04 janeiro 2021

Vereador de Petrolândia é notificado pelo Ministério Público para detalhar origem e valor do dinheiro mostrado em vídeo


O Ministério Público do Estado de Pernambuco-MPPE, através da Promotoria de Justiça de Petrolândia, instaurou nesta segunda-feira (04/01/2021) o procedimento de Notícia de Fato para apurar informações detalhadas sobre as declarações divulgadas pelo vereador Said Souza (PODE), na noite de 1º de janeiro, data de sua posse para o primeiro mandato, em solenidade realizada nas primeiras horas da madrugada de 2021. 

Segundo o MPPE, no vídeo encaminhado à Promotoria de Justiça, o vereador "relata ter recebido vultuosa quantia em dinheiro, sem indicar a origem, porém direcionada a possível captação política. Afirmou que, caso o real proprietário não fosse buscar os valores, haveria distribuição em praça pública". A Promotoria de Justiça considera que o caso é de extrema gravidade. 

De acordo com o Promotor Filipe Coutinho Lima Britto, que assina o Despacho Inicial da Notícia de Fato, no vídeo, "apesar de o vereador relacionar o dinheiro com possível corrupção, deixou de apresentar informações detalhadas", e "sabe-se que naquele dia ocorreu a eleição para Presidente da Câmara de Vereadores e a Mesa Diretora, e que, supostamente, o dinheiro era destinado a captação ilítica de apoio político". 

O vereador Said Souza deverá apresentar ao MPPE, em 24 horas, informações sobre: 
a) Qual a origem e valor total do dinheiro recebido;
b) Quem foi o responsável pela remessa e quem realizou a entrega, bem como a forma como ela foi feita;
c) O motivo para recebimento dos valores;
d) A relação entre a ventilada prática de corrupção e o dinheiro recebido;
e) A destinação do dinheiro após o vídeo, a sua devolução ao real proprietário ou entrega a populares em praça pública, esclarecendo onde está aquela quantia. 

A Câmara Municipal de Petrolândia também deverá apresentar ao MPPE, em 24 horas, a cópia da sessão realizada em 1º de janeiro de 2021, "bem como todo e qualquer documento público e assinado naquele dia pelo Órgão, relacionado com a nova legislatura". 

Abaixo, foto do expediente da Promotoria de Justiça de Petrolândia. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Promotoria de Justiça de Petrolândia

Petrolândia: EREM de Jatobá lamenta falecimento da assistente de gestão Maria Francisca Freire do Nascimento, vítima de Covid-19 aos 66 anos

Após quase 1 mês de luta contra a Covid-19, Maria Francisca faleceu no primeiro domingo de 2021

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento de nossa companheira de trabalho e amiga, Maria Francisca Freire do Nascimento, assistente de gestão da EREM de Jatobá - Petrolândia-PE, aos seus 66 anos de idade. 

Acometida pela COVID-19 foi encaminhada no dia 12/12/2020 para um hospital na cidade de Serra Talhada, sendo que atualmente encontrava-se no Hospital Eduardo Campos, também nesta cidade. Com dificuldades para respirar teve que ser entubada e no dia de ontem (03/01/2021) passou por uma traqueostomia, pois seu quadro se agravava. Na madrugada de hoje, teve duas paradas cardíacas e não resistiu.

Para nós que fazemos a EREM de Jatobá não há palavras para dizer quem era Francisca e o que ela representa para nós. Companheira, amiga, MÃE, protetora, mulher de fé, luz, inspiração de pessoa e profissional disposta, competente, zelosa, responsável, presente, braço forte nos momentos mais difíceis ... enfim, Francisca era tudo isso e muito mais. Não há palavras que possam descrever a dor que estamos sentindo.

Francisca deixa seus filhos de sangue Tércio, Tatiana e Taciano, netos, filhos do coração, demais familiares e amigos consternados com sua perda.

Seu corpo será sepultado na cidade de Floresta-PE. Não há informações sobre o horário do sepultamento, mas sabemos que essa terrível e traiçoeira doença infelizmente não permite que possamos nos despedir presencialmente. Nosso adeus terá que ser assim, mas ela sabia o quanto era admirada, querida e amada. Que Deus a tenha em um bom lugar. Oremos pela sua boníssima alma. Aos familiares enlutados nossos votos de pesar.

Equipe Gestora da EREM de Jatobá

Paulo Afonso (BA): Após 60 anos, Chesf entrega gestão do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS),


NOTA DA CHESF

Poder Público assume integralmente o HNAS

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) comunica que, no dia 1° de janeiro de 2021, se consolidará a transferência total das atividades do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso (BA), para o Poder Público.

Desde sua fundação, há mais de 60 anos, o Hospital foi gerido, custeado e operado pela Chesf, com atendimento gratuito à população.

Em conformidade com decisão da Justiça Federal, a transferência da unidade hospitalar para o Poder Público teve início no ano de 2020 e foi executada progressivamente: em maio, o Poder Público assumiu 25% das atividades do Hospital; em junho, 50%; e, desde outubro, 75% dos serviços do Hospital já estão sob a responsabilidade do Poder Público.
A Chesf registra que, em reconhecimento à importância do Hospital Nair Alves de Souza para a população de Paulo Afonso e cidades circunvizinhas, fez um aporte de R$ 45 milhões para realização de obras de reforma e ampliação do Hospital, a fim de que, sob a gestão especializada dos órgãos que têm o dever legal de prestar o serviço de saúde, se implemente consideráveis melhorias nos serviços prestados pelo HNAS.

Com isso, no dia 31 de dezembro de 2020 (hoje) se encerra um ciclo histórico em que a Chesf serviu com orgulho o povo de Paulo Afonso na área de saúde, passando para o Poder Público essa nobre missão.

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR