sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 07 a 11 de agosto de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (07): Dentista, Exames Laboratoriais,  Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (08): Colposcopia, Preventivo,  Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais,
Quarta-feira (09): Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais,
Quinta-feira (10): Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (11): Clinico Geral, Ginecologista,  Raio X,  Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior


Em dois anos Cerrado perdeu equivalente a mais de três DF pelo desmatamento

Devastação concentra-se no Matopiba, nova fronteira agrícola do país; se esse ritmo for mantido até 2050 haverá o maior processo de extinção de espécies de plantas já registrado na história

Entre julho de 2013 e agosto de 2015, o Cerrado perdeu 18.962,45 km2 de vegetação nativa. São mais de três vezes o tamanho do Distrito Federal devastado em um período de dois anos, segundo os dados recém disponibilizados no site do Ministério do Meio Ambiente (link). O desmatamento segue acelerado no bioma e se esse ritmo for mantido, até 2050 haverá o maior processo de extinção de espécies de plantas já registrado na história, com três vezes mais perdas de flora do que houve desde 1500, segundo a revista Nature Ecology and Evolution.

No Cerrado, o desmatamento está concentrado na região que é tida como a nova fronteira agrícola, chamada de Matopiba, e engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Isso porque mais da metade do bioma já foi dizimado e esta é uma das poucas regiões que ainda concentra grande quantidade de vegetação preservada.


Petrolândia: Vereador Evaldo Nascimento (professor Evaldo) será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' neste sábado na Web Rádio Petrolândia


O Vereador Evaldo Nascimento (professor Evaldo, do PSD), será entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã deste sábado (05), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início por volta das 07:00, entre outros assuntos, o edil deverá falar de ações realizadas na Câmara Municipal, seus projetos, da mudança de governo no município  e responder perguntas de ouvintes.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' das 6h00 às 8h30 de segunda à sábado. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'. O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 99955-1186.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Aliança-PE inicia oficinas para o plano municipal de preservação da Mata Atlântica

A exemplo de outros municípios, processo tem o apoio técnico da Semas e da CPRH (Foto: Divulgação/CPRH)

Mais um município da Mata Norte do Estado inicia os trabalhos para elaboração do seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Duas semanas depois de Timbaúba ter aberto as oficinas, foi a vez de Aliança reunir representantes de diversos segmentos para começar a planejar o documentos, com metas de conservação e recuperação de áreas degradadas.

A primeira oficina foi realizada no auditório da UEPA – Unidade Educacional da Prefeitura de Aliança – na quinta-feira (3). Além de gestores do governo municipal e representantes de associações, sindicatos e outras entidades da cidade, participaram professores, estudantes, vereadores e técnicos da Semas, da CPRH – da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga) de Carpina – e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).


Petrolândia: Prepare-se para concurso do TJPE e PM-AL no Focus Preparatório. Início das aulas em 07 de agosto

O Curso preparatório FOCUS está com vagas para o preparatório para a Polícia Militar de Alagoas e Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Comece seus estudos agora, pois quem se prepara com antecedência terá mais chance de ser aprovado. Quem não fizer curso preparatório vai ficar para trás! Início das aulas 07 de agosto de 2017.

Os professores do Focus Preparatórios são qualificados profissionalmente para o ensino das disciplinas do curso.

Matrículas na Essencial Perfumaria, na Av. Auspício Valgueiro Barros nº 365 - Petrolândia (PE). Mais informações (87-99939-2394).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Focus Preparatório


Desiludido, Tiririca critica Congresso e diz que deve largar a política

Com dois mandatos, Tiririca é o deputado mais assíduo da Câmara (Foto: Divulgação)

No sétimo ano consecutivo de mandato, o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), está desiludido com a política e propenso a encerrar a carreira parlamentar em 2018. Em entrevista ao Broadcast Político nesta quinta-feira (03), um dia após votar pela abertura de investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, ele criticou o Congresso Nacional e diz não ter o “jogo de cintura” exigido para ser político. “Não vai mudar. O sistema é esse. É toma lá, dá cá”, afirmou.

Um dos deputados mais assíduos da Câmara, mas que só usou o microfone três vezes no plenário, Tiririca vê a maioria dos parlamentares trabalhando para atender interesses próprios, em detrimento do povo. Ele avalia que há parlamentares bem intencionados, mas que não conseguem trabalhar porque o “sistema” não deixa. “A partir do exato momento que você entra, ou entra no esquema ou não faz. É uma mão lava a outra. Tu me faz um favor, que eu te faço um favor. Eu não trabalho dessa forma”, desabafou.

Tiririca conta que, certo dia, uma rapaz o procurou para oferecer um “negócio” de aluguel de carro. “O cara disse, ‘bicho vamos fazer assim, tal, o valor tal’. Eu disse: acho que você está conversando com o cara errado. Não uso carro da Câmara, o carro é meu. Ele disse: ‘não, é porque a maioria faz isso'”, relatou o parlamentar, sem dar nomes e mais detalhes sobre o fato. “Fiquei muito decepcionado com muita coisa que vi lá”, acrescentou.


PMPE forma 95 novos sargentos em Serra Talhada, no Sertão de PE

 
Novos sargentos atuarão na área de Petrolândia, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Floresta, Cabrobó, Arcoverde e Parnamirim

Na manhã desta quinta-feira (04), a Policia Militar de Pernambuco, através do Polo avançado de instrução do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) sediado na cidade de Serra Talhada, formou na data de hoje 95 (noventa e cinco) novos sargentos, os quais atuarão na área de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Floresta, Cabrobó, Arcoverde, Petrolândia e Parnamirim, o curso se desenvolveu nas salas de aula do 14ºBPM, com disciplinas especificas para a área policial militar que capacitam os graduados concluintes a progredirem na carreira policial com aulas na manhã e a tarde, inclusive aos sábados e domingos, a solenidade de conclusão contou com a presença de várias autoridades civis e militares, como o Prefeito do município, Luciano Duque e o Presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, Vereador Nailson Gomes da Silva, Presidiu a solenidade o Ten Cel PM Isaac Pereira Guerra, Comandante do 8ºBPM, batalhão de polícia militar sediado em Salgueiro, o qual estava na ocasião representando o Diretor Integrado do Interior 2 (DINTER 2).

Durante a solenidade foi homenageada a família do policial militar Domingos Sávio Nogueira dos Santos, através de uma réplica da placa com o seu seu nome que foi entregue pelo Ten Cel Figueiredo, Cmt do 14ºBPM aos familiares do policial homenageado.


UNIVERSO sedia final do Campeonato Universitário Pernambucano


No próximo sábado (05), serão realizados os jogos das finais do Campeonato Universitário Pernambucano nas categorias basquete 3x3 e judô. As disputadas, que serão realizadas na Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, fazem parte da etapa classificatória para o Campeonato Universitário Brasileiro (JUBs), que acontecerá de 18 a 28 de outubro, em Goiânia, Goiás.

Para essa seletiva estão inscritos as instituições de ensino como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a UNIVERSO, a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), entre outras. A competição será disputada no esquema de sorteios.


IX Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia acontece no dia 30 de setembro; Mesas à venda

A festa é indicada a todas as gerações de filhos e amigos de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Está confirmada a realização da nona edição do Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia, na Casa de Show Velho Chico, em Petrolândia. O grande encontro dos petrolandenses e amigos acontecerá no dia 30 de setembro (sábado), a partir das 23h00.

A animação musical do IX Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia será feita pela Orquestra Só Emoções, de Caruaru.

As mesas estão à venda pelo valor de R$ 150,00.

Contatos: 87 99610-8555 (Zé Sandes), 99991-7171 (Sizenando), 99919-4826 (Romeu) e 99955-0875 (Romeu).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Lions Clube de Petrolândia


Revista Época: as malas de dinheiro da JBS destinadas a Temer e Aécio


"Quem é que fica andando com 500 mil de um lado para o outro?!", perguntou, entre nervoso e espantado, o empresário Frederico Pacheco ao lobista Ricardo Saud, da JBS, na tarde do dia 12 de abril deste ano. Fred, como é conhecido o primo do senador Aécio Neves, estava no escritório de Saud, em São Paulo, para apanhar a segunda parcela de R$ 500 mil dos R$ 2 milhões acertados entre o presidente do PSDB e Joesley Batista dias antes. Fred fora designado para a tarefa por Aécio, como registrado em áudio pelo próprio senador: "Um cara que a gente mata antes de fazer delação". A Polícia Federal monitorava o encontro – uma ação controlada, autorizada pelo ministro Edson Fachin, relator do caso no Supremo Tribunal Federal. Fred estava desconfortável. Não aceitou água nem café. Diante dele, numa mesa da sala de Saud, havia uma mala preta abarrotada de pacotes com notas de R$ 50, amarrados com liguinhas de plástico. Fred parecia verbalizar, um atrás do outro, todos os pensamentos que lhe assaltavam: "Onde eu tô me metendo, cara?". A mala fora providenciada por Florisvaldo de Oliveira. Ele sempre auxiliava Saud nas entregas de dinheiro e mantinha um pequeno estoque delas à disposição. Para entregas a partir de R$ 500 mil, a mala preta era a mais adequada. Acomodava bem meio milhão de reais, até quase R$ 1 milhão em notas de R$ 50, se observado o método correto de organização de maços. Florisvaldo ajudara a recolher o cash para a propina de Aécio na central da JBS que reunia dinheiro vivo de clientes da empresa, como supermercados e distribuidores de carnes – clientes que giravam bastante dinheiro vivo. Essa central era chamada internamente de "Entrepostos". Abastecia boa parte dos políticos que, como Aécio, pediam a sua parte em dinheiro vivo.


Petrolândia: Nutricionista Gisele Rodrigues atende neste sábado (05) na MedClinic, a partir das 8 hs da manhã


A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa que a nutricionista Dra. Gisele Rodrigues atenderá neste sábado (05), a partir das 8horas da manhã.

Mais informações e agendamento pelos números (87) 3851-1879 ou 3851-2246. Celular (87) 99630-2907.

Blog de Assis Ramalho
Inormação: MedClinic


Petrolândia: Aula Inaugural do Curso Técnico de Enfermagem pelo Colégio Rio Branco no CFEPP: Matrículas ainda estão abertas

 
 

Foi realizada em Petrolândia, no último sábado (29), Aula Inaugural do Curso Técnico de Enfermagem - promovido pelo Colégio Rio Branco de Arcoverde. O evento aconteceu na sede do Cefepp Cursos, localizada na Avenida dos Três Poderes, centro da cidade.

Estiveram presentes os diretores do Colégio Rio Branco Ciro Brany e Patrícia Brany, também participaram da solenidade o coordenador da Unidade Remota, professor George Rodrigues Consorte.

A aula contou com a participação acadêmica do Professor Remulo Dantas, que abordou o significado e a importância da enfermagem em nossa sociedade.

O momento também foi muito oportuno para esclarecer a legalidade do curso e da instituição, além de reforçar as garantias legais da própria instituição.

Dra. Patrícia Brany, advogada por formação e proprietária participativa do Colégio Rio Branco, ressaltou a importância do momento para tirá todas as dúvidas dos alunos, e reafirmou o compromisso ético e social do colegio Rio Branco com seus alunos.

O professor George Rodrigues consorte, coordenador de Unidade Remota do Colégio Rio Branco, também apresentou o funcionamento logístico e acadêmico do curso, relatando a importância da participação do aluno em todo processo de formação, ofertado pela escola.

Vale ressaltar que as inscrições ainda estão abertas, e quem se interessar poderá ligar para Rita pelo fone - 87998048590 ou 87 99152-1831.

Não perca essa oportunidade venha e faça sua matrícula


Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Organização do Curso Técnico de Enfermagem pelo Colégio Rio Branco de Arcoverde


Petrolândia: Sandro Ramos apresenta música instrumental na Praça de Alimentação nesta sexta (04)


O músico Sandro Ramos apresenta-se nesta sexta (04) na Praça de Alimentação, no centro de Petrolândia, das 19h30 as 21h00 com música ao vivo ao som de piano eletrônico.

Curta músicas clássicas, nacionais, internacionais e gospel, enquanto você saboreia um delicioso lanche.

Sandro Ramos Instrumental pode ser contratado para tocar em casamentos, recepções e eventos sociais, oferecendo conforto acústico e requinte ao seu encontro social. contato: 87 9 9995 5385.

Sandro Ramos/Divulgação


IFPE lança edital do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental

Inscrições iniciam no dia primeiro de setembro. Aulas começam em fevereiro de 2018.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta sexta-feira (4), o edital da seleção de estudantes para o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) do Campus Recife. São ofertadas, ao todo, 16 vagas, sendo uma reservada para servidores ativos e permanentes da Instituição. O curso é totalmente gratuito. Podem participar da seleção profissionais com diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento e que atuem, direta ou indiretamente, com Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

As inscrições custam R$ 50 (cinquenta reais) e serão realizadas na própria página do IFPE (www.ifpe.edu.br) do dia primeiro de setembro a primeiro de outubro. Depois, os candidatos devem entregar presencialmente a documentação comprobatória e ficha de inscrição preenchida até o dia cinco de outubro. Membros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 10 a 18 de agosto.




Petrolândia Classificados: VENDEM-SE duas motos Honda. Interessados devem procurar Euclides Modas

Fan 150 Ano 2012
Fan 125 ks Ano 2011

VENDEM-SE duas motos Honda (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Euclides Modas



Cantor e compositor Luiz Melodia morre, aos 66 anos, no Rio de Janeiro


O cantor, compositor e músico carioca Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia, morreu, na manhã desta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro. Aos 66 anos, o cantor lutava contra um câncer que atacou a medula óssea. Ele morreu durante esta madrugada, por volta das 5h.

A informação foi confirmada ao colunista Mauro Ferreira, do G1, por Renato Piau, guitarrista que tocou com Melodia, após ligação para a família do artista. Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea e resistiu ao procedimento, mas não vinha respondendo bem à quimioterapia.

O compositor foi internado no dia 28 de março no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte, para fazer sessões de quimioterapia no combate a um mieloma múltiplo (tipo de câncer de sangue), diagnosticado meses antes.

Segundo boletim médico divulgado na época pela produção do músico, com o início da quimioterapia, houve uma baixa glicêmica e acidez sanguínea. Por isso, o cantor permaneceu internado no CTI. O câncer voltou e o estado de saúde de Melodia se agravou bastante nesta quinta-feira (3).


Jatobá: Secretaria de Saúde realiza capacitação com profissionais da saúde


A secretaria Municipal de Saúde de Jatobá realizou na quinta-feira (27) de julho no Hospital de Itaparica capacitação sobre Atividades de Saúde do Trabalhador.

Foi explanado pelos facilitadores Enfermeiros Antônio Carlos Vieira, Ana Paula Barbosa Bezerra e Maria Edjane S Araújo, como evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam os profissionais que trabalham diretamente com os processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação destes resíduos, com montagem de Caixa tipo Descartex, Descarpack.

Na palestra foram abrangidos ainda os temas:Cuidados com Perfurocortantes, Descarte, Sinalização, Biosegurança e Vigilância da Saúde do Trabalhador.

>> FOTOS AQUI

Por: Portal Jatobá


Codevasf inicia cooperação com Cabo Verde para uso múltiplo e sustentável de barragens

Primeiro passo foi visita técnica às ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau, que resultou em uma análise da infraestrutura do país e propostas de um modelo de gestão das barragens (Foto: Divulgação/Codevasf)

O conhecimento técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no tema da segurança de barragens está ajudando a República de Cabo Verde, país insular que convive com clima árido e semiárido, a otimizar suas barragens recentemente construídas, de modo que elas tenham uso múltiplo e sustentável, inclusive para irrigação.

A interlocução entre a Codevasf e o governo cabo-verdiano está sendo liderada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO/ONU), que coordenou uma visita técnica do engenheiro ambiental e coordenador de Projetos Especiais - Segurança Barragens, Emílio de Souza Santos, às ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau.


Ministério Público investiga concursos públicos em Pernambuco


Fazer concurso público em Pernambuco, além da dura ro­­­tina de estudos típica de qual­­quer certame, também tem exigido perseverança dos candida­­­tos para enfrentar problemas de or­­­dem burocrática. Os impasses vão da existência de aprovados que não são chamados até a ocupa­­­ção de vagas que deveriam ser de ser­­vidores efetivos por funcionários temporários ou terceirizados. Os casos estão na mira do Ministério Públi­­­co Estadual (MPPE), que, de 2013 até agora, já abriu 26 procedimentos para apurar ou até judicializar irregularidades identificadas em seleções em todo o Estado.

Uma lista do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Patrimônio Público do MPPE indica que foram abertos sete inquéritos civis referentes ao provimento de cargos no Recife, em Olinda, em São Lourenço da Mata e em Garanhuns, a maioria para investigar por que o poder público mantém pessoas desempenhando funções para as quais há aprovados em concurso público que ainda não foram chamados. Mais rigorosas por envolverem a Justiça, inclusive com possibilidade de pedido de liminar, as ações civis públicas também foram usadas por promotores na tentativa de corrigir as distorções em processos seletivos. Foram três até agora.


Ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões será candidato a deputado estadual em 2018, afirma Inaldo Sampaio

Lourival Simões (Foto: Lúcia Xavier/arquivo Blog AR)

O jornalista Inaldo Sampaio destaca em seu blog, nesta sexta-feira (04), que o ex-prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), será candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano.

"É estadual – O ex-prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), declara que será candidato a deputado estadual em 2018 e que a receita do seu município deixou de ser a maior do Sertão do Itaparica desde que houve mudança nas regras do ICMS. A maior é a de Floresta", afirma Inaldo.

Nossa reportagem tentou contato com Lourival Simões, para confirmar as declarações, mas ainda não obteve resposta.

Blog de Assis Ramalho, com informações do Blog de Inaldo Sampaio


Petrolândia: Casa de Carne J&R Carne & Cia tem os melhores preços e os melhores cortes e anuncia a chegada da famosa Linguiça de Charque



A Casa de Carne J&R Carne & Cia tem todos os tipos de carnes por preços especiais e os melhores cortes. Além disso, anuncia que já chegou no estabelecimento a famosa Linguiça de Charque. Também tem;  gelo, água mineral, carvão, gás, frutas, verduras, condimentos e outros produtos de excelente qualidade. Nos finais de semana, oferece também frango assado na máquina.

A J&R Carnes & Cia, organização de Joatan e Ronaldo, é localizada na rua engenheiro Brandão Cavalcante, n° 204-A, na Quadra 01, próximo à Nutrimix, panificadora de Tadeu.

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia realiza sua entrega em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.

Ver fotos > J&R Carne e Cia



A J&R Carnes & Cia tem a organização de Ronaldo e Joatan


Blog de Assis Ramalho
Informação: Frigorífico J&R.


Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza é entrevistada por Assis Ramalho, conta sua trajetória no Município e anuncia que não haverá mudança no secretariado, por enquanto


Na manhã desta quinta-feira (03), a recém-empossada prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), concedeu entrevista exclusiva ao programa Acordando com as Notícias, apresentado pelo blogueiro e radialista Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia. A ex-primeira dama, ex-secretária de Saúde e ex-vice-prefeita de Petrolândia, agora tratada formalmente, com nome e sobrenome, é mais conhecida por Jane, nome simples e objetivo que combina com a personalidade discreta da enfermeira, avessa ao dondoquismo e a peruíces.

Na entrevista, a prefeita conta sua trajetória em Petrolândia, onde chegou há quase 20 anos, recém-formada em Enfermagem pela UFPB. Em Petrolândia ela construiu sua carreira profissional e casou-se com o médico e ex-prefeito Antonio Marcos de Souza (Marquinhos). Na contramão da tendência de famílias com no máximo dois filhos, o casal tem quatro herdeiros. 

Sobre sua experiência em cargos de gestão no município, Jane aponta os cargos de confiança e aprendizado com Dr. Francisco Simões e enfatiza que não é leiga em política (o áudio está disponível abaixo da matéria, na íntegra).

Natural da Paraíba, Janielma conta sua chegada a Petrolândia

"Quando eu faço uma leitura da minha trajetória da Paraíba até aqui, eu percebo muito a vontade de Deus na minha vida. Não era a minha vontade de estar em Petrolândia, era a primeira vez em que eu saía de casa para tão longe, pra ficar. Era um lugar desconhecido, eu não conhecia Petrolândia e vim através de uma amiga, que já estava aqui, e eu imaginava em adquirir experiência, ter os meus primeiros salários, começar a galgar a minha vida profissional, mas nunca imaginei que fosse ficar por aqui. Mas, depois que encontrei Marquinhos, que a gente se envolveu e casou, e comecei a ver que até o medo que eu tinha de ficar longe da minha família, em uma cidade que até então era estranha, na verdade, estava tudo determinado por Deus na minha vida. Era aqui que eu iria encontrar uma pessoa para dividir os meus dias e a minha vida. Tive os meus filhos aqui, encontrei na família de Marquinhos uma outra família. Encontrei no povo de Petrolândia muitas amizades, uma boa acolhida, e Petrolândia foi um lugar fértil pra mim, em todos os sentidos."

A importância de Dr. Francisco Simões para sua vinda a Petrolândia e crescimento profissional

"Dr. Simões era o então prefeito quando cheguei e ele teve uma conversa comigo e disse 'a vaga é sua'. Na época, tinha essa vaga aberta, o município estava precisando de enfermeiras e eu vim pra cá apostando nesta vaga, e ele apostou em mim. Dr. Simões viu em mim uma possibilidade de crescimento, passei dez meses como enfermeira e, logo em seguida, já me confiou a direção do antigo SESP, que era onde hoje funciona a Secretaria de Saúde. Então, a partir daí, eu só cresci. Ele me confiou a direção do SESP e depois a Secretaria de Saúde, e junto a ele eu aprendi muitas coisas. Aprendi com o pulso firme que ele tinha, com a vontade que ele tinha de fazer e tudo aquilo que ele fez como prefeito de Petrolândia, eu acompanhei tudo de perto''.

Jane ainda comenta como foram os primeiros dias como prefeita - após o licenciamento de Ricardo - e se considera preparada para conduzir a prefeitura, apesar da crise.


"Me considero preparada, Assis. Logicamente, eu não esperava um trabalho de prefeita, porque eu me candidatei a vice e nós apostávamos que Ricardo fosse nosso prefeito por pelo menos quatro anos, mas eu vesti a camisa desde o início do mandato dele, assim como foi com Lourival, e me coloquei à disposição e essa disposição continua. Me sinto disposta, sei que sou uma pessoa preparada, sou capaz. A crise existe, realmente, mas junto à crise também tem soluções, e eu estou otimista. Sei que o povo de Petrolândia não vai cobrar de mim o impossível, mas o que for possível eu vou fazer. Ricardo teve seu jeito de lidar com a crise, Lourival também teve o dele, mas o meu jeito de lidar com a crise certamente será diferente. Eu tenho o meu jeito próprio."

A prefeita revela que o pagamento de pessoal da prefeitura está acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e o ajuste vai gerar mais demissões


"Hoje, o nosso município tem uma dificuldade financeira muito grande, a receita que entra está sendo gasta em torno de 60% com a folha do pessoal, e isso faz com que a gente esteja descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal que limita essa folha de pagamento a 51,3% . Então, o município já se encontra [com o limite] estourado há um bom tempo e nós precisamos equilibrar. Não é fácil, é uma tarefa muito árdua porque resulta em demissões. Ainda pode haver demissões porque o Tribunal de Contas [TCE-PE], ele cobra isso do gestor."

Sobre o motivo da demora na entrega de fardamento escolar 

"Assis, o porquê da demora eu não teria nem como lhe responder por os tempos anteriores [gestões anteriores]. Mas, até onde eu conheço, o primeiro orçamento que foi feito, já para o início deste ano, é um orçamento bastante alto que, em tempos passados, se teve muitas condições para isso. Neste mandato, só de orçamento que Ricardo fez, dava em torno de R$ 600 a 700 mil. Então, é um valor bem significante, mas está em pauta. O fardamento fez e faz parte do nosso programa de governo, a questão é justamente financeira, mas eu estou otimista.

Perguntada se vai mexer nas secretarias municipais, Jane diz que, por enquanto, não vai mudar o secretariado

"Ainda não mexi, Assis. Eu passei esses dias trabalhando com o time formado por Ricardo, no qual eu também tive opinião ouvida, lá atrás, na escolha. Hoje, eu vejo o trabalho da equipe como um trabalho favorável, eles estão trabalhando com aquilo que dá [para fazer]. É uma equipe boa, já conversei com eles e alguns colocaram os cargos à disposição, mas não achei ainda o momento de dispensar o trabalho de nenhum. Todos têm o seu valor, todos têm dado a sua contribuição, mas eu estou avaliando o trabalho de cada um e, agora, como prefeita, eu vou trabalhar da minha forma. Eu preciso ver qual o comportamento desse secretariado e isso é que vai me direcionar a manter, ou não, determinado secretário."

Sobre a realização de concurso para a Guarda Municipal, compromisso assumido pelo Município com o Ministério Público de Pernambuco, na gestão de Lourival Simões. 

"Estamos avaliando. Eu recebi essa notícia de que o município está obrigado a fazer o concurso. Nós sabemos que em muitas classes estamos defasados de pessoal. A Guarda Municipal também é uma classe que precisa ser reforçada, mas não estamos em um momento favorável a nenhum tipo de concurso nem de contratação. Porém, eu já cheguei com uma decisão judicial de que o município tem que fazer esse concurso da Guarda até o mês de outubro, e com a chamada dos classificados para o próximo ano, em 2018. Mas, é uma coisa que ainda preciso me inteirar para ver realmente com a Justiça, porque é como falei, o quadro da folha está acima do limite e, hoje, nós não teríamos [como], por decisão própria, fazer concurso, ainda que haja a necessidade. Porém, decisão judicial a gente tem que cumprir."

Jane ressalta a experiência administrativa de Marquinhos e, em tom de brincadeira, diz que - apesar de muito ocupado - o marido vai ser seu funcionário, sem salários.

''Marquinhos vai ser meu funcionários sem salários, é uma das pessoas que eu mais posso contar. Ele tem toda uma experiência, está do meu lado o tempo todo, embora muito ocupado pela grande carga de trabalho. Mas, com certeza, ele vai estar disponível para aquilo que eu precisar''.

Vice-prefeita no segundo mandato de Lourival Simões, Jane diz manter bom relacionamento com o ex-prefeito e terem algumas opiniões divergentes.

"Nós continuamos a ter o relacionamento que a gente sempre teve. Lourival é uma pessoa com quem a gente conversa tranquilamente. Nós nunca tivemos nenhum embate. Nós temos, teve opiniões diferentes, mas houve respeito acima de tudo. Eu tenho respeito à família Simões, que me acolheu aqui, e pretendo continuar tendo. Lógico que aquilo que eu penso, eu penso, independente da interferência de Lourival. Mas ele está, com certeza, disponível para colaborar. Ricardo também já disse que, tão logo ele se recupere, vai estar à disposição para colaborar com o governo, e a gente vai estar usando do conhecimento, da vontade dessas pessoas, do comprometimento delas para ajudar na gestão.

Na entrevista, de 1 hora e meia de duração, entre outros assuntos,  Jane ainda falou sobre o caso dos ex-contratados das estações de bombeamento, que não foram recontratados, elogia o ex-prefeito Ricardo, fala como deverá ser seu relacionamento com os vereadores  e responde a várias perguntas de ouvintes, enviadas ao programa por app de mensagem (whatsapp). Confira no áudio.

A entrevista está disponível em áudio (mp3)>Entrevista prefeita Janielma Souza - Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Fernando Leme


Humberto critica cortes de bolsas do CNPq

Foto: Roberto Stuckert Filho

A notícia de que o governo de Michel Temer (PMDB) vai descontinuar as 100 mil bolsas de pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) levou o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), a fazer duras críticas à gestão peemedebista. De acordo com o parlamentar, há um completo descaso do governo com o ensino e com o desenvolvimento de pesquisas no País.

“O governo Temer torrou bilhões para se perpetuar no poder e, na mesma proporção em que distribui malas de dinheiro, mata por inanição tudo aquilo que conseguimos avançar. Acabar com o investimento na educação, na tecnologia é acabar também com o futuro do Brasil”, afirmou o senador.


Ministro Mendonça Filho libera R$15, 21 milhões para Universidades e Institutos Federais de Pernambuco


O ministro da Educação, Mendonça Filho liberou R$ 15,21 milhões em recursos financeiros para as três Universidades e dois Institutos Federais em Pernambuco, além da Fundação Joaquim Nabuco. “Esses recursos, liberados nesta quinta-feira, 3 , vão ser aplicados no pagamento da assistência estudantil, além da manutenção, custeio outros custos das universidades e institutos”, detalhou Mendonça Filho destacando ainda que desde o início do ano, o MEC já repassou R$ 221 milhões para as instituições federais em Pernambuco.

No total, foram destinados R$ 345,71 milhões em para as instituições de todo o País. A maior parte dos valores, foi repassada às universidades federais, incluindo repasses para hospitais universitários. Já a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica recebeu R$ 88,65 milhões. O restante, R$ 2,27 milhões, fo repassado ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ao Instituto Benjamin Constant (IBC) e à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).


Suspensão de fornecimento de merenda após investigação policial preocupa prefeituras em PE

Presos pela 'Operação Comunheiro II' foram levados ao Depatri, no Recife, em julho (Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação)

Depois da operação policial que investiga um esquema de desvio de dinheiro público e de fraude em licitações envolvendo empresas fornecedoras de merenda para escolas públicas de Pernambuco, alguns dos municípios que tinham contrato com as empresas investigadas deixaram de receber os alimentos. Diante disso, a preocupação de alguns gestores das escolas afetadas é de que os estoques de alimentos esvaziem e, consequentemente, os alunos fiquem sem comer. (Veja vídeo acima)

Nos últimos anos, foram feitos contratos de R$ 22 milhões com 28 prefeituras de Pernambuco e, ao todo, foram vencidas 70 licitações ao longo de quatro anos. De acordo com o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, as irregularidades encontradas em licitações que passaram por auditoria geraram a suspensão das entregas.


Auditores fiscais rebatem projeto que ameaça estabilidade no serviço público

Para Fenafisco, Projeto de Lei do Senado 116/2017, que prevê a exoneração por insuficiência de desempenho, é inconstitucional

A entidade que representa mais de 30 mil auditores fiscais no país se posicionou pelo arquivamento do projeto de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), que institui a avaliação de desempenho semestral de servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal. Segundo o diretor para Assuntos Parlamentares da Federação Nacional do Fisco nos Estados e no DF (Fenafisco), Pedro Lopes, “o Projeto de Lei é repleto de vícios, uma vez que não foi apresentado pelo Chefe do Executivo, e é inconstitucional, ao desconsiderar os princípios da Administração Pública”.

A advogada da Fenafisco, Caroline de Sena, que apresentou parecer jurídico contrário ao projeto, explica que a avaliação pretendida prevê critérios subjetivos e extremamente pessoais como empatia, relacionamento interpessoal e tempestividade. “Esse projeto vai na esteira de todo o retrocesso intentado pelo governo. Mais uma vez nós temos o trabalho (tanto no serviço público, como na iniciativa privada) como fator de indignidade. O PLS representa um risco extremamente alto de perseguição política, de terceirização no funcionalismo público e de aumento, em grau alarmante, dos números de assédio moral”, analisou.


Na Alepe, Silvio questiona multa de 100% sobre IPVA em atraso

Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, questionou na reunião plenária desta quinta-feira (3) a aplicação de multa de 100% sobre débitos do IPVA, a partir do 20º (vigésimo dia de atraso). “Recebemos no gabinete várias queixas da população denunciando essa cobrança. Não podemos aceitar um absurdo desse, que penaliza a população e o setor produtivo, num momento de crise onde todos tentam ajustar suas contas pessoas”, criticou.

O parlamentar lembra que, no caso do IPVA, a população está sendo penalizada duas vezes. “Primeiro porque, no começo do ano, o governador Paulo Câmara antecipou o vencimento do imposto para fevereiro, pegando o contribuinte de surpresa. Agora, quem atrasar terá que pagar dobrado”, reforçou.


Agricultor é morto a tiros ao chegar no trabalho na zona rural de Ibimirim

Vítima foi atingida por disparos de arma de fogo calibre 12, conforme informou a PM.

Um agricultor de 39 anos foi morto a tiros na quinta-feira (3) em Ibimirim, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo calibre 12 quando chegava no trabalho.

Ainda segundo a PM, todos os tiros atingiram a cabeça do agricultor. A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil local. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Por G1 Caruaru


Roberta Arraes homenageia os 103 anos de dona Maria de Lourdes Muniz Ramos


Na manhã dessa quinta (03), a deputada Roberta Arraes (PSB) fez seu primeiro pronunciamento no plenário Eduardo Campos, para homenagear os 103 anos de dona Maria de Lourdes Muniz Ramos. A parlamentar começou suas palavras parabenizando mais uma vez, o presidente Guilherme Uchôa, juntamente com os deputados , funcionários e colaboradores da Alepe, que de alguma forma ajudaram na construção do novo prédio. Em seguida, Roberta Arraes começou sua homenagem a dona Lurdinha, uma mulher sertaneja, do município de Araripina, que no próximo dia 6 de agosto completará 103 anos de vida.

Maria de Lourdes Muniz Ramos sempre esteve ao lado das conquistas do seu esposo, Manoel Ramos de Barros, que foi vereador e prefeito por três vezes do município araripinense. A maioria dos seus filhos e netos exercem cargos públicos com notoriedade, seguindo o seu referencial de integridade. A exemplo do ex-governador e deputado estadual, José Muniz Ramos.