domingo, 27 de julho de 2014

Petrolândia: Escola Jatobá presta homenagem a Ariano Suassuna


Ariano Suassuna e sua esposa Zélia na Escola Jatobá, em Petrolândia, em 26/05/2010


A família Escola Jatobá, de Petrolândia, consternada com o falecimento do ícone da literatura, Ariano Suassuna, relembra os momentos de alegria com a visita desse grande arauto da cultura nordestina do Brasil à Escola de Jatobá, compartilhando a sua sabedoria que nos foi de grande valia.

Ariano morreu no Recife aos 87 anos na última quarta-feira (23), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Em março deste ano, Ariano foi homenageado pelo maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, e no carnaval do próximo ano, o autor paraibano deve ser homenageado pela escola de samba Unidos de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

A primeira peça do escritor, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948. Ariano escreveu um de seus maiores clássicos, "O Auto da Compadecida", em 1955, cinco anos depois de se formar em direito. A peça foi apresentada pela primeira vez no Recife, em 1957, no Teatro de Santa Isabel, sem grande sucesso, explodindo nacionalmente apenas quando foi encenada – e ganhou o prêmio – no Festival de Estudantes do Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina. A obra é considerada a mais famosa dele, devido às diversas adaptações. Guel Arraes levou o “Auto” à TV e ao cinema em 1999.

O escritor considera que seu melhor livro é o “Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta”. A obra começou a ser produzida em 1958 e levou 12 anos para ficar pronta. Foi adaptada por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2007, com o nome de "A pedra do reino".

Na década de 70, Ariano começou a articular o Movimento Armorial, que defendeu a criação de uma arte erudita nordestina a partir de suas raízes populares. Ele também foi membro-fundador do Conselho Nacional de Cultura.

Após 32 anos nas salas de aula, Suassuna se aposentou do cargo de professor da Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. O período também ficou marcado pelo reconhecimento nacional do escritor – Ariano tomou posse na cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, em 1990.

Ver mais fotos>Visita de Ariano à Escola Jatobá em 2010

Abaixo, uma aula-espetáculo apresentada por Ariano Suassuna no SESC Vila Mariana, em São Paulo. 


Fotos: Escola Estadual Jatobá Ensino Fundamental e Médio
Vídeo:Youtube SESC

Flamengo vence Botafogo na estreia de Luxemburgo; veja os demais jogos da 12ª rodada, classificação, gols e próxima rodada

Alecsandro marcou o gol que deu a vitória ao Flamengo contra o Botafogo no Maracanã

O Flamengo derrotou o Botafogo no clássico de reabertura do Maracanã após o fim da Copa do Mundo. O jogo marcou também a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo no time rubro-negro, que pôs fim a uma sequência incômoda de oito jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro.

O resultado fez a equipe da Gávea deixar a lanterna da competição, mas ainda não a livrou da zona do rebaixamento. O Flamengo, que não chegou a jogar bem mas pelo menos mostrou espírito de luta e vontade, é agora o 18º na tabela de classificação, tendo subido duas posições. O Botafogo se manteve em 13º.

Confira os demais jogos da 12ª rodada do Brasileirão com tabela, gols em vídeo e próxima rodada:

Jogos de sábado (26)
Santos 3x0 Chapecoense
Cruzeiro 5x0 Figueirense Mineirão
Criciúma 1x3 Vitória
Bahia 0x1 Internacional

Jogos deste domingo (27)
Sport 2x1 Atlético-MG
Corinthians 2x0 Palmeiras
Atlético-PR 0x3 Fluminense
Goiás 2x1 São Paulo
Flamengo 1x0 Botafogo
Grêmio 2x3 Coritiba

>Confira a tabela completa da Série A do Brasileirão 
>Confira próximas rodadas do Brasileirão da Série A
>Confira classificação da Série B e próxima rodada
>Veja as principais notícias do esporte deste final de semana
>Resultados de domingo de Brasileiro Séries A, C e D e quatro estaduais
>Veja notícia dos times de Pernambuco

Fonte: Jornal O Globo/Globoesporte.com/Blog de Primeira

Quatro pessoas morrem e dois ficam feridos em acidente na BR-020, no interior da Bahia


Quatro pessoas morreram em um acidente no início da tarde deste domingo (27) próximo ao distrito de Roda Velha, município de São Desidério, no Oeste da Bahia. As vítimas viajavam em um Fiat Uno que bateu de frente contra um VW Gol na BR-020.

O choque aconteceu em uma curva na rodovia que liga Roda Velha a Luís Eduardo Magalhães. Com o impacto da batida, os quatro ocupantes do Fiat Uno foram lançados para fora do veículo. Todos morreram na hora.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois ocupantes do VW Gol sofreram ferimentos e foram socorridos em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles não correm risco de morte.

Equipes da Polícia Militar e da PRF foram enviadas ao local do acidente. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

Correio da Bahia

Lideranças petrolandenses participam de reunião sobre políticas públicas para mulheres com candidatos da Frente Popular

Encontro promovido pelos candidatos ao governo do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, e ao Senado, Fernando Bezerra, na tarde da segunda-feira (21), reuniu lideranças de todo o Estado para debater políticas públicas para as mulheres. Petrolândia e região esteve representada pela secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Anna Tereza; pela vereadora do município Dona Santa, por Dona Socorro Simões, e, da cidade de Floresta, a prefeita Rorró Maniçoba.

Durante reunião com representantes de entidades de defesa dos direitos das mulheres, o socialista Paulo Câmara se comprometeu a fazer de Pernambuco um Estado de excelência no tema. O encontro iniciou o processo de discussão das diretrizes que nortearão o programa de governo do socialista para a área.

Paulo Câmara frisou que os pontos que serão definidos como prioridades pelas mulheres e inseridos no programa de governo serão todos implementados, a partir de 2015, pelo Governo do Estado. "Vou ser o governador que vai cumprir todos os compridos assumidos a partir desse encontro", assegurou.

A criação da Secretaria da Mulher foi uma das inovações implementadas pelo ex-governador Eduardo Campos, já no seu primeiro governo, em 2007. Com a estrutura estabelecida, várias políticas para as mulheres avançaram no Estado, como a redução dos crimes contra o gênero e a introdução de uma assistência à saúde mais humanizada.


Assessoria de Paulo Câmara

Programas dos candidatos são superficiais, criticam cientistas políticos


Ao registrarem as candidaturas, os concorrentes aos cargos de governador e presidente da República protocolaram, na Justiça Eleitoral, seus programas de governo. Originalmente, os documentos deveriam servir para detalhar diretrizes e metas. No entanto, cientistas políticos consultados pela Agência Brasil criticam a superficialidade dos programas, que não passam de mera formalidade e não significam necessariamente compromissos futuros.

Para o cientista político Otaciano Nogueira, os programas apresentados no registro das candidaturas são inúteis e não fariam falta se não fossem exigidos pela Justiça Eleitoral. “São coisas absolutamente superficiais. Os candidatos não vão, antes da eleição, prometer nada que vão efetivamente cumprir. Vão prometer tudo para ganhar votos, mas só saberemos se aquilo vai ser cumprido depois da eleição”, diz.

Segundo o professor, a maior parte dos eleitores não lê os documentos e, quando lê, não os considera como compromisso válido. Para ele, seria mais interessante se o programa fosse apresentado pelo candidato vencedor somente após a posse. “O Brasil tem o segundo maior eleitorado do mundo ocidental. Depois da democratização, a participação dos eleitores tem sido intensa, mas há uma distância entre votar e julgar os candidatos depois de eleitos”, opina.

O professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, também critica a qualidade dos programas de governo. Ele considera os documentos generalistas e semelhantes entre si. “São coisas muito comuns: criar mais empregos, reduzir os juros, aumentar o crédito disponível para a classe média e a baixa. As promessas são muito gerais, mas ninguém diz como pretende fazer tudo isso”, comenta.

Mais de duas mil pessoas escutam propostas de Armando em Araripina

Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Araripina - O que era para ser uma inauguração de um comitê de campanha acabou se transformando numa grande festa no Centro de Araripina. Ao lado de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, do deputado estadual Raimundo Pimentel (PSB), do senador Humberto Costa (PT) e diversas lideranças políticas do Sertão do Araripe e do Pajeú, a candidata a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) abriu as portas de seu espaço político para receber a população. O ato atraiu mais de duas mil pessoas.

Na ocasião, Socorro Pimentel solicitou diversas providências para os municípios do Sertão do Araripe e do Pajeú. Entre os pleitos, está a construção de hospitais especializados na região, uma unidade do Instituto de Medicina Legal (IML), um campus da Universidade de Pernambuco (UPE), além de um olhar especial para as cadeias produtivas da localidade.

"Quando o senhor chegar ao governo, peço que cuide das pessoas do Araripe e do Pajeú. Um governador só é bom o suficiente quando não apenas constrói obras de cimento e tijolo, mas quando cuida de pessoas de carne e osso. É a esse governador que quero estar junto na Assembleia Legislativa", afirmou a candidata a deputada estadual. Ela também apoiará Joao Paulo para o senado e a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Socorro Pimentel lembrou que, em 2012, Armando Monteiro levou o PTB para o seu palanque, quando disputou a eleição para a Prefeitura de Araripina. "Aquele apoio foi uma semente. Agora, vocês não sabem a felicidade de poder estar apoiando Armando", bradou.

Câmara analisa PEC que vincula recursos públicos para preservação e difusão da cultura


A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 421/14, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que estabelece percentual mínimo de recursos públicos a serem aplicados em produção, difusão e preservação do patrimônio cultural.

Pela proposta, caberá à União aplicar 2% do que arrecadar em impostos. Já os estados e o Distrito Federal (DF) deverão investir 1,5% da arrecadação dos impostos e das receitas oriundas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), e os municípios, 1% dos tributos e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A proposta determina que o mínimo de recursos a serem aplicados pelo governo federal será aumentado gradualmente durante os três primeiros exercícios financeiros. No primeiro ano, seria destinado 0,5%; no segundo, 1%; e no terceiro, 1,5%. No caso de estados, municípios e do DF, também deverá haver um escalonamento, nos cinco primeiros exercícios financeiros, até que se alcance o índice estabelecido, reduzida a diferença à razão de, pelo menos, um quarto por ano.

Conforme a proposta, os recursos da União destinados à promoção cultural deverão ser distribuídos na seguinte proporção: 30% para os municípios e 20% para os estados e o DF. Também haverá um aumento gradual até que esses números sejam atingidos: 15% para os municípios e 10% para os estados e o DF no segundo ano; e 22% para os municípios e 15,5% para os estados e o DF no terceiro ano.

Para você refletir neste domingão (27)


Fonte: Padres e Irmãos Paulinos

Petrolândia: Fonoaudióloga Dra. Maralisa Fonseca atende as segunda-feira na Saúde & Sorriso Consultórios Especializados

 Dra. Maralisa Fonseca
Rita e Katyelle, atendentes do Consultório

Dra. Maralisa Fonseca dos Anjos, fonoaudióloga, atende às segundas-feiras (manhã e tarde), em consultório no Consultórios Saúde & Sorriso Especializados, localizado em Petrolândia.

Dra. Maralisa
trabalha com terapias fonoaudiológicas, nas áreas de voz, fala, linguagem e motricidade orofacial.

Para marcar sua consulta, ligue (87) 8111-0298 (Vivo). Mais informações: (87) 3851-2596.

Jatobá: Prefeitura realiza Governo Itinerante no Saco dos Barros

Prefeitura realiza Governo Itinerante no Saco dos Barros

A Prefeitura de Jatobá realizou a ação “Governo Itinerante, a Prefeitura mais perto de você”. A ação foi realizada no Povoado Saco dos Barros e levou diversos serviços aquela comunidade. Foram oferecidos diversos serviços como: Consultas gerais com especialistas da área de saúde, distribuição de kits gestantes, distribuição de cestas básicas, exames laboratoriais, serviços de higiene bucal, sala de leitura, algodão doce e pula-pula para a criançada.

O Prefeito Robson Leandro ainda fez a entrega simbólica de um veículo Fiat Uno e uma Amarok que contemplou a secretaria de saúde. O Prefeito Robson Leandro em suas palavras agradeceu a presença de toda população Pankararu, destacou os serviços que estavam sendo oferecidos com mais aquela ação e anunciou que o próximo Governo Itinerante será no Povoado de Bem Querer onde será entregue um Posto de Saúde naquela comunidade e autorizou ao secretário de saúde solicitar processo licitatório para aquisição de quatro novas ambulâncias onde duas eram para a sede, uma definitiva para a Volta do Moxotó e a outra para a Comunidade Pankararu (Brejo dos Padres-Saco dos Barros). Estiveram presentes no evento comunidade em geral, colaboradores, secretários, especialistas médicos e vereadores.

Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Preço do tomate despenca em Petrolina, PE




O preço do tomate despencou nas feiras livres e nos supermercados de Petrolina, Sertão pernambucano. O valor tem agradado os consumidores locais.

Um dos petrolinenses que gostou da queda do preço é o consumidor Rubinaldo Joel dos Santos que comentou o novo valor. “O preço está bom. Já esteve mais caro, mas agora dá para levar”, comentou.

Em alguns estabelecimentos o quilo varia entre R$ 1,70 a R$ 2. Nos primeiros meses do ano o tomate chegou a ser considerado o vilão da inflação, atingido o preço de R$ 5 o quilo. Por isso, uma das justificativas para a queda, segundo economistas, está a baixa procura dos consumidores pelo produto.

Nos supermercados de Petrolina o valor também caiu. Em um deles, localizado no bairro Areia Branca, na Zona Leste, no mês de março o quilo do tomate era vendido por R$ 4,19. Agora custa R$ 2,29. “O preço está muito bom e qualidade também está excelente”, elogia a dona de casa, Solange Rodrigues Coelho.

Fonte: G1 Petrolina e Região

Paulo é recebido com alegria na feira em Petrolina

 Socialista começou a agenda de campanha no município, acompanhado de João Lyra e Fernando Bezerra Coelho

O sábado começou cedo para a Frente Popular em Petrolina. Pouco antes das 8h a chapa majoritária chegou à feira da Cohab Massangano, uma das mais populares de toda a região do São Francisco. Os candidatos a governador, Paulo Câmara (PSB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), receberam muitas manifestações de apoio e confiança de clientes e feirantes. O governador João Lyra Neto (PSB) também participou da caminhada.

"Para mim está sendo muito bom todo este processo de reconhecimento da população. Estamos percorrendo todo o estado apresentando as nossas propostas. Vamos continuar fazendo assim, que essa é a nossa maneira de fazer política", destacou Paulo Câmara, que já visitou quase 150 cidades de todas as regiões.

Prefeito de Petrolina por três vezes, o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, destacou a importância desta eleição para os pernambucanos. “Crescemos mais que o Nordeste e mais que o Brasil. Pernambuco hoje bate recordes em geração de empregos e conseguimos atrair grandes investimentos. Não podemos agora dar um passo atrás. Precisamos continuar avançando, seguindo em frente”.

Paulo Afonso-BA: Amigos, parentes e desportistas prestam as últimas homenagens a 'Cicinho'


Centenas de pessoas acompanharam o Cortejo Fúnebre do ex-atleta da Seleção de Paulo Afonso, Cícero Alves de Lima. Amigos, parentes e desportistas deram o último adeus ao querido Cicinho, como era mais conhecido.

O corpo de Cicinho foi velado na Igreja Pentecostal de Cristo do Brasil, na Praça da Libanesa, e sepultado na tarde de sexta-feira (25), às 16h30, no Cemitério Mário Lourenço Tóri, no Bairro Centenário.

Fonte: Blog de Ozildo Alves

Termina hoje o prazo de inscrição no Sisutec


Termina hoje (27) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pela internet, no site do programa. O prazo terminaria na sexta-feira, mas foi ampliado pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. Nesta edição, são ofertadas 289.341 vagas.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, ou privadas como bolsistas integrais.

Segundo o MEC, os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e radiologia. Mas a oferta é diversificada, com cursos técnicos em mecânica, análises clínicas, design de interiores, eletrônica e petróleo e gás, entre outros.

Desastres naturais arrasarão os benefícios do desenvolvimento

Será impossível acabar com a pobreza extrema e a fome com o rápido aquecimento do planeta, repleto de secas, inundações catastróficas e um clima cada vez mais instável, segundo ativistas que participaram das negociações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, no dia 19, o rascunho dos 17 ODS após um ano e meio de discussão entre mais de 60 países participantes no processo voluntário.

Os ODS são um conjunto de metas e objetivos destinados a eliminar a pobreza extrema e conseguir o desenvolvimento sustentável. Quando estiverem definidos em 2015, ao término dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os ODS se converterão no itinerário a ser seguido pelos países para elaborarem suas políticas e decisões ambientais e socioeconômicas.

“Os desastres naturais são um motivo importante do descumprimento de muitas das metas dos ODM”, afirmou Singh Harjeet, coordenador internacional de mitigação de riscos de desastres na ActionAid International, uma organização de desenvolvimento internacional com sede em Johannesburgo. “Uma inundação grande ou um tufão podem atrasar o desenvolvimento de uma região em 20 anos”, apontou. Os tufões são ciclones tropicais caracterizados por ventos superiores a 118 quilômetros por hora.

Singh recordou que o tufão Haiyan matou mais de seis mil pessoas e deixou quase dois milhões de vítimas nas Filipinas em novembro de 2013. Menos de um ano antes, em dezembro de 2012, o país sofreu com a passagem do tufão Bopha, que causou mais de mil mortes e cerca de US$ 350 milhões em danos. Nas duas últimas semanas dois tufões atingiram esse país, que pode sofrer mais 20 tormentas antes de terminar a temporada desses fenômenos climáticos em outubro.

Em Araripina, Armando reforça atenção ao Canal do Sertão e Adutora do Oeste

Foto: Alexandre Albuquerque

Em sua passagem pelo município de Araripina, neste sábado (26), Armando Monteiro (PTB), candidato a governador de Pernambuco, subscreveu o apoio a dois documentos que reforçam a construção do Canal do Sertão e da Adutora do Oeste. As obras vão solucionar o problema de abastecimento de água para a produção agrícola e consumo humano nas regiões do Sertão do Araripe e do São Francisco. Os pedidos também foram endossados pelo senador Humberto Costa (PT).

Um dos documentos solicita à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a nomeação de servidores públicos para prestar conta do andamento do cronograma do Canal do Sertão. A ideia, segundo o presidente da Comissão de Construção do Canal do Sertão, Antônio Fernandes, é que os funcionários do governo federal façam um balanço da execução da obra aos moradores da região do Araripe e São Francisco.

O outro pedido solicita uma modificação no projeto original da Adutora do Oeste para construção de um acesso irrigado para a zona rural para moradores do Sertão do Araripe. A benfeitoria poderá significar maior vazão de água para a população da roça, que terá o volume de água quadruplicado, passando para dois metros cúbicos. "Esses pedidos são importantes para os moradores de toda a região", destacou Antônio Fernandes.

Por que Hollywood evita falar sobre Gaza?


Ao longo das décadas, muitas estrelas de Hollywood não hesitaram em expressar publicamente suas posições políticas ou emprestar sua imagem para apoiar diversas causas humanitárias.

A reportagem é de Jaime González e publicada por BBC Mundo, 26-07-2014.

Mas, nos últimos dias, quando o mundo debate a operação militar de Israel na Faixa de Gaza, durante a qual morreram até agora mais de 900 palestinos e 35 israelenses, o silêncio impera no templo das celebridades americanas. Nesta semana, a revista americana The Hollywood Reporter publicou um artigo em que analisa as razões pelas quais a indústria do entretenimento permanece calada sobre o atual conflito entre Israel e o Hamas.

Na reportagem, intitulada "Regra número um: fale de qualquer assunto político em Hollywood...exceto de Gaza", a jornalista Tina Daunt escreve que "enquanto o número de vítimas continua a aumentar", há, nas altas esferas da indústria cinematográfica, uma relutância "atípica" para falar sobre o que está acontecendo no Oriente Médio.

Daunt lembra que "a afinidade e apoio político" de executivos de Hollywood – muitos dos quais são judeus – a Israel já ocorre há muitas décadas, mas "no momento" a operação militar israelense não vem gerando o esperado debate público.

Armando é investigado por abuso de poder político


A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) abriu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o candidato oposicionista ao Governo, Armando Monteiro Neto (PTB), para verificar se o petebista praticou abuso de poder político, ao manter, no site do Senado Federal, um link para a página oficial de sua campanha. A decisão teve base nas representações protocoladas pelo jurídico da Frente Popular, no último dia 16, questionando a utilização de bens e serviços públicos por parte do senador em sua campanha eleitoral, em desrespeito ao artigo 73 da Lei 9504/97.

Ao identificar a irregularidade, a Frente Popular abriu dois processos contra o petebista. O primeiro, apontando a realização de propaganda irregular, já foi julgado procedente pelo Tribunal, que impôs ao candidato uma multa de R$ 5 mil. O segundo, em andamento, apura a conduta vedada a um agente público. O relator do caso, desembargador Marcelo Navarro, identificou a possibilidade de a utilização do site configurar abuso de poder político por parte de Armando e encaminhou cópia dos autos para o corregedor eleitoral, Janduhy Finizola.

Humberto cumpre extensa agenda no agreste de Pernambuco


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou na noite da última sexta-feira (25), da XXIV edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) junto com o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro. No sábado pela manhã Humberto, Armando, o candidato a vice-governador, Paulo Rubem e o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, circularam pelo centro da cidade onde foram muito bem recepcionados pelos comerciantes.

Após a caminhada, a comitiva se reuniu com o cacique Marquinhos Xukurú e representantes de 8 tribos (das 13 comunidades indígenas existentes em Pernambuco) que vieram anunciar seu apoio à candidatura do petebista. "Queremos fazer com Armando um grande seminário durante as eleições para discutir ações para o segmento indígena", disse o cacique durante reunião com o petebista.

Para o senador Humberto Costa, a visita a Garanhuns foi muito positiva. "Pessoas de todo o Estado que estavam aqui no Festival de Inverno manifestaram apoio a Armando, João Paulo e a presidenta Dilma. Hoje também vimos a mesma receptividade na caminhada pelo comércio da cidade. Além disso, saímos daqui contabilizando o apoio da esmagadora maioria das comunidades indígenas de Pernambuco", festejou o senador.

Após a agenda em Garanhuns, Humberto seguiu com Armando para o município de Araripina.

Assessoria de Imprensa do senador Humberto Costa

Brejo da Madre de Deus: Incêndio destrói prédio onde foram gravadas cenas de 'A Compadecida', filme baseado em livro de Ariano Suassuna

(Foto: Divulgação/Blog Estação Notícias)

Cenas de 'A Compadecida' foram feitas em prédio destruído por fogo. Incêndio atingiu supermercado que funcionava em um prédio antigo.

O secretário Josinildo Pessoa, da pasta de Turismo de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, informou ao G1 que algumas cenas do filme “A Compadecida” produzido na década de 60 foram feitas no prédio destruído por um incêndio na madrugada deste sábado (26) no município. A obra foi inspirada no livro “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, que morreu na quarta-feira (23) no Recife, aos 87 anos.

“Todo o filme foi gravado em Brejo da Madre de Deus e Ariano acompanhou as gravações de perto. Várias tomadas foram feitas nesse prédio que foi destruído hoje, inclusive a cena da padaria. Se não me engano, o nome da padaria era Flor de Taperoá, que fazia alusão a cidade natal dele na Paraíba”, conta o secretário.

Pessoa comentou ainda que muitos moradores participaram do filme. “Muita gente daqui fez parte como figurante. Os atores principais eram Regina Duarte e Antônio Fagundes. É um filme muito engraçado”. O secretário lamentou o acidente. “Estou profundamente sentido pelo ocorrido. Não sabemos direito o que aconteceu, a perícia deve indicar. Só sabemos que foi embora uma parte muito importante da história da cidade”.

A prefeitura deve entrar em contato com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) nos próximos dias para decidir o que será feito. “Encaminharemos um ofício na próxima segunda-feira solicitando a visita de uma equipe da Fundarpe. Queremos que seja feita uma avaliação do prédio. A única coisa que restou foi a fachada”, lamenta.

Em Garanhuns, Paulo recebe apoio da vice-prefeita petista e de três ex-prefeitos

Socialista cumpre agenda de campanha na cidade. À noite, ele estará no Festival de Inverno (Foto: Wagner Ramos)

A coerência política pavimentou, nesta sexta-feira (26), o anúncio de importantes apoios à caminhada de Paulo Câmara (PSB) rumo ao Palácio do Campo das Princesas. Em Garanhuns (Agreste), cidade governada por um dos principais aliados do seu adversário, o socialista e o seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), foram recebidos pela vice-prefeita do município, Rosa Quidute (PT), e seu marido, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, que declaram alinhamento à Frente Popular.

Durante sua passagem pelo município, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho também visitaram os ex-prefeito Luiz Carlos (PDT) e Ivo Amaral (PMDB). Assim como a vice-prefeita e seu marido, os dois também estão com Paulo. O palanque do socialista no município conta com três ex-prefeitos e a atual vice, além de outras lideranças e candidatos proporcionais.

Paulo Câmara se comprometeu a honrar os apoios com muito trabalho por Garanhuns e por Pernambuco. "Tenham a certeza de que farei tudo o que for possível para que o município siga avançando na saúde, educação e segurança. Receber apoios como esses são estimulantes para continuarmos fortes e vencermos a eleição", afirmou Paulo Câmara.

Os Quidute são historicamente ligados ao grupo que possui Pelópidas Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos como referências. "É uma questão de coerência. Sempre estivemos desse lado e não podia ser diferente agora. Estamos declarando a nossa posição, o nosso apoio", anunciou Rosa Quidute, completando: "Acreditamos que Pernambuco vai seguir no caminho certo com Paulo Câmara".

Estudo identifica fatores da má gestão de recursos da saúde repassados pela União aos municípios

Má gestão de recursos da saúde municipal gera desperdícios

Má administração, não pagamento de tributos pelo município, fraca fiscalização do Conselho Municipal de Saúde e processo licitatório irregular são alguns dos principais fatores que geram ineficiência (desperdício passivo) relacionada à aplicação de recursos da saúde repassados pela União aos municípios. A conclusão é do estudo Fatores Associados ao Desperdício de Recursos da Saúde Repassados pela União aos Municípios Auditados pela Controladoria Geral da União, publicado na Revista Contabilidade & Finanças, do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, tendo como autores Lidiane Nazaré da Silva Dias, José Matias-Pereira, Manoel Raimundo Santana Farias e Vanessa Mayara Souza Pamplona.

Os reflexos da ineficiência da gestão dos recursos públicos na área da saúde são bastante conhecidos. Obras que perduram por meses a mais do que o planejado, remédios comprados e não distribuídos antes do vencimento, ausência de efetiva utilização dos equipamentos recebidos, etc. Esse tipo de desperdício não recebe tanta atenção da mídia, ou mesmo em trabalhos acadêmicos, como ocorre com a corrupção (desperdício ativo). Mas estudos realizados no exterior indicam que os gastos desnecessários gerados pela má gestão pública podem representar até quatro vezes mais que os recursos relacionados ao desperdício ativo. Os autores da pesquisa citam, como exemplo, um estudo realizado por Bandiera, Prat, e Valletti (2009), evidenciando que, na Itália, esses gastos representam 83% do total de desperdício de dinheiro público na aquisição de bens.

A principal contribuição da pesquisa é chamar a atenção da academia, do governo e da sociedade para a existência de desperdício passivo, ou má gestão como é mais conhecido, que afeta a qualidade dos serviços prestados à população e provoca prejuízo aos cofres públicos. “Estes achados contribuem para a melhoria na gestão dos recursos da saúde à medida que chamam a atenção para a existência do desperdício passivo (ineficiência) e as principais formas com que ele acontece, identificando-se a necessidade de se aprofundar as discussões sobre o tema”, analisa um dos pesquisadores, a professora Lidiane Nazaré da Silva Dias, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará.

O trabalho procurou identificar os fatores tanto de desperdício passivo quanto de desperdício ativo que melhor explicassem as irregularidades na gestão dos recursos públicos municipais repassados pela União para a área da saúde. O primeiro ocorre quando há um gasto desnecessário para a entidade pública, mas o servidor ou gestor não obtém vantagem financeira para si. Já o segundo é a corrupção propriamente dita, em que o indivíduo obtém benefício privado. Lidiane Dias ressalta que, em alguns casos, o desperdício passivo existe para tentar camuflar o desperdício ativo.

Zeca e Júlio promovem adesivaço em Arcoverde em mais de 400 veículos



Em pouco mais de 3 horas, o ex-prefeito de Arcoverde e candidato a deputado federal, Zeca Cavalcanti (PTB), juntamente com seu irmão o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), promoveram sua primeira atividade de rua nesta campanha eleitoral. Foram ao centro de Arcoverde para participarem de um adesivaço da campanha dos dois e do candidato a governador Armando Monteiro.

A movimentação começou por volta das 09h30 com a militância que deu início a colocação de adesivos e perfurates nos veículos que passavam pelo giradouro do Senadinho. Os candidatos chegaram por volta das 11h e foram recebidos por uma caravana de motos com bandeiras e a militância, além de dezenas de populares que foram abraçar os dois. De acordo com a coordenação do evento, mais de 400 veículos foram “carimbados” com o adesivo dos candidatos trabalhistas.

Para Zeca Cavalcanti, “esse adesivaço marca o início de nossa campanha de rua em Arcoverde e em toda a região. Começamos por Afogados da Ingazeira inaugurando um comitê na noite da sexta, hoje demos a partida oficial na campanha na cidade de Arcoverde e daqui pra frente a ordem é só parar no dia 5 de outubro, depois das cinco da tarde, quando fecharem as urnas da eleição”.

Já Júlio Cavalcanti avaliou a movimentação deste sábado (26) em Arcoverde como “um termômetro da campanha que vem ganhando força em dezenas de municípios pernambucanos e que deve se reproduzir em outras localidades a exemplo de Sertânia aonde fizemos no sábado passado”. Para Júlio, a maior alegria “foi ver a participação e a receptividade das pessoas durante todo o adesivaço”. Para nós só resta agradecer, concluiu o candidato trabalhista.

Assessoria

Charge do domingão; se a gente não sorrir, adoece!

Pesquisas eleitorais 580x386 Pesquisas eleitorais...
Humor Político

Armando é reconhecido e estimulado nas ruas de Garanhuns

Fotos: Leo Caldas/Divulgação

A Avenida Santo Antônio, coração comercial de Garanhuns parou na manhã deste sábado (26) para saudar Armando Monteiro (PTB), candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, durante caminhada pelo centro da cidade, ao lado do vice Paulo Rubem (PDT), do prefeito Izaias Régis (PTB), do senador Humberto Costa (PT), de deputados federais e de lideranças políticas do Agreste.

Sempre reconhecido e estimulado a seguir em frente, Armando visitou lojas, conversou com moradores do município, com mototaxistas e turistas que estão na cidade para participar da 24ª edição do Festival de Inverno.

Armando tem uma relação histórica com Garanhuns e com o Agreste, onde fez investimentos importantes na construção e reforma de escolas do Senai e onde é admirado pelos micro e pequenos empresários, principal base da economia da região, por sua luta antiga em defesa do fortalecimento do setor.

“Armando esteve aqui algum tempo atrás e disse num discurso que iria transformar Garanhuns numa vitrine do Estado. Como governador, acredito que ele vai fazer isso”, disse a auxiliar de serviços gerais Marlene Luna, 63 anos, que conversou com Armando durante a passagem do candidato pela tradicional Colunata, centro comercial popular, em frente ao Palco Cultura Popular, um dos polos do FIG.

Cabo da PM e mais dois são presos com R$ 70 mil suspeitos de explodir banco na Paraíba

Banco explodido em Livramento (PB)

A Polícia Militar prendeu, no fim da tarde de ontem, três suspeitos de explodir, durante a madrugada, o caixa eletrônico do Banco do Bradesco da cidade de Livramento, distante 130 km de Campina Grande. Erinaldo José da Silva, de 27 anos, Ricardo Pereira do Nascimento, 29, e o cabo da PM Clodeildo da Silva Moreira foram presos após um cerco realizado em um sítio localizado na Zona Rural do município.

Com eles foram apreendidas quatro pistolas, parte do dinheiro roubado, uma lata com mais de 60 grampos e uma alavanca de ferro – aparelhos utilizados para realizar a ação contra a agência bancária.

De acordo com o tenente José de Arimatea, a viatura realizava rondas na cidade quando recebeu a informação da Polícia Civil de que seis suspeitos de terem praticado o crime estavam acampados em um sítio da zona rural do município. “Com apoio das viaturas de Taparoá e Assunção, foi realizado um cerco a uma residência no local, onde já de início os policiais encontraram cédulas queimadas, grampos e restos de comida, conseguindo prender dentro da casa o policial militar envolvido e mais dois suspeitos. Um quarto acusado que estava com eles conseguiu fugir quando percebeu a chegada das guarnições policiais”, contou.