Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2016
Publicidade

Petrolândia: PMPE participa de mesa de debates sobre drogas e violência com alunos da Escola Jatobá

Imagem
Fotos: Cap PM Washington/PMPE


Na tarde desta terça-feira (22), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Petrolândia, participou de mesa de debates com alunos da Escola Jatobá. O comando da 4ª CIPM foi representado pelo Capitão Washington Melo.

Vários temas, entre eles a descriminalização da maconha, foram tratados com os jovens no encontro que discutiu a problemática das drogas e a violência. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Hildebrando Menezes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos Cap PM Washington/PMPE

Fatos contra Dilma tornam difícil sua continuidade no governo, diz Paulo Câmara

Imagem
Até então evitando se posicionar claramente sobre o impeachment, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), subiu o tom e afirmou nesta terça-feira (22), que os fatos contra a presidente Dilma Rousseff são "muito graves" e, se comprovados, tornam "muito difícil" a continuidade dela no governo.

Segundo ele, seu partido deverá sair "unido" nesse processo "em favor do Brasil". Paulo Câmara lembrou que, em dezembro, criticou a forma como o atual processo de impeachment de Dilma foi aberto. "Porque foi claramente um processo onde a chantagem foi colocada como primeira questão, independente da análise dos fatos", disse, em referência ao fato de o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter deflagrado o impeachment em retaliação ao Palácio do Planalto.

"Hoje, não. Hoje tem muito mais fatos em relação ao que foi colocado. Não se trata só de pedaladas (fiscais - motivação jurídica do atual pedido) e sim de outros fatos. Fatos …

Monitor de Secas: Nova ferramenta auxiliará tomada de decisões

Imagem
Lançado nesta terça-feira, Monitor de Secas acompanhará o fenômeno na região, viabilizando o atendimento à população e aplicação de políticas públicas.
O governo federal lançou nesta terça-feira (22/3), Dia Mundial da Água, mais uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisões para o enfrentamento da seca. Como parte de uma nova abordagem, o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil atuará no acompanhamento regular e periódico do fenômeno na região, viabilizando a aplicação de políticas públicas para atender a população em períodos de escassez. Os resultados consolidados serão divulgados mensalmente no site monitordesecas.ana.gov.br.

Sob coordenação institucional do Ministério da Integração Nacional (MI) e coordenação técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), o Monitor de Secas foi desenvolvido por um grupo de especialistas e instituições federais e estaduais a partir de um compromisso aprovado em 2013. A ferramenta foi lançada após meses de desenvolvimento e um ano de testes.

MEC criará exame para certificação do ensino médio

Imagem
"O Enem é muito pesado para quem está só se certificando", afirmou Mercadante.
O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar neste ano um exame exclusivamente para certificação do ensino médio. O foco serão os estudantes que estão concluindo a etapa de ensino com mais de 18 anos, principalmente os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O exame foi anunciado hoje (22) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mas ainda não foi definida a data de sua aplicação.

Atualmente, esses estudantes podem solicitar a certificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Mercadante, em média, 900 mil candidatos pedem anualmente a certificação. Ele destacou que ainda haverá essa oportunidade, sendo possível obter a certificação duas vezes por ano.

"Vamos manter no Enem o exame de certificação e criar outro exame só para certificar. Queremos dar mais oportunidade para que o jovem possa concluir as disciplinas e avançar no ensino médio", disse Mercadante.

Oposição na Alepe cobra agilidade em debate sobre Arena

Imagem
Sílvio Costa Filho, líder da Oposição na Alepe (Foto: Roberto Soares/Alepe)
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cobrou da base governista na Casa que levem adiante a promessa de promover um amplo debate sobre a Arena Pernambuco, conforme prometido no início do mês, por ocasião da rescisão do contrato entre o Estado e a Odebrecht.

Na sessão plenária desta terça (22), o deputado Silvio Costa Filho (PRB), em nome da Oposição na Alepe, fez um apelo ao líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), cobrando a realização de uma audiência pública sobre o futuro da Arena Pernambuco. “Na noite do último dia 4, uma sexta-feira, o Governo do Estado anunciou, por nota, a decisão de rescindir o contrato da Arena. Aqui nesta Casa, os representantes do Governo prometeram realizar um debate sobre o tema, mas já se passaram quase 20 dias e esse encontro sequer foi agendado”, lembrou.

Petrolândia: Dois jogos movimentam a abertura da II Copa dos Campeões 2016 neste final de semana

Imagem
Palmeiras de Tacaratu estréia no sábado (26) diante do Reta F.C no Estádio da Vila dos Pescadores (Foto: Assis Ramalho)

Tem início neste final de semana em Petrolândia, a II Copa dos Campeões 2016. Ao todo serão disputadas duas partidas no Estádio ''O Ferreirão'' na Vila dos Pescadores. No sábado (26), o Cruzeiro enfrenta  a equipe do Reta F.C as 15h30. No domingo (27), no mesmo horário, o Vila Nova mede força diante da equipe do MV.

A competição tem sequência na quinta-feira ((31) com o Canarinho enfrentando o Palmeiras as 19h:30 no Estádio Manoel Anízio da Mota ''O Galegão''.
No domingo (03) a Admec enfrenta o Cruzeiro no Estádio ''O Ferreirão''.
A II Copa dos Campeões - 2016 será disputada por oito equipes, divididas em dois grupos. Confira abaixo grupos e tabela da primeira fase.
Grupo A: Canarinho (Caraibeiras), Palmeiras (Tacaratu), MV (Petrolândia) e Vila Nova (Petrolândia). Grupo B: Cruzeiro (Tacaratu), Reta F.C, Admec e São Paulo
T…

Água do mar pode dar segurança hídrica para grandes cidades, diz diretor da ANA

Imagem
É preciso considerar a dessalinização da água do mar como fonte alternativa para a segurança hídrica, diz diretor-presidente da ANA
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse que é preciso considerar a dessalinização da água do mar como fonte alternativa para a segurança hídrica das grandes cidades brasileiras, mesmo sendo uma tecnologia cara. Andreu participou do seminário organizado pela ANA para o Dia Mundial da Água, celebrado hoje (22).

A quantidade de água no mundo é finita, mas renovável, porém, segundo Andreu, além do aumento contínuo da demanda nas cidades e na agricultura, em vários aspectos a água está sendo degradada, portanto depois não pode ser utilizada. “Essas alternativas, como reuso, captação de água de chuva, adoção de tecnologia nas edificações e, inclusive, a dessalinização, colocariam água nova no sistema no sentido de tentar equilibrar essa equação que hoje é desfavorável para a água”, disse.

O Brasil já utiliza a tecnologia de …

Bancada do PT no Senado pede que CNJ investigue Moro

Imagem
O PT vai declarar oficialmente guerra a Sérgio Moro (foto). Logo mais, os senadores do PT e de outros partidos aliados vão ao CNJ registrar uma reclamação disciplinar contra Sérgio Moro.

Pensada na semana passada, após a divulgação dos grampos de Lula, a medida ganhou força após críticas públicas que Moro recebeu da imprensa internacional, de alguns juristas e do próprio Teori Zavascki, que, dirigindo-se indiretamente a ele, disse que um juiz deve resolver conflitos e não criá-los.

Será a sétima representação contra Moro no CNJ.

O Globo

Fluminense confirma saída de Diego Souza, que vai voltar para o Sport

Imagem
Diego Souza em disputa com Cuéllar no Fla-Flu do último domingo (Foto: Marcos Ribolli)

O meia Diego Souza foi liberado do treinamento desta terça-feira, realizado nas Laranjeiras, para resolver os últimos detalhes de sua saída do Fluminense. A assessoria do clube confirmou a saída do jogador, que retornará ao Sport, equipe que defendia antes de ir para o Tricolor. A atual passagem do jogador no time carioca durou pouco mais de três meses. Ele disputou 11 partidas e marcou quatro gols.

Revelado em Xerém, Diego Souza foi uma indicação do técnico Eduardo Baptista, com quem tinha trabalhado no Sport. O Flu precisou negociar com o Metalist, da Ucrânia, que detinha os direitos econômicos, e desembolsou 600 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões), divididos em duas vezes. As duas parcelas já foram pagas.

O Fluminense se prepara agora para a semifinal da Primeira Liga, contra o Internacional, que será realizada quarta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, às 21h45 (de Brasília). O outro confront…

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um automóvel Parati, ano 2011. Interessados devem procurar Euclides Modas

Imagem
Vende-se um automóvel Parati ano 2011. Preço a combinar. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9992-6350. Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.

Ver fotos, clique >Automóvel Parati 2011


Mulher de Collor é denunciada na Lava Jato

Imagem
her do senador e ex-presidente da República Fernando Collor(AL) é a mais nova denunciada por suposto envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. O nome de Caroline Serejo Medeiros Collor de Mello foi incluído num pedido de aditamento no mesmo inquérito que investiga o senador por compra de carros de luxo pagos com propina desviada da Petrobras.

O pedido de aditamento foi feito na segunda-feira pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal(STF). Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, caso aceite a denúncia, deverá pedir para que a defesa de Caroline se manifeste sobre o caso.

Prefeitura de Jatobá informa que devido a Semana Santa a feira livre será realizada no domingo (27)

Imagem
Informações PMJ

PM à paisana reage a assalto a micro-ônibus e criminosos são baleados, um deles morreu no hospital

Imagem
Ilustrativo
Um assalto a um micro-ônibus que faz a linha Aracaju/Itaporanga d’Ajuda terminou com dois suspeitos baleados, sendo um no peito e um no ombro, um deles morreu no hospital. De acordo com a Polícia Militar, um policial à paisana estava no veículo indo para o trabalho quando os criminosos armados, sendo três homens e uma mulher, anunciaram o roubo e recolheram os pertences dos passageiros como celulares, carteiras e bolsas. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (22) na BR-235, próximo à passarela de pedestres do Bairro Veneza em Aracaju.

“O policial militar reagiu e a ação dele chamou a atenção de uma viatura do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) que estava passando pelo local no mesmo instante. Os policiais desceram e iniciaram uma perseguição a pé pelos criminosos que chegaram a invadir uma residência na tentativa de fugir”, explicou o relações públicas da PM, o tenente-coronel Paulo Paiva.

Apac prevê grave seca no Sertão e redução de chuvas em todo estado de PE

Imagem
O Sertão pernambucano deverá sofrer com uma grave seca nos próximos três meses, de abril a junho, deste ano. O clima também vai castigar o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Tudo indica, no entanto, que o quadro poderá ter uma melhora no fim de julho. O fenômeno El Niño é um dos motivos para a redução das chuvas.
"Para complicar, o Oceano Atlântico Sul está esfriando. Isso quer dizer que teremos menos evaporação, menos núvens e menos chuvas na nossa região", adiantou o gerente de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira. Os dados foram divulgados durante um encontro de meteorologistas na sede da Apac, no Recife, na manhã desta terça-feira (22).

O Sertão pernambucano deverá sofrer com uma grave seca nos próximos três meses, de abril a junho, deste ano. O clima também vai castigar o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Tudo indica, no entanto, que o quadro poderá ter uma melhora no fim de …

Dilma acusa 'golpe em curso' e promete: 'Jamais renunciarei'

Imagem
A presidente Dilma Rousseff voltou a classificar de "golpe" nesta terça-feira (22) o processo de impeachment que ela é alvo na Câmara dos Deputados e reafirmou que não irá renunciar "jamais". A petista deu a declaração durante ato organizado no Palácio do Planalto para que dezenas de profissionais do meio jurídico manifestassem apoio ao governo e se posicionassem contra a tentativa de afastá-la da Presidência.

Advogados, promotores, magistrados, defensores públicos e professores universitários participaram do evento, que durou cerca de duas horas e meia, batizado de Encontro com Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia.

"Não cabem meias palavras: o que está em curso é um golpe contra a democracia. Jamais renunciarei. Pode se descrever um golpe de estado com muitos nomes, mas ele sempre será o que é: a ruptura da legalidade, atentado à democracia", enfatizou Dilma no evento.

"Não importa se a arma do golpe é um fuzil, uma vingança ou a vont…

Anivaldo Miranda abre simpósio do MP Sergipe sobre o Dia Mundial da Água

Imagem
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, abriu com uma palestra a programação do Simpósio Regional em Reflexão ao Dia Mundial da Água: diagnósticos e desafios em prol do Rio São Francisco. O evento, promovido pelo Ministério Público Estadual de Sergipe, foi realizado no auditório do órgão estadual, em Aracaju (SE), na manhã desta segunda-feira (21.03). Dirigindo-se a promotores, gestores públicos e ambientalistas, Miranda abordou os problemas provocados pelos usos múltiplos dos recursos hídricos.

O presidente do CBHSF explicou que os conflitos pelos usos múltiplos começam devido à escassez na oferta. “Todos nós precisamos do oxigênio para sobreviver e, como ele existe de forma que atende a todos, ninguém procura saber quem aspira mais que outro, mas com a água é diferente. A demanda é crescente cada vez mais, enquanto a oferta só diminui”, comparou. “A expansão do ser humano é tão grande sobre os recursos hídricos que é necessário compreende…

Petrolândia: Marcação de exames e consultas para esta quarta e quinta-feira 23 e 24 de março de 2016 na Secretaria de Saúde

Imagem
Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação nesta quarta e quinta-feira 23 e 24 de março de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade; confira

Quarta-feira (23): Clínico Geral, Pediatra, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (24): Nutricionista, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (25): Feriado

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Paulo Jr/Secretaria de Saúde

Trio de Sertânia é preso com carro roubado e armas de fogo em Tacaratu

Imagem
Três homens foram presos no centro de Tacaratu (PE), no Sertão de Itaparica, com um carro roubado e duas armas de fogo. Segundo informações da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o fato aconteceu no final da noite de ontem (21) e os três acusados são moradores do município de Sertânia (PE), no Sertão do Moxotó.

De acordo com 4ª CIPM, o veículo, um Chevrolet Classic, de cor cinza, placa OFB 3712, de Monteiro (PB) e dois revólveres calibre 32, municiados, foram encaminhados à Delegacia, juntamente com os três indivíduos, que ainda estavam de posse de sete celulares, um notebook e dois pen drives, tudo fruto de roubo, segundo a polícia.

Todos foram autuados em flagrante por associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo.

Blog de Carlos Britto
Foto: Ascom 4ª CIPM/Divulgação

Dia Mundial da Água: Ações da Codevasf recuperam estoques pesqueiros e geram renda para produtores

Imagem
Foto: Leandro Silva/Codevasf
Ações que contribuem para a melhoria da qualidade da água de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos da bacia do São Francisco e geram renda para produtores familiares são os destaques da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) neste 22 de março, Dia Mundial da Água. O tema deste ano, definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a data, é "Água e Empregos: Investir em água é investir em empregos".

Uma das ações realizadas nos sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura que a Companhia possui em sua área de atuação é a produção de alevinos voltados para recomposição da ictiofauna (população de peixes) de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, como também para inclusão produtiva de pequenos produtores.

Evidências de ligação entre Zika e malformações fetais são esmagadoras, diz OMS

Imagem
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse hoje (22) que, apesar da associação entre o vírus Zika e o aumento de malformações fetais não ter sido cientificamente confirmada, as evidências circunstanciais atuais são esmagadoras. “O tipo de ação urgente demandada por esta emergência em saúde pública não deve esperar por uma prova definitiva”, completou.

Durante coletiva de imprensa em Genebra, Margaret Chan destacou que o vírus já circula em pelo menos 38 países e territórios, enquanto 12 localidades já relataram aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré associados a resultados positivos para infecção por Zika. “Quanto mais sabemos sobre o vírus, pior nos parece a situação”, avaliou.

Vereadores de Paulo Afonso são xingados por popular em sessão da Câmara: 'Ladrões!'

Imagem
Entre as respostas de Daniel, o popular Nilton ‘Negrito’ se desentendeu com o vereador José Carlos (PRP) por chamar os vereadores de “ladrões”, Zé Carlos pediu à Mesa que tomasse providências e Negrito continuou: “Ladrões, todos são!”

“Não admito que nenhum cidadão aqui venha agredir nenhum vereador, seja da situação ou da oposição, da maneira como o senhor fez, por favor, retire-se!”, exigiu Petrônio. Já Marcondes Francisco (PRP), pediu ao presidente da casa que desse voz de prisão: “Dê voz de prisão, senhor presidente!”.

Segundo explicou o presidente, Negrito não conhecia o Regimento, e por isso ele irá processá-lo. Negrito, por sua vez, continuou na sessão, e não se calou, da plateia respondia aos vereadores. Vale dizer que os edis devolveram-lhe a “alcunha”. “Se somos ladrões você também é!”

Até que os guardas o conduziram para fora do Parlamento. O popular contudo, pode e deve dar sua versão dos fatos. Assim que solicitar o espaço, para pelos menos explicar o contexto da sua fal…

Presidente do CBHSF critica modelos agrícola e energético presentes na bacia do São Francisco

Imagem
Anivaldo Miranda alertou para os graves problemas ocasionados à bacia pela decisão da Agência Nacional de Águas (ANA), em atendimento ao setor elétrico, de reduzir as vazões do Velho Chico: "Isso pode despertar um monstro, chamado Cyanobactéria" (Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF)
No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça (22.03), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou do IX Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, promovido pelo governo do Estado. No evento, realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e mediado pela presidente do Comitê do Rio Paracatuba, Rosa Cecília dos Santos, Miranda abordou o tema “Rio São Francisco: Um Patrimônio de Todo o Brasil”, em palestra realizada para estudantes de diversas universidades públicas e privadas de Sergipe. O encontro se encerra amanhã (23.03).

Durante a apresentação, o presidente do CBHSF levou em consideração o aspecto histórico do …

Petrolândia: Confira programação do Bar e Restaurante Donna Júlia para esta quarta e quinta-feira

Imagem
Nesta quarta-feira (23) o Bar & Restaurante Donna Júlia, na Orla de Petrolândia, recebe o cantor Genilson Gabriel a partir das 20h:00. Na quinta-feira (24) é a vez de Rodrigo Silver - haverá rodízio de massas na quarta, e queijos & vinhos na noite de quinta-feira (24).

Compareça, prestigie nossos artistas e saboreie o cardápio do Bar e Restaurante Dona Júlia, administrado por Callynny e Leonardo.

Em um ambiente extremamente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho Informações: Bar e Restaurante Donna Júlia

Chico Buarque e outros mil intelectuais assinam abaixo-assinado pela democracia

Imagem
Chico Buarque proibiu uso de suas canções em musical de Claudio Botelho, diretor que fez críticas a Dilma e Lula durante apresentação polêmica em BH
Com assinaturas de nomes como o cartunista Laerte, um manifesto em prol da democracia teve o texto final divulgado nesta segunda-feira, 21. "Não podemos imaginar a livre circulação de ideias em outra ordem que não seja a da diversidade democrática, gozada de forma crescente nas últimas décadas pela sociedade brasileira, que é cada vez mais leitora e tem cada vez mais acesso à educação", diz o material.

O manifesto reúne mais de mil assinaturas de profissionais do mercado editorial, entre escritores e editores. A "campanha", liderada por Alberto Schprejer, Haroldo Ceravolo, Daniel Louzada, entre outros autores, começou no sábado, 19, em um grupo no Facebook.

Um dos nomes mais fortes no abaixo-assinado, Chico Buarque frequentemente se manifesta acerca da política brasileira. Após os comentários de Cláudio Botelho sobre Lu…

Atentados na Bélgica: número de mortos chega a 34 e de feridos a 187

Imagem
Vítima dos atentados de Bruxelas recebe atendimento perto da estação de metrô de Maalbeek. (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)

Pelo menos 34 pessoas morreram e 187 ficaram feridas nos atentados nesta terça (22) em Bruxelas, mostra o novo balanço provisório das autoridades.

Os números divulgados anteriormente eram 26 mortos, 11 no aeroporto de Zaventem e 15 na estação de metrô de Maelbeek, e 136 feridos.

Segundo dados divulgados pela ministra da Saúde belga, Maggie de Block, 14 pessoas morreram nas duas explosões ocorridas no aeroporto e, segundo o Ministério da Justiça, 81 ficaram feridas.

Lava Jato cumpre ordens judiciais em Pernambuco

Imagem
Casa de câmbio no bairro de Santo Antônio foi um dos locais visitados pelos policiais federais. (Foto: Tércio Amaral/DP)

A Polícia Federal em Pernambuco cumpriu, na manhã desta terça-feira (22), seis ordens judiciaisdentro da 26ª fase da Operação Lava Jato. No Recife, a Operação Xepa, que contou com 20 policiais divididos em cinco equipes, cumpriu dois mandados de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão, em Boa Viagem e no bairro de Santo Antônio.

Segundo informações extra-oficiais, Antônio Carlos Vieira da Silva Junior, sócio da Arco Comunicação, e Alexandre Biselli, engenheiro civil e executivo da Odebrecht, foram levados para a sede da PF por volta das 6h para prestar depoimento e, em seguida, serão liberados. Biselli é suspeito de pagar propina a agentes públicos e Antônio Carlos de ter ligação com o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, detido na ocasião do Mensalão.

Dos quatro mandados de busca e apreensão, três foram cumpridos no bairro de Boa Viagem, na Zona…

Perpart Itinerante leva atendimento imobiliário a Caruaru

Imagem
Equipe da Perpart entrega escrituras definitivas, resolve pendências documentais e oferece esclarecimentos; atendimento ocorre na última semana de março, de segunda (28) a quinta (31)

O projeto Perpart Itinerante vai até Caruaru, dos dias 28 a 31 de março, para realização de atendimento imobiliário a cidadãos que moram nos núcleos habitacionais remanescentes de políticas públicas do Governo do Estado e que estão hoje sob responsabilidade da Perpart.

Os mutuários da antiga Cohab devem se dirigir à Escola Maria Auxiliadora Liberato, na Rua Major João Coelho, n° 80, no bairro de Rendeiras, das 9h às 12h ou das 13h às 16h. Serão contemplados 5275 imóveis, dos bairros de Parque Residencial Cedro I e II, Conjunto SSAM, Vila Kennedy, Boa Vista I e II, além dos imóveis atendidos pelos Programas Especiais (FICAM).

Gestores participam de encontro sobre “governança e gestão em saúde” no TCE-PE

Imagem
Foto: Vicente Luiz/TCE-PE
O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Carlos Porto, abriu nesta segunda-feira (21), no Recife, um encontro sobre “Governança e gestão em saúde” promovido pelo Tribunal de Contas da União, em parceria com o TCE-PE, Atricon, Instituto Rui Barbosa e Fiocruz/Aggeu Magalhães. O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal pernambucano, reuniu secretários, servidores e gestores de saúde de órgãos públicos do Estado e Municípios, além de membros dos conselhos da área e da Comissão Intergestores Bipartide.

A finalidade deste encontro, que está sendo realizado em todos os estados do Brasil, é fazer uma radiografia nacional sobre a situação da saúde pública e sugerir ações que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados na área. Os gestores estão sendo orientados a responder um questionário com aproximadamente 80 páginas, cujos dados serão compilados na sede do TCU, em Brasília. A partir desse diagnóstico, ele terá em mãos um estud…

Taxa de homicídios diminui nas grandes cidades e aumenta no interior, diz Ipea

Imagem
O estudo reforça a importância de políticas públicas voltadas para o combate da violência contra a mulher
A taxa de homicídios no Brasil tem diminuído nas grandes cidades e aumentado no interior, sobretudo no Nordeste. Os dados fazem parte do Atlas da Violência 2016, divulgado hoje (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estudo analisou a evolução dos homicídios por macrorregiões, unidades da federação e microrregiões, provocadas por armas de fogo, violência policial, assim como homicídios de afrodescendentes, de mulheres e jovens. Os números estão no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e se referem a 2014.

Semana do Meio Ambiente vira Projeto de Lei na Alepe

Imagem
Deputado Zé Maurício (Foto: Roberto Soares/Alepe)
Antenado à necessidade de maior conscientização pública sobre a preservação do meio ambiente e à promoção da educação ambiental, o deputado Zé Maurício teve seu PL 703/2016, aprovado junto à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última semana. 
A proposta inclui a Semana Estadual do Meio Ambiente, a ser comemorada na semana do dia 5 de junho, no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco. O PL prevê atividades educativas e culturais, como palestras, audiências públicas, conferências e congressos, em PE, durante o período mencionado pela proposta. Aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, o projeto segue agora para avaliação das Comissões de Administração Pública e Educação, antes de ser votado no Plenário.
Assessoria de Imprensa do deputado Zé Maurício

Humberto vê melhora em cenário econômico já em 2016

Imagem
Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT no Senado)
Uma sequência de notícias positivas na economia brasileira - aliada às intervenções decisivas do Governo Federal, como as anunciadas nessa segunda-feira (21), pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa - tem melhorado o ambiente de negócios no país. O crescimento do investimento estrangeiro, a diminuição da inflação e o incremento do comércio exterior arrefecem a crise e derrubam as correntes pessimistas, dando sinais de que o Brasil possa estar vencendo o mau momento de uma forma mais rápida do que se esperava, avalia o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE).

“Vivemos uma crise que é econômica, mais também política. Existem setores que estão torcendo contra Brasil, apostando na piora, ocultando do noticiário as informações positivas e engessando o Congresso em uma pauta de crise. Mas, apesar de toda esta ação, de uma tentativa de golpe iminente que o país vem enfrentando, o Governo Federal tem trabalhado arduame…

ProUni abre amanhã inscrições para bolsas remanescentes

Imagem
O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados poderão se inscrever a partir de amanhã (23) até 31 de março, pela internet.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Na primeira edição de 2016, o ProUni ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa.

Rinaldo Júnior, presidente da Força Sindical em Pernambuco, se filia ao PRB

Imagem
Sílvio Costa Filho, Rinaldo e Oséssio Silva (Foto: Divulgação)
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) ganhou o primeiro reforço para as eleições municipais de 2016. O presidente estadual do partido, o deputado Silvio Costa Filho, abonou a filiação do sindicalista Rinaldo Júnior, presidente estadual da Força Sindical. Rinaldo assume a Secretaria-Geral do diretório municipal do PRB no Recife e vai coordenar, ao lado do deputado Ossesio Silva, que assumiu a presidência municipal do partido, as ações da legenda na Capital pernambucana.

Segundo Silvio, a chegada de Rinaldo fortalece o PRB para a disputa proporcional deste ano. “O PRB tem hoje cerca de 30 candidatos a vereador no Recife e a chegada de um nome como o de Rinaldo fortalece nosso projeto, que é eleger de seis a oitos vereadores nas eleições de outubro”, destacou. Rinaldo, segundo Silvio, terá uma papel fundamental na interlocução com os trabalhadores e as entidades da sociedade civil.

Dia Mundial da Água: 78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos

Imagem
A Unesco estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos (Foto: Angela Peres/Agência de Notícias do Acre)

A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores altamente dependentes de recursos hídricos resulta na perda ou no desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos, “a menos que exista infraestrutura suficiente para gerenciar e armazenar a água”. O alerta é feito hoje (22), Dia Mundial da Água, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A edição de 2016 do Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos é produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em nome da ONU Água. Com o tema a água e o emprego, ele mostra que 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos. “Nós temos algo em torno de 1,5 …

PF cumpre 110 mandados da 26ª fase da Lava Jato e mira a Odebrecht

Imagem
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados da 26ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta terça-feira (22). Cerca de 380 policiais federais cumprem 110 mandados judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. A atual fase foi batizada de 'Xepa' e tem como alvo o Grupo Odebrecht.

As investigações apontam possíveis crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro oriundos da Petrobras que teriam sido cometidos por empresários, profissionais e lavadores de dinheiro ligados ao grupo.

Projeto da ONG Rio de Paz é atingido por dezenas de tiros e pode acabar

Imagem
Atingido por mais de 40 tiros, num confronto entre policiais e traficantes, o projeto Aquário de Música, da ONG Rio de Paz, inaugurado no sábado passado (19), na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, está ameaçado de fechar as portas antes mesmo do início das aulas que seriam ministradas a cerca de 50 crianças e adolescentes carentes da comunidade e outras de fora.

As crianças receberiam cursos de qualificação profissional e noções de música de instrumentistas renomados que tocam com vários artistas do Rio e ensinariam de graça. Mas, ontem (21) pela manhã, a sede do Aquário de Música, no lugar conhecido como Garganta do Diabo, um antigo local de desova de corpos, perto do Campo do Abóbora, foi atingida por disparos principalmente de armas pesadas, como fuzil e metralhadora, numa troca de tiros entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho e traficantes de drogas que ainda agem na região.

MPPE apresenta projeto Abraçando a escola em Garanhuns

Imagem
Promotor de Justiça Aguinaldo Fenelon, atual secretário-geral do MPPE, é idealizador do projeto (Foto: Lúcia Xavier)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu na quinta-feira passada (17), no auditório da Promotoria de Justiça de Garanhuns, a apresentação do projeto institucional Abraçando a escola para um grupo de 112 gestores e educadores da rede municipal de ensino. Durante o encontro, o secretário-geral do MPPE e idealizador do projeto, promotor de Justiça Aguinaldo Fenelon, detalhou as bases do projeto, que tem entre seus objetivos principais a redução da evasão escolar e dos conflitos entre aluno e professor.

Após a apresentação do projeto, Fenelon proferiu palestra sobre Enfrentamento à corrupção, mostrando que os jovens precisam tomar conhecimento, desde cedo, sobre a ilegalidade de pequenos atos que fazem parte da cultura do chamado jeitinho brasileiro, como furar fila ou colar a prova na sala de aula. “Essas práticas constituem atos de corrupção e devem ser combatid…

Explosões matam ao menos 13 em metrô e aeroporto belgas

Imagem
Fumaça no terminal de embarque do Aeroporto Internacional de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica, após explosões (Foto: Daniela Schwarzer/via AP Photo)
Explosões foram registradas no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek emBruxelas, na Bélgica, na manhã desta terça-feira (22). O número de vítimas ainda é desencontrado. Os bombeiros falam em 11 mortos, mas a imprensa fala em até 26 mortos além de dezenas de feridos. As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas.
Duas explosões ocorreram no aeroporto e os ataques foram foram provocados por um homem-bomba, segundo procuradoria local, citada pela Reuters. Os ocorreram na área de embarque, perto de um balcão da companhia American Airlines. Vozes em árabe e tiros também teriam sido ouvidos no local, segundo a imprensa belga.

Uma terceira explosão atingiu a movimentada estação Maelbeek, que fica perto de um bairro onde parte das representações da União Europeia está sediada, segun…

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 22 de março de 2016

Imagem
Folha de Pernambuco: Lula cogita desistir de Casa Civil para ser articulador informal de Dilma
Diário do Nordeste-CE: Fortaleza é a Capital com mais relatos de violência nas escolas públicas Gazeta de Alagoas: F investiga ameaça a procuradores do Trabalho A Tarde; Helicóptero cai em fazenda na cidade de Jaguaripe e deixa feridos
Correio da Bahia; Mulheres mortas em Pernambués foram retiradas de festa
Tribuna da Bahia; Taxistas de Salvador terão de curso de inglês gratuito para Olimpíadas
O Globo; Petrobras registra prejuízo de R$ 34,8 bilhões em 2015
O Dia-RJ: Sede de ONG no Rio é atingida por mais de 40 disparos
Extra-RJ; Em apoio à greve de professores, alunos ocupam colégio estadual no Rio
Folha de São Paulo; Dilma diz ao STF que Moro colocou em risco a soberania nacional
O Estado de São Paulo; Rosa Weber assume relatoria de habeas corpus de Lula no STF
Correio Braziliense; Manifestação contra o Governo reúne mais de 6 mil em frente ao Congresso
Valor Econômico; Não há decisão sobre diretor da…

Publicidade