Web Radio Petrolândia

sábado, 21 de novembro de 2020

Obesidade pode agravar câncer de mama, aponta estudo



Estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) identificou que pessoas obesas têm uma quantidade de vesículas eliminadas pelas células de gordura que, ao circularem na corrente sanguínea, podem levar a um processo inflamatório mais exacerbado ou ao agravamento de câncer de mama., caso a pessoa tenha câncer. O grupo de pesquisadores é associado ao Programa de Oncobiologia, projeto que reúne diversas instituições dedicadas ao ensino, à pesquisa e extensão em biologia do câncer e que conta com o financiamento da Fundação do Câncer. O estudo foi publicado na revista internacional Endocrine-Related Cancer.

O epidemiologista e consultor médico da Fundação do Câncer, Alfredcaff,o S esclareceu à Agência Brasil que serão necessários novos estudos para se afirmar com certeza que as pessoas obesas têm maior risco de desenvolver células mais agressivas e invasivas de câncer de mama do que as não obesas. Esse estudo inicial é importante, por outro lado, porque abre “um mundo de possibilidades, tanto de testes diagnósticos, quanto de técnicas terapêuticas”. Esse é o próximo passo da pesquisa.

Fatores

Encontro virtual marca o encerramento das comemorações de 30 anos da Facepe

Instituição ligada à Secti possui mais de 7 mil estudantes bolsistas de graduação e pós-graduação em Pernambuco (Foto: Ailton Pedroza)

Na última quinta-feira (19), o secretário de CT&I, Lucas Ramos, esteve na sede da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para participar do encerramento das comemorações dos 30 anos da Facepe. O evento, que aconteceu de forma remota, com transmissão pelo YouTube, contou com a participação do presidente da Facepe, Fernando Jucá, além dos convidados palestrantes Ildeu de Castro Moraes, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, também, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostini, que falaram sobre a importância das Fundações de Amparo à Pesquisa para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

“Ao longo dos anos, formamos pessoas com excelência em nosso estado. Descobrimos talentos. Desenvolvemos o potencial criativo desses profissionais. Ajudamos a garantir maior competitividade às empresas pernambucanas. Melhoramos a produtividade. Criamos produtos e soluções inovadoras. E oferecemos tudo isso a Pernambuco, ao Brasil, e ao mundo”, disse o secretário, Lucas Ramos, ao destacar que, recentemente, a Plos Biology publicou a lista anual dos cientistas mais influentes no mundo. “Esta relação trouxe o nome de 19 professores que desenvolveram - ou ainda desenvolvem – projetos de pesquisa com fomento da FACEPE. Somam investimentos na ordem de 10 milhões de reais. São 247 pesquisadores que coordenam auxílios à pesquisa, além de 7.613 estudantes bolsistas de graduação e pós-graduação em nosso Estado”, pontuou ele.

Petrolândia: Com prédio à venda ou para aluguel, Hospital e Maternidade IBVASF encerra atividades no município; Dr. João e família vão residir no Recife

Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia perdeu uma das unidades de saúde de maior atuação no atendimento à população carente. O médico Dr. João Lopes encerrou oficialmente esta semana as atividades do hospital e maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco - IBVASF. O prédio da instituição filantrópica, localizado na Avenida Djalma Wanderley, às margens da BR-316, recebeu faixas de "vende-se ou aluga", com número de celular para contato (81 99782-9201). 

O fechamento do IBVASF em Petrolândia acontece menos de uma semana após as eleições municipais, realizadas no último domingo (15/11). Dr. João Lopes concorreu ao mandato de prefeito de Petrolândia, em chapa encabeçada pelo Partidos dos Trabalhadores-PT. O médico foi o terceiro colocado nas urnas, com 4.556 votos recebidos, após uma campanha com tom elevado na disputa entre candidatos. 

A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrou em contato com Thiago, filho de Dr. João para obter detalhes sobre o fechamento do hospital e maternidade. Segundo ele, não haverá anúncio oficial de Dr. João sobre o encerramento das atividades do IBVASF em Petrolândia e é analisada a possibilidade de transferência do empreendimento para outro município. Dr. João e família vão residir no Recife. Thiago adianta que há propostas para Dr. João assumir cargos de confiança em outras cidades.

"O fechamento e venda/aluguel do prédio já é definido e estamos analisando as propostas. Porém, a abertura da instituição em outro município está sendo estudada também, tendo em vista que Dr João já recebeu proposta de emprego em 2 municípios e oferta de secretarias de saúde em também outros 2 municípios. O que está certo e já tá acontecendo é a mudança de todos (Dr. João e família) para o Recife", esclareceu o jovem. 

A saída do IBVASF é fato para ser lamentado e não comemorado. O hospital e maternidade, sob a direção de Dr. João Lopes, colaborou com a saúde do município de Petrolândia e região durante vários anos e vai fazer muita falta, principalmente, para a população carente do município e cidades circunvizinhas. Nossa gratidão ao médico Dr. João Lopes pelos anos de dedicação à saúde no Sertão de Itaparica, enquanto residiu em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Candidata do PT a prefeita é assassinada a facadas e pauladas no Pará






Leila Arruda, candidata do PT à Prefeitura de Curralinho, no arquipélago do Marajó, foi assassinada a facadas e pauladas na tarde da última quinta-feira (19) em Belém.

Segundo familiares, ela foi vítima de feminicídio e assassinada na porta de casa, no bairro do Tenoné. Ainda de acordo com os familiares, o suposto autor do crime é o ex-marido, de quem ela estava separada há três anos e sofria com perseguições.

Leila Arruda tinha 49 anos e foi fundadora e militante do Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema), filiou-se ao PT em Curralinho aos 20 anos e era formada em pedagogia.

A Polícia ainda não se manifestou sobre o caso. O Instituto Médico Legal (IML) confirmou foi acionado para remover o corpo no endereço dela no bairro do Tenoné.

Em nota, o PT do Pará lamentou a morte, disse que ela era militante e confirmou que ela teria sido assassinada pelo ex-marido.

A nota também anunciou "indignação por este crime brutal que tirou a vida de mais uma mulher no estado e reitera que é inadmissível que as mulheres sejam reféns da violência provocada pelo machismo enraizado na sociedade". O PT disse ainda que "está prestando ajuda aos familiares e amigos de Leila Arruda.

Por G1 PA

Microrregião de Itaparica: seu novo quadro político municipal 2021-2024


Em Tacaratu foi eleito o atual vice-prefeito Washington (MDB) com 57,72, em segundo ficou a candidata Sandra Regina (PSB) com 42,28, iniciante na vida política e que era apoiada pelo atual prefeito Gerson. 

Na arena política da microrregião de Itaparica, a qual está localizada no sertão de Pernambuco, formada pelos municípios de Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, as urnas mostraram a mesma onda conservadora tradicional que atingiu a maioria dos municípios brasileiros e um novo quadro foi composto às prefeituras, embora que praticamente todos os eleitos já sejam velhos conhecidos do meio político. 


O grande inesperado aconteceu por parte dos candidatos à reeleição, que dos quatro candidatos, sendo dois prefeitos e duas prefeitas apenas Bernardo Maniçoba (MDB), prefeito de Itacuruba foi reeleito com 60,06% dos votos. Em segundo lugar ficou Diogo Cantarelli (PSB) com 39,94%. 


Em Belém do São Francisco venceu o ex-prefeito Gustavo Caribé (MDB) com 53,4%, ficando em segundo Evanilson Maia (PT) com 44,84%, candidato pela primeira vez e o resultado expressivo apresenta uma nova força política na cidade. 


Carnaubeira da Penha elegeu Elizinho - Elízio Soares Filho (MDB) com 50,96% vencendo o atual prefeito Manoel José (PL) por apenas 183 votos de diferença. 


Também em Floresta é eleita a ex-prefeita Rorró Maniçoba (PSB) com 44%, ficando em segundo lugar Favinho Ferraz (AVANTE) com 38,5%, indicado pelo atual prefeito Ricardo Ferraz. 



Com o maior número de candidatos da região, cinco ao total, Petrolândia elegeu com 38,01% o ex-vereador Fabiano Marques (PTB) e Jane – Janielma Souza (atual prefeita) em segundo com 26,55%. 


Em Tacaratu foi eleito o atual vice-prefeito Washington (MDB) com 57,72, em segundo ficou a candidata Sandra Regina (PSB) com 42,28, iniciante na vida política e que era apoiada pelo atual prefeito Gerson.


Jatobá com três candidatos, foi eleito Rogério Ferreira (Republicanos) com 39,5%, em segundo ficou a atual prefeita Goreti Varjão (SD) com 35,5%. Em terceiro, Naldo com 24,9%, primeira vez candidato ao pleito do poder executivo. 

Ainda que tenha ocorrido uma eleição diferente marcada pelos efeitos da pandemia do coronavírus, a democracia foi exercita através do voto muito embora parte da população regional diga não acreditar que grandes mudanças possam ocorrer, visto que o poder executivo ficará concentrado basicamente nos mesmos grupos políticos, enquanto outra parte espera confiante que os futuros gestores viabilizem políticas públicas mais urgentes de enfrentamento ao desemprego, às questões da saúde pública, à violência. 

No mais, aguarda-se que os sete eleitos da microrregião de Itaparica se unam em prol de políticas que beneficiem todo o coletivo regional através de parcerias estratégicas – consórcios, organizações, que estimulem o desenvolvimento e consequentemente a melhoria de vida do povo da região.

Por: Profª Regina Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)


Policial militar de Alagoas é morto com tiro na cabeça em Pernambuco

 

Policial militar estava acompanhado da esposa, que está grávida, quando foi morto - Foto: Cortesia

Um policial militar de Alagoas foi morto, na madrugada deste sábado (21), com um tiro na cabeça, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A vítima foi identificada como Johnson Bulhões da Rosa Silva, de 27 anos, e estava acompanhado da esposa quando foi assassinado. A mulher está grávida de três meses.

De acordo com as investigações, o policial militar estava passando uns dias de folga em Porto de Galinhas com familiares. Ele estava caminhando quando dois homens em uma moto teriam percebido que ele estava com uma arma na cintura e anunciaram o assalto. O policial reagiu e foi atingido com o tiro. O revólver dele foi levado pelos criminosos.

Segundo um amigo do policial militar, que preferiu não se identificar, essa era a primeira vez que ele visitava Porto de Galinhas e Johnson seria uma pessoa tranquila. “Não tinha complicações com ninguém, não tinha nenhum tipo de ameaça sendo feita a ele. Era um cara super tranquilo e que procurava fazer o seu serviço da melhor forma possível, sem arrumar muitas complicações. Ele não conhecia ninguém de Pernambuco, veio realmente como turista para conhecer a cidade”, contou.

Johnson Bulhões era soldado do Batalhão de Polícia Rodoviária de Alagoas desde 2018. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe da Ciatur para UPA de Ipojuca e posteriormente para o Hospital da Restauração, mas não resistiu.

Segundo a assessoria de comunicação do Hospital da Restauração, o policial militar deu entrada às 2h30 e foi a óbito às 2h50. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).
Investigação

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que está investigando o homicídio. Foi instaurado inquérito policial para apurar o caso, identificar a autoria e a motivação do crime. O caso está com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Luto

A página do Instagram da Polícia Militar de Alagoas postou uma mensagem lamentando a morte de Johnson Bulhões da Rosa Silva, de 27 anos.

Portal do Jornal do Commercio

Vereador eleito em Abreu e Lima (PE) Mácio Buchada morre de Covid-19


Morreu, na manhã deste sábado (21), vítima de Covid-19, o vereador eleito de Abreu e Lima Márcio Buchada (PSC). O prefeito Marcos José (PSB) decretou luto oficial de três dias no município da Região Metropolitana do Recife. Com a morte de Buchada, quem assume a vaga é a suplente do partido, Milena Araújo.

Márcio Buchada era líder comunitário, morador do bairro de Caetés II. Ele estava internado havia cerca de duas semanas. Buchada, como era conhecido, foi eleito com 958 votos, mas não chegou a votar no dia 15, por causa da doença. Mesmo internado, o vereador eleito ficou sabendo da sua vitória.

Não foram divulgadas informações a respeito de velório ou sepultamento.

Por G1 PE


Itaparica/Jatobá-PE: Associação Pó de Serra presta homenagem a Jackson (Jacu), falecido na noite desta sexta (20)

Jackson - no centro da foto

Jackson - recebendo medalha de amigos


A Associação Esportiva Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá, vem por meio desta prestar homenagem a Jackson Gomes Pereira, 65 anos, falecido na noite desta sexta-feira (21) - no hospital do município. Jackson foi sócio fundador da instituição futebilistica, onde deixa uma legião de amigos.

MENSAGEM

O Pó de Serra hoje amanheceu chorando
a partida do amigo Jackson (Jacú)... Chora
o gramado onde tantas vezes ele pisou,
chora a sede que tantas vezes testemunhou
seus momentosa de alegria, choram os
amigos a saudade de quem nos deixou.

Amanhecemos o dia hoje com um aperto no
coração: Deus chamou de volta o nosso
amigo Jackson (Jacu). Filho ilustre desse
Pó de Serra que hoje nós frequentamos
como herdeiros, dele e de outros ilustres
fundadores.

Sabemos que esse é o caminhos que todos
nós vamos ter que fazer um dia, mas
estávamos tão acostumados com a presença
agradável de Jacú em nosso meio, que não
nos preparamos para esse dia...

Lutou bravamente e tínhamos, no fundo do
coração, uma esperança de que ele ainda
ficaria conosco mais algumas primaveras...
mas, acho que estamos sendo egoísta, porque
lá no céu também a sua presença foi
desejada, e os planos de Deus são infini-
tamente melhores do que os nossos.

Vá em paz Jacú, que Deus o tenha em bom
lugar, que conforte os nossos corações e
que possamos guardar para sempre a
lembrança do seu rosto amigo em nossas
lembranças.

Nossos sentimentos à família e aos amigos,
que Deus console a todos e dê forças neste
momento de tristeza e dor.

Diretoria do Pó de Serra.








NOTÍCIA  RELACIONADA

Itaparica/Jatobá-PE: Morre o Chesfiano Jackson, o popular Jacu - ele deixa uma legião de amigos!



Morreu na noite desta sexta-feira (20), no Hospital de Itaparica (Jatobá-PE), o Chesfiano Jackson Gomes Pereira.  Pessoa que durante toda sua vida construiu grandes amizades - entre elas a deste blogueiro/radialista -. Jacu, como carinhosamente era chamado pelos seus amigos, faleceu vítima de câncer de próstata - por volta das 21:30, aos 65 anos.

O seu sepultamento será realizado neste sábado (21) às 16 horas no Cemitério de Jatobá.

O velório está acontecendo na Rua Camargos, no Nível 4, em Itaparica.

Meus pêsames à família, parentes e os demais amigos!

Descanse em paz, amigo Jakson!

Jakson e família - Foto: Assis Ramalho/BlogAR


Jakson com o filho  e amigos - Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Flamengo, o seu time de coração!

 Redação do Blog de Assis Ramalho

Flores (PE): Morre aos 40 anos, vítima da Covid-19, o radialista e vereador reeleito Alberto Ribeiro


Morreu na madrugada deste sábado (21), vitima da Covid-19, o radialista e vereador de Flores Alberto Ribeiro, 40 anos. Ele estava internado no Hospital de Campanha de Serra Talhada desde o dia 5 de novembro, mas não resistiu as complicações causadas pela doença.

Candidato a reeleição, foi vencedor nas urnas no último domingo (15), com 848 votos. Nem chegou a saber da sua vitória, visto estar intubado e sedado.

Amigos e apoiadores de sua campanha a reeleição formaram uma corrente de oração por sua recuperação.

Esta semana foi dura para o Sertão do Pajeú. Oficialmente foram registradas 10 mortes por conta da Covid-19, mas extraoficial, segundo acompanhamento do blog, com a morte de Alberto, a região somou, da última segunda-feira (16), até este sábado (21), 13 vitimas dessa doença imprevisível, que ainda está muito presente no nosso meio.

Luto – A prefeitura de Flores decretou em nota no seu Facebook oficial, luto de três dias pela morte do vereador.

“Nós que fazemos à Prefeitura de Flores externamos o nosso sentimento de pesar pelo falecimento do vereador, radialista e amigo, Alberto Ribeiro. Que Deus conforte os corações dos seus familiares e amigos”, escreveu.

Via Blog do Nill Júnior


Candidato a presidente do STR-Petrolândia, Natanael Caetano fala de suas propostas em entrevista na Web Rádio Petrolândia - Eleição acontece neste domingo (22/11/2020)


No domingo (22/11/2020) o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia irá realizar eleição para escolher a nova diretoria da categoria para 2021/2024. Duas chapas concorrem a eleição:

Chapa 01:
Natanael Caetano (Presidente)
José Maurício (Vice-Presidente
Obs: José Maurício é o atual presidente, e Natanael o atual vice-presidente.]

Chapa 02:
Vanderley Oliveira (Presidente)
Petrícia Rodrigues (Vice-Presidente

Para debater a proposta de sua candidatura, na manhã dessa sexta-feira (20), Natanael Caetano (Natan), concedeu entrevista ao vivo ao programa 'Acordando com as Notícias', apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia. [VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA, E OS DETALHES DA ENTREVISTA, E TODOS OS DETALHES DA ELEIÇÃO]

 


ATENÇÃO PARA LOCAIS DE VOTAÇÃO: 

ENDEREÇOS:

SEDE DO SINDICATO: Cidade, bairro Nova esperança.
POLO SINDICAL: Sítios, fazendas, assentamentos e bloco 02.
IGREJA DA AG 01 BL01 : AG 01 e 02 da AG01 BL01.
CENTRO COMUNITÁRIO AP. SALES:APOLÔNIO SALES.
IGREJA AG 02 BL04: AG01,AG02,AG03,AG04 AG05 e AG06 dos mandantes.
IGREJA DA AG3 BL03: AG 01,AG02,AG03,AG04 e AG05 do BL03 LIMÃO BRAVO.
IGREJA DA AG10 BL03:AG06,AG07,AG08,AG09 e AG10 do bloco 03 LIMÃO BRAVO.

Associados e associadas que estiverem com suas mensalidades pagas de dezembro de 2019 até 07 de março de 2020,estão aptos a votar ,sindicalizados até 21 de setembro de 2019 que se enquadram ao regimento eleitoral,tem direito a votar.Associados e associadas descontados (as),que contribuem pelo convênio da CONTAG, que constam ativos.
Documentos necessários carteirinha do sindicato com recibo.
Participe seu vote decidirá a nova gestão para administrar o próximo quadriênio.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Itaparica/Jatobá-PE: Morre o Chesfiano Jackson, o popular Jacu - ele deixa uma legião de amigos!


Morreu na noite desta sexta-feira (20), no Hospital de Itaparica (Jatobá-PE), o Chesfiano Jackson Gomes Pereira.  Pessoa que durante sua vida construiu grandes amizades era amigo desse blogueiro/radialista -.  Jacu, como carinhosamente era chamado pelos seus amigos, faleceu vítima de câncer de próstata - por volta das 21:30.

O seu sepultamento será realizado neste sábado (21) às 16 horas no Cemitério de Jatobá.

O velório está acontecendo na  Rua Camargos, no Nível 4, em Itaparica.

Meus pêsames à família, parentes e os demais amigos!

Descanse em paz, amigo Jakson!


Jakson e família - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Jakson com o filho  e amigos - Foto: Assis Ramalho/BlogAR


Redação do Blog de Assis Ramalho