as crianças muito pequenas.

“Mas é um quadro clínico que nada tem a ver com microcefalia. Estamos investigando todas as possibilidades, inclusive enteroviroses, que podem ser manifestar com bolhas, e chicungunha, cujo vírus tem circulado em Pernambuco. Mas tudo ainda é uma hipótese”, diz a chefe do Setor de Infectologia Pediátrica do Huoc, Ângela Rocha.

Em nota, o Imip confirma que atendeu crianças com poucos meses de vida apresentando esse quadro clínico. Algumas foram internadas e, em seguida encaminhadas para o Huoc. A instituição reforça que esses casos não têm correlação com os casos mais recentes de microcefalia. “Um detalhe importante é que a maioria dessas crianças tem evoluído bem, sem gravidade”, salienta a médica Nara Cavalcanti, coordenadora da enfermaria de pediatria do Imip e do Huoc. Outro ponto importante, segundo Nara, é que o estudo do líquido da coluna dessas crianças apresentou normalidade, o que afasta possibilidade de comprometimento neurológico.

Obrigado aos amigos da SEDETUR de Petrolândia pela lembrança do meu aniversário

ASSIS RAMALHO

Tudo que vivemos tem o seu significado e a
sua razão para ter acontecido.

Conte conosco sempre, pois estaremos sempre ao
seu lado, torcendo muito para que tudo possa dar certo, da mesma forma que todos nós sempre pudemos contar contigo.

Tenha certeza na força que reside dentro de você
e todas as coisas se encaminharão da melhor maneira possível.
Dê um largo sorriso de confiança e tranqüilidade e entregue nas mãos de Deus todos os teus dias, que a paz, a luz e as bênçãos de Deus possam te envolver e te fazer cada dia mais feliz.

Feliz Aniversário!!!

São os votos de todos os que fazem a SEDETUR (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo), SALA DO EMPREENDEDOR, SEAP ( Secretaria de Aqüicultura e Pesca) JUCEPE e CDL.

Divulgada homologação do concurso da Prefeitura de Floresta, PE

Prefeita Rorró em entrevista a Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)
Termo de Homologação - crédito; Blog do Elvis

A Prefeitura Municipal de Floresta divulgou nessa terça-feira (2) o termo de homologação do concurso público. A prova foi realizada no dia 13 de setembro deste ano. O objetivo é preencher as vagas do quadro de funcionários do órgão em breve.

A homologação toma como base o resultado oficial final divulgado no dia 23 de novembro, onde são relacionados os candidatos por ordem de classificação. O documento foi assinado pela prefeita Rorró Maniçoba e colocado publicamente no quadro de avisos na sede da prefeitura.

O texto ainda não foi publicado no site da Conpass, empresa responsável pela realização do concurso.

AGENTES DE SAÚDE E COMBATE A ENDEMIAS – Vários internautas entraram em contato com o Blog do Elvis questionando a não divulgação do resultado para os cargos de Agente de Saúde e Agente de Combate a Endemias. Contudo ainda não obtive uma resposta para essas perguntas.

Leia abaixo a nota enviada pela Prefeitura Municipal de Floresta em primeira mão sobre o concurso:
O Termo Parcial de Homologação OFICIAL, referente ao concurso realizado no dia 13 de Setembro de 2015, destinado ao preenchimento do quadro de funcionários da Prefeitura, será publicado no Diário Oficial de Pernambuco, bem como no site de Floresta.

Quanto ao Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de caráter eliminatório para os cargos de Agente de Combate de Endemias e Agente Comunitário de Saúde tem previsão de acontecer entre os dias 14 e 18/12/15 e também será publicado no Diário Oficial de Pernambuco.

Quando a vaga de TEC. em RADIOLOGIA a prova não foi realizada devido a ordem judicial do Juiz Federal Bernardo Monteiro Ferraz. Ação Número 0800210-37.2015.4.05.8303.

Fonte: Blog do Elvis

Operação prende quadrilha suspeita de assalto a banco; Dentre eles está um sargento da PM

Dentre os suspeitos está um sargento da Polícia Militar. Houve troca de tiros e uma pessoa morreu a caminho do hospital.

Houve troca de tiros e uma pessoa morreu a caminho do hospital.
Uma operação da Secretaria de Segurança Pública deAlagoas (SSP-AL) prendeu, nesta quinta-feira (3), emArapiraca e na Barra de São Miguel, cinco pessoas suspeitas de roubo a bancos, dentre elas um sargento da reserva, Luis Pereira, que auxiliava a quadrilha no armazenamento de armas. Houve troca de tiros e um suspeito morreu.

Segundo a assessoria da SSP, a ação, que cumpriu quinze mandados de busca, apreensão e prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, ainda está em andamento.

Durante a troca de tiros entre polícia e suspeitos, duas pessoas ficaram feridas. Uma delas é um ex-reeducando conhecido apenas pelo apelido de "Missinho", que faleceu a caminho do hospital. Missinho portava cocaína e arma durante a apreensão. Além dele, um outro suspeito, ainda não identificado ficou ferido.

Além do sargento Luis Pereira, foram presos Adriano José Moreira, procurado pela polícia por suspeita de praticar um homicídio no estado daBahia, Geovane Santos da Silva, Fábio Bruno da Silva e outro acusado conhecido apenas como Dinho Mosquito.

Em uma das residências de Fábio Bruno, localizada no município de Barra de São Miguel, a polícia encontrou máquinas de clonagem de cartão e documentos falsos referentes aos cartões clonados. Todos os envolvidos serão trazidos para Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), em Maceió.

Ainda segundo as investigações policiais, Fábio Bruno seria agiota e estelionatário, além de trabalhar com transporte de drogas e armas provenientes do Paraguai, sendo o armamento repassado às quadrilhas de roubo a banco.

Foram apreendidas armas, cocaína, documentos falsos e cartões de crédito clonados. Com os presos foram encontradas uma pistola, uma espingarda de calibre 12, grande quantidade de munição e um revolver.

Equipes do Grupo de Combate a Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público, Polícia Civil, com agentes do Setor de Roubo a Banco, Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Gerência de Polícia Judiciária (GPJ-2) seguem na operação, que ainda está em andamento.

G1 AL

Prefeitura da Bahia demite 1.200 funcionários nomeados

Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Simões Filho)

Com a justificativa da instabilidade econômica e queda na receita, a prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, demitiu 1.200 funcionários nomeados ainda em 2015. Segundo comunicado da prefeitura, a partir do dia 20 de dezembro, serão pagas as parcelas rescisórias, com décimo terceiro e férias proporcionais, de todos os servidores exonerados.

A previsão é de que no mês de janeiro os funcionários podem ser renomeados, conforme as necessidades da administração. "O momento é difícil e a medida visa não comprometer a gestão financeira e garantir os serviços essenciais aos cidadãos, como saúde, assistência social e limpeza urbana", disse o prefeito Eduardo Alencar, em nota.

O prefeito ainda afirma que a gestão só conseguiu equilibrar as contas até o mês de agosto, com todas as obrigações em dia. "Foi contra a nossa vontade que, além do corte de funcionários nomeados em 2015, ainda precisamos contingenciar o pagamento de horas extras, gratificações, redução de contratos e de aluguéis de imóveis da cidade", afirmou Alencar.

G1 BA

Petrolândia: Homenagem da amiga Hislaine Menezes, Diretora de Turismo do município, a esse blogueiro/radialista


Prezado amigo Assis! Parabéns! Felicidades! Ta ficando mais velhinho hoje e não tem como recuperar mais os cabelos... A vida já lhe arrancou seus cachinhos... Mais em compensação te deu força, coragem, garra, inteligência e uma disposição admirável.

Meu amigo! É um orgulho poder te chamar assim, quero que saiba o quanto lhe prezo. Você é um profissional exemplar juntamente com Lúcia Xavier que é uma nega linda de guerra também, vocês juntos são imbatíveis. Honesto como poucos, ta pronto pra todas as situações, seja boa ou ruim, você sabe entrar e sair de qualquer lugar sempre deixando portas abertas por onde passa.

Bem... Sem delongas... Que o bom Deus te cubra de bênçãos hoje e sempre, desejo muito mais sucesso, alegria e prosperidade.

Com carinho de Hislaine Menezes, Alex Cardoso, Hinelly e Kiara

Margarina Puro Sabor sugere receitas deliciosas para as festas de fim de ano

Informe publicitário
Para surpreender os convidados, celebre fazendo uma ceia saborosa e marcante

Almoços em família, histórias engraçadas, reencontros e diversão. A Margarina Puro Sabor, marca pertencente à M.Dias Branco, criou duas sugestões de pratos que vão deixar suas ceias, de Natal ou de Ano Novo, práticas e saborosas. A refeição principal é o Presunto Caramelado com Farofa de Tender. Já a sobremesa é a Rabanada feita com Panetone.

Um dos pratos mais comuns na ceia dos brasileiros é o presunto, carne suína famosa por sua qualidade, sabor e por ter baixo índice de colesterol. A farofa entra como acompanhamento e leva entre seus ingredientes biscoito cream cracker picado, casca de Tender, cebola, uva passa, margarina e sopa de alho.

Para a tão esperada sobremesa, a dica é preparar uma rabanada com panetone, outro elemento sempre presente nessas datas festivas. Além disso, os ingredientes são acessíveis e fáceis de encontrar em qualquer supermercado, como leite condensado, leite, ovos, açúcar e canela.

Trabalhadores de Paulo Afonso, Petrolândia e Delmiro Gouveia são vítimas do golpe do falso emprego

Boletim de Ocorrência foi registrado na Delgacia de Policia Civil em Petrolândia-PE

Depósitos foram feitos em favor de Jenilson José de Souza

O portal G1 de Caruaru-PE publicou no último dia 1º de dezembro, uma reportagem sobre denúncias de um trabalhador nas quais um grupo de pessoas de Paulo Afonso-BA, Delmiro Gouveia-AL e Petrolândia-PE foi vítima do golpe do falso emprego (Veja mais abaixo a reportagem do G1).

Após a matéria do portal da Globo, familiares das vítimas em Paulo Afonso procuraram o site OA para reforçarem e confirmarem a denúncia, citando inclusive o nome do agenciador, trata-se de Jenilson José de Carvalho Souza, residente em Petrolândia.

Fotos do agenciador/acusado e cópias dos comprovantes de depósitos para conta bancária do autor do golpe, também foram enviadas para a equipe de Redação do portal. O site também teve acesso a uma cópia do Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Petrolândia.

Duas vítimas de Paulo Afonso (Ivan Luis da Silva e Evanilson Fabian Almeida Pereira, ambos moradores do Bairro Barroca) e uma vítima de Petrolândia (Heverton Flávio da Silva) foram os autores da denúncia.

Prefeito de Belém de Maria (PE) é afastado suspeito de desviar R$ 3 milhões


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conseguiu na Justiça o afastamento do prefeito de Belém de Maria, Valdeci José da Silva, e de servidores municipais por ato de improbidade administrativa. A decisão, proferida pelo juiz Sander Fítney Brandão de Menezes Correia, nessa quarta-feira (2).

De acordo com o MPPE, “o juiz ainda decretou o bloqueio imediato de todas as contas bancárias da prefeitura de Belém de Maria, sendo que as obrigações emergenciais serão honradas apenas mediante autorização judicial, após prévia justificação do gestor.

O afastamento ocorreu após a operação Pulverização, deflagrada em novembro deste ano. O MPPE informou que foram um ano e seis meses de investigação, que constatou a existência de uma organização criminosa atuando no município, comandada pelo prefeito, para desviar ilicitamente recursos públicos, mediante dispensas indevidas de licitações e licitações fraudulentas, com a participação e contratação de empresas fantasmas, sem a correspondente prestação dos serviços contratados e que resultaram no prejuízo aos cofres públicos de, aproximadamente, R$ 3 milhões.

Petrolândia: Badulake deseja aos clientes e amigos Feliz Natal e próspero 2016

Enfeites natalinos disponíveis na Badulake

Nós, da Badulake, desejamos a você, cliente amigo, e à sua família, um Natal iluminado e um ano vitorioso.

Que o início deste novo ano marque uma fase repleta de alegrias e realizações e que as atitudes continuem refletindo o espírito natalino de paz e amor. 

Feliz Natal e um próspero ano novo! São os votos da Badulake para todos os clientes. 


Informações e fotos: Badulake

Jatobá: EREMI realiza IV Feira Literária nesta quinta e sexta-feira


Petrolândia: Ana Carolina, filha do Pr. Isaías Ramalho e Aleuda Cavalcanti, é aprovada em 2º lugar na Unifavip

Ana Carolina vai cursar Engenharia Mecânica

A jovem Ana Carolina Cavalcanti Ramalho, 17 anos, foi aprovada em 2º lugar no vestibular da Unifavip, sediada em Caruaru, no curso de Engenharia Mecânica. Nascida em Recife, filha do Pr. Isaias Ramalho e da Sub Tenente da PMPE, Aleuda Cavalcanti, aos 2 anos veio residir em Petrolândia, onde iniciou seus estudos na escolinha da Igreja Batista Missionária, concluindo o ABC na Escola Lorena Barros. 

Cursou o ensino fundamental nas escolas Santa Cecilia e Madre Paulina, ambas na cidade de Águas Belas. Neste ano de 2015, Ana Carolina concluirá o ensino médio no Colégio XV de Novembro, na cidade de Garanhuns. 

"Queremos externar nossa felicidade como pais, família e amigos pelo almejado mérito adquirido. O nosso agradecimento a Deus e a todos que direta ou indiretamente contribuíram com a formação educacional de Ana Carolina", declara Pastor Isaías.

Informações/fotos: Pr. Isaías Ramalho

Petrolândia: Mensagem de final de ano de Fabiano Marques e lideranças da Oposição na Câmara

Informações: Assessoria Fabiano Marques

CPI da Alepe ouve entidades acusadas de terceirizar cursos superiores

Rodrigo Novaes preside a CPI das Faculdades Irregulares da Alepe (Foto: Jarbas Araújo)

A CPI dos Cursos Superiores ouviu, nesta quarta (2), representantes de três instituições responsáveis por cursos de extensão que seriam “aproveitados” como cursos de graduação, após validação de Instituições de Ensino Superior. Representantes do Instituto Educacional de Desenvolvimento Cultural e Pesquisa em Desenvolvimento Humano (IEDUC), da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) e do Núcleo de Especializações Boaz Ambrósio Silveira (NEBAS) confirmaram e defenderam esse procedimento, que na visão do presidente da CPI, deputado Rodrigo Novaes é um prática ilegal destinada a burlar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira.

O ponto mais aprofundado na reunião foi a ligação entre a FUNESO e diversas entidades que promovem os cursos de extensão. Uma dessas entidades, o NEBAS, entregou um contrato com detalhes do funcionamento da parceria. Segundo esse contrato, o Núcleo repassa 22,5% de seu faturamento para a Funeso para poder usar a marca da entidade em seus cursos. A diretora-geral do NEBAS, Raquel Duarte, afirmou que “dirige uma empresa de educação, e a definição de objeto social permite que trabalhem desde a educação básica até o nível superior”.

O presidente Rodrigo Novaes observou que a entidade “coloca o Ensino Superior no seu objeto social sem ter qualquer autorização do MEC para isso”. Chamou atenção dele e da relatora Teresa Leitão (PT), o fato dos pagamentos à Funeso serem feitos através de transferências para uma empresa chamada “Empserv Rocha”, já que a Funeso tem contas bloqueadas por conta de suas dívidas fiscais e trabalhistas.

Petrolândia: Nível de Transparência do município é classificado como crítico pelo TCE; Jatobá é o melhor avaliado no Sertão de Itaparica

Segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em minuciosa análise dos portais da transparência dos 184 municípios de sua jurisdição, apenas o Recife obteve a classificação do Nível de Transparência Desejado, com a nota 761,50 em uma pontuação máxima de 1000.

Segundo o TCE, 60,12% da população total do estado encontra-se prejudicada quanto ao exercício do controle social, vez que reside em municípios que alcançaram apenas os níveis de transparência Inexistente, Crítico ou Insuficiente nos portais de suas prefeituras. Para 39,88% da população pernambucana, com Portais de Transparência no nível desejado, é possível o exercício de um controle social mais efetivo.

Mega-Sena, concurso 1.766: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 110 milhões


Ninguém acertou os números do concurso 1.766 da Mega-Sena sorteados nesta quarta-feira (2), em Ji-Paraná (RO). O prêmio acumulado para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (5), é de R$ 110.000.000,00.

Veja as dezenas sorteadas: 22 - 23 - 41 - 46 - 53 - 60.

A quina teve 70 apostas ganhadoras, que irão levar R$ 75.974,54 cada uma. Outros 7.088 bilhetes acertaram a quadra e irão receber R$ 1.071,87 cada um.

Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Organização Mundial da Saúde declara Brasil país livre da rubéola


O Brasil recebeu ontem (2) o certificado de eliminação da rubéola, depois de cinco anos sem registros de casos de transmissão da doença. O reconhecimento foi entregue pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Para receber o título, o Brasil teve que comprovar à OMS que desde 2008 não registra casos de rubéola e desde 2009 não registra casos de síndrome da rubéola congênita. Em abril a OMS reconheceu toda a América como a primeira região do mundo a alcançar a eliminação da rubéola e da síndrome.

Durante a cerimônia, o ministro lembrou que assim como o vírus Zika, o vírus que provoca a rubéola também pode causar defeitos no feto, como microcefalia, quando a gestante é infectada no início da gestação.

MPPE determina a prefeita de Arcoverde nomear concursados e demitir parentes até dia 31 deste mês


As denúncias da prática do nepotismo (emprego de familiares) no governo da prefeita socialista Madalena Britto, em Arcoverde, ganhou um novo capítulo, agora com a força de um Termo de Ajustamento de Conduta feito pelo Ministério Público de Pernambuco, que obriga a prefeita a nomear todos os aprovados no último concurso e demitir contratados e parentes até terceiro grau que estão dentro do governo. É mais uma derrota política e jurídica da prefeita de Arcoverde.

O TAC foi assinado no último dia 23 de novembro e publicado no Diário Oficial de Pernambuco neste dia 1º de dezembro, o que, para os concursados que esperavam serem chamados, tornou-se um verdadeiro presente de Natal. As admissões e demissões terão que ser efetuadas pela prefeita Madalena Britto até o dia 31 de dezembro.

Miguel Coelho critica falta de transparência da Prefeitura de Petrolina

Deputado Miguel Coelho (​Foto: Roberto Soares/Alepe)

O Tribunal de Contas do Estado divulgou, nesta terça-feira (01), um ranking para medir o nível de transparência dos dados públicos das prefeituras. Petrolina ficou entre os municípios com pior desempenho, na 130ª posição no índice que conta com 184 cidades. O desempenho foi classificado pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) como vexatório e perigoso para a capital do São Francisco.

O levantamento do TCE mostra a situação de Petrolina como crítica. A cidade, que tem um dos maiores orçamentos do estado, teve pontuação de 240,50 num ranking onde o máximo é 1.000,00. “A nota de Petrolina é quase zero. Esse desempenho é um vexame para Petrolina e só comprova o quanto essa gestão é nebulosa. A falta de transparência é muito perigosa porque a população não tem o direito legítimo de saber o que está sendo feito com a verba pública”, criticou.