sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Petrolândia: Presidente do PTdoB no município fala dos rumos do partido e das eleições de 2016, em entrevista ao programa Acordando Com as Notícias

Cristiano Nunes em entrevista, ao vivo, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier)

No sábado passado (13), o presidente do Diretório do PTdoB em Petrolândia, Cristiano Nunes, concedeu entrevista ao programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia, ao vivo. Na oportunidade, ele falou sobre os rumos do partido nas eleições municipais deste ano. De acordo com Cristiano, o partido não lançará candidato para a majoritária, mas já tem apoio praticamente fechado a um dos pré-candidatos à prefeitura.

''Ainda estamos esperando a autorização para poder divulgar o nome desse pré-candidato que a gente deve apoiar. Faltam pequenos detalhes, mas podemos dizer que o PTdoB já tem uma direção a ser tomada na eleição deste ano, e que as negociações já estão bem avançadas''.

Sobre a administração atual do município, Cristiano disse que, com o passar do tempo, aprendeu que antes de acreditar em críticas feitas ao gestor, é melhor checar as informações. Também disse que em Petrolândia tem muitos políticos que gostam de criticar, ao invés de ajudar.

''Em política a gente aprende todos os dias, e comigo não é diferente. Sobre a gestão do nosso município, eu aprendi que quando alguém comenta alguma coisa sobre a gestão, é bom as pessoas checar essas informações. Anteriormente, as pessoas chegavam com as informações que não eram verdades. Hoje não. Hoje a gente tem o cuidado de checar essas informações e ver que, na realidade, não é verdade. Tem muitos políticos de Petrolândia que gostam de bater, ao invés de ajudar. Antes de criticar, de meter o pau, vamos investigar e ver os fatos, se realmente são verdades''.

Cristiano elogiou a implantação do Posto Administrativo no Municipal Icó-Mandantes que, segundo ele, facilitou a vida dos moradores da região.

''Eu sou presidente da AMIM (Associação dos Moradores do Icó-Mandantes), e vejo que com a sub-prefeitura que foi colocada na nossa região, no Icó Mandantes, foi muito bom para a nossa população, porque, antes, as pessoas vinham para cidade para comprar uma hora de trator, para tirar um documento, entre outras coisas, e ainda tinha as despesas com transportes. Então, pra gente, foi muito importante''.

O entrevistado também disse que, mesmo com as chuvas, a estrada de acesso ao Projeto Icó-Mandantes, apesar de não estar excelente, está em boas condições.

''A máquina está constantemente passando nas estradas do Icó-Mandantes. Hoje, a estrada está boa. Não está de primeira, mas está melhor do que estava antes, apesar das chuvas ter estragado muito''. 

Cristiano Nunes disse que o partido está preocupado com o futuro dos jovens do município, muitos desviados para o mundo das drogas.

''O objetivo do PT do B é desenvolver o futuro de Petrolândia, o futuro dos nossos jovens. O índice de jovens se envolvendo com drogas e alcoolismo está muito grande no nosso Projeto [Icó-Mandantes], e estamos pedindo o apoio a outros orgãos do município para tirar esses jovens do caminho errado. Já estamos começando a ter palestras na agrovilas sobre esses problemas. Então, o PT do B  vem trabalhando em cima disso, principalmente no Projeto do Icó-Mandantes".

Cristiano afirma, sem citar nomes, que ano passado tentaram tirar dele o comando do partido no município.

"No ano passado tentaram tomar o partido do meu comando, mas a mentira só dura enquanto a verdade não chega. Eu sou filho da Petrolândia velha, sou uma pessoa íntegra e de caráter. Houve pessoas que inventaram conversa, tentando tomar o partido para eles, e quando o presidente do partido [José Belarmino, presidente do PTdoB em Pernambuco] me comunicou, eu fui lá conversar com ele, e na conversa a verdade chegou e a mentira saiu".

A entrevista completa foi reprisada na manhã desta sexta-feira (19) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 09h00.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, leva pais da menina Beatriz a encontro com a Presidenta Dilma


Durante a viagem da Presidenta Dilma a Juazeiro nesta sexta-feira, 19, onde visitou as instalações da Moscamed, empresa de pesquisa que produziu o Aedes aegypti estéril, e palestrou para estudantes da Escola Alfredo Viana - CPM sobre os cuidados na prevenção do mosquito, o prefeito Isaac Carvalho mediou um encontro dos pais da menina Beatriz Motta, brutalmente assassinada num colégio particular em Petrolina, com a dirigente nacional para reforçar o pedido de mais recursos na investigação para solucionar o crime.

Há cerca de um mês, o prefeito Isaac enviou ofício ao Ministro da Justiça requisitando o apoio da Polícia Federal no caso. Durante o encontro, a presidente Dilma ouviu o apelo dos pais e abraçou a mãe de Beatriz, Lúcia Motta, num gesto de carinho. Ela se comprometeu em fortalecer o pedido ao Ministro Eduardo Cardoso para dar maior celeridade à resposta da solicitação de apoio da Polícia Federal. "Acreditamos que as coisas possam se encaminhar de modo mais rápido, a partir desse encontro com a presidente, que foi muito solidária, pois é mãe, avó, que batalhou pela democracia e tem o desejo de Justiça", declarou Isaac Carvalho.

Petrolândia: SEDES divulga resultado preliminar de seleção simplificada de Assistentes Sociais


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (Sedes), divulgou no site institucional da Prefeitura Municipal de Petrolândia, na tarde desta sexta-feira (19), o resultado preliminar da fase de análise curricular no processo de Seleção Simplificada para  para o cargo de Assistente Social. São cinco vagas para contratação por tempo determinado e cinco vagas para Cadastro Reserva.

Os classificados participarão da próxima fase, que consiste em redação, também de caráter eliminatório. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da SEDES/PMP

Pesquisa acaba com três mitos sobre a juventude e a escola

Quando os jovens têm um bom professor, eles passam a gostar da disciplina, mesmo que sejam as aparentemente mais "temidas", como física, matemática, química, aponta pesquisa.

A pesquisa "Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam?" acaba com três mitos comuns sobre os jovens e a escola, que envolvem o gosto do aluno pelo estudo, a sua relação com o professor e a estrutura física que eles julgam ideal.

A reportagem é de Marcelle Souza e publicada por Uol Educação, 18-02-2016.

"A escola é uma lista de coisas que não pode, que não são discutidas. A escola parece feita para os adultos, que são os diretores e os professores, mas na verdade ela é feita para os estudantes, eles que têm que aprender", conclui a coordenadora do estudo, a socióloga Miriam Abramovay.

Projeto de Lei de Kaio Maniçoba quer exigência de contratação de seguradora para cumprimento de contratos administrativos


O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) começou o ano legislativo apresentando um projeto de lei que promete gerar discussões na Câmara dos Deputados. O PL altera o artigo 56 da lei 8.666, e dispõe sobre a exigência de seguro garantia nos contratos administrativos. O procedimento passaria a ser exigido em obras, serviços e fornecimentos de altos valores, a fim de garantir o fiel cumprimento das obrigações por parte do contratado.

De acordo com o deputado, a iniciativa se baseia em um modelo já trabalhado nos Estados Unidos, conhecido como Performance Bond. “Esse projeto vai obrigar que as empresas vencedoras de grandes licitações contratem um seguro para 100% do empreendimento. Assim acontecendo, a seguradora fica responsável por garantir o término da obra sem custo adicional ao Poder Público, assim como por ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos pela inadimplência do tomador”, explicou o parlamentar.

MPPE ingressa com ação de usucapião coletivo em favor de comunidade de Petrolina


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 3ª Promotoria de Justiça de Cidadania – Curadoria de Habitação e Urbanismo, ingressou com uma ação de usucapião coletivo em favor dos moradores da Favela Papelão, em Petrolina. A ação foi ajuizada junto à Vara da Fazenda Pública de Petrolina, em razão da ocupação fazer limites com duas vias públicas pertencentes ao município e deve favorecer 13 famílias de baixa renda. Caso seja acolhida pela Justiça, a ação vai beneficiar diretamente 63 pessoas que vivem no local.

De acordo com o promotor de Justiça Carlan Carlo da Silva, que ingressou com a ação, a área é relativamente pequena, mas tem sido alvo da especulação imobiliária. “Pela grande valorização imobiliária, os ocupantes de baixa renda estavam sendo pressionados a deixar o local, a despeito de exercerem posse há mais de 20 anos”, explica, acrescentando que em junho de 2015 o local foi alvo de ação reivindicatória de posse.

Petrolândia: Escola de Jatobá faz passeata no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika


Alunos percorreram as ruas do centro da cidade com cartazes contendo frases informativas sobre os cuidados com a dengue (Fotos: Assis Ramalho)



Na manhã desta sexta-feira (19), alunos, professores e funcionários da Escola de Jatobá Ensino Fundamental e Médio, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, percorreu as ruas do Centro de Petrolândia, em passeata. Em panfletos e cartazes, frases informativas sobre os principais cuidados que os moradores devem tomar para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O movimento faz parte do plano do governo federal que nesta sexta-feira (19) faz campanha em Escolas contra o Aedes aegypti. O Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika tem como meta alertar professores, alunos e funcionários das escolas para a necessidade de combater o Aedes.

O mosquito, encontrado em todos os estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso, sua proliferação é uma ameaça importante à saúde pública.

Ver mais fotos>Escola de Jatobá Ensino Fundamental e Médio faz passeata contra a Dengue

Notícias relacionadas:
>Petrolândia: Quadras 01, 02 e 05 recebem a Megaoperação Todos contra a Dengue

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Lideranças do PSB debatem futuro de Petrolina e defendem novo modelo de gestão para a cidade

Foto: André Santos

O encontro Petrolina de Futuro, realizado na manhã desta sexta-feira (19/02) no auditório do Sest/Senat, reuniu centenas de pessoas para discutir desafios e alternativas da maior cidade sertaneja. A agenda foi articulada pelo deputado estadual e presidente do PSB de Petrolina Miguel Coelho e contou com algumas das principais lideranças nacionais da legenda, como o presidente nacional Carlos Siqueira, os prefeitos Geraldo Júlio do Recife e Márcio Lacerda de Belo Horizonte, o senador Fernando Bezerra Coelho e o líder socialista na Câmara dos Deputados, Fernando Filho.

“Minha prioridade é aproximar o PSB da população, levar a legenda para a comunidade, para as periferias, promover os debates do futuro, dialogar sobre a cidade que queremos ver nos próximos anos. Já realizamos quatro grandes Agendas 40, reunindo mais de 2.500 pessoas para conversar e agora estamos iniciando uma nova fase deste trabalho, aprofundando ainda mais as discussões”, afirmou Miguel Coelho.

PVPE fortalece imagem com filmes veiculados em todo o estado


De olho no pleito deste ano, o Partido Verde (PV-PE) pavimenta sua trajetória de fortalecimento junto à sociedade a partir da próxima semana com a veiculação de filmes variados em todo o estado nos dias 22 e 24 de fevereiro. Os VTs serão veiculados na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Para o pleito de 2016, o PVPE visa ampliar sua participação e já conta com mais de 500 candidatos a vereadores em todo o Estado. As pré-candidaturas do PV-PE estão distribuídas em 19 municípios que permeiam o estado do Litoral ao Sertão, sendo 3 deles na Região Metropolitana, 4 no Sertão, 6 no Agreste e outros 6 na Zona da Mata Pernambucana (vide listagem abaixo).

Acompanhada de Humberto, Dilma entrega 2.400 casas em Petrolina

Roberto Stuckert Filho/PR 

Nesta sexta-feira (19), o líder do PT no Senado, Humberto Costa, acompanhou a visita da presidenta Dilma às cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Em Petrolina, no sertão pernambucano, a petista inaugurou quase 5 mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida, sendo cerca de 2.400 em Petrolina e outras 2.500 em mais 4 estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo), que foram inauguradas simultaneamente pela presidenta durante o evento.

Os investimentos em Petrolina somam R$ 153 milhões. Ao todo, o Governo Federal já entregou 2,5 milhões de unidades habitacionais, beneficiando 10 milhões de pessoas desde 2009. Em todo o Brasil, ainda estão sendo construídas 1,6 milhão de casas que serão entregues para a população.

PTB sai à frente e cria força-tarefa para realização de convenções municipais em SP


O PTB de São Paulo, presidido pelo deputado Campos Machado, decidiu realizar convenções municipais em todos os município do Estado, em atenção às resoluções do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo Campos, vai ser preciso criar uma “força-tarefa” para cumprir as exigências da legislação eleitoral.

As convenções serão realizadas no meses de abril e maio, já que o partido tem como objetivo, inédito no Estado, lançar candidatos a prefeitos e vices, em pelo menos 450 municípios no Estado e mil vereadores.

Ascom PTB-SP

Grupo é preso suspeito de roubar e clonar 30 veículos no Sertão de PE

Motos foram apreendidas na casa dos suspeitos, em São José do Egito (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Material apreendido foi levado para a delegacia de
São José do Egito (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Três homens foram presos nesta sexta-feira (19) suspeitos de roubo, furto e clonagem de veículos no sítio Ladeira Dantas em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a "Operação Mercúrio" desarticulou um grupo suspeito de roubar e furtar pelo menos 30 veículos, que depois eram adulterados em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, conforme explicou o delegado Ubiratan Rocha.

A polícia investiga a relação dos três criminosos com um duplo homicídio que aconteceu no município em 12 de fevereiro deste ano - dois homens foram mortos enquanto desmontavam uma motocicleta.

Segundo a Polícia Civil, alguns roubos e furtos de veículos também aconteceram em São José do Egito e região. Segundo ele, os carros e motos não eram vendidos apenas em Pernambuco, mas também na Paraíba.

Silvio Costa Filho cumpre agenda política em Brasília e São Paulo


Pré-candidato à Prefeitura do Recife, o deputado Silvio Costa Filho (PTB), começa a se movimentar com mais intensidade. O parlamentar esteve nesta quinta (18) em Brasília,onde jantou com o presidente estadual do PRB, Carlos Geraldo. 

Nesta sexta (19), pela manhã, esteve em São Paulo com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira (foto), dando início ao diálogo para a consolidação de uma frente política para discutir o Recife. 

Assessoria de Sílvio Costa Filho

Conta de água em PE terá aumento de 10,69% a partir de março


O consumidor pode ir preparando o bolso. A partir de 20 de março, a conta de água vai ter um reajuste de 10,69%. O impacto do aumento deve ser sentido integralmente na conta de maio, segundo o diretor de Regulação da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Hélio Lopes.

O aumento foi uma média de dois dos principais índices usados para medir a inflação que é o IGPM e o IPCA. O primeiro ficou em 10,95% e o segundo em 10,71% no período de 1 de fevereiro de 2015 a 31 de janeiro de 2016.

Ministro defende ação conjunta do Poder Público e sociedade para combater Aedes

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitou o Laboratório de Microscopia Eletrônica e Virologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Como parte das ações do dia nacional de mobilização da educação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitou hoje (19) o Laboratório de microscopia eletrônica da Universidade de Brasília. Castro defendeu a atuação conjunta do pode público e da sociedade para combater o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

“O poder público e a sociedade juntos, essa é a fórmula incondicional para a gente ser vitorioso”, disse Castro após a visita. “É um trabalho duradouro, demorado, persistente, repetitivo e ininterrupto, porque a capacidade de reprodução do mosquito é muito elevada. Não pode ficar nenhum foco de mosquito”, completou.

PMPE encontra plantação com 1.200 pés de maconha em Tacaratu, no Sertão de PE


Uma plantação com 1.200 pés de maconha foi encontrada na zona rural de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. O flagrante ocorreu na quinta-feira (18) no Assentamento Boi Caju. De acordo com a Polícia Militar, as plantas foram incineradas.

O plantio foi descoberto após o trabalho de investigação do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS). Ao G1, a polícia informou que ninguém foi preso durante a ação. Uma pequena quantidade da erva foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência. A PM não soube informar de quem era a localidade onde foi encontrada a droga.

Com informações do G1 Caruaru

Fortaleza ensina receita leve e rápida de Salada Oriental

Informe publicitário

Salada Oriental

Ingredientes:

Salada
1 embalagem de Parafuso Fortaleza (500g)
1 cenoura média, ralada
1 peça de queijo tofu, em cubos
200g de queijo minas frescal, em cubos
5 azeitonas verdes sem caroço, picadas
½ maço de rúcula, picado
4 ramos de cebolinha, picados
2 colheres (sopa) de gergelim
sal a gosto

Juazeiro: Loteamentos e construções urbanas terão novo ordenamento


A minuta da Lei que trata do uso, ocupação e parcelamento do solo urbano na cidade e Juazeiro foi apresentada na tarde desta quinta-feira, 18/02 aos vereadores Jean Gomes (PT), Alex Tanuri (PSDB), Anderson da Iluminação (PP) e Eduardo (PC do B) em reunião no Plenário da Câmara.

A inciativa da reunião foi do Vereador Eduardo, que convidou o Secretário Agenor Souza e mobilizou construtores e incorporadores para discutir a nova Lei, ainda em processo de finalização, na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP).

“Em 2003 o Plano Diretor de Juazeiro revogou a lei de ordenamento do solo urbano e depois disso não houve lei que a substituísse” – diz o Secretário Agenor Souza. A falta de regularização e padronização dá margem a inúmeras discussões, interpretações e irregularidades. A equipe técnica da SEMAOP tem discutido todos estes problemas e apresentou a minuta da Lei hoje aos vereadores e aos construtores e incorporadores.

Mais de 27 milhões de casas foram visitadas em campanha contra o Aedes aegypti

Segundo os dados divulgados hoje, os mutirões já ocorreram em 80% dos municípios brasileiros (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A campanha de combate ao Aedes aegypti já alcançou 40,9% dos imóveis do país. Agentes comunitários de saúde e militares das Forças Armadas já realizaram vistorias para exterminar os focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika em 27,4 milhões de domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais.

De acordo com balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle de Enfrentamento à Microcefalia, divulgado hoje (19), o número representa um aumento de 15% em relação ao balanço anterior, divulgado na semana passada, quando 23,8 milhões de visitas tinham sido feitas.

João Campos é novo chefe de gabinete do governo de Pernambuco

Fotos: Roberto Pereira 

Secretário de Organização do PSB de Pernambuco, o jovem João Campos assumiu, na tarde desta quinta-feira (18), a chefia de gabinete do governo estadual, administrado pelo governador Paulo Câmara (PSB). A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, foi marcada pelo simbolismo. Em sua primeira função pública, João Campos assume o mesma tarefa do pai, Eduardo Campos, que exerceu o cargo de chefe de gabinete no segundo governo Miguel Arraes (1987-1990).

Em seu pronunciamento, João Campos ressaltou a responsabilidade da nova função, destacando que irá honrar a nova tarefa. "Venho movido pelo desejo de contribuir, de somar minha energia ao esforço coletivo de fazer acontecer. Vivemos um tempo histórico, que pede reflexão e habilidade para atender às exigências de novas formas de interlocução com a sociedade", declarou. Lideranças políticas de todo o Estado lotaram o Salão das Bandeiras para assistir à posse. A solenidade contou com a presença dos presidentes nacional e estadual do PSB, Carlos Siqueira e Sileno Guedes, respectivamente. Renata Campos, mãe de João, os irmãos dele e a avó Ana Arraes também prestigiaram a solenidade.

Juazeiro: Damião Medrado acelera processo e reajuste da Educação é votado na primeira sessão ordinária do ano

Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (Fotos: Divulgação)

Satisfeito” – Assim resumiu o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD) seu sentimento em relação à rápida tramitação e aprovação unânime dos Projetos de Lei 3211/2016 e 3212/2016, encaminhados pelo Prefeito Isaac Carvalho (PC do B), respectivamente, de reajuste dos vencimentos dos diretores escolares, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, Diretor-DMI, assessores de formação e dos professores da educação básica da rede pública municipal de ensino.

“Contei com o apoio de todos os vereadores para acelerar o processo de análise nas comissões e com a presença e o voto no plenário. Todos entenderam a urgência e a necessidade de aprovação nesta segunda sessão depois da abertura dos trabalhos para que os salários já viessem com os reajustes e o retroativo” – explica Medrado.

Governo faz hoje Dia Nacional de Mobilização contra o Zika em escolas


Escolas de todo o país recebem hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, a visita da presidenta Dilma Rousseff e de ministros. As atividades nas escolas buscam conscientizar e mobilizar os estudantes para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Dilma participará de atividade com alunos do Colégio Alfredo Vianna, no município baiano de Juazeiro. Pelo menos 25 ministros viajam pelo país para visitar escolas. O vice-presidente Michel Temer participa da mobilização em Rio Branco (AC), cidade onde também terá agenda partidária.

Ao longo do dia serão desenvolvidas atividades específicas nas escolas como palestras, distribuição de panfletos e vistoria para combater possíveis criadouros do mosquito. As atividades envolverão ainda professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária e militares das Forças Armadas.

Petrolândia: Vinícius Vieira, Voz & Violão, é atração nesta sexta no Bar e Restaurante Donna Júlia; amanhã é a vez de Jô Silva e Larissa


Nesta sexta-feira (19) o Bar & Restaurante Donna Júlia, na Orla de Petrolândia, recebe Vinícius, Voz e Violão. A apresentação terá início às 20 horas.

No sábado (20) a atração musical ficará por conta da dupla Jô Silva & Larissa, voz e violão.Compareça, prestigie nossos artistas e saboreie o cardápio do Bar e Restaurante Dona Júlia, administrado por Callynny e Leonardo.

Em um ambiente extremamente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade.

Os empresários Leonardo e Callynny também são proprietário do Restaurante Dona Júlia, que fica localizado na Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás), também em Petrolândia (PE).

Os dois estabelecimentos comerciais são parcerias do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia sedia 1ª Copa Sertão de Futsal neste sábado e domingo


Será disputada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, neste sábado e domingo, 20 e 21 de fevereiro, a 1ª Copa Sertão de Futsal, nas categorias sub-15 e sub-17, com organização do professor Ivaldo Júnior. Os jogos serão disputados no Ginásio de Esportes, na Quadra 01.

Participam as equipes do Bom de Bola e Jatobá Futsal (times de Jatobá-PE), Bom Sossego (Delmigo Gouveia-AL), Nem Ligo Bahia (Barra do Tarrachil-BA), Paulo Afonso (Paulo Afonso-BA), Real Petrolândia e Mercadinho Expresso, ambos de Petrolândia.

A 1ª Copa Sertão de Futebol é realizada com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, Dr. Érico Herbert e SuperMais Conveniência, Central do Esporte, Farmácia Central, Loja Globo Esporte, Salão Recife. Lotérica Stylus e Apoio cultural do Blog de Assis Ramalho.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Ivaldo Júnior

Anatel propõe fim das concessões de telefonia fixa na maior parte do país


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou nessa quinta-feira (18) uma proposta de mudança nos contratos de concessão de telefonia fixa e das metas de universalização dos serviços. A ideia é fazer com que a prestação do serviço em regime público seja apenas para as localidades que atualmente só têm orelhões para a comunicação e não têm cobertura de telefonia celular.

De acordo com o relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, atualmente são 18 mil setores censitários (bairros ou conjuntos de bairros) que contam apenas com o serviço dos orelhões para se comunicar. Segundo a proposta, no restante do país, a telefonia fixa seria oferecida por meio de autorizações, como ocorre em muitas cidades do país, mas com alguns compromissos como a manutenção da oferta de acessos individuais.

CBHSF promove Seminário Indígena em Paulo Afonso

Foto: André Santana

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) irá promover, entre os dias 31 de março e 2 de abril, em Paulo Afonso (BA), o IV Seminário Indígena. Toda a logística do evento ficou definida nesta segunda-feira (15 de fevereiro), durante reunião da Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), realizada no escritório do Comitê, em Maceió (AL).

Estão previstos rituais, mesas redondas e apresentação de trabalhos. O evento deve contar com a participação de pelo menos 150 participantes e povos de diversas denominações indígenas, no Hotel Belvedere, no município baiano. “O seminário é importante para a promoção de um ambiente de diálogo entre os diferentes povos indígenas da bacia do São Francisco. Será a oportunidade para discutir e socializar a gestão ambiental e a promoção de ações conjuntas com o governo federal e o Comitê”, explica o coordenador da CCR do Submédio São Francisco, Uilton Tuxá.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Prefeitura de Petrolândia inaugura Núcleos de Educação nesta sexta-feira (19)


O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e a secretária de Educação, Alexandrina de Souza Neta, convidam a população para prestigiar a inauguração do Núcleo I (Ensino Fundamental - anos iniciais) e Núcleo II (Ensino Fundamental - anos finais), unidades escolares situadas na rua Ruy Barbosa, na Quadra 11. A solenidade terá início às 17 horas. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Juazeiro (BA): Isaac Carvalho recebe a Presidenta Dilma e o governador Rui Costa nesta sexta-feira

Dilma visita biofábrica que produz Aedes transgênicos em Juazeiro nesta sexta (19)

Com o aumento de casos de microcefalia no país, a presidente Dilma Rousseff (PT), estará nesta sexta-feira (19), no município de Juazeiro, na Bahia, para visitar a biofábrica Moscamed Brasil, responsável pela produção de mosquitos transgênicos do Aedes aegypti.

O projeto desenvolvido na unidade busca o cruzamento de transgênicos machos com fêmeas silvestres do Aedes, gerando mosquitos estéreis ou que morram antes de chegar à fase adulta. A biofábrica Moscamed fica localizada no Distrito Industrial do São Francisco.

Pesquisadores da UFRJ mapeiam genoma do vírus Zika


Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiram fazer o sequenciamento do genoma do vírus Zika e encontraram mais evidências de que a doença está relacionada a casos de microcefalia – uma malformação em que o bebê nasce com crânio de tamanho menor do que o normal e desenvolve danos neurológicos, afetando a cognição.

O anúncio é do Laboratório de Virologia Molecular, que analisou o vírus encontrado no líquido amniótico de grávidas de Campina Grande, na Paraíba. Com sequenciamento do genoma, eles identificaram a ordem completa das informações genéticas do vírus, um passo fundamental para entender como o Zika age no corpo, desenvolver vacinas e exames contra a doença.

Petrolina: Caso Beatriz vai virar reportagem do ‘Fantástico’ da Rede Globo

Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 10 mil a quem der informações que levem ao assassino de Beatriz.

O Caso Beatriz deverá ganhar, em breve, uma reportagem no programa dominical ‘Fantástico’, da Rede Globo de Televisão. Com exclusividade, o Blog recebe a informação de que uma equipe de reportagem da emissora já está em Petrolina levantando todas as informações acerca brutal e misteriosa morte da menina Beatriz Angélica Mota, de sete anos.

Ela foi assassinada a facadas, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Centro da cidade, na noite de 10 de dezembro de 2015, durante evento festivo de final de ano promovido pela instituição de ensino.

Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (18); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quinta (18), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus,
Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Governo de Pernambuco repassa R$ 5 milhões para auxiliar municípios no combate ao Aedes aegypti

Repasse aos municípios foi anunciado pelo secretário da pasta durante encontro com prefeitos do Sertão

Para reforçar ações contra o Aedes aegypti, 184 municípios pernambucanos começam a receber repasse de R$ 5 milhões da Secretaria Estadual de Saúde (SES) a partir desta quinta-feira (18). A quantia compõe parte dos investimentos do Governo do Estado para o enfrentamento às arboviroses e assistência à microcefalia, anunciados no mês de novembro de 2015.

O Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti conta com um investimento de R$ 25 milhões, sendo R$ 5 milhões para o combate ao mosquito e compra de equipamentos, R$ 5 milhões para campanha de mídia e R$ 15 milhões para estruturação de centros regionais de atenção às crianças com microcefalia.

Estupidez organizacional - Artigo de Thomaz Wood Jr


"Decisões erradas, ilusões sobre a capacidade de controle da situação, falta de autocrítica e insistência no erro aumentaram dramaticamente as proporções da tragédia. Em um artigo publicado no Journal of Management Studies, em 2012, Mats Alvesson e André Spicer desenvolvem um pequeno tratado sobre a palermice e a estupidez nas organizações", escreve Thomaz Wood Jr., em artigo publicado por CartaCapital, 17-02-2016.

Eis o artigo.

Palermice pode ser definida como falta de sensibilidade, discernimento ou senso, a recusa ou incapacidade de utilizar a inteligência e os próprios recursos cognitivos.

O cotidiano está cheio de manifestações de palermice e estupidez, algumas delas agressivas, outras apenas inconvenientes. Em muitas situações, o efeito pode ser catastrófico.

Na noite de 13 de janeiro de 2012, um transatlântico ao largo da costa italiana realizou uma manobra exuberante, aproximando-se perigosamente de uma ilha, em um movimento conhecido e considerado por regras de navegação marítimas e pelos códigos da empresa proprietária do navio como prática insegura.

Tragédia: pai, mãe e filha morrem eletrocutados no interior de Alagoas


Três pessoas de uma mesma família morreram eletrocutadas, na noite desta quinta-feira (18), no interior de uma residência na cidade de Igaci, a 140 km de Maceió. Segundo moradores, um cabo de energia elétrica caiu no quintal da residência e provocou a tragédia.

Alexandre Lourenço da Silva, Josete da Silva Oliveira e a filha Mirele da Silva Oliveira, de apenas três anos de idade, foram vítimas de forte descarga elétrica e morreram na hora. Uma adolescente que também estava na residência, localizada na Rua Monsenhor Macedo, no centro da cidade, recebeu uma descarga elétrica e foi socorrida por populares.

Os corpos foram encontrados por outra filha do casal, que também suportou uma descarga elétrica e teve de ser encaminhada para a Unidade Mista Santina Toledo.