quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, sobre redução de volume da represa de Itaparica: "A gestão do próximo prefeito já está prejudicada antes mesmo de iniciar''

Lourival Simões, prefeito de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)


Na manhã desta quinta (02), Lourival Simões, prefeito de Petrolândia, esteve na estação de bombeamento de água para as agrovilas da Reta, na zona rural do município, para ajudar na solução de problemas que levaram à suspensão no fornecimento de água para irrigação naquela área. Agricultores se mobilizaram em mutirão para limpar o canal que leva água do Lago de Itaparica até a EB. Devido à redução do volume de água na represa e o acúmulo de material no canal, a água deixou de chegar à estação. Os produtores reclamam de falta de manutenção por parte da empresa contratada pela Codevasf. Segundo depoimento de agricultores que trabalharam em mutirão para desobstruir a passagem da água, o desabastecimento registrado nas agrovilas da Reta pode resultar em perda total de algumas plantações.

Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem sua economia baseada na agricultura irrigada e entre as maiores receitas da Prefeitura estão os royalties, pagos pela Chesf pela produção de energia na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, localizada no município. A represa de Itaparica inundou considerável extensão do território da cidade, fazendo mudar a sede e vários povoados, há mais de vinte anos. Hoje, é inegável que a represa está entrando em colapso. Ruínas da velha cidade, antes nunca visualizadas, como o prédio da Charqueada, atualmente são visíveis.

A redação do Blog de Assis Ramalho acompanha assiduamente a situação do Lago, no site da Agência Nacional de Águas (ANA). O volume útil de Itaparica, há quase uma semana, está abaixo de 20%, enquanto tinha o de Sobradinho, no dia 29 de setembro, caído para 28,89% - volume bastante inferior aos 46% estimados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) em seu cálculo da curva de segurança de Sobradinho para o final de setembro. Até o encerramento desta matéria, o boletim da Chesf sobre a Bacia do São Francisco permanecia atualizado até o dia 29 de setembro, em boletim datado de 30/09/14. 

Sobre o risco de colapso no Lago de Itaparica e os impactos de um possível agravamento da crise hídrica na Bacia do São Francisco, entrevistamos o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões. Confira abaixo.

Qual o risco de esse e outros sistemas de abastecimento de água entrarem em colapso, diante da progressiva redução do volume útil no lago de Itaparica?

Lourival Simões: A situação é critica, existe um acordo firmado com o Comitê de Bacias do São Francisco onde não se poderia diminuir o volume de águas abaixo de 30%, porém já estamos abaixo dos 20%, a grande problemática foi que houve um erro de operação por parte da CHESF no controle do fluxo de águas dos reservatórios do complexo CHESF o que causou toda essa problemática. Fico a imaginar se hoje a Transposição começasse a funcionar qual seria a situação nossa hoje em dia. Há um colapso na nascente do São Francisco e de todas as barragens existentes. Não houve por parte do Governo Federal iniciativas de combate a nenhuma das problemáticas que estamos passando. Hoje todas as termos estão ligadas. Em contato com a ANA, CHESF e ONS há uma preocupação maior em gerar energia e não com a situação dos perímetros e nem com o abastecimento das cidades. Hoje a situação esta difícil e amanhã será pior ainda. Pois não há a previsão de chuva para que os reservatórios possam acumular água.

Hoje, os produtores atuaram em mutirão para resolver o problema imediato deles. A manutenção, de acordo com suas observações, está sendo feita a contento? Qual o papel da Plena e o papel da Prefeitura na manutenção dos sistemas de abastecimento?

Lourival Simões: Não há uma obrigação formal da Prefeitura, há logicamente a preocupação e a responsabilidade por se tratarem de habitantes do nosso município. Todo a responsabilidade jurídica compete a Codevasf e Plena (empresa contratada), porém no contrato deles não há a previsão de uso de máquinas, o que a meu ver houve um verdadeiro descaso no planejamento do contrato em vigor. Porém, na qualidade de Prefeito de Petrolândia, não posso ficar omisso e ver os agricultores sem terem a atenção devida e sofrendo por conta da falta de responsabilidade dos outros. Nós estamos ajudando no que for possível, deslocamos nossos equipamentos para auxiliar não a Plena, nem a Codevasf, mas sim para ajudar os agricultores que estão em situação de penúria, pois desde ontem (1°) estavam sem água para os seus lotes, o que gera apreensão e podendo gerar inclusive a perda da sua produção.

A ANA autorizou, semana passada, racionamento de água no sistema de Curema-Açu, na PB, com suspensão do uso dos recursos na irrigação. Na sua visão, há risco de racionamento de água na represa de Itaparica e quais prejuízos adviriam dessa medida?

Lourival Simões: É sim plenamente possível, não descartando - da forma como está a baixa do Lago de Itaparica - a própria Sede do município sofrer a interrupção do fornecimento de água, pois já disse anteriormente, a preocupação (do governo federal) está apenas na produção de energia elétrica e não com o abastecimento humano e das áreas de irrigação. É um verdadeiro descaso com as populações de todas as cidades.

A ANA autorizou, no dia 30 passado, a prorrogação da redução da vazão nas represas de Sobradinho e Xingó até 31 de outubro. A represa de Itaparica, situada entre uma e outra, está localizada em Petrolândia. Quais os impactos da redução da vazão, iniciada em 2013, sobre a economia do município, inclusive nos setores produtivos (agricultura irrigada e aquicultura/piscicultura)?

Lourival Simões: Na verdade, se deu no ano de 2012, em junho. Hoje nós estamos deixando de receber parte do ICMS, pois quando se diminui a produção de energia automaticamente se diminui o repasse. Essa problemática será pior ainda nos anos de 2016, 2017 e 2018, pois no fechamento da STN (Secretaria do Tesouro Nacional), se dá a cada quatro anos. Não adianta mais fazer nada com relação a isso, mesmo que o Lago hoje normalize chegando a 100% não se resolve, pois nas informações consolidadas o município perderá de sua receita algo em torno de 14% em 2016, 24% em 2017 e 32% em 2018. Isso com certeza prejudicará os investimentos a serem feitos pelo próximo prefeito do município. A gestão já está prejudicada antes mesmo de iniciar. Sem contar que a agricultura, tirando a geração de energia, é sem sombra de dúvidas o maior fomentador da economia de Petrolândia. O dano pela falta de água para a agricultura irrigada é o mesmo efeito que vimos na seca que dizimou parte do rebanho dos criadores nordestinos, ou seja, para se recuperar desse baque pela falta de água levará muito tempo. Fico preocupado, pois se caso venha a baixar ainda mais o Lago teremos um verdadeiro caos de ordem social no nosso município e na nossa região.

O Eixo Leste da Transposição vai retirar (já está retirando, na verdade, em "operação assistida") água da represa de Itaparica. Qual sua opinião sobre esse projeto, com o agravamento da crise hídrica em nossa região?

Lourival Simões: Imagine então como ficará quando ela iniciar a todo vapor? Se nós atualmente não temos água para abastecer nós, que estamos na beira do Lago, imagine ter de abastecer outras localidades? Não houve o estudo real desse impacto na situação em que nos encontramos. Esta seca em que estamos, ao contrário do muita gente acha, ainda irá perdurar algum tempo. Me pergunto o que poderá ser feito, nascentes do Rio São Francisco hoje já não estão vertendo água, Três Marias está em colapso, tudo isso é uma dificuldade enorme que só se resolverá com chuvas fortes e em locais necessários. A problemática só se resolverá ou se amenizará assim.

A Prefeitura tem informações da Compesa sobre a existência de alguma dificuldade na operação do abastecimento de água em Petrolândia, provocada por redução do nível do lago?
Lourival Simões: Assis, a situação está crítica, a Compesa já está em alerta com essa situação, assim como todos os agentes públicos, porém a problemática maior foi realmente esse erro por parte da Chesf na regulação dos reservatórios.

Há possibilidade de racionamento de água em nossa cidade?
Lourival Simões: Olhe, tudo pode acontecer, inclusive nada. Estamos em contato direto com o Presidente da Compesa, Roberto Tavares. Ele está preocupado, porém tenho certeza que caso ocorra essa situação a própria população e a comoção que poderá vir a ocorrer acordarão para que se equacione (a oferta/demanda), nem que para isso tenha-se que diminuir a vazão, parando assim a produção de energia, o que prejudicará a Prefeitura de Petrolândia. Porém, o mais importante nesse caso é nosso povo, que não ver a sua maior riqueza, que são justamente eles serem prejudicados. O que ocorre hoje é que estamos na véspera de uma eleição e não se quer um apagão geral, que está próximo de ocorrer, porém os interesses são muito maiores do que apenas nosso povo sofrido.

O Turismo Náutico está se tornando uma miragem no Lago de Itaparica?
Lourival Simões: Assis, a situação é muito delicada. Há três anos o Lago está baixo e a tendência é de se piorar. A ruína chamada Charqueada (no lago de Itaparica) já dá para andar nela. É provável que daqui a alguns dias possamos andar dentro das ruínas da Igreja Coração Sagrado de Jesus (Barreiras). O Turismo Náutico no município ficará um pouco prejudicado. Não acredito em miragem, acredito que ele continuará a existir, porque precisa de pouca água. O que realmente fica inviabilizado é a realização de eventos (no Lago) por parte da Prefeitura Municipal, pois não há a possibilidade de garantir a segurança de atletas que, por ventura, viessem a competir aqui. Porém, tenho fé em nosso bom Deus que será mandada chuva para que se possa melhorar ou pelo menos amenizar a situação do nosso bom e Velho Chico. 

Senhor prefeito, agradecemos sua atenção com a nossa reportagem. 
Lourival Simões: Eu que agradeço o espaço e nos colocamos à inteira disposição, não apenas de você como de todos.

Matéria relacionada:
>Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo agradece apoio do povo e conclama militância para ocupar as ruas até o dia 05

Mais de 20 mil pessoas caminharam ao lado do socialista no Centro do Recife (Foto: Wagner Ramos)

A campanha de rua de Paulo Câmara (PSB) foi encerrada, nesta quinta-feira (2), com um dos mais simbólicos, emotivos e participativos atos da história de Pernambuco. Ao lado de um exército de amigos e aliados, o socialista arrastou 20 mil entusiasmadas pessoas pelas ruas do Centro do Recife. Um coro de "ôoo, Paulo governador" foi repetidamente entoado pelo mar de gente que o acompanhou ao longo de todo o tradicional trajeto, da Praça Maciel Pinheiro até a Praça da Independência. As pessoas apontavam, gritavam e cravavam que o pernambucano já fez a escolha pelo 40, para o Estado avançar ainda mais.

Emocionado com a demonstração de carinho e, sobretudo, da confiança recebida nas ruas, Paulo Câmara fez questão de agradecer o acolhimento que sua campanha encontrou em cada canto de Pernambuco. "Eu não posso chegar ao encerramento da campanha e não agradecer a Pernambuco. Muito obrigado!", bradou, em um emocionado discurso. "Mas vamos seguir trabalhando, ocupando as ruas até às 17h do dia 05 de outubro", conclamou à militância, que prontamente respondeu a convocação de seu líder.

O ato de encerramento do Centro do Recife reuniu as maiores lideranças da Frente Popular, a exemplo dos integrantes da chapa majoritária, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB); do governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB); e os ex-governadores Mendonça Filho (DEM), Joaquim Francisco (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB). Além de viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, e os seus filhos João, Maria Eduarda e Pedro. Este último fez questão de lembrar o compromisso que Paulo sempre demonstrou nos governos comandados por seu pai.

Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta


Sofrendo com a falta de água nas suas propriedades, os trabalhadores chegaram cedo para desobstruir o canal (Fotos: Assis Ramalho) 

''O que está faltando é manutenção", diz o agricultor Edmilson José dos Santos, apontando para o canal

Prefeito Lourival Simões fez visita ao local e conversou com os produtores rurais




Prefeito Lourival Simões providenciou uma  retroescavadeira que chegou ao local por volta do meio dia

Na manhã desta quinta (02), recebemos a informação que a represa de Itaparica entrou em colapso, com seca no canal que abastece a irrigação das agrovilas da Reta, na zona rural. Nossa reportagem dirigiu-se à estação de bombeamento 1, lá constatando que o canal não secou, e sim, foi obstruídos por assoreamento, creditado pelos agricultores à falta de manutenção pela empresa contratada pela Codevasf para dar assistência aos produtores de Petrolândia. Por volta do meio dia, o sistema de bombeamento voltou a operar, graças à ação dos agricultores, que realizaram o serviço usando enxadas e pás.

Nossa reportagem conversou com o agricultor Edmilson José dos Santos, popularmente conhecido por Coco. Ele disse que, para evitar maiores prejuízos, com a perda da produção por falta de água, os produtores fizeram um mutirão para limpeza do canal. "Assis, isso é uma vergonha, a gente ter que fazer um serviço que era pra eles (referindo-se à empresa Plena) fazerem. O que está faltando aqui não é água, porque água tem. O que falta é simplesmente manutenção", disse Edmilson, acrescentando que os produtores dos mais de 90 lotes foram prejudicados pela falta de água, iniciada no dia anterior, e muitos vão perder a safra por completo.

Para o produtor Lúcio Antônio da Silva, o maior descaso é que ninguém da terceirizada avisa quando vai suspender o fornecimento da água. "Se pelo menos eles avisassem o dia em que iria desligar a bomba, a gente poderia se programar, mas isso não acontece, Quando a gente menos espera, a água é cortada e haja prejuízo pra todos nós", disse o agricultor, em tom de revolta.

Também bastante revoltado estava o agricultor Antônio Rosa, produtor da Agrovila 08 da Reta. Estou com mais de três hectares de abóbora morrendo por falta d'água. É revoltante a gente saber que a água não estava chegando nas nossas propriedades por falta de uma simples limpeza no canal, coisa que em menos de duas horas nós fizemos com as nossas próprias mãos", disse.

O agricultor Gerivan já estava pensando nas dívidas que tinha que quitar nas casas comerciais em que comprou os produtos para manutenção de sua roça. "Estou com dois hectares de melancia plantada, e se não tiver a água, o prejuízo vai ser total. Aí eu pergunto, será que o comerciante que me vendeu vai me perdoar? Claro que não. E quem vai pagar o meu prejuízo e o de muitos que estão na mesma situação que a minha?", indagou Gerivan.

A nossa reportagem conversou com Dr. Sérgio Carvalho, gerente executivo da Plena Consultoria e Projetos. Segundo ele, a responsabilidade maior é da Codevasf. ''Nós assumimos apenas a partir de março e a gente só pode fazer a manutenção com a autorização da Codevasf'", disse Dr. Sérgio. Ele acrescentou que a Codevasf já fez licitação de contrato emergencial para realizar a limpeza do canal. "A Codevasf já fez licitação para limpeza dos canais de aproximação das estações de bombeamento dos projetos da borda do lago de Pernambuco, Barreiras, Blocos 01 e 02, Apolônio Sales, Icó Mandantes, Blocos 03 e 04 e Manga de Baixo", complementou.

Por volta das 10 horas, o prefeito Lourival Simões chegou ao local, e imediatamente providenciou a vinda de uma retroescavadeira, que chegou ao local por volta do meio dia, imediatamente sendo dado o início à desobstrução do canal. 

O gerente executivo da Plena, Dr. Sérgio se comprometeu a providenciar uma segunda retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, ainda nesta quinta-feira, para agilizar o serviço.

Sobre o polêmico assunto, a nossa reportagem fez entrevista com o prefeito Lourival Simões.

Para ver fotos, clique>Produtores fazem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Armando: “Esse alinhamento com Dilma é importante para Pernambuco avançar”

Fotos: Leo Caldas

No município de Salgueiro, no Sertão Central, o candidato Armando Monteiro (PTB) destacou que a parceria de seu governo com o da presidente Dilma Rousseff vai ser fundamental para que o Estado possa avançar ainda mais. Como exemplo desse alinhamento, o petebista garantiu que vai tirar do papel a Plataforma Logística Multimodal da ferrovia Transnordestina, empreendimento que corta a cidade. Essa obra, executada pela União, vai ser importante para dinamizar a matriz econômica da região.

“Dilma vai ser reeleita porque essa é a vontade do povo. O povo de Pernambuco sabe que o palanque que se vincula ao de Dilma é o nosso. E esse alinhamento de Dilma, Armando e João Paulo é muito importante para que Pernambuco possa avançar”, sublinhou o petebista, em um grande comício. Antes, ao lado do candidato a senador João Paulo (PT), do senador Humberto Costa (PT) e lideranças locais, o postulante a governador liderou uma grande carreata, que mobilizou mais de 3 mil veículos, entre motos e carros.

O candidato a governador frisou que o povo pernambucano não pode colocar em risco a continuidade do desenvolvimento fazendo experimentalismo nesta eleição. O petebista questionou a liderança política que seu principal adversário diz possuir para conduzir os caminhos de Pernambuco pelos próximos anos. “Se eleito, ele seria orientado pelo ex-governador Eduardo Campos. Mas como o líder maior deles já não está mais entre nós, como fica a figura dele?”, indagou Armando, acrescentando: “O povo não pode fazer uma aposta de risco”.

Desconto da conta de luz estará anulado até 2015, conclui TCU


O desconto médio de 20% nas tarifas de energia, que entrou em vigor no ano passado, estará anulado até 2015 por causa da redução o volume de chuvas, do uso de usinas térmicas e da disparada do preço da eletricidade no mercado de curto prazo. A conclusão é do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisou as despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que subsidia as tarifas do setor.

De acordo com auditoria do TCU, falhas de regulação e a falta de planejamento comprometeram a redução das tarifas de luz.

O tribunal determinou que o Ministério de Minas e Energia apresente justificativa sobre o cancelamento do leilão de energia de um ano em novembro de 2012 e recomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que atue no sentido de amenizar a exposição involuntária das distribuidoras ao mercado de curto prazo.

Para o TCU, a renovação antecipada das concessões, em 2012, trouxe desequilíbrio nas contas do setor elétrico, processo agravado por chuvas abaixo do normal nos últimos anos. O levantamento ressaltou que a adesão parcial das distribuidoras à renovação das concessões levou o governo a aumentar as transferências do Tesouro Nacional à CDE para manter o desconto médio pretendido de 20% nas tarifas. Além disso, o governo adiou para 2015 os aumentos na conta de luz que deveriam ter sido repassados em 2013.

João Paulo tem 37% e Fernando Bezerra 30%, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (2) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 37% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 30%. Simone Fontana (PSTU) e Albanise Pires (PSOL) têm 1% cada. Oxis (PCB) não pontuou.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.
No levantamento anterior, divulgado em 26 de setembro, João Paulo tinha 37% e Fernando Bezerra Coelho, 29%.

Veja os números do Datafolha:
João Paulo (PT) - 37% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 30%

Realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, a pesquisa contou com 1.264 entrevistas em 45 municípios.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

G1

Paulo Câmara abre 10 pontos sobre Armando Monteiro, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 46%
Armando Monteiro (PTB): 36%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.

No levantamento anterior, divulgado em 26 de setembro, Paulo tinha 43% e Armando, 34%.

Realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, a pesquisa contou com 1.264 entrevistas em 45 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Segundo turno
O Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os resultados são os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 48%
Armando Monteiro (PTB): 40%
Brancos e nulos: 6%
Indecisos: 6%

Rejeição

O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Pantaleão, que tem 34%. Na sequência aparecem Zé Gomes (31%), Jair Pedro (27%), Miguel Anacleto (26%), Armando Monteiro (23%) e Paulo Câmara (17%). Outros 5% votariam em qualquer candidato, 6% rejeitam todos e 15% não souberam responder.

G1

Dilma tem 40%, Marina 24% e Aécio 21%, diz pesquisa Datafolha, que aponta empate técnico entre Marina e Aécio


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 24%
- Aécio Neves (PSDB): 21%

- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 5%

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 30, Dilma tinha 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Votos válidos

Fernando recebe apoio de moradores da Mustardinha

Foto: Rafael Medeiros

Na tarde desta quinta-feira (02) o candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou de uma caminhada no bairro da Mustardinha ao lado dos vereadores Estefano Menudo (PSB) e Jadeval Lima (PTN). Além de percorrer as principais ruas da comunidade, Fernando fez um corpo a corpo com moradores e comerciantes locais, entregando panfletos e pedindo o voto fechado na Frente Popular nas eleições do próximo domingo.

Durante todo o percurso Fernando recebeu muitas mensagens de incentivo, apoio e elogios ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). “Pernambuco precisa de um senador que trabalhe lado a lado com Geraldo e com o futuro governador Paulo Câmara, porque os outros dois que estão lá são do contra. Precisamos de um senador que defenda o legado de Eduardo e lute para Pernambuco avançar ainda mais”, disse Fernando.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Campanha cobra compromissos de presidenciáveis de mudanças na política energética


Mobilização de mais de 80 organizações da sociedade civil reivindica de candidatos à Presidência compromissos com pontos como a transparência e participação social no planejamento da política energética.

Organizações da sociedade civil reunidas na campanha “Energia para a Vida!” divulgaram, nesta quarta-feira (01/10), uma petição destinada aos candidatos a presidente da República, cobrando compromissos para viabilizar uma nova política energética para o Brasil.

“O Brasil é um país com potencial para tornar realidade uma política energética com grandes benefícios sociais e econômicos, que preserve a natureza e contribua com a luta contra o aquecimento global….Com a tecnologia que dispomos hoje, não faz mais sentido insistir em uma política energética antiquada, que privilegia a queima de carvão e petróleo, a energia nuclear e a construção de grandes barragens nos rios brasileiros, com reconhecidos danos socioambientais”, argumenta a petição, assinada por mais de 80 organizações.

Um das principais reivindicações da petição é a garantia da transparência e participação da sociedade civil na tomada de decisões sobre o planejamento energético, inclusive com assento no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que hoje é um espaço extremamente fechado, onde prevalecem os interesses de grandes empresas e grupos políticos.

Petrolândia: Dia do Idoso é comemorado com almoço de confraternização e concurso de misses


Juvina Maria da Silva Barros - Miss Elegância Terceira Idade 2014
fotos: Assis Ramalho

 Firminia Pereira de Jesus Silva - Miss Simpatia Terceira Idade 2014 
Sônia Maria da Silva - Miss Beleza Terceira Idade 2014



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Ação Social, com apoio do CRAS-Centro de Referência de Assistência Social de Petrolândia e do Grupo da Melhor Idade, promoveu nesta quarta-feira (1°) um almoço de confraternização em comemoração ao Dia do Idoso. O encontro organizado no Salão Paroquial aconteceu após a celebração da Missa do Idoso na Igreja Matriz. O evento contou com a presença do prefeito Lourival Simões e da Primeira Dama, Anna Tereza Simões, Secretária de Ação Social, Cidadania e Juventude, e de dona Socorro Simões, mãe do prefeito, e Janielma Souza Rodrigues, vice-prefeita.

Após a refeição, foi realizado o concurso de Miss Beleza, Miss Simpatia e Miss Elegância 2014. Após o desfile das concorrentes foram eleitas a Miss Elegância Terceira Idade 2014 Juvina Maria da Silva Barros, residente na Quadra 08, a Miss Simpatia Terceira Idade 2014 Firminia Pereira de Jesus Silva, residente na Quadra 13, e a Miss Beleza Terceira Idade 2014 Sônia Maria da Silva, residente na Quadra 09.

No final do evento, o clima foi de satisfação. "O dia hoje foi maravilhoso. Brinquei, me diverti, e só tenho a agradecer às pessoas que nos proporcionam esses momentos bons nas nossas vidas", disse Cícero Alves da Silva, de 72 anos, residente na Quadra 13.

Para dona Marlene Feitosa de Lima, residente da Quadra 04, de 65 anos, o importante é as pessoas entenderem que não existe limite de idade para ser feliz. "Não é só pensar que o idoso tem que ficar em casa, deprimido e sem ter o que fazer. A gente tem que buscar a felicidade que, às vezes, está bem próximo da gente e não percebemos", filosofou dona Marlene, que participa do Grupo da Terceira Idade há mais de cinco anos.

Quem também se mostrou bastante feliz pela participação no evento foi dona Maria José de Lima, de 75 anos, residente da Quadra 04. "Gostei demais. Eu me diverti, brinquei, fiz novas amizades, foi maravilhoso. Eu já estou pensando no próximo", declarou ela, sorridente.

Com o grupo demonstrando fôlego de dar inveja a muitos jovens, o evento foi encerrado com folia ao som do frevo pernambucano, interpretado por Índio Canibal e Seus Teclados, artista da aldeia Pankararu Entre Serras.

Para ver todas as fotos do evento, clique>Confraternização Dia do Idoso Petrolândia
Notícias relacionadas (clique para ler) 
Petrolândia: Dia do Idoso é comemorado com missa na Paróquia São Francisco de Assis


A moçada caprichou no desfile
Participante de 101 anos de idade: "O importante é ter amor à vida."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

MP do Setor Elétrico não prejudicou consumidor, diz Zimmermann


O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, defendeu hoje (2) as alterações feitas no setor elétrico por meio da Medida Provisória (MP) 579, posteriormente transformada em lei, e disse que a medida adotada pelo governo para reduzir a conta de luz não prejudicou os consumidores.

Segundo ele, sem a medida, o custo da energia elétrica para o consumidor poderia ter dobrado.

“Tivemos seca no segundo semestre do ano passado e neste ano. A Medida 579 ajudou, em vez de ter aumentado [o valor da tarifa]", afirmou o secretário. De acordo com Zimmermann, com a MP, reduziu-se o gasto que seria imposto ao consumidor – sem ela, o consumidor poderia ter de 90% a 100% mais de custo”, disse. “Se o consumidor gastou pelas condições hidrológicas R$ 1 a mais, ele teria gasto R$ 2, se não houvesse a Medida Provisória 579”, completou.

Na entrevista, Zimmermann informou também que, entre o final de novembro e o início de dezembro, haverá um leilão para contratação de energia. Chamado de A-1, o leilão deve suprir a demanda das distribuidoras a partir de janeiro do próximo ano.

O secretário executivo de Minas e Energia voltou a descartar o risco de desabastecimento de energia neste ano por causa da seca prolongada em algumas regiões do país. “Hoje o risco de faltar energia é zero. Se nosso sistema está equilibrado estruturalmente, temos a garantia de que ele aguenta as condições-limite”, afirmou.

Agência Brasil

Cabo de Santo Agostinho encerra campanha oficial com Paulo e Fernando

Multidão lota as ruas do Centro para receber a Frente Popular (Foto: Aluísio Moreira)

O Cabo de Santo Agostinho encerrou em grande estilo a campanha eleitoral oficial, recebendo com uma multidão o candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado). Milhares de pessoas tomaram as ruas do Centro nesta quinta-feira (2), em uma mobilização do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), que disputa uma vaga na Câmara Federal, e caminharam em defesa dos avanços que Pernambuco conquistou nos últimos oito anos e que vão continuar, a partir de 2015.

"Eu não tenho dúvidas de que Pernambuco quer continuar avançando. Por isso venho pedir a vocês que continuem conquistando votos nestes três dias que faltam para a eleição. Votos para mim, para Fernando e para Betinho, que vai representar o Cabo e tantos outros municípios no Congresso Nacional", convocou Paulo, lembrando que a Frente Popular representa os sonhos e ideais do ex-governador Eduardo Campos.

Betinho também pediu aos eleitores que intensifiquem os esforços nesta etapa final. "Onde houver um voto nosso, que busquemos também um voto em Paulo Câmara e outro em Fernando. Para que o Cabo de Santo Agostinho dê à chapa majoritária a maior votação da Região Metropolitana", defendeu o tucano.

Mês da Pessoa Idosa inicia com atividade no Hospital Geral de Areias

 Fotos: Superintendência Estadual da Pessoa Idosa

A Superintendência Estadual da Pessoa Idosa terá atividades durante todo o mês de Outubro. A programação teve início nessa quarta-feira, 01, Dia Internacional do Idoso, no Hospital Geral de Areias, no Recife, com Palestra sobre Prevenção a Violência e Envelhecimento Digno para 60 idosos, com a participação do personagem “Cipriano”.

O Grupo da Terceira Idade do Hospital Geral de Areias e seus familiares recebeu, nessa quarta-feira, 01, Dia Internacional do Idoso, a equipe da Superintendência Estadual da Pessoa Idosa, para uma programação especial de palestras.

Os profissionais abordaram o tema: Violência contra a pessoa Idosa, com o objetivo de mostrar os tipos mais comuns de violência e como identificar os idosos vulneráveis, que são aqueles com mais de 75 anos.

Além disso, foi disponibilizado o serviço de atendimento do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a violência contra o Idoso, CIAPPI, que atua com equipe multidisciplinar.

A atividade contou ainda com apresentação de slides, e do arte-educador, "Cipriano", personagem de uma cartilha elaborada pelo centro. A Superintendência da Pessoa Idosa e o CIAPPI são órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

Anvisa suspende publicidade irregular de duas marcas de colchões


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, hoje (2), todas as publicidades dos produtos Bacov Colchões Quânticos e Colchões Magnéticos Nipponline. A punição foi por causa de diversas indicações terapêuticas que as duas marcas faziam na publicidade dos produtos.

O material publicitário trazia indicações como “redução de ácido lático” e “contra inflamação, inchaço, dores, febre”. Segundo a Anvisa, as divulgações contrariam o registro na agência reguladora e podem levar o consumidor ao engano em relação a natureza do produto.

Em resposta à punição, a Nipponline disse, por nota, que as publicações foram feitas por um distribuidor do produto, sem que a empresa autorizasse. A fabricante disse que pediu para que o distribuidor exclua em sua totalidade as informações contidas no site.

A nota diz que a Nipponline trabalha no segmento de sonoterapia e não vincula seus produtos à eliminação de doenças ou à suspensão de tratamentos médicos. A VBJ – Comércio e Distribuidora de Produtos Magnéticos para saúde, empresa responsável pela Bacov Colchões Quânticos, não se manifestou sobre a decisão da Anvisa.

Agência Brasil

Seja um Voluntário Virtual de Médicos Sem Fronteiras e ajude a divulgar os projetos da organização


Sou Voluntário Virtual de Médicos Sem Fronteiras e ajudo a dar visibilidade aos projetos e contextos com os quais a organização atua. Minha primeira missão é convidar mais pessoas para se juntarem a mim e, assim, também se tornarem Voluntários Virtuais. A meta é conquistar 5.000 voluntários cadastrados. 

Você nem precisa sair daí para ajudar os Médicos Sem Fronteiras! Você, parte dessa missão.

Acesse www.msf.org.br/voluntario-virtual e cadastre-se.


Médicos Sem Fronteiras/Assis Ramalho

ONGs fazem apelo para ação internacional eficaz contra o ebola

De acordo com a ONG Save the Children, cinco novos casos são diagnosticados por hora em Serra Leoa, no oeste da África, e não há leitos suficientes para os doentes.

Durante a conferência Derrotando o Ebola em Serra Leoa, hoje (2), em Londres, 34 organizações não-governamentais (ONGs) encaminharam à comunidade internacional pedido de apoio para enfrentar a disseminação do vírus do ebola. “Muitos hospitais fecharam e os que ainda se encontram abertos estão no limite da capacidade, com pessoas doentes sendo dispensadas”, alerta o documento entregue pelas organizações. De acordo com a ONG Save the Children, cinco novos casos são diagnosticados por hora em Serra Leoa, no oeste da África, e não há leitos suficientes para os doentes.

As ONGs sugerem que governos tomem medidas urgentes para conter o vírus, entre elas as seguintes: aumento das doações financeiras; envio de suprimentos e equipamentos médicos; disponibilização de recursos humanos, inclusive equipes militares; incentivo ao voluntariado e o apoio a grupos locais familiarizados com a realidade da região.

O documento alerta também para as consequências da crise, que ampliam a gravidade do problema. “O sistema de saúde entrou em colapso; doenças tratáveis e preveníveis como malária e diarreia estão tirando centenas de vidas; mães estão morrendo por complicações no parto; crianças perdendo meses importantes de educação porque as escolas estão fechadas; órfãos do ebola sem receber qualquer tipo de cuidado”.

Inscrições abertas para o 3º Prêmio Culturas Ciganas



Estão abertas, até o dia 12 de outubro, as inscrições para o Edital do 3º Prêmio Culturas Ciganas, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR). A premiação irá selecionar ações de pessoas físicas ou jurídicas, dedicadas à preservação das culturas dos povos ciganos no território brasileiro, concedendo o valor de R$ 14.285,72 para cada um dos 60 habilitados.

Para se inscrever, é necessário preencher a Ficha e enviar via postal, juntamente com toda a documentação exigida pelo Edital, seguindo as orientações de acordo com a representação. As informações para cada candidato ou entidade representativa, podem ser conferidas no Manual do Candidato.

De acordo com o Edital, o resultado inicial da habilitação será divulgado no Diário Oficial da União, no Portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), e no Portal da SEPPIR (www.seppir.gov.br).

Fonte: Ministério da Cultura

Petrolândia: Procissão dos motoristas marca a Festa do Padroeiro São Francisco de Assis esta noite


Nesta quinta-feira (02), acontece a penúltima noite da Novena de São Francisco de Assis, Padroeiro de Petrolândia. O tema é "Com são Francisco crescemos como povo real".

A novena tem início às 19h30 na Igreja Matriz, no centro da cidade. O celebrante é o pare roberto Luciano, da Paróquia de Custódia, e os noiteiros de hoje são os trabalhadores (motoristas, setor de saúde e outros). A animação da Liturgia será feita pelo Terço dos Homens. O ofertório sugerido é café e açúcar.

A tradicional procissão em carreata terá o acompanhamento do Coral Vozes.

Na última noite de novena, amanhã, o tema é "Com São Francisco somos missionários propagadores do Reino". Dom Severino, Bispo de Nazaré da Mata, é o celebrante na noite das famílias de Petrolândia, com animação litúrgica da Pastoral da Família. O ofertório sugerido é óleo.

A Festa do Padroeiro termina no sábado, dia 04, data dedicada a São Francisco de Assis. Haverá Missa às 10h. A Missa de Encerramento das festividades será realizada às 16h, celebrada por padre Antônio e padre Fernando, da Paróquia de Petrolândia. Em seguida, a Procissão parte da Igreja Matriz, passando pelas principais artérias da cidade.

Banda Renascer, Banda Servos e Celina Borges são as atrações musicais na Praça da Matriz, encerrando a Festa do Padroeiro 2014.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Raul e João visitam municípios da Mata Norte

Roteiro incluiu as cidades de Aliança, Itambé e Goiana (Fotos: Andréa Rêgo Barros)

Com o objetivo de contemplar a Mata Norte, o candidato a vice-governador pela Frente Popular, Raul Henry (PMDB), cumpriu, nessa quarta (2), eventos de caminhada e comício nas cidades de Aliança, Itambé e Goiana. O peemedebista esteve acompanhado do filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos. Juntos, eles saudaram a população local e defenderam o voto fechado na chapa encabeçada por Paulo Câmara (governo), Fernando Bezerra Coelho (senador) e Marina Silva (presidente).

“Estamos vivendo uma campanha diferente de todas as outras. Perdemos a nossa maior liderança, Eduardo Campos. Agora é tornar realidade os sonhos que Eduardo acalentava para o Brasil”, asseverou Raul. Segundo ele, Paulo Câmara foi o escolhido de Eduardo para ser o postulante ao governo por ser humilde, além de desempenhar o papel de homem de confiança para os desafios que surgiam. “A história de Paulo é oposta a do candidato do outro lado, que tem como marca a arrogância de quem foi criado na mordomia da usina”, destacou, em comício organizado pelo ex-prefeito de Aliança, Azoka Gouveia. Anteriormente, Raul Henry participou de evento com o prefeito Cláudio Guedes, o Kaká.

Greve fortalecida: no terceiro dia, bancários fecham 7.673 agências em todo país

Fotos: Juliana Dias

Subiu para 7.673 o número de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados de todo o país fechados nesta quinta-feira 2º de outubro, terceiro dia da greve nacional dos bancários, conforme balanço realizado pelo movimento sindical com base nos dados até as 18h de ontem.

Na base territorial do SEEB Garanhuns e Região, os bancários de Garanhuns, Aguas belas, Bom Conselho, Canhotinho, Capoeiras, Iati, Itaíba, Lajedo, Quipapá, São João e Angelim aderiram à greve, com paralização de 80% das agências vinculadas ao sindicato.

E a tendência é que o movimento paredista continue a crescer. Do primeiro dia da paralização até hoje foi um crescimento de 16,75% (1.101 agências a mais) em relação ao primeiro dia de greve, quando 6.572 unidades foram fechadas.

O movimento está se ampliando rapidamente no Brasil todo, o que demonstra a insatisfação dos bancários com a postura dos bancos. Os trabalhadores aumentaram a produtividade, contribuindo para que as empresas tivessem lucros recordes - somente as seis maiores instituições lucraram R$ 56,7 bilhões em 2013 e mais R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre deste ano - e a maior rentabilidade do sistema financeiro mundial, mas os banqueiros apresentaram uma proposta econômica insuficiente e ignoraram as reivindicações sociais.

Armando garante restruturação do Ceasa

Foto: Alexandre Albuquerque

A principal central de distribuição de alimentos do Estado vive uma das maiores crises de sua história. Mergulhado no abandono, o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) é um verdadeiro exemplo do descaso do governo do Estado: desorganização, sujeira, taxas abusivas,falta de segurança. Em visita ao tradicional Ceasa, na manhã desta quinta-feira (2), o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) ouviu queixas de comerciantes e consumidores e garantiu que vai fazer uma grande reestruturação no centro.

As principais reclamações são direcionadas à direção do Ceasa, acusada pelos cerca de 1.300 comerciantes instalados no local de abuso de poder. Entre as queixas mais recorrentes, a falta de higiene foi uma das mais ouvidas por Armando. "Aqui a gente encontra, à luz do dia, ratos, baratas e escorpiões. Levando-se em consideração que são pragas noturnas, se aparecem durante o dia, é porque já é superpopulação", disse a culinarista Aparecida Alves, 32 anos.

Os comerciantes também reclamam da cobrança de taxa abusivas que não são devidamente utilizadas na prestação de serviços. Como no caso da segurança, por exemplo. O permissionário Sérgio Leitão denúncia que no galpão onde trabalha câmeras de segurança foram instaladas pelos próprios comerciantes. "Isso apesar da taxa que pagamos. Não há um vigilante sequer aqui, nem de dia nem de noite", denuncia.

Centro-Oeste é região propícia para formação de tornados, diz especialista

Fenômeno ocorreu nesta quarta-feira nas proximidades de Brasília. Segundo meteorologistas, pode haver mais tornados até o outono.

Em uma semana, dois tornados atingiram o Centro-Oeste do país, com ventos que provocaram um acidente que levou a mortes em Mato Grosso do Sul e assustaram moradores de Brasília. Apesar de raros no país, meteorologistas explicam que esse tipo de fenômeno é mais frequente do que as pessoas pensam, e que os estados que compõem o Centro-Sul do Brasil formam a segunda região do mundo que mais registra condições climáticas propícias para a formação deles.

Nesta quarta-feira (1º), um tornado foi registrado nas proximidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, resultante de uma forte tempestade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi a primeira vez que este fenômeno foi documentado e confirmado no Distrito Federal. No último dia 24, um barco-hotel afundou no Rio Paraguai com 26 pessoas a bordo ao ser atingido por outro redemoinho momentos antes de sua atracagem. Ao menos 11 pessoas morreram e há três desaparecidos.

De acordo com Ernani de Lima Nascimento, professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (RS), a formação de tempestades intensas nesta época do ano no Centro-Sul do Brasil (que engloba o Sul, Sudeste e Centro-Oeste) pode culminar em tornados.

“Estamos saindo do período seco, e as primeiras tempestades estão surgindo. Não podemos dizer que é algo raro”, explica Nascimento.

Para ler a matéria completa, no G1, clique>aqui

Fonte: G!

Agência do banco Santander é arrombada em Olinda


Uma agência do banco Santander, que fica localizada no Bairro Novo, em Olinda, no Grande Recife, foi arrombada na madrugada desta quinta-feira (2). De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, viaturas foram enviadas ao local nesta manhã, e constataram que cinco caixas eletrônicos foram mexidos, sem uso de explosivos.

A perícia deve analisar as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar os responsáveis pelo crime. Em nota, o banco confirmou o furto e informou que está colaborando com as investigações, porém não revelou o valor do prejuízo.

NE10

Fernando organiza tropa de vereadores e suplentes do Recife para dias decisivos da campanha

Fernando tomou café da manhã com lideranças na Zona Norte (Foto: Rafael Menezes)

O dia do candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), começou cedo. Por volta das 7h30 ele participou de um café da manhã promovido pelo Movimento Avança Recife (MAR), na Bomba do Hemetério. O MAR reúne cerca de 70 suplentes de vereadores do Recife, que juntos obtiveram mais de 120 mil votos na capital nas eleições de 2012.

“Recife não pode ter de volta aquele grupo que fez a cidade parar no tempo. O prefeito Geraldo Júlio está fazendo um grande esforço para organizar a cidade e ele precisa do apoio de Fernando no Senado Federal. Quem quer um Recife melhor, vota Fernando. Ele é o senador de Paulo e Geraldo”, afirmou Hélio da Guabiraba, líder do MAR.

Fernando reforçou a importância de eleger Paulo governador para garantir a continuidade do legado de Eduardo Campos. Ele destacou o papel dos senadores para o trabalho de uma gestão. “Os senadores representam os estados em Brasília. Paulo e Geraldo vão precisar de representantes que ajudem a garantir recursos para fazer as obras que Recife e Pernambuco precisam. Faltam poucos dias para a votação e até lá temos que permanecer nas ruas, ganhando cada voto, indo de casa em casa”, afirmou Fernando.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Sefaz-PE: Restituição de ICMS já está disponível pela internet no E-fisco


Contribuintes já podem solicitar a restituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) através do sistema online E-fisco, da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Anteriormente, o procedimento era realizado presencialmente nas Agências da Receita Estadual.

“A adoção desse novo processo gera ganhos para o contribuinte na medida em que, dispensa o seu deslocamento e elimina gastos com cópias e autenticações de documentos. Além disso, a Sefaz garante maior agilidade nas análises dos pedidos”, destaca a gestora do Simples Nacional e Restituição, Maria Cristina Arruda.

Para dar entrada na restituição, o contribuinte precisa portar certificado digital e preencher os dados de identificação e justificativa do pedido, bem como anexar os documentos solicitados (apenas no formato .jpg ou .jpge). Após a confirmação do pedido, uma ação fiscal será gerada e encaminhada para análise na Unidade de Análise de Processos Fiscais (Unap/ DAS) da Sefaz.

O contribuinte poderá acompanhar o processo através do protocolo informado no ato de solicitação. As restituições dos demais impostos serão liberadas paulatinamente.

Fonte: Secretaria da Fazenda de Pernambuco

Represa de Itaparica em colapso: secou o canal de abastecimento às agrovilas da Reta devido a assoreamento

Atualizada às 12h31

Represa de Itaparica entra em colapso (Foto: Lúcia Xavier)

Rogério Viana, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, informa que o lago de Itaparica, represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga entrou em colapso. De acordo com o secretário, secou o canal de captação de água para irrigação nas agrovilas da Reta, na zona rural do município. A agricultura irrigada, com água servida pela represa de Itaparica, é uma das principais atividades econômicas do município.

De acordo com informações da reportagem, colhidas no local, o colapso se deu pela falta de manutenção no canal e estação de bombeamento. Em mutirão, produtores rurais fizeram um desassoreamento no canal para a água fluir. Eles reclamam da Plena, empresa terceirizada da Codevasf para prestar assistência no sistema de abastecimento em Petrolândia.

Informações detalhadas e entrevista com o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, serão postadas posteriormente neste Blog.

O último boletim emitido pela Chesf com informações sobre a Bacia do São Francisco, disponível na Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA), notifica que Itaparica continha, no dia 29/09/14, apenas 19,39% de volume útil, com tendência de queda nesse nível.

Redação do Blog de Assis Ramalho