terça-feira, 27 de abril de 2021

Boletim desta terça (27/04/2021): Total de vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus alcançou 395.022. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 3.086 novos óbitos


O total de vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus alcançou 395.022. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 3.086 novos óbitos. Ontem (26), o balanço diário marcava 391.936 pessoas que não resistiram à pandemia.

Ainda há 3.692 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Já a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 14.441.563. Ontem e hoje, foram confirmados 72.140 novos diagnósticos positivos. Ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 14.369.423 casos acumulados.

As informações estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta terça-feira (27). O balanço é elaborado com base dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde.

O número de pessoas recuperadas está em 12.992.442. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.054.099.

Os dados em geral são mais baixos no domingo e na segunda-feira porque é há menos trabalhadores para fazer os registros de casos e mortes. Na terça-feira, porém, os dados tendem a ser mais altos porque. já que neste dia o balanço recebe o acúmulo das informações não processadas no fim de semana.
Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (93.842), Rio de Janeiro (43.288), Minas Gerais (32.497), Rio Grande do Sul (24.458) e Paraná (21.805).

Já as unidades federativas com menos óbitos são Roraima (1.494), Acre (1.500), Amapá (1.524), Tocantins (2.488) e Alagoas (4.159).
Vacinação

Até o início da noite desta terça-feira, haviam sido distribuídos 57,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicados 39,8 milhões de doses, sendo 27,7 milhões da primeira e 12,1 milhões da segunda dose.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quarta (28/04); confira e marque sua consulta

 

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de atendimento para esta quarta-feira, 28 de abril de 2021. Confira!

Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
Dra Andreza Carvalho ( psicóloga)
Enfermeira Joane Barboza ( preventivo com câmera )
Thais Thesly ( especialista em estética podal e Feridologia)
Dra Rita Fonseca ( psicopedagoga)
Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista)

Informações e agendamentos pelos fones 87 99805 0774 ou 87 3851 2333.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto!


SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA EM PETROLÂNDIA-PE

Petroclínica do Bairro Nova Esperança, situada nas margens da BR-316, em frente ao Condomínio Dr Francisco Simões.

Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, 

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

*Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)
*Dra Janaína Madeiro ( Endocrinologista)
*Dr Antonio Jatobá ( Urologista)
*Thaís Thesly ( especialista em Estética Podal e Feridologia Humana)
*Dr Luiz Henrique ( Neurologista)
*Rita Fonseca ( Psicopedagoga)
*Dr Esaú Cardoso ( Pediatra

Realizamos também Mamografia Digital.Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica



Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quarta-feira (28/04) na Clínica e Laboratório Jaques; ligue e marque sua consulta




A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Petrolândia na Av. Djalma Wanderley, nº 1128, entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar, informa atendimento para esta quarta-feira, 28 de abril de 2021. Confira acima!

Telefone para marcação de consultas: (87) 3851 0505 - (87) 9.9983-6517







Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica e Laboratório Jaques

Assistente social morre quando retornava em ambulância para Serra Talhada,PE



A assistente social serra-talhadense Andressa Gomes dos Santos, 36 anos, faleceu na segunda-feira (26) quando vinha sendo transferida em uma ambulância do município de Betânia, Sertão do Moxotó, para Serra Talhada. Ela lutava contra um câncer no colo do útero, e há suspeita que tenha sido contaminada pelo novo coronavírus.

O óbito está sob investigação e a Declaração de Óbito (DO) aponta como uma das causas a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), porque testou positivo para a Covid-19.

A serra-talhadense será sepultada na manhã desta terça-feira (27) seguindo os protocolos da Covid-19. Amigos e familiares farão uma breve homenagem durante a passagem do cortejo, no bairro da Conceição. Andressa Gomes era filha de Josy Gomes de Lima, servidora do Instituto de Previdência Própria (IPPST) de Serra Talhada.

Por Farol de Notícias

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (28/04) a partir das 14:00; Marque já a sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 28//04/ a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.
DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 8 horas da manhã.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Governo inclui mais 206 mil pessoas entre beneficiários do auxílio emergencial

 Auxílio Emergencial

A Caixa informou nesta terça-feira (27) que mais 206 mil brasileiros foram incluídos no grupo de beneficiários do auxílio emergencial 2021.

Segundo o banco, os novos beneficiários receberão a ajuda a partir do ciclo 2 do calendário de pagamentos e as duas primeiras parcelas serão pagas em uma única vez, entre maio e junho.

O calendário segue o mês de nascimento para os inscritos via aplicativo, site e para quem faz parte do CadÚnico. Já para os beneficiários do Bolsa Família, a ordem segue o último número do NIS (Número de Identificação Social).

Os novos aprovados podem consultar seus pagamentos por meio da central telefônica 111 da Caixa e pela página auxilio.caixa.gov.br.

O valor da parcela varia entre R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil do solicitante e da composição familiar. O maior valor é pago às famílias monoparentais, chefiadas por mulheres.

Veja o calendário de pagamentos da segunda parcela:

 POR CNN

 

Vaquejadas no Agreste e Sertão de Pernambuco podem ser realizadas a partir de 12 de maio, diz ABVAQ


Foto/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR

Na noite da segunda-feira (26), foi feita uma reunião com os representantes de Pernambuco e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), sobre a realização das vaquejadas no Agreste e Sertão do estado.

Através de uma nota, feita por um dos associados da ABVAQ, foi informado que os eventos poderão ser realizados a partir do dia 12 de maio, "a depender dos índices oficiais da pandemia". As datas dos eventos, que já haviam sido divulgadas, estão sujeitas a remanejamento ou cancelamento.

Na reunião, também foi decidido que será mantido o respeito às normas do Plano de Convivência estabelecidas pelo Governo de Pernambuco. Nos eventos, ainda não será liberada a presença do público.

Confira a nota na íntegra

Após reunião nesta segunda-feira, dia 26/04, com representantes do Governo do Estado a respeito da realização de vaquejadas em Pernambuco, ficou decidido que a prática esportiva poderá ser realizada a partir do dia 12 do próximo mês de maio e a depender dos índices oficiais da pandemia do COVID-19.

O Grupo Pita destaca o respeito às normas do plano de convivência estabelecidas pelo Governo do Estado de Pernambuco e reafirma o compromisso de organização da Grande Vaquejada do Parque Haras Paraná seguindo todos os regulamentos de protocolo da retomada das atividades de vaquejada.

Por G1 Caruaru

Aneel aprovou, nesta terça-feira, reajuste médio de 8,99% na conta de energia de clientes da Celpe


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (27), um reajuste médio de 8,99% para os clientes atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A revisão tarifária começa a valer na próxima quinta-feira (29) e os consumidores irão perceber a variação nas faturas a partir do mês de maio.

O reajuste da conta de energia chega para as 3,8 milhões de unidades consumidoras do Estado, nos 184 municípios e arquipélago de Fernando de Noronha.

De acordo com a Aneel, o reajuste para consumidores residenciais será de 7,46%.

Para clientes conectados à rede de baixa tensão, que demandam menos consumo de energia em relação à alta tensão, a conta ficará, em média, 8,01% mais cara. Para consumo de alta tensão, como o de indústrias e comércios de grande porte, o aumento foi fechado em 11,89%. O reajuste para consumidores de baixa renda será de 5,94%.

Ações tomadas pela Aneel para mitigar as tarifas, como a conta-Covid, colaboraram para manter o aumento médio em um dígito, segundo a agência. Segundo a Celpe, as medidas evitaram um aumento médio que poderia chegar a mais de 18%.

A agência esclareceu que entre os fatores que impactaram na revisão das tarifas, estão os custos com aquisição de energia, o pagamento de encargos do setor e o transporte de energia.

"Importante destacar que nesse processo, a Celpe solicitou diferimento na revisão tarifária em razão da previsão de receita decorrente da ação judicial sobre os créditos tributários advindos da retirada do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins", informou a Aneel em comunicado oficial.

De acordo com a Celpe, esses créditos seriam mais à frente revertidos aos consumidores. "No entanto, a Celpe aceitou antecipar com a finalidade de reduzir o índice de revisão tarifária neste momento de pandemia. A renegociação de custos de transmissão e a reversão dos valores transferidos para a distribuidora de recursos da chamada Conta Covid também impactaram na redução", explicou a distribuidora.

Por Portal Folha de Pernambuco

Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa atende nesta quarta (28/04) na MedClinic; marque já a sua consulta

 


Nesta quarta-feira (28/04/2021), o Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa vai atender em Petrolândia, na MedClinic (Clínica Especializada), situada na Av. Dep. Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Dr. Paulo Elísio Lustosa é especialista com capacitação tratamentos em: Depilação a laser, Aplicação em varizes, Tratamento de acne, Remoção de sinais e cistos, Remoção de câncer de pele, Biópsia de pele, Cirurgia de pálpebras, Infiltração em queloides, Correção de lóbulo de orelha, Cirurgia de unhas encravadas, Fios de sustentação, Microagulhamento, Tratamento capilar, Implante capilar, Preenchimento facial e corporal, Peeling, Toxina Botulínica (Botox), Laser de CO², Alta frequência fracionada, Sculptra, Criocirurgia, Sutura Silhouette, CO² Medical.

CONFIRA ABAIXO AGENDA COMPLETA DA SEMANA



Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Petrolândia: Comerciante Cícero Laurindo dos Santos morre aos 58 anos vítima de infarto; seu corpo está sendo velado na Quadra 05, e o sepultamento será amanhã às 9h


O comerciante Cícero Laurindo dos Santos, 58 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (27/04/2021), vítima de infarto. Muito querido por familiares e amigos, a notícia causou uma grande comoção nas redes sociais após o seu falecimento.

Em contato com a nossa reportagem, a família contou que Cícero se sentiu mal por volta das 2 horas da madrugada de hoje. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, mas não resistiu e faleceu. 

Cícero era comerciante proprietário de um quiosque no Mercado Público de Petrolândia.

O seu corpo está sendo velado na Rua Auta Maria da Silva, nº 54, vizinho a residência e estabelecimento comercial de Pedro, na Quadra 05 de Petrolândia.

O sepultamento está marcado para esta quarta-feira (28/04), às 9 horas da manhã.

Nossas condolências à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

Boletim desta terça (27/04/2021): Pernambuco registra 2.597 casos e 75 mortes por Covid-19 nas últimas 24h



Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 2.597 novos casos e 75 óbitos por Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (27), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Entre os confirmados desta terça, 143 (5,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.454 (94,5%) são leves. Já as mortes ocorreram entre os dias 11 de setembro de 2020 e essa segunda-feira (26).

Agora, Pernambuco totaliza 399.438 casos confirmados da doença, sendo 39.691 graves e 359.747 leves, e 13.762 óbitos pela Covid-19.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Ses-PE

Por Folha de Pernambuco

Secretaria de Saúde lança Campanha 'Petrolândia Solidária' - Se puder, leve 1 kg de alimento quando for nos Postos de vacinação


Petrolândia SOLIDÁRIA.

Se puder, leve 1kg de alimento quando for receber a vacina contra covid-19, sua doação é muito importante.

Uma ação da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social.


Divulgação/texto/arte: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Entrega de vacinas será retomada no dia 3 de maio, diz diretor do Instituto Butantan


Na manhã desta terça-feira (27), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, reforçou que, apesar de um "pequeno" atraso, a entrega de vacinas contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde deverá ser retomada no próximo dia 3 de maio. A previsão inicial era que o instituto concluísse o primeiro contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 46 milhões de doses até o fim de abril. Ao todo, restam ser entregues 3,2 milhões de doses.

Em entrevista à rádio CBN, Covas rebateu as declarações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ontem, durante audiência no Senado, disse haver "dificuldades com a segunda dose".

Segundo o diretor do Butantan, a programação foi feita com antecedência e o Ministério da Saúde imediatamente avisado da possibilidade de "qualquer interveniência".

Por CNN/Diário de Pernambuco

Mulher tem perna dilacerada após acidente entre carro e moto no centro de Paulo Afonso (BA)

Imagens do acidente. Crédito: redes sociais.

Na noite desta segunda-feira, 26 de abril, uma jovem que se envolveu em um acidente entre uma motocicleta e um carro ficou gravemente ferida.

Uma imagem que circula nas redes sociais mostra a perna esquerda da vítima ‘dilacerada’. Ela também teve algumas escoriações pelo corpo e outra lesão na perna direita.

O acidente aconteceu no cruzamento das Ruas Padre João Evangelista com General Dutra, centro de Paulo Afonso. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e fez os primeiros atendimentos no local.

Em seguida, a vítima foi encaminhada para o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). Não há informações sobre o que teria ocasionado o acidente.

Por PA4

Conta de energia em Pernambuco pode subir em média, 9,99%, a partir de quinta-feira (29)

Conta de energia em Pernambuco pode subir, em média, 9,99%. Isso resultaria num aumento médio de 8,81% para os clientes residenciais e de 13,79% para os grandes clientes. Os percentuais serão definidos nesta terça (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e devem entrar em vigor na quinta-feira (29)

A conta de luz vai ficar mais cara para os pernambucanos. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) define,nesta terça-feira (27), o aumento da tarifa de energia elétrica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que deve entrar em vigor nesta quinta-feira (29). O efeito médio do reajuste da Celpe será de 9,99%, sendo que 8,81% seria o aumento médio dos clientes residenciais e 13,79% para os grandes clientes, como por exemplo as indústrias. Os percentuais acima são calculados pela Aneel com base nas planilhas e informações apresentadas pela Celpe.

A Aneel regula todo o setor elétrico e a definição dos percentuais ocorrerá numa decisão da diretoria. Os percentuais preliminares estão mais altos do que a inflação oficial do País medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que registrou um acumulado de 6,94% nos últimos 12 meses. Ou seja, o aumento está muito mais alto do que a inflação.

A reunião da diretoria da Aneel deve ser transmitida pela internet a partir das 9h desta terça-feira. No aumento, são compensados os investimentos e gastos que a distribuidora teve, nos últimos 12 meses, para prestar o serviço.

No ano passado, o reajuste médio dos clientes residenciais da Celpe ficou em 4,88% e entrou em vigor no dia 1º de julho por causa da pandemia do coronavírus. Nos anos anteriores, o reajuste entrava em vigor no dia 29 de abril.
 
ESTE ANO

Na semana passada, a Aneel deu os seguintes reajustes para os consumidores da Coelba (Bahia), Cosern (Rio Grande do Norte) e da Energisa, de Sergipe. A Celpe, a Coelba e a Cosern fazem parte do Grupo Neoenergia. Os baianos tiveram um reajuste médio de 7,82% para os clientes residenciais (que inclui a classe média e a baixa renda) e de 12,28% (também médio) para os grandes clientes, como indústrias, grandes centros comerciais etc. O efeito médio de aumento dos baianos ficou em 8,98%.

No Rio Grande do Norte, o efeito médio do aumento foi de 8,96%, sendo a média de reajuste de 8,27% para os consumidores residenciais e a média de 11,18% para os grandes consumidores. Os clientes da Energisa tiveram um reajuste médio de 8,90%, ficando com uma média de 8,66% para os clientes residenciais e de 9,43%, em média, para aqueles que consomem mais energia, como, por exemplo, as indústrias.

Por Jornal do Commercio

Petrolândia: Delgado Construções tem cartão de crédito; solicite já o seu e conheça suas vantagens!

 



Delgado Construções tem cartão de crédito; parcele suas compras em até 15 vezes

Peça já o seu e aproveite as vantagens! Confira acima.

Delgado Construções, sua loja de material de construções em Petrolândia, está localizada na Avenida Manoel Borba, 112 - Centro. Contatos: (87) 3851-1369 ou 9.9958-0242 (Tim), organização de Maria Verônica Delgado.

Horário de Atendimento de Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

Aos Sábados das 08:00 às 12:00 horas.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Delgado Construções

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em outubro; confira calendários



Trabalhadores informais nascidos em outubro começam a receber hoje (27) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 7 poderão sacar o benefício.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

O saque da primeira parcela foi antecipado em 15 dias. O calendário de retiradas, que iria de 4 de maio a 4 de junho, passou para 30 de abril a 17 de maio.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo no fim de março e atualizado há duas semanas.

O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja link do Guia de Perguntas e respostas no último parágrafo).

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da primeira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 16 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.
A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Por Agência do Brasil

Vereador abre caixão com facão para provar que homem não morreu de COVID-19


O vereador William Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, chocou os moradores de sua cidade nesse domingo (25/4), quando usou um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos, que morreu depois de apresentar os sintomas da COVID-19. O vereador alega que o homem não morreu por COVID-19 e sim por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O lacre no caixão revoltou o vereador, que contestou o procedimento adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, alegando que o idoso merecia um funeral digno, e não ser sepultado envolvido em plásticos.

O rompimento do lacre do caixão foi filmado e o vídeo postado nas redes sociais do vereador. O vídeo ganhou muitos compartilhamentos e foi visto por policiais civis, que agora estão investigando o vereador por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal).

De acordo com a Polícia Civil, o fato de o atestado de óbito atribuir a causa da morte à síndrome respiratória e não por COVID-19, se deve à espera do resultado do exame RT-PCR, que vai determinar se a COVID-19 foi a causadora da SRAG.


O procedimento adotado para lacrar o caixão foi correto, de acordo com a Polícia Civil, porque o homem apresentava os sintomas clássicos da COVID-19 e, neste caso, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde determinam o procedimento.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou e informou que o fato é de total responsabilidade do vereador. "Ele chamou ao cemitério uma representante da Vigilância Sanitária que ficou sem ação diante do fato, pois, quando chegou ao local, o caixão já havia sido aberto. E, por pressão do vereador, a funcionária ficou sem ação e concordou com ele com relação ao enterro. Porém, a definição de protocolos referentes a funerais cabe ao estado e não ao município", informou a prefeitura, em nota.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB), também lamentou o fato e disse que o vereador William Faria será ouvido por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. "Tão logo esse processo seja instaurado, daremos mais informações sobre esse lamentável evento."

O vereador William Faria, em suas redes sociais, disse que lamentava a posição do presidente da Câmara e disse que sua função é fiscalizar, estar ao lado do povo, e reafirmou que o homem cujo corpo estava no caixão que ele abriu, não morreu vítima da COVID-19.

Por Estado de Minas

Com déficit de 126 mil doses, governo de Pernambuco diz que municípios devem usar estoques para finalizar vacinação contra Covid


O governo de Pernambuco informou, nesta segunda (26), aos municípios que os estoques que restaram da Coronavac devem ser usados, prioritariamente, como segunda dose. A recomendação é completar os esquemas vacinais já iniciados contra a Covid-19. O estado informou que o déficit de imunizantes chega a 126 mil doses (veja vídeo acima).

As informações foram repassadas durante reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde e dos municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O governo também definiu como serão aplicadas as doses para quem tem doenças-pré-existentes.

O governo disse que a falta de doses está prejudicando a finalização do esquema vacinal. Nesta segunda, Igarassu, no Grande Recife, e Petrolina, no Sertão, suspenderam a campanha por falta de doses.

Sobre o uso dos estoques, o estado afirmou que “a recomendação foi necessária já que a última remessa do imunizante encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS) veio aquém do esperado”.

Na sexta-feira (23), Pernambuco recebeu 91.600 doses a menos do que o esperado, segundo o secretário de saúde André Longo.

Na reunião desta segunda, o estado disse que, “caso não haja estoque, os gestores municipais devem fazer o agendamento para quando uma nova remessa chegar, prevista apenas para maio”.

De acordo com o governo, “é imprescindível que, quando houver o imunizante, seja feita a segunda aplicação, garantindo a imunidade”.

Outra definição anunciada nesta segunda foi sobre as ações futuras. “Com esse problema na distribuição da vacina da Coronavac/Butantan pelo governo federal, também ficou decidido que, nas entregas futuras, Pernambuco dividirá os imunizantes para ambas as doses”, afirmou o estado, por meio de nota.

O governo lembrou que, nas primeiras remessas, o Ministério da Saúde orientava dividir as vacinas desse fabricante, guardando aquelas destinadas às segunda doses, já que a segunda aplicação deve ser feita em um intervalo de 21 e 28 dias após a primeira.

“Os quantitativos enviados entre os dias 17 e 25 de março, também por recomendação do próprio órgão federal, foram exclusivos para uso como primeira dose. Na ocasião, o Ministério da Saúde assegurou o repasse das segundas doses em tempo oportuno para garantir a correta imunização da população”, informou.

Dados

Entre 17 de março, quando os municípios foram orientados a usar todas as doses na primeira aplicação, até esta segunda (26), Pernambuco recebeu 1,066 milhão de doses da Coronavac. Deste total, 596 mil foram destinadas para a primeira dose e apenas 470 mil para a segunda.

Comorbidades

No encontro ficou estabelecido também como será a comprovação das doenças pré-existentes, durante a campanha de vacinação. Este grupo é o próximo a ser beneficiado pela imunização, “assim que houver doses suficientes”.

Segundo a decisão do estado, as pessoas com doenças pré-existentes contempladas com esse imunizante deverão atestar seu quadro em algum serviço de saúde.

Um formulário padrão será disponibilizado para que esse atestado possa ser apresentado no ato da vacinação, prevista para começar em maio a depender da disponibilidade de doses do imunizante pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pela aquisição e envio aos Estados.

Também na reunião, foi acordado que essa vacinação irá avançar por faixa etária, começando com aqueles entre 55 e 59 anos, e decrescendo a partir da chegada das vacinas até chegar aos 18 anos.

As exceções serão as pessoas que fazem hemodiálise e com síndrome de Down, por recomendação do MS, e as pessoas vivendo com HIV, transplantadas e com obesidade mórbida, por pactuação na CIB, que poderão ser vacinadas em sua totalidade já no primeiro momento.

A vacina é para o público a partir dos 18 anos, ou seja, não contemplando crianças e adolescentes até os 17 anos.

Veja as doenças previsas na lista do governo


diabetes mellitus
pneumopatias crônicas graves
hipertensão arterial resistente (nos estágios 1, 2 e3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade)
insuficiência cardíaca (ic)
cor-pulmonale hipertensão pulmonar
cardiopatia hipertensiva
síndromes coronarianas
valvopatias
miocardiopatias pericardiopatias
doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
arritmias cardíacas
cardiopatias congênita no adulto
próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
doença cerebrovascular
doença renal crônica
imunossuprimidos
anemia falciforme
obesidade mórbida
síndrome de Down
e cirrose hepática

Covid em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (26), 1.278 casos da Covid-19 e 47 óbitos provocados pela doença. Com isso, o estado passou a totalizar 396.841 infectados pelo novo coronavírus e 13.687 mortes devido à pandemia, números que começaram a ser registrados em março de 2020.

Por G1 PE