05 maio 2018

Petrolândia: Prefeitura promove reunião na próxima segunda (07) para discutir remoção e destinação de baronesas do Lago de Itaparica


Na manhã da próxima segunda-feira (07/05), a Secretaria Municipal de Agricultura de Petrolândia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, vai reunir técnicos, associações de produtores rurais, de piscicultores e de pescadores, com o objetivo de tratar sobre a retomada dos serviços de retirada das baronesas do Lago de Itaparica, no rio São Francisco, em Petrolândia.

Os secretários municipais resolveram ampliar as discussões para dar transparência à ação e, também, encontrar soluções de destino para as plantas aquáticas removidas. Possivelmente, o material poderá ser utilizado para alimentação animal e como composto orgânico para adubação. 

A reunião terá início às 10h00 da manhã, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e será aberta a todos que desejarem contribuir.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Fernando Filho faz entrega de trator e implementos agrícolas a comunidade quilombola da Borda do Lago Negros de Betinho


O Deputado Federal Fernando Filho, fez na manhã deste sábado (05) a entrega de um trator e de implementos agrícolas  ao núcleo quilombola da Borda do Lago Negros de Betinho. O trator foi entregue ao presidente da Associação de Moradores Cícero Abraão.

Fernando Filho, que foi recepcionado positivamente pela comunidade, foi acompanhados dos vereadores Delano Santos e Dedé de França e do ex-prefeito Amadeu de Souza Lima.

''Esse sonho só pôde ser realizado através do deputado Federal Fernando filho, e os vereadores Delano e Dedé de França'' disse Cícero Abraão, Presidente da Associação Quilombola Borda do Lago.

Ainda neste sábado, o deputado federal Fernando Filho também fez visita ao time mirim de futebol da Associação Atletas de Cristo, de Petrolândia. O primeiro compromisso do dia aconteceu no município de Tacaratu onde o deputado também fez entrega de um trator a Associação de Agricultores Nossa Senhora da Saúde, da agrovila 2.

Em rede social o deputado federal Fernando filho deixou a seguinte mensagem aos seus seguidores.

Neste sábado viemos às cidades de Petrolândia e Tacaratu, para realizar entregas do mandato de deputado federal e conversar com a população. Pela manhã visitamos o time mirim de futebol de Petrolândia da Associação Atletas de Cristo. Um projeto muito bonito, que promove cidadania através do esporte. Depois fui a Tacaratu, onde entreguei dois tratores agrícolas, adquiridos com emendas parlamentares. O primeiro foi para a Associação de Agricultores Nossa Senhora da Saúde, da agrovila 2. Lá estive acompanhado da presidente Rozilda, do vereador Aécio e do ex-prefeito Amadeu. Depois fomos ao núcleo quilombola da Borda do Lago Negros de Betinho. O trator foi entregue ao presidente da Associação de Moradores Cícero Abraão. Fomos acompanhados dos vereadores Delano e Dedé e do ex-prefeito Amadeu.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: A situação dos posseiros e indígenas no Bem-Querer


A etnia Pankararu é detentora das terras localizadas entre os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, em decisão homologada desde 1987, cuja decisão de reintegração só foi concedida recentemente em sentença do juiz Felipe Mota Pimentel:

“A questão se arrasta por décadas, sem que haja a efetiva desocupação. Portanto a desintrusão das terras pelos não índios é medida que se impõe, sem mais delongas”.

Jatobá: Ato do 1º de maio é realizado em defesa das comunidades Bem-querer de baixo, Bem Querer de Cima, Caxiado e Caldeirão

Posseiros alegam que a proposta indenizatória é irrisória para a alternativa de se reconstruir uma nova vida em outro lugar (citam valores de R$5mil para indenização) e que um novo local não foi apresentado para o devido assentamento das 302 famílias atingidas pela ordem de reintegração. INCRA e FUNAI afirmam o contrário.

Segundo o INCRA, noventa e três (93) lotes, do Reassentamento Abreu e Lima, foram destinados às famílias. Conforme o órgão federal, os posseiros negaram em se transferir para o local, inclusive atrasando o cadastro das famílias que só ocorreu por determinação judicial. No total, a área possui 18.500 hectares (enquanto a TI Pankararu possui 8.100) e fica no município de Tacaratu.

Petrolândia: 5ª Edição doTardezinha BR Mania acontece neste sábado (5) com Loz Kuatros e Delação Premiada

Divulgação/Posto Rical-BR Mania

Petrolândia: Neste sábado (5) tem Bruninho voz e violão no Maria Fumaça, a partir das 21h; Confira a programação do fim de semana


Você gosta de Forró, Seresta, MPB, Sertanejo? Aqui no Bar e Restaurante Maria Fumaça você tem tudo isso em um só lugar, acompanhado dos melhores petiscos da cidade!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, cada vez melhor!

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Petrolândia: Dona Maria José (Mãe Naná), completa 100 anos neste sábado e recebe homenagem da família


A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, passa a contar com mais uma pessoa centenária. Hoje, dia 05 de maio de 2018, Maria José, popularmente conhecida por Mãe Naná, completa 100 anos de vida.

Seu neto (Chumbinho), em nome de toda a família, parabeniza a avó pela passagem do seu centenário, uma tarefa nada simples, mesmo porque, pode-se contar nos dedos da mão aqueles que alcançaram uma idade secular.

Quem diria que iria chegar tão longe! Estamos aqui comemorando mais uma primavera dessa pessoa tão querida e amada por todos, parabéns, feliz aniversário!

Parabéns!!!

Os parabéns também são do Blog de Assis Ramalho
''Mãe Naná - residente na Rua São Marcos, na Quadra 13 de Petrolândia (Rua da cadeia) - é hoje, mais do que nunca, um símbolo vivo da história de Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Família

Arcoverde/Petrolândia: Dona Zezinha, aniversariante do dia recebe homenagem do genro Flávio


Neste sábado, 05 de maio de 2018, familiares de dona Zezinha felicitam pela passagem do seu aniversário. Por meio do Blog de Assis Ramalho, Flávio, residente em Arcoverde, homenageia a sua sogra.

Parabéns! Nesta data tão especial que é o seu aniversário, eu não poderia deixar de me lembrar de você e lhe desejar toda a felicidade do mundo, pois afinal me deu o melhor presente que eu já recebi nesta vida!

Flávio
Arcoverde - PE


Correios vão fechar 513 agências próprias e demitir 5,3 mil funcionários


Os Correios decidiram fechar nos próximos meses 513 agências próprias e demitir os funcionários que trabalham nelas, o que deve atingir 5.300 pessoas. A medida foi aprovada em reunião da diretoria em fevereiro e é mantida em sigilo pela empresa. Quem participou dela teve de assinar um termo de confidencialidade, o que não é usual. Na lista há agências com alto faturamento. Em Minas, das 20 mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Os clientes serão atendidos por agências franqueadas que funcionam nas proximidades das que serão fechadas.

Fim de linha. Em São Paulo, serão fechadas 167 agências – 90 na capital e 77 no interior. A decisão causa polêmica dentro dos Correios. O assunto foi tratado como extrapauta na reunião da diretoria sem o anexo da relação de agências. A desconfiança é de que a medida foi tomada para beneficiar os franqueados.

Homem mata criança e fere outra com golpes de peixeira em Macaparana (PE); população destrói a casa dele, veja vídeo

O suspeito foi preso em flagrante pela polícia e a população do município se revoltou com o ocorrido, tentando linchar o suspeito Foto: Reprodução vídeo JC Online

Na tarde desta sexta-feira (4) duas crianças com idades de 5 e 12 anos foram atacadas por um homem em Macaparana. As vítimas brincavam na rua quando sofreram golpes de faca peixeira desferidos pelo o acusado Luiz Francisco da Silva, idade não informada.


A vítima Riberi Mendes Ribeiro de Andrade, de 5 anos de idade, veio a óbito devido a gravidade dos ferimentos, enquanto a criança de 12 anos foi socorrida e segue internada no HR, em Recife. Informações dão contas que o acusado sofre de problemas psiquiátricos. O suspeito se entregou indo até a Cadeia Pública de Macaparana, onde confessou o crime, sendo preso em flagrante e será apresentado em audiência de custódia neste sábado (5). Moradores do município se revoltou com o ocorrido, tentando linchá-lo e ainda foram até a sua casa e a destruíram.

Por: Giro Mata Norte
Foto/vídeo: JC Online

Petrolândia/Jatobá: Cantor Gean Ramos fala de sua carreira e de seu novo trabalho em entrevista na Web Rádio Petrolândia




O cantor e compositor Gean Ramos foi entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (03), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Por quase duas horas, o cantor Pankararu apresentou e cantou suas novas composições para os ouvintes, que fizeram perguntas por meio de WhatsApp (veja vídeos abaixo).

Na entrevista pautada por música, entre outros assuntos tratados, Gean Ramos falou sobre sua carreira, sua formação musical, sua batalha para se firmar no meio musical e o reencontro com a cultura Pankararu, que permeia sua música. O compositor criticou a falta de apoio dos governantes à cultura local, em detrimento de artistas de fora e comentou sua vitoriosa participação na Exposamba de 2013 e 2017. Em 2013 Gean recebeu o maior prêmio no Festival São Paulo Exposamba. O feito foi repetido em 2017, se tornando o único cantor brasileiro a ganhar o prêmio por duas vezes.

Gean disse está buscando patrocínio para uma viagem ao Canadá onde no dia 18 deste mês estará recebendo importante prêmio. No início deste ano, Gean Ramos recebeu a grata notícia de que o CD da sua autoria, intitulado INVERSÕES, foi indicado para o INDIGENOUS MUSIC AWARDS, o principal prêmio do mundo, reconhecendo as realizações de artistas indígenas e profissionais da indústria musical de todo mundo.