quinta-feira, setembro 13, 2012

Petrolândia: Campanha Educativa de Trânsito é destaque na Escola Municipal José Araújo da Silva

Fotos: Assis Ramalho

Nesta quinta-feira (13), a Escola Municipal José Araújo da Silva, situada na Quadra 10 de Petrolândia, realizou a 2ª edição da Campanha Educativa de Trânsito, com um ciclo de palestras. A campanha foi idealizada pelo Lions Clube de Petrolândia e teve o apoio de várias empresas da iniciativa privada. O evento iniciou-se pela manhã e se estendeu até o final da tarde, com a apresentação de vídeos e atividades recreativas. 

A Escola Municipal José Araújo da Silva trabalhou bastante o tema, com diversas ações realizadas de maio a setembro, dentro do Projeto Pedagógico “Se Essa Rua Fosse Minha...”, tratando sobre Educação, Trânsito e Cidadania, cujo objetivo geral de propiciar aos educandos, educadores e seus familiares, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas, leis e sinalização, bem como sua relação com o meio ambiente.
Foto: Assis Ramalho
As palestras tiveram como foco orientar a plateia sobre os direitos e deveres dos cidadão, regras de orientação e, principalmente, procedimentos corretos no trânsito. As palestras são oportunidades que os alunos têm para fazer perguntas e tirar dúvidas. Um dos assuntos principais, também, foi a segurança no trânsito, conscientizando os alunos sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, moto e carro.

   
Umas das palestras foi proferida pelo Major Reinaldo Mesquita, Comandante da 4ª CIPM-Petrolândia. Segundo o Major Reinaldo, além de ensinar uma boa maneira de se evitar acidentes de trânsitos, as palestras vão ajudar a alertar os pais e irmãos na busca de um trânsito menos violento. “As crianças são importantes aliadas neste processo de aprendizagem. Além de aprenderem rápido, chamam à atenção os pais, que se sentem na obrigação de atender os filhos” afirmou o palestrante.
Foto: Assis Ramalho
Também houve palestras do Sd. PM Araújo e de Policiais Rodoviários Federais, lotados em Serra Talhada e Floresta. Registramos a presença do Sr. Sizenando Carvalho, presidente do Lions Clube Petrolândia, José Sandes, Nazareth, Célia e Fátima. Suzana, gerente da Sertamol Petrolândia, também compareceu e distribuiu brindes para a criançada.

O assunto é de suma importância para a formação da consciência cidadã entre os futuros condutores de veículos, motivo pelo qual o Blog de Assis Ramalho parabeniza a iniciativa do Lions, da Escola Mul. José Araújo da Silva e de todas as entidades que apoiaram os projetos, desejando que ações desse tipo sejam modelos para outros estabelecimentos. Acreditamos que a paz no trânsito é resultado da educação para o trânsito e para a cidadania.

Para ver o álbum do evento (183 fotos), clique no atalho abaixo:
clique> https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5787837704779730353

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Vencedores do "Motocross da Juventude" de Carnaubeira da Penha

 
A Marcelo Cross Produções e Eventos realizou, na última sexta (07), o evento MotoCross da Juventude, na cidade de Carnaubeira da Penha, sertão de Pernambuco. Divulgamos, hoje, os vencedores das competições. 

Categoria CG - 125 a 150 cc: 
1º lugar - Paulo Henrique (Rodelas-BA)
2º lugar - Luizinho (Rodelas-BA)
3º lugar - Tibaca (Petrolândia-PE)
4º lugar - Galego do Capeta (Belém de S. Francisco-PE)
5º lugar - Charles

Categoria Amador - 200a 400 cc:
1º lugar - Pajé (Belém de S. Francisco-PE)
2º lugar - Jefferson (Belém de S. Francisco-PE)
3º lugar - Sidney (Serra Talhada-PE)
4º lugar - Salviano (Petrolândia-PE)
5º lugar - Marcelo Cross (Petrolândia-PE)

Categoria Nacional (força livre):
1º lugar - Breno (Santa Cruz do Capibaribe-PE)
2º lugar - Dedé (Santa Cruz do Capibaribe-PE)
3º lugar - Flávio (Paulo Afonso-BA)
4º lugar - Pajé (Belém de S. Francisco-PE)
5º lugar - Salviano (Petrolândia-PE)
 
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Marcelo Cross

Petrolândia: Gerência da Compesa esclarece sobre instalação de hidrômetros na cidade

Loja de Atendimento da Compesa em Petrolândia - Praça dos Três Poderes(Foto: Assis Ramalho)
Nos últimos dias este Blog recebeu e-mails de leitores, questionando os motivos de a Compesa estar colocando hidrômetros em todas as residências em Petrolândia, em alguns casos elevando o valor da conta de água.

Procurando sempre o melhor esclarecimento para a população, o Blog de Assis Ramalho procurou o Escritório da Compesa em Petrolândia e conversou com a gerente, Aparecida. Recebemos os seguintes informações:

Aparecida, gerente do escritório Petrolândia
(foto:Assis Ramalho)
"A instalação dos hidrômetros não tem nada a ver com a administração do município. Isso é uma determinação da Compesa: instalar medidor em todos os pontos, como a Celpe. Não tem nenhuma casa ligada à Celpe que não tenha contador e a Compesa está seguindo esse mesmo padrão. Todo imóvel tem que ter o consumo medido. Inclusive, tem uns casos de clientes que estão se recusando a instalar o hidrômetro. São pessoas que têm cerâmica na calçada e não querem quebrar. É uma empresa terceirizada que faz esse serviço, quebrando e refazendo a calçada e, encontrando da mesma cerâmica, eles repõem. Tem alguns casos em que o serviço não está bem feito, porque, quando se trata de ser humano, tem uns que trabalham bem e outros não".

Aparecida alerta aos clientes que recusaram a instalação do hidrômetro em suas casas, que o consumo fixo mensal passará a ser faturado em 30 metros cúbicos. Pode ter consumido apenas 1 m3 (metro cúbico), mas a taxa mínima de quem não tem hidrômetro é de 30 m3. Até que seja colocado o hidrômetro, vai ser cobrada uma taxa fixa. A instalação dos hidrômetros começou a ser feita há uns seis meses, mas as contas com o novo valor vão chegar este mês, com vencimento para outubro, para quem recusou a instalação do hidrômetro. O valor da conta referente ao consumo de 30  m3  é de quase cem reais (R$ 92,13). Segundo Aparecida, há clientes que consomem até mais de 30 metros por mês, mas quem achar que não consome deve procurar o escritório da Compesa, para solicitar a instalação do hidrômetro e pagar apenas pelo consumo medido de água. Se o cliente concordar em pagar a taxa fixa mensal de 30 m3 , mas usar de má fé, desperdiçando água, a taxa de consumo fixo será elevada para 50 m3 . Essa taxa fixa é elevada gradualmente a cada reincidência.

De acordo com Aparecida, se todas as pessoas que recusaram o equipamento mudarem de ideia, o serviço de instalação em todos os imóveis restantes pode ser concluído em aproximadamente uma semana.

A instalação dos medidores é uma prioridade para a Compesa e é um serviço que já está sendo feito em outras cidades. Aparecida lembra que todos conhecem a situação das Quadras 10, 11, 12, bairros em que a água não chegava com regularidade, e hoje não reclamam mais. "Quando as pessoas têm hidrômetro em casa, passam a regular o seu consumo". De acordo com ela, o hidrômetro inibe o desperdício, mantendo uma maior pressão da água na rede, ocasionando melhor distribuição do produto aos pontos mais distantes.

Aparecida foi enfática ao afirmar que a instalação dos hidrômetros é um serviço exclusivamente de responsabilidade da Compesa. ''As pessoas culpam o prefeito até quando o abastecimento de água é suspenso para fazer algum reparo na rede, como em casos de vazamentos, serviço feito pela Compesa''. A gerente da Compesa ressaltou que as pessoas que dizem que a instalação dos hidrômetros é determinação da Prefeitura de Petrolândia ou do prefeito usam de má fé. Segundo Aparecida, o escritório local da Compesa não foi procurado por nenhum vereador ou candidato a vereador para consultas sobre o assunto.

Para evitar transtornos aos usuários da Compesa, a gerente do escritório local comprometeu-se a avisar, no dia anterior, as suspensões no abastecimento de água à cidade, para evitar pegar os clientes de surpresa, pois muitas pessoas não têm caixa d’água.

Para conhecer a tabela de tarifas para consumo residencial, clique abaixo, em "mais informações"

Esclarecimento sobre divulgação de atos políticos no Blog de Assis Ramalho

Como é do conhecimento de todos os nossos queridos leitores, o Blog de Assis Ramalho empreende  esforços para realizar a cobertura das Eleições Municipais 2012, não só de Petrolândia, mas também de cidades circunvizinhas, como Jatobá, Tacaratu e Inajá, por exemplo.

Na tarde de hoje (13), recebemos e-mail dirigido a este espaço democrático, em que o leitor questiona os motivos de o Blog de Assis Ramalho estar fazendo maior cobertura da campanha do candidato à reeleição em Petrolândia, Lourival Simões, e supostamente negar espaço à divulgação da oposição. O leitor afirma que o Blog de Assis Ramalho "é um instrumento de informação e formação de opinião pública perante a população de Petrolândia", reconhecimento que agradecemos, pois nos esforçamos bastante para que possamos prestar serviços úteis à comunidade.

Como instrumento de informação e formação de opinião pública, este Blog faz coberturas, não apenas de eventos políticos, mas de todos os eventos que sejam de interesse da comunidade, muitas vezes publicando material que nos é enviado pelos interessados, outras vezes fazendo a cobertura no local ou através de pesquisas. Para a cobertura de eventos no local, precisamos saber quando e onde serão realizados. A partir daí, nos programamos para irmos pessoalmente fazer a matéria. As cobertura e divulgação de eventos, são gratuitas.

Sobre a suposta ausência de matérias sobre as chapas de oposição do município de Petrolândia, é verdade que o Blog de Assis Ramalho realiza maior cobertura dos eventos da coligação Pra fazer ainda mais, e o motivo é um só: a direção da campanha do candidato Lourival Simões divulga sua agenda, fornecendo informações através de e-mail, nos comitês e no próprio local de cada evento antecipa, para a plateia presente, onde será realizado o próximo ato de campanha.

Os leitores que acompanham este Blog com assiduidade sabem que este espaço está à disposição de todos os candidatos, sejam daqui de Petrolândia ou de outras cidades, e as matérias e agendas podem ser enviadas para o nosso e-mail (assis.ramalholeal@gmail.com).

Infelizmente as assessorias das demais chapas majoritárias do município de Petrolândia não demonstraram interesse em divulgar suas agendas de compromissos ou seus atos de campanha. Várias vezes, por exemplo, visitei o comitê da coligação Unidos com o Povo, implorando a agenda do candidato, inclusive deixando telefone de contato, para que pudéssemos fazer as coberturas dos eventos. As desculpas para não informar as agendas são que não sabem e que depois nos mandam informar. Mas essas informações nunca chegaram e, sem saber de nada, é impossível acompanhar o trabalho realizado pela chapa do candidato Cícero Moura, da maneira como gostaríamos de fazer.

Recentemente este Blog teve a preocupação de procurar o candidato Cícero Moura, na sua residência, onde fizemos uma longa entrevista. Mas, após a divulgação de que a entrevista seria publicada, a assessoria do candidato enviou-nos mensagem solicitando a não publicação do texto, o que prontamente atendemos. Mais recentemente ainda (dia 06/09), soubemos com a devida antecedência, porque foi dada publicidade através de carro de som e distribuição de folhetos nas ruas, sobre a inauguração de novo comitê do candidato. Com a devida antecedência, realizamos a cobertura dos eventos das duas principais coligações do município, eventos realizados simultaneamente em pontos distintos da cidade de Petrolândia. Provamos que nosso trabalho é feito com responsabilidade, planejamento e organização.

Quanto à suposição de que infringimos a lei eleitoral, neste espaço livre, democrático e independente, em virtude de realizarmos a cobertura de eventos de apenas uma das coligações e à alegação de que promovemos a candidatura de Lourival Simões, informamos que este Blog, com a devida responsabilidade, conhece a Lei das Eleições, consulta frequentemente o TRE e sabe que é permitido e lícito, inclusive, fazer propaganda eleitoral gratuita, declarando e defendendo, como cidadãos (pessoas físicas), nossas preferências políticas e, também, que peçamos votos para A e B, coisas tais que não fazemos nem faremos aqui.

Encerramos estes esclarecimentos, renovando a disposição do Blog de Assis Ramalho de estar sempre à disposição de todos os interessados em divulgar eventos realizados ou a realizar, sejam candidatos, instituições públicas, comunidade, cidadão, empresa etc. Renovamos nossa disposição em realizar a cobertura de eventos, bastando que nos informem com a devida antecedência, em respeito ao nosso planejamento.

Mesmo que não seja possível comparecermos pessoalmente, este espaço está disponível para divulgar o evento, sendo necessário apenas que nos enviem as fotos e as informações, através do e-mail assis.ramalholeal@gmail.com. Assim temos feito, em especial e com sucesso, a divulgação da campanha política do município de Jatobá, cidade onde nenhuma das coligações acusa este Blog de parcialidade, porque ambos os candidatos se preocupam em dar publicidade e transparência aos seus atos de campanha.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Granja Santa Inês se destaca em produção de ovos de codorna


A criação de codornas para a produção de ovos tem se desenvolvido de forma expressiva na Granja Santa Inês, em Petrolândia.

De acordo com a proprietária Juana Nogueira, a avicultura da sua granja está em franco crescimento com uma boa produtividade e rentabilidade que resultam do rápido crescimento das aves.

A aposentada Joana Nogueira diz que iniciouu os trabalho de avicultura na sua granja em 2010, junto com o seu filho, Ricardo Nogueira. "No início foi apenas uma iniciativa para ocupar o meu tempo, já que eu sou aposentada do estado. Começamos com dois mil ovos de codornas, que compramos no Recife. Mas aos poucos fui tomando gosto pela coisa, e hoje produzimos em torno de 60 mil ovos por mês, sendo que destes 60 mil ovos, 14 mil são destinados para a merenda das escolas, através da Prefeitura Municipal de Petrolândia, para que as crianças tenham na refeição um alimento muito mais nutritivo", disse Joana Nogueira, relatando a importância do ovo da codorna.

Um ovo de codorna é equivalente em proteínas e calorias a um copo de 100 gramas de leite e contém mais ferro. Além disso, tem muita quantidade de minerais e proteínas, e tem proporções muito altas de vitaminas A, D, C, E, B1, B ², essencial para o desenvolvimento da criança e são recomendados para o período pós-menopausa. São de alta digestibilidade (97%) e menor teor de colesterol (0,7% contra 7% do ovo de galinha). O consumo de ovos de codorna é adequado tanto para crianças e adultos, idosos ou convalescentes

A Granja Santa Inês,que além de fornecer ovos de codorna, e a própria codorna abatida para a merenda escolar da prefeitura de Petrolândia, comercializa os produtos também para o comercio de Petrolândia e cidades circunvizinhas, a exemplo de Tacaratú, Floresta, Belém de São Francisco Jatobá, entre outras.

Joana Nogueira também destaca o uso da tecnologia para o crescimento da produção. "Esse aumento de produtividade pode ser atribuído ao uso de tecnologias na atividade, ao melhoramento genético a que as aves estão sendo submetidas e melhorias na nutrição. Meu sonho é que a Granja pruduza em breve, 5 mil ovos de codornas por dia", declarou Joana Nogueira.

A Granja Santa Inês fica localizada no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia. Telefone: (087) 3851-1076.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Chesf planeja lançar PDV para enxugar quadro

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) já está planejando lançar, até o final deste ano, um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) para se ajustar à diminuição de receita que terá como consequência das medidas que vão provocar uma redução média de 20,2% na energia, anunciadas anteontem pela presidente Dilma Rousseff. Desses 20,2%, 13% sairão do corte nas receita das estatais que fazem a geração e transporte de energia, enquanto os demais 7,2% resultarão da retirada de dois tributos e da redução de um encargo setorial. Os três são arrecadados pela União.“Quando soubermos o valor da nova tarifa, vamos fazer um ajuste nos custos porque teremos perda de receita”, disse o presidente da estatal, João Bosco de Almeida. O primeiro item usado na definição do PDV será o novo valor da tarifa de venda da energia da estatal.A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda está definindo qual será o valor da tarifa a ser praticada pela Chesf. Atualmente, a estatal comercializa o megawatt-hora (MWh), em média, por R$ 92. A expectativa dos sindicalistas é que a nova tarifa da Chesf fique em R$ 30 por MWh, unidade que mede o consumo de energia.

Do Jornal do Commercio
em Rede Brasil de Notícias

Petrolândia: Lourival Simões e Jane visitam Quadras 10 e 11

Na noite desta quarta-feira (12), os candidatos da coligação Pra fazer ainda mais, Lourival Simões e Jane, acompanhados pelo ex-prefeito Marquinhos e candidatos a vereadores, fizeram arrastão pelas Quadras 10 e 11 da cidade de Petrolândia.


A concentração ocorreu na Av. Auspício Valgueiro de Barros, seguindo em arrastão pelas ruas das Quadras, e por volta de 20 hs os candidatos retornaram à Avenida onde aconteceu o comício-relâmpago. Discursaram os candidatos a vereador Israel do Salão Recife, Aldeny Pintor, Hislaine Menezes, Aninha de Zé Domingos, Zé Pezão e dona Santa.

O ex-prefeito Marquinhos mais uma vez destacou os bons trabalhos do atual governo, parabenizou a sua esposa Jane, candidata a vice na chapa, e agradeceu o empenho da turma do
"Debate Jovem" na campanha.

No seu discurso, Lourival Simões prometeu não mais responder os ataques dos seus opositores, e sim falar dos trabalhos do seu governo e do que ainda pode fazer.

ALGUNS TÓPICOS DE LOURIVAL SIMÕES EM SEU DISCURSO:
Sobre o problema de água nas Quadras 10 e 11
''Na Quadra 10 e na Quadra 11 tinha um problema muito grande que era a disponibilização de água, mas passamos a fazer um investimento que deveria ser de responsabilidade da Compesa, que é um órgão ligado ao governo do Estado. Mas metemos a cara, começamos a trabalhar e fizemos uma adutora, que faz com que a água saia da Serrota para as Quadras de cima, para que as pessoas possam ter a água em suas casas. E o pior de tudo é ver algumas pessoas de má fé espalhar para a população, dizendo que os medidores de água foram colocados pela prefeitura de Petrolândia. Aqui na Quadra 10 e 11 implantamos também um posto de saúde para melhorar a qualidade de saúde de todo".

Sobre drogas
"A droga é um adversário que trabalha nas surdinas: vai se enraizando e tomando nossas pessoas queridas. E foi por isso que fizemos um convênio com o MASP - Missão Assistencial Peniel (Casa de Apoio ao Dependente Químico em Petrolândia) para que se trabalhasse a recuperação de dependentes químicos. E, ao longo dos três anos e meio de parceria,  tivemos a grata satisfação de recuperar 175 pessoas, que estavam praticamente desgovernadas e perdidas, e agora a nossa pretensão é renovar o nosso convênio e ampliar as recuperações dos dependentes químicos".

Sobre o Bairro Nova Esperança
"Quero fazer a construção de um PSF no Bairro Nova Esperança, que é um lugar onde só tenho amigos. Lá também construímos uma escola para que os alunos possam estudar sem ser preciso se deslocar para a cidade. Uma das primeiras medidas que tomamos no meu governo foi colocar iluminação pública naquela localidade, mas ainda temos muito por fazer pelo Bairro Nova Esperança", disse.

Nesta quinta-feira, Lourival Simões e Jane fazem visita às Quadras 12 e 14.

Para ver o álbum completo (137 fotos), clique no atalho abaixo:
Clique:https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5787463590955983233

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho