sexta-feira, 19 de abril de 2019

Petrolândia: Procissão do ‘Senhor Morto’ é realizada com grande participação de fiéis


Grande quantidade de fiéis compareceram a Igreja Matriz de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (19/04/2019), para acompanhar de perto a celebração da palavra e a procissão do Senhor Morto, tradicional rito católico realizado sempre na Sexta-Feira da Paixão durante a Semana Santa. O ato representa a crucificação e morte de Jesus Cristo para, desta maneira, relembrar o calvário.

A procissão teve início após a celebração da Paixão do Senhor pelo padre Luiz Augusto, e em seguida, por volta das 17:30 horas, os fiéis percorreram ruas do centro da cidade. Após a caminhada, o corpo do Senhor morto ficou exposto para veneração na Igreja Matriz.

"A Sexta-Feira Santa é um dia de silêncio e recolhimento porque na ocasião se recorda o drama do sofrimento e da morte injusta e violenta do redentor dos cristãos", esclarece pe Luiz Augusto, que também disse que a Sexta-feira Santa representa um momento de fé e amor por Jesus Cristo. “É um momento de máxima expressão de fé, e o povo também é um povo que busca caminhar com Jesus. E esse é um fato que deve marcar a nossa vida e a vida de todo esse povo. A vida de Jesus Cristo não terminou na cruz. Ele venceu a morte e é essa esperança que permanece viva no coração de todos”, comentou.

Dando continuidade a programação católica da Semana Santa, a paroquia São Francisco de Assis realizará neste sábado (20), a missa da Vigília Pascal. A cerimônia celebra a ressurreição de Cristo e a renovação da fé.

De acordo com o pároco Luiz Augusto, a celebração terá início às 20:00 do lado de fora da igreja, na Praça da Matriz, com a benção do fogo e a preparação do Círio Pascal para que os fiéis acendam as velas, que representam a renovação das promessas feitas no batismo.

Em seguida os católicos seguirão para dentro da Igreja da Matriz, onde o pároco dará início a missa. Logo após, por volta da meia noite, acontecerá a procissão de Jesus Ressuscitado e as bênção do pároco Luiz Augusto.

A programação da Semana Santa segue também neste domingo (21), quando se celebra a Páscoa. A igreja terá duas missas, às 08h30 e às 19h30.



Clique para ver todas as fotos Petrolândia: Fé e devoção reúnem fiéis na procissão do Senhor Morto

Veja abaixo mais notícias relacionadas a Semana Santa/2019 em Petrolândia

>Petrolândia: Via Sacra da Paixão e Morte de Jesus Cristo, encenada por jovens da Paróquia de São Francisco de Assis, emociona fiéis

>Petrolândia: Centenas de fiéis participam da celebração de Ramos na manhã deste domingo (14)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia; Mensagem de Feliz Páscoa do Vereador Professor Evaldo

Divulgação/Professor Evaldo

Morador da Vila Moxotó cai de moto e morre em Paulo Afonso, BA


Um homem morreu, na noite desta quinta-feira (18/04), após cair de moto. Ele perdeu o controle do veículo ao passar numa curva na pista de acesso à Vila Moxotó Bahia, localidade conhecida como Duas Águas.

A vítima foi identificada pelo nome de Gilberto de Oliveira Ledo e era morador do Moxotó-BA. No momento do acidente ele estava voltando para casa, e segundo as primeiras informações, na queda, o homem bateu a cabeça e acabou não resistindo após supostamente quebrar o pescoço.

Logo depois do acidente, equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do G-Tran (Agentes de Trânsito) e da Polícia Militar foram acionadas. Ao chegarem no local constataram que o homem estava inconsciente e consequentemente em óbito.

No local foi feita a perícia, e em seguida a Polícia Técnica removeu o corpo para o IML de Paulo Afonso, onde será feito o exame de necropsia para determinar a causa e o modo da morte.

Por PA4.COM.BR

Lagoa Grande sedia 1º Wine Motorhome do Vale do São Francisco

Grupos de vários estados estão na ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’ para promover a integração estre as diversas regiões do país em suas ‘casas’ de quatro rodas.

Capital da Uva e do Vinho e do Nordeste, Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, se transforma a partir até segunda, 22,, na capital do 1º Wine Motorhome – Encontro Nacional de Veículos de Recreação. São trailers e ônibus transformados em verdadeiras moradias montadas em cima de quatro rodas com tudo que existe numa casa normal.

O evento tem como organizadores o Grupo de Proprietários de Motor Homes do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Lagoa Grande-PE (Sertão do São Francisco). Acontece de forma inédita com a presença de grupos de todo o País.

Petrolândia: Mensagem do vereador Joilton Pereira em homenagem ao Dia do Índio

Divulgação/Joilton Pereira

Petrolândia: Via Sacra da Paixão e Morte de Jesus Cristo, encenada por jovens da Paróquia de São Francisco de Assis, emociona fiéis


Sob  os olhares atentos de centenas de pessoas, a tradicional encenação da Via Sacra foi realizada na manhã desta Sexta-Feira Santa (19/04/2019), ao lado da Igreja Matriz, no centro de Petrolândia, no Sertão do São Francisco.

A representação, que lembra a paixão e morte de Jesus, narradas na Bíblia, foi encenada com brilhantismo por jovens da Paróquia de São Francisco de Assis. A preparação para a apresentação começou há aproximadamente dois meses, período em que quase cem pessoas se envolveram entre comissão organizadora, atores, figurantes e ajudantes. Meditada e intercalando músicas e orações, a encenação propôs uma vivência intimista sobre os últimos momentos da vida do Cristo na terra.

A Via Sacra trouxe cenas que ajudaram a compreender melhor a pessoa de Jesus, e segundo a bíblia, o amor que teve pelos homens a ponto de morrer para que a humanidade soubesse o que é verdadeiramente amar. 

Após apresentação em frente à Igreja Matriz, os participantes do momento de fé cristã acompanharam, sob cânticos e orações, a Via Sacra seguindo o caminho do Mirante da Serrota, local próximo a cidade. Durante a caminhada foram realizada as encenações da trajetória de Jesus Cristo, até a morte.

A crucificação e a morte de Jesus fez com que muitas pessoas se emocionassem, sobretudo no momento em que Maria abraça o filho já morto. Após o espetáculo, o padre Luiz Augusto, pároco local, fez uma reflexão sobre a Paixão de Cristo “Jesus Cristo passou por uma grande peregrinação, humilhação, lutas e no final, vimos Jesus glorioso, vencendo a morte e libertando-nos do pecado'' .

Após as palavras do pároco o público ovacionou a performance dos jovens da Paróquia de São Francisco de Assis, pela brilhante apresentação do espetáculo.
Ainda nesta sexta-feira Santa, as 15h00 será realizada a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz. Após a celebração acontece a procissão com a imagem do Senhor Morto.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza os jovens da Paróquia de São Francisco de Assis pela bonita encenação da Via Sacra da Paixão e Morte de Cristo, que foi repleta de boas interpretações por parte do elenco, assim como de todos os seus coadjuvantes.

Ver abaixo vídeos e fotos









Guarda Municipal deu cobertura ao evento



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR