sábado, 11 de junho de 2016

Petrolândia: Comitiva liderada pelo prefeito Lourival Simões reúne-se com ministro Hélder Barbalho em Floresta


Lideranças petrolandenses entregaram pauta sobre os problemas enfrentados nos Perímetros Irrigados do município (Fotos: PMP/Divulgação)


Nessa sábado (11), durante a visita do ministro da Integração Nacional, Jáder Barbalho, às obras do Eixo Leste da Transposição, entre Petrolândia e Floresta, comitiva liderada pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, participou de encontro com o ministro. A reunião foi intermediada pelo deputado federal Kaio Maniçoba, presente ao encontro acontecido na casa da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, após visita oficial de Barbalho à  Transposição.

Acompanhados também pelo vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, o prefeito Lourival Simões, os senhores Miguel Eloi e Renato de Deta, representantes do Projeto Apolônio Sales, e Manoel Francisco, representante do Bloco 04, e ainda o vereador Sílvio Rogério, líder do Governo de Petrolândia na Câmara dos Vereadores, entregaram a pauta dos Perímetros Irrigados de Petrolândia, solicitando a continuidade e regularidade no pagamento das contas de energia elétrica, bem como pagamento da Plena, empresa terceirizada de assistência técnica, com solicitação do retorno do acompanhamento dos técnicos aos perímetros irrigados.

O ministro se comprometeu a repassar os recursos necessários para regularização, e afirmou que "há uma determinação do presidente Temer em proteger justamente aqueles que precisam do apoio do Governo Federal, principalmente ao homem do campo, que é aquele que produz e que coloca à mesa dos brasileiros o que se produz. Temos um compromisso em continuar a apoiar a agricultura de todo o Vale do São Francisco".

Na oportunidade, o prefeito Lourival Simões afirmou que "a nossa maior obrigação enquanto representantes do povo é justamente defender aqueles que não têm como se dever, é lutar por aqueles que mais precisam, esse é o nosso maior compromisso, é com o povo". Acrescentou que "o Brasil passa por uma enorme dificuldade, porém temos que fazer mais com menos, e que o Nordeste é parte da solução para que o país volte a crescer e que a agricultura é a base forte no país".

Após o encontro, Renato de Dêta considerou que "o ministro foi totalmente receptivo, e a nossa impressão é que o mesmo cumprirá com o prometido de garantir a regularidade dos pagamentos para que possamos produzir sabendo que haverá água".

Os senhores Miguel Eloi e Manoel também se disseram satisfeitos. "Um jovem, porém compromissado, percebemos que haverá de verdade o compromisso com o pagamento regular, tanto da Plena como também à CELPE".

"Percebo que hoje temos um compromisso de um ministro que conhece a realidade e a dificuldade do homem do campo, que sabe o que o agricultor passa e o quanto é importante a regularidade da água para os perímetros", resumiu o vereador Sílvio Rogério.

Informações e fotos: Prefeitura Municipal de Petrolândia


“A intrusão salina constitui uma ameaça potencial ao suprimento de água”, explica o ambientalista Ênio Costa

Segundo o ambientalista, "uma das possíveis saídas para barrar o fenômeno de cunha salina é aumentar a vazão do rio. Desconheço alguma ação governamental para barrar o fenômeno, muito pelo contrário, falam em reduzir a vazão para 500 metros cúbicos [por segundo. Atualmente a vazão é de 800 m³/s].

O Rio São Francisco é o maior rio que nasce e deságua no Brasil. Sua existência é fundamental para a vida de milhares de pessoas. Na sexta-feira da semana passada (3) foi comemorado o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico e, no último dia 5, o dia Mundial do Meio Ambiente. Mas será que existe algo para ser comemorado?

O Rio vem sofrendo ao longo do tempo com diversos problemas. Um deles, é o avanço do mar sobre as suas águas doce. E para falar sobre esse tema, conversamos Ênio Costa, que além de ambientalista, também é Sargento Bombeiro, Pedagogo e Mestre em Educação. Ele falou sobre esse fenômeno e o que precisa ser feito para salvar o Velho Chico. Acompanhe:

ENTREVISTA - Por Yonara Santos

PNB: Qual a atual situação do Rio São Francisco, se tratando de destruição ambiental?

E.C:
É situação é caótica e muito preocupante. O avanço mais claro da destruição do rio são as baronesas no lado de Petrolina. Sem contar todo processo de degradação ao longo de todo rio.

PNB: Podemos dizer que um dos problemas que rio enfrenta, é o avanço do mar sobre ele?

E.C:
Sim. Existe uma influência da cunha salina no estuário do rio São Francisco e suas consequências são graves.


Em Pernambuco, maior cadeia do Brasil tem favela e área 'Minha cela, minha vida' para presos VIP

Desde 2008, o Estado brasileiro é denunciado por problemas como superlotação carcerária (Foto: César Muñoz Acebes/Human Rights Watch)

Presos da maior penitenciária do Brasil em Pernambuco construíram uma favela dentro dos pátios com setores conhecidos como "Minha cela, minha vida" ─ nome inspirado no programa federal Minha Casa, Minha Vida ─, espécie de "área VIP" destinada aos detentos próximos do comando do narcotráfico local e, por isso, conseguem pagar pelo "aluguel".

Este foi o cenário que dois juízes e outros dois advogados da Corte Interamericana de Direitos Humanos testemunharam na última semana em visita ao Complexo do Curado, que abriga mais de 7 mil presos, embora tenha capacidade para no máximo 1,8 mil.

Localizado a 7 km do centro do Recife, o presídio é o maior do Brasil e um dos maiores da América Latina quando o assunto é população carcerária.

Com um número insuficiente de agentes penitenciários ─ cerca de 300 ─ para dar conta das três unidades prisionais que compõem o complexo, o Curado coleciona denúncias de violação extrema de direitos humanos e, segundo especialistas, põe em risco a vida de cerca de 100 mil pessoas que vivem nas imediações.


Petrolândia: São João da Paróquia acontece hoje na Praça da Matriz


Será realizada na noite neste sábado (11), o 13º Arraiá de São João da Paróquia de Petrolândia, quermesse realizada anualmente pela Paróquia São Francisco de Assis, nesta cidade.

O evento reúne barracas de comidas típicas da época junina, com pratos tradicionais da culinária local. Os fundos arrecadados com a comercialização são revertidos para a manutenção da igreja.

O São João da Paróquia é um dos melhores eventos anuais da cidade de Petrolândia, oportunidade de saborear nossa culinária em pratos preparados com todo carinho. Não tem prato ruim nem mais ou menos, é tudo muito gostoso, o que faz do evento um dos mais aguardados e prestigiados pela comunidade paroquiana.

A animação do arraiá montado na Praça da Matriz, em frente à Igreja de São Francisco de Assis, há programação com apresentações culturais e musicais.

Redação do Blog de Assis Ramalho


PCdoB cumpre agenda no pátio da feira de Jatobá-PE


Neste sábado (11), o PCdoB cumpre agenda no pátio da feira de Jatobá-PE. Filiados e simpatizantes acompanharam o parceiro Washington Souza, vice-presidente do partido no município, e também um dos pré-candidatos da maior força política de oposição (PCdoB, PP, PDT e PRB) na cidade.

Foram visitados todos os feirantes, com foco na integração da clientela e melhoria na infraestrutura do pátio.

Ver fotos>PCdoB cumpre agenda no pátio da feira de Jatobá-PE

Informações e fotos: Assessoria do PCdoB Jatobá


Petrolândia: FLORENA tem o presente ideal para quem você ama


Buquês e botões de rosas, arranjos de flores, perfumes... lá você encontra o presente perfeito para quem você ama.

FLORENA - Flores naturais e plantas ornamentais, moda feminina e artigos para presentes está localizada na Rua Benedito José da Silva, 83 - Quadra 03 (atrás da Eletroléo), no Centro de Petrolândia (PE). Telefone: 87-3851-1614.

Mais fotos > FLORENA tem o presente ideal para quem você ama


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/fotos; Florena Flores


Ministério da Saúde pode comprar testes que comprovam zika


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, vai a Salvador, na segunda-feira (13), verificar - junto ao Laboratório Bahiafarma - a possibilidade de compra, em grande quantidade, pelo governo federal, de um teste rápido de comprovação do vírus zika. Ele não informou quantos testes seriam comprados, mas acrescentou que, atualmente, os testes que já são aplicados em pessoas que apresentam os sintomas permitem a identificação e notificação de todos os casos.

Por isso, classificou de confiáveis os números de registros da doença feitos no país. O ministro fez o comentário durante entrevista a correspondentes estrangeiros para apresentar as ações de saúde com vistas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Estamos procurando dar a vocês subsídios para que possam tranquilizar as pessoas de que neste período [dos Jogos], no Rio de Janeiro, o risco é baixíssimo de alguém ser contaminado com zika. Menos de uma pessoa em 500 mil visitantes estrangeiros, pelas projeções da Universidade de Cambridge [no Reino Unido] e de outros tantos cientistas, está sujeita a ser contaminada, portanto, é quase risco zero”, contou.


Sargento reformado da PM é assassinado a tiros em Juazeiro do Norte (CE)


Um sargento reformado da Polícia Militar foi assassinado nesta sexta-feira (10), na Rua São Paulo, em Juazeiro do Norte, a 491 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte (20ª Região), o sargento Farias de 72 anos estava em frente a um estabelecimento de venda de bebidas, quando foi surpreendido por um homem armado.

O suspeito efetuou vários tiros na cabeça do policial. O policial não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Equipes da Polícia Militar foram ao local e realizaram buscas na região. Até o fim da manhã desta sexta-feira, ninguém foi preso. O sargento é o 11º policial assassinado em 2016 no Ceará.


Balanço do primeiro mês do governo Temer ainda é negativo, diz professor da FGV

O professor da FGV ressalta que nesse período o governo interino apareceu mais nas páginas policiais dos jornais, na agenda de investigação, do que nas páginas propositivas. “Faltou articulação, traquejo mesmo de ser governo”, diz Mohallem.

O primeiro mês do governo interino de Michel Temer foi de reação às críticas, resumiu o professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, Michael Mohallem. “É um governo que começou com muita turbulência, apesar de já se esperar muita dificuldade”, disse Mohallem, em entrevista à Agência Brasil. O governo Temer faz um mês neste domingo (12),

O primeiro desafio de Temer, de construir sua base de governo e compor a nova equação, que significava reduzir o número de ministérios e, ao mesmo tempo, atender os interesses dessa ampla base, foi mais difícil do que se imaginava há 30 dias. “O processo de desgaste [com a possibilidade de extinção] do Ministério da Cultura, com a ausência de mulheres [nos ministérios] foi muito acima do que o próprio Temer esperava. Isso tudo tomou muito tempo da agenda. Foi um desgaste desproporcional”, afirmou o professor. Para ele, esse desafio ainda não está resolvido.


Humberto: Dilma demonstrou firmeza e tranquilidade na entrevista e vai convocar plebiscito



O líder do governo Dilma Roussef no Senado, Humberto Costa, avaliou como bastante positiva a entrevista que a presidenta, temporariamente afastada, concedeu ao jornalista Luis Nassif e que foi ao ar na noite da última quinta-feira (09), na TV Brasil. Para Humberto, “Dilma demonstrou muita tranquilidade e firmeza, reafirmou novamente que o governo interino de Michel Temer é um governo golpista e sem legitimidade, além de trazer um aspecto novo, de que quando voltar à frente da Presidência da República, convocará uma consulta popular”.

A presidenta Dilma, durante a entrevista, afirmou que o governo Temer tem um forte componente antipopular e que propõe mudanças que atingem diretamente os direitos do povo pobre, do povo trabalhador. “Ela reforçou que esse presidente sem voto nunca terá legitimidade em propor nenhuma mudança positiva para a população”, afirmou o senador.


Governo Temer faz um mês com agenda positiva na economia e recuos na política


Neste domingo (12), Michel Temer completa um mês como presidente interino da República. Ele assumiu o poder após o Congresso Nacional aprovar a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e, ao longo das últimas quatro semanas, conseguiu imprimir uma agenda positiva na área econômica.

No primeiro dia de trabalho, o governo anunciou a intenção de extinguir milhares de cargos públicos até o fim deste ano e, na sexta-feira (10) detalhou que vai cortar 4.307 funções e cargos comissionados em 30 dias. Em outro gesto, Temer anunciou o congelamento de nomeações para empresas estatais e fundos de pensão, até que a Câmara dos Deputados aprove projetos que limitam tais indicações a pessoas com qualificação técnica.

Na economia, o presidente interino alterou e aprovou a meta fiscal para 2016, que prevê déficit primário de R$ 170,5 bilhões. Medida que havia ficado parada durante meses, a Desvinculação das Receitas da União (DRU), que permite ao governo usar livremente parte de sua arrecadação, foi aprovada em dois turnos pelos deputados e agora será analisada no Senado.


Puro Sabor ensina receita de Pamonha Salgada com Queijo

Informe publicitário
São João danado de bão! Margarina Puro Sabor está no clima da festança. A marca promove ações nas redes sociais com interação do público e ensina receitas superpráticas para deixar suas comemorações mais gostosas!

Uma das mais tradicionais comemorações brasileiras, a Festa Junina é um evento único que reune toda a família. Falar das comemorações do dia de Santo Antônio (13/06), São João (24/06), São Pedro e São Paulo (29/06) e não lembrar das guloseimas servidas nas barracas típicas é impossível!

Durante todo o mês de junho, para comemorar essa época festiva, a Margarina Puro Sabor, marca da M.Dias Branco, apresentará a história da jovem Filomena, uma moça cheia de sonhos que vende doces para sobreviver. Sua história será contada em capítulos e quem decide o destino dessa mulher batalhadora é você! Acompanhe e escolha semanalmente o próximo capítulo dessa novela Puro Sabor. Todo o conteúdo será postado no site www.saojoaopurosabor.com.br e divulgado na fanpage.

“Ao final de cada vídeo uma situação de decisão será apresentada e perguntaremos aos consumidores o que acham que Filomena deve fazer. A história da personagem vai se construindo semanalmente, de acordo com a preferência da maioria, para que ela encontre a felicidade”, ressalta André Azevedo, gerente de produto da Margarina Puro Sabor.


Ao lado de Miguel Coelho, senador Fernando Bezerra participa de atividades políticas em Petrolina

Fotos: Divulgação

Prefeito de Petrolina por três vezes, o senador Fernando Bezerra Coelho tem um final de semana repleto de atividades na mais importante cidade do Sertão do Estado. Os compromissos fazem parte da estratégia do PSB municipal, que desde o ano passado vem promovendo debates e consultas populares para recolher sugestões e demandas. A agenda está sendo coordenada pelo deputado estadual Miguel Coelho, que lidera o partido em Petrolina.

Na sexta-feira à noite, Fernando Bezerra e Miguel Coelho foram à Tribuna 40 na comunidade da Vila Eulália. No evento, moradores e lideranças políticas subiram no caixote de madeira para expressar suas opiniões, exatamente como o ex-governador Eduardo Campos fez na vitoriosa campanha ao Governo de Pernambuco em 2006. “Muitas pessoas aqui reclamaram da falta de investimento da atual gestão em esgotamento sanitário. Quando saí da prefeitura, e isso foi há quase dez anos, atendendo a uma convocação de Eduardo para integrar sua equipe, deixei a área urbana com 90% de saneamento. O município cresceu e as necessidades também. A cantiga do prefeito é que a responsabilidade é da Compesa. Nunca foi”, disse o senador, recordando que todos os governantes anteriores investiram fortemente na melhoria da coleta de esgoto. “Precisamos ter um gestor que represente a renovação, mas tenha força e articulação política”, enfatizou Fernando Bezerra, ao lado do pré-candidato à prefeitura de Petrolina Miguel Coelho.



Nutricionista explica a importância das leguminosas na alimentação

Informe publicitário
Segundo Alessandra Luglio, incluir este grupo na alimentação auxilia no bom funcionamento do corpo e da saúde

Aliar uma alimentação equilibrada com exercícios físicos é uma forma de manter um estilo de vida saudável e de diminuir riscos de doenças e outros problemas de saúde. Dentro de um cardápio semanal, é fundamental garantir a oferta de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, vitaminas e minerais.

E, para isso, variar a alimentação é importante não só para não enjoar dos alimentos, mas também para aumentar a gama de nutrientes consumidos. As leguminosas, por exemplo, são uma opção de alimento que ajuda a variar os sabores e as cores das proteínas que entram no seu prato. Além disso, elas possuem fibras que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.


Exigência de 65 anos para se aposentar vai valer também para servidores públicos


O governo decidiu deixar de fora da proposta de reforma da Previdência Social temas espinhosos que tornariam sua aprovação mais difícil no Congresso. Será sugerida uma idade mínima de 65 anos tanto para trabalhadores do setor privado quanto para funcionários públicos, prevendo regras de transição para quem já está no mercado. Porém, não se tocará na desvinculação dos benefícios do salário mínimo. Também ficarão de lado mudanças no regime de aposentadoria dos militares, o que poderia ser uma barreira adicional ao andamento da proposta no Legislativo. As linhas gerais da reforma serão apresentadas a sindicalistas na segunda-feira, no Palácio do Planalto.

A expectativa é que se inicie um processo de negociação para desenhar as regras de transição, a fim de não prejudicar muito quem está no mercado há mais tempo. A ideia do Executivo é fechar uma proposta até julho. O projeto seria votado depois da definição do impeachment da presidente Dilma Rousseff.


CBHSF participa de discussões sobre renovação de operação de Xingó

Foto: CBHSF

O processo de renovação de licenciamento da linha de operação da usina hidrelétrica de Xingó será discutido com a comunidade do Baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe, entre os dias 14 e 16 de junho. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) fará parte das reuniões públicas convocadas pelo órgão responsável pelo licenciamento, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como informa o secretário do colegiado, Maciel Oliveira. A primeira reunião acontece no dia 14, em Canindé do São Francisco, em Sergipe; no dia seguinte, será a vez de Propriá, também no lado sergipano e, por fim, no dia 16, em Penedo (AL).

Maciel Oliveira explica que o CBHSF está fazendo a mobilização para garantir, principalmente, a participação de pescadores dos dois estados nessas discussões. “O Comitê sempre quis fazer parte desse processo de renovação das licenças das usinas hidrelétricas instaladas na bacia. Iremos colocar nessas reuniões públicas as nossas preocupações com o futuro do Velho Chico”, destaca.


Trabalho infantil: O que mudou desde o assassinato de Marielma, torturada e violentada pelos patrões aos 11 anos






Quase dez anos após a condenação de dois patrões pelo assassinato de uma babá de 11 anos no Pará, o Brasil conseguiu reduzir o trabalho infantil doméstico, mas não cumpriu a meta de erradicar até 2015 todas as formas de trabalho infantil mais degradantes - o doméstico entre elas.

Marielma de Jesus Sampaio, a menina babá morta em 2005, se tornou símbolo da luta contra uma prática que o país ainda tolera e que só costuma punir com severidade quando alcança extremos como tortura, estupro e morte.

Marielma foi "dada" pela mãe, uma agricultora da cidade de Vigia, no litoral paraense, para trabalhar na casa de Ronivaldo Guimarães Furtado e Roberta Sandrelli Rolim, em Belém.

"O acordo era que Marielma cuidaria do bebê do casal. Em troca, teria escola, roupa, comida, e a família receberia uma cesta básica mensal. Mas nada disso aconteceu", conta a advogada Celina Hamoy, do Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), ligado ao movimento República de Emaús, que acompanhou o caso.


Ministério Público lança ferramenta para combater caixa 2 nas eleições


O Ministério Público Federal (MPF) lançou uma ferramenta para ajudar no combate ao caixa 2 nas eleições. O recurso, chamado de módulo "conta suja", permite fazer um cruzamento de dados dos candidatos com informações de órgãos como o Banco Central, a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e assim identificar possíveis irregularidades na arrecadação para as campanhas.

“A ferramenta tem por objetivo reunir informações e possibilitar que os procuradores e os promotores eleitorais tenham acesso aos dados para que, cruzando-os possam verificar se a doação tem uma fonte regular e, principalmente, se também não vai haver a contaminação do dinheiro da campanha por força de dinheiro de fontes públicas, por exemplo, recursos públicos, que podem ser eventualmente repassados a campanhas por força de intermediários”, disse nessa sexta (10) a jornalistas o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino.


Petrolândia: Show de solidariedade a Joinha acontece no dia 9 de julho na Praça da Matriz


Solidariedade é o laço entre as pessoas, é o apoio a causa do outro, sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses de um grupo social de uma nação ou da humanidade. É com o espírito solidário que nos tornamos mais úteis, mais irmãos, mais amor...e é com esse mesmo espírito que somos impulsionados a mergulhar em águas mais profundas e resgatar a esperança daqueles que pra muitos já não serve, já não tem valor...o ser humano é uma jóia rara e preciosa, precisamos nos importar mais com a nossa humanidade, só assim; teremos um mundo de paz, amor e igualdade. E foi pensando nesse jovem, amigo e irmão, Joilson, popularmente conhecido como "Joinha", que por uma fatalidade no dia 04 de outubro de 2015, na qual; deixou com algumas limitações, mais não com a vontade de viver que decidimos proporcionar um laço entre as pessoas dando-lhe uma melhor qualidade de vida. Sintam- se todos abraçados e convidados para a noite beneficente do nosso jovem amigo, Joinha, que acontecerá na praça da matriz às 19:00h do dia 09/07/16, com show musical, bingo, sorteio, quermesse com comidas típicas e muito mais. Vamos sim dá um show de solidariedade!

Por Jardel Vital


São João 2016: prefeitos devem se abster de realizar gastos se a folha de pagamento dos servidores estiver em atraso, recomenda MPPE


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos Eudo Magalhães (Xexéu) Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes), Armando Souto (Água Preta) e Evandro Chacon (Pesqueira) que, no âmbito de suas atribuições, não realize gastos com São João, especialmente festas e shows, quando a folha de pessoal do município estiver em atraso. A medida também deve ser aplicada nos casos em que a inadimplência esteja atingindo apenas parcela dos servidores, ou que estes sejam comissionados ou temporários.

De acordo com as promotoras Ana Luiza Figueiredo (Jaboatão dos Guararapes), Jeanne Bezerra (Pesqueira) e Vanessa Araújo (Água Preta e Xexéu) há notícias de municípios que, mesmo na situação de atraso de folhas de pagamento, estão preparando gastos com São João, especialmente festas e shows. Tal fato consta em Ofício do Ministério Público de contas, datado de 18 janeiro de 2016 (TCMPCO-MP 008/2016).

Conforme explicam as representantes do MPPE, o gestor que realizar gastos com festa junina enquanto a folha dos servidores está atrasada age em potencial violação ao princípio da moralidade administrativa, previsto na Constituição Federal.


Cantora de 22 anos é morta a tiros durante show nos EUA



A cantora Christina Grimmie, conhecida por sua participação no popular programa "The Voice" da televisão americana, morreu na madrugada deste sábado (11) após ter sido baleada durante um show em Orlando, nos Estados Unidos. As autoridades confirmaram que ela não resistiu aos ferimentos. O suposto autor dos disparos se matou logo em seguida.

O incidente aconteceu por volta das 23h locais de sexta-feira (10) (0h de Brasília do sábado) no teatro The Plaza Live, em Orlando, quando a cantora se apresentava ao lado da banda Before you Exit.

Segundo relatos de várias testemunhas a veículos de imprensa locais, foram ouvidos quatro ou cinco disparos no final da apresentação, quando o público estava saindo do local e alguns tentavam ir aos bastidores para se encontrarem com a artista.


Paulo Afonso; Justiça determina bloqueio de R$ 533 mil do prefeito Anilton Bastos


O prefeito do Município de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, terá bloqueado de suas contas o valor de R$ 533 mil, de acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

A decisão é do juiz Adriano Vieira de Almeida, que analisou os pedidos apresentados em ação de execução proposta pelo MP-BA, por meio da promotora de Justiça Luciana Khoury, e determinou o bloqueio da verba para compelir o prefeito a cumprir decisão liminar proferida em 2013.

Naquele ano, o MP ajuizou uma ação civil pública contra o município, que foi condenado liminarmente a implementar medidas para dispor corretamente dos seus resíduos sólidos, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. Como o gestor não cumpriu as obrigações dentro do prazo estipulado, deverá pagar agora o valor total da multa.


Mega-Sena pode pagar R$ 5 milhões neste sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


O sorteio do concurso 1.827 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 5 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (11). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), em Iguatu (CE).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 32,7 mil por mês em rendimentos.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Confira jogos da rodada do Brasileirão Série A e B neste final de semana



Confira abaixo os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e B neste final de semana; em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (11)´Série A
16:00 Inter x América-MG
16:00 Ponte x Chapecoense
18:30 Flu x Grêmio
21:00 São Paulo x Atlético-PR

Jogos de domingo (12) Série A
11;00 Botafogo x Vitória
11:00 Coritiba x Sport
16:00 Palmeiras x Corinthians
16:00 Cruzeiro x Atlético-MG
16:00 Figueirense x Flamengo
18;30 Santa x Cruz x Santos

Clique e confira

Por Globoesporte.com


Governo anuncia corte de 4,3 mil cargos comissionados e funções


O governo cortará 4.307 cargos comissionados e funções, anunciou nesta sexta (10) o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira. Além disso, 10.462 cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS), de livre provimento, serão convertidos em funções comissionadas, exclusivas de servidores concursados.

O decreto que detalha os cortes por pasta será publicado ainda hoje (10) em edição extraordinária do Diário Oficial da União. As conversões de cargos dependem de medida provisória, que também deverá ser editada hoje. Os ministérios e os órgãos vinculados terão 30 dias para reformular a estrutura administrativa e suprimir as funções e os cargos comissionados.


No governo Temer, as elites atacam

O desmonte das reformas sociais, a desvinculação do salário mínimo, a retomada das privatizações, a extinção das garantias do trabalho, a prevalência do mercado, a contenção salarial, o estímulo ao desemprego são apenas algumas das propostas já em desenvolvimento.  A palavra de ordem é entregar tudo ao capital.

Da “Ponte para o Futuro”, elenco de sugestões retrógradas apresentadas pelo PMDB para reviver o neoliberalismo, caímos na arapuca do governo Temer. Sua equipe econômica, quase completada, vai do Banco de Boston ao Itaú e à Febraban, exprimindo bem urdida e competente trama para a submissão de nossa economia aos postulados elitistas do capital internacional.

Quem primeiro detectou esse assalto foi o senador Roberto Requião, adversário do impeachment sem ter sido adepto de Dilma Rousseff. O desmonte das reformas sociais, a desvinculação do salário mínimo, a retomada das privatizações, a extinção das garantias do trabalho, a prevalência do mercado, a contenção salarial, o estímulo ao desemprego são apenas algumas das propostas já em desenvolvimento. Eles não perdem tempo, chefiados por Henrique Meirelles. A palavra de ordem é entregar tudo ao capital.


Lula apela a Temer que permita a volta de Dilma e dispute as eleições em 2018


Em discurso de cerca de 35 minutos para milhares de pessoas na noite dessa sexta (10), na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Lula criticou por diversas vezes o governo de Michel Temer e apelou ao presidente da República interino que “Por favor, permita que o povo retome o governo com a Dilma e participe das eleições em 2018 para ver se você vai ser presidente”.

“Não vou falar fora Temer porque, da minha parte, não fica bem. Temer, você é um advogado constitucionalista e você sabe que não agiu correto assumindo a presidência interinamente”, disse Lula ao fazer o apelo a Temer, que acusou de estar “fazendo um desmonte no país. Eles não querem governar, querem vender o país. Eles não sabem governar, só sabem privatizar”, disse Lula, falando em possíveis privatizações pelo atual governo.


TCU entrega à Justiça lista de gestores com contas irregulares; confira


O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizou à Justiça Eleitoral uma lista de 6.738 gestores públicos que tiveram contas consideradas irregulares em processos de fiscalização na aplicação de recursos públicos federais.

Com a lista, os tribunais eleitorais poderão rejeitar a candidatura daqueles que pretendem concorrer nas eleições municiais deste ano, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa.  (Para acessar, clique aqui.).

Os gestores, pertencentes a órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, foram condenados por motivos como omissão na prestação de contas, desobediência a normas de licitações, dano ou desfalque ao erário, por exemplo.

A lista entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contém casos de contas analisadas em 10.411 processos cuja decisão já não pode mais ser revertida junto ao TCU por meio de recursos.


Mais brasileiros admitem ter 'dado jeitinho', diz pesquisa; o que isso tem a ver com corrupção?


Em meio a investigações, delações premiadas e prisões da Operação Lava Jato, mais brasileiros estão admitindo que já "deram um jeitinho" para resolver problemas.

Pesquisa da consultoria Ipsos obtida com exclusividade pela BBC Brasil mostrou que, entre outubro de 2014 e maio de 2016, o número de entrevistados que declarou ter "dado um jeitinho no último ano" passou de 49% para 62%, um aumento de 26%.

O último levantamento foi feito entre 29 de abril e 7 de maio passado, com 1.200 pessoas em 72 municípios do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Segundo o estudo, para a maioria dos brasileiros, atitudes como pedir a um médico conhecido para passar na frente na fila do posto de saúde ou pedir a ajuda de um amigo que trabalha no serviço público para expedir um documento mais rápido encaixariam nessa categoria e não seriam corrupção.


Janot pede ao STF que mande caso de Lula e Delcídio para Sérgio Moro


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para remeter ao juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, as investigações relativas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula e ao ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Em acordo de delação premiada, Delcídio acusou Lula de tentar evitar que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró colaborasse com a Operação Lava Jato

No início de maio, Lula foi denunciado por obstruir as investigações da Lava Jato. A acusação formal, feita pela Procuradoria Geral da República (PGR), foi incluída na denúncia contra Delcídio do Amaral. Como Delcídio era senador na época, só podia ser investigado pelo Supremo. Com a cassação do mandato dele, a PGR entendeu que o caso deveria ir para a primeira instância. Ainda cabe ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, decidir.

O pedido de Janot é para que o ex-presidente, o ex-senador e mais cinco pessoas passem a ser investigados por Sérgio Moro. Segundo o procurador, Delcídio e seu ex-chefe de gabinete, Diogo Ferreira, se juntaram a Lula, ao amigo do ex-presidente, o pecuarista José Carlos Bumlai, e ao filho do pecuarista, Maurício Bumlai, para comprar por R$ 250 mil o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.


Para Humberto, manifestações serão determinantes para a volta de Dilma


Líder do governo Dilma Rousseff no Senado, Humberto Costa, viu com otimismo as manifestações nacionais Fora Temer/Não ao Golpe, que ocorreram hoje. Para o senador, que participou de caminhada no Recife, ações de mobilização serão “determinantes” para o retorno de Dilma ao Palácio do Planalto. Atividades semelhantes a do Recife ocorreram em cerca de 40 cidades.

“Estas manifestações, que ocorreram em todo o Brasil, marcaram a retomada dos grandes atos de ruas. Até a votação final do impeachment, várias mobilizações nacionais devem ocorrer para que possamos impedir a consolidação do golpe parlamentar que está em curso e é comandado pelo maior traidor da história do Brasil, Michel Temer (PMDB) e seu comparsa e amigo Eduardo Cunha (PMDB)”.