segunda-feira, fevereiro 28, 2022

Petrolândia: Maria Fumaça funciona nesta segunda (28) até às 24 horas


 Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Governo de Pernambuco deixa para terça-feira anúncio sobre possível flexibilização de regras contra covid-19

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O governo de Pernambuco informou que possíveis mudanças no plano de convivência com a covid-19 devem ser anunciadas nesta terça-feira (1º). Com uma redução da maioria dos indicadores da pandemia no Estado, a expectativa é que seja divulgada flexibilização das restrições. Estão proibidos eventos e festas, independentemente da quantidade de pessoas, até essa terça-feira (1º), quando acaba o Carnaval.

"De fato, há uma expectativa que a gente tenha uma melhora contínua desses indicadores (da covid-19). Se isso acontecer, teremos um plano de convivência mais flexível, que poderá permitir grandes eventos", disse André Longo durante coletiva de imprensa na última quinta-feira (24). Os números atuais da pandemia no Estado têm mostrado um comportamento de queda, após ter atingido um auge de casos entre janeiro e o início deste mês. Na última semana epidemiológica, entre os dias 13 e 19, o Estado notificou 593 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Desse total, 217 tiveram resultado confirmado para covid-19. Isso representa, respectivamente, uma redução de 39,7% e de 92,6%, em comparação com a semana anterior, de 6 a 12 de fevereiro.

Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) está abaixo de 60%. Outro detalhe é que o painel de leitos atualizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco mostra que não há mais fila de espera por vagas de UTI nem de enfermaria.

"Obviamente que há uma expectativa do setor cultural, do setor de turismo, pela retomada do plano de convivência. Isso é até natural. Obviamente que a gente sempre tem dito que o comitê de enfrentamento tem feito essa análise à luz dos dados, de forma proporcional ao que os números mostram." O secretário reforçou ainda que Pernambuco é hoje é um dos Estados com mais medidas restritivas para o enfrentamento à covid-19. "Mais de uma dezena dos Estados estão sem restrição alguma neste momento. Nós prezamos fortemente pela responsabilidade sanitária. É natural que a gente tenha uma flexibilização com a melhora dos números nas próximas semanas", acrescentou Longo.

Por Cinthya Leite - Jornal do Commércio

Chesf mantém normalidade nos reservatórios



A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vem exercendo seu papel de operar os reservatórios, obedecendo às regras estabelecidas, em especial as de controle de cheias. Com isso, a Empresa informa que estão mantidas as vazões praticadas pelas usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), no Velho Chico, em 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s).

As usinas operam em situação de normalidade para o período e o Reservatório de Sobradinho segue armazenando água, com vazão de chegada em torno de 6.000 m³/s. Atualmente, está com 78,5% de seu volume útil. A liberação de água por Sobradinho e Xingó permanece em 4.000 m³/s sem previsão de alteração no atual momento.

Para receber informações sobre as alterações de vazão de Sobradinho, envie SMS com a palavra SOBRADINHO, para o número 27569. Para receber informações sobre a alteração de vazão de Xingó, envie SMS com a palavra RIO também para o número 27569.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Petrolândia: Confira calendário para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde ; Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19

 

Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, de 28/02 a 04 de março de 2022. Confira mais abaixo.

ATENÇÃO!
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Acidente grave entre dois carros deixa seis pessoas mortas e duas feridas na PE 585 em Exu, no Sertão de Pernambuco


Acidente grave em Exu  — Foto: Francisco Braga

Seis pessoas morreram e duas ficaram feridas, após acidente entre dois carros nesta segunda-feira (28), próximo ao Posto da Serra, na PE 585, em Exu, no Sertão Pernambucano. De acordo com a Polícia Militar, entre as vítimas estavam duas crianças e quatro adultos.


A polícia informou que ao chegar no local, um dos veículos foi encontrado na pista, e outro capotado no mato. Os corpos foram retirados pela funerária do município.

Não há informações sobre o estado de saúde das duas pessoas feridas e nem onde estão sendo atendidas.

Confira a nota completa da Polícia Militar de Pernambuco

"Policiais Militares do 7º BPM, durante patrulhamento ostensivo na manhã desta segunda-feira (28.02), foram acionados por populares informando que nas proximidades do Posto da Serra, na PE 585, em Exu, havia acontecido um acidente de trânsito entre dois automóveis. Chegando ao local, o efetivo encontrou um Fiat Uno no meio da pista, uma S10 capotada dentro do mato e seis corpos na rodovia, de duas crianças e quatro adultos. Segundo transeuntes, duas pessoas foram socorridas para o hospital. Diante dos fatos, o policiamento isolou o local e acionou o Corpo de Bombeiros e o IC. Os corpos foram removidos pela funerária da cidade de Exu e a ocorrência foi apresentada na DPC local".

Por g1 Petrolina

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta terça (1º/03/2022) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã

 


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta terça-feira (1º/03/2022), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Jatobá/PE: Secretaria de Educação anuncia retorno às aulas presenciais na quinta (03)

No dia 03 de março as escolas da rede municipal de Jatobá/PE estarão de portas abertas para receber  crianças e adolescentes para mais um ano de muitas descobertas e experiências.
 
Após quase 2 anos sem aulas presenciais, será um dia especial: as escolas estarão mais alegres com a presença dos nossos alunos.
 
Agradecemos aos papais e às mamães por nos confiarem a educação do seu filho.

Secretaria Municipal de Educação de Jatobá/PE

Colisão entre dois carros causa a morte de duas pessoas em Igaci/AL


Carro estava com quatro passageiros, duas pessoas morreram e duas estão em estado grave no HEA em Arapiraca — Foto: BPRv

Uma colisão entre dois carros de passeio causou a morte de duas pessoas e deixou mais duas vítimas gravemente feridas no domingo (27) em Igaci, no agreste de Alagoas. De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviário, o motorista de um segundo veículo envolvido no acidente que teria iniciado uma conversão sem aguardar no acostamento. Ele fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta terça(1º/03/2022) e agende sua consulta


 A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta terça-feira (1º/03/2022): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

A Clínica Mais Saúde realiza Raio-X digital com laudo e Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma, de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Negociação entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo; representantes irão se reunir com seus governos para consultas antes de uma 2ª rodada


Autoridades russas e ucranianas participaram das negociações na região de Gomel, na Bielorrússia, nesta segunda (28) (Foto: Sergei Kholodilin/BelTA/Divulgação via Reuters)

A primeira reunião entre as delegações russas e ucranianas, realizada nesta segunda-feira (28/2), terminou sem acordo entre as partes, de acordo com a agência estatal de notícias da Rússia, a Tass. O diálogo ocorreu na fronteira da Ucrânia com Belarus.

Segundo a agência RIA, que citou o assessor da presidência ucraniana Mykhailo Podolyak, os representantes irão se reunir com seus governos para consultas antes de uma segunda rodada de negociações nos próximos dias.

Para o governo ucraniano, além de uma interrupção do conflito, o objetivo da reunião era negociar uma saída das tropas russas que invadiram seu país.

A relação conturbada entre Rússia e Ucrânia, que desencadeou conflito armado, tem deixado o mundo em alerta para uma possível grande guerra.

O governo russo de Vladimir Putin espera conseguir que a Ucrânia entregue suas armas e declare status de neutralidade, sem adesão à Otan.

Dois professores morrem afogados em barragem daTransposição na zona rural de Arcoverde



Duas pessoas morreram afogadas na tarde de sábado (26), na barragem da Transposição, no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Anderson Carlos Magalhães Silva, de 35 e anos e Maria Elena Diniz de Lima, de 49 anos, estavam as margens do reservatório, quando Anderson começou a nadar com Maria em suas costas, populares que estavam no local perceberam que eles estavam se afogando, conseguiram resgatar o corpo de Maria e Anderson desapareceu nas águas.

Maria Elena, morreu após ser retirada da água, o corpo de Anderson segue desaparecido, uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizará buscas na manhã deste domingo (27).

Por Portal Agreste Violento

Petrolândia: Secretaria de Educação anuncia retorno às aulas presenciais


Volta às aulas presenciais 2022. 📗✏️

Atenção, dia 8 de março (terça-feira), estaremos aguardando todos os alunos para o retorno das aulas presenciais.

Os cuidados necessários continuam, utilizando máscara e higienização.

Informação: Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia

Petrolândia: Carnaval de S-U-P-E-R ofertas é na FranckEletro!

 


Nos dias 01, 02, 03 e 04 de março, a loja FranckEletro estará com uma super promoção em cama, colchões, unibox e bases de solteiro e de casal.

Das marcas: Ortobom, Anatomic e Reconflex.

Venha escolher o seu produto e pular de alegria junto com a gente. Tá esperando o quê?

Folia de preços baixos de verdade é só aqui na FranckEletro.

#ortobom #anatomic #reconflex #promocaocarnaval #petrolandiape #petrolandia

A FranckEletro está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, Quadra 10 de Petrolândia, próximo à Lotérica Nogueira.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Loja FranckEletro

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes parabeniza aprovados no Sisu 2022

 

Por: Diário de Classe da EREM Maria Cavalcanti Nunes - Petrolândia/PE

O SISU trazendo felicidades para essa galera e para nossa escola.

Apesar da Pandemia, das dificuldades como estudantes de escola pública, das condições limitadas que nossa escola ofertou como ensino remoto, com aulas virtuais, muitos sem acesso à internet, vocês são vencedores e vencedoras.

Para ele que é o primeiro de casa a entrar numa universidade, para ela e ele que vai seguir a profissão que possibilitará trabalhar com o que ama, para quem vai ser o primeiro engenheiro, a primeira enóloga, a primeira professora, a jornalista da família, a EREM Maria Cavalcanti Nunes deseja a cada uma e cada uma muito sucesso de um passo muito importante em seus projetos de vida.

Estamos vibrando de felicidade por todos e todas! Que sejam profissionais humanizados e éticos, esse país precisa muito de vocês!

Invasão da Ucrânia: as crianças mortas na guerra com a Rússia

Voluntário carrega criança ucraniana na fronteira com a Polônia.(Foto: Wojtek Radwanski, AFP)

Um menino morreu no bombardeio deste bloco de apartamentos em Chuhuiv, no nordeste da Ucrânia — Foto: Irina Venediktova/Facebook

O número de civis mortos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia está aumentando a cada dia. No domingo (27/02), o comissário de Direitos Humanos da Ucrânia estimou em 210 o número de vítimas civis, incluindo várias crianças. A maioria dos civis ainda não foi identificada, mas suas histórias são igualmente horríveis.

Guerra na Ucrânia: Quanto mais conheço o ser humano, mais eu amo os animais

Alisa Hlans, uma menina de sete anos, foi uma das seis pessoas mortas em um ataque a um jardim de infância no segundo dia da invasão russa (25/02) na pequena cidade de Okhtyrka, a uma hora de carro da fronteira nordeste da Ucrânia.

Ela, que completaria oito anos daqui a três meses, morreu no hospital um dia depois após não resistir aos ferimentos.

Várias outras crianças foram mortas no avanço russo, incluindo uma menina chamada Polina, que estava no último ano da escola primária em Kiev.

De acordo com a autoridade local da capital ucraniana, ela e seus pais foram mortos a tiros por um grupo russo de sabotagem e reconhecimento em uma rua no noroeste da cidade.

Ucrânia negocia cessar-fogo com Rússia e exige retirada de tropa



Autoridades russas e ucranianas participam das negociações na região de Gomel, na Bielorrússia, nesta segunda (28) (Foto: Sergei Kholodilin/BelTA/Divulgação via Reuters)

Na manhã desta segunda-feira (28/2), representantes dos dois países estão reunidos na fronteira de Belarus e Ucrânia, na região próxima a Chernobyl.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não participam do encontro. A Ucrânia exigirá um cessar-fogo “imediato”.

A Ucrânia vive o quinto dia de bombardeio. Kiev, capital e coração do poder, e Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, estão sob forte bombardeio.
Belarus também fez ataques à Ucrânia e cedeu a fronteira para a invasão russa. Apesar da investida, o governo bielorrusso garantiu que não terá ação militar durante a reunião.

“Podem se sentir completamente seguros”, declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao receber as comitivas.

A delegação ucraniana se deslocou em dois helicópteros, conforme relatado pela agência russa Ria Novosti. Na manhã desta segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia publicou uma foto da sala para as negociações, anunciando que o local estava preparado.

A delegação russa, chefiada por Vladimir Medinsky, assessor do presidente Vladimir Putin e ex-ministro da Cultura, chegou a Gomel, leste da Bielorrússia, no sábado (26/2).

No domingo (27/2), a tensão foi elevada ao extremo após Putin colocar “forças nucleares em alerta“. Horas depois, um assessor do ministro do Interior da Ucrânia disse que as negociações tinham começado, mesmo sob a ameaça.

Mulher é morta a tiros dentro de casa na Bahia; ex-companheiro é suspeito do crime

Mulher é morta a tiros no sul da Bahia; ex-companheiro é suspeito do crime — Foto: Redes Sociais

Uma mulher foi encontrada morta na manhã de sábado (26), dentro da casa onde morava, na cidade de Itororó, no sul da Bahia. O ex-companheiro dela é o principal suspeito do crime e a Polícia Civil investiga o caso.

A vítima foi identificada como Cristiane Barbosa Ferreira, de 31 anos. Segundo a polícia, a mulher foi encontrada por parentes com um sangramento nas costas, provocado por disparos de arma de fogo.

A família foi chamada por vizinhos, que teriam escutado gritos e discussão entre Cristiane e o ex-marido, identificado pelo apelido de "Scubi", que é procurado pela Polícia Civil. O desentendimento ocorreu, segundo testemunhas, na noite de sexta-feira (25).

O corpo de Cristiane foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade de Itapetinga e não há detalhes sobre o sepultamento. A investigação do caso é feita pela delegacia territorial de Itororó.

Por g1 BA e TV Santa Cruz

Sargento da PM é assassinado em bar na cidade de Primavera/PE



Um homem foi assassinado e a namorada baleada na madrugada deste domingo (27), na cidade de Primavera, na Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com informações preliminares, o Sargento reformado da PM, João José Soares, conhecido como “João da Kombi”, estava com sua companheira em um bar ingerindo bebidas alcoólicas, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, o mesmo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mulher foi atingida e socorrida com vida para o hospital local.



A polícia ainda não tem indicação de autoria e motivação do crime. A Delegacia de Primavera vai investigar o caso.

O corpo de João José Soares foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Postado Por: Paulo Fernando, via Agreste Violento



Bancos fecham no carnaval e reabrem na Quarta-feira de Cinzas

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia(Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

Agências bancárias em todo o país ficarão fechadas nesta segunda (28) e na terça- feira (1). O expediente será retomado a partir das 12h na Quarta-feira de Cinzas (2), com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

“Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de funcionamento”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A entidade orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1° de março poderão ser pagas, sem juros, na quarta-feira (2).

Por Agência Brasil

Petrolândia: Recordar é viver! Há dois anos, no Carnaval de 2020, Bloco do Boneco promovia prévia carnavalesca

 

Invisível e letal, um vírus fez o que ninguém conseguiu: silenciar Petrolândia por dois anos, em uma melancolia que “é de fazer chorar”.

O governo de Pernambuco proibiu eventos até a terça-feira (1º), devido à pandemia de Covid-19. Com isso, ruas de Petrolândia, antes tomadas por festas, nesta segunda-feira (28/02/2022) terá ritmo de um dia como outro qualquer.

O sentimento predomina, é a saudade misturada com a esperança.

Mas se acalme, gente. 2023 é bem alí! Dias Melhores Virão

Para matar a saudade, o Blog de Assis Ramalho relembra eventos carnavalescos em Petrolândia no ano de 2020. O último, antes da maldita pandemia. Relembre abaixo!

Previas de Carnaval em Petrolândia começaram neste final de semana - hoje foi a vez do Bloco do Boneco (veja fotos)

Confira manchetes dos principais jornais do país desta segunda-feira 28 de fevereiro de 2022

Tragédia em Petrópolis: Equipes encerraram buscas neste domingo. Número de mortos chega a 229



As buscas por vítimas da tragédia em Petrópolis, após o temporal no último dia 15, foram encerradas neste domingo (27), no Morro da Oficina, no Alto da Serra, informou a Defesa Civil. Na região foram encontradas 93 das 229 vítimas fatais, segundo dados divulgados esta noite. Entre os mortos encontrados até o momento, 136 são do sexo feminino e 93, do masculino. Desses, 43 são menores de idade — crianças ou adolescentes.

De acordo com a Defesa Civil, a busca por desaparecidos continua na Chácara Flora, onde estariam duas vítimas, e por meio de varredura ao longo do Rio Piabanha, onde ainda há indícios de outras três. Militares do Corpo de Bombeiros seguem com o trabalho.

As equipes do órgão também seguem vistoriando pontos que possam oferecer algum risco, como instabilidade do solo. Até o momento, 1.713 análises estão em andamento pela equipe técnica, formada por engenheiros e geólogos, e mais de 400 interdições já foram comunicadas. Nos últimos 12 dias, 3.271 ocorrências foram registradas, a maioria delas por deslizamentos, segundo balanço divulgado na noite deste domingo. A detonação de rochas, como a feita hoje no Alto da Serra durante o trabalho no Morro da Oficina, faz parte das ações.

Por O Globo

Itamaraty nega que Bolsonaro e Putin tenham conversado por 2 horas ao telefone


(crédito: AFP)

O Ministério das Relações Exteriores negou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha conversado por telefone com o presidente russo Vladimir Putin, neste domingo (27/2). Em entrevista coletiva à imprensa no início da noite, o chefe do Executivo havia comentado sobre conversa de mais de duas horas com Putin.

Conforme a Assessoria de Imprensa do Gabinete do MRE, ao falar mais cedo o presidente se referia às duas horas de conversa ao vivo, na visita à Rússia. Não houve telefonema neste domingo, segundo o Itamaraty.

Na coletiva realizada no Guarujá, no Forte dos Andradas, o mote foi a guerra na Ucrânia – sobre a qual Bolsonaro voltou a defender que o Brasil permaneça neutro. O presidente passa o Carnaval na cidade litorânea.

A Secretaria de Comunicação Social do governo emitiu uma nota esclarecendo a fala do presidente durante a coletiva. "Em nenhum momento, o Presidente Jair Bolsonaro afirmou ter conversado ao telefone com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste domingo. A fala do Presidente do Brasil refere-se à conversa reservada que os dois líderes tiveram, no dia 16/02/22, em Moscou - Rússia, durante a visita oficial àquele país".

Por Correio Braziliense


Em Orlando, Silvio Santos assiste ao jogo de Pato no estádio com MC Lan

Silvio Santos ao lado da família em jogo nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Instagram

O Orlando City venceu o Montréal hoje (27), pela Major League Soccer, com gol de Alexandre Pato e um visitante especial em seu estádio: o empresário e apresentador Silvio Santos, sogro do atacante.

 Os registros da presença do dono do SBT no Orlando City Stadium foram feitos pela sua filha, a apresentadora Patricia Abravanel, e também pelo funkeiro MC Lan, que marcou presença nos camarotes e sentou-se ao lado de Silvio Santos durante uma parte do jogo. MC Lan é conhecido pelo hit "Rabetão", de 2017. Ambos apareceram bebendo e conversando em fotos e vídeos.

Putin afirma ter colocado forças de controle nuclear da Rússia em alerta

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou neste domingo (27) que colocará em alerta a "força de dissuasão" do Exército russo, que pode incluir um componente nuclear, no quarto dia da invasão da Ucrânia por Moscou.

"Ordeno ao ministro da Defesa e ao chefe do Estado-Maior que coloquem as forças de dissuasão do Exército russo em alerta especial de combate", disse Putin em uma reunião com os líderes militares russos.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, respondeu: "Afirmativo".

As tensões internacionais já aumentaram com a invasão da Ucrânia pela Rússia e a ordem de Putin pode causar ainda mais alarme.

Bolsonaro pede cautela sobre conflito na Ucrânia e diz que não defende sanções à Rússia

RESIDÊNCIA Jair Bolsonaro em entrevista coletiva à imprensa no Forte dos Andradas, no Guarujá, litoral de São Paulo - FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (27) que o voto do Brasil em resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia é livre, com equilíbrio. Ele acrescentou que o Brasil não defende "nenhuma sanção ou condenação ao presidente Putin".

"Nossa posição tem que ser de bastante cautela, não podemos ao tentar solucionar um caso que é grave, ninguém é a favor de guerra em lugar nenhum do mundo, trazemos problemas gravíssimos para toda a humanidade e para o nosso país que também está nesse contexto", afirmou em entrevista coletiva à imprensa, no Forte dos Andradas, no Guarujá, litoral de São Paulo.
Conversa com Putin

Bolsonaro disse ainda que conversou, neste domingo (27), com presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone, sobre a guerra e questões comerciais, como a importação de fertilizantes pelo Brasil.

"Estive conversando com o presidente Putin, mais de duas horas de conversa. Tratamos de muita coisa. A questão dos fertilizantes foi a mais importante. Tratamos do nosso comércio. E obviamente ele falou alguma coisa sobre a Ucrânia, mas me reservo a não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam", disse Bolsonaro.

Para o presidente, o conflito deve chegar, em breve, a uma solução. "Não acredito que vá se prolongar. Até pela diferença bélica de um país para outro. A gente espera que países da Otan [Organização do Tratado do Atllântico Norte] não potencializem esse problema que está para ser resolvido, no meu entender", declarou.

Agência Brasil