terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Família de Eduardo Campos pede análise aprofundada de relatório sobre acidente


Após a apresentação do relatório sobre o acidente de avião que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, o advogado da família divulgou nota em que defende uma “aprofundada análise” do documento e lamenta o fato de a Aeronáutica não ter usado um simulador de voo para auxiliar nas investigações da tragédia.

O relatório foi divulgado hoje (19) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

“A família sente a necessidade de uma aprofundada análise do relatório do Cenipa. Mas, de pronto, lamenta que não tenha sido feito o teste com o simulador de voo”, diz a nota. Para a família de Campos, que era candidato à Presidência da República, o uso de um simulador de voo nas mesmas condições do dia do acidente seria importante para auxiliar a investigação.

De acordo com tenente-coronel Raul de Souza, da equipe de investigação do Cenipa, foram feitas tentativas junto à empresa fabricante do avião para realizar a simulação, mas não houve resposta. “Poderíamos ter acrescentado ou afastado algumas hipóteses [para o acidente]”, reconheceu o oficial.

MPPE recomenda que Conselho Tutelar de Inajá adote medidas para melhor funcionamento e atendimento na unidade

Entre outros, é dever dos conselheiros proceder à ampla divulgação do endereço físico, eletrônico, números de telefone e horários de atendimento do Conselho.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Conselho Tutelar do município de Inajá, representado por seus cinco membros, que adote as medidas necessárias para o bom funcionamento do órgão e eficiência no atendimento às crianças, adolescentes e familiares que procurarem a unidade.

Segundo o promotor de Justiça Hugo Eugênio Gouveia, a atuação do Conselho Tutelar deve ser voltada à solução efetiva e definitiva dos casos atendidos, com o objetivo de desjudicializar, desburocratizar e agilizar o atendimento das crianças e dos adolescentes. O funcionamento da unidade deverá ser em horário regular de oito horas diárias, com um sistema de plantões durante o período noturno e finais de semana.

Líderes de assentamentos de Petrolândia e Tacaratu participam de reunião com INCRA, MST, FETAPE e CHESF

Reunião aconteceu na sede do escritório do MST em Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)
Drª Joedna Gaspar Moreira, nova Superintendente do Incra no Médio São Francisco, participou do encontro
Entrevista com a Superintendente Regional do INCRA, Drª Joedna, vai ao ar na manhã desta quarta-feira (20) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das das 5h30 as 8h30.

Com a presença da nova Superintendente Regional do Incra Drª Joedna Gaspar Moreira, foi realizada na sexta-feira passada (15), na Secretaria do MST em Petrolândia, importante reunião de avaliação e planejamento com representantes de comunidades rurais e sociais. Na ocasião, durante todo o dia foram tratadas questões referentes a pendências nas áreas de Reforma Agrária em Tacaratu e Petrolândia, acumuladas desde a gestão do ex-superintendente, Sr. Vitor Hugo da Paixão Melo. Além disso, na pauta de cada representante dos assentamentos, questões como Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), PRONAF’s, convênios, acesso às comunidades e regularização fundiária permearam as reuniões durante todo o dia.

Além da Sra. Superintendente do INCRA de Petrolina, o Secretário Executivo de Agricultura Familiar do estado de Pernambuco, Sr. José Cláudio da Silva, participou das reuniões a fim de, em parceria com os movimentos e o INCRA, ajudar na solução das questões apresentadas e alavancar os projetos de produção nos assentamentos da região de Itaparica.

A reunião foi uma articulação do MST e da FETAPE, em parceria com o INCRA e os presidentes das associações que, organizadamente, apresentaram as demandas e conseguiram a reunião ampliada de avaliação e planejamento para 2016 com a Superintendência e os técnicos do INCRA.

No final da reunião a superintendente do Incra, Drª Joedna Gaspar concedeu entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Pedimos que fizesse uma avaliação do encontro


Drª Joedna: ''Como eu estou assumindo agora, [e pretendo] fazer um levantamento dos principais problemas da região, eu creio que tenha sido de grande importância, porque eu acho que com esse levantamento que fizemos hoje, a gente já pretende fazer uma outra reunião daqui a aproximadamente 30 dias, pra gente ver em que avançou em relação a todos esses problemas.

Se ficou surpresa com relação às denúncias de desvio de verbas 

Drª  Joedna: Olha, essas denúncias todas a gente vai apurar, porque como eu assumi agora, tem determinadas coisas que eu soube aqui e, segundo informações do Chefe do Desenvolvimento, algumas denúncias estão nas mãos de um técnico, e assim que chegar no gabinete vai ser encaminhada para a Procuradoria Jurídica para que seja apurada todas essas denúncias, e seja resolvido os problemas desses assentamentos.

Se ficou satisfeita com a reunião, se foi do seu agrado

Drª Joedna: Eu fiquei muito satisfeita como servidora concursada do Incra, - porque eu visto a camisa da reforma agrária - e pretendo, neste momento de transição, dar condições para que melhore a vida desses assentados e que possa dar condições de cidadania a todos.

O áudio completo da entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (20) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 5h30 as 8h30


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Com informações do MST Sertão de Itaparica

Oceanos vão ter mais plástico do que peixes em 2050, alerta Fórum de Davos


O aumento da utilização de plásticos é de tal forma significativo que, em 2050, os oceanos terão mais detritos desse material do que peixes, alertou hoje (19) o Fórum Econômico Mundial de Davos, que começa nesta quarta-feira naquela estância suíça.

“O sistema atual de produção, de utilização e de abandono de plásticos tem efeitos negativos significativos: entre US$ 80 bilhões e US$ 120 bilhões (entre 73 bilhões de euros e 109 bilhões de euros) em embalagens de plástico são perdidos anualmente. A par do custo financeiro, se nada mudar, os oceanos terão mais plásticos do que peixes [em peso] até 2050”, indicou um comunicado do fórum, que vai reunir até sábado (23) líderes mundiais e bilionários.

Essas conclusões têm como base um estudo da fundação da reconhecida velejadora britânica Ellen MacArthur, em parceria com a consultora McKinsey.

Segundo o relatório, a proporção entre as toneladas de plástico e as toneladas de peixe registradas nos oceanos era de 1 para 5 em 2014. Em 2025, será de 1 para 3 e em 2050 irá evoluir de 1 para 1.

Agricultura lança programas de Distribuição de Sementes e Terra Pronta no Sertão do São Francisco


A precipitação de chuvas no Sertão do São Francisco sinaliza o momento propício para o início da aração da terra e plantio de sorgo, feijão e milho. Em razão disso, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, lançaram os programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, nesta nerça-feira (19). A expectativa é que os dois programas beneficiem cerca de 14 mil agricultores familiares na região. O lançamento ocorreu no Centro de Produção e Comercialização de sementes do IPA, localizado no Distrito Industrial Paulo Coelho.

CPMF só deve ser discutida após impeachment, diz vice-líder do governo


O vice-líder do governo na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), disse hoje (19) que a proposta de recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) só deve ser levada adiante pelo governo no Congresso Nacional após “derrotar” o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, que tramita no Legislativo.

Para o vice-líder do governo, a prioridade do Palácio do Planalto na retomada do ano Legislativo, em fevereiro, deve ser “se apressar para derrubar” o processo de impeachment contra Dilma. Segundo o parlamentar, essa agenda “atrapalha o país.”

“Espero que logo na abertura dos trabalhos, o presidente [da Câmara, Eduardo Cunha] coloque em pauta a eleição da comissão que vai analisar o impeachment”, defendeu.

Mais de mil trabalhadores se cadastram no primeiro dia do Chapéu de Palha

Cadastramento termina sexta (22) em Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Orobó, Petrolândia, Belém de São Francisco e Santa Maria da Boa Vista (Fotos: Douglas Fagner)

No primeiro dia do cadastramento do Chapéu de Palha 2016, um total de 1.457 trabalhadores rurais se inscreveu nos sete municípios atendidos pela primeira etapa do programa, a da fruticultura irrigada. O cadastro será realizado até a próxima sexta-feira (22), das 8h às 17h, em 14 pontos de atendimento em Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Orobó, Petrolândia, Belém de São Francisco e Santa Maria da Boa Vista.

De acordo com a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão, pasta que coordena o Chapéu de Palha, o movimento no segundo dia de cadastramento pode ser considerado maior do que o desta segunda-feira (18). A expectativa do Governo do Estado é beneficiar cerca de dez mil trabalhadores rurais, número semelhante ao da edição do programa no ano passado.

No N4 do perímetro Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina, os trabalhadores formaram filas antes da abertura dos portões da Escola Nossa Senhora Aparecida, onde são realizadas as inscrições. O trabalhador rural Marcelo Carvalho de Oliveira se cadastrou pela segunda vez no programa. “O Chapéu de Palha é ótimo, principalmente por causa dos cursos que nos oferece”, disse. Ele, enquanto não volta a trabalhar no cultivo da manga, fará o curso de artesanato em couro. “Espero poder, depois, complementar a minha renda”, acrescentou.

Em nota, Prefeitura de Jatobá esclarece a população sobre serviços prestados pelo município


A Prefeitura de Jatobá através dos secretários municipais vem por meio desta nota esclarecer a população Jatobaense AS VERDADES E SITUAÇÕES DE ALGUNS serviços no município:

PRIMEIRAMETE, informamos à população que o fato de existirem alguns postes de luzes apagadas em Jatobá, se deu pelo fato da CELPE não realizar a manutenção que é de sua responsabilidade. Várias tentativas de fazer a correção dos postes de luzes apagadas foram feitas e a CELPE não correspondeu. Porém, queremos tranquilizar a todos e dizer que iniciamos um mutirão para sanar este problema, mesmo sem ser culpa da Prefeitura.

Em relação ao abastecimento de água na Volta do Moxotó e nas demais comunidades, destacamos alguns números referente ao abastecimento de água na Volta do Moxotó: no ano de 2013 foram colocados aproximadamente 5.200.000 (cinco milhões e duzentos mil litros de água) equivalente a 480 carradas de água; em 2014 foram colocados aproximadamente 12.620.000 (doze milhões e seiscentos e vinte mil litros de água) equivalente a 1.052 carradas de água e em 2015 foram colocados em média 18.000.000 (dezoito milhões de litros de água) equivalente a 1.500 carradas de água. Portanto, a Prefeitura está sim, cumprindo com sua responsabilidade no abastecimento de água na Volta do Moxotó. Queremos esclarecer ainda a população, que a falta de água nas demais comunidades não é culpa da Prefeitura, o que houve foi à paralisação da frota dos carros pipas do IPA do Governo do Estado que se deu por conta dos salários atrasados dos pipeiros. Pois na verdade atendiam as nossas comunidades 06 carros pipas do IPA, que só depois de um certo período retornaram apenas com 02 carros. Isso diminuiu o atendimento e sobrecarregou a Prefeitura, porém a Secretaria de Infraestrutura não vem medindo esforços na contratação de novos carros pipas para atender a nossa população.

Já na questão dos serviços médicos, fornecimento de medicamentos, funcionamento do Hospital de Itaparica e dos Postos de Saúde a nota veiculada sobre este assunto é também uma inverdade. O atendimento médico no ambulatório, pronto socorro e os plantões médicos no Hospital de Itaparica estão funcionando normalmente; os 04 Postos de Saúde também estão abertos e funcionando diariamente, apenas 02 Postos de Saúde, o PSF II e PSF III, estão funcionando parcialmente e com equipe reduzida, por conta da crise financeira que os municípios brasileiros estão enfrentando e como uma das medidas para contenção de gastos, reduzindo assim contratos. Informamos ainda que, o fornecimento dos medicamentos através da farmácia básica, no Hospital de Itaparica e nos Postos de Saúde estão em pleno funcionamento. Reforçamos a população que todos os dias temos médicos atendendo no Hospital e nos Postos de Saúde.

No que diz respeito aos serviços de esgotamento sanitário, esclarecemos a toda comunidade que tal serviço em quase todo estado é executado pela COMPESA, porém a mesma não pode atuar dentro de nosso município porque falta aprovação de uma lei de concessão, lei esta que fora rejeitada pelos próprios vereadores da oposição, os mesmos que agora cobram os serviços. Portanto a responsabilidade da COMPESA ainda não está atuando no município é dos vereadores da oposição.

Cidadãos Jatobaenses, as portas da prefeitura estão abertas a todos, temos problemas, porem temos coragem para enfrentá-los e com a graça de Deus, juntos venceremos.

Prefeitura Municipal de Jatobá

Trabalhando para o povo

Portal Jatobá/Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Partido Verde define nesta quarta-feira (20) se lançará candidatura a prefeito no Recife

Em 2016, os verdes pretendem eleger 40 vereadores no interior e dois vereadores na capital, além de conquistar cinco prefeituras no Estado. Na foto, Carlos Augusto Costa, presidente do PV PE (Foto: Recife Bom para Viver/Divulgação)

Nesta quarta-feira (20), a executiva municipal do Partido Verde (PVPE) no Recife irá se reunir para decidir se a legenda vai disputar a majoritária na capital pernambucana. O encontro acontecerá a partir das 11h na sede do Partido, que fica situado à Rua Paissandu, 567 - Sala 701.

O evento será conduzido pelo presidente municipal da legenda, Eurico Freire, e, caso haja uma decisão em torno de disputar a Prefeitura da Cidade do Recife, a executiva ainda não deve debater nomes. Hoje, o partido conta com duas cadeiras na Câmara dos vereadores, ocupadas pelo próprio Eurico Freire, além de Augusto Carreras.

Acidente entre ônibus e carro mata três soldados do Exército

Gol bateu de frente com o ônibus, segundo a PRE (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Estadual)

Um acidente entre um ônibus e um carro deixou três pessoas mortas e outras três feridas na PR-412, emGuaratuba, no litoral do Paraná, por volta das 14h desta terça-feira (19), de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os três mortos eram soldados do Exército e moravam na cidade, conforme a polícia.

Inicialmente, a PRE havia informado que o estado de saúde dos três feridos era grave, mas, logo depois, corrigiu a informação – os ferimentos deles foram moderados.

Segundo a PRE, o automóvel, um Gol com placas dePomerode (SC), bateu de frente com o ônibus e foi arrastado por 170 metros. A polícia ainda não sabia informar a causa do acidente.

Os três mortos estavam no carro, e os três feridos são ocupantes do ônibus, de acordo com a PRE.

Falta de capacitação de pilotos contribuiu para queda do avião de Eduardo Campos, conclui relatório da Cenipa

Oficial da Aeronáutica apresenta o relatório final da investigação sobre o acidente aéreo em que morreu o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em agosto de 2014 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Eduardo Campos concedeu a sua última entrevista a Assis Ramalho no dia 21 de março de 2014; cinco meses antes de sua morte

Uma série de fatores pode ter determinado a queda do avião na qual morreu o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. O relatório sobre o acidente foi revelado na tarde de hoje (19) por oficiais da Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Entre os fatores que contribuíram para o acidente estão a falta de capacitação da tripulação para operar a aeronave e a escolha de uma rota fora dos padrões previstos. O acidente foi na manhã de 13 de agosto de 2014, em Santos, no litoral paulista.

De acordo com o relatório, nem o piloto Marcos Martins, nem o copiloto Geraldo Magela da Cunha tinham feito cursos para pilotar aquela aeronave, modelo Cessna 560 XL. Martins tinha curso para operar uma aeronave de modelo anterior, mas o copiloto não tinha treinamento no modelo usado no dia do acidente, nem no anterior. “A falta de conhecimento da tripulação pode ter feito com que suas ações ficassem atrasadas em relação à sequência de eventos da cabine.”

Além de não ter feito o curso para operar a aeronave, os padrões de voz do copiloto gravados durante o voo demonstraram que ele aparentava fadiga e sonolência. Além disso, em treinamentos e voos anteriores, ele havia se comportado de forma “passiva no voo”, não respondendo adequadamente a situações de emergência, assinala o relatório.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira convoca para matrículas na rede municipal de ensino

Foto: Divulgação/PMAI

Com o objetivo de universalizar o acesso ao ensino básico, conforme preconizado no Plano Municipal de Educação, a Secretaria de Educação está convocando pais, mães ou responsáveis por crianças com mais de quatro anos, para providenciarem a matrícula de seus filhos em uma das escolas da rede municipal de ensino.

“Uma boa formação educacional é o maior patrimônio que podemos deixar para as nossas crianças. O conhecimento é uma riqueza que ninguém toma. Por isso estamos sensibilizando os adultos a procurar a escola mais próxima de sua casa e providenciar a matrícula de sua criança para este ano de 2016”, afirmou a Secretária de Educação, Veratânia Morais.

A Prefeitura também lançou uma campanha educativa através de spots veiculados nas emissoras de rádio de Afogados convocando para a matrícula.

Ação, realizada através da Perpart, contempla cerca de 13,5 mil famílias de baixa renda beneficiadas por políticas públicas habitacionais de PE


Governo do Estado de Pernambuco, através da Perpart, promoverá ao longo do ano a repactuação contratual dos financiamentos habitacionais de imóveis da antiga Cohab e de Programas Especiais, hoje sob responsabilidade do órgão. Cerca de 13,5 mil famílias de baixa renda serão beneficiadas com a redução proporcional dos juros remuneratórios, que pode chegar a 90%, e a isenção dos juros de mora e de multas pecuniárias em casos específicos. A ação é regulamentada pela Lei nº 15.678, de 14 de dezembro de 2015.

O mutuário que optar pela renegociação terá prazo de um ano, contado a partir da vigência da lei, para fazer o requerimento. Os juros remuneratórios serão reduzidos proporcionalmente*, podendo ser pagos à vista ou em até 36 parcelas (mínimo de R$ 50). Sobre o valor consolidado incidirão juros de mora de 1% ao mês, a partir da data da repactuação.

Petrolândia: Conselheiros tutelares tomam posse para mandato 2016-2019





No dia 10 deste mês foi realizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a solenidade de posse dos conselheiros tutelares eleitos no dia 04 de outubro do ano passado, em eleição unificada em todo o país.

A cerimônia foi realizada no Centro Cultural de Petrolândia, com a presença de autoridades, entre elas o prefeito do município, Lourival Simões, representante da PMPE, Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventudes, Anna Tereza, e vereadores Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa) e João Vicente da Silva Filho (João Enfermeiro).

Receberam os diplomas de posse: Laninha (reeleita, 466 votos), Gigliola (eleita, 452 votos), Marta (reeleita, 356 votos), Eliel (reeleito, 347 votos) e Josivete (eleita, 327 votos) são titulares do Conselho Tutelar de Petrolândia com mandato de 2016-2019. São suplentes: Josélia, Socorro, Neide, Egilda e Marcos Brasil.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Art. 98 - “As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:I –Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;II –Por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;III –Em razão de sua conduta”
Fazemos votos que os conselheiros recém-empossados cumpram com zelo a missão para a qual se candidataram e foram eleitos, e não passem o mandato entrincheirados na burocracia.

Ver mais fotos>Posse novo Conselho Tutelar Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Promenino Fundação Telefônica

Ministério prevê três meses de seca no Norte e Nordeste e chuvas no Sul


O fenômeno climático El Niño permanecerá influenciando o clima do país nos próximos meses. Haverá diminuição de chuvas no Norte e Nordeste e aumento de chuvas no Sul. A conclusão é do Grupo de Trabalho sobre Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que se reuniu hoje (19) para elaborar a previsão para os meses de fevereiro, março e abril deste ano.

O pesquisador Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), diz que o El Niño que está ocorrendo agora é parecido com o fenômeno que ocorreu em 1997 e 1998, quando houve uma grande seca na Região Nordeste. “Há uma possibilidade de que a diminuição do total de chuvas seja expressiva; que não se trate apenas de uma pequena redução. O que podemos esperar é que os períodos entre chuvas se alarguem”. Segundo ele, o total de chuva abaixo da média e a distribuição irregular represente uma necessidade de ações preparatórias para reduzir o impacto da seca.

Petrolândia: ''Carnaval da Gente'' será realizado na Orla Fluvial com artistas da cidade

Petrolândia: Pisebem Revestimentos divulga nomes dos ganhadores da promoção de Natal

 
 
 

A Pisebem Revestimentos, filial de Petrolândia, informa o nome dos três clientes que foram sorteados na promoção de Natal (03 TVs 40 polegadas).

1- Roseane Pereira Gomes
Local: Jatobá - PE

2 - Nailza dos Santos Pereira
Local; Sítio Barrocão - Tacaratu - PE

3 - José da Silva Lima
Local: Jatobá - PE

Pisebem Revestimentos
Em Petrolândia(PE): Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191
Em Delmiro Gouveia(AL): Rua 13 de Maio, 335 - Centro
Telefone: (82) 3641-2112

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Jailton Barbosa/Pisebem

TIM e Vivo são multadas por irregularidades em promoções

As operadoras de telefonia TIM e Vivo terão que pagar nos próximos 30 dias as multas aplicadas pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, por causa de irregularidades em promoções.

As penalidades haviam sido aplicadas às duas empresas em 2013, mas elas recorreram da determinação. Após análise, o governo manteve as multas. A decisão foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União.

A TIM recebeu uma multa de R$ 1,6 milhão por “suposta enganosidade” na promoção Namoro a Mil. A empresa não demonstrou de forma adequada as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais, segundo o Ministério da Justiça.

MP solicita investigação de prefeito e secretários por exploração sexual em AL

O Promotor solicitou ao delegado de polícia que abra inquérito para investigar a suspeita de exploração sexual de menores praticada por servidores públicos e comerciantes.

O representante do Ministério Público Estadual (MPE) de Olho d'Água das Flores, promotor de justiça Napoleão Amaral, solicitou ao delegado de polícia Gilson Melo que abra inquérito para investigar a suspeita de exploração sexual de menores praticada por servidores públicos e comerciantes.

Os alvos das investigações seriam o vereador Sávio Pereira Silva, conhecido por “Sávio Izidio” (PDT), o secretário de Infraestrutura Mauro Fernandes, os comerciantes Luciano Ferreira Barros e Roseano Aleixo, conhecido por “Zé Aninho”, além dos médicos Jackson da Rocha e Eduardo Marcelo, além de outras duas pessoas da cidade de São José da Tapera: Bruno Luciano de Oliveira e outro homem conhecido como Marcos.

Nos depoimentos relatados pelas vítimas, e documentados pelo representante do Ministério Público Estadual, também consta a suposta participação do prefeito de Ouro Branco, Atevaldo Cabral.

DL lança tablet com sistema operacional Windows

Informe publicitário
O Winpad 800 pode ser encontrado nas principais redes varejistas do país e já vem atualizado com o sistema operacional Windows 10

A DL, uma das principais fabricantes nacional de eletrônicos, apresenta o tablet WinPad 800, com sistema operacional Windows embarcado. Disponível na cor preta, o aparelho pode ser encontrado nas principais redes varejistas do país, pelo preço sugerido de R$ 649,90.

Rodando com a última versão disponível de sistema operacional, o Windows 10, o tablet usa processador Quad Core com velocidade de processamento de até 1,33GHz, o que garante melhor desempenho na execução de várias tarefas simultaneamente.

Com tela de 8 polegadas multitoque, o gadget conta com duas câmeras integradas, sendo a traseira de 8 Mega Pixels, possui baixo consumo de energia. No armazenamento são 16 GB de memória interna e 1 GB de RAM, além da possibilidade de expansão de até 32 GB por meio de cartão MicroSD. A conexão à internet pode ser feita por WI-FI padrão IEEE80211b/g/n.

Prefeituras e governo do Ceará decidem não usar verbas públicas no carnaval


A crise financeira nos municípios e a necessidade de investir em áreas prioritárias, como o enfrentamento aos efeitos da seca, levaram boa parte das prefeituras de cidades do Ceará e o próprio governo do estado a não destinar verbas públicas para festas de carnaval neste ano.

A situação é acompanhada de perto por órgãos como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público do Ceará (MPCE). O TCM enviou ofício a todas as 184 prefeituras do estado recomendando que as administrações usem recursos públicos em atividades festivas de carnaval somente após quitarem todos os compromissos financeiros.

“Em respeito à crise, a maioria dos prefeitos decidiu não fazer carnaval. Este é um momento de dificuldades e os gestores agem conforme suas consciências”, disse o presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento.

Tomates em lata ajudam a driblar alta do fruto fresco

Informe publicitário
Com o preço do tomate em alta, que alcançou média de R$ 12,00 na primeira quinzena de janeiro, atomatados enlatados são uma ótima opção. A lata protege o alimento da ação da luz e a vitamina C do tomate é preservada.

Segundo dados divulgados pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Final), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o tomate teve alta de 25,13% na primeira quinzena deste ano. Para não dispensar este alimento na mesa e pagar menos uma excelente opção são os tomates enlatados, sejam pelado, extrato ou molho. Uma lata de atomatado de 340g, por exemplo, tem cerca de dez tomates e custa em média de R$ 1,89 a R$ 3,19.

Além de custar menos, o atomatado também é uma alternativa segura e nutritiva. “Os tomates enlatados dispensam o uso de conservantes químicos e suas propriedades nutricionais são, na maioria das vezes, melhores se comparados a produtos in natura. As embalagens de aço para atomatados proporcionam muito mais saúde aos consumidores já que preservam as propriedades antioxidantes do tomate”, diz, Thais Fagury, engenheira de alimentos e diretora executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).

Tacaratu: Grupo de jovens 'Sem Frescura' se destaca na 2ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde


O Grupo de jovens ''Sem Frescura'' posam para foto em frente a Igreja Nossa Senhora da Saúde, em Tacaratu (Fotos; Assis Ramalho)




Formado por jovens irreverentes, alegres, descontraídos e sem medo de ser feliz, o Grupo 'Sem Frescura' mais uma vez marcou presença e se destacou neste domingo (17) durante a realização da 2ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Tacaratu, Sertão de Pernambuco.

Durante todo o dia festivo, o grupo brincou e recepcionou a todos os turistas que chegavam para prestigiar o tradicional evento.

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, presentes no evento, felicitam os organizadores do Grupo que é sucesso, não só em Tacaratu, como em outras cidades circunvizinhas. De acordo com os seus organizadores, o grupo também frequenta festas realizadas em diversos municípios.

Tacaratu é um município localizado na região do Médio São Francisco. O nome Tacaratu é de origem indígena e quer dizer "serra de muitas pontas ou cabeças"

A tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais tradicionais festa de padroeira do sertão pernambucano acontece anualmente de 23 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante esse período a cidade recebe diversos turistas e romeiros de todo o Nordeste e, também de outras regiões do país e até do exterior, que vão prestar homenagens a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.

Turismo
Tacaratu tem como atrações turísticas, entre outras, a Serra do Cruzeiro, a Fonte Grande e a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, com sua beleza incomparável (veja matéria abaixo).

Apesar de estar situada no Sertão nordestino, Tacaratu possui um clima diferenciado, onde, devido a altitude o clima é frio em boa parte do ano.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Subtenente é morto após discussão de trânsito em Juazeiro do Norte, CE

Disparos atingiram a cabeça e o peito do policial que morreu na hora.

O subtenente Benedito Gomes Assunção, de 53 anos, foi assassinato na manhã desta terça-feira (19), no cruzamento entre Avenida Cícero Gonçalves e Rua Cantora Socorro Alencar, no Bairro São José, em Juazeiro do Norte.

De acordo com a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, o subtenente estava em sua moto quando discutiu com dois rapazes. Após a discusão, um dos suspeitos sacou um revólver e efetuou cinco tiros. Os disparos atingiram a cabeça e o peito do policial que morreu na hora.

De acordo com a Polícia Militar, a dupla fugiu em seguida para a cidade de Barbalha, mas foi perseguida e presa por equipes do Raio. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. Segundo a polícia, eles confessaram o crime.

IF Sertão-PE divulga lista do 1º remanejamento em quatro campi

Os estudantes que participaram do processo seletivo para ingresso em turmas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) devem ficar atentos aos dias de matrícula dos candidatos remanejados. O CampusOuricuri realiza as matrículas nesta terça-feira (19) e os campi deSalgueiro, Floresta e Serra Talhada nesta quarta-feira (20). As matrículas são feitas nas respectivas Secretarias de Controle Acadêmico.

Nos quatro campi os cursos com alunos que foram classificados para o 1º remanejamento são os de Técnico em Edificações, Informática, Agroindústria e Agropecuária nas modalidades Médio Integrado, Subsequente e Ensino de Jovens e Adultos. Em Ouricuri, os selecionados devem ir à sede do campus que fica localizado na Estrada do Tamboril, s/n, Zona Rural. A lista completa dos estudantes está disponível online.

Flamengo é o clube que mais receberá patrocínio da Caixa: R$ 25 milhões


O Diário Oficial da União divulgou, nesta terça-feira, os valores que a Caixa Econômica Federal vai investir em patrocínios de clubes brasileiros em 2016. O Flamengo será o time que receberá a porção mais gorda de dinheiro, que chega a R$ 25 milhões. Já os mineiros Cruzeiro e Atlético-MG aparecem na sequência, com um montante que equivale à metade do que o Rubro-negro irá receber, ou seja, R$ 12,5 milhões para cada.

Outros seis clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro também constam na lista: Atlético-PR, Coritiba, Sport e Vitória receberão R$ 6 milhões cada, enquanto os catarinenses Chapecoense e Figueirense ficarão com R$ 4 milhões. O único time da Série B citado pelo Diário Oficial da União é o CRB, que fechou um contrato de R$ 1 milhão com a Caixa. Os contratos assinados têm vigência até 31 de dezembro de 2016.

Extra-RJ

Eduardo Cunha pede ao STF para paralisar investigação na Lava Jato


A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal um pedido para paralisar as investigações que correm contra ele por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras apurado pela Operação Lava Jato.

A defesa alega que as investigações devem parar até que termine o mandato de Cunha como presidente da Câmara, no início de 2017. Argumenta que, assim como o presidente da República, o presidente da Câmara -- por ser o terceiro na linha sucessória -- não pode ser "responsabilizado" por atos estranhos ao exercício das suas funções, isto é, por atribuições de seu mandato de deputado ou do cargo de presidente da Câmara.

Marca Fortaleza sugere lasanha hot dog para curtir as férias escolares

Informe publicitário
O prato leva salsicha, queijo e batata palha no preparo

As férias estão vigentes e para curtir o período preferido dos pequenos, a Marca Fortaleza, da M.Dias Branco, sugere uma receita deliciosa que agrada o gosto da galera e garante a energia necessária para os momentos de diversão: Lasanha Hot Dog.

De acordo com Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria de nutrição da Marca Fortaleza, crianças entre 2 e 10 anos devem ingerir de 5 a 6 porções de carboidrato por dia. Como fonte deste nutriente, as massas são ótimas opções.

Feito com salsicha, queijo e batata palha, o prato fará sucesso com a criançada. A receita rende 15 porções. Convide os amigos do seu filho e faça uma festa com a Marca Fortaleza.

Confira a receita abaixo.

Lasanha Hot Dog

Ingredientes:
1 embalagem de Lasanha Fortaleza
2 tabletes de caldo de legumes
1 ½ litro de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo Finna
1 cebola, média picada
12 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
500g de salsicha, em rodelas
400g de muçarela, em fatias

Com apoio da Prefeitura, agricultura orgânica ganha espaço em Afogados da Ingazeira

Fotos: PMAI/Divulgação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com a UFRPE, está promovendo cursos de agricultura e horticultura orgânica. Após as aulas teóricas, os 45 alunos entraram na fase de por em prática o que aprenderam em sala de aula.

Para aproveitar esse conhecimento e a mão de "obra já especializada, a Prefeitura de Afogados os tem levado para instalar hortas comunitárias, aproveitando os pequenos espaços dos prédios públicos. Estão sendo implantadas hortas na Escola Municipal Maria Gizelda Simões, cuja produção servirá de reforço na merenda dos alunos. “Já vinhamos fazendo isso em algumas escolas. A ideia agora é ampliar para toda a rede municipal,” informou a Secretária de Educação de Afogados, Veratânia Morais.