sábado, março 08, 2014

Municípios do Nordeste e da Amazônia Legal recebem pluviômetros semiautomáticos. Inscrições ainda estão abertas.


Treze municípios do Nordeste e da Amazônia Legal recebem, este mês, vinte e três pluviômetros semiautomáticos. Os equipamentos, que servem para medir a quantidade de chuvas, serão distribuídos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Minist! ério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cemaden.

No Nordeste, os aparelhos serão entregues nas cidades de Capela, em Alagoas; Itagimirim, na Bahia; Reriutaba e Juazeiro do Norte, no Ceará; São José de Ribamar, no Maranhão; Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; e Buriti dos Lopes e Santa Cruz dos Milagres, no Piauí.

Na Amazônia legal, serão cinco municípios: Aveiro, Óbidos e Monte Alegre, no Pará; Comodoro, em Mato Grosso; e Sena Madureira, no Acre.

Segundo a pesquisadora do Cemaden, Silvia Saito, a utilização dos equipamentos faz com que o monitoramento de chuvas no país seja mais eficaz.
"Instrumentalizar a população, morador em área de risco, possibilita que o monitoramento seja realizado em nível local. O pluviômetro nada mais é do que um aliado das comunidades no monitoramento. Faz com que elas se sintam participantes do processo de gestão de risco. Mas, é importante destacar também que as ações de prevenção a desastres têm que ser realizadas ao longo do ano inteiro e não apenas na estação chuvosa", disse a pesquisadora.

Além dessas regiões, nesta semana também foi iniciada a entrega de dezoito unidades em cinco cidades mineiras. E as inscrições para os interessados em receber os pluviômetros ainda estão abertas, conforme explica a pesquisadora Silvia Saito.

"Estamos ainda recebendo cadastro, então as localidades que tiverem interesse em participar do projeto, basta ela realizar o cadastro através do site do projeto, www.cemaden.gov.br/pluviometros."

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário