segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

No Recife, Projeto Relix inova ao doar bicicletas coletadoras para cooperativas de municípios do Estado

Bicicleta foi construída junto com catadores de Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho/G1)

O domingo passado (14) marcou o fim do primeiro ano do Projeto Relix, no qual 25 cooperativas de reciclagem de 21 municípios do Estado foram contempladas com a doação de 100 bicicletas coletadoras, que foram especialmente desenhadas e projetadas para servir como meio de transporte para os catadores de materiais recicláveis. O ato reuniu centenas de pessoas no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Muito mais do que a doação, o projeto tenta dar um reconhecimento social a essas pessoas. “Oferece mais dignidade ao catador e retira os animais das ruas. Além oferecer menor esforço físico e maior segurança para quem a conduz e para o trânsito, ela aumenta a auto estima do trabalhador e contribui para a valorização da profissão” explicou Lina Rosa, idealizadora do Relix.

Do outro lado da moeda, estão as associações. Para Luciano Gomes de Pinho, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sirinhaém, faltaram palavras, mas sobraram agradecimentos. “Para nossa associação é ideal. É ótimo demais. É muito importante para os 17 associados. Essas bicicletas vão ser muito bem aproveitadas nas coletas e para ir para lugares mais longes. Os associados adoraram o projeto”, contou.

Petrolândia: Homenagens, lágrimas e muita emoção marcaram missa de 7º dia de Karla Cirlene

Dor e comoção de amigos e familiares de Karla Cirlene (Fotos: Assis Ramalho)
Na camiseta, Karla (de vermelho) com sua família
Emocionada, Dona Vera - mãe de Karla - agradeceu o carinho que o povo de Petrolândia teve com a sua filha. "Obrigada a todos que amaram a minha filha aqui nesta cidade. Vou continuar vivendo com os meus filhos o que restou de lembranças de Karla."
Amigas e colegas de trabalho fizeram homenagens a Karla Cirlene

Emoção, lágrimas e homenagens marcaram a missa de Sétimo Dia de morte de Karla Cirlene da Silva Augusto, 38 anos, enfermeira da rede pública de Petrolândia e Tacaratu, encontrada sem vida em sua residência na manhã da última segunda-feira (08), em Petrolândia. O corpo da enfermeira foi sepultado em Mamanguape, na Paraíba, sem possibilidade de ser acompanhado pelo grande número de pessoas que desejavam prestar-lhe as últimas homenagens.

A cerimônia foi realizada na noite desse domingo (14), na Igreja de São Francisco de Assis, em Petrolândia, com a presença da família de Karla, que veio à cidade participar da missa celebrada pelo pároco da Diocese de Floresta, Edson Fernando, e contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho de Karla Cirlene.

Bastante emocionada, Dona Vera - mãe de Karla - foi amparada por parentes e amigos da família. Em meio às homenagens feitas por familiares e amigas de Karla, Dona Vera encontrou forças para agradecer o carinho dos petrolandenses por Karla.

"Neste momento difícil da minha vida, eu quero agradecer às pessoas de Petrolândia que tinham um carinho muito grande por minha filha Karla. Muito obrigado ao povo desta cidade que tão bem recebeu e deu carinho à minha filha, desde o dia em que ela chegou aqui."

Dona Vera disse lembrar quando Karla chegou em Petrolândia, vinda de Mamanguape (PB), nos anos 90.

"Lembro e agradeço, também, a Dr. Simões (falecido em 1993, prefeito do município na época), que tão bem recebeu a minha filha quando ela chegou aqui em Petrolândia e, depois, digo o mesmo em relação a Lourival Simões (filho de Dr. Simões, atual prefeito). O povo em geral de Petrolândia sempre foi carinhoso com ela, que também tinha um carinho muito grande com todos eles."

Calada pelas lágrimas durante alguns instantes, Dona Vera continuou dizendo que Karla amava todas as pessoas que lhe cercavam, mas não estava feliz.

"A minha filha tinha um coração muito bom, amava a todas as pessoas, mas ela não estava feliz. Mas eu tenho certeza que ela está com Deus, por que ela era uma pessoa abençoada, e a prova está aqui (mostrando uma medalha de crucifixo do Espirito Santo). Essa medalha do Espírito Santo foi encontrada com ela na hora em que ela estava no IML (Instituto de Medicina Legal, em Caruaru, onde foi feita a necropsia). Então, essa é a prova que ela estava com Deus. E agora, só me resta eu continuar vivendo com os meus filhos, o que restou das lembranças de Karla'' finalizou, com lágrimas nos olhos.

Outro momento comovente foi a homenagem prestada pelas sobrinhas de Karla, Mariana Luiza e Ana Marcela. Bastante emocionadas, as meninas leram mensagens à sua tia. Confira abaixo.

Mariana Luiza
Ana Marcela

Ao final da missa, a família distribuiu o cartão (abaixo reproduzido) de lembrança da missa de Karla Cirlene. 

Karla era ex-enfermeira chefe do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima de Petrolândia, tendo assumido recentemente, durante curto período, a Secretaria de Saúde do município, após a renúncia de Rafaella Lucena. Servidora concursada do município, Karla prestou extensas contribuições à área de saúde em Petrolândia.

Nossos pêsames à família pela perda. Deus console seus corações.

Para ver fotos, clique>Missa de 7º dia de Karla Cirlene



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Aniversariante do dia, Adriana recebe os parabéns da Casa das Juventudes


A Casa das Juventudes e os jovens parabenizam a aniversariante do dia, Adriana. Feliz Aniversário! Que seu dia seja repleto de boas surpresas, que Deus ilumine seus caminhos. Parabéns! Felicidades!

Equipe e Jovens da Casa das Juventudes

Paulo Câmara divulga equipe do seu governo; confira relação

Paulo Câmara divulgou a lista na tarde desta segunda-feira (15)
Foto: Assis Ramalho
Sérgio Xavier fica com a pasta de Meio Ambiente
Danilo Cabral vai comandar a pasta de Planejamento 

O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou, na tarde desta segunda-feira (15), os nomes que vão compor a sua gestão. Veja abaixo:

Chefe de gabinete: Rui Bezerra de Libéria Filho
Casa Militar: Coronel Pedro Mário Cavalcante
Procuradoria: Antônio César Reis
Administração: Milton Coelho
Agricultura: Nilton Mota
Casa Civil: Antônio Figueira
Cidades: André de Paula
Ciência e Tecnologia: Lúcia Melo
Controladoria: Rodrigo Amaro
Cultura: Marcelino Granja
Defesa Social: Alessandro Carvalho
Desenvolvimento Econômico: Thiago Norões
Desenvolvimento Social: Isaltino Nascimento
Educação: Fred Amâncio
Fazenda: Márcio Stefanni
Habitação: Marco Batista
Imprensa: Ennio Benning
Justiça: Pedro Eurico
Trabalho: Evandro Avelar
Meio Ambiente: Sérgio Xavier
Mulher: Sílvia Cordeiro
Planejamento: Danilo Cabral
Saúde: José Iran Costa Júnior
Transportes: Sebastião Oliveira
Turismo: Felipe Carreras
Líder do Governo em 2015: Waldemar Borges

NE10

Em nota enviada a imprensa, Fernando Bezerra Coelho demonstra que está insatisfeito com Paulo Câmara


Ao que parece o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB), está insatisfeito com o governador eleito Paulo Câmara (PSB). Em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira (15), FBC afirma que não teve direito de ajudar a compor a nova equipe do Governo do Estado. Confira.

Desde o início dos trabalhos da equipe de transição que irá governar Pernambuco mantive a expectativa de ser chamado, no momento oportuno, para opinar sobre a formação da nova gestão. Acreditando que, com a experiência acumulada de quem já foi prefeito, secretário estadual em três gestões, deputado estadual, federal e ministro, teria colaborações a oferecer neste momento tão importante.

Uma conversa chegou a ser marcada para a última quinta-feira, depois remarcada para o sábado. Nesta reunião, em que não me foi solicitada opinião sobre a nova estrutura de governo e a formação da sua equipe, o governador eleito Paulo Câmara me pediu que indicasse um nome de perfil técnico para liderar a secretaria de Desenvolvimento Econômico, no que foi prontamente atendido.

Na madrugada da segunda feira, porém, recebi mensagem do governador comunicando a sua escolha por um novo nome. Manifestei, também por mensagem, o meu desconforto. Tomei a iniciativa de registrar as minhas opiniões ao prefeito Geraldo Júlio sobre este processo que hoje se encerra. Como senador eleito de Pernambuco estou determinado a trabalhar pelos interesses do nosso Estado e me coloco à disposição, dentro da minha área de atuação parlamentar, para colaborar com o governo que se inicia, desejando todo o sucesso para a nova equipe.


Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Hidrelétricas contribuem para redução de gases de efeito estufa

Usina Hidrelétrica de Balbina

O estudo Balanço de Carbono em Reservatórios (Balcar), feito em conjunto por empresas do grupo Eletrobras e dez instituições de pesquisa brasileiras, entre 2011 e 2013, com 11 usinas hidrelétricas apurou que, à exceção de Balbina, “a maior parte das hidrelétricas brasileiras emite muito pouco dióxido de carbono, em proporção muito menor do que qualquer usina térmica, por melhor que ela seja. E alguns reservatórios mostraram que absorvem carbono”. A informação é da chefe da Divisão de Estudos e Planejamento Ambiental da empresa, Maria Luiza Milazzo.

Entre os reservatórios que absorvem gases responsáveis pela emissão do efeito estufa da atmosfera, o estudo salienta os de Funil, na Região Sudeste, e de Xingó, na Região Nordeste. “Essa foi uma surpresa muito boa e interessante”. Foram feitos quatro levantamentos de campo em cada usina, em observância às estações do ano.

Do total de usinas pesquisadas, oito estavam em operação – Balbina, Tucuruí, Itaipu, Serra da Mesa, Xingó, Três Marias, Funil e Segredo – e três em fase de construção – Santo Antônio, Belo Monte e Batalha. Foram coletados dados sobre emissões de dióxido de carbono, óxido nitroso e metano. Este último gás tem poder de aquecimento global quatro vezes maior que o dióxido de carbono, destacou Maria Luiza.

Duas pessoas morrem em acidente na BR-232 envolvendo quatro carros em Serra Talhada, no Sertão do Estado

Caminhão foi atingido na frente; o outro vinha em seguida e bateu na traseira deste (Foto: Reprodução/ PRF)

Veículo capotou ao tentar desviar de acidente
Duas vítimas seguiam neste veículo que teria tentado realizar a ultrapassagem

Um homem de 49 anos e um adolescente de aproximadamente 13 foram vítimas de um acidente envolvendo quatro veículos. O caso aconteceu no quilômetro 430 da BR-232 em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (15).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao tentar uma ultrapassagem, o carro conduzido por um motorista bateu de frente com um caminhão. Uma caminhonete que vinha atrás deste bateu na traseira dele. Na sequência, um carro que trafegava atrás do primeiro veículo capotou para fora da rovodia ao tentar desviar do acidente.

O homem morreu no local e o adolescente chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Agamenon Magalhães, no município, onde foi confirmado o óbito. Os demais envolvidos não ficaram feridos.

Do G1 Caruaru

Instituto Federal de PE divulga listão do Vestibular 2015


O listão do Vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi divulgado nesta segunda-feira (15), ao meio-dia. Às 11h, os primeiros colocados no processo seletivo foram divulgados. Nos cursos técnicos, o primeiro colocado foi Samuel Simões de Souza Filho, que tirou 97,21; o segundo colocado foi Matheus Liberal Farias, com 97,00; já o terceiro lugar ficou com Diego Leandro Sales Barbosa Santos, com 59,82. No curso superior, o primeiro lugar ficou com Mariana Lima de Souza Bezerra, que conseguiu a nota 88,81.

Clique aqui para conferir o listão dos aprovados

Petrobras fará concurso para 2,7 mil vagas. 259 são para Pernambuco

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 de dezembro deste ano e 12 de janeiro de 2015, a uma taxa de R$ 40 (nível médio) e R$ 58 (nível superior)

A Petrobras Distribuidora divulgou a abertura de um processo seletivo com 2.702 vagas para nível médio e superior, sendo 47 para convocação imediata e 2.665 para cadastro de reserva. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 de dezembro deste ano e 12 de janeiro de 2015, a uma taxa de R$ 40 (nível médio) e R$ 58 (nível superior). A remuneração mínima varia de R$ 3.095,97 a R$ 8.866,74. A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (15).

As áreas de nível superior contempladas no certame são para profissional júnior com formação em administração, ciências contábeis, comunicação (relações públicas), direito, engenharia (de meio ambiente, de produção, de segurança do trabalho, elétrica e mecânica), psicologia e serviço social, além de ênfase em automação (engenharia mecatrônica, eletrônica, elétrica, controle e automação); em vendas a grandes consumidores (engenharia mecânica); e em vendas a rede automotiva (administração, economia, engenharia ou marketing). A remuneração mínima para esses cargos é de R$ 8.866,74.

Os cargos de nível médio são para técnicos de administração e controle júnior (remuneração mínima de R$ 3.095,97). Para cargos de nível médio com formação técnica, há oportunidade para técnico de manutenção júnior (ênfase em elétrica e em mecânica), técnico de operação júnior e técnico de química júnior (remuneração mínima de R$ 3.730,66).

Seguro DPVAT não será reajustado em 2015


O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, conhecido como Seguro DPVAT, não será reajustado em 2015. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, não há necessidade do reajuste. Este é o segundo ano consecutivo sem que o DPVAT sofra alterações.

A decisão foi tomada após a área técnica da Susep ter conferido a planilha de custos apresentada pela Seguradora Líder, responsável pela administração do seguro obrigatório. De acordo com a assessoria de imprensa da Susep, diante do resultado positivo das análises das contas a autarquia decidiu que não levaria uma proposta de reajuste A reunião do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), realizada na última sexta-feira (12).

Agende sua viagem Petrolândia/Recife e Recife/Petrolândia com Dijânio


Você quer viajar para o Recife, mas se aborrece só de pensar em horas dentro de um ônibus desconfortável e de arrastar malas nos insuportáveis deslocamentos no trânsito infernal da capital, a pé, de táxi, metrô ou ônibus? Você quer viajar de Recife a Petrolândia, também sem passar por esses transtornos? Então, relaxe e faça as malas. Dijânio avisa que está agendando viagens de Petrolândia/Recife e Recife/Petrolândia. 

As pessoas interessadas em fazer sua viagem com conforto e segurança, chegando diretamente ao seu destino, por favor, entre em contato pelos celulares (87) 9616-2160 e 9619-9917. Consulte os dias e horários mais convenientes para sua viagem.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Dijânio

Petrolândia: Geraldo Melinha e Socorro participam da Festa de N. Sra. da Conceição, Padroeira de Sertânia



Geraldo Melinha, família e amigos em meio a multidão na festa de N. Sra. da Conceição na cidade de Sertânia -PE

O empresário Geraldo Melinha (TranSevero e Posto Papai Noel), cidadão petrolandense natural de Sertânia, prestigiou acompanhado da família as festividades da padroeira de sua terra natal, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, homenageada no dia 8 deste mês.

A dupla sertaneja Jean e Bruno, artistas da cidade de Petrolândia, foi uma das muitas atrações da festa que foi realizada no período de 29 de novembro a 08 de dezembro.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o cantor Jean disse ter ficado encantado com a grandeza e a beleza da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, realizada em Sertânia. 

''Confesso que fiquei encantado com a festa e com o povo daquela cidade, que deram um exemplo de como se organiza um evento. O público de Sertânia nos recebeu muito bem, e nós retribuímos com um belo show. Agora, só nos resta esperar ser convidado no próximo ano. Também quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao amigo e empresário Geraldo Melinha, que nos deu todo apoio para que a gente pudesse realizar o nosso show em Sertânia'' disse Jean, acrescentando que nunca tinha visto uma quantidade de gente tão grande em uma festa de padroeiro, como a que viu em Sertânia.

Os festejos da Festa de N. Sra. da Conceição foram encerrados com Missa em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade.



Ver mais fotos>Festa N. Sra. da Conceição em Sertânia

Nesta oportunidade, a família TranSevero e Posto Papai Noel deseja aos seus clientes, fornecedores e amigos que o ano novo seja recebido com fé, alegria, paz e esperança, e traga, juntamente com novas oportunidades e novos desafios, a realização de seus projetos. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações, fotos e vídeo: Socorro Severo

Petrolândia: Ateliê Artes do Sertão abre em horário especial a partir de quinta (18) com excelentes opções em presentes

Presenteie com arte com produtos Artes do Sertão
O ateliê da Associação Artes do Sertão, de Petrolândia, deseja aos seus clientes excelentes festas de Natal e Réveillon sejam transcorridas com paz, saúde, fartura e harmonia, e que 2015 seja abençoado e próspero. 

O ateliê Artes do Sertão de Petrolândia, onde você encontra as mais belas e delicadas peças de artesanato em tecido, gesso, biscuit, madeira e barro, sabonetes e essências artesanais, informa que, a partir da próxima quinta-feira, dia 18, loja vai funcionar em horário especial. 

Das 8 da manhã ao meio dia e das 14 às 18h30, o Artes do Sertão estará à sua espera, em clima de festas de fim de ano, com lindas peças artesanais e preços muito atrativos.

Visite o ateliê Artes do Sertão e escolha os mimos mais delicados para presentear das pessoas mais especiais ao seu amigo secreto, com a grande variedade de opções oferecidas na loja. 

Artes do Sertão
Avenida Auspício Valgueiro Barros, 365
Quadra 07 - Petrolândia (PE)
Ilga Carvalho: (87) 96408685 / 96283233
Adhális Carvalho: (81) 9756 9985
Andreza Carvalho: (87) 9646 7811
E-mail: artesdosertao@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/associacaoartesdosertao.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Mª Andreza

Inajá: Associação PROVIDA lança cartilha "Drogas - Como Evitá-las"

 

Associação PROVIDA realizou o lançamento da Cartilha "Drogas - Como Evitá-las" no município de Inajá, no Sertão de Pernambuco. O evento aconteceu no Auditório da Escola Estadual Antônio Guilherme Dias, no centro da cidade, no último dia 05 deste mês.

Criada em 2014, a Associação PROVIDA busca promover a inclusão social de forma diferente, por meio de atividades que complementem a rotina das famílias, em especial, a juventude, através de projetos sociais, palestras e oficinas como espaços voltados para o desenvolvimento social. A instituição conta com a colaboração voluntária de profissionais qualificados: advogado, agente social, assistente social, educadores sociais, psicólogo, psicopedagogo, técnicos agrícolas, pedagogos, religiosos, jornalista, enfermeiros, professores, historiadores e músicos.

A entidade organizou, em julho deste ano, o I Fórum pela Paz em Inajá e participou da Caminha pela Paz, na cidade de Belém de São Francisco. Sua atuação é desenvolvida por meio de palestras em escolas, empresas, sindicatos, igrejas e associações, com as quais firma parcerias.

A PROVIDA desenvolve na cidade de Inajá e na região do Sertão de Itaparica trabalho de combate e prevenção às drogas. A partir de janeiro de 2015, desenvolverá um projeto de agricultura familiar com 80 famílias de pequenos agricultores, em quatro comunidades da zona rural de Inajá. Atuará, também, com trabalho de intervenção na área de Saúde Mental na comunidade do Caraibeiro, zona rural do mesmo município.

A Associação também inicia seu programa de rádio na Inajá FM e o site oficial da PROVIDA está em construção. Em breve, será inaugurada a sede da instituição que conta com voluntários nas cidades de Arcoverde, Ibimirim, Inajá, Pesqueira, Petrolândia e Salgueiro, em Pernambuco, e na capital cearense, Fortaleza.

Serviço
Associação dos Promotores da Cultura e da Cidadania - PROVIDA
CNPJ 21.069.279/0001-30
Rua Cícero Torres, 177 - Centro - Inajá (PE)
Fonte/fax: (87) 3840-1473

Blog de Assis Ramalho, com  informações  do Padre Luciano Aguiar, da Paróquia de Inajá, presidente da PROVIDA.

Raquel Lyra é contra Projeto de Lei das mídias alternativas

 Projeto que democratiza as verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco será retomado pelas mídias alternativas em 2015 (Fotos: Kylvio Oliveira/ABlogPE)

Representantes da blogosfera pernambucana acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/12), a última sessão do ano da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ da Alepe), que tramita o Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, para determinar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas. Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa (PMDB) é autor deste PL, que não entrou na pauta mais uma vez, apesar de quatro sessões realizadas e os apelos dos blogueiros junto a deputada Raquel Lyra (PSB), presidente desta Comissão.

Raquel Lyra chegou a afirmar que o projeto das mídias seria inconstitucional, pois move recursos públicos e mexe com a interdependência entre os Poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário). “O PL não cria despesas, pelo contrário, ele democratiza as verbas publicitárias já existentes. Raquel Lyra foi omissa e intransigente, dando a entender que nem chegou a ler o projeto e pormenorizou uma proposta plenamente constitucional”, ressaltou Jairo Medeiros, assessor jurídico da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE). Ele lembrou que no Estado do Rio Grande Sul esta questão já é Lei, onde as mídias alternativas já são reconhecidas pelo Poder Público gaúcho.

Gestão da Cultura fortalece a importância dos Patrimônios Imateriais de Pernambuco


Durante cerimônia no Teatro Arraial, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, fortaleceu a relevância dos Patrimônios Imateriais para a cultura de Pernambuco, com de três importantes momentos: o comunicado oficial do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil concedido aos Maracatus de Baque Solto, Nação e ao Cavalo Marinho; entrega ao Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Inventário Nacional de Referência Cultural (INRC) da Ciranda e do Reisado, com o propósito de obter esta mesma titulação para os dois bens; e o lançamento da edição atualizada do livro Patrimônios Vivos de Pernambuco, da pesquisadora Maria Alice Amorim.

O pedido para registro, no Iphan, dos Maracatus, do Cavalo Marinho e também do Caboclinho foi feito pelo então governador Eduardo Campos. Em seguida, a Secult e a Fundarpe empreenderam, através de empresa contratada, a elaboração do Inventário Nacional de Referência Cultural (INRC) para cada um dos brinquedos populares. A titulação do Caboclinho deverá ser, em breve, igualmente avaliada e deferida pelo Conselho Consultivo de Patrimônio Cultural do Iphan.

O mesmo procedimento está sendo feito agora com a Ciranda e o Reisado. Seus documentos foram elaborados entre novembro de 2012 e maio deste ano e envolvem grupos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão. Pesquisadores qualificados e com conhecimento prévio sobre o tema foram os responsáveis pela construção do INRC de cada folguedo, que é composto por um relatório analítico, um vídeo documentário, fichas de identificação, registros audiovisuais e um dossiê. Como resultado da pesquisa, foram localizadas informações sobre 27 grupos de Cirandas e 12 de Reisado, no Estado.

Ministério libera mais de R$ 47 milhões para confecção de próteses dentárias


Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (15) no Diário Oficial da União libera R$ 47,7 milhões para a confecção de próteses dentárias.

De acordo com o texto, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência do montante estabelecido para os fundos estaduais e municipais de Saúde, de forma regular e automática, em parcelas mensais.

Dados do ministério indicam que, em 2013, foram entregues mais de 471 mil próteses por meio dos laboratórios regionais de próteses dentárias, em 1.465 municípios. O número, segundo a pasta, representa aproximadamente 20 vezes o total de próteses ofertadas há dez anos.

Xuxa é dispensada da Globo após quase 30 anos

A apresentadora com a cantora Simone nos anos 1990, em especial do Xou da Xuxa

Após quase 30 anos de casa, Maria da Graça Xuxa Meneghel não será funcionária da Globo em 2015. A emissora decidiu não renovar contrato com a apresentadora, que fica livre, assim, para negociar com a Record. No começo de 2014, a Comunicação da Globo informou que Xuxa havia acertado com a emissora por três anos, mas o contrato previa que esse vínculo tinha de ser renovado a cada 12 meses. O primeiro período de 12 meses vence na virada do ano. E não haverá renovação. Xuxa está definitivamente fora da Globo.

Segundo uma alta fonte na emissora, o principal motivo da não-renovação é a audiência. Xuxa já não é mais sinônimo de ibope _chegou a ser humilhada ao perder para o desenho Picapau, da Record, em 2012. Além disso, não há um projeto adequado para a apresentadora na grade da Globo, que deve abolir totalmente a programação infantil em 2015. As manhãs de sábado, outrora ocupadas por Xuxa, terão agora edições especiais do Mais Você, Bem Estar e Encontro.

Auditoria aponta cartel nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco


Uma auditoria interna da Petrobras apontou a existência de descontrole nas obras da Refinaria Abreu e Lima (Renest), construída em Pernambuco, além de formação de cartel entre as empreiteiras participantes da licitação. A Renest é uma das maiores obras da Petrobras investigadas na operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

O ex-diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, já havia dito no começo do ano que o custo inicial das obras da refinaria havia sido calculado numa “conta de padeiro”, insinuando que não havia sequer um projeto definido para tocar o empreendimento. O mesmo voltou a se repetir quando as obras se encontravam com andamento avançado.

Os problemas de planejamento e execução no andamento do projeto fizeram com que os custos com a refinaria pernambucana ficassem cerca de R$ 4 bilhões mais caros que o valor previsto inicialmente.

Mendes Júnior cobra indenização da Chesf no valor de 20 trilhões pela construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica


Um pedido de vistas do ministro Benedito Gonçalvesinterrompeu o julgamento no STJ (Superior Tribunal de Justiça) de uma ação ajuizada pela Construtora Mendes Júnior reclamando da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) uma indenização no valor de R$ 20 trilhões.

A empresa alega que sofreu prejuízo durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, na divisa de Pernambuco e Bahia, na década de 1980: tomou dinheiro emprestado no mercado financeiro para concluí-la porque a Chesf teria atrasado o pagamento das as faturas.

A indenização que a empresa reclama equivale a quatro vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o que significa dizer que é um pleito irreal.

O processo deveria ter sido julgado na última quinta-feira e talvez só volta à pauta no próximo ano.

A Mendes Júnior é uma das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras. O seu vice-presidente, Sérgio Cunha Mendes, está preso em Curitiba acusado de ter pago propina ao doleiro Alberto Youssef, considerado o operador do esquema.

Por meio de nota, a empreiteira informou que construiu parte da Usina com recursos próprios e não foi ressarcida pela direção da Chesf.

“O direito ao ressarcimento deste desembolso foi reconhecido pela Justiça em 16/12/1992, em decisão transitada em julgado. A empresa desconhece os valores que vêm sendo publicados na imprensa”, informa a nota.

CoP-20: Reunião do clima acaba com acordo fraco


"Às vezes os delegados dos 195 países negociam como se tivessem toda a vida pela frente. E não temos." A frase não é de um cientista pedindo urgência na solução para a crise climática ou de um ativista ambiental, mas, surpreendentemente, de um diplomata que há anos negocia as bases de um acordo climático global. A longa conferência de Lima, a CoP-20, fechou um acordo fraco na madrugada de domingo, no qual quase tudo com que os países se comprometem é vago, desamarrado e voluntário. O único bom sinal é que o processo andou e o protótipo do acordo climático global está na mesa.

A reportagem é de Daniela Chiaretti, publicada pelo jornal Valor, 15-12-2014.

O que se imagina é que o acordo de Paris, a ser firmado em 2015, será relativamente pequeno. Terá os princípios e a base jurídica para que se expanda a capacidade do regime de apoiar todos os países em seus esforços de mitigação de emissões e de adaptação aos impactos da mudança do clima. Mas qual será sua força legal - se será um protocolo ou um instrumento de menor poder político - será uma discussão para os últimos momentos da CoP-21.

Como o Congresso americano, dominado pelos republicanos, ameaça não aprovar um acordo climático global e como qualquer acordo sem os EUA, o segundo maior emissor do planeta, não faz sentido, é provável que o novo tratado seja legalmente vinculante, mas não integralmente.

"2015 será o ano de Suape", diz Fernando Bezerra Coelho



Durante sua passagem por Afogados da Ingazeira, o Senador Fernando Bezerra Coelho se disse bastante animado com o futuro de Pernambuco para o próximo ano, em especial o do Porto de Suape. O Porto já esteve sob sua “jurisdição”, seu comando, quando de sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Segundo ele, a perspectiva é que no próximo ano mais 25 grandes empresas se instalem em Pernambuco. “O nosso polo petroquímico será um grande indutor do desenvolvimento. As grandes fábricas de poliéster estão no centro sul. Acontece que elas não vão poder ficar longe da matéria-prima produzida aqui. É uma tendência de mercado,” afirmou Fernando.

A produção de Suape vai representar 70% de todo o óleo diesel consumido no País. “Todo o óleo diesel que vai abastecer o Nordeste sairá da Refinaria Abreu e Lima,” reafirmou. Outro ponto positivo destacado por Fernando Bezerra Coelho é o início, previsto para o próximo ano, das operações da Fiat, em Goiana. “A meta da Fiat para 2015 é produzir 280 mil veículos. Para termos ideia da importância disso, a Ford quando se instalou na Bahia levou dez anos pra produzir 200 mil carros,” disse o Senador.