terça-feira, 11 de outubro de 2016

Goiana e Pesqueira: MPPE recomenda aos prefeitos assegurar transição ordenada entre gestões

É vedada, nos últimos dois quadrimestres do mandato, a contração de obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente até o fim dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem possuir verba suficiente disponível em caixa para tal.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos Frederico Gadelha, de Goiana, e Evandro Chacon, de Pesqueira, bem como aos secretários municipais das duas cidades que observem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar nº101/2000) e adotem medidas para evitar problemas de ordem econômica durante a transição entre gestores nos últimos meses de mandato do atual prefeito.

De acordo com as promotoras de Justiça Patrícia Ramalho (Goiana) e Andréa Porto (Pesqueira), historicamente, sobretudo no final dos mandatos, tem sido constatada a ocorrência de irregularidades nas administrações municipais, através de práticas atentatórias aos princípios regentes da Administração Pública.


Novo presidente da Anatel defende modernização na legislação de telecomunicações


O novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, disse hoje (11) que é preciso modernizar a legislação do setor para atrair mais investimentos privados. Em seu discurso de posse, ele defendeu a aprovação do projeto de lei que trata da revisão do Marco Legal de Telecomunicações, que tramita no Congresso Nacional.

“O projeto de lei, uma vez sancionado, modernizará a legislação do setor de telecomunicações, atraindo e incentivando o investimento privado. Essa mudança de regra, por via legal, será uma das soluções dos problemas brasileiros e certamente agregará ao programa econômico conduzido pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles”, disse.

Uma das mudanças previstas para o setor é a alteração do modelo de licenciamento das atuais concessões para autorizações. Quadros citou como exemplo o serviço de telefonia fixa, que é feito por concessão, e o de telefonia celular, que é feito por autorização. "No serviço de telefonia móvel, a liberdade é a regra. E ele está aí, é um serviço altamente popularizado e hoje as pessoas deixam de usar o telefone fixo”, disse.



Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional critica fim de conselho curador da EBC


O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (10), o relatório sobre a Medida Provisória (MP) 744/16, que extingue o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O conselheiro Davi Emerich, responsável pelo relatório na comissão criada especialmente para analisar a medida, disse que a MP “não é uma matéria qualquer”, pois tem um impacto muito grande em uma estrutura com mais de 2 mil funcionários em todo o País.

Para o relator, é lamentável o fato de a mudança ter sido implementada por MP, que tem força de lei desde a sua edição. Emerich enfatizou que a medida não resolve os impasses da empresa e ainda empurra a comunicação pública para “posições insustentáveis”.

Com o fim do Conselho Curador, segundo Emerich, as declarações de intenção feitas na lei que criou a EBC (Lei 11.652/08) perdem a materialidade. Ele acrescentou que, com a extinção do conselho, a empresa tende a responder às orientações e ordens do Executivo e não da sociedade, como estabelece um princípio da lei. “Não se pode falar em eficiência quando o conselho é extirpado do cenário”, afirmou.


Câmara aprova medida provisória que facilita privatizações no setor elétrico

Proposta também transfere para o consumidor final o custo extra da energia de Itaipu comprada do Paraguai e limita o subsídio federal para pagar o combustível usado na geração de energia para a Região Norte. Texto segue para análise do Senado (Foto: Flávio Soares/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (11), a Medida Provisória 735/16, que modifica vários pontos da legislação do setor elétrico, facilita a desestatização de distribuidoras de energia sob controle da Eletrobras, transfere ao consumidor final o custo extra da energia de Itaipu comprada do Paraguai e limita o subsídio federal para pagar o combustível usado na geração de energia para a Região Norte. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Conforme o projeto de lei de conversão aprovado, do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), o custo adicional de 240 milhões de dólares ao ano (cerca de R$ 900 milhões em 2016) que o Brasil paga ao Paraguai pela sobra de sua energia de Itaipu não será mais arcado pelo Tesouro Nacional e sim repassado ao público consumidor.


Temer despreza agentes comunitários de saúde ao vetar projeto que garante melhorias, diz Humberto


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou os vetos feitos pelo presidente não-eleito Michel Temer (PMDB) ao projeto de lei que estabelece novos benefícios trabalhistas e sociais para agentes comunitários de saúde. A proposta havia sido aprovada pelos parlamentares no começo do mês passado e iria beneficiar mais de 250 mil profissionais, incluindo os agentes de combate às endemias.

“É inacreditável que esse governo retrógrado, que, inclusive, tratou da aprovação da medida no Congresso Nacional por meio de um acordo com a oposição, vete vários dispositivos que sanariam uma grande injustiça com a categoria, marcada por vínculos precários de trabalho e quase nenhum direito trabalhista. Agora, vamos batalhar pela derrubada desses vetos aqui no Legislativo”, afirmou.


Sesi/PE oferece programação especial gratuita para as crianças em outubro no Sertão


O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) dedicará o mês de outubro às crianças. Com início nesta quarta-feira (12) até o final do mês, as 21 bibliotecas do programa Sesi Indústria do Conhecimento, distribuídas em todo o Estado, elaboraram um cronograma especial de atividades gratuitas para celebrar a data. Seções de cinema, oficinas artísticas, contação de histórias e muitas brincadeiras serão destinadas à criançada e aos adolescentes. Já os adultos foram contemplados com palestras sobre saúde, os direitos das crianças e empreendedorismo.

Entre as oficinas artísticas, destacam-se as de confecção de máscaras de animais, pintura, música e brincadeiras tradicionais. Já nas ações para incentivo à leitura, haverá piqueniques de leituras, contação de histórias de autores infanto-juvenis (como Monteiro Lobato, Ziraldo, entre outros) e poesias. Para os adolescentes haverá oficinas de valorização profissional, para que eles possam conhecer melhor e homenagear as profissões celebradas em outubro (como o dia dos professores, médicos, dentistas, compositores, etc) e palestras sobre drogas.


Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr está aberto neste feriado de 12 de outubro



A direção do Bar e Balneário Roça de Samyr informa que o estabelecimento estará aberto nesta quarta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Situado à margem do rio São Francisco, na estrada da Serrota, o Bar e Balneário Roça de Samyr é uma das excelentes opções de lazer em Petrolândia, nos feriados e fins de semana. 

No Bar e Balneário Roça de Samyr, além da belíssima vista do Lago de Itaparica e um local propício ao banho, o cliente encontra tira-gostos e caldos, preparados com carinho na cozinha da tia Leni, que tem como carro-chefe o tradicional peixe frito (tilápia e tucunaré) com baião-de-dois. 

Reúna sua turma ou a família e aproveite o calor em Petrolândia no Bar e Balneário Roça de Samyr, organização de Samyr Oliveira e família. 

Notícias relacionadas do Blog de Assis Ramalho sobre o Bar do Nego:
>Petrolândia: Bar e Balneário de Samyr tem terça-feira de carnaval com o agito do grupo Seduzyr 
>Petrolândia: Bar do Nego, na roça de Samyr, excelente opção no fim de semana 
>O domingão chegou. Bar do Nêgo, na roça de Samyr é boa opção de lazer 
>Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr, sua opção de lazer 
>Petrolândia: Domingão de Carnaval é sucesso na Roça de Samyr 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Rodrigo Novaes repudia decisão do STF que proíbe a vaquejada

Novaes negou que haja maus-tratos e comparou a vaquejada a outras práticas, como o turfe e o hipismo, indicando que teria havido desmerecimento à cultura nordestina.

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) anunciou, durante a reunião Plenária desta segunda (10), que apresentará requerimento repudiando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na prática, tornou ilegal a vaquejada. De acordo com o parlamentar, o julgamento desconsidera a importância cultural da atividade – que, segundo ele, em vez de proibida, deveria ser regulamentada – e provocará prejuízos econômicos aos Estados da Região Nordeste.

Por seis votos a cinco, o Plenário do STF concluiu, na última quinta (6), que a atividade provoca maus-tratos aos animais. A ação foi movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) e questionava lei do Estado do Ceará, que regulamentou a vaquejada. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, que considerou haver “crueldade intrínseca” aos animais. Os ministros que divergiram apontaram que a prática é uma manifestação cultural e votaram pela validade da lei cearense.


Petrolândia: Aluga-se ou vende Loja de Conveniência na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 10


Aluga-se ou vende a loja Conveniência Bodega da Villa - com toda estrutura montada - em endereço nobre da cidade de Petrolândia na Quadra 10, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros nº 1894.

Preço e condições, a combinar. Interessados , favor ligar para o cel. (81) 9. 9782-9201.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Gerência da Loja



Dia Mundial da Obesidade: conheça receitas saborosas e nutritivas para o seu dia a dia

Informe publicitário

Dia 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Obesidade, um alerta de cuidado, pois, atualmente, o excesso de peso é um dos fatores mais graves para o aparecimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – principais causas de óbito no país. Segundo a última pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2015, 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% estão obesos. Pensando nisso, as marcas AdeS, Becel e Maizena separaram algumas receitas nutritivas e saborosas que podem contribuir para uma alimentação equilibrada. Aproveite!

Pacotes de frango com alho-poró

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Calorias por porção: 397


OMS sugere aumento de impostos sobre refrigerantes para reduzir obesidade


Estudo divulgado hoje (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o aumento dos tributos de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos em caixa, como forma de reduzir o consumo e, assim, diminuir o índices de obesidade, diabetes tipo 2 e cáries dentárias.

Segundo o estudo Fiscal policies for Diet and Prevention of Noncommunicable Diseases, as políticas fiscais que levam a um aumento de pelo menos 20% no preço de venda desses produtos resultaria em reduções proporcionais do consumo.

“A diminuição do consumo de bebidas açucaradas significa uma menor ingestão de “açúcares livres” e calorias no geral, uma melhor nutrição e menos pessoas sofrendo com sobrepeso, obesidade, diabetes e cárie dentária”, divulgou, em nota, a organização.


Finna ensina como fazer sobremesa de torta no palito que a criançada vai amar!

Informe publicitário
Pop pie: você pode fazer o recheio com goiabada, doce de leite, doce de banana, chocolate ou qualquer doce de sua preferência.

Além do 12 de outubro ser feriado também é o dia dos pequenos! Então dá para brincar, fazer um passeio bem legal com a criançada e, claro, tornar a data ainda mais especial dando de presente um doce bem gostoso. Que criança não gosta de uma sobremesa depois da refeição ou uma lembracinha bem fofa para saborear? Imagina fazer uma tortinha no palito toda charmosa para elas. A Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, ensina como fazer: Pop Pie.

Nesta receita é sugerido o recheio de goiabada, mas você pode substituir por qualquer outro sabor que seja de sua preferência. Aliás, o docinho é uma boa pedida, e vai ser um sucesso, em festinhas.

Veja o passo a passo completo abaixo.

Como fazer Tortinha de goiabada no palito (pop pie)


MEC publica portaria que institui tempo integral em 572 escolas do ensino médio


O Ministério da Educação publicou na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União a portaria que institui o programa de fomento e implementação do tempo integral no ensino médio das escolas públicas. O ministério prevê implantar o programa em até 572 escolas públicas. Serão 257.400 vagas a serem divididas entre os estados e o Distrito Federal, de acordo com a população.

A criação do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral foi anunciada pelo governo no dia 22 de setembro, quando foi assinada a Medida Provisória 746/2016, que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país.

O governo federal irá repassar recursos para os entes federados que forem selecionados para participar. A adesão dos estados e do Distrito Federal ao programa será formalizada por meio da assinatura de um termo de compromisso e elaboração de um plano de implementação. Cada edição do programa terá duração de 48 meses, para a implantação, acompanhamento e mensuração de resultados.


Petrolândia: Lojas Eletroléo celebram Dia das Crianças com atendimento em clima de fantasia











Os  atendentes da Eletroléo entraram, nesta terça (11), no clima de fantasia para celebrar em grande estilo o Dia das Crianças. Com atendimento de personagens de contos de fadas e histórias em quadrinhos, as crianças e seus pais foram recepcionados com grande alegria na véspera do dia dedicado aos pequenos.

Sua criança merece o melhor e o melhor está nas lojas Eletroléo! Visite a loja e confira os preços e promoções imperdíveis.

Nesta terça o atendimento terá horário especial, até às 18h30.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Eletroléo


Servidores da Prefeitura de Tacaratu pedem ação do MPPE para liberação de dotações orçamentárias pela Câmara Municipal

Prefeitura alega que falta de aprovação de dotações orçamentárias pelos vereadores oposicionistas tem provocado caos em diversas secretarias e prejuízos em Educação e Saúde do município, inclusive com transporte escolar parado por falta de combustível (Fotos: Prefeitura de Tacaratu) 

 Em frente ao Fórum de Tacaratu, cidade do Sertão de Pernambuco, reuniram-se nesta terça-feira (11) secretários, gestores, professores, pais e motoristas da Rede Municipal de Ensino para reivindicar ao Ministério Público do Estado providências junto à Câmara de Vereadores do município, casa que vem paulatinamente fazendo modificações e supressões nas dotações orçamentárias da Prefeitura.

Entre todas as Secretarias Municipais, a de Educação tem sido alvo constante de cortes financeiros e, hoje, com a paralisação dos transportes escolares por falta de combustível, houve o comprometimento das aulas e, consequentemente, dos 200 dias letivos, fato que irá prejudicar o ensino-aprendizagem. Tão grave quanto a suspensão do transporte, há redução na merenda escolar que vem sofrendo contenção e os alunos estão impedidos de ter acesso a um direito constitucionalmente garantido. 


Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia homenageia as crianças pelo seu dia


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR) parabeniza todas as crianças pelo seu dia.  "A simplicidade das crianças é o que mais se aproxima do amor de Deus".

STR-Petrolândia


Vaqueiros protestam pelo país contra a proibição da vaquejada

Competições de vaquejada são tradicionais em todo o Nordeste 

Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas protestam nesta terça-feira (11) em ao menos 9 estados e no Distrito Federal contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática esportiva ilegal em todo o país.

A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo dentro de uma área estabelecida e marcada por cal. Segundo as regras do esporte, a derrubada só é considerada válida se o boi cair, ficar com as 4 patas para cima e se estiver na área delimitada. Dependendo do local da queda, pontos são somados ou não a dupla.

Na semana passada, o STF derrubou uma lei no Ceará que legalizava a prática. Os ministros consideraram que a atividade é inconstitucional e que impõe sofrimento ao animal.



Petrolândia sedia 1ª Feira de Adoção de Animais nesta quarta-feira (12)


O Abrigo de Animais São Francisco de Assis (Abrasfa) realizará nesta quarta-feira, feriado de 12 de outubro, a 1ª Feira de Adoção de Animais. O evento acontecerá na Praça da Matriz, centro da cidade, a partir das 17h.

Na oportunidade, o Abrasfa promoverá também o Bazar Beneficente para arrecadar recursos para a entidade.

Mais informações pelo número 87 99957-5049.

Conheça o trabalho do Abrasfa na fanpage>https://www.facebook.com/abrasfapetrolandia

O evento do Abrasfa tem apoio da Go! Publicidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Delano de Dona Santa recebe felicitações pelo aniversário nesta terça (11)

Fátima Belém e Delano Souza, aniversariante do dia

Delano e família

Vereador eleito para primeiro mandato em Petrolândia no último dia 02, Delano Santos de Souza, o Delano de Dona Santa, é aniversariante desta terça-feira (11) e recebe felicitações da Associação Café com Arte, representada por Fátima Belém, presidente da entidade.

Delano, desejamos que em sua atuação na Câmara Municipal de Petrolândia, a partir de 1º de janeiro de 2017, seus passos sejam guiados primeiramente por Deus, mas também por sua mãe, Dona Santa, nossa companheira artesã fundadora que muito nos orgulha pela sua passagem no Legislativo do município. Feliz aniversário! São os sinceros desejos de nós que fazemos a Café com Arte.

Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Acervo Fátima Belém e Reprodução Facebook Delano Santos de Souza


UniCEUB oferece 98 bolsas de estudos integrais para o 1º vestibular de 2017

Gratuidade é válida para a mensalidade de 24 cursos, com duas bolsas para todos os turnos e campus da Instituição de ensino brasiliense. Provas ocorrem em 30 de outubro, com inscrições a R$ 30

Um das maiores instituições de ensino superior do Centro-Oeste, o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) ofertará 98 bolsas de estudo integrais para o 1º vestibular de 2017 para os dois primeiros colocados de cada um dos 24 cursos (exceto Medicina), turno e campus.

A bolsa de 100% de desconto é válida para todos os semestres da graduação. Para manter o benefício, o aluno não pode trancar a matrícula, abandonar aulas, ou reprovar em qualquer disciplina. O estudante também deve seguir a grade curricular do curso.


Petrolândia: Fabiano Jaques, em entrevista ao vivo a Assis Ramalho, comenta resultados das eleições e seu futuro na política da região





Fabiano Jaques Marques, presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia e candidato a prefeito derrotado pela diferença de apenas 50 votos, no último dia 02, foi entrevistado ao vivo, na manhã desta terça-feira (11), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa 'Acordando com as Notícias'. No noticiário transmitido pela Web Rádio Petrolândia, Fabiano comentou o resultado das eleições municipais, sobre seu futuro na política de Petrolândia e região, entre outros temas.

Acompanhado pelo amigo empresário Célio da Hiram, o vereador que conclui seu quarto mandato no dia 31 de dezembro respondeu questionamentos, enviados pelos ouvintes por aplicativo de mensagens WhatsApp (87) 99955-1186.

Confira abaixo, na íntegra, a entrevista de Fabiano Jaques no programa 'Acordando com as Notícias'.



Para você começar o dia bem informado, com as notícias que serão notícias o dia todo, o programa 'Acordando com as Notícias' é transmitido de segunda a sábado, das 5h30 às 8h30, com apresentação e comentários de Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia, sua melhor companhia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Richester ensina receita de paleta com biscoito Amori Krokitos para fazer no Dia das Crianças

Fácil de preparar, faça a comemoração ser ainda mais divertida e gostosa

Um sorriso verdadeiro cheio de gargalhada tirado de uma criança nos dá total plenitude de vida, não é mesmo? No dia delas, comemorado em 12 de outubro, torne a data ainda mais gostosa. A Richester, marca da M. Dia Branco, ensina uma saborosa receita de picolé que os pequenos vão adorar: Paleta de Krokitos.

A paleta é uma sobremesa super deliciosa e pode ser consumida em qualquer ocasião. Basta bater os ingredientes no liquidificador, preencher as formas de picolé com o milkshake e colocar para gelar até que fique consistente. Super refrescante! A receita rende 10 saborosas paletas e ainda você vai unir a crocância do biscoito com o sabor de chocolate. Hummmm!


VII Semana de Administração da FAPPES terá a presença de grandes nomes do setor


Evento de Administração receberá grandes nomes do mercado brasileiro

Sediada no Campus West Plaza da FAPPES, a VII Semana de Administração contará com uma estrutura diferente das semanas acadêmicas tradicionais.

Nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro acontecerá a VII Semana de Administração da FAPPES - Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior. Grandes nomes do mercado brasileiro como Maurício Vegas (Fundador do ReclameAQUI), André Niero (Diretor Comercial da Bayer), Andressa Alba (Gerente da PwC), Bruno Fattori (Sócio do restaurante Le Manjue), Álan Araújo (Diretor Geral do Johnny Rockets) e Angela Chiarello (Líder latino-americana da Ashland) estarão presentes na semana acadêmica.

Com o tema "Frente a frente com um futuro que pode ser o seu", a VII Semana de Administração terá, no total, 150 horas de duração, divididas em 60 palestrantes. Serão 3600 vagas gratuitas e abertas ao público, que já estão disponíveis para inscrições no site oficial do evento. A proposta disruptiva tem o objetivo de trazer uma experiência diferenciada aos participantes, deixando-os frente a frente com os grandes líderes do mercado em que estão inseridos.


Sensorweb monitorará 100% da hemorrede do Paraná

Startup de internet das coisas para área da saúde acaba de vencer licitação para implementar e operar continuamente a rede de sangue do Estado

A Sensorweb, startup que desenvolve soluções em Internet das Coisas (IoT) para a Saúde e que é responsável pela unidade de conectividade da FANEM, foi a vencedora por meio de uma licitação para implantar e operar o serviço de registro e monitoramento contínuo das temperaturas na Rede de Frio das 21 unidades do HEMEPAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Administrada pela Secretaria de Estado de Saúde, a instituição é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

“Nossa solução é muito adequada para o controle e a preservação de insumos em redes e centros hematológicos, uma vez que entregamos um pacote completo de tecnologia e serviços de forma a garantir um monitoramento à distância preciso, seguro e contínuo e assim reduzir os riscos de perdas materiais com disparo de alertas no momento certo e equipes capacitadas na utilização e operação do sistema. Nossa solução vai muito além da tecnologia, pois a mesma necessita de engajamento dos usuários e um suporte rápido e continuado para permitir o sucesso na sua aplicação”, afirma Douglas Pesavento, CEO da Sensorweb, que complementa “Esta é a segunda Hemorrede no Brasil 100% monitorada por nossa solução, demonstrando o sucesso e retorno deste investimento. O primeiro contrato foi firmado com o HEMOSC - Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, instituição que atendemos desde 2014, sempre visando aprimorar a segurança das bolsas de sangue e dos hemoderivados”.


Policial reage a assalto em ônibus e dois morrem após troca de tiros na BR-101, na Zona Oeste do Recife

Dois suspeitos morreram após troca de tiros
(Foto: Renato Ramos/TV Globo)

Dois suspeitos de assalto a ônibus morreram após uma troca de tiros na noite desta segunda-feira (10), na BR-101, próximo ao Terminal Integrado (TI) do Barro, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Militar, três homens tentaram assaltar um coletivo e um passageiro, um policial militar reformado, reagiu, iniciando a troca de tiros. Dois passageiros ficaram feridos.

O ônibus tinha acabado de deixar o terminal e seguia para a rodovia, quando ocorreu o assalto teria sido anunciado pelos suspeitos. Segundo a polícia, os dois passageiros feridos foram encaminhados para o Hospital Otávio de Freitas (HOF), sem gravidade. O terceiro suspeito foi detido no local. Uma pista da rodovia chegou a ficar interditada.

A PM afirmou que o policial reformado não fugiu e, assim como o suspeito, foi encaminhado para a Central de Flagrantes, no bairro de Campo Grande, também no Recife. O passageiro foi liberado após prestar depoimento. Já o homem detido vai para audiência de custódia. Com ele, a polícia apreendeu um simulacro de arma de fogo, sete celulares e outros pertences dos passageiros.


Chacina deixa quatro mortos no bairro Maria Auxiliadora, em Caruaru

Quádruplo homicídio foi registrado em um loteamento do Bairro Maria Auxiliadora, em Caruaru (Foto: Magno Wendel/TV Asa Branca)

Quatro jovens - de 21, 22, 25 e 27 anos - foram mortos a tiros na noite da segunda-feira (10) em um loteamento do Bairro Maria Auxiliadora, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O delegado Bruno Vital informou que a vítima de 25 anos chegou a ser levada para o Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. "Até o momento, não foram identificadas a autoria ou motivação [do crime]", disse. O quádruplo homicídio ocorreu em um loteamento do Bairro Maria Auxiliadora.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem de 22 anos foi atingido por sete disparos de arma de fogo, enquanto o de 27 apresentava ferimentos causados por dois tiros. A vítima de 21 anos foi atingida por três disparos, conforme informou a PM. Os três morreram no local.


Simule os resultados de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG e veja quem vai levar o título do Brasileirão 2016


Agora é reta final! E aqui, você pode simular apenas os jogos restantes dos três principais candidatos ao título do Brasileirão. E compartilhe seu resultado!


Por Globoesporte.com


Dificuldades no ambiente de trabalho são as principais causas da rotatividade de funcionários

Uma alta taxa de troca de colaboradores resulta em serviços estagnados e custos para as organizações

A rotatividade de funcionários é o fluxo de colaboradores que entram e saem de uma empresa. Este movimento, também conhecido no mercado como turnover, não possui um padrão de ocorrência, mas, quando se torna alto, acaba sendo prejudicial para as organizações. Em uma companhia com altas taxas de troca de profissionais, os serviços não progridem porque diversas pessoas ocupam o mesmo cargo e a atividade que estava sendo desenvolvida anteriormente pode não seguir da mesma forma. Outro fator gerado por este movimento são os custos em demissões e contratações. Portanto, para que uma empresa possa manter a equipe motivada e consiga reter os seus talentos é necessário conhecer as causas da rotatividade para preveni-la.

Doenças, mudanças e viagens são algumas das razões que levam um funcionário a deixar o seu emprego. Mas, o motivo que mais resulta neste movimento são as dificuldades no ambiente de trabalho. “Problemas internos envolvendo o ambiente de serviço, benefícios, liderança, plano de carreira e rotina são fatores capazes de desmotivar um profissional e levá-lo a buscar outras companhias para trabalhar”, explica José Roberto Marques, master coach senior e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).


MPPE solicita disponibilização de exames de câncer de mama para reeducandas e agentes penitenciárias


No mês do Outubro Rosa, dedicado à conscientização do público e às ações de prevenção do câncer de mama, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está cobrando do poder público que garanta o direito à saúde das mulheres que cumprem pena nas Colônias Penais Femininas do Recife (CPFR) e de Paratibe (CPFAL). No último dia 3 de outubro, o MPPE oficiou a I Gerência Regional de Saúde (I Geres) e a Secretaria de Saúde do Recife solicitando a adoção de providências para submeter todas as apenadas e também as agentes penitenciárias das duas colônias penais ao exame de prevenção contra o câncer de mama.

“Entendo tal ação como um marco e um gesto de intensa relevância, dada a importância social da causa, que motivou o Ministério Público a provocar os gestores públicos a se engajar na campanha”, destacou o promotor de Justiça da Vara de Execução Penal Marcellus Ugiette.


Homem mata esposa e sogra em Inajá e é espancado por populares revoltados


Na noite dessa segunda-feira (10), um homem matou a esposa e sogra dele no Alto do Jorro, bairro da cidade de Inajá, no sertão de Pernambuco. Segundo informações do Blog de Robson Cordeiro, o homem estaria discutindo com a esposa, na residência do casal, e a sogra dele, ao tentar intervir na discussão, foi atingida por golpes de faca peixeira. A mulher foi gravemente ferida e morreu em frente à residência do casal.

Após matar a sogra, o homem esfaqueou a esposa, que foi socorrida por uma ambulância para a Unidade de Saúde Mista Santa Rita, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu.

Segundo Robson Cordeiro, o homem sofreu tentativa de linchamento por parte de populares, indignados com os crimes cometidos por ele. O espancamento foi interrompido pela polícia que levou o homem, com ferimentos graves, para o hospital local.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog do Robson Cordeiro


Nova PE-292 melhora mobilidade no sertão de Pernambuco


Quem trafega pelas rodovias sertanejas está percebendo as melhorias realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, entre elas a PE-292, restaurada no trecho de 40,27 quilômetros, que vai do entroncamento com a PE-275, em Albuquerque Né, distrito de Sertânia, até Afogados da Ingazeira, passando pela cidade de Iguaracy, no Sertão do Pajeú.

A ação recebeu investimento de R$ 19,3 milhões e, com sua conclusão, o Governo de Pernambuco atende antiga reivindicação da população dos municípios de Sertânia, Iguaracy e Afogados da Ingazeira, beneficiando diretamente mais de 90 mil habitantes. A rodovia liga as regiões sertanejas do Moxotó ao Pajeú.


Lei que prioriza a matrícula em estabelecimentos de ensino públicos de PE para mulheres vítimas de violência doméstica é aprovada

Deputado estadual Zé Maurício (Foto: Alepe/Divulgação)

Segundo dados do “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil”, divulgado este ano, somente entre 1980 e 2013, 106.093 mulheres foram vítimas de homicídio no país, o que representa um aumento de 252% nesse aspecto. Por sua vez, os números da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, demonstraram que, no ano de 2014, 43% das mulheres, em situação de violência, sofreram agressões diariamente, e que, em 80% dos casos de violência feminina registrados em 2014 (52.957), as vítimas tinham filhos – que quando não presenciavam as situações de violência (64,35% dos casos), eram vítimas diretas juntamente com suas mães (18,74% dos casos).

Diante desses dados alarmantes, comprova-se que, em alguns casos, essas mulheres precisam sair de suas residências, bairro ou até mesmo de sua cidade, por temerem por suas vidas e de seus filhos, já que 67% das situações de violência doméstica feminina são ocasionadas por companheiros, ex-companheiros ou por parentes, segundo também o Mapa da Violência.


Petrolândia: Confira atendimentos na Petroclínica e agende sua consulta/exame



A Petroclínica informa próximos atendimentos em seus consultórios. Mais informações e marcações de exames e consultas pelos números (87) 3851-2333 e (87) 9805-0774 (WhastApp). Confira:

Nesta terça-feira (11), Dra. Lourdes, psiquiatra, estará atendendo no horário da manhã.

Dr. Jeovane estará atendendo no dia 20 de outubro, a partir das 18h.

Dr. Paulo Alves estará atendendo toda segunda quinta e sexta.

Dra. Socorro estará realizando ultrassonografia e atendendo nesta quinta à noite e na sexta, de manhã e à tarde

Dra. Joane Barboza realizará preventivo com câmera, com direito a retorno para mostrar o exame nesta quinta à noite.

Dr. Ígaro Cordeiro, dentista, estará atendendo nesta quarta, quinta e sexta, realizando canal de sessão única e sem dor, limpeza, obturação, extração e outros procedimentos. Agende sua avaliação.

A Petroclinica está localizada na Avenida Auspicio Valgueiro Barros, nº 436, Quadra 09, próximo ao Atacado Sanfrancisco. 

Informações/fotos: Petroclínica