Web Radio Petrolândia

sábado, 8 de março de 2014

Petrolândia,Tacaratu, Inajá e Jatobá entre os municípios que receberão assistência do centro de recuperação de depedentes químicos inaugurado neste sábado(08)

Unidade fica no município de Arcoverde e vai atender os  municípios de Arcoverde, Manari, Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga.
                           
A população do Sertão de Pernambuco passa a contar a partir deste sábado (8), com o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga). A sede fica no distrito de Mimoso, a 16 quilômetros de Arcoverde, e será gerenciada pela Fundação Terra, entidade presidida pelo padre Airton Freire.

O ato de inauguração, realizado neste sábado, contempla o primeiro serviço a ser ofertado gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com expectativa de que sejam realizados cerca de 80 atendimentos por dia. Para abril, é prevista expansão com a inauguração do segundo serviço, o Terra Terapêutica.

Com abrangência regional, o centro vai atender 24 horas por dia 13 municípios da região do Moxotó. São eles: Arcoverde, Manari, Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga. Serão 12 leitos que vão contar com a assistência de uma equipe multidisciplinar composta por psicanalistas, psiquiatra, clínico geral, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.

O estabelecimento, que possui como parceira a Secretaria de Saúde de Arcoverde, é destinado a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas do sexo masculino com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas. “Queremos oferecer um suporte medicamentoso, psicoterápico, de orientação, na perspectiva da redução de danos e oportunizar um novo direcionamento de vida do indivíduo”, esclarece a secretária Municipal de Saúde Andréia Britto.

Já o Terra Terapêutica, quando estiver em funcionamento, vai desenvolver atividades agrícolas e pecuárias em parceria com Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), assim como atividades esportivas e oficinas de arte. “Este é um novo modelo de assistência. A união do tratamento terapêutico com atividades laborais, esportivas e, se for da preferência do paciente, acompanhamento religioso também”, ressalta a coordenadora Graça Barros.

As duas entidades recebem doações. Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo e-mail: captacao.ft.arcoverde@hotmail.com ou através do telefone: (87) 3821-1542.

NE 10

Petrolândia: Nível do Lago de Itaparica, da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, continua em queda


Orla Fluvial de Petrolândia
Fotos: Lúcia Xavier

"Infelizmente a baixa do Lago de Itaparica vem se confirmando: Com volume de 26,8% e na cota 300,48 (até ontem - 07/03/2014)". As palavras são do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrolândia, Marcos Rogério Viana, em comentário a relatório da Chesf, que divulga a projeção semanal dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho, Itaparica, Apolônio Sales e Xingó.

No relatório emitido pela Chesf em 28 de fevereiro, o lago de Sobradinho teve projeção de incremento de 0,8% no nível, enquanto Apolônio Sales (Paulo Afonso-BA) e Xingó (Canindé do São Francisco-SE) mantêm-se estáveis. O lago de Itaparica situado em Petrolândia-PE, no entanto, teve confirmação de perda de 1,8% no nível da represa, saindo de 28,6% para 26,8%. Em apenas uma semana, foram perdidos quase 2% do volume de água do reservatório.

O lago de Itaparica serve à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, situada em Petrolândia, abastece a cidade. A baixa nas águas da represa pode ser observada sem medições. Na Orla Fluvial, a margem da água está já bastante afastada da faixa onde, em 2012, foi colocada areia fina sobre o barro vermelho para embelezar a prainha. Mas, à medida que as barracas e frequentadores do balneário avançam sobre o leito do lago, acompanhando o retrocesso das águas, a poluição os acompanha. No momento, com a redução das águas, é até questionável a balneabilidade da área, se lembrarmos que, bem perto, desaguam canais de galerias conduzindo, em tese, águas pluviais (esgoto).

A vegetação que cobre as margens do lago incomoda muita gente e há quem considere as plantas e capim como supérfluos. O que se desconhece é que aquela vegetação é necessária, para não dizer obrigatória e protegida por lei. É esse estreito trecho de "mato" que ainda protege as margens do lago, evitando a aceleração do assoreamento na área, com o constante arrastar da areia por eventuais chuvas e pelo vento, principalmente nesta época em que o lago está vulnerável (seco) e a areia se move com mais facilidade. 

Pessoalmente, somos contra a retirada radical da cobertura do solo, seja na margem ou ao longo das pistas da Orla Fluvial, deixando a terra desprotegida tão somente para suposto "embelezamento" temporário. Sim, porque as parcas vestes da Terra, esta senhora cheia de pudores, renascem para cobrir suas feridas com farrapos verdes, feios e obstaculosos ao nosso senso estético. Em vez de desmatar essas enormes áreas, enterrando recursos em operações de "enxugamento de gelo" (capinação), é mais sensato empregar o solo fartamente disponível na Orla para uso em projetos de utilidade pública, como, por exemplo, hortas comunitárias e reflorestamento com árvores nativas da região ou em jardins. A orla ficaria ainda mais bela. Porém... a Orla de Petrolândia, como sabemos, não pode ser usada para absolutamente nada em prol da comunidade, por um só motivo: depredação.

Portanto, a atenção de todos deveria estar focada na conscientização de quem destroi o equipamento público, quebra lâmpadas, quebra vidros no passeio no qual mães e pais fazem caminhadas com seus filhos, estes às vezes descalços, arranca pedras do calçadão, danifica placas de sinalização e pratica todo tipo de malfeito para desperdício do dinheiro dos contribuintes de todo o município e não apenas dos bem-aventurados que podem desfrutar da Orla Fluvial. 

Mimimi e kkk não resolvem problema de ninguém, muito menos de um município. Se cada um fizesse apenas e nada mais do que a sua parte, recolhendo somente o seu lixo ao visitar a Orla ou a prainha, já contribuiria com um grande benefício ao Meio Ambiente, ao lago de Itaparica, ao rio São Francisco, à sua comunidade, à sua região e ao planeta.

Para ver mais fotos, clique aqui>Orla Fluvial de Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Deputado Rodrigo Novaes felicita mulheres pernambucanas no Dia Internacional da Mulher


Parabéns a todas as mulheres, de toda raça, cor e credo, que encantam o mundo com seu afeto, solidariedade e beleza.

Meu desejo é de que continuem ocupando cada dia mais espaços, e emprestando ao mundo mais cor.

Feliz dia da mulher!


Deputado Rodrigo Novaes

Petrolândia: 1º Torneio de Futsal Genilson Mota acontece na tarde deste domingo (9) no Ginásio de Esportes


Será realizado neste domingo (9), a partir das 14 horas, no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, na Quadra 01 de Petrolândia, o 1º Torneio de Futsal Genilson Mota “O Esporte Transformando Vidas”. O evento é uma iniciativa de vários amigos, alunos do professor Genilson Mota, em parceria com associações de futsal, artistas e esportistas de Petrolândia, com o objetivo de contribuir com nosso importante professor de Educação Física, que tanto fez e acreditamos que ainda fará pelo esporte de Petrolândia e região. 

Genilson é um exemplo de perseverança, garra e amor pelo que acredita, é um exemplo a ser seguido, que não se pode desistir de sonhos e ideais. O torneio contará com a participação de amigos e associações e o valor das inscrições ficará a critério de cada time. O valor arrecadado será repassado a Genilson, para ajudá-lo em tratamento de saúde. O professor ainda está hospitalizado no Recife, felizmente com melhora significativa em seu estado. 

Juntos com o esporte, “seremos um só time, com um só objetivo, sermos todos campeões”, e o nosso troféu será ver Genilson Mota de volta em Petrolândia, com saúde e disposição para continuar a luta pelo esporte e pela vida. 

Times participantes confirmados:
O1- APF – Associação Petrolândia de Futsal;
02- AFE- Associação de Futsal Estrela;
03- AEF- Associação Esportiva de Futsal;
04- AJAPE- Associação dos Jovens Adventistas de Petrolândia;
05- AFGS- Associação de Futsal dos Guardiões da Saúde;
06- Amigos de Epifânio;
07- Guardas Municipais de Petrolândia,
08- Bombeiro Civil (Petrolândia)
09- Jovens da Igreja Batista Missionária de Petrolândia;
10- Time de Professores (Tiãozinho/Rogerinho).

Informações de Alexandre Sertão/Sertãonews

Petrolândia: Salão e Modas Fashion deseja a você, mulher, 365 dias de realizações


No Dia Internacional da Mulher, o Salão e Modas Fashion parabeniza as mulheres que fazem dos 365 dias do ano uma constante superação de seus próprios limites. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Frente Popular é recebida com festa em Palmares, na Mata Sul do Estado


Centenas de pessoas compareceram na manhã deste sábado (08) ao auditório do Hotel dos Poetas em Palmares (Mata Sul) para a plenária com os pré-candidatos da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB); indicados para a disputa de governador e vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB) postulante ao Senado Federal. O governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, acompanharam a atividade.

O primeiro compromisso foi uma entrevista coletiva com a imprensa local, na sala de reuniões do Hotel. Eduardo Campos foi o primeiro a ser sabatinado, respondendo a muitas perguntas sobre a candidatura à presidência da República. “Venho alertando, desde 2011, que o Brasil cresce pouco. Cresce metade do que vimos no governo Lula. As pessoas estão decepcionadas com a atual gestão”, disse. Sobre a chapa majoritária, Eduardo afirmou que Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho são os melhores nomes da Frente Popular para a disputa de outubro. “São três pessoas de enorme talento, que já fizeram muito por Pernambuco e vão fazer ainda mais do que eu fiz”.

Petrolândia: Câmara de Vereadores homenageia as petrolandenses no Dia Internacional da Mulher


A Câmara Municipal de Petrolândia deseja a todas as mulheres que este seja um dia especial, dedicado à comemoração de sonhos e projetos realizados e à renovação de seu compromisso com a própria felicidade. 

No Dia Internacional da Mulher parabenizamos todas as mulheres, com particular carinho, as de Petrolândia.

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


Prefeita Rorró Maniçoba parabeniza florestanas no Dia Internacional da Mulher

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Floresta

Petrolândia: Construtora Rueta deseja Feliz Dia Internacional da Mulher


A Construtora Rueta, de Petrolândia, felicita as mulheres pela passagem do Dia Internacional a elas dedicado. Parabéns, mulher! 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Participação das mulheres na política ainda é desafio


O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), reacende o debate e o desafio sobre a participação feminina na política. Apesar de representarem 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por exemplo, dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas últimas eleições gerais em 2010, o que representa 9% do total, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Joluzia Batista, os números mostram que a norma, de 2009, que obriga os partidos a destinarem 30%, no mínimo, das candidaturas às mulheres não tem sido cumprida. Ela defende adoção da lista alternada: 50% das candidaturas para homens e a outra metade para as mulheres, além da reforma política.

“Geralmente, as candidaturas de mulheres, sobretudo essas de trajetória de luta popular e comunitária, não são atraentes para o perfil dos financiamentos [de campanha]. Esse é um dado crucial. Tanto é que defendemos a reforma do sistema político e uma das questões é o financiamento público de campanha”, disse.

De acordo com o TSE, em outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira presidenta da República, duas governadoras e 134 deputadas estaduais. Nas eleições municipais de 2012, foram eleitas 657 prefeitas (11,84%) e 7.630 vereadoras (13,32%).

Petrolândia: Saúde e Sorriso Consultórios Especializados homenageia as mulheres neste 8 de março


A clínica Saúde e Sorriso Consultórios Especializados deseja às suas clientes, colaboradoras e amigas um feliz Dia da Mulher. Que este dia seja repleto de sorrisos!

A Garota mais bonita que eu conheço
A garota mais bonita que eu conheço
não é nenhuma miss, nem engata tantos olhares quando passa por aí
A garota mais bonita que eu conheço
nem acha que é bonita.
Acha graça e não acredita
quando eu digo assim
A garota mais bonita que eu conheço
não faz nada para parecer bonita
Não faz boa maquiagem,
não usa jóias ou roupas da moda,
não vai pra academia nem tem belo manequim
A garota mais bonita que eu conheço simplesmente sorri,
e, quando sorri,
ela é a garota mais linda do mundo!

Augusto Branco

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Leitor reclama de uso do espaço público na Orla para propagandas de festas

"Boa noite, Assis Ramalho,

Estou novamente indignado com o que o pessoal anda fazendo com o espaço público e a beleza da nossa orla fluvial. Estão usando a orla pra divulgação de festas particulares no canteiro central da orla. Se dizem que poluição visual é proibido, por que esperam primeiro que alguém denuncie pra depois tomarem as providências? Esses organizadores de festas são proprietários da orla? Que eu saiba a orla é uma beleza da cidade e é um benefício para toda a população petrolandense. Onde andam os secretários de infra-estrutura e fiscalização? Fica aqui o meu apelo."

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Loja DBrum felicita suas clientes pelo Dia Internacional da Mulher


A loja DBrum de Petrolândia parabeniza suas clientes pela passagem do Dia Internacional da Mulher.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Ricardo Oliveira, aniversariante dessa sexta-feira, recebe homenagem de suas filhas


Nessa sexta-feira, 7 de março, Ricardo Oliveira comemorou nova idade e recebeu homenagem de suas filhinhas.

"Hoje é seu aniversário, pai, não poderia deixar de te dizer o quanto te amo e o quanto lhe desejo que este dia seja promissor de muita saúde, de felicidades e de sucessos na sua vida.

A sua bondade permanece passando de pai para filho para aquele que segue seus exemplos e obedecem seus ensinamentos, e assim é comigo pai tenho em você o meu exemplo de vida.

Que você possa conquistar todos os seus sonhos e objetivos, sei que já foram muitos conquistados mais precisamos sempre deles para ter mais motivações e emoções no nosso viver.

Que um dia, pai querido, eu possa retribuir pelo menos a metade de tudo que você fez e tem feito por mim.

Agradeço a você toda a educação e caráter que tem, todas as suas preocupações, dedicações e lições só me fizeram crescer.

Desejo a você muitas felicidades e que continue merecedor de tantas qualidades.

Parabéns pelo seu aniversário."

Parabéns meu pai querido!
de suas filhas Sarah e Larah

Redação Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Ricardo Oliveira

Petrolândia: Dra. Michelle Araújo, fisioterapeuta dermato-estética, deseja Feliz Dia da Mulher às suas clientes e amigas


Dra. Michele Araújo deseja às suas clientes e amigas que este Dia Internacional da Mulher seja de muita felicidade. Parabéns, mulher, seu nome é beleza!


Redação do Blog de Assis Ramalho

Cerveja: o transgênico que você bebe

Não há estudos que assegurem que o milho criado em laboratório (transgênico) seja saudável para o consumo humano e para o equilíbrio do meio ambiente.

"Sem informar consumidores, Ambev, Itaipava, Kaiser e outras marcas trocam cevada pelo milho e levam à ingestão inconsciente de OGMs", escrevem Ana Paula Bortoletto, nutricionista e doutora em nutrição em saúde pública e Flavio Siqueira Júnior é advogado e ativista de direitos humanos, em artigo publicado no sítio Outras Palavras, 06-03-2014.

Eis o artigo.

Vamos falar sobre cerveja. Vamos falar sobre o Brasil, que é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, com 86,7 bilhões de litros vendidos ao ano e que transformou um simples ato de consumo num ritual presente nos corações e mentes de quem quer deixar os problemas de lado ou, simplesmente, socializar.

Não se sabe muito bem onde a cerveja surgiu, mas sua cultura remete a povos antigos. Até mesmo Platão já criou uma máxima, enquanto degustava uma cerveja nos arredores do Partenon, quando disse: “era um homem sábio aquele que inventou a cerveja”.

E o que mudou de lá pra cá? Jesus Cristo, grandes navegações, revolução industrial, segunda guerra mundial, expansão do capitalismo… Muita coisa aconteceu e as mudanças foram vistas em todo lugar, inclusive dentro do copo. Hoje a cerveja é muito diferente daquela imaginada pelo duque Guilherme VI, que em 1516, antecipando uma calamidade pública, decretou na Baviera que cerveja era somente, e tão somente, água, malte e lúpulo.

Acontece que em 2012, pesquisadores brasileiros ganharam o mundo com a publicação de um artigo científico no Journal of Food Composition and Analysis, indicando que as cervejas mais vendidas por aqui, ao invés de malte de cevada, são feitas de milho.

Petrolândia: Ibijet Recarga de Cartucho homenageia as mulheres nesta data especial


Parabéns às mulheres, guerreiras que imprimem sua presença cada vez mais forte em nossa sociedade. Feliz Dia da Mulher!

Ibijet
Recarga de Cartuchos, Manutenção de Impressoras
Org. Ricardo Siqueira
Rua N. Sra. Aparecida, 85 - Quadra 13 
Petrolândia
(87) 9927-6007 e 9927-6008
Coleta e entrega grátis


Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: FS Mega Lan House deseja feliz Dia Internacional da Mulher às suas clientes


A FS Megasoft Lan House, situada na rua da Saudade, centro de Tacaratu, parabeniza todas as mulheres pelo seu Dia, comemorado hoje, e pela sua presença em todos os dias do ano.

A FS Megasoft Lan House, organização de Fagundes Sena, faz trabalhos de digitação, xerox, plastificação de documentos, manutenção de computadores e notebooks, e muitos outros serviços, além de oferecer acesso à Internet.

Mais informações: (87) 9617-9822

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: FS Megasoft Lan House

Petrolândia: Semana de Valorização da Mulher acontece de 10 a 14 de março


A Secretaria de Desenvolvimento Social e parceiros convidam todas as mulheres de Petrolândia a participarem da Semana de Valorização da Mulher de Petrolândia, que será realizada de 10 a 14 de março. 

Contamos com sua presença.

Andreza Carvalho/Secretaria de Desenvolvimento Social de Petrolândia

José Humberto Cavalcanti felicita as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher


Petrolândia: Márcia Regina, aniversariante do dia, recebe homenagem de seu marido neste Dia da Mulher

 
Márcia Regina e seu marido Evânio

Este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é mais que especial para Márcia Regina, esposa do cantor Evânio Barbosa. Aniversariante de hoje, Márcia recebe os parabéns e o carinho de familiares e amigos, por meio do Blog de Assis Ramalho.

Logo mais, às 20 horas, Evânio Barbosa apresenta-se no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na orla fluvial de Petrolândia, em show dedicado às mulheres e, em especial, à sua mulher.

Minha mulher adorada, 
Minha flor apaixonada,
Dentre todas do jardim,
A escolhida por mim.

Fosse capricho, desejo,
Acabaria com um beijo.
Mas amor eu sei que é:
Te escolhi minha mulher.

Parceira de minha vida,
Mãe, companheira, amiga,
Na tristeza e na alegria,
É tua luz que me guia.

Mais um ano tu completas,
Mais uma folha celebra
A data no teu diário:
Amor, feliz aniversário!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Facebook Evânio Barbosa
Poema: Lúcia Xavier

Petrolândia/Paulo Afonso: Posto Rical e Ricall Combustíveis homenageiam as mulheres pelo seu Dia Internacional



Redação do Blog de Assis Ramalho

Municípios do Nordeste e da Amazônia Legal recebem pluviômetros semiautomáticos. Inscrições ainda estão abertas.


Treze municípios do Nordeste e da Amazônia Legal recebem, este mês, vinte e três pluviômetros semiautomáticos. Os equipamentos, que servem para medir a quantidade de chuvas, serão distribuídos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Minist! ério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cemaden.

No Nordeste, os aparelhos serão entregues nas cidades de Capela, em Alagoas; Itagimirim, na Bahia; Reriutaba e Juazeiro do Norte, no Ceará; São José de Ribamar, no Maranhão; Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; e Buriti dos Lopes e Santa Cruz dos Milagres, no Piauí.

Na Amazônia legal, serão cinco municípios: Aveiro, Óbidos e Monte Alegre, no Pará; Comodoro, em Mato Grosso; e Sena Madureira, no Acre.

Segundo a pesquisadora do Cemaden, Silvia Saito, a utilização dos equipamentos faz com que o monitoramento de chuvas no país seja mais eficaz.

Petrolândia: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Andreza Carvalho/Conselho Municipal da Mulher de Petrolândia

Betânia-PE: Prefeitura adia divulgação de resultado final de certame


O concurso público da Prefeitura de Betânia, Sertão do Estado, adiou a divulgação do resultado final do certame, que deveria ter ocorrido no último dia 03 de março deste ano. O motivo do adiamento foi a impossibilidade de realização da prova prática para o cargo de operador de máquinas pesadas. De acordo com comunicado publicado no site www.conpass.com.br, novas datas para reaplicação dos exames de habilidades e do resultado do certame serão divulgadas em breve.
Segundo a organizadora, o Conpass – Concursos Públicos e Assessorias, no dia da prova, 16 de fevereiro, só foram disponibilizadas duas máquinas. Conforme determinaram as regras do processo seletivo, entretanto, deveriam haver cinco delas para que o concorrente escolhesse duas para uso em teste.

Fonte: Blog dos Concursos

Prorrogado até segunda-feira o pagamento do IPVA

O site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está fora do ar desde a manhã desta sexta-feira (7). O site tem sido a única opção dos motoristas para imprimir boletos de IPVA, por conta da greve dos Correios. O prazo de pagamento, que era 7 de março, foi prorrogado para o dia 10 pela Secretaria da Fazenda.

Com a paralisação das entregas de correspondências, os boletos não chegam às casas. A recomendação do Detran aos motoristas é que imprimam a guia de pagamento. A alegação de atraso nos pagamentos por conta do não recebimento da correspondência não é aceita pelas empresas que recebem essas contas.

Quando os usuários tentam abria a página do Detran, a tela exibe um aviso de erro. Nas vezes em que o site começa a carregar, ele não completa a recuperação.

IPVA prazos parcelas
Fonte: Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco

No dia internacional da mulher, blog divulga entrevista com Cristina Buarque, Secretária Estadual da Mulher de pernambuco

Cristina Buarque, Secretária da Mulher de Pernambuco
 em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

Hoje, 08 de março de 2014, dia internacional da mulher, o Blog de Assis Ramalho mostra uma entrevista exclusiva com a Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, que esteve recentemente no município de Petrolândia cumprindo agenda de visitas a vários municípios do Sertão pernambucano. O objetivo foi discutir políticas públicas para mulheres no Interior do Estado.

O encontro em Petrolândia foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura, com as presenças da vice-prefeita, Janielma Souza, da Primeira-Dama Anna Tereza, da Coordenadora da Mulher em Petrolândia, Paula Francinete, além da Coordenadora da Saúde da Mulher do Estado, Rejane Neiva, e da Coordenadora da Mulher no Sertão de Itaparica, Ivete Venâncio.


Foto
Também estiveram presentes as coordenadoras de políticas municipais para a mulher: Ivete Cardoso (Belém de São Francisco), Camila de Souza (Jatobá), Fernanda Freire (Itacuruba) e Maria da Penha Nunes Pereira (Carnaubeira da Penha).

Após o debate, com duração de aproximadamente duas horas, Assis Ramalho entrevistou, com exclusividade, a Secretária Estadual de Políticas para a Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque.

Acompanhe abaixo a entrevista, na íntegra:

Assis Ramalho: Dra. Cristina, gostaria que fizesse uma avaliação sobre o encontro com as gestoras das políticas para mulheres da região de Itaparica, realizada em Petrolândia.

Dra. Cristina Buarque: Eu acho que esse encontro está iniciando uma série de encontros. Hoje, nós estivemos aqui em Petrolândia em reunião com as gestoras de políticas para as mulheres da região de Itaparica. O planejamento é fundamental para que a gente possa executar as ações. Nós estamos construindo um planejamento de política para as mulheres na região do Sertão de Itaparica, para que se tenha um formato de trabalho que realmente atenda as necessidades das mulheres, no campo da saúde, da educação, da segurança pública e no campo do desenvolvimento social.

Assis Ramalho: Dra., eu creio que por onde uma secretária, que é o caso da senhora, chegue para  participar de reuniões, tem sempre apelos financeiros, porque as dificuldades financeiras são grandes
nos municípios. Mas para que seja liberado algo, é preciso que os municípios apresentem projetos, não é verdade?


Dra. Cristina Buarque: É verdade. Não é só chegar e dizer "Eu quero dinheiro para isso, eu quero dinheiro para aquilo". É preciso planejar os projetos e os planos. Então, é como você disse: não é só chegar e dizer que quer o dinheiro, é preciso ter projetos, é preciso ter os planos.

Assis Ramalho: A senhora tem andado muito, tem visitado vários municípios. Tem percebido as dificuldades das prefeituras para executar os seus projetos, como, por exemplo, projetos voltados para políticas das mulheres?

Dra. Cristina Buarque: É verdade, as prefeituras estão com muitas dificuldades, e estão sofrendo muito com as distribuições de recursos para a nossa área. A verdade é que os municípios não têm o dinheiro e, com isso, as políticas para as mulheres sofrem, porque é uma política que não tem um fundo nacional. Aqui, em Pernambuco, nós construimos uma série de elementos para que essa política fosse forte, e é por isso que aqui ele é muito melhor do que os outros estados do Brasil. Aqui, a gente tem 149 organismos municipais de política para as mulheres. Agora, é como você disse: as gestoras sofrem muito, porque não têm os recursos. Mas uma coisa eu posso dizer: elas são umas verdadeiras heroínas, tamanho o empenho delas em prol das políticas para as mulheres.

Assis Ramalho: Dra., na sua avaliação, quais os avanços da lei Maria da Penha. O que mudou com a chegada da lei?



Dra. Cristina Buarque:  O Brasil tem mais de 500 anos e é um Brasil que não é só dos índios. É um Brasil que foi dos portugueses, e esses portugueses foram lá na África sequestrar as populações negras e trazer pra cá. Então, é um Brasil que nasceu batendo nas mulheres, nasceu estuprando as índias, nasceu estuprando as negras, assim como também as brancas. Ou seja, A lei Maria da Penha veio para resolver uma questão de mais de 500 anos. E o que a lei Maria da Penha mudou? A lei diz que a mulher precisa ter um Juizado, uma Vara especializada para julgar essas questões, e a gente está fazendo isso. Antes, não tinha nenhuma, era tudo igual. Agora não, a gente já tem sete Varas no Estado de Pernambuco. A Região Metropolitana já está coberta, e agora a gente vai para o Sertão.

Assis Ramalho: Mas, mesmo com essa importante lei, a violência contra as mulheres não para. Por quê, doutora?

Dra. Cristina Buarque: Mas é preciso que se diga que a violência contra a mulher não está aumentando, pelo contrário, está diminuindo. O que está acontecendo é que as mulheres, agora, têm pra onde ir fazer as denúncias, e antes elas não tinham. Então, cada delegacia a mais, serão mais denúncias por parte das mulheres.

Assis Ramalho: Mas o Sertão de Itaparica é carente de delegacias para as mulheres.

Adolescente de 14 anos comete suicídio em Canindé de São Francisco-SE

No inicio da manhã desta sexta-feira (07), a jovem Cleane Almeida, 14 anos, , residente no Assentamento João Pedro Teixeira, zona rural de Canindé do São Francisco, estado de Sergipe, cometeu suicídio, no quarto da residência onde a adolescente morava.

Cleane utilizou uma corda para tirar a própria. A família e os amigos estão perplexos com o acontecido. Os pais da vítima Carlão e Elizângela, desconhecem o motivo que tenha levado a adolescente a cometer o suicídio.    .

O caso será investigado pela polícia civil de Canindé de São Francisco.

- See more at: http://www.maisnoticias.net.br/1/index.php/destaques/item/2787-adolescente-de-14-anos-comete-suicidio-por-enforcamento-em-caninde-se#sthash.Q4bxS5Rz.dpufNo inicio da manhã desta sexta-feira (07), a jovem Cleane Almeida, 14 anos, , residente no Assentamento João Pedro Teixeira, zona rural de Canindé do São Francisco, estado de Sergipe, cometeu suicídio, no quarto da residência onde a adolescente morava.

Adolescente de 14 anos comete suicídio por enforcamento em Canindé-SE

Escrito por  Publicado em Destaques Sexta, 07 Março 2014 17:18
Avalie este item
(0 votos)
Adolescente de 14 anos comete suicídio por enforcamento em Canindé-SE Crédito: facebook
No inicio da manhã desta sexta-feira (07), a jovem Cleane Almeida, 14 anos, , residente no Assentamento João Pedro Teixeira, zona rural de Canindé do São Francisco, estado de Sergipe, cometeu suicídio, no quarto da residência onde a adolescente morava.

Cleane utilizou uma corda para tirar a própria. A família e os amigos estão perplexos com o acontecido. Os pais da vítima Carlão e Elizângela, desconhecem o motivo que tenha levado a adolescente a cometer o suicídio.    .

O caso será investigado pela polícia civil de Canindé de São Francisco.

Redação com informações R2 Notícias
Ler 356 vezes Últim
- See more at: http://www.maisnoticias.net.br/1/index.php/destaques/item/2787-adolescente-de-14-anos-comete-suicidio-por-enforcamento-em-caninde-se#sthash.Q4bxS5Rz.dpufA jovem de apenas 14 anos de idade, Cleane Almeida, praticou suicídio utilizando-se de uma corda, dentro do próprio quarto de sua residência, no Assentamento João Pedro Teixeira, zona rural de Canindé de São Francisco, sertão de Sergipe, por volta das 09h da manhã desta sexta-feira (07).

A jovem de apenas 14 anos de idade, Cleane Almeida, praticou suicídio utilizando-se de uma corda, dentro do próprio quarto de sua residência, no Assentamento João Pedro Teixeira, zona rural de Canindé de São Francisco, sertão de Sergipe, por volta das 09h da manhã desta sexta-feira (07).

De acordo com informações do vereador do município Luciano Ferreira, a adolescente é filha do casal Carlão e Elizangela do Bairro Agrovila, sede do município.

A familia desconhece a ação de suicidio da jovem. Investigação policial poderá apontar a motivação.

Com informações do Blog R2 Notícias



Cleane utilizou uma corda para tirar a própria. A família e os amigos estão perplexos com o acontecido. Os pais da vítima Carlão e Elizângela, desconhecem o motivo que tenha levado a adolescente a cometer o suicídio.    .

O caso será investigado pela polícia civil de Canindé de São Francisco.

- See more at: http://www.maisnoticias.net.br/1/index.php/destaques/item/2787-adolescente-de-14-anos-comete-suicidio-por-enforcamento-em-caninde-se#sthash.Q4bxS5Rz.dpuf