sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ministro da Saúde libera vacina da gripe para toda a população a partir de segunda-feira (05)

Cada secretaria de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias. As doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde em todo o país. 

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que a vacina contra a gripe será liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários, a partir de segunda-feira (5). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2), em Maringá, no norte do Paraná.

De acordo com Barros, cada secretaria de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias. No Paraná, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou no fim da tarde desta sexta que mantém o público-alvo e que ainda vai avaliar se amplia a oferta da vacina. Veja a nota completa no fim da reportagem.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (9), e não será mais prorrogada, segundo o ministro.


TCE multa ex-prefeito de Inajá por descumprimento de Termo de Ajuste de Gestão


O ex-prefeito da cidade de Inajá, Leonardo Xavier Martins, foi multado pelo Tribunal de Contas por descumprimento das ações previstas no Termo de Ajuste de Gestão - TAG, formalizado no dia 15 de abril de 2016.

A assinatura do TAG decorreu de uma auditoria de acompanhamento (PETCE nº 84.522/2014), realizada pela equipe técnica do Tribunal, que constatou várias irregularidades nas unidades de ensino do município, tanto nas instalações físicas e na infraestrutura, bem como no controle, manipulação, fiscalização e armazenagem da merenda escolar fornecida aos alunos.

O Termo de Ajuste de Gestão (processo nº 1603329-2), formalizado pelo prefeito e pelo conselheiro João Carneiro Campos, relator das contas de Inajá em 2016, trazia 07 propostas de ações e respectivos prazos de cumprimento por parte do município. Entre as medidas propostas pelo TCE estavam: dotar as escolas de infraestrutura física adequada, disponibilizando fornecimento de água e eletricidade, manutenção predial, bem como construção e banheiros, refeitórios e áreas para atividades esportivas e de laser; providenciar para que a água utilizada no preparo da merenda nas escolas fosse analisada periodicamente; armazenar matérias-primas, ingredientes e embalagens em local limpo e organizado, de forma evitar possíveis contaminações e disponibilizar uniformes (toucas, aventais etc) para os servidores que manipulavam os alimentos da merenda escolar.


Barragem de Siriji, em Vicência, atinge capacidade máxima de acumulação

Foto: Divulgação/Compesa

A Barragem de Siriji, localizada na Zona da Mata Norte, atingiu o nível máximo de armazenamento hoje (2). Com capacidade de armazenar 17,3 milhões de metros cúbicos de água, o manancial é responsável por abastecer oito cidades da região: Vicência, Buenos Aires, Itaquitinga, Aliança, Condado, Machados, Macaparana e São Vicente Férrer. Outros sistemas complementares se somam à Barragem de Siriji, o que garantirá a sustentabilidade hídrica dessas cidades por cerca de dois anos. “Em abril, no início da quadra chuvosa da região, o reservatório estava com 59% de acumulação e com as chuvas intensas registradas, nos últimos dias, respondeu positivamente, recuperando rapidamente o volume máximo de armazenamento”, avalia o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Denis Fernando Mendes.

Por ser uma região que apresenta boa pluviometria, a água de Sirij foi uma excelente alternativa técnica encontrada pelo Governo do Estado e Compesa para retirar da situação de colapso as cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó, no Agreste Setentrional, por meio da obra de integração dos Sistemas Palmeirinha (alimentado pela Barragem de Pedra Fina) à Siriji. O Sistema Palmeirinha é responsável por atender essas quatro cidades, mas que estão em colapso desde abril deste ano. Essa integração será possível graças à construção da Adutora de Siriji que está praticamente pronta. “A nossa expectativa é que os técnicos da Compesa iniciem a fase de testes do sistema já na próxima semana“, informa o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo.


TCM-BA adverte gestores sobre prazos para prestação de contas


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, advertiu nesta sexta-feira, (02/06), em entrevista, prefeitos, ex-prefeitos e os ordenadores de despesas, de modo geral, responsáveis por contas municipais relativas ao exercício de 2016, para o cumprimento dos prazos legais, sob pena de graves punições administrativa. Isto porque, de acordo com levantamento realizado pela área técnica do tribunal, pelo menos 63 prefeituras, 15 câmaras municipais e 10 entidades vinculadas ainda não puseram em disponibilidade pública suas contas, de modo a permitir o devido controle social, por parte dos cidadãos. O prazo legal para isso se encerrou no dia 31 de março, e quanto maior o atraso, mais grave serão as sanções a que os gestores serão submetidos.

O conselheiro Francisco Andrade Netto explicou que as contas das prefeituras devem ser apresentadas de forma eletrônica, através do e-TCM – disponível no site do tribunal -, para que sejam imediatamente encaminhadas às câmaras municipais, que têm a obrigação legal de deixar em disponibilidade pública, para análise de qualquer cidadão interessado, pelo prazo de 60 dias, antes de começar a tramitar no TCM, que fará o julgamento ao final do processo. O presidente da câmara, ao receber as contas do Poder Executivo, deve anexar as do Poder Legislativo, que também ficaram em exposição pública. “Os prazos são constitucionais, e portanto o não descumprimento impõe punição que poderá ter consequências no próprio exercício de funções pública”, disse.


Tadeu propõe suspensão de pagamentos parcelados de tributos federais para municípios em emergência ou calamidade

Foto: Chico Ferreira/PSB

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) protocolou na noite de quarta-feira (31), na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei Complementar (PLC 379/2017) que prevê a suspensão de pagamento de parcelamentos de tributos federais firmados por Estados e Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. A proposta acrescenta um dispositivo à Lei Complementar 148, de 2014, que estipula condições nos contratos de refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União.

Pela proposta de Tadeu, as unidades estaduais ou municipais, em estado de emergência ou calamidade pública – formalmente reconhecidos pelo Poder Executivo Federal -, terão seus parcelamentos de débitos de tributos federais suspensos, pelo período em que permanecerem nesta situação.


Petrolândia: Gleydson & Henricky serão entrevistados na Web Rádio Petrolândia no Acordando com as Notícias neste sábado (3)


A dupla petrolandense Gleydson & Henricky será entrevistada pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã de sábado (3), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, a dupla vai falar, entre outros assuntos, sobre carreira, projetos futuros etc.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 99955-1186.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Gleydson e Henricky - Seguindo uma tendência musical do estilo Sertanejo Universitário, a dupla tem emplacado, desde 2014, ano em que se lançaram, grandes sucessos nos trabalhos lançados até aqui. Também têm atraído cada vez mais público em shows realizados por várias cidades do Nordeste.

O projeto da dupla Gleydson e Henricky teve início com o primeiro show na cidade natal Petrolândia, no dia 27/09/2014. Seu trabalho possui a diversificação de um sertanejo inovador e bem diferente que vem invadindo e conquistando cada vez mais o público por onde passam. Ao todo, são 5 CDs promocionais, sendo um deles autoral e 2 DVDs promocionais. Um gravado em Serra talhada com mais de 60 mil pessoas e o outro na praia Tamandare (um dvd sunset) e 3 clipes no YouTube . Em seus trabalhos a música “Me evitar”, “Jet Sky” e “Beber no copo” teve alcance de quase 400.000 visualizações. tiveram oportunidade de cantar em shows de artistas renomados como César Menotti e Fabiano, Gustavo Lima, Yegor bandoleiro e Xandy da Aviões do Forró, além de terem ido ao palco em eventos com bandas de fama nacional do sertanejo universitário, Zé Neto e Cristiano, Cavaleiros do Forró, e do rei do arrocha, Pablo, entre outros.

Recentemente, Gleydson e Henricky  gravaram duas músicas em Goiânia, berço do sertanejo, com o produtor Jenner Mello, que produz vários artistas consagrados como Ze Neto e Cristiano, Gabriel Gava, Simone e Simaria, Antony e Gabriel. Certamente a carreira da dupla é promissora de dedicação, muita persistência e inovação, buscando cada vez mais agradar seus fãs, que são a coisa mais importante para esses artistas.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOS da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da assessoria de Gleydson e Henricky 


Em Araripina, Flávio Leandro anima Beco do Forró nesta sexta (02)

A abertura da programação aconteceu na noite de quinta-feira (1º) com o espetáculo teatral “A Casa de Santinha”

O Sesc Ler Araripina abriu oficialmente na noite desta quinta-feira (1º), a 5ª edição do Beco do Forró e suas Tradições. O projeto acontece na Rua Vereador José Barreto de Alencar, em frente à Unidade, e tem como objetivo resgatar a cultura e as tradições locais com apresentações artísticas, shows musicais e uma Feira de Negócios e Artesanato. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Prefeitura Municipal.

A expectativa dos organizadores é de que mais de oito mil pessoas participem da programação, que na primeira noite contou com a apresentação do espetáculo teatral “A Casa de Santinha”, encenado por atores da Cena Cia. de Teatro de Araripina. De autoria do escritor baiano Pawlo Cidade, a peça retrata de maneira ficcional a vida de Maria Bonita, antes de entrar para o cangaço ao lado de Virgulino Ferreira, o Lampião.


Petrolândia: Nutricionista Gizele Rodrigues atende na MedClinic a partir do dia 20 deste mês; agende sua consulta


A MedClinic Clínica Especializada informa que a Nutricionista Gizele Rodrigues - CRN 5-9191 - estará atendendo a partir do dia 20 deste mês.

Agende sua consulta e obtenha toda avaliação da sua composição corporal (% de gordura corporal, massa magra, massa gorda, massa residual, diagnóstico nutricional, dobras cutâneas e circunferências).

Saiba como está sua situação nutricional e a partir daí você obtém um plano alimentar totalmente individualizado, orientação nutricional, e-book de receitas e muito mais.

Para marcações, o telefone é (87) 38512246. Celular (87) 9.96302907 - (87) 996383333

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 05 a 09 de junho de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (5): Pediatria, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista
Terça-feira (6): Preventivo, Colposcopia, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (7): Ginecologista, Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (8): Dentista (Dra Nayara e Dra Gláucia), Eletrocardiograma, Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (9): Eletrocardiograma, Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Prefeitura de Petrolândia promove ação alusiva ao Dia Internacional da Prostituta

Ação foi realizada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social Cidadania e Juventude, Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal da Mulher e a Secretaria de Saúde 
Foram realizados exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C

Com o objetivo de levar informações atualizadas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis sobre DST, exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, sobre seus direitos como mulher, a Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal da Mulher e a Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (2) palestra sobre o tema em alguns prostíbulos da cidade.

A ação foi em alusão ao dia 2 de junho, Dia Internacional da Prostituta.

Além do atendimento médico e orientações, as mulheres receberam brindes, doados pelo comércio local.

O Dia internacional da Prostituta é uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 100 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação. O Dia da Prostituta é celebrado anualmente desde 1976 no dia 2 de junho.

No Brasil, o Ministério do Trabalho reconheceu a profissão de profissional do sexo em 2002, com a inclusão da atividade na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). No entanto, após 15 anos, a profissão não foi regulamentada.

Ver fotos>Dia internacional da prostituta em Petrolândia

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Secretaria de Desenvolvimento Social Cidadania e Juventude, Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal da Mulher e a Secretaria de Saúde


Petrolândia: Arraiá do ECC realiza o melhor São João da Paróquia neste sábado (3) na AVEPE

Foto:
Foto:

Neste sábado (3), a partir das 22h00, a sede da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, vai se transformar no Arraiá do ECC. O Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia de São Francisco de Assis vao reaçoza a 11ª edição de uma das festas juninas mais aguardadas do ano.

O forró pé-de-serra terá como atrações Dido do Acordeon e Bagaceira na Roça.

Nas barraquinhas, os festeiros podem repor as energias com comidas típicas, como canjica, munguzá, caldo, xerém e sarapatel.

Compra de mesas na Loja Sandes Modas e com Nona e Carmem.
Mesa: R$ 60,00
Individual: R$ 15,00

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do vereador Joilton/ECC


Petrolândia: Festa de Santo Antônio, padroeiro da Agrovila 04 da Reta, teve início ontem (1º); Confira programação


Aniversariante desta sexta (2): Cícero Abraão - Presidente da Associação quilombolas da Ag. 4 da Reta

Teve início nessa quinta-feira (1º) e vai até o dia 13, a Festa de Santo Antônio, padroeiro da Agrovila 04 da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia.

Nesta sexta-feira (2), a comunidade quilombolas também comemora o aniversário de Cicero Abraão, popularmente conhecido por 'Neguinho', presidente da associação quilombola.

Esposa, filhos, netos, sobrinhos e seus irmãos lhe felicitam nesta data tão querida.

Confira programação 

Quinta-feira (1º): Noite da família de Maria Belo ,Cláudia e dona Lourdes
Sexta-feira (2): Noite da família Arlindo, Zuleide e Ribeirão
Sábado (4): Noite da família Ferraz e comunidade Santa Rita do MST
Domingo (4): Noite da família Francelino João, Zé de Tida e comunidade São José do MST
Segunda-feira (5): Noite da família de dona Inalda, Lala e Zé
Terça-feira (6): Noite da família de seu Dezinho, seu Expedito e Totó
Quarta-feira (7): Noite da família dos Tenórios, Pereira e Legião de Maria
Quinta-feira( 8): Noite da família de Messias e Mauro
Sexta-feira ( 9): Noite da família de seu Deo e comunidade da agrovila 8
Sábado (10): Noite da família de dona Helena e filhos, e comunidade da agrovila 07
Domingo (11): Noite de Evilásio e Lula
Segunda-feira (12): Noite da família de Maria Ernestina e filhas
Terça-feira (13): Encerramento: Missa e batizado - e noite de seu Josias e juventude

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Comunidade quilombola da Agrovila 4 da Reta.


Petrolândia: Circo Show de Marcos Frota estreia nesta sexta (02) na Orla Fluvial


Fotos: Assis Ramalho/Blog AR

Seja qual for a idade, uma coisa é certa, o circo provoca em nós um fascínio que parece aumentar com o tempo. Compreendendo essa realidade, com apoio da prefeitura de Petrolândia, chega à Orla Fluvial da cidade o Marcos Frota Circo Show, criado pelo ator e artista circense Marcos Frota.

A estreia acontece nesta sexta-feira (2), às 21h, na Orla Fluvial. A chegada desse grande espetáculo oferece às famílias petrolandenses apresentações artísticas de alto nível.

Projeto Social
Há vinte e um anos na estrada, além de percorrer o país levando a autêntica alegria, as ações do Marcos Frota Circo Show extrapolam o picadeiro e se ramificam nas comunidades, através de projetos sociais e educacionais, ligados à UniCirco.

Infraestrutura
O Marcos Frota Circo Show dispõe de cadeiras acomodadas à uma sofisticada arquibancada em formato de arena, proporcionando ao público uma melhor visibilidade do espetáculo. Também dispõe de um moderno sistema de som e iluminação, dignos dos melhores teatros. Os ingressos têm preços a partir de R$ 10.



Blog de Assis Ramalho com informações da Assessoria do Marcos Frota Circo Show
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia/Agrovila 06 do Limão Bravo: Aniversariante do dia, Kelly recebe homenagem de seu marido Isaiasmotopeças


Através do Blog de Assis ramalho, o empresário Isaiasmotopeças - Agrovila 06 do Limão Bravo - envia mensagem para a sua esposa Kelly pelo dia do seu aniversário.

"Kellynha....

Hoje é o seu aniversário, cada dia que vivemos é um motivo de agradecimento a mais por tudo que recebemos do SENHOR, querida Esposa, desejo que tenha uma vida longa, de preferência ao meu lado!!! PARABÉNS,  FELICIDADES!!!
Isaías Moto Peças
Agrovila 06 do Limão Bravo - Petrolândia-PE


Petrolândia: Consultora do Sebrae dá dicas para quem deseja ser empreendedor, em entrevista ao Blog e à Web Rádio Petrolândia,



Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, teve início na quarta-feira (31) e termina hoje (03) o Festival de Negócios do Sebrae. O evento é uma oportunidade de se capacitar e conhecer outros empreendimentos, com atividades tanto para quem já é dono de negócio quanto para os que sonham em abrir sua própria empresa. Abrir um negócio próprio pode ser uma alternativa para driblar a crise, mas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) alerta que, antes de investir em um empreendimento, é preciso planejar.

Para falar sobre o assunto, a consultora do Sebrae-PE, Leila Monte, foi entrevistada por Assis Ramalho, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia, na manhã de quinta-feira (1º).

Gestora do Sebrae em Serra Talhada, unidade que atende as regiões do Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, Leila Monte afirma que é necessário, antes de qualquer coisa, fazer um plano de negócio. Em seguida, conhecer o mercado e a legislação do setor. Segundo ela, também é necessário calcular quais serão os gastos, por exemplo, com a compra de equipamentos e matéria-prima, mas, acima de tudo, gostar do que faz.

''Se você amar o seu negócio, terá trilhado uma boa parte do caminho para o sucesso. Quem faz aquilo de que gosta tem muitas chances de se dar bem, pois é bem mais difícil ser dono de um negócio do qual você não gosta do que ser empregado numa empresa onde está infeliz. O empregado desliga dos problemas da empresa e o empresário, não. Mas é importante que a pessoa se identifique com aquilo que vai fazer. Se ela gosta de cozinhar, por exemplo, ela não deve abrir uma loja de roupa”, explica Leila.

De acordo com a gestora, o futuro do país é o empreendedorismo.

''É importante, porque além da pessoa abrir um pequeno negócio ele, no futuro, vai dar oportunidade de emprego a outras pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, as micro e pequenas empresas têm sim um papel fundamental para promover o crescimento econômico do país. Em primeiro lugar, como falei, esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população e, ainda por cima, é uma das principais causas da redução das desigualdades sociais''.

Perguntada se há casos de futuros empreendedores chegarem com dúvidas de qual negócio querem abrir, a gestora disse:

''Recentemente teve um caso desse em Serra Talhada. onde o marido queria abrir um negócio e a esposa queria abrir outro. E aí eu aproveito para divulgar que o Sebrae fez um estudo, mapeou mais de 400 tipos de negócios, estão disponíveis cartilhas, o nome da cartilha é ''Ideia de Negócios'. Nessas cartilhas a gente dá dicas de investimento inicial, do negócio, da gestão de pessoas, dos custos para cada atividade. Essa cartilha está disponível no site do Sebrae (www.sebrae.com.br). A cartilha ajuda a gente ter uma noção, são mais de 400 tipos de negócios a ser mapeadas''.

Leila Monte diz que o Sebrae dá a oportunidade, através de oficinas, de o empregado partir para o seu próprio negócio.

"Evento como esse que está sendo realizado em Petrolândia tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento do comércio. E as pessoas que estão, hoje, trabalhando no comércio, têm a oportunidade de, um dia, ter o seu próprio negócio, porque ele quer crescer, e aqui tem as oficinas onde ele pode aprender. É normal que, depois de bastante tempo atuando em um determinado segmento, muitos resolvem partir para a jornada do negócio próprio. Ao atuar em uma determinada área por um longo tempo, quando empregado, o empreendedor tem a chance de estudar com afinco o mercado, de estabelecer um laço de afinidades e, com isso, consegue ficar antenado para as oportunidades que possam surgir. Existem levantamentos que mostram que boa parte dos empresários teve empregos cuja área de atuação é similar ao seu negócio próprio", disse.

Atender bem garante fidelidade dos clientes, diz Leila.

"Conhecer o cliente é o primeiro passo para saber como trabalhar com ele. É preciso se perguntar: Quem é meu cliente? Do que ele gosta? Tendo isso em mente, o empreendedor pode seguir adiante e estabelecer um relacionamento com seus compradores. Cuidar de quem compra no seu negócio resulta em lealdade e fidelidade. É fundamental ter simpatia, saber o nome do cliente que sempre vai à loja e, na maioria das vezes, ali é criado um grande laço de amizade."

A consultora do Sebrae finaliza a entrevista fazendo convite a população de Petrolândia e região para prestigiar a Feira de Negócios do Sebrae, que chega ao seu final na noite desta sexta-feira (2), na Praça da Matriz.

''Quero convidar a população de Petrolândia e região para prestigiar esse grande evento, esse grande momento que tem o intuito de desenvolver a economia local. O Sebrae consegue desenvolver o comércio local, fazendo com que o dinheiro circule pelo município e com isso todo mundo sai ganhando. É bom para o cliente, é bom para o funcionário, é bom para todos, porque o recurso fica no município. Então, está sendo muito bacana o evento aqui em Petrolândia e a gente aguarda todos vocês. Também agradeço a você, Assis Ramalho, pelo convite e pelo espaço cedido no seu programa. Adorei estar aqui!'', finalizou Leila Monte.


Prefeito é denunciado criminalmente por desvios de verbas no Fundeb em Pernambuco


O atual prefeito de Correntes, no Agreste de Pernambuco, Edimilson da Bahia, foi denunciado criminalmente por má aplicação e desvio de verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

A denúncia criminal foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), pelo fato do prefeito ter foro privilegiado, após representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), com base em auditoria do Tribunal de Contas.

Segundo o MPF, Edimilson da Bahia, é responsável pelo pagamento indevido de R$ 841 mil, em valores, referente ao superfaturamento de preços e à inexistência parcial de prestação dos serviços contratados para realização de transporte público escolar pela Roma Empreendimentos e Locações Ltda., vencedora de uma licitação realizada em 2013.


Dermatologistas condenam nova moda de tatuagem para cobrir olheiras

Reprodução/Instagram/rodolphotatuador

Vai ano, vem ano e no mundo da estética e da beleza sempre surge alguma novidade que promete resolver problemas e incômodos como num passe de mágica. A cada nova onda, os especialistas ficam de cabelo em pé. No último verão foi o tal do bronzeamento com fita isolante, com consequentes relatos de queimaduras grave na pele de diversos clientes. A bola da vez são as olheiras. As rodelas de pepino e batata sobre a área - dicas do tempo das avós - foram substituidas por tatuagem na área abaixo dos olhos para cobrir os tons arroxeados ou amarronzados. Com custos que variam entre R$ 1 mil e R$ 15 mil, prometem acabar com o semblante cansado das pessoas.

Não é bem assim. A dermatologista Livia Pino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora da Universidade de Medicina de Valença, chama atenção para os diversos riscos de optar por procedimentos como esse.


Ponto a Ponto analisa o impacto da Reforma Tributária


Muito tem se falado sobre a Reforma Tributária que é defendida pelo governo como uma prioridade para colocar as contas públicas em ordem. Porém, muitos têm se mostrado contra a proposta que foi apresentada. No Ponto a Ponto deste sábado (3), o economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal Bernard Appy vai discutir sobre o impacto da reforma tributária. O programa que vai ao ar à meia-noite, na BandNewsTV, é ancorado pela jornalista Monica Bergamo e pelo cientista político Antonio Lavareda. No domingo é reprisado às 17h30.

Para 65,2% dos empresários brasileiros, o atual sistema tributário é visto como muito ruim. E 42,2% deles dizem ser muito importante a realização de uma reforma tributária no país. É o que mostrou pesquisa realizada pela SPC Brasil, em janeiro deste ano.


MPT, TST e Ministério do Trabalho lançam II Semana Nacional da Aprendizagem

Foco dos eventos, a serem realizados em todo o país de 12 a 16 de junho, é a conscientização dos empregadores

Com o objetivo de estimular e conscientizar as empresas brasileiras sobre a importância da aprendizagem como alternativa ao trabalho ilegal de adolescentes, o Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Ministério do Trabalho (MTE) promovem, de 12 a 16 de junho, a II Semana Nacional da Aprendizagem.

A Semana, que está em sua segunda edição, quer reforçar a aprendizagem como importante instrumento no combate ao trabalho infantil a partir dos 14 anos, bem como exigir o cumprimento da cota legal de aprendizes pelas empresas. Serão realizadas audiência públicas, audiências coletivas, feiras de aprendizagens - entre outros eventos - em todo o Brasil.

A abertura dos trabalhos terá início no dia mundial e nacional de combate ao trabalho infantil, 12 de junho.



Prefeitura de Petrolina garante apoio ao 18° Motochico

Foto: Ivaldo Reges

O prefeito Miguel Coelho recebeu, na noite desta quinta (1°), os organizadores do maior encontro de motociclistas da região, o Motochico. Durante a conversa, o chefe do executivo garantiu apoio da Prefeitura para a realização da 18ª edição do evento que ocorrerá em julho.

Segundo o prefeito, a gestão fornecerá parte da infraestrutura que será montada no Parque Josepha Coelho, além de auxílio com serviços como organização do trânsito e apoio logístico. "O Motochico já é um evento de dimensão regional e nacional, que traz gente de todos os lugares. Vamos garantir todo o apoio necessário para expandir ainda mais esse encontro, movimentando o turismo e a economia da cidade", ressaltou o prefeito.


Danilo Cabral indica Governo de Pernambuco ao Prêmio Darcy Ribeiro

Foto: Chico Ferreira

Nesta semana, o deputado Danilo Cabral (PSB) indicou o Governo de Pernambuco para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro 2017. A premiação é realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com o objetivo de contemplar pessoas e instituições cujos trabalhos merecem destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

Membro titular da Comissão de Educação, Danilo Cabral justifica a indicação do Governo de Pernambuco pelos expressivos avanços educacionais e o alcance transformador da educação pública no estado. Desde 2007, uma verdadeira revolução na educação vem ocorrendo em Pernambuco. “O que se constata é o investimento robusto e o foco permanente na educação pública e em sua capacidade de transformação social, com impactos positivos, sobretudo, na vida de crianças, adolescentes e jovens”, argumenta o deputado.


CAAPE Presente leva benefícios para a advocacia de Araripina

Bruno Batista e advogados (Fotos: Divulgação/CAAPE)

O programa CAAPE Presente, que visa levar uma série de benefícios para a advocacia de todo o Estado, foi instalado na Subseccional OAB de Araripina, na tarde da quinta-feira, dia 1º de maio. A advocacia do Sertão do Araripe compareceu em peso e teve acesso gratuito a serviços como aferição de pressão e glicose; aplicação de vacina contra a gripe influenza A (H1N1 e H2N3); maquiagem; escova de cabelo; além de brindes e esclarecimento sobre planos de saúde e previdência privada.

Com esta iniciativa, a direção da CAAPE reforça o compromisso de interiorizar as ações. O programa, que já passou por Petrolina, chega a Salgueiro nesta sexta-feira (dia 02) e em Caruaru, no próximo dia 07. “Nossa meta é percorrer neste semestre, todas as 25 subseccionais OAB no Estado”, destacou o presidente da CAAPE, Bruno Baptista. Também participaram da ação, Paulo Couto, Leonardo Moreira, Soraya Santos e Hélder Macedo, respectivamente, vice-presidente, tesoureiro, diretora e coordenador da CAAPE; além do presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte; da secretária geral adjunta da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho; e da presidente da Subseccional. Gabriela Reis.


Cavalos impulsionam economia e Turismo Rural de Gravatá

Foto: Klopr

O número de turistas que buscam como destino o interior do Estado vem crescendo a cada ano. Eles buscam conhecer os engenhos, turismo de aventura e, principalmente, a equideocultura ou criação de cavalos. Estudos realizados pelo Sebrae PE para estimular turismo rural na região apontam que as atividades com cavalo são as opções de lazer mais procuradas pelos turistas. O que levou a intuição a desenvolver uma série de ações para impulsionar o turismo equestre, entre elas a Festa do Cavalo, que já chega a sua 11ª edição.

Dados apontam que 48% desses visitantes associam diretamente o lazer no campo ao cavalo. “O cavalo é citado como um dos principais atrativos neste segmento e Gravatá tem uma grande concentração de equipamentos de turismo ligados à criação de cavalos”, destaca Pio Guerra, presidente da Faepe. Segundo Guerra, Pernambuco é referência na criação de algumas raças, como a mangalarga marchador de marcha picada e a campolina, ideal para passeio.


Doações para os desabrigados poderão ser entregues na Feira da Beleza

Foto: Divulgação/Hainor

A Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor, que começa neste sábado (03) no Centro de Convenções de Pernambuco, estará com o estande Hairnor Solidária recebendo doações para a população atingida pelas enchentes que castigaram a região metropolitana do Recife e o interior do estado nos últimos dias.

Os visitantes que forem ao evento, que acontece de 3 a 5 de junho, das 12h às 20h, poderão levar roupas, agasalhos e alimentos não perecíveis para serem distribuídos com as vítimas. Além disso, os expositores da feira também estão contribuindo com material de higiene pessoal como é o caso da distribuidora de cosméticos Cadan e a loja Dorinha que já doaram caixas de sabonetes, escovas e creme dental.


Rede de Proteção vai coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores no São João de Petrolina


Criada recentemente, a Rede de Proteção à Infância e Juventude já está planejando ações em defesa das crianças e adolescentes de Petrolina. E em pleno período junino, uma das primeiras medidas visa, justamente, coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos durante o São João da cidade.

Para discutir as ações a serem executadas neste período, representantes de diversos órgãos do poder público municipal, estadual e federal, além da sociedade civil, reuniram-se na última terça-feira (30) na sede da Secretaria Executiva de Direitos Humanos onde foram definidas as metas da Rede.

A secretária executiva de direitos humanos, Bruna Ruana, explica que a fiscalização é um ponto importante, mas segundo ela, a população também pode ajudar através de denúncias. “A prefeitura de Petrolina está empenhada para assegurar às crianças e adolescentes a proteção de sua saúde e qualidade de vida, prevenindo danos relacionados ao consumo de álcool, mas precisamos também da colaboração de toda a comunidade”, destaca.


PRF e PM prendem suspeito de roubo a caminhão em São Caetano

Motorista do veículo foi resgatado; uma arma municiada foi apreendida na ação (Foto: Divulgação/PRF)

Um jovem, de 24 anos, suspeito de roubar um caminhão foi detido na última terça-feira (30) pelas Polícias Rodoviária Federal e Militar, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O veículo foi tomado de assalto em Gravatá e o motorista havia sido feito refém durante a ação criminosa.

Após receber informações do filho do motorista sobre o roubo, os agentes da PRF solicitaram apoio à PM e conseguiram localizar o caminhão no momento em que os assaltantes retiravam a mercadoria do veículo. Parte da carga, composta por eletrônicos, roupas e chocolates, estava nos carros utilizados pelo grupo.


Amaraji cria Gabinete Gerenciamento de Crise para ações após enchente

Foto: Edmar Gomes/Ascom PMA

O prefeito do município de Amaraji, na mata sul do estado, Rildo Reis, instituiu na última terça-feira (30), através da portaria 221/2017, o Gabinete Gerenciamento de Crise, grupo que será em sua maioria composto por secretários municipais que auxiliarão no monitoramento e realização das ações administrativas que serão realizadas em virtude das fortes chuvas que atingiram e devastaram o município no ultimo final de semana.

Ainda nesta terça-feira ocorreu a primeira reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise, que contou tanto do chefe do executivo, como de representantes da Secretaria de Transportes do estado, DER, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil-PE, Casa Militar e secretários municipais.


Para curtir o São João com a turma, a Richester ensina como fazer receita de torta com sabor bem brasileiro!

Fácil de fazer, o doce rende 12 porções

“Olha, que isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá fora quer entrar. Mas quem tá dentro não sai”. É no embalo de muita música que agora sim, já podemos comemorar uma das épocas mais festivas do Brasil. Quem não gosta de uma boa Festa Junina? Sempre tem um Arraial para curtir com os amigos no fim de semana. Muitas vezes alguém organiza aquele fervo em casa.

Para você não ficar de fora dessa, a Richester, marca da M. Dias Branco, ensina como fazer uma deliciosa torta com um sabor bem brasileiro para preparar e saborear com a turma.

Veja a receita completa abaixo e divirta-se!

Como fazer Torta Mousse de Queijo com Molho de Goiaba


Os animais colaboram na reabilitação dos deficientes

A terapia com cavalos estimula a orientação espacial, a autoestima e o poder de concentração (Foto: Prefeitura de Barueri/Holanda Jr)

Até na reabilitação os animais de estimação fazem um bem enorme ao ser humano. São considerados o melhor remédio para o corpo e para a alma, pois fazem com que os seus tutores não se sintam sozinhos e inseguros.

Há registros no mundo de vários casos de pessoas que superaram a depressão devido ao convívio com eles. Segundo a editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.tur.br), Vininha F. Carvalho, estudos científicos comprovam que a chance de sobreviver a um enfarte é quatro vezes maior para quem tem um animalzinho em casa comparado a quem vive só.

No trabalho de reabilitação de pessoas portadoras de deficiência, podemos contar com habilidade e as características de alguns animais. Um dos animais que pode garantir bons resultados é o cavalo, juntamente com a fisioterapeuta e o terapeuta de apoio, formam uma equipe de tratamento complementar chamada hippoterapia, que é indicado para o tratamento de vários tipos de patologia, como por exemplo: paralisia cerebral, traumatismo crânioencefálico, acidente vascular cerebral, síndrome de Down, esclerose múltipla, enfim, qualquer problema relacionado ao sistema nervoso central.


Avança Projeto de Lei que proíbe radares móveis

Foto: Paulo Chiari/EPTV

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados em Brasília (DF) deu parecer favorável, no dia 24 de maio, ao Projeto de Lei (PL) 3340/2015, que proíbe o uso de radares móveis na fiscalização de velocidade de veículos. Com a aprovação, o texto aguarda aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para seguir ao plenário da Casa. A tramitação é em regime “ordinário”.

De autoria do deputado Goulart (PSD-SP), o PL 3340/2015 tem por objetivo coibir o uso desses equipamentos com fins arrecadatórios por órgãos estaduais e federais de trânsito. “O exemplo mais recente dessa prática tem acontecido na cidade de São Paulo, onde estão sendo instalados radares nos ônibus, sem qualquer contrapartida no que tange à redução dos índices de violência no trânsito”, ressalta Goulart na justificativa do texto.


Petrolândia: Núcleo da Defensoria Pública do Estado é inaugurado no centro da cidade


O terceiro Núcleo da Defensoria Pública do Estado a ser inaugurado no Sertão na Gestão do Defensor Público-Geral de Pernambuco, foi o da cidade de Petrolândia - município localizado às margens do Rio São Francisco e a uma distância de aproximadamente 430 km da capital pernambucana. O DPG, o Subdefensor do Interior, Jocelino Nunes Neto, e o Assessor Especial de Gabinete do Defensor Publico-Geral, Luciano Bezerra, foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Petrolândia, Luís Jorge Monteiro Alcântara, na manhã do dia 18 de maio.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região. E, para acompanhar todas essas mudanças, a inauguração das novas instalações fez-se mais do que necessária: fundamental! A boa estrutura da casa, dos móveis oferece agora um ambiente que contempla o cidadão que todos os dias anseia por justiça e em suas causas.

O fortalecimento da Defensoria Pública de Pernambuco torna todos os projetos e ações ainda mais eficientes para todo o Sistema de Justiça, diminuindo, inclusive, os gastos com os cofres públicos. A Defensoria Pública e seu trabalho de mediar habilidosamente as partes envolvidas em inúmeros tipos de problemas, evita judicializações que geram custos. Só no ano passado, mediou mais de 18 mil causas, economizando cerca de 45 milhões de reais. O Defensor Público trabalha em seu dia a dia com a meta de que o fim do Direito é a paz social.


Petrolândia: Atleta precisa de patrocínio para representar a cidade em competição no Recife


O atleta petrolandense Marcos Caleman está classificado para disputar o 2º Estadual IFBB - Pernambuco Fisiculturismo e Fitness. O evento vai acontecer dia 1º de Julho no Clube da AABB-Recife, porém o guerreiro precisa de patrocínio para ajudar nas despesas durante os dias da competição.

“Os custos são muitos, pois tem despesas comigo e com minha esposa, que sempre viaja comigo e me dá muita força'' 

Quem tiver interesse em patrocinar Marcos Calemane pode entrar em contato pelo telefone (87) 9.99584770, falar com o próprio.

Clique nas matérias abaixo  e confira um pouco das muitas conquistas do atleta petrolandense Marcos Caleman



Sobre o Fisiculturismo
O Fisiculturismo passou - desde o mês de agosto de 2015 - a ser um esporte olímpico e vai ter sua primeira exibição nos jogos pan-americanos em Lima (Peru) em 2019.

As apresentações são coletivas e individuais, e os critérios de avaliação são: volume, simetria, proporção e definição muscular. O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos para toda a população.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Marcos Caleman