terça-feira, 17 de novembro de 2020

Petrolândia: Escola Icó-Mandantes realiza busca ativa de alunos nesta quinta-feira, 19 de novembro


A Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio-EREFEM Icó-Mandantes comunica à comunidade que realizará, nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2020, “BUSCA ATIVA” dos estudantes, tendo em vista o retorno dos alunos e alunas às aulas, bem como sua participação ativa nas salas de aulas virtuais.

O trabalho de busca dos estudantes vem sendo feito coletivamente pelos servidores da escola. Nesse momento, queremos realizar um dia de ações específicas para esse fim, envolvendo alunos, funcionários, pais e mães. Serão produzidos vídeos e realizadas ligações telefônicas individualizadas. 

É importante destacarmos que no final do mês de outubro foi realizado uma avaliação DIAGNÓSTICA com todos os estudantes que estão realizando as aulas nos ambientes virtuais ou formato remoto (ENSINO HÍBRIDO) e o resultado foi bastante satisfatório (médias superiores a 90%). Na verdade, excelentes, o  que nos leva a evidenciar a importância de todos os alunos e alunas estarem garantindo as suas atividades e estudos presenciais/ ou remotos. 

Agradecemos a contribuição socioeducativa dos pais que incentivam, orientam e acompanham a vida escolar dos seus filhos. 

Obrigada aos professores e professoras, e convocamos os demais pais, mães e responsáveis para se envolverem na formação das crianças e jovens do Projeto Icó Mandantes.

#buscaativa #icomandantes #ensinohibrido

Direção da EREFEM Icó Mandantes

Petrolândia: É AMANHÃ! Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (18/11) a partir das 14:00

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira (18/11/2020) a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

ATENÇÃO!
DR. Érico Herbert atende na Policlínica às sextas-feiras (a partir das 8 horas da manhã) e às quartas-feiras (a partir das 14 horas).


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

União Europeia notifica surto do vírus da gripe aviária


A União Europeia registrou casos de gripe aviária em várias granjas de países do continente e determinou o abate de milhares de galinhas para conter a disseminação. O surto do vírus Influenza (H5N1), que causa a gripe, foi constatado nas últimas semanas na Europa, sendo que ele pode ser dividido em vários subtipos e um deles, o H5N8, foi confirmado em uma granja perto de Rostock, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na Alemanha. "Para combater o surto da doença e evitar sua maior propagação, é preciso do ponto de vista médico veterinário abater 70.000 aves em vários locais. As preparações já começaram", disse porta-voz do governo de Rostock.

Além disso, as autoridades locais ainda informaram que aproximadamente 16.000 perus foram abatidos no mesmo estado alemão quando a gripe foi encontrada em outra granja. Também outros surtos da gripe aviária foram notificados na França, Córsega, Holanda, Reino Unido e Dinamarca. Com o crescimento de tantos casos, os países estão tomando medidas mais intensas para controlar e conter a disseminação.

O Reino Unido ordenou sacrificar 12.000 aves domésticas em uma granja no noroeste da Inglaterra e a Holanda já abateu 48 mil galinhas. A Dinamarca declarou que decidiu interromper a exportação de aves e ovos para nações fora do eixo da EU por pelo menos três meses e já realizou o abate de 25.000 aves.

Diário de Pernambuco

Comissão de Justiça da Alepe acata normas para combater racismo em escolas e eventos em Pernambuco


A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça (17), diretrizes para uma campanha permanente de combate ao racismo nas escolas públicas e privadas de Pernambuco, assim como em eventos esportivos e culturais. O texto acatado, na forma de um substitutivo, consolida os Projetos de Lei (PLs) nº 1523/2020 e nº 1524/2020, apresentados, respectivamente, pelos deputados Romero Sales Filho (PTB) e Henrique Queiroz Filho (PL). Ambos tomam como base a Lei Federal nº 7716/1989 (Lei Caó), que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

De acordo com a proposta, serão três as frentes de atuação: realizar campanhas educativas de enfrentamento ao racismo por meio de programas culturais e de valorização da igualdade; promover material em vídeo, áudio, mídia impressa e digital com conteúdos de combate ao racismo; e divulgar os telefones dos órgãos públicos que recebem denúncias sobre a questão.

Em mensagem anexada ao PL 1523, Sales Filho sustenta que, embora racismo e injúria racial sejam crimes com pena de prisão, notícias sobre esse tipo de prática indicam a necessidade de outros mecanismos legais e jurídicos para estimular o respeito à igualdade. Ele destaca, ainda, o Programa de Combate ao Racismo Institucional, criado em 2018 pelo Governo do Estado. “Trata-se do combate a um problema que atinge grande parte das nações e, infelizmente, ainda é um retrato da nossa sociedade”, agrega Queiroz Filho, na justificativa do PL 1524.

Eleito vereador, Éder Rodrigo agradece ao povo de Jatobá (PE) ''Agora é trabalho e dedicação em prol da nossa cidade''


Atual vice-prefeito do município de Jatobá PE, Éder Rodrigo(PDT) agradece por meio de nota, ao povo jatobaense por número de votos recebidos. Éder conquistou uma das 11 cadeiras do Legislativo do município.

Meu muitíssimo obrigado a cada um dos cidadãos que escolheram votar em mim e me elegeram vereador. Reafirmo meu compromisso com as propostas apresentadas ao longo da campanha e em fiscalizar o trabalho do prefeito eleito, a quem parabenizo e desejo sorte a partir de 01 de janeiro.

Blog de Assis Ramalho


CONFIRA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES EM JATOBÁ

PREFEITO

  • ROGÉRIO FERREIRA (REPUBLICANOS) – 3.287 VOTOS (ELEITO);
  • GORETI VARJÃO (SOLIDARIEDADE) – 2.956 VOTOS;
  • DIONALDO (PDT) – 2.079 VOTOS.

VEREADORES

  • NIVALDO JÚNIOR (PL) – 423 VOTOS;
  • NENÊM DO HOSPITAL (REPUBLICANOS) – 421 VOTOS;
  • MARDÔNIO VARJÃO (SOLIDARIEDADE) – 388 VOTOS;
  • NILSON DO GALO (SOLIDARIEDADE) – 378 VOTOS;
  • TOINHO DE VALÚ (REPUBLICANOS – 333 VOTOS;
  • BEBÊ DA MOTO BIKE (PDT) – 329 VOTOS;
  • DORILÂNDIA (SOLIDARIEDADE) – 328 VOTOS;
  • ÉDER RODRIGO (PDT) – 310 VOTOS;
  • EUDES JÚNIOR (PL) – 259 VOTOS.


Estudantes do 1º ao 5º ano da rede privada retornam às aulas em escolas particulares em Pernambuco


Após oito meses de suspensão, alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental retornaram às aulas presenciais, na manhã desta terça-feira (17), em escolas da rede particular de Pernambuco. A volta seguiu o protocolo sanitário estabelecido pelo Governo do Estado, além de normas adotadas pelas próprias instituições de ensino.

Como o retorno ao convívio em sala de aula ainda é optativa, alguns pais preferiram manter os seus filhos em casa. Escolas como o Colégio Adventista, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, mantêm um sistema híbrido de ensino, permitindo também a escolha pela aula remota. Ao todo, cerca de 42% dos estudantes matriculados aderiu à volta.

“O maior desafio tem sido a aceitação dos pais. A gente vem trabalhando essa conscientização sobre as normas de segurança há muito tempo, tirando as dúvidas dos pais por meios de lives e conversas no WhatsApp”, explica o diretor da instituição, Albert Andrade.

Para receber os alunos, a escola precisou fazer algumas adaptações. Há sinalizações indicando a distância necessária entre as crianças dentro e fora das salas de aula, além de álcool em dispensers para a higienização das mãos. Os bebedouros coletivos também foram desativados. Já o intervalo ocorre dentro das salas, com os alunos sentados, e o lanche precisa ser trazido de casa.

No Colégio Fazer Crescer (CFC), no bairro do Rosarinho, foi criado um aplicativo para o uso da cantina. Os pedidos são realizados por celular ou através de um totem instalado próximo ao refeitório. Na hora do intervalo, os alimentos e as bebidas são entregues aos alunos, que consomem os produtos em mesas individualizadas, com distanciamento entre elas.

“O intervalo costumava ser a hora de maior fluxo. Esse momento da refeição, quando as crianças precisam tirar suas máscaras, sempre foi uma das maiores dificuldades em termos de contaminação. Com a ajuda da tecnologia, chegamos a uma maneira prática de garantir a segurança de todos”, explica Mônica Duarte, gerente de marketing da escola.

Para Nina Maia, de 8 anos, aluna do 3º ano do CFC, a volta à escola era algo muito aguardado. “Eu fiquei muito feliz em poder rever as professoras e o meus amigos, mesmo sem chegar muito perto. Estava com muitas saudades também de fazer as tarefas nas salas, porque não é a mesma coisa online”, comenta.

Por Folha de Pernambuco


Após eleições, MPPE volta a atenção para os municípios que passarão por transição de Governo para que ocorra de forma responsável e transparente


Findo o processo de escolha dos novos gestores públicos, para o período de 2021 a 2024, na maioria dos municípios pernambucanos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a partir de então estará atento ao processo de transição dos mandatos em várias cidades, que se enquadram nesta situação.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, expediu recomendação, nesta segunda-feira (16), para que os promotores de Justiça com atuação na defesa do patrimônio público de todo o estado instaurem procedimentos administrativos que visem acompanhar e fiscalizar o cumprimento das disposições estabelecidas pela Lei Complementar Estadual nº260/14, que estabelece normas de responsabilidade e transparência da gestão fiscal nas transições de governo.

“O MPPE estará acompanhado todo processo de transição dos mandatos em várias cidades, esta atitude será essencial para que não tenhamos atos atentatórios aos princípios da Administração Pública, o que poderá afrontar o princípio da continuidade dos serviços públicos, com grande prejuízo para a população e à integridade da Administração Pública Municipal”, pontuou o procurador-geral de Justiça.

A iniciativa se fundamenta também, conforme ressaltado na recomendação, no dever do Ministério Público, ante a situação de transição, no estrito âmbito do controle externo de atuação preventiva e, sem ingressar na discricionariedade administrativa, instar os gestores a proceder corretamente no tocante à gestão dos recursos públicos municipais, bem como a transparência.

O procurador-geral destacou ainda que a Lei Complementar Estadual nº260/14, no art.2º, garante ao candidato eleito para o cargo de Prefeito Municipal o direito de instituir uma Comissão de Transição, com o objetivo de inteirá-lo do pleno funcionamento da prefeitura, bem como preparar os atos de iniciativa da nova gestão. “Neste sentido, o Ministério Público, guardião do patrimônio público, terá um papel fundamental para proporcionar uma transição pacífica com a plena observância dos princípios reitores da Administração Pública”, reforçou.

Como segunda medida recomendada aos promotores de Justiça com atuação na defesa do patrimônio público está a expedição de recomendações aos atuais prefeitos que encerrarão os mandatos em 2020, com vistas a cientificá-los da obrigatoriedade de observarem as restrições contidas na Lei Complementar nº101/2000 (Responsabilidade Fiscal) e na Lei nº9.504/1997 (Lei das Eleições), bem como das disposições estabelecidas na Lei Complementar nº260/2014, sob pena de incorrerem em ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº8.429/92.

 Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Petrolândia: Aniversariante desta terça, Joane Barboza recebe o carinho de Claudijane, Adriana e toda a equipe da PETROCLINICA e o ALFA SAÚDE


Nesta terça-feira, 17 de novembro de 2020, Joane Barboza comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, as amigas Claudijane, Adriana e toda a equipe da PETROCLINICA felicitam a enfermeira (e também artista plástica) com bonita mensagem.


Hoje é dia de festa... Mais um dia aliás...

É o aniversário da nossa querida amiga e companheira de lutas e de vitórias Joane Barboza.

Uma mulher forte,  guerreira, de uma simpatia contagiante, de um coração cheio de bondade, gente da gente...

Queríamos te desejar uma vida feliz, com muita saúde, paz e infinitas bênçãos. Que nosso Senhor Jesus Cristo te proteja em todos as suas jornadas.

Esses são os sinceros votos de Claudijane, Adriana e toda a equipe da  PETROCLINICA e o ALFA SAÚDE..


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Eleito vereador, Fabrício Cavalcante agradece pelos 590 votos ''Obrigado a todos que contribuíram para essa vitória!''


 Eleito vereador,  Fabrício Cavalcante divulgou nota de agredecimento pelos 590 votos 

Ninguém constrói nada sozinho. Obrigado a TODOS que contribuíram para essa vitória. À minha família, em especial, pelo apoio incondicional, pelo exemplo de conduta e caráter. Trabalhando JUNTOS, faremos muito por nossa cidade. 

Parabéns, Fabiano e Rogério! A partir de janeiro vamos fazer a diferença. O povo de Petrolândia merece.

Fabrício Cavalcante

Blog de Assis Ramalho


SAIBA MAIS/ELEIÇÕES 2020

Confira os vereadores eleitos de Petrolândia - por ordem decrescente de votação. 

Técio de João Vicente (PSB) - 811 votos
Said Sousa (PODE) - 604 votos
Fabrício Cavalcante (PTB) - 590 votos
Dedé de França (MDB) - 579 votos (reeleito)
Joilton Pereira (PTB) - 504 votos (reeleito)
Sílvio (Solidariedade) - 462 votos (reeleito)
Evaldo da Melancia (Solidariedade) - 458 votos
Naldo da Ambulância (PSD) - 423 votos
Gil da Cesta Básica (PSL) - 421 votos
Adelina Martins (PODE) - 382 votos
Nego Almeida (Republicanos) - 351 votos

Apenas 3 vereadores em mandato, dos 10 que concorriam a reeleição, conseguiram êxito nas urnas. Delano de Dona Santa, Dr. Eudes, Zé Pezão, Professor Evaldo, Louro do Vidro, Jorge Viana e Nilson Pescador são suplentes. Toinho de Eugênio filiou-se ao PT e não concorreu a reeleição.

Técio (PSB), campeão nas urnas, é filho do ex-vereador João Vicente, não reeleito em 2016. Delano de Dona Santa foi o segundo candidato mais bem votado nestas eleições, com 609 votos, porém, o PSB - partido da prefeita Jane - não atingiu quociente para ter 2 vereadores. O Solidariedade, que também estava na coligação "Por amor a Petrolândia", de apoio à reeleição da prefeita, obteve melhor desempenho e garantiu duas vagas na Câmara: o vereador Sílvio foi reeleito, ao lado do correligionário Evaldo da Melancia, que vai estrear na vereança. No total, a situação que vai virar oposição a partir de 1º de janeiro de 2021, conquistou 3 vagas na Câmara Municipal.

O palanque de Dr. João (PT), da coligação "Petrolândia vai sorrir de novo" emplacou 3 vereadores, inclusive a única mulher eleita, Adelina Martins (PODE), que estreia na Câmara ao lado do companheiro de partido, também estreante, Said Sousa. Nesse grupo, foi eleito também Gil da Cesta Básica, que vai substituir na Câmara o companheiro de partido Jorge Lino Viana, presidente do diretório municipal do PSL e vereador atualmente com mais tempo na Casa Aureliano de Menezes, não reeleito. Mais uma vez, o PT não fez vereador.

Fabiano Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD), eleitos na majoritária pela coligação "Petrolândia pode mais", conseguiram eleger cinco vereadores. O estreante Fabrício Cavalcante foi o mais bem votado do PTB, que também reelegeu Joilton Pereira, atual presidente da Câmara. Também foi reeleito Dedé de França (MDB). Completam a bancada Naldo da Ambulância (PSD), que vai substituir o vereador não reeleito Professor Evaldo, e um representante do Republicanos, Nego Almeida, outro novato na Câmara.

O caso curioso dessa eleição em Petrolândia é o de Eliano, do PSB. O candidato conquistou a suplência sem receber 1 único voto. Nem ele votou em si mesmo.

Confira os vereadores eleitos por ordem decrescente de votação

*1 - Técio de João Vicente (PSB) - 811 votos
*2 - Said Sousa (PODE) - 604 votos
*3 - Fabrício Cavalcante (PTB) - 590 votos
*4 - Dedé de França (MDB) - 579 votos (reeleito)
*5 - Joilton Pereira (PTB) - 504 votos (reeleito)
*6 - Sílvio (Solidariedade) - 462 votos (reeleito)
*7 - Evaldo da Melancia (Solidariedade) - 458 votos
*8 - Naldo da Ambulância (PSD) - 423 votos
*9 - Gil da Cesta Básica (PSL) - 421 votos
*10 - Adelina Martins (PODE) - 382 votos
*11 - Nego Almeida (Republicanos) - 351 votos

Redação do Blog de Assis Ramalho

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS RELACIONADAS




Da Redação do Blog de Assis Ramalho




Boletim desta terça (17/11/2020):Pernambuco registra 674 novos casos e 16 mortes pela Covid-19, nas últimas 24h


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (17), 674 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 33 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 641 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 171.890 casos confirmados da doença, sendo 27.590 graves e 144.300 leves.

Também foram confirmados 16 novos óbitos, ocorridos entre 11/06 e 15/11. Com isso, o Estado totaliza 8.854 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha de Pernambuco

Eleição em Pernambuco tem mãe e filho eleitos, primeiro prefeito indígena e 'ex-padre' vencendo disputa

Canhotinho e Quipapá, em Pernambuco, serão governadas por mãe e filho: Sandra Paes em Canhotinho, e Alvinho Porto (DEM), em Quipapá, estarão a apenas 27 km um do outro a partir do dia 1 de janeiro de 2021. 

No domingo (15), os pernambucanos foram às urnas para escolher os seus prefeitos pelos próximos quatro anos. Com quase todos os 184 municípios do estado decidindo as eleições no primeiro turno, alguns dos vencedores do pleito de ontem guardam histórias curiosas. O Diario de Pernambuco selecionou alguns dos casos mais interessantes da disputa.

Vizinhas, as cidades de Canhotinho e Quipapá, no Agreste e na Mata Sul de Pernambuco, respectivamente, serão governadas por mãe e filho. Sandra Paes (DEM), em Canhotinho, e Alvinho Porto (DEM), em Quipapá, estarão a apenas 27 km um do outro a partir do dia 1 de janeiro de 2021. Sandra será a primeira mulher prefeita de Canhotinho. Ela teve 65,68% dos votos válidos.

O filho conseguiu 54,48% dos votos em Quipapá. E a política está mesmo no sangue da família: o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) é pai de Alvinho e esposo de Sandra. Ele ainda foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012. O avô de Alvinho, Lourival Mendonça de Barros, também governou a cidade em duas ocasiões, em 1965 e 1976. Dois irmãos de Álvaro Porto, Carlos e Eduardo, são outros membros da família com atuação política.

Em Gravatá, uma das maiores cidades do Agreste de Pernambuco, o novo prefeito será o Padre Joselito (PSB). Apesar do nome, o candidato eleito deixou o sacerdócio em 2012, após decidir se casar. Joselito conheceu a esposa, Viviane Fagundes, há mais de 20 anos. Viviane, na época, queria ser freira. Ela chegou a ir para Fortaleza para se preparar para o ofício, mas terminou voltando para Gravatá e arrumando emprego na igreja.

Os dois se aproximaram e ela acabou engravidando da primeira filha do casal, ainda antes do casamento. A história do “ex-padre” gerou repercussão nacional. Aos 59 anos, hoje Joselito continua casado e tem três filhos. Na disputa de ontem, ele teve 54,69% dos votos, derrotando o atual prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB). 

Ex-padre” vence em Gravatá

Em Gravatá, uma das maiores cidades do Agreste de Pernambuco, o novo prefeito será o Padre Joselito (PSB). Apesar do nome, o candidato eleito deixou o sacerdócio em 2012, após decidir se casar. Joselito conheceu a esposa, Viviane Fagundes, há mais de 20 anos. Viviane, na época, queria ser freira. Ela chegou a ir para Fortaleza para se preparar para o ofício, mas terminou voltando para Gravatá e arrumando emprego na igreja.

Os dois se aproximaram e ela acabou engravidando da primeira filha do casal, ainda antes do casamento. A história do “ex-padre” gerou repercussão nacional. Aos 59 anos, hoje Joselito continua casado e tem três filhos. Na disputa de ontem, ele teve 54,69% dos votos, derrotando o atual prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB).


Pesqueira tem primeiro índigena eleito prefeito

Na cidade de Pesqueira, também no Agreste, a eleição deste ano consagrou o primeiro indígena a ser eleito prefeito do município. É o cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), que alcançou 51,60% dos votos válidos. Vale lembrar que a cidade é conhecida por ser um dos maiores redutos indígenas do Nordeste.

Após o resultado, a população foi às ruas e comemorou com festa e muita dança a vitória do cacique, mas é possível que ele não chegue a assumir. A candidatura do cacique Marquinhos foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A defesa do candidato já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado da eleição segue sub judice (quando um caso ou processo em particular está sendo julgado ou está aguardando por uma decisão judicial).




Deputado Fabrizio Ferraz se consolida como maior liderança política do Sertão de Itaparica


Com o resultado das eleições municipais, o deputado estadual Fabrizio Ferraz, que está em seu primeiro mandato, ampliou sua base eleitoral de forma consistente. O parlamentar garantiu a vitória dos prefeitos Gustavo Caribé, em Belém do São Francisco; Elizinho, em Carnaubeira da Penha; Washington, em Tacaratu, e Rogério Ferreira, em Jatobá. Todos no Sertão de Itaparica. Fabrizio também comemorou a vitória de diversos vereadores aliados, com destaque para Fabiano Ferraz, eleito vereador do Recife com uma votação expressiva.

“ Tivemos candidatos aliados disputando as eleições em diversos municípios pernambucanos. O nosso saldo é extremamente positivo. Junto aos nossos parceiros, fizemos uma campanha limpa, propositiva e participativa. Saímos vitoriosos em quatro prefeituras e com muitos vereadores eleitos, do Sertão à capital. Estamos muito felizes com o apoio e o reconhecimento da população. Esse resultado só aumenta a nossa responsabilidade”, disse.

Ferraz destacou ainda que já está dialogando com novas lideranças. “ Estamos conversando com líderes políticos de todas regiões e renovando o nosso compromisso com os municípios pernambucanos. Essas alianças são muito importantes para darmos continuidade ao nosso projeto na Assembleia Legislativa e seguir trabalhando em defesa do interesse de todos. Não tenho dúvidas de que, até 2022, teremos uma base ainda mais sólida”, finalizou.

Por Assessoria

SESI-PE está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021

Para quem está em busca de ensino de qualidade, inovador e preparatório para o mundo do trabalho, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021 das suas 12 unidades localizadas na capital, no Agreste e no Sertão pernambucano. As vagas são para as turmas dos ensinos Fundamental e Médio e o quantitativo disponível depende da infraestrutura da unidade pretendida.

 Atualmente, a instituição possui escolas localizadas em Araripina, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Goiana, Ibura, Moreno, Vasco da Gama, Paulista e Petrolina. Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis dos novos estudantes devem comparecer à unidade mais próxima, portando cópias do RG e CPF, além do histórico escolar e demais documentações do filho. As mensalidades variam entre R$ 171,76 e R$ 673,58, e já incluem material didático básico vinculado ao Sistema Estruturado de Ensino para os alunos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Quem for dependente de trabalhador da indústria ou do Sistema FIEPE tem direito a desconto especial, porém é necessário apresentar documentos que comprovem o vínculo com a indústria. As aulas começarão em 26 de janeiro.

 A partir de 2021, a proposta educacional do SESI será ainda mais moderna e diferenciada. A principal vantagem é que a metodologia já está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as áreas do conhecimento, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Segundo a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, a metodologia de ensino é baseada no modelo STEAM, que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “Toda sala de aula do SESI é um espaço de inovação e criatividade. As aulas são dinâmicas e fomentam a liderança e o protagonismo juvenil com o objetivo de tornar o aprendizado mais efetivo. Nossos professores atuam como mediadores e utilizam metodologias ativas que desenvolvem as competências e as habilidades socioemocionais exigidas pelo mercado de trabalho. Também estimulamos o aluno a colocar a “mão na massa”, aprendendo de forma lúdica e aplicando a cultura maker no dia a dia. Tudo isso para formar pessoas inovadoras para o futuro da indústria”, comentou.

 Maior rede de ensino privado de Pernambuco, o SESI-PE tem a média de 70% de aprovação em universidades e faculdades do país. As escolas possuem excelente infraestrutura, com salas climatizadas, bibliotecas, laboratórios (ciências, informática e robótica), além de serviço de atenção psicológica e quadras poliesportivas. Mais informações em www.pe.sesi.org.br. Clas Comunicação e Marketing

Assessoria

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) tem lucro líquido de R$ 1,4 bilhão


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) apresentou, no período acumulado de janeiro a setembro de 2020, lucro líquido de R$ 1,4 bilhão. Esse resultado é 3% superior ao apurado no mesmo período de 2019. O aumento é proveniente, em grande parte, da melhora na Receita Operacional Líquida – ROL de R$ 1,8 bilhão, 46% maior que 2019 e da redução no custeio de pessoal da ordem de R$ 38 milhões, 5% menor que 2019.

Como principais destaques que contribuíram para o resultado alcançado no período, temos o Registro da remuneração do ativo financeiro da transmissão – RBSE, que atingiu a casa de R$ 2,1 bilhões, correspondente a 150% do Lucro Líquido, além do Registro de incentivos fiscais da SUDENE no montante de R$ 526 milhões, equivalentes a 37,8% do Lucro Líquido.

As Demonstrações Financeiras estão à disposição no Portal da Chesf, pelo canal “Investidores”.

Candidato a prefeito comemora vitória antes da hora e faz até carreata, mas acaba derrotado em Goiás



Porangatu, no estado de Goiás, vivenciou uma situação inusitada na noite de domingo (15). O candidato a prefeito Marcio Luis, do MDB, saiu em carreata por ruas da cidade para comemorar, antecipadamente, a vitória. No entanto, durante a apuração das últimas urnas, o jogo virou, e a candidata Vanuza Valadares (Podemos), que estava em segundo lugar, venceu a eleição com a diferença de 45 votos.

Depois do resultado oficial com 100% das urnas apuradas, Marcio Luis publicou vídeos em rede social ironizando a situação e reconhecendo a prefeita eleita.

"Os resultados apontavam no sentido da nossa vitória. Já dizia o ditado: 'Contou com a vitória antes da hora'. Peço desculpa a todos, mas foi realmente o que se apresentava. Todos noticiaram. Nós fizemos uma linda carreata. Não foi o resultado que esperávamos, mas foi o resultado que temos que respeitar", disse o candidato, em meio a risos.

Resultado da eleição

Vanuza Valadares teve 7.668 votos, o que corresponde a 34,88% do eleitorado, e será a primeira mulher a ocupar o Executivo da cidade. Já Marcio Luis obteve 7.623 votos, que lhe rendeu 34,68% dos eleitores. Veja como ficou a apuração na cidade:

Total de votos: 23.050
Votos válidos: 21.984 (95,38%)
Brancos: 263 (1,14%)
Nulos: 803 (3,48%)
Abstenções: 6.732 (22,60%)

Por G1 GO