quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mais Médicos conta com 11.701 médicos e 753 municípios inscritos em uma semana


O Programa Mais Médicos registra em sua primeira semana 11.701 médicos e 753 municípios inscritos. Do total de profissionais que deram início ao cadastro, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior, 10.786 são de nacionalidade brasileira e 915 estrangeiros. Lançado pela presidenta da República Dilma Rousseff na semana passada, o programa ampliará a presença de médicos em regiões carentes, como municípios do interior e periferias de grandes cidades.

As inscrições para o Mais Médicos seguem abertas até 25 de julho e podem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde, www.saude.gov.br. Os médicos participantes receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica. O programa integra um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além da chamada de médicos com foco nas regiões de maior vulnerabilidade social. A iniciativa prevê ainda a expansão do número de vagas de medicina e de residência e o aprimoramento da formação médica no Brasil.

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões reúne-se com Secretário Estadual de Turismo, Alberto Feitosa, para finalizar análise do projeto de construção do píer

Secretário de Turismo afirma que aguarda apenas a liberação da Licença Ambiental da CPRH

Prefeito Lourival Simões (à direita) em reunião com o Secretário Alberto Feitosa (centro)
Em reunião realizada em Recife, nesta quarta-feira (17), entre o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e assessores, foram ultimados detalhes para construção do píer na cidade sertaneja, situada às margens do lago da Barragem de Itaparica.

Segundo o Secretário de Turismo, o projeto de construção do píer entrou na fase final de autorização, aguardando apenas a liberação da licença ambiental por parte da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco) para ser aberta a licitação.

Hoje, o município de Petrolândia destaca-se no turismo em Pernambuco. Segundo o Secretário de Turismo, "será de vital importância esta obra para Petrolândia, para o desenvolvimento do turismo, para a cidade e para a região, gerando emprego e renda que é o maior desafio para todas as gestões."

"Desde a mudança da cidade para a atual localização, o poder público aguarda essa correção, pois tínhamos na Velha Cidade o nosso cais e, com a mudança para cá, nós perdemos esse espaço que servirá não apenas ao desenvolvimento do turismo como auxiliará aos pequenos e médios pescadores que terão onde atracar suas embarcações", afirmou o prefeito Lourival Simões.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Igreja Matriz de Petrolina é assaltada

Ladrão entrou pelo telhado, desceu por uma corda e
levou todo o dinheiro arrecadado pela Igreja

Mais uma igreja foi furtada na cidade de Petrolina. Nesta terça-feira (16) um homem não identificado entrou pelo telhado, usando uma corda, na Igreja Matriz da cidade, localizada na Rua Pacífico de Luz.

Segundo a Polícia Militar, o criminoso furtou todo o dinheiro de seis urnas, arrecadado dos fiéis. A guarnição fez rondas pela localidade, mas não encontrou o autor do furto.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Alvinho


Correios e Ministério da Integração fazem parceria para ajudar municípios em situação de emergência


Os Correios e o Ministério da Integração Nacional assinaram nesta quinta-feira (17) contrato de prestação de serviços de operação logística integrada para atendimento emergencial às comunidades afetadas por desastres de qualquer natureza. Pela parceria, os Correios se comprometem a executar atividades como o recebimento de carga, conferência, armazenagem, controle de estoque, separação de pedidos, expedição, embarque e encaminhamento, e também ficarão responsáveis pela entrega de kits emergenciais em todo o país.

Fernando Bezerra Coelho recebe título de cidadão cearense


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebe o Título de Cidadão Cearense nesta quarta-feira (17), às 19h, na Assembléia Legislativa do Ceará. O projeto é de autoria do presidente da Casa, deputado José Albuquerque. Segundo o parlamentar, a indicação para o título se deve à experiência e competência do homenageado em sua vida pública e na iniciativa privada.

Polícia Federal faz operação contra suposto esquema de fraudes no Minha Casa Minha Vida


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação "1905", que investiga fraudes relacionadas à execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Em nota, a PF informa que já foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, todos expedidos pela Justiça Federal. A ação está sendo realizada com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

As investigações apontam, conforme informa a nota, para "um suposto esquema" envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis. Esse esquema estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Deputado Rodrigo Novaes fala sobre providências após audiência no Projeto Icó-Mandantes, proposta de redução de ICMS para redes e mantas de Tacaratu e outros assuntos, em entrevista exclusiva ao Blog


Deputado Rodrigo Novaes(PSD-PE) em entrevista a Assis Ramalho

Na tarde desta terça-feira (16) a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), durante sua passagem por Petrolândia, após compromisso na vizinha cidade de Jatobá.

Na entrevista, o deputado fala sobre os movimentos sociais que ganharam as ruas no último mês e que os partidos políticos não representam mais os anseios da sociedade, isso porque, segundo ele, existe uma salada mista de várias siglas, de vários nomes, que ninguém mais entende o que cada partido representa. Se é de direita ou se é de esquerda.

Rodrigo Novaes também fala sobre o andamento do processo iniciado após audiência pública realizada no Projeto Icó Mandantes, no mês de abril passado.  Segundo o deputado, ele esteve com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e que foram solicitadas as providências para que a  Hidrosondas seja notificada, para que em 30 dias ou 60 dias, ela se pronuncie para que se possa ser chamada a empresa que ficou em segundo lugar na licitação, ou realizar uma nova licitação para que a Hidrosondas seja substituída.

O deputado afirma ainda que o governo do estado já tomou todas as providências para melhorar a PE-375, que liga os municípios de Tacaratu a Inajá, e que o governador Eduardo Campos já autorizou a obra que vai custar mais de R$ 10 milhões.

Entre outros assuntos importantes, Rodrigo Novaes também fala de sua solicitação junto ao governo do estado para que seja reduzido o tributo de ICMS das mantas e redes de Tacaratu, e se diz preparado e otimista com relação à sua reeleição em 2014.

Acompanhe abaixo na íntegra a entrevista concedida ao Blog de Assis Ramalho.

Petrolândia: Jovens atletas Lucas Luciano e Erycles classificam-se para fase estadual dos Jogos Escolares

Erycles e Lucas Luciano são alunos da Escola Municipal 6 de Março
Foto: Reprodução/Facebook Escola Municipal 6 de Março
Os jovens Lucas Luciano e Erycles, alunos da Escola Municipal 6 de Março, de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, estão entre os atletas classificados para a fase estadual dos Jogos Escolares 2013, em etapa disputada na cidade de Floresta, nesta terça-feira (16).

Lucas Luciano, campeão brasileiro de salto em distância nos Jogos Escolares 2012, classificou-se com a marca de 5,79 m, superior à do ano passado. Nova promessa no atletismo, Erycles cravou os 5,59 m.

Com os resultados obtidos, Petrolândia tem dois campeões no fase regional dos Jogos Escolares. Lucas Luciano, campeão do salto em distância na categoria infantil, e Erycles, campeão na categoria mirim.

Parabéns e boa sorte aos jovens talentos. Vamos torcer que obtenham bons resultados nas próximas etapas. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Facebook Escola Municipal 6 de Março

Bolsa Família passará a exigir número de telefone celular

Beneficiários do Bolsa Família deverão informar o número do celular ao preencher ou atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), lista da população pobre atendida por programas sociais do governo. O objetivo é melhorar a comunicação direta com quem recebe Bolsa Família, por mensagens de texto (torpedos).

A iniciativa faz parte de um pacote de medidas adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, depois do tumulto que se seguiu à antecipação de pagamentos do Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal, em maio, quando milhares de beneficiários assustados com boatos sobre o fim do programa lotaram agências do banco num sábado e num domingo.

A decisão de exigir o número do celular no CadÚnico foi informada  pela ministra Tereza Campello. Segundo ela, uma instrução nesse sentido será repassada a todas as prefeituras do país. Atualmente, o cadastro contém um campo destinado ao número de telefone do beneficiário, mas o preenchimento não é obrigatório.

Tereza explicou que as prefeituras são orientadas, hoje, a atualizar dados como endereço, número de filhos e renda a cada dois anos. O número de telefone, porém, não faz parte dessa lista de atualização. A expectativa da ministra é que demore dois anos até que o CadÚnico passe a ter os números dos celulares de todos beneficiários que possuem aparelho.

Para Tereza, a comunicação por torpedos não será útil apenas em casos de emergências, mas também para alertar as famílias em caso de baixa frequência escolar dos filhos ou da proximidade do prazo de atualização cadastral.

Em junho, o ministério e a Caixa criaram um sistema de monitoramento do volume de saques para prevenir novos tumultos. O serviço 0800 de informações telefônicas do ministério também passou a funcionar nos sábados e domingos, no período de pagamento.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Jornal O Globo

Farmácia Trindade - Petrolândia, PE

Petrolândia: Conselho Municipal de Turismo realiza reunião para apresentação do Plano Estratégico


O Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia - COMTUR, presidido pelo Sr. Marcos Rogério Viana, reuniu-se na tarde do último dia 10, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, para assistir à apresentação do Plano Estratégico de Turismo de Petrolândia, elaborado pelo Sebrae.

Antes da apresentação do Plano, o Sr. Ângelo Luiz, Gerente Geral do Banco do Brasil em Petrolândia, fez uma ligeira exposição sobre as linhas de crédito disponíveis naquela instituição para o financiamento e giro de empresas do trade turístico.

A reunião, convocada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com a participação de poucos representantes, em termos de diversidade de setores, sendo o setor de alimentação teve o maior número de participantes.

O Plano Estratégico do Turismo foi apresentado em linhas gerais, ficando acertado que o documento seria apresentado, em detalhes, em reuniões específicas com cada um dos setores envolvidos (alimentação, transporte, hospedagem etc) do trade turístico local.

Além dos representantes do Sebrae, participaram do evento: Priscila e Jacirema (Restaurante Sabor do Sertão), Erivaldo (Catamarã Costa do Velho Chico), Niedja (ArBio), Maria de Biu (Chácara e Balneário N. Sra. da Conceição), Carlenildo (CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos), Ana Paula (Restaurante Rei do Baião/Ilha de Rarrá), Alessandro Leal (CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolândia), Albanize (Sedetur) e Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho, convidada do COMTUR).

Agradecemos à presidência do COMTUR-Petrolândia pelo convite e aguardamos a divulgação do Plano Estratégico do Turismo para nossa cidade.

Para ver fotos, clique aqui>Reunião Extraordinária do ComTur Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Senador Humberto Costa defende Reforma Política


O senador Humberto Costa (PT-PE) subiu terça-feira (16), à noite, na Tribuna do Senado para falar sobre a Reforma Política. Segundo o senador, o tema ganhou força com as manifestações de rua que aconteceram em todo o País e é fundamental para o aperfeiçoamento da democracia. “Agora é a hora de nós resolvermos os grandes problemas. E é por isso que nós temos de trazer o debate da política para o Congresso Nacional”, disse o senador.


Projeto aprovado pelo Senado permite parcelamento de férias de trabalhadores


Trabalhadores com menos de 18 anos e os empregados com mais de 50 anos de idade poderão fracionar as férias, se o projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (17) no Senado receber o aval do Planalto. Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) entenderam que todos os empregados podem optar por dividir o período de férias ou utilizar o período integral, independentemente da idade.

O autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou que “o parcelamento das férias ocorre na maioria das vezes em proveito do próprio trabalhador, que pode aglutinar os dias de férias com períodos festivos ou especiais, como carnaval, veraneio, férias escolares, e outras datas em que pode estar no convívio de sua família”.

Presidente da Câmara desiste de urgência e cria comissão para analisar projeto que revoga direitos indígenas


Em vista de forte repercussão negativa, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), retirou da pauta da sessão desta terça-feira (16) a apreciação do requerimento de urgência para votar o projeto de lei complementar 227/2012, que permite legalizar latifúndios, assentamentos rurais, cidades, estradas, hidrelétricas e projetos de mineração em terras indígenas. Ao mesmo tempo, criou uma comissão especial para dar parecer ao projeto. Líderes dos partidos deverão indicar os seus representantes na nova comissão, que deverá funcionar a partir do início de agosto.


Clássico no Pacaembu define o campeão da Recopa sul-americana nesta quarta-feira(17)

Primeiro pela rivalidade, aflorada pelos caminhos opostos que trilharam as equipes nos últimos anos. Desde que emergiu do fosso da Série B, o Corinthians tem sido bem-sucedido na maioria dos confrontos contra o São Paulo. Além disso, foi campeão da Libertadores e do Mundial e nesta quarta pode dar um outro passo rumo à tal "internacionalização" que o clube tanto desejava, algo que o São Paulo havia conquistado no início dos anos 90.

"Ao longo da história, só sete equipes conquistaram esta sequência de títulos, Libertadores, Mundial e Recopa. O São Paulo fez isso em 92, é um feito extraordinário. E queremos fazer agora", afirmou Tite.


Telexfree bloqueia acesso de divulgadores ao escritório virtual (back office)


O acesso ao escritório virtual do site da empresa Telexfree está bloqueado desde esta segunda-feira (15) e, dessa forma, os associados não conseguem visualizar seus ganhos. Um comunicado foi feito na página do Facebook da companhia. De acordo com o advogado Horst Fuchs, a medida precisou ser tomada porque hackers tentaram invadir o sistema. Ainda não há prazo para a situação se normalizar.

A Telexfree está sendo investigada por suspeita de pirâmide financeira, e desde o final de junho estão proibidos os pagamentos de comissões, bonificações e quaisquer vantagens oriundas da companhia aos divulgadores, além de novas adesões à rede, conforme decisão judicial. O descumprimento a qualquer das determinações pode gerar o pagamento de multa de R$100 mil por cada novo cadastramento ou recadastramento e por cada pagamento indevido.

MPF pede suspensão do exercício profissional de médico que transplantou órgão contaminado


O procurador da República, Sergio Suiama, fez nesta semana um pedido à 12º Vara Federal do Rio de Janeiro para decretar a suspensão cautelar do exercício profissional do médico Eduardo de Souza Martins Fernandes. Ele foi o responsável pela retirada do fígado e dois rins de uma paciente que estava infectada por superbactéria.

Os três pacientes que receberam os órgãos morreram vítimas da bactéria Klebsiella pneumoniae, dias depois dos transplantes realizados em três hospitais diferentes. Segundo o Ministério Público Federal, após a captação dos órgãos, Fernandes teria assinado um laudo informando sobre a existência de pus na paciente doadora, o que indicaria a existência de infecção, e não comunicou o fato às equipes que fariam os transplantes.

Resenha PMPE 16/07/13: Ocorrências policiais no Sertão do Estado, inclusive Inajá

O Blog de Assis Ramalho divulga a resenha das ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco, contendo todos os registros desta terça-feira (16), no âmbito da Diretoria Integrada do Interior II, centralizada em Serra Talhada. Desta forma, esperamos contribuir para destacar e enaltecer o trabalho conjunto dos nossos agentes de segurança pública, atuando fortemente em defesa da sociedade.

Frases do dia 17/07/13: Coletânea IHU On-Line


Um Natal e dois Réveillons

"Tudo é preocupante. Você imagina que Copacabana vai ter um Natal e dois Réveillons ao mesmo tempo. Depois, Guaratiba tem mais um Réveillon” – Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro – PMDB, falando da Jornada Mundial da Juventude – Folha de S. Paulo, 17-07-2013.

Analógica


"Enquanto a sociedade entrou na era digital, a política permaneceu analógica" – Lula, ex-presidente da República – Folha de S. Paulo, 17-07-2013.

Menos peregrinos

“Outro sinal de que a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 deve receber menos peregrinos do que o previsto. A Semana Missionária em São Paulo, que antecede a JMJ, começa hoje com cerca de dez mil participantes. A previsão inicial era de 30 mil” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-07-2013.

Fonte: IHU On-Line

Petrolândia: Campeonato de Veteranos de Futebol tem rodada nesta quarta-feira(17) no Estádio Municipal ''O Galegão''

Avepe enfrenta o Limão Bravo nesta quarta-feira
Agro F.C enfrenta a Portuguesa

O Campeonato de Veteranos de Futebol 2013, organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Petrolândia (PE), tem sequencia na noite desta quarta-feira(17) com duas partidas no Estádio Manoel Anísio da Mota "O Galegão".

No primeiro confronto, às 19h00 pela Chave B, a  Portuguesa estréia na competição enfrentando a equipe do Agro F.C da Agrovila 02, que vem de derrota na estréia para a Avipe pelo placar de 3 x 1 no último sábado.

No segundo jogo da noite com início prevista para as 20: 40, pela Chave A, a equipe da Avepe, que venceu na estreia o time da AFP pelo placar de 6 x 0, enfrenta o time do Limão Bravo que empatou no último domingo com o Fluminense em 1 x 1.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Chapa composta por Lula e Eduardo Campos não está descartada, diz jornalista


Ideal para o governador Eduardo Campos é poder chegar a 2014 e, só aí, avaliar o cenário para decidir se será ou não candidato à Presidência da República. Entre o caminho que ele deseja seguir e a realidade, entretanto, predominará a realidade.

Por exemplo, se a presidente Dilma Rousseff perder as condições de disputar a reeleição, a aliança existente, hoje, em torno dela será desmanchada e uma nova composição precisará ser armada. Nesse caso, ganham relevo as chances de o ex-presidente Lula tentar retornar ao Planalto.

E aí não há qualquer hipótese de Eduardo Campos concorrer com Lula. Pela proximidade dos dois, uma chapa, encabeçada pelo líder-mor do PT, tendo Campos na vice passa a ser ventilada e não está descartada.

Esta seria, inclusive, a única forma de o socialista aceitar ser vice. Ele já deixou isso transparecer, minimamente, a interlocutores muito próximos. O terreno, ainda movediço, impede que se fale claramente sobre o tema.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Renata Bezerra de Melo/ Da Coluna Folha Política

Eletromóveis - Petrolândia, PE

Atlético- MG inicia nesta quarta, contra o Olimpia, a sonhada final da Libertadores da América

 
Ronaldinho comandará o Atlético em campo contra
 os paraguaios no Defensores del Chaco

Duas partidas e um sonho atleticano em jogo. Alvo de cobiça de todos os clubes do futebol sul-americano, a Copa Libertadores começará a ser decidida nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Pela primeira vez na história, o Atlético está na final, com campanha de destaque na competição. O adversário é o tradicional Olimpia, tricampeão do torneio.

Foi uma caminhada cheia de emoções para o Galo. De time com melhor campanha na fase de grupos, o Atlético viveu momentos dramáticos nas quartas de final e na semifinal, com definições da vaga nos minutos finais e em cobranças de pênaltis. Obstáculos vencidos e que deram mais força à equipe para a decisão.

A ansiedade para a hora do confronto é grande não só para os atletas. O técnico Cuca, que busca seu primeiro título de expressão, conta os minutos: “Lógico que a gente quer que chegue logo a hora do jogo. Estamos preparados para jogar. Tem que ter paciência, calma.esperei tanto tempo. Já cheguei a uma semifinal com o São Paulo. Em 2010, teve uma campanha magnífica com o Cruzeiro. E agora chegou. Que Deus abençoe que sejamos campeões”, diz Cuca.

O Olimpia e o Estádio Defensores del Chaco são adversários: “A gente viu que eles vêm para frente, joga em casa com uma torcida muito boa. As torcidas aqui são envolventes. Imagino que Olimpia vai atacar. Mas temos que ter a grandeza de também atacar.”

No primeiro capítulo da decisão, o Atlético não terá o volante Leandro Donizete, lesionado, e o atacante Bernard, suspenso. O zagueiro e capitão Réver, que desfalcou o time nas semifinais por causa de suspensão imposta pela Conmebol, tem retorno certo.

ATLÉTICO - MG
Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Josué, Ronaldinho, Diego Tardelli e Luan (Rosinei); Jô
Técnico: Cuca


Em Petrolândia você tem a opção de assistir ao jogão no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla da cidade.

Geração 2, na orla de Petrolândia, Org. Naldinho

Inajá(PE): Casa da Juventude, através da Prefeitura junto ao Senar lança cine Clube a partir do dia 22 de julho

A casa da juventude exibirá cinema de graça para a população do município de Inajá a partir do dia 22 de julho. A casa da juventude tem dado grande apoio aos jovens do município de inajá e para o entretenimento e garantia do desenvolvimento do conhecimento estará expondo cinema gratuitamente nos dias de segunda, quarta e sexta. Nas segundas feiras serão exibidos (filmes educativos), quarta (filmes religiosos) e sexta filmes de ação, comédia entre outros, nos referidos dias a exibição será a partir das 7 horas da noite, na casa da juventude, que fica localizada na avenida Hiran no centro da cidade.

A coordenadora do programa em Inajá (Marcela) afirma está implantando um atrativo para despertar o interesse dos jovens que em determinadas vezes, ocupam seu tempo com atitudes erradas. Talvez possamos fixar o pensamento dos jovens do nosso município em ocupações interessantes, como dedicar as noites da segunda, quarta e sexta a um encontro agradável para assistir a filmes de conhecimentos fundamentais, diz a coordenadora (Marcela).

O prefeito Leonardo Martins tem buscado através dos programas PETI, PROJOVEM, CASA DA JUVENTUDE, CRAS E CREAS uma formação de jovens para despertar neles o interesse de um futuro melhor, realizando sempre cursos e aulas interativas, como: Informática, Violão, Vagonite, Bordado, Saúde na infância e adolescência entre outros.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Prefeitura de Inajá

Delmiro Gouveia(AL): Abertura da II Conferência Municipal de Educação reúne grande público

Durante a manhã desta terça-feira (16), o Ginásio de Esportes do Bairro Novo foi palco da abertura da II Conferência Municipal de Educação, reunindo grande público. O evento tem como tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", e acontece até esta quarta-feira (17), objetivando discutir e selecionar propostas para que sejam encaminhadas pelos delegados eleitos para a conferência estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional de Educação em 2014.

A abertura foi realizada com a formação da mesa, composta pelo prefeito em exercício Valdo Sandes; a secretária Municipal de Educação Rosa Freire; o professor e vereador Edvaldo Nascimento; a representante do Fórum Estadual de Educação Nazaré Nobre; a professora da UFAL Marilza Povessi; a representante das mães da Educação Básica Joana de Queiroz; o estudante representante dos alunos da Educação Básica Davi Lucas Tenório; o presidente do Sinteal Adriano Pereira; o diretor acadêmico da UFAL Ivan; a diretora da Escola Teorema Alaíde Rocha; a representante do Fórum Estadual de Educação Nazaré Nobre e o palestrante Luiz Henrique Cavalcanti, que também é membro dos Conselhos do Estado do Fundeb e da Educação.

Após a composição da mesa, os alunos da Escola Castro Alves, do Distrito de Barragem Leste, fizeram uma apresentação com a música “Forrozando nas Margens do São Francisco”. Em seguida, foram abertos os discursos. Em sua fala, o prefeito Valdo Sandes reforçou que uma educação de qualidade se faz com através das discussões em sociedade. “O nosso desejo é que esta conferência seja um espaço democrático, onde as propostas possam efetivamente contribuir para a construção de diretrizes e estratégias que tenham como meta a melhoria dos índices da educação, com a inclusão social e, especialmente a valorização dos profissionais”, frisou o prefeito.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Minuto Sertão

Sport vence o Avaí na Ilha do Retiro, segue 100% pós-Confederações e entra no G4

 
O reencontro com a Ilha do Retiro foi também o reencontro com a vitória dentro de casa. Após se despedir com derrota para o Bragantino, antes da copa das Confederações, o Sport voltou ao seu estádio e conquistou um resultado importante: 2 a 0 sobre o Avaí, o terceiro triunfo após a parada na Série B - 100% de aproveitamento. A entrada no G4 foi a recompensa pelo crescimento apresentado depois do intervalo. Com 18 pontos, o Leão inicia a rodada na terceira colocação, com chance de terminar entre os quatro primeiros.

O primeiro gol saiu aos 20 minutos, quando Camilo roubou a bola e ligou espertamente para Marcelo Cordeirou, que contou com a falha do seu marcador, para receber livre e descer pela esquerda. Ele cruzou para o meio da área, para a chegada rápida de Lucas Lima, que tocou para o gol.

O segundo gol saiu no finzinho do jogo. Marcos Aurélio cobrando falta. Não deu nem para dizer que foi para o alívio da torcida, porque foi o último lance do jogo.

Oferta de água no Semiárido é ampliada

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o diretor do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio, visitam nesta quarta-feira, o canteiro de obras onde está sendo perfurado o primeiro poço profundo de Pernambuco, no município de Ibimirim. O estado vai receber também outros três poços, nos municípios de Serra Talhada e Mirandiba. Cada poço beneficia, em média, cerca de 30 mil pessoas.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está perfurando poços estratégicos para abastecer à população com água de qualidade nos municípios do semiárido nordestino. Ao todo serão 21 poços de alta vazão para extrair até 100 metros cúbicos de água por hora. O objetivo é abastecer imediatamente os municípios afetados pela estiagem. A ação é coordenada pelo Ministério da Integração e faz parte do plano do governo para ampliar a oferta de água para o consumo humano em regiões do Nordeste afetadas pela seca.

A CPRM tem o desafio de perfurar e instalar os poços profundos em áreas estratégicas de bacias sedimentares dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.

Até o final do ano, quando todos os poços estarão concluídos e, em pleno funcionamento, eles irão beneficiar cerca de 720 mil pessoas. Para a ação de implantação de poços estratégicos no Nordeste estão sendo investidos R$ 42 milhões.Perfuração e recuperação de poços -- O Governo Federal já destinou R$ 200 milhões, sendo R$ 63 milhões para os estados e R$ 137 milhões para órgãos federais (DNOCS, Codevasf e CPRM) para recuperação, perfuração e instalação de 2.621 poços. Dos R$ 137 milhões, R$ 53 milhões foram destacados para o DNOCS, R$ 41 milhões para a Codevasf e R$ 43 milhões para a CPRM. Os órgãos tem a meta de instalar 800, 500 e 200 poços, respectivamente; além de perfurar e instalar outros 600, 500 e 21 poços profundos, respectivamente.

Em Pernambuco, além dos quatro poços profundos que serão instalados pela CPRM nas cidades de Ibimirim, Serra Talhada e Mirandiba, foram repassados para o Governo do Estado mais de R$ 11,8 milhões para recuperação de 474 poços, que atendem a 23,6 mil pessoas.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Diário de Pernambuco