sexta-feira, agosto 16, 2013

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes realiza I Campeonato de Avião de Papel

Evento teve como objetivo demonstrar conceitos de Física

Professor Roberto Oliveira entrega prêmio a aluno
Na quarta-feira passada (14), a EREM Maria Cavalcanti Nunes, instituição de ensino estadual de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, realizou o I Campeonato de Avião de Papel. O evento foi organizado pelos professores de Física daquela escola, Roberto Oliveira e Ana Paula, com a colaboração de vários professores do estabelecimento.

O Campeonato de Avião de Papel foi idealizado para demonstrar, na prática, conceitos da Física. O professor Roberto Oliveira explica que há quatro forças que atuam sobre um avião durante o voo, seja um avião de papel ou um jumbo: sustentação, impulso, peso e arrasto.

Os objetivos gerais do Campeonato são reconhecer a importância da Ciência e Tecnologia na observação de fenômenos e identificar as causas e consequências dos movimentos dos corpos celestes.

Os objetivos específicos são compreender a aplicação das leis de Newton no voo dos aviões, reconhecer a importância da força gravitacional, conhecer o princípio de Bernoulli e descrever características dos aviões e a sua influência no voo.

Cada aluno participante construiu um avião de papel no formato que desejasse. A única regra foi a obrigatoriedade de usar uma folha tipo A4 (sulfite).

Os prêmios para os vencedores foram troféus em formato de avião de papel estilizado, no Campeonato disputado em três categorias: Avião mais bonito, Maior tempo de voo e Maior alcance.

Na categoria Avião Mais Bonito venceu o avião que, além de ser considerado o mais bonito entre os concorrentes, alcançou uma distância horizontal mínima de 3 metros. Na categoria Maior Tempo de Voo venceu o avião que ficou mais tempo suspenso no ar. Na categoria Maior Alcance venceu o avião que obteve maior alcance horizontal.

Roberto Oliveira disse que a origem do avião de papel é geralmente atribuída aos chineses, porém este objeto aéreo foi desenvolvido simultaneamente e conquistou também o Japão.

O próximo Campeonato de Avião de Papel será uma disputa interescolar com a Escola Estadual de Jatobá e a Escola Estadual Delmiro Gouveia, ambas de Petrolândia, que também vão promover campeonatos internos, a exemplo da iniciativa da EREM Maria Cavalcanti Nunes.

Abaixo, vídeo do I Campeonato de Avião de Papel na EREM Maria Cavalcanti Nunes.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações, fotos e vídeo YouTube: Roberto Oliveira/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário