sexta-feira, 22 de julho de 2016

Petrolândia: Dr. João Lopes confirma que concorre a prefeito de Petrolândia nas eleições deste ano; convenções serão no dia 05 de agosto


O áudio completo da entrevista vai ao ar na manhã deste sábado (23) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Dr. João Lopes, médico diretor do IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco), confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Petrolândia, em entrevista concedida nesta sexta-feira (22) à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia e do blog Petrolândia Notícias (PN). Como anunciado por ele em entrevista ao Blog de Assis Ramalho em julho do ano passado, o médico apenas confirmou que realmente irá concorrer à prefeitura de Petrolândia nas eleições deste ano.

Candidato mais bem votado a deputado estadual em Petrolândia em 2014, Dr. João Lopes (PP) afirmou que sua popularidade continua em alta e que as pesquisas indicam uma vitória em outubro próximo. 

De acordo com o médico, a convenção para oficializar sua candidatura acontecerá no dia 05 de agosto, em local a ser anunciado.


Redação do Blog de Assis Ramalho


MPF diz que Escola sem Partido é inconstitucional e impede o pluralismo


O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou hoje (22) ao Congresso Nacional nota técnica em que aponta a inconstitucionalidade do projeto de lei que inclui o Programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.

Para a procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat, responsável pela nota, o PL 867/2015 “nasce marcado pela inconstitucionalidade”. O documento defende que, sob o pretexto de defender princípios como a "neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado", assim como o "pluralismo de ideias no ambiente acadêmico", o Programa Escola sem Partido coloca o professor em constante vigilância, principalmente para evitar que afronte as convicções morais dos pais.

"O projeto subverte a atual ordem constitucional por inúmeras razões: confunde a educação escolar com aquela fornecida pelos pais e, com isso, os espaços público e privado, impede o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, nega a liberdade de cátedra e a possibilidade ampla de aprendizagem e contraria o princípio da laicidade do Estado – todos esses direitos previstos na Constituição de 88", destacou Deborah Duprat.


Governador inaugura Clínica de Psicologia do campus da UPE em Garanhuns


O Governador do Estado, Paulo Câmara, juntamente com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, e o diretor do campus da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, Prof. Clóvis Gomes, inauguraram, ontem (21/07), a clínica-escola de psicologia “Lindair Ferreira de Araújo” do campus da Universidade em Garanhuns.

A clínica, que é um espaço de construção de saberes integrando os eixos principais de ensino, pesquisa e extensão universitária, tem, ainda, a missão de prestar serviços psicológicos à comunidade.

Paulo ressaltou o compromisso do Governo de Pernambuco com a promoção de uma educação de qualidade cada vez mais acessível. "A educação é o maior legado que um governante pode deixar para o seu povo. E é por isso que nós investimos em locais como este, que vai reforçar a formação de qualidade na região", pontuou. O chefe do Executivo estadual completou ainda: "A crise tem gerado uma demanda cada vez maior pelos serviços públicos, principalmente na área da saúde, e nós precisamos estar preparados para atender a sociedade. Essa clínica dialoga com o que nós queremos para a estrutura de educação no Estado", disse.


Petrolândia: Convenção que homologará chapa de Fabiano Marques e Rogério Novaes será no dia 30/07


Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a coligação dos pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente Fabiano Jaques Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD), definiu para a próxima semana – dia 30 de julho – a convenção municipal que homologará a chapa majoritária. O evento acontecerá às 18h, na Câmara Municipal.

Ambos os candidatos são vereadores de oposição ao governo Lourival Simões, sendo que Fabiano está no seu 4º mandato a frente da presidência da Câmara do Município.

A cerimônia contará com os deputados Rodrigo Novaes (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal),

Blog de Assis Ramalho
Informação: Coligação dos pré-candidatos


Teve início nesta sexta o concurso público da PM do Ceará ;veja edital


Teve início nesta sexta-feira (22) as inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Ceará que vai selecionar 4,2 mil profissionais para compor seu quadro de efetivos e atuar nas Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), no Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), no Batalhão de Policiamento Turísticos (BPTur) e do no Batalhão de Divisas, além de realizar segurança externa em unidades prisionais e centros socioeducativos. Do total de vagas, 3.990 são destinadas aos candidatos do sexo masculino e 210 às mulheres.

Edital da seleção foi publicado no Diario Oficial do Estado (DOE) há dez dias e oferece salário de R$ 3.134,58 para os aprovados. Candidaturas acontecem pelo site da banca organizadora, o www.institutoaocp.org.br, até o dia 22 de agosto.


Segurança na internet é tema do Ponto a Ponto de amanhã (23)

Fala-se muito em inclusão digital, mas muito pouco em educação digital, afirma Renato Ópice Blum em entrevista do Ponto a Ponto deste sábado (23), à meia noite (Foto: Divulgação)

O especialista em Direito Digital e professor do Insper, Renato Ópice Blum, é o convidado do Ponto a Ponto, da BandNewsTV, neste sábado (23), à meia-noite. A atração, comandada pela jornalista Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antonio Lavareda, trata do tema da segurança nas redes e o que pode-se fazer para evitar crimes cibernéticos. As reprises do Ponto a Ponto serão neste domingo (24), às 17h30, e na sexta (29), às 3h.

De acordo com Blum, 41% dos brasileiros dizem que já usaram identidade falsa nas redes sociais. "Anonimato. Talvez essa seja a grande curiosidade da internet. É mais fácil você encontrar alguém nas redes do que pessoalmente hoje em dia. A gente fala muito em inclusão digital, mas muito pouco em educação digital", argumenta.


Petrolândia e Jatobá: Partidos e pré-candidatos são convocados para reuniões com a Justiça Eleitoral

Reuniões vão acontecer no Fórum da Comarca de Petrolândia e Jatobá, em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Orlando Parahym, Chefe da 70ª Zona do TRE-PE/Petrolândia, que abrange Petrolândia e Jatobá, comunica que o juiz eleitoral Dr. Leon Elias Nogueira Barbosa e Promotor de Justiça Eleitoral, Dr. Rodrigo Abatayguara, convidam os representantes de partidos eleitorais, pré-candidatos e os interessados em geral para as reuniões que serão realizadas no no Fórum da Justiça Comum, situado na Avenida dos Três Poderes, s/n, centro de Petrolândia, nos dias 25 e 26 (segunda e terça-feira próximas).

Nos encontros, iniciados às 17h00, haverá debate com os partidos políticos sobre as eleições 2016, com abordagem dos temas registro de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas dos candidatos.

Partidos e pré-candidatos de Jatobá
Reunião: 25/07/2016 às 17h00

Partidos e pré-candidatos de Petrolândia
Reunião: 26/07/2016 às 17h00

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Orlando Parahym/70ª Zona do TRE-PE


Petrolândia e região agora tem Ecotrend Auto Protection, solução tecnológica que limpa e protege a pintura de seu veículo sem uso de água

  
Já imaginou ter seu carro ou moto com aspecto de novo todos os dias? Heverton Cruz oferece em Petrolândia e região uma nova solução, tecnológica e sem desperdício de água, para limpeza de veículos. Trata-se do sistema Ecotrend Auto Protection. 

O Ecotrend promete limpar, cristalizar e proteger a pintura do seu veículo sem gastar nenhuma gota de água, em apenas uma aplicação. Segundo a Ecotrend, o sistema Blue-Teck de encapsulamento de partículas, penetra no microporo da pintura e dá aspecto espelhado, enquanto proteje contra raios solares (UVA), chuvas ácidas, maresia, corrosão, dejetos de pássaros, seiva de árvores. Hidrorrepelente, o sistema Ecotrend faz a revitalização da pintura e valoriza o seu veículo. 

Atendimento em domicílio ou na rua Maria da Silva Santos, nº 162, (rua que sai em frente ao Atacado Sanfrancisco) na Quadra 09 de Petrolândia. Agendamento por telefone (87) 3851-1744 ou celular/whatsapp: (87) 99907-6494. 


Informações/fotos: Heverton Cruz


Petrolândia: FACEN recebe inscrições para pós-graduações e extensões universitárias nesta cidade


Estão abertas em Petrolândia as inscrições para cursos de pós-graduação e de extensão universitária a serem ministrados neste município pela FACEN (Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal). O processo seletivo será realizado no final deste mês. Os cursos em Petrolândia serão ofertados por meio do Polo Cabrobó.

Extensão universitária (cursos livres*) em Pedagogia e Educação, Administração Empresarial.

Pós-graduação nas áreas de Administração, Saúde, Direito, Recursos Humanos e Educação.

Inscrições abertas na Florena, situada na rua José Benedito da Silva, nº 86, Quadra 03 (rua por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia.

Mais informações pelo celular (87) 99633-1294, com Lívia Leite.




* Cursos livres: aluno recebe certificado na conclusão do curso. Não se trata de graduação universitária, com direito a diploma.

Informações: Lívia Leite/FACEN


Psicólogo analisa riscos da caça aos Pokémons


Um dos riscos do jogo Pokémon Go, que está a fascinar milhares de pessoas em todo o mundo, é a possibilidade de os jogadores confundirem a realidade com a realidade virtual.

Pedro Hubert, psicólogo e coordenador do Instituto de Apoio ao Jogador (IAJ), disse à agência Lusa que há ainda muito a estudar sobre este jogo, que está a juntar adeptos em todo o mundo e chegou a causar alguns incidentes.

Trata-se de uma aplicação para o jogador procurar pokémons, um boneco virtual, numa busca que chegou a provocar acidentes de trânsito.

Para este técnico de aconselhamento em adições [dependências, vícios], em particular na área do jogo patológico, este jogo ainda é muito recente, mas, para já, veio romper com uma tradição muito importante dos videojogos, que é o isolamento do jogador.


Tiroteio em shopping na Alemanha deixa vários mortos e feridos


A polícia alemã afirmou que um tiroteio deixou ao menos oito mortos em um shopping center em Munique nesta sexta-feira (22). O porta-voz da polícia, Marcus da Gloria Martins, afirmou que a ação pode ter envolvido três atiradores. As autoridades buscam os autores do ataque.

Há uma grande operação de segurança em toda a cidade. A polícia suspeita de terrorismo, mas até agora sem ligação com o terror de inspiração islâmica, e está à procura dos criminosos. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques. Segundo autoridades, a diz que a situação geral na cidade "ainda não é clara" --mais de um tiroteio pode ter ocorrido, em diferentes locais, informação que não está confirmada. Não há informações sobre o número de feridos.
A polícia alemã pediu à população que evitasse lugares públicos na cidade. Além disso, orientou os moradores para que não postem imagens nas redes sociais. "Não apoie os criminosos", escreveu a polícia. A principal estação de trem foi esvaziada, e os serviços de ônibus e metrô foram suspensos.


DETRAN-PE realiza fiscalizações educativas no Dia do Motorista e do Motociclista

Turma do Fom-Fom (Reprodução Internet)

No próximo dia 25 “Dia do Motorista” e 27 “Dia do Motociclista”, a Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE realizará ações educativas em dois pontos do Recife. Ambas funcionarão das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30, disponibilizando atividades do Programa de Educação de Trânsito, Turma do Fom-Fom, entre outros.

Seguindo as datas, a primeira será na Avenida Rui Barbosa, próximo ao Parque da Jaqueira e a segunda na Avenida Agamenon Magalhães, na altura do viaduto da Avenida Norte. Essas ações contam ainda com a parceria do Batalhão de Polícia de Trânsito de Pernambuco – BPTran, Operação Lei Seca – OLS, Fenacor e DPVAT e no Dia do Motociclista também estarão incluídos a Honda e a Universidade de Pernambuco – UPE.


Governo extingue 101 cargos e funções comissionadas


O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou hoje (22), no Diário Oficial da União, decreto extinguindo 101 cargos e funções comissionadas. Desses, 67 são cargos de direção e assessoramento superior (DAS) e 34 funções gratificadas.

Além disso, o decreto transformou 441 DAS em funções comissionadas do Poder Executivo. Essas funções terão os mesmos níveis dos cargos DAS extintos e só poderão ser ocupadas por servidores efetivos.

Também houve um redesenho das estruturas do ministério. A Assessoria Econômica teve parte das atribuições remanejadas para a recém-criada Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos, que assumiu ainda competências da antiga Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.


Projeto "Mulheres na Caatinga" muda a forma de plantar no Sertão

Agricultora Amara Ribeiro, de São José do Egito-PE (Foto: Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste)

Por Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

“Sou agricultora desde que nasci, que eu me entendo de gente”, disse Amara Ribeiro, de 42 anos, quando se perguntou sobre sua profissão e seu lugar do mundo. Uma resposta que não é só de Amara, mas de tantas outras sertanejas. Mãe de três filhos cuida da roça e do seu quintal produtivo há anos, mas só nos últimos dois anos vem participando do Projeto Mulheres na Caatinga, com assessoria da Casa da Mulher do Nordeste, que aprendeu outras formas de plantar e de fazer uma agricultura feminista agroecológica.

Da comunidade de Pau Leite, São José do Egito, ela passou a conhecer melhor o bioma Caatinga, e passou a colocar folha seca do chão e estrume para que a planta consiga sobreviver aos longos períodos de estiagem. Dona Amara conta que antes apenas cavava a terra e plantava a muda. E assim fez o seu quintal produtivo com muito pé de frutas, como: cajueiro, mangueira, goiabeira, graviola, acerola, limão, laranjeira, bananeira. E também outros produtos como: capim santo, palma, macaxeira, mandioca, coentro, alface, cebolinha. E completa sua área com a criação de pequenos animais, a exemplo das galinhas e porcos.


Cai nível do Rio Acre na pior seca do estado em 45 anos

Imagem aérea do Rio Acre em Assis Brasil (Foto: Alexandre Lima)

O Acre enfrenta a pior seca dos últimos 45 anos. Em uma semana, o nível do Rio Acre, que abastece oito municípios acrianos, baixou cerca de 20 centímetros, chegando hoje (22) a 1,6 metro em Rio Branco, capital do estado.

O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, disse que essa é a menor cota já registrada para o período.

"É a menor cota em 45 anos de medições da Defesa Civil. Nesse momento, enfrentamos uma escassez de água, porque estamos no mês de julho. A menor marca da história ocorreu em setembro de 2011, atingindo 1,5 metro. Isso foi em setembro e nós ainda estamos em julho. Por isso, a situação é bastante complicada aqui em Rio Branco.

Navegação


Rachel Guedes lança projeto fotográfico Te amo Papai

Cliques cheios de emoção estampam o orgulho que os filhos sentem de seu maior ídolo, e dão origem a um álbum que é um presente inesquecível para o Dia dos Pais (Foto: Rachel Guedes)

Rachel Guedes, famosa pelo talento em capturar momentos emocionantes em família, desenvolveu o projeto “Te Amo Papai”. Neste trabalho muito especial, a fotógrafa busca destacar o orgulho que os filhos sentem de seu maior ídolo do jeitinho que ele é, eternizar a emoção do ato de presentear neste Dia dos Pais.

Em imagens sozinhos e também acompanhados de suas mães, os filhos são fotografados com os acessórios ou roupas, que fazem parte do cotidiano e personalidade de seu pai. As fotos são totalmente realizadas com a luz natural da Casa/Estúdio de Rachel Guedes, resultando em um ensaio com toque sutil, delicado e emotivo. “Tenho um grande orgulho do meu trabalho em todos os projetos realizados com as famílias que já posaram para minhas lentes, sabendo que estes momentos valiosos da vida serão eternizados faz com que me dedique com todo muito amor e carinho a cada clique", conta a fotógrafa.


Polícia Federal prende empresário na Bahia e desvenda fraudes em licitações

Ministério da Transparência detectou que as licitações e prestações de contas feitas em Cadeias e São Francisco do Conde que mais de R$ 70 milhões foram pagos pelas prefeituras sem que houvesse a comprovação de que os serviços de saúde foram prestados (Foto ilustrativa: Paula Gonçalves)

Uma organização criminosa envolvida em desvio de verbas públicas destinadas à saúde foi desarticulada hoje (22) na Bahia, dentro da Operação Copérnico, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle que apuraram, também, fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.

Ao todo, são 24 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e sete mandados de condução coercitiva nas cidades baianas de Candeias, São Francisco do Conde e Salvador, onde foi preso o líder da organização, um empresário responsável por uma das instituições que administrava unidades de saúde.

As investigações apontaram que o grupo criava empresas e entidades sem fins lucrativos, em nomes de “laranjas”. Com essas empresas, os envolvidos faziam contratos de gerenciamento integral de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e centros de saúde por meio de licitações.


Não corra riscos capturando Pokémons por aí...

Se o número de usuários for um indicador, o Pokémon Go é claramente uma tendência. Porém, como com qualquer conceito novo de tecnologia, é preciso ter cuidado.

Por Marcos Nehme*

A menos que você tenha passado as últimas semanas em uma caverna, certamente escutou falar do “Pokémon Go”, novo jogo da Nintendo. . Pensando melhor, mesmo que estivesse morando em uma caverna, provavelmente alguém entraria lá tentando achar um Pikachu. Pokémon Go é atualmente o mais popular game para plataformas móveis. Gerou para a Apple em 15 dias mais de U$ 3 bilhões de dólares em vendas de Pokecoins – moedas praticadas para compra de privilégios no jogo - fazendo as ações da Apple subirem 6% em menos de 15 dias. Ele também é o primeiro jogo da história a alcançar dez milhões de downloads em apenas sete dias de vendas deixando Clash Royale, Candy Crush Jelly Saga e os Angry Birds a ver navios**. Embora o jogo esteja em toda parte, há alguns riscos importantes que você precisa conhecer antes de se aventurar ou deixar seus filhos circulando por aí com um mobile device nas mãos.

Uma das maneiras de criar um usuário do jogo é usando uma conta existente do Gmail (Google). Ao fazer isso, o desenvolvedor do Pokémon Go, a Niantic, passa a ter acesso à conta. Surgiram algumas notícias falsas de que a Niantic teria "carta branca" para acessar os dados de seu usuário, o que não nos parece ser o caso. A empresa na verdade tem acesso restrito às informações e afirma que solicita apenas uma pequena quantidade de dados ao Google para compreender o perfil de seus gamers.


Defesa Civil Nacional e Google emitirão avisos públicos online sobre desastres no Brasil

Os alertas serão atualizados 24 horas por dia e ficarão disponíveis nas páginas do Google Now, Maps e Busca (Foto: Ed Ferreira/MI)

Informações em tempo real, 24 horas por dia, sobre desastres naturais no Brasil serão disponibilizadas a partir de agora pelo Google. A parceria da empresa americana com os Ministérios da Integração Nacional e da Agricultura, lançada nesta sexta-feira (22), tem o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam no setor e a população. Os alertas serão publicados antes, durante e depois dos desastres naturais, com avisos meteorológicos, orientações sobre os procedimentos a serem adotados ao longo das ocorrências, números de emergências, links para doações, notícias atualizadas e demais medidas executadas pela Defesa Civil Nacional.

O sistema lançará dados fornecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em conjunto com as defesas civis estaduais e municipais, sobre alagamentos e inundações, enxurradas, granizo, tornado e vendaval. Os alertas exibidos dependerão da localização, da gravidade da ocorrência e do tipo de consulta realizada na busca e ficarão disponíveis em várias plataformas do Google, como Google Now, Google Maps e Busca, além da página deAvisos Públicos do Google.


Lucas Ramos acompanha conclusão de estrada em Ipubi

Ao lado do ex-prefeito Chico Siqueira, Lucas Ramos trabalha pela conclusão de rodovia em Ipubi (Foto: Divulgação)

Ipubi, no Sertão do Araripe, vê a concretização de um sonho: a implantação do novo asfalto da PE-590, que liga o centro do município aos distritos de Serrolândia e Serra Branca. Os 25 Km de estrada estão recebendo o trabalho do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER), que também é responsável pela sinalização vertical e horizontal da via. Os detalhes necessários para conclusão do serviço foram discutidos nesta semana no Palácio do Campo das Princesas pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), o ex-prefeito Chico Siqueira e os secretários Antônio Figueira (Casa Civil) e Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária).

Para Lucas, a atuação conjunta entre executivo, legislativo e lideranças locais resulta em ações rápidas nos municípios. “Com esse trabalho integrado fica mais fácil realizar as mudanças necessárias para o crescimento local. A estrada de Ipubi é fruto dessa interação”, ressaltou o parlamentar. O deputado destinou emenda parlamentar para acelerar a obra, orçada em R$ 27 milhões.


Após depoimento de João Santana, Dilma diz que não autorizou caixa 2 em campanha

Dilma Rousseff (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A presidenta afastada Dilma Rousseff disse hoje (22), em seu Twitter, que não autorizou pagamento de caixa 2 “a ninguém”. “Se houve pagamento, não foi com meu conhecimento”, disse. Ontem (21), o publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, disseram, em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que receberam pagamento no exterior referente a uma dívida de campanha do PT nas eleições de 2010.

As audiências foram realizadas na ação penal em que os investigados respondem na Operação Lava Jato. Ambos estão presos desde fevereiro em Curitiba.

Durante o depoimento, Mônica Moura, que era responsável pela parte financeira da empresa de marketing do casal, informou que recebeu US$ 4,5 milhões em uma conta off shore na Suíça, controlada pelo empresário Zwi Skornick, acusado de operar os pagamentos ilegais, segundo investigadores da Lava Jato.


Eleições 2016: Jatobá poderá ter 04 candidatos a prefeito;conheça os nomes


Os postulantes que já se anunciaram como pré-candidatos são 07, porém 04 destes formam um único grupo o qual decidiram através de pesquisa quem será o candidato do grupo, este grupo é formado por Washington Souza (PCdoB), Éder Rodrigo (PRB), Dionaldo Souza (PDT) e Nestor Soares (PP), dentre os candidatos ainda tem o Ex-prefeito Itomar Varjão, Nilson Gomes irmão do ex-prefeito João Gomes e o Professor Rogério Ferreira.

Veja abaixo uma breve apresentação de cada candidato:


Dois suspeitos de planejar ataque no RJ fogem do Brasil

Suspeitos presos na Operação Hashtag foram levados para o MS (Foto: Ed Ferreira/Brazil Photo Press/Agência O Globo)

Na agenda oficial do ministro da Justiça, no entanto, consta apenas uma negociação para erradicar drogas no Brasil e no Paraguai com o ministro paraguaio da Secretaria Antidrogas.

Os outros dez envolvidos no caso, que foram presos ontem, foram levados a um presídio de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. As prisões dos suspeitos foram as primeiras no Brasil com base na lei antiterrorismo, sancionada em março. Essa também foi a primeira vez que autoridades brasileiras prenderam suspeitos de envolvimento com a organização terrorista Estado Islâmico.


Finna ensina como fazer bolinho com cara de receita de vó

Informe publicitário
No dia 26 de julho, terça-feira, é comemorado o Dia dos Avós.

Uma das lembranças mais carinhosas da infância são as guloseimas feitas por vó. Tudo parece mais gostoso, doce e fofinho, não é verdade? Podemos dizer que em parte toda essa sensação é resultado da dedicação e de amor. A outra razão é a experiência, que sabe todos os segredinhos para a receita ficar perfeita. A Finna, marca da M.Dias Branco, ensina uma receita de bolo bastante nostálgica cheio de amor e capricho!

Uma dica ótima para ficar ainda mais com cara de bolo de vó, sirva com geleias, café, chá ou suco natural. Difícil encontrar alguém de casa que não vá gostar!

Fácil de fazer, veja o passo a passo completo abaixo:

Como fazer Bolo de Vó Perfeito

Ingredientes:


Nutricionista explica a importância de aliar sabor e saúde na alimentação

Confira 5 alimentos nutritivos e saborosos que não podem ficar de fora do seu cardápio

Uma alimentação balanceada contém quantidades adequadas de vitaminas, proteínas e minerais para que o organismo trabalhe melhor as suas funções vitais e mantenha a saúde cardiovascular sempre em dia.

Segundo o artigo “Antropologia da Alimentação”, o cardápio da grande parte dos brasileiros é mais voltado para o prazer de comer do que para o valor nutritivo do alimento. No entanto, é necessário aliar sabor e saúde na alimentação diária para obter todos os benefícios que ela pode nos trazer. Será possível?

Frequentemente dicas e mitos sobre os melhores alimentos para a saúde são veiculadas na mídia e, muitas vezes, a nossa tarefa de escolher as refeições pode parecer difícil.

Nesse sentido, há vários mitos que podem englobar a composição nutricional dos alimentos. Um deles é que a gordura deve ser evitada, pois poderia ser prejudicial à saúde. O fato é que a ciência já reconhece que as gorduras têm papel fundamental para o organismo e seu funcionamento adequado. Atualmente, incluir as “gorduras boas” no dia a dia, além de saboroso, é necessário para manter a saúde cardiovascular.


Humberto: “Tenho certeza de que será uma campanha vitoriosa”

Senador destacou a união interna do partido para a disputa e criticou atual gestão do Recife: "é uma cidade governada não para todos, mas para uma minoria" (Foto: Divulgação)

Após ter participado da convenção que homologou a candidatura de João Paulo (PT) como candidato à Prefeitura do Recife, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse acreditar numa vitória petista nas eleições municipais. A chapa, que é encabeçada pelo partido, também é composta por outras siglas como o PTB e o PRB, que ocupa a vice com o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB).

“O Recife é uma das prioridades para o PT no país. Sabemos como a cidade mudou durante os nossos governos, mas o que vemos hoje é um desmonte de tudo aquilo que foi construído. Temos a clareza de que o povo da nossa cidade quer mudanças e João Paulo e Sílvio têm todas as condições de recuperar a cidade, capacidade de fazer mais e de se adaptar aos novos tempos. Tenho certeza de que será uma campanha vitoriosa”, avaliou Humberto.


Empresário diz em delação que doações legais ao PT foram pagamento de propina


O engenheiro Zwi Skornicki, preso na 23ª fase da Operação Lava Jato, disse nessa quinta (21) que as empresas Keppel Fels e Technip fizeram doações eleitorais registradas ao Partido dos Trabalhadores (PT) como parte da propina acertada por contrato firmado com a Petrobras para construção da plataforma P-56. Skornicki prestou depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em acordo de delação premiada celebrado com o Ministério Público Federal (MPF).

A afirmação foi feita quando Moro perguntou a Skornicki como eram feitos os repasses de dinheiro ao PT. “Na P-56, como houve doações legais da propina, teve a participação do Frédéric Delormel [presidente da Technip], que organizou como fazer essas doações legais ao partido”, relatou o engenheiro, que é representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels.


DETRAN-PE alerta para final de prazo para circular com CRLV 2015 terminado em 5,6 ou 7

Veículos com placa terminada em 5,6 e 7 terão até o dia 29/07/2016 para circular com o documento de 2015 (Foto: Tamiris Azevêdo)

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, lembra que o prazo limite para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, de 2015 está se aproximando. Segundo ele, os condutores de veículos com placa terminada em 5,6 e 7 terão até o dia 29/07/2016 para circular com o documento de 2015. Já os de terminações 8,9 e 0 é 30 de agosto. Enquanto o CRLV 2015 estiver no prazo de validade, os condutores podem circular portando-o, sem necessidade de apresentar comprovante da quitação dos débitos conforme Resolução 205/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O proprietário precisa ficar atento, pois o CRLV 2016 só é emitido depois que é quitado todas as taxas que compõem o Licenciamento 2016. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).


Petrolandense em destaque: Jornalista Jailma Barbosa apresenta o Miss Altinho 2016

PETROLANDENSE EM DESTAQUE: Recentemente, a profissional recebeu o Título de Cidadã de Caruaru e a Medalha de Honra ao Mérito Jornalista José Carlos Florêncio.
Candidatas ao Miss Altinho 2016. FOTO: Divulgação.

A jornalista e repórter da TV Jornal em Caruaru (SBT), Jailma Barbosa, foi a escolhida para apresentar o concurso de beleza Miss Altinho 2016, que ocorre neste sábado, 23, no Millennium Clube.

O evento, que ocorre a partir das 19h, tem como finalidade eleger a mais bela jovem da cidade, avaliando beleza, elegância, inteligência, simpatia e desenvoltura na passarela.

De acordo com a empreendedora Geisy Lima, organizadora do desfile, serão dez candidatas disputando o primeiro lugar, e assim, a vencedora se tornará a embaixadora oficial da beleza do município.


Petrolândia: Artur Ezzer se apresenta no Bar e Restaurante Donna Júlia nesta sexta

Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Donna Júlia


Estudo da Fiocruz aponta muriçoca como potencial transmissor do vírus Zika


Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou a presença do vírus Zika em mosquitos Culex quinquefasciatus (nome científico da muriçoca ou pernilongo doméstico) coletados na cidade do Recife. Com isso, o inseto pode ser um potencial transmissor do vírus. Até o momento, nenhuma pesquisa científica comprova essa possilidade.

A pesquisa foi feita pela Fiocruz Pernambuco na região metropolitana do Recife, onde a população do Culex quinquefasciatus é cerca de 20 vezes maior do que a do Aedes aegypti, principal transmissor do vírus. Os resultados preliminares da pesquisa de campo identificaram a presença de Culex quinquefasciatus infectados naturalmente pelo vírus Zika em três dos 80 grupos de mosquitos analisados até o momento. Em duas dessas amostras, os mosquitos não estavam alimentados, demonstrando que o vírus estava disseminado no organismo do inseto e não em uma alimentação recente num hospedeiro infectado.

A coleta dos mosquitos foi feita com base nos endereços dos casos relatados de Zika nas cidades do Recife e Arcoverde, obtidos com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE).


Prefeitura de Feira Nova (PE) abre concurso com 201 vagas


A Prefeitura de Feira Nova, município do Agreste do Estado, lançou edital de concurso público com 201 vagas. Destas, 39 são reservadas às pessoas com deficiência. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 880 a R$ 8 mil. A aplicação da prova está marcada para o dia 9 de outubro.

As vagas que exigem o Ensino Fundamental Incompleto são para eletricista, eletricista de auto, merendeira, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor predial, serralheiro, auxiliar de serviços gerais, coveiro e gari.

Quem tem Ensino Fundamental completo pode concorrer às vagas para atendente de consultório dentário, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, guarda municipal, motorista categoria B e C, motorista categoria D e E, e operador de computador.


A importância do fitomelhoramento do sorgo para o Semiárido

Doutor em tecnologias energéticas nucleares com aplicações no fitomelhoramento pela UFPE, o pesquisador José Nildo Tabosa foi entrevistado pelo Núcleo de Comunicação do IPA.

O Programa de Pesquisa de Feijões, Cereais, Raízes e Tubérculos, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), objetiva a geração de informações de cunho científico e técnico no âmbito do melhoramento genético de plantas. Nesse âmbito da agricultura familiar, o desenvolvimento de cultivares e de tecnologias voltadas para o semiárido visa à elevação da produtividade, volume produzido e aumento da renda líquida do produtor além da inclusão social destes.

O programa contempla as culturas do feijão comum e feijão caupi, da mandioca, inhame e batata doce, do milho e do sorgo. Com relação a cultura do sorgo pode-se afirmar que esta constitui uma das alternativas viáveis para o semiárido brasileiro no tocante à produção de biomassa (voltada para alimentação animal e produção potencial para bioenergia – bioetanol) e grão principalmente no período estival do ano ou mesmo nessas secas seqüenciais, onde as principais culturas nada produzem.

Em razão disso, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) mantém além de um BAG – Banco Ativo de Germoplasma (de conservação in vivo e in situ – fonte de gens para geração de novos materiais de sorgo), um programa de pesquisa em busca de materiais genéticos cada vez mais eficientes, quanto à tolerância aos fatores ambientais adversos como o estresse hídrico e à salinidade do solo, inerentes a essa região.


Policial civil é morto a tiros durante assalto a ônibus em Alagoas

Policial foi assassinado dentro ônibus que fazia a linha Gama Lins-Ponta Verde (Foto: Vitória de Alencar / G1)

Um policial civil identificado como José Clerio Vieira foi morto a tiros, na noite desta quinta-feira (21), durante uma tentativa de assalto a ônibus no conjunto Village Campestre, na periferia de Maceió.

Segundo informações do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS), o policial que trabalhava na Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, foi atingido por tiros disparados pelos assaltantes dentro do ônibus que fazia a linha Gama Lins-Ponta Verde.

O motorista do ônibus disse que o coletivo estava cheio quando três rapazes anunciaram o assalto.


Na Exposerra, ProRural e SEBRAE discutiram sobre atividade produtiva de caprinocultura


Na última sexta-feira, 15, o ProRural realizou uma reunião durante a Exposerra em Serra Talhada, no escritório Regional do SEBRAE. Onde aconteceu inicialmente uma palestra sobre os dados da cadeia produtiva da caprinocultura no sertão de Pernambuco, com a gerente do SEBRAE, Drª. Auxiliadora.

Por solicitação do coordenador da UGT de Petrolândia, a reunião teve como objetivo discutir as estratégias para o desenvolvimento da caprinocultura, e a integração entre os parceiros institucionais que atuam no fomento da atividade produtiva.


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 22 de julho de 2016

Diário do Nordeste-CE: Operação contra o terrorismo prende suspeito no Ceará
Tribuna Hoje-AL; Policial é morto dentro de ônibus em Maceió em tentativa de assalto
A Tarde; Jovem confessa participação no assassinato de empresário em Feira de Santana
Correio da Bahia; Mulher tenta matar irmão a facadas após discussão em Salvador
Tribuna da Bahia; Suspeitos de explodir banco são mortos em confronto com policiais na Lapa
O Globo; Deportação de professor e prisões afastam terrorismo, diz ministro
O Dia; Policiais encontram mochila abandonada e fecham rua na Zona Sul
Extra; Pesquisa comprova que pernilongo também transmite vírus zika
Folha de São Paulo; Mulher de João Santana diz não ter admitido caixa 2 antes para evitar agravar impeachment
O Estado de São Paulo; Afastado, Cunha usará apartamento da Câmara
Correio Braziliense; Governo envia ao Congresso reajuste a servidores públicos
Valor Econômico; Dólar sobe com notícias negativas no mercado local e saída de recursos
Estado de Minas; Desembargador ganha liminar para não ter que devolver salário recebido em dobro
Zero Hora; Jean Wyllys sobre ameaça de bispo: "Cristãos não pensam assim"
Brasil Econômico: Prévia da inflação volta a subir e fecha os últimos 12 meses em 8,93%

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.