sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ministros e governadores estão entre investigados na "farra das passagens"


Após denunciar 443 ex-deputados acusados de usar verbas públicas para pagamento de passagens aéreas para interesses particulares, a Procuradoria Regional da República no Distrito Federal encaminhou nessa sexta (4) à Procuradoria-Geral da República (PGR) nova lista agora com o nome de 219 políticos com foro privilegiado suspeitos de envolvimento no episódio que ficou conhecido como “a farra das passagens”.

Entre os citados, estão o nome de sete ministros do governo do presidente Michel Temer: Eliseu Padilha (Casa Civil), Ricardo Barros (Saúde), Raul Jungmann (Defesa), Maurício Quintella Lessa (Transportes), Leonardo Picciani (Esporte), Mendonça Filho (Educação) e Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia).

Os ex-deputados e atualmente exercendo o cargo de governadores Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Maria Suely Silva Campos (Roraima), Jackson Barreto de Lima (Sergipe) e Flávio Dino (Maranhão) também estão entre os citados.


Petrolândia: PMPE entrega a alunos da Rede Municipal certificados do PROERD


Nesta sexta-feira, 04 de novembro de 2016, às 15h00, na sede da AABB de Petrolândia estiveram reunidos 370 alunos de seis escolas municipais. Sob a coordenação das Policiais Militares Soldado PM Tatiana Leopoldo da Silva e Soldado PM Edinúbia Gomes Ferreira, os estudantes participaram da cerimônia de formatura do curso que capacitou crianças e adolescentes na prevenção, ação e identificação de situações que envolvem bullying, assédio, uso de drogas e violência.

Estiveram presentes o Prefeito de Petrolândia Lourival Simões, a Secretária Municipal de Educação Profª Alexandrina Souza, o Major PM Robson Cordeiro, Sub-Cmt da 4ªCIPM, pais, diretores e professores das escolas beneficiadas com a parceria, dentre outros convidados.

Somente na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, 2.035 alunos do 1º ao 5º ano foram atendidos com o Proerd.


Notícia relacionada
Petrolândia: Alunos recebem na AABB certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD)

Blog de Assis Ramalho
Informação: Major Robson Cordeiro – Sub Cmt da 4ª CIPM


Petrolândia: PROCURA-SE cãozinho desaparecido da Quadra 01; paga-se gratificação


Procura-se um cãozinho (foto) desaparecido nesta sexta (04) da rua Lago Azul, na Quadra 01, próximo ao Corpo de Bombeiros, na Orla da cidade de Petrolândia.

Quem tiver notícia do paradeiro do cãozinho, por favor, entre em contato com Dona Célia, pelo celular (87) 99815-1476. Oferece-se gratificação pela devolução do animal.

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.
Celular (87) 9.9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 9.99551186


Maracatu Rural Águia Formosa promove sambada e oficinas como forma de preservação do patrimônio cultural

Com incentivo do Funcultura, ações gratuitas em Tracunhaém fazem parte do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses

O Maracatu Rural Águia Formosa, de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, segue com as atividades para o público do Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses. Em novembro, a iniciativa realiza quatro ações: Sambada de Maracatu e as Oficinas de Confecção de adereços de Maracatu; Rima, Métrica e Improviso; e Iniciação musical ao terno de Maracatu. A Sambada de Maracatu acontecerá neste sábado (05/11), às 21h, na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém (em frente ao Hamburgão). Sob o comando do Mestre Maciel Salú, o Águia Formosa recebe o Maracatu Leão Mimoso, que será guiado pelo Mestre Carlos Antônio. Para abrir a noite, o Mestre Edmilson vai comandar a Ciranda Estrela nesta edição do encontro.

O Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses tem como propostas ofertar gratuitamente atividades de interesse social voltados à preservação do patrimônio cultural pernambucano, fortalecer sua atuação como célula e fortalecer os vínculos comunitários, além de promover um ambiente de intercâmbio entre a educação formal e os Mestres Griôs.


Governo fará leilão em dezembro para contratar energia solar e eólica

Até agosto passado foram cadastrados 1.260 projetos no leilão, a maior parte de empreendimentos com fonte eólica.

O governo vai fazer um leilão para a contratação de energia solar e eólica no dia 16 de dezembro deste ano. As diretrizes do 2º Leilão de Energia de Reserva de 2016 foram publicadas nesta sexta (4) no Diário Oficial da União.

O certame ocorrerá em duas fases, sendo que a primeira será para a classificação por preço de lance, considerando a capacidade de escoamento de energia para o Sistema Interligado Nacional.


Ministério da Saúde incentiva homens a cuidar da saúde

Estudo com mais de 6 mil adultos do sexo masculino aponta que 1/3 (31%) desse público ainda não têm o hábito de ir ao médico. Cuidados de prevenção devem começar desde a adolescência

Muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente. Esse é o alerta do Ministério da Saúde durante todo este mês de novembro, período em que fará campanha nas redes sociais sobre o tema. O objetivo é incentivar os homens a irem rotineiramente às unidades de saúde para acompanhar como anda a sua saúde. Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam.

O Ministério da Saúde tem adotado ações para levar esse público mais aos postos de saúde. Recentemente foi lançada a campanha de combate à sífilis que tem como foco as gestantes jovens e seus parceiros sensibilizando-os para a realização do teste de sífilis no início da gestação e, também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfeção. Também visando a prevenção desde cedo, o ministério anunciou que, a partir de janeiro do próximo ano será disponibilizado a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).


“Estão criminalizando os estudantes e os movimentos sociais”, alerta Humberto Costa

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado

Após a invasão pela polícia da Escola Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o líder do Senado, Humberto Costa, fez duras críticas ao que chamou de “tentativa de calar as vozes destoantes do governo”. Segundo o parlamentar, a invasão de uma escola de formação e a forma truculenta que a polícia utilizou “acendem um sinal amarelo no País sobre o respeito à liberdade individual e de expressão” e revelam a intenção de setores da política de “criminalizar estudantes e movimentos sociais".

“O que aconteceu em São Paulo é inaceitável. Invadiram uma escola de formação com mais de 200 pessoas, chegaram atirando e pessoas saíram feridas. Tudo isso sem nenhuma autorização judicial. Essa ação joga uma luz amarela sobre qual o projeto e o tipo de sociedade que queremos construir. Vamos ser o país em que se atira em jovens, se invadem escolas? Ou um País em que a educação, a formação e o respeito às diferenças são fundamentais. Ações como essa remontam a um tempo infeliz da nossa história, a ditadura militar, onde milhares morreram apenas por defender opiniões contrárias ao governo. A esse tempo não podemos voltar jamais”, afirmou o senador.


Paulo Câmara apresenta experiências exitosas do Estado no Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional

Governador presidiu, nesta sexta (04), a abertura do encontro. Estado usufrui do primeiro contrato do Leilão de Energia Solar, com a Enel Green Power, que opera os empreendimentos Fontes Solar I e II, em Tacaratu, no Sertão, primeiro parque híbrido do país, cuja energia abastece o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (Foto: Roberto Pereira/SEI)

Destacando os investimentos realizados nos últimos anos pelo Governo de Pernambuco que consolidaram o Estado como energético nacional, o governador Paulo Câmara se reuniu, nesta sexta-feira (04.11), com executivos para discutir o futuro do setor. Ao lado do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, o chefe do Executivo estadual apresentou experiências exitosas que dialogam com as demandas da sociedade civil, da cadeia produtiva e com a sustentabilidade na abertura do Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

"Não se pode falar em crescimento sustentável, hoje, sem ter estratégia de energia e de sua infraestrutura para a distribuição. Então, Pernambuco vai contribuir para esse debate nacional. Nós, que apostamos e sabemos a importância da energia, defendemos e colocamos em prática processos que nos darão a segurança para não termos um colapso nesse segmento", frisou o governador, completando: "Nós não vamos deixar de aproveitar as oportunidades por falta de distribuição de energia".


Petrolândia: Palestra e Aulão do Pré-ENEM são promovidos pelo CFEPP Cursos

Palestrante Dra. Jalane Moura Maia, Psicóloga Clínica e Escolar (Fotos: Assis Ramalho)

Na noite dessa quinta-feira (03), no Auditório da Câmara Municipal de Petrolândia, o CFEPP Cursos de Petrolândia ofereceu a alunos e convidados palestra e aulão do Pré-Enem, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

A tensão e o nervosismo na hora de fazer as provas podem colocar a perder meses de estudo e preparação para o ENEM. Pensando nisso, o CFEPP Cursos apresentou como palestrante a Dra. Jalane Moura Maia, Psicóloga Clínica e Escolar, formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), pós-graduada em Psicossomática, psicóloga do Colégio Montessori de Paulo Afonso, na Bahia.

O evento também teve dicas passadas pelos professores do Pré-ENEM. Coordenado pela Diretora Administrativa Jaqueline Rodrigues e o Diretor Geral do CFEPP Alan Rodrigues, o Pré-ENEM CFEPP tem como professores Janailson (Matemática e Física), Cássio (História e Filosofia), Valéria (Português e Redação), Adriana (Química), Ramon (Biologia), Pedroso (Geografia e Sociologia) e Jorge Monteiro (Inglês e Espanhol). 

A entrada para o aulão, evento aberto a alunos e a todos os interessados, foi a doação de 1 Kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a famílias carentes.
Ver todas as fotos > CFEPP Cursos realiza palestra e Aulão do Pré-ENEM na Câmara de Vereadores

PRÉ-ENEM CFEPP CURSOS QUEM FAZ, APROVA!

CFEPP CURSOS 
Avenida dos Três Poderes, 1º andar (acesso entre as lojas Top 10 e Top 30)
Centro - Petrolândia (PE)
Telefone 87 99954-1287

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do CFEPP Cursos


Petrolândia: Igreja Internacional da Graça de Deus realiza "O Dia do Clamor pela Paz” na Orla


O evento contou com um grande número de fiéis, que viveram uma noite de muito louvor e adoração (Fotos: Assis Ramalho).

Com a presença do líder estadual, Pastor Otávio Pio, a Igreja Internacional da Graça de Deus realizou na noite desta quinta-feira (03), na Orla Fluvial de Petrolândia "O Dia do Clamor pela Paz”.

O evento foi organizado pelo pastor Eronides Júnior, da Igreja Internacional da Graça de Deus, em Petrolândia.

O ato contou com um grande número de fiéis, que viveram uma noite de muito louvor e adoração.

Parabéns a Igreja Internacional da Graça de Deus pela realização do bonito evento.

Ver todas as fotos > Igreja Internacional da Graça de Deus realiza "O Dia do Clamor pela Paz” na Orla

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos;: Assis Ramalho


Ministério da Saúde afirma que convênios de assistência a comunidades indígenas permanecerão vigentes


O Ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou que não haverá descontinuidade da assistência para as Comunidades Indígenas e os convênios permanecem vigentes até que se encontre a solução para atender as Comunidades, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal, os órgãos de controle e o próprio Ministério da Saúde.

O impasse na criação do Instituto de Saúde Indígena – INSI, acordo já firmado, porém sem aprovação das Comunidades e do Congresso Nacional, será objeto de diálogo com o objetivo de se encontrar um modelo gerencial e assistencial que substitua este acordo e que atenda integralmente os povos indígenas em suas demandas recorrentes junto ao Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde


Petrolândia: Tradicional reunião de amigos e comemoração de aniversário no Bar do Régi


Na noite de segunda-feira passada (31) a reunião de amigos no Bar do Régi, na Quadra 01 de Petrolândia, foi especial. Realizado há mais de seis anos pelos amigos, às segundas-feiras, o encontro desta semana teve comemoração do aniversário da blogueira Lúcia Xavier. Na mesma data, o Blog de Assis Ramalho completou seu 5º ano de atividade.

A anfritriã Andréa Queiroz, esposa de Régi, ainda fez uma surpresa à amiga com o kit Feliz Aniversário, com bolo e salgadinhos, para o tradicional "parabéns a você".

Agradecemos à Andréa o gentil e delicioso presente e a todos que felicitaram a blogueira pelo seu aniversário.

Ver fotos>Reunião de amigos e aniversário no Bar de Régi

Redação do Blog de Assis Ramalho


Sobe para 16,6 mil número de alunos que terão Enem adiado em PE

Cegoe da UFRPE é um dos locais ocupados (Foto: Bruno Lafaiete/ TV Globo)

O número de estudantes de Pernambuco que não poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado (5) e no domingo (6) subiu para 16.635. De acordo com a nova lista, informada nesta sexta-feira (4) pelo governo federal, são 3.054 pessoas a mais em relação ao último levantamento do Ministério da Educação (MEC), divulgado na terça-feira (1º).

O aumento da quantidade de prejudicados foi provocado por ocupações recentes como a da Escola de Referência em Ensino Médio Conde Pereira Carneiro, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Os prédios de universidades federais e estaduais e de escolas públicas estão ocupados por causa de protestos contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados e que segue para o Senado, onde será apreciada e tramitará como PEC 55.

A lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Enem foi divulgada nesta sexta-feira (4) pelo MEC. No balanço anterior, da terça-feira (1º), a pasta havia calculado que 13.581 pessoas teriam que fazer o teste nos dias 3 e 4 de dezembro. Ao todo, são 240,3 mil concorrentes que tiveram seus exames adiados no Brasil.


Petrolândia: Encerramento da Semana do Bebê acontece nesta sexta às 18h no auditório da Câmara


Informação: Assessoria do Hospital Municipal de Petrolândia


Petrolândia: Sandro Ramos apresenta música instrumental na Praça de Alimentação hoje a partir das 19h00

Resultado de imagem para assis ramalho + sandro ramos instrumental
Sandro Ramos (Foto: Assis Ramalho)

Música é a arte de combinar sons de maneira agradável aos ouvidos. No centro de Petrolândia, na Praça de Alimentação, o músico Sandro Ramos faz apresentação nesta sexta (04), das 19h30 às 21h30.

A trilha sonora de um momento inesquecível em sua vida precisa ser escolhida com atenção e executada com talento, para ficar marcada na recordação de anfitriões e convidados.

Em Petrolândia, Sandro Ramos faz da sua festa de casamento, aniversário e recepção, ambientes especiais de intimidade e confraternização, em que os convidados podem conversar agradavelmente.

O músico apresenta, em som de piano, repertório instrumental por sucessos da música nacional, internacional e gospel, levando o clima de sofisticação e harmonia ao seu evento social.

Para contratar Sandro Ramos, ligue (87) 9 9995-5385. WhatsApp.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Sandro Ramos


Neymar é finalista ao melhor do mundo da Fifa; Veja a lista completa


A Fifa divulgou nesta sexta (04) os escolhidos para o prêmio de melhor jogador do mundo (The Best Player), que será entregue em 9 de janeiro, na Suíça. Neymar está entre os concorrentes junto com seus companheiros de Barcelona Messi e Luis Suárez.

Além de Neymar, outros 23 jogadores disputam para ficar entre os três melhores na opinião do público:
De Bruyne (Manchester City);
Pogba (Juventus/Manchester United);
Cristiano Ronaldo (Real Madrid);
Messi (Barcelona);
Sergio Ramos (Real Madrid);
Payet (West Ham);
Ozil (Arsenal);
Neuer (Bayern de Munique);
Modric (Real Madrid);
Mahrez (Leicester);
Lewandowski (Bayern de Munique);
Toni Kroos (Real Madrid);


Secretário diz que Pernambuco ainda não tem dinheiro para pagar 13º

Secretário afirmou que o governo está trabalhando, mais não está com todos os recursos garantidos para o pagamento do décimo este ano.

O secretário de administração de Pernambuco, Milton Coelho, disse em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta sexta-feira (04) que o Estado não reuniu  valores suficientes para o pagamento do 13º salários dos servidores estaduais.

Há um mês, o secretário do Planejamento e Gestão, Márcio Steffani, garantiu que os servidores do Estado iriam receber o 13º no final do ano. Na ocasião o Steffani afirmou que a situação das finançasse acontecesse ''uma queda muito brusca na arrecadação'' a quantia não seria paga.

Na entrevista de hoje, Milton Coelho ainda afirmou que o governo está trabalhando, mais não está com todos os recursos garantidos para o pagamento do décimo este ano.

Blog de Assis Ramalho, com informações da Rádio Jornal do Commércio  


Presidente do TCE encerra em Garanhuns segunda rodada de visita às Inspetorias



O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Porto, encerrou em Garanhuns nesta sexta-feira (4) a segunda rodada de visitas às Inspetorias Regionais do interior. A primeira se realizou em abril último. Ele visitou, pela ordem, em companhia dos assessores Gustavo Pimentel, Breno Spíndola, Elza Galliza e Teresa Moura, as Inspetorias de Palmares, Surubim, Bezerros, Petrolina, Arcoverde e Garanhuns. Faltam ainda as Metropolitanas Norte e Sul, o que deverá ocorrer ainda este mês.

Em todas as Inspetorias, o presidente explicou aos servidores que uma das prioridades de sua gestão é fortalecer o controle externo no interior para que o TCE chegue mais próximo dos seus jurisdicionados.


Mais de 1,5 milhão de candidatos do Enem ainda não sabem onde farão as provas

A recomendação é que os estudantes conheçam o caminho e, se possível, façam o trajeto até o local de prova antes do dia do exame para evitar atrasos no dia do Enem. 

A um dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 1,5 milhão dos 8,6 milhões de candidatos inscritos ainda não se informaram sobre onde farão as provas exame. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 7.089.655 tinham acessado o cartão de confirmação de inscrição até a manhã de hoje (4). As provas serão aplicadas amanhã (5) e domingo (6) em mais de 1,6 mil municípios.

O local de prova está no Cartão de Confirmação de Inscrição que pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2016. A verificação é de responsabilidade dos inscritos, mas o Inep envia SMS e email para quem ainda não o acessou.


Transição de governo em Petrolina inicia com atraso e poucas informações


Passados cerca de vinte dias da oficialização do processo de transição de governo, a comissão montada pelo prefeito eleito Miguel Coelho recebeu os primeiros dados nesta quinta-feira (03). Apenas uma parte do material solicitado pelo futuro gestor foi entregue pela equipe de Julio Lóssio. O restante dos dados (que deveriam ter sido repassados desde o final de outubro) tem que ser entregue no dia 8 deste mês.

Segundo o coordenador da equipe de transição, Diniz Eduardo Cavalcante, a demora no repasse dos dados tem dificultado a análise . "Entendemos as dificuldades da Prefeitura, mas há informações que já poderiam ser repassadas. Dados fundamentais como contratos, assessorias técnicas, convênios e a situação dos servidores e cargos comissionados são fundamentais para permitir o andamento desse trabalho tão importante. Esperamos que o novo prazo que estendemos seja respeitado para realizarmos a transição de forma apropriada", detalha Cavalcante.


Excesso de ações trabalhistas levam empresas a prejuízos

Como identificar e reduzir o passivo trabalhista que se torna mais um entrave em meio à crise econômica? 

Por causa da crise econômica vivida pelo Brasil na atualidade, cresce o número de desemprego e, consequentemente, a quantidade de ações trabalhistas. Para se ter uma ideia, só em 2015 foram cerca de três milhões. A enxurrada recorde de processos já deixa o país como o campeão mundial, e muitas destas ações decorrem de erros cometidos pelas empresas por desconhecimento da legislação.

Em meio à dificuldade financeira, que atinge a maioria das companhias, surge também uma questão urgente que preocupa todas as áreas as hierarquias das empresas: como identificar e reduzir o passivo trabalhista? A advogada Beatriz Dainese, sócia da Giugliani Advogados, esclarece dúvidas sobre o assunto:

1. Por que o número de ações trabalhistas não para de crescer?


Petrolândia: Associação Café com Arte recolhe livros para projeto de reciclagem e solidariedade


Na última segunda-feira (31), em Petrolândia, a Associação Café com Arte visitou a Escola Estadual de Jatobá, no centro da cidade, onde recolheu livros fora de uso. A presidente da Café com Arte, Fátima Belém, agradeceu o material doado pela escola.

"A gente fica gratificado quando recebe essas doações e lembra que, daqui a um tempo, ela vai se transformar em cestas básicas para famílias necessitadas. A situação está difícil para todo mundo, porém, a gente não vai desistir de ser solidário com as pessoas que mais precisam", declarou a artesã sobre o esforço nas ações de coleta de doações (livros, revistas, jornais etc).

Ao atingir grande quantidade, o material coletado é vendido a empresa de reciclagem. O valor arrecadado é usado na aquisição de gêneros de primeira necessidade para confecção de cestas básicas. As primeiras cestas básicas adquiridas com recursos da reciclagem foram entregues há dois meses, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social.

Projeto Petrolândia Sustentável - A Associação Café com Arte também recebe óleo de cozinha usado. O óleo é transformado em barras de sabão, também distribuídas. Eventualmente, a associação realiza oficinas para ensinar a técnica de reciclagem do óleo. A mais recente aconteceu na Comunidade Peniel, na Agrovila 01 do Bloco 01, na zona rural de Petrolândia.

Para doações de material aos projetos de reciclagem da Associação Café com Arte, o contato é (87) 99950-1367, com Fátima Belém.

Ver mais fotos>Associação Café com Arte: coleta de livros na Escola de Jatobá (31/10/2016)


Notícias relacionadas:
>Associação Café com Arte realiza entrega de cestas básicas do Projeto Reciclagem

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Associação Café com Arte


Petrolândia sedia Encontro & Competição de Carros e Motos no próximo dia 27


No dia 27 deste mês, Mário Táxi Eventos realiza em Petrolândia mais uma edição do Encontro & Competição de Som Automotivo, Carros, Motos, Rebaixados, Esportivos e Antigos.

O evento ocorrerá no Estacionamento do Parque João Pernambuco.


PM é morto em troca de tiros com assaltantes no interior do Ceará


Policial Romeu, como era conhecido, foi morto com três tiros

Um policial militar morreu após troca de tiros com assaltantes na madrugada desta sexta-feira (4), no município de Limoeiro do Norte, Região Jaguaribana do Ceará. De acordo com a Companhia de Policiamento do Interior (CPI), o cabo Romeu, junto com outros policiais foi atender uma ocorrência de um assalto em uma loja de imóveis e eletros.

Segundo a polícia, quando os policias chegaram ao local trocaram tiros com os assaltantes que estavam, segundo o CPI, armados de fuzis, pistolas e escopetas. O cabo Romeu foi atingido e morreu no local.

A 4ª CIA /1º BPM (Limoeiro do Norte) atende a ocorrência nesta manhã e tem informações de que alguns assaltantes ficaram feridos, mas não soube repassar a gravdade dos ferimentos.


Enem é adiado para mais 49 mil alunos; veja lista completa


Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (4) a lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino (Enem). A nova lista tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras 10 que constavam na primeira lista foram retiradas. Agora, 240,3 mil participantes que tinham previsão de fazer as provas em 364 escolas ocupadas terão que fazer o teste em 3 e 4 de dezembro.

VEJA LISTA DE LOCAIS DE PROVA OCUPADOS

Ao todo serão 18 estados e Distrito Federal com participantes afetados pelo adiamento. Não serão afetados: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O Enem ocorre normalmente neste fim de semana (5 e 6 de novembro) para 8,386 milhões de participantes. Ao todo, o exame tem 8.627.248 inscritos. Os afetados pelo adiamento somam 2,79% do total.


Projeto de irrigação comunitária apoiado pela Codevasf produz frutas no semiárido do Piauí

Tendo na uva sua principal aposta, 256 famílias do Assentamento Marrecas já contabilizam 2,3 mil toneladas anuais de alimentos produzidas em 154 hectares (Foto: Divulgação/Codevasf)

Há quase 30 anos, dona Maria de Lourdes Pereira chegava com a família ao Assentamento Marrecas, a 31 quilômetros da sede do município de São João do Piauí e a 500 quilômetros da capital Teresina. Na época, como ela lembra, enfrentaram muitas dificuldades, mas hoje, graças ao plantio de frutas numa incipiente área irrigada, sobretudo a uva, a vida mudou para melhor.

“A gente morava debaixo de lona, vi meus três filhos passarem necessidade, e hoje me orgulho da nossa história. Uma das minhas filhas estuda Direito em universidade federal; a outra virou técnica agropecuária. Tenho três casas na cidade, além de um terreno, e comprei um carro à vista. Tudo fruto do nosso trabalho na região”, conta, emocionada.


Mais de 2 mil mulheres recebem oficinas sobre doença falciforme em Pernambuco


Ampliar o conhecimento sobre a doença Falciforme, ainda desconhecida pela maioria da população pernambucana é o objetivo da formação que as Secretarias da Mulher (SecMulher-PE) e de Saúde do Estado realizam desde setembro passado. Até o momento, 2.200 mulheres de 113 municípios, das 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco receberam informações através de Oficinas de Formação de Educadoras Sociais em Doença Falciforme.

De acordo com a Coordenadora em Saúde da Mulher, da SecMulher-PE, Rejane Neiva, a expectativa é que o projeto das oficinas continue até julho de 2017, levando o conhecimento da doença, tratamentos, exames e rede de assistência às mulheres do Estado.

Outra ação sobre a doença é a criação da cartilha As Mulheres e a Doença Falciforme para levar de forma objetiva e rápida conhecimentos básicos sobre a doença hereditária, não contagiosa e que não possui cura.


O glúten e as doenças celíacas (parte I)


Por Dr. Adagmar Andriolo*

O glúten é uma proteína presente em cereais, como o trigo, centeio e a cevada. Algumas pessoas desenvolvem intolerância ao glúten, que, como consequência, geram as doenças celíacas, que são autoimunes bem definidas, nas quais o sistema imunológico do organismo passa a produzir anticorpos que agridem algumas estruturas do próprio indivíduo, como parte da reação inadequada à presença do glúten na alimentação. Essa agressão resulta, principalmente, em lesão das paredes do intestino e a pessoa passa a não absorver adequadamente vários nutrientes importantes para uma alimentação saudável.

O fator desencadeante da doença é a reação imunológica do organismo contra uma substância chamada gliadina, uma proteína de glúten encontrada no trigo, na cevada, no centeio e na aveia. A doença celíaca pode afetar pessoas de todas as idades, mas, na maioria das vezes, suas manifestações começam na infância. Como o intestino delgado é o órgão mais atingido, os principais sintomas incluem diarreia crônica, perda de peso e fraqueza. Mesmo em indivíduos geneticamente predispostos, a doença pode não apresentar nenhuma manifestação em determinadas fases da vida.


Copa do Brasil terá 1º jogo da final em BH e volta em Porto Alegre


Atlético-MG e Grêmio começam a decidir o título da Copa do Brasil em Belo Horizonte. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira, ficou decidido que o primeiro jogo, marcado para o dia 23 de novembro, será na capital mineira, e o Galo escolherá se mandará a partida no Independência, local que geralmente atua, ou no Mineirão. O jogo de volta, dia 30 de novembro, será em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. Assim como em 2015, gol fora de casa não significa vantagem.

O Grêmio vai em busca do pentacampeonato, o que o colocaria como maior campeão da competição. As conquistas anteriores vieram em 1990, 1994, 1997 e 2001. O time foi vice em outras três vezes (1991, 1993 e 1995). O Atlético-MG tenta o bicampeonato. Há dois anos, o time alvinegro venceu o arquirrival Cruzeiro e conquistou o título inédito, na primeira vez que chegou à decisão. Os gaúchos não chegavam em condições de levantar uma taça a nível nacional ou internacional desde 2007, quando perderam a Libertadores para o Boca Juniors, da Argentina.


Petrolândia: Vídeo-aula de Matemática do Alvo Cursinho ajuda você a se preparar para o concurso da Guarda Municipal


Nesta sexta (04), apresentamos o primeiro vídeo-aula do Alvo Cursinho, com uma questão de Matemática, no preparatório paraa o Concurso da Guarda Municipal de Petrolândia.

As vídeo-aulas abordam a resolução de algumas questões de concursos anteriores da Funvapi, empresa vencedora da licitação para organizar o concurso. O edital ainda não foi publicado, mas vale a pena começar a investir na preparação para o concurso.

Tente resolver a questão abaixo.




Antes de assistir ao vídeo, tente resolver o problema. 

Estão abertas as inscrições para o cursinho preparatório para o concurso da Guarda Municipal de Petrolândia PE. As inscrições podem ser feitas na Alternativa Modas, ao lado do Ket's Buffet e Restaurante, na Avenida José Gomes de Avelar, Nº 22, centro de Petrolândia.

Alvo Cursinho - Sua aprovação é nossa meta!


Alvo Cursinho/Blog de Assis Ramalho