sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Petrolândia: Marcação de consultas e exames na Secretaria de Saúde de 19 a 23 de agosto de 2013

UTILIDADE PÚBLICA


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 19 a 23 de agosto, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia.

Segunda-feira (19): Pediatra, Nutricionista, Exames Laboratoriais;
Terça-feira (20): Clínico Geral, Dentista;
Quarta-feira (21): Urologista, Mastologista, Exames Laboratoriais;
Quinta-feira (22): Pediatra, Colposcopia;
Sexta-feira (23): Preventivo, Raio-X e Exames Laboratoriais.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA QUE:

1. Para todas as marcações é necessário apresentar: Cartão do SUS, Cartão do Hospital, Carteira de Identidade e comprovante de residência.

2. As fichas serão entregues somente à pessoa que for marcar para ela mesma ou para um parente de primeiro grau: pai, mãe, irmã(o) ou filho(a). Para isso, é preciso apresentar os documentos da pessoa que vai fazer a marcação e da que vai ser atendida, para comprovar o grau de parentesco, e também comprovante de endereço.

3. As mulheres residentes em áreas atendidas por PSF (Posto de Saúde da Família), devem realizar o exame PREVENTIVO e a primeira consulta do PRÉ-NATAL no PSF em que estiver cadastrada e não mais no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. São atendidas por PSF as seguintes Quadras 01, 02, 05, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. As moradoras das demais quadras recebem atendimento e acompanhamento no Hospital Municipal.

4. Cada ficha marca apenas 01 (um) cartão de consultas. 

A Secretaria de Saúde de Petrolândia situa-se na Rua Cecília Delgado, centro de Petrolândia, em frente ao Supermercado O Barateiro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Raul Goiana, Secretário de Educação de Floresta, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Raul Goiana entrevistado por Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier
Na sexta-feira passada (09), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, com exclusividade, o Secretário de Educação do município de Floresta, Raul Goiana. Na oportunidade, o secretário prestigiava, em comitiva da Prefeita Rorró Maniçoba, a inauguração da nova loja da Eletroléo na centro de Floresta.

Na entrevista, Raul Goiana avalia os trabalhos desenvolvidos na pasta de educação, afirmando que, pela primeira vez, Floresta cumpriu e superou as metas esperadas para o IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Raul Goiana também afirma que, em breve, o município estará renovando todas as carteiras escolares da zona urbana e rural, através da aquisição de 3.100 unidades, material que já foi entregue em Floresta..

Entre outros assuntos, o Secretário comenta o concurso público que a Prefeitura de Floresta vai realizar, por recomendação do MPPE, e aconselha todos os funcionários não concursados, que deverão ser afastados, que procurem se capacitar. Segundo Raul Goiana, que é professor, concurso não tem mistério. Quem estiver mais preparado para fazer a prova vai garantir o seu lugar. O secretário não soube informar o número de funcionários não concursados que serão afastados, mas adiantou que o concurso vai mexer muito com o quadro de funcionários da educação do município.


Selecionados municípios que irão receber kits para modernização de bibliotecas


Quarenta e seis Municípios de 13 diferentes Estados foram contemplados para o recebimento de kits para modernização de Bibliotecas Públicas. A relação foi publicada pela Fundação Biblioteca Nacional, nesta sexta-feira, 16 de agosto, na edição do Diário Oficial da União (DOU).

O kit é composto de mil livros, mobiliário, itens de ambiência e telecentro digital com 11 computadores conectados à internet banda larga. A data de entrega dos kits não foi discriminada no Diário.

Petrolândia: "De Carona com o Além", novo livreto de Zé do Cordel

José Luiz da Silva, o Zé Luiz do Cordel
Foto: Lúcia Xavier
Nessa quinta-feira (15), o poeta petrolandense José Luiz da Silva, o popular Zé do Cordel, lançou o 125º suplemento de literatura de cordel de sua autoria. O título é "De Carona com o Além" e trata sobre um caminhoneiro que ilude mocinhas a quem oferece carona.

Contatos:
J.L.Silva Produções Literatura de Cordel
Rua Cláudio Alves da Silva, 69 - Centro
Petrolândia (PE)
(87) 9645-2524 e 9906-7480

Relacionadas:
Blog de Assis Ramalho entrevista José Luiz da Silva, poeta cordelista de Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes realiza I Campeonato de Avião de Papel

Evento teve como objetivo demonstrar conceitos de Física

Professor Roberto Oliveira entrega prêmio a aluno
Na quarta-feira passada (14), a EREM Maria Cavalcanti Nunes, instituição de ensino estadual de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, realizou o I Campeonato de Avião de Papel. O evento foi organizado pelos professores de Física daquela escola, Roberto Oliveira e Ana Paula, com a colaboração de vários professores do estabelecimento.

O Campeonato de Avião de Papel foi idealizado para demonstrar, na prática, conceitos da Física. O professor Roberto Oliveira explica que há quatro forças que atuam sobre um avião durante o voo, seja um avião de papel ou um jumbo: sustentação, impulso, peso e arrasto.

Os objetivos gerais do Campeonato são reconhecer a importância da Ciência e Tecnologia na observação de fenômenos e identificar as causas e consequências dos movimentos dos corpos celestes.

Os objetivos específicos são compreender a aplicação das leis de Newton no voo dos aviões, reconhecer a importância da força gravitacional, conhecer o princípio de Bernoulli e descrever características dos aviões e a sua influência no voo.

Cada aluno participante construiu um avião de papel no formato que desejasse. A única regra foi a obrigatoriedade de usar uma folha tipo A4 (sulfite).

Os prêmios para os vencedores foram troféus em formato de avião de papel estilizado, no Campeonato disputado em três categorias: Avião mais bonito, Maior tempo de voo e Maior alcance.

Na categoria Avião Mais Bonito venceu o avião que, além de ser considerado o mais bonito entre os concorrentes, alcançou uma distância horizontal mínima de 3 metros. Na categoria Maior Tempo de Voo venceu o avião que ficou mais tempo suspenso no ar. Na categoria Maior Alcance venceu o avião que obteve maior alcance horizontal.

Roberto Oliveira disse que a origem do avião de papel é geralmente atribuída aos chineses, porém este objeto aéreo foi desenvolvido simultaneamente e conquistou também o Japão.

O próximo Campeonato de Avião de Papel será uma disputa interescolar com a Escola Estadual de Jatobá e a Escola Estadual Delmiro Gouveia, ambas de Petrolândia, que também vão promover campeonatos internos, a exemplo da iniciativa da EREM Maria Cavalcanti Nunes.

Abaixo, vídeo do I Campeonato de Avião de Papel na EREM Maria Cavalcanti Nunes.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações, fotos e vídeo YouTube: Roberto Oliveira/Divulgação

A explosão do novo


"O motor de todo processo de democratização é a ampliação das vozes e dos ruídos. Mas foi impossível os colegas entenderem essa lógica. Ficaram no diapasão de Mario Sergio Conti, o apresentador, sobre “ouvir o outro lado", escreve em artigo Luís Nassif, jornalista, em artigo publicado no seu blog, 13-08-2013.

Eis o artigo.

A entrevista dos representantes dos Ninja ao Roda Viva é mais um capítulo relevante do extraordinário processo de mudanças na sociedade brasileira, impulsionado pelas redes sociais. Foi de deixar a direita indignada e a esquerda perplexa.

Mas, principalmente, foi reveladora da verdadeira ruptura ocorrida no país – na política, na cultura, na mídia – com o advento das redes sociais e de seus pensadores. Reveladora porque a bancada de jornalistas, bem escolhida – com o que de melhor existe na imprensa tradicional –, foi incapaz de entender e explicar o novo ou contrapor argumentos minimamente sólidos à visão de mundo da rapaziada.

Petrolândia: Restaurante Café com Arte não abrirá nas noites deste final de semana

Restaurante e Lanchonete Café com Arte (Foto: Lúcia Xavier)
O Restaurante e Lanchonete Café com Arte, de Petrolândia, comunica aos seus clientes e amigos que o estabelecimento não funcionará à noite nestes dois finais de semana, dias 16 e 17, e 23 e 24 de agosto, tendo em vista o trabalho que será realizado na vizinha cidade de Jatobá, durante a Fentija - Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá.

Nesse período, o Restaurante Café com Arte vai abrir normalmente no horário de almoço. As noites especiais do Café com Arte voltam a partir do dia 30 de agosto, oferecendo os deliciosos espetinhos e sushis, preparados por Patrícia Belém. 

Restaurante e Lanchonete Café com Arte, localizado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, esquina com a rua Benedito José da Silva, em frente à Praça dos Três Poderes, no centro de Petrolândia, serve diariamente no almoço delicioso churrasco (frango, picanha e toscana), entre outros apetitosos pratos de seu variado cardápio. 

Restaurante e Lanchonete Café com Arte trabalha com self-service com balança, prato feito, quentinhas (R$ 10,00 e R$ 12,00) e marmitas. Atende a pedidos com entrega em domicilio. Pedidos através dos números: (087) 9941-9355 ou (087) 9170-5539.

A Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá-Fentija, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Jatobá, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, em Jatobá, com extensa programação, incluindo exposições, palestras, shows, negócios e gastronomia.

As atrações musicais anunciadas para o evento são:

23/08- Gabriel Diniz & Forró na Farra - Amado Batista
24/08- Flávio José - Forró dos Balas
25/08- Lindomar e Quarteto Forrozado - Fábio & Nando

Visite a Fentija e saboreie o cardápio especial do estande do Restaurante e Lanchonete Café com Arte.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Vigilância ambiental e o controle de doenças. Entrevista IHU On-Line com Jáder da Cruz Cardoso


Em áreas periféricas dos grandes centros urbanos, a alta proliferação de pulgas, piolhos, carrapatos e insetos “é comum em virtude das péssimas condições ambientais”, informa o biólogo Jáder Cardoso.

“Se ações de saneamento ambiental fossem priorizadas nas periferias das grandes cidade, certamente seriam reduzidas as incidências de doenças de veiculação hídrica, como hepatites e diarreias, e as altas densidades de espécies de mosquitos transmissores de agentes causadores de filarioses e dengue”, diz o sanitarista do Centro Estadual de Vigilância em Saúde à IHU On-Line. Segundo ele, as condições ambientais interferem na saúde das pessoas e os “ambientes degradados possibilitam que populações humanas convivam diretamente expostas à água contaminada, lixo e animais que podem transmitir agentes patogênicos”, ambiente propício para a proliferação de insetos, mosquitos e baratas.

De acordo com Cardoso, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, atualmente “é a espécie que mais recebe atenção por parte dos serviços de vigilância das secretarias municipais de saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde”. Na entrevista a seguir, concedida por e-mail, o biólogo informa que além da dengue, outra doença transmitida por vetor e que tem chamado a atenção das autoridade de saúde é a Leishmaniose Visceral. “Essa zoonose é causada por um protozoário (Leishmania chagasi), transmitido pela picada de insetos vetores (flebotomíneos da espécie Lutzomyia longipalpis), nas periferias e centros urbanos, onde cães domésticos passaram a ser os principais reservatórios. Essa é uma doença em expansão no Brasil, onde já é registrada em todas as regiões”.

PE: Fazenda e Educação abrem inscrições para nova edição do curso de Disseminadores em Educação Fiscal


Com o objetivo de promover a implantação, o desenvolvimento e a sustentabilidade do programa Nacional de Educação Fiscal de forma ética e democrática, contribuindo assim, para o exercício da cidadania, a Secretaria da Fazenda, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE) abriu inscrições para o curso de Disseminação em Educação Fiscal - DEF 2013.2.

Direcionados a professores, profissionais da educação e servidores públicos, a nova edição do curso traz novidades, com a ampliação do número de vagas, de 400 para 500, com destaque para a participação de professores que atuam no Programa Mais Educação nas escolas municipais do estado. As inscrições ocorrem no período de 15 a 25 de agosto clicando aqui 

Mário Ribeiro, soldado da PMPE, conquista título nacional de fisiculturismo

Mário Ribeiro
O soldado da Policia Militar de Pernambuco, Mario Marcolino Ribeiro, 37 anos, lotado na 1ª Companhia do 2º BPM, sagrou-se campeão brasileiro Over All de Fisioculturismo, categoria 100 Kg, em competição realizada entre os dias 3 e 4 de agosto, em João Pessoa (PB). 

Com 18 anos de treinamento, o atleta traz na bagagem 11 títulos interiorano, quatro estaduais, além do título de campeão Norte/Nordeste. 

Com esse resultado, Mario Ribeiro ganhou passaporte para a disputa do Mundial na modalidade, que vai acontecer na Hungria entre os dias 13 e 17 de novembro próximo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrição no Enade 2013


Termina hoje (16) o prazo para a inscrição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013. As instituições de educação superior devem inscrever os alunos pela internet. As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro.

O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3, razoável, e o 4 e 5, bons. A avaliação é feita a cada três anos.

Peixe da Amazônia pode substituir a sardinha em lata


Com a queda na produção de sardinha nas últimas décadas, um peixe de nome estranho da Amazônia pode ser a ‘salvação’ para o mercado de enlatados. A matrinxã (Brycon cephalus, pronuncia-se ma-trin-cham) vem sendo pesquisada como uma opção à sardinha (Sardinella brasiliensis), que responde por dois terços do mercado nacional de peixes em conserva.

A informação é publicada pelo portal Uol, 15-08-2013.


O peixe de água-doce pode atingir 80 centímetros de comprimento, cinco quilos e possui espinha excessiva, assim como a sardinha.

Pesquisa

Com o declínio dos estoques naturais de sardinha, queda de cerca de 30% em 40 anos, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estuda outras espécies de peixes propícias para a comercialização em lata.

Edital do concurso do Banco Central é publicado no Diário Oficial


O edital do concurso para analistas e técnicos do Banco Central (BC) foi publicado na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União.

Serão 400 vagas para o cargo de analista e 100 para o de técnico. A taxa de inscrição para analistas é R$ 120, e para técnico, R$ R$ 70. As inscrições somente poderão ser feitas pela internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br, entre as 10h do próximo dia 22 até as 23h59 do dia 9 de setembro.

A remuneração inicial para analistas é R$ 13.595,85, até 31 de dezembro deste ano, e R$ 14.289,24, a partir de 1º de janeiro de 2014. Para técnicos, o subsídio será R$ 5.158,23, até 31 de dezembro deste ano, e R$ 5.421,30, a partir do próximo ano.

Agência Brasil

Receita disponibiliza na segunda-feira programa de computador para ITR


O Diário Oficial da União publica hoje (16) instrução normativa que aprova o programa de computador destinado ao preenchimento da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) do exercício de 2013. Mas para fazer a operação, o proprietário rural terá que instalar também no computador um outro aplicativo conhecido como máquina virtual Java (JVM), na versão 1.6.0 ou superior.

Petrolândia: Reserve sua mesa para a quinta edição do Encontro Filhos e Amigos de Petrolândia


O Lions Clube de Petrolândia está divulgando o Mapa de Mesas para a V Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia. O grande encontro será realizado no dia 28 de setembro, sábado, a partir das 23 horas, no Clube Velho Chico, no centro de Petrolândia.

Animação musical do festa é do grupo Los Manos Show Baile, da cidade de Natal (RN). 

Preço da mesa: R$ 100,00 (cem reais).

Reserve já o seu lugar em mais um encontro memorável, realizado pelo Lions Clube de Petrolândia. Contatos para reservas (celulares Tim):

Karina (87) 9999-7849
Zé Sandes (87) 9934-5272
Sizenando (87) 9991-7171

A renda desta festa é revertida em campanhas beneficentes promovidas pelo Lions em nossa cidade.
.
No dia da festa, você pode levar um brinquedo usado. Ele será doado no Dia das Crianças. a ser promovido pelo Lions. Participe!

Mapa de localização das mesas
clique na imagem para ampliar

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Lions Clube de Petrolândia

Dono da Priples é posto em liberdade

 
Após 12 dias de prisão, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu habeas corpus ao casal dono da Priples, na noite de quinta-feira (15). Henrique Maciel Carmo Lima, 26 anos, que estava no Cotel, foi posto em liberdade por volta das 19h.

A expectativa é que a esposa dele, Mirele Pacheco de Freitas, 22 anos, seja liberada da Colônia Penal Feminina Bom Pastor nesta sexta-feira (16), até o início da tarde. O casal é investigado por crime contra a economia popular e formação de esquema de pirâmide financeira, prática proibida no país desde os anos 1950.


Petrolândia: Vereador Jorge Viana apresenta Indicação para reforma de equipamentos da Praça da Quadra 17 da cidade

Vereador Jorge Viana (Foto: Assis Ramalho)
Na Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (14), o vereador Jorge Lino Viana (PSL), registrou a Indicação nº 040/2013, em que solicita ao Prefeito do Município a reforma de bancos e mesas da Praça da Quadra 17, área urbana da cidade de Petrolândia. Abaixo, reproduzimos a Indicação, na íntegra.

"Indicação nº 040/2013

O vereador Jorge Lino Viana, faz um apelo ao Prefeito do Município de Petrolândia, o Exm°. Sr. Lourival Antonio Simões Neto, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades legais, no sentido de que seja feita a reforma geral nos bancos e mesas da Praça da Quadra 17.

Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica


Igreja de N. Sra. da Saúde - Tacaratu (PE)
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier
Bela e imponente sob todos os ângulos
Sala de ex-votos: promessas pagas
Na tarde dessa quarta-feira (14), a reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve na vizinha cidade de Tacaratu e não poderia deixar de visitar a imponente Igreja Matriz, dedicada à Padroeira do Município, Nossa Senhora da Saúde. 

Construída em 1900, a Igreja é uma das mais belas do sertão pernambucano e a mais arquitetonicamente suntuosa do Sertão de Itaparica.

Atualmente, a Paróquia de N. Sra. da Saúde está sem pároco. O atendimento do município é feito por padre Félix, de Floresta, onde fica localizada a Diocese.

As missas na Igreja são celebradas nas manhãs dos sábados, às 9h00, e na noite dos domingos, às 19h00.  

Para ver mais fotos do templo, clique aqui>Igreja de N. Sra. da Saúde - Tacaratu-PE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Vereador Rogério Novaes apresenta Indicação para obras de pavimentação no Projeto Icó-Mandantes e agrovilas do Limão Bravo

Vereador Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes)
Foto: Assis Ramalho
Na Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (14), o vereador Rogério Gomes de Sá (PSL), o Rogério Novaes, registrou a Indicação nº 038/2013, em que solicita ao Prefeito do Município a retomada da construção do calçamento do Projeto Icó Mandantes, o termino do calçamento da Agrovila 04, Bloco 03 - Limão Bravo, como também, iniciar as obras no Bloco 03 nas Agrovilas 01, 03, 05, 06, 07, 08 e 10 e no Bloco 04 nas Agrovilas 03, 04 e 05, na zona rural de Petrolândia. Abaixo, reproduzimos a Indicação, na íntegra.

"Indicação nº 038/2013

O Vereador Rogério Gomes de Sá, indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Lourival Antonio Simões Neto, a retomada da construção do calçamento do Projeto Icó Mandantes, o termino do calçamento da Agrovila 04, Bloco 03 - Limão Bravo, como também, iniciar as obras no Bloco 03 nas Agrovilas 01, 03, 05, 06, 07, 08 e 10 e no Bloco 04 nas Agrovilas 03, 04 e 05 neste Município de Petrolândia.


Petrolândia: Parabéns a Kathyane Xavier, nova árbitra da Federação Pernambucana de Handebol

 
Kathyane Xavier, a árbitra Catiane Silva
Na manhã de quarta-feira passada (14), a petrolandense Kathyane Xavier iniciou a última etapa para conquistar o titulo de árbitro oficial da Federação Pernambucana de Handebol-FPH. Sob a orientação do Vice-Presidente e Árbitro da Federação, Eduardo Pereira, Catiane Silva está apitando os jogos de Handebol nos 54o. JEP-Jogos Escolares Estaduais de Pernambuco. Os JEP 2013 estão sendo disputados em Arcoverde e Pesqueira.

Em Arcoverde, Catiane Silva apitou, até esta quinta-feira, oito jogos. Nesta sexta-feira, 16, a estudante de Educação Física da FAFOPST completa a arbitragem em 10 partidas oficiais, conquistando o título de árbitro.  

Os 54o JEP serão encerrados neste domingo (18). As equipes vencedoras participarão da competição em nível nacional, nos Jogos Escolares a serem realizados em Natal (RN).

Parabéns a Kathyane Xavier pelo esforço, pela superação e pela conquista!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Reprodução Facebook Kathyane Xavier

Petrolândia: Vereador Carlos Alberto apresenta Moção de Aplausos a Jadilson Ferraz pela realização do Trupé de Cultura

Empresário Jadilson Ferraz é também escritor
Jadilson Ferraz e vereador Carlos Alberto
Jadilson Ferraz e Fabiano Marques, Presidente da Câmara
Na Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (14), o vereador Carlos Alberto Araújo Correia (PTB), o Carlinhos, registrou a Moção de Aplausos nº 016/2013, em homenagem ao empresário Jadilson de Souza Ferraz, do Grupo Trupé (Trupé Calçados, Corpo Vestido, Bolsa Sport), pela realização do Trupé de Cultura, evento com diversidade de atrações culturais e musicais, e inauguração do Trupé Cultural, primeiro museu de Petrolândia.

Moção de Aplausos nº 016/2013

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Sr. Vereador Carlos Alberto Araújo Correia, manifesta votos de aplausos e congratulações ao empresário Jadilson Ferraz, do Grupo Trupé por proporcionar à população momentos de cultura, alegria e lazer.


Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local

Lurdinha do Jornal, atendente na Casa de Cultura

Na tarde dessa quarta-feira (14), a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou a cidade de Tacaratu, município vizinho a Petrolândia. Em rápido passeio no centro da cidade, visitamos os principais pontos atrativos daquele trecho do município. Dois locais nos chamaram a atenção: a Casa de Cultura Rilton Ferraz Pereira Lisboa e o Ponto de Cultura Tacaratu: Filhos da Terra.

Na Casa de Cultura, que funciona no Pátio Cultural Maria José Carvalho, no início do Calçadão São Serafim, fomos atendidos pela simpática e comunicativa Lourdes, a Lurdinha do Jornal, a quem agradecemos a atenção que nos foi dispensada e as informações prestadas à nossa reportagem.

Casa de Cultura Rilton Ferraz Pereira Lisboa funciona como um modesto museu. Guarda peças antigas, numa mostra sobre tradições, costumes, personalidades e vários aspectos da cultura de Tacaratu. Móveis, equipamentos, ferramentas e outro objetos, tão bem como fotografias e documentos, contam ao visitante um pouco da história da região e do município. Nossa passagem pelo espaço que guarda a memória tacaratuense foi breve, mas pudemos avaliar a importância do acervo à disposição do público no pequeno prédio.

Do outro lado do Pátio Cultural, na esquina com a Rua da Matriz, entramos no Ponto de Cultura Tacaratu Filhos da Terra. Neste espaço, a cultura não é memória, mas está em movimento, em produção, através de cursos e oficinas gratuitos em inclusão digital, arte digital, fotografia, artes plásticas e audiovisual. No mesmo lugar funciona a Prosa-Projetos para o Semiárido.

Assim, observamos que a genuína cultura local, fruto de sua terra e do seu povo, ainda é preservada e valorizada em Tacaratu, com destaque para a forte atuação do poder público na salvaguarda da memória cultural do município e, consequentemente, da região.

Para ver as fotos, clique aqui>Casa de Cultura e Ponto de Cultura de Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Vereador Jorge Viana apresenta Indicação para calçamento de três ruas e avenida na Quadra 17 da cidade

Jorge Lino Viana, vereador de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho
Na Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (14), o vereador Jorge Lino Viana (PSL), registrou a Indicação nº 039/2013, em que solicita ao Prefeito do Município o calçamento de três ruas e uma avenida na Quadra 17, área urbana da cidade de Petrolândia. Abaixo, reproduzimos a Indicação, na íntegra.

"Indicação nº 039/2013

O vereador Jorge Lino Viana, faz um apelo ao Prefeito do Município de Petrolândia, o Exm°. Sr. Lourival Antonio Simões Neto, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades legais, no sentido de que seja concluído o calçamento da Quadra 17, visto que ficaram faltando três ruas e uma avenida, especificamente, a Avenida Antonio Pereira de Lima, Rua Otacílio Vital Jr., Rua Lino Manoel Viana e Rua Laudelina Felomana de Sá.


Tacaratu-PE: Cidade charmosa, escondida entre as serras do Sertão de Itaparica

Portal de Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)




Na tarde dessa quarta-feira (14), a reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve na cidade de Tacaratu, aprazível cidade cercada de serras, vizinha a Petrolândia, no Sertão de Itaparica, Pernambuco. O objetivo principal de nossa visita foi entrevistar a nova administração do município. 

Mas, visitar Tacaratu e não fotografar pelo menos a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, é como ir a Roma e não ver o Papa. Fotografamos a Igreja Matriz e muito mais, durante as quase duas horas de nossa rápida excursão em Tacaratu.

Registramos os principais atrativos turísticos e culturais daquele ponto da cidade, escondida entre serras, dona de um bonito casario. Em passeio despreocupado pela cidade, foi interessante apreciar, principalmente, os diversos estilos de construções existentes na pequeníssima cidade. Construções do século XIX e recém-construídas ou reformadas se avizinham. Tacaratu é um mosaico, com estilos variados de construções.

Infelizmente, muitos prédios foram descaracterizados, outros estão em estado precário, mas ainda há muito o que ser visto e registrado. Um passeio pelo Calçadão São Serafim, por exemplo, é como voltar no tempo. O turista fica na expectativa de ver sair, de qualquer um dos antigos prédios, cavalheiros e senhoras vestidos com figurino da década de 1900.

Terminados nossos afazeres, voltamos a Petrolândia, no início da noite, quando o frio serrano começava a envolver a cidade, com a certeza de que precisamos voltar mais vezes, para registrar novos aspectos da charmosa senhora que é a cidade de Tacaratu.

Para ver mais fotos, clique aqui>Visita ao centro de Tacaratu - 14/08/13

Matérias relacionadas (clique na manchete para ler):
Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local
Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier